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decarlifilho
15/06/2009, 23:19
Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

Dé Carli

sergiopincelli
16/06/2009, 13:45
Use o da SW4 nova, inclusive a entrada de ar do capô.Procure em desmanches que deverá achar.

Augustocesar
16/06/2009, 14:36
Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

Dé Carli

DéesquentadoCarli,
Como o Sérgio falou, não precisa inventar. Pega o da Hilux 3.0 nova e coloca na sua viatura e seja feliz.
Ele já é dimensionado para o motor 3.0.
Em minha modesta opinião o intercooler precisa ser colocado acima do motor, para não ficar passando aquecimento para o radiador.
Abraços,
augusto

elmestizo
16/06/2009, 15:18
Augusto,

Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

Abrass

GalegoFerrari
16/06/2009, 19:16
Olá Dé, já deu uma olhada no kit da Maxcooler? Muitos aqui no forum, inclusive a minha, instalaram este kit q é específico para a sw4 e é muito bom. Porém é por baixo e não acima do capô como vc quer. Não sei qual o valor pois quem instalou na minha viatura foi o antigo dono mas vc pode ver no site do fabricante. Eles tem representante aqui em BSB. Se tiver interesse em ver como fica me procura aqui na cidade.

[]´s

decarlifilho
16/06/2009, 20:41
Amigos,
O intercooler da Toyota nova, motor D4D, custa em oficina de desmanche 1500,00 enquanto que os da ranger e L200 custa 500,00.

Sobre o intercooler na frente, acho que aumenta muito o "lag" fazendo o contrário que o intercooler promente ... aumentar a potência ...

Dé Carli

ps Augusto, tentarei responder sua ligação amanhã...muito serviço...

GalegoFerrari
16/06/2009, 21:02
Amigos,
O intercooler da Toyota nova, motor D4D, custa em oficina de desmanche 1500,00 enquanto que os da ranger e L200 custa 500,00.

Sobre o intercooler na frente, acho que aumenta muito o "lag" fazendo o contrário que o intercooler promente ... aumentar a potência ...

Dé Carli

ps Augusto, tentarei responder sua ligação amanhã...muito serviço...


Decar explica melhor o q é esse "lag".

DieselPower
16/06/2009, 21:30
L200 2.7.




Essa eu ainda não conheço....

Agora, falando sério.
De Carli, existe um tópico com muitas informações sobre intercoolar a SW4.
Em relação a vazão, nem um nem outro irá ser suficiente. Se não quiser comprar um original da SRV, manda fazer um sob medida. Com certeza sairá mais barato e você poderá fazer de acordo com o espaço disponível.

sergiopincelli
17/06/2009, 10:04
DECARLI
Quando sugeri o kit original foi por acreditar que se encontraria mais barato em desmanche. O kit da Maxcooler custa completo aprox. R$ 1500,00, é facil de instalar, não precisa cortar o capô e também acho mais eficiente, pois não recebe o calor do motor.

HILUX SR5 2001 NEGRA

Augustocesar
17/06/2009, 10:54
Augusto,

Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

Abrass

Elmer,
eu respeito sua preferência. Acho que você esta correto quanto ao resultado do intercooler na cidade, mas na estrada, onde o seu uso é mais importante, o resultado é diferente.
Também usei o intercooler na frente, mas no caso da SW4 93, que é diferente em espaço das mais novas, a distância do intercooler e do radiador fazia com que o calor retirado pelo intercooler fosse dirigido para o radiador da viatura e por isso minha viatura sofria com aquecimento, obrigando a quando esticava ela, ter que tirar o pé para que ela não aquecesse até o vermelho.
Isso me chateava.
Por isso ao retirar o radiador do intercooler da frente da viatura e colocar acima do motor, com o furo no capô, fiz dois furos no intercooler, um antes da colméia e outros depois, comprei um termômetro eletrônico desses:

http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=916322&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=928294

que tem uma precisão de 0,7 graus celsius e instalei em cada ponto desses.
verifiquei o seguinte: o ar que sai da turbina chega a 230 graus celsius em alguns momentos de extrema exigência do motor na estrada (com 1,5 de pressão), ficando normalmente em torno de 90 a 150 graus. Na cidade dificilmente o ar chega a mais de 100 graus, quase nem precisa de intercooler

O ar que sai do intercooler fica em torno de 60 graus na cidade, na estrada, exigindo bastante do motor, chegando a até 120 graus (no mesmo lugar que medi 230 na entrada do intercooler), mas estabilizando em torno de 80 a 100 graus celsius.

Ora, com essa estabilidade de temperatura antes do radiador, como ele vai esfriar o líquido refrigerante abaixo de 100 graus, se chega até ele uma temperatura retirada do intercoler até muito acima do máximo necessário 100 graus para o motor?? Sabendo que o líquido refrigerante deveria estar bem abaixo disso para uma adequada troca.

Depois que coloquei o intercooler acima do motor verifiquei duas coisas importantes:
A primeira a pressão que mal chegava a 1,2 de pressão passou a chegar a 1,5, pressurizando mais cedo.
Segundo e muito importante para mim, a viatura nunca mais apresentou problemas querer aquecer, o ponteiro fica no ponto normal e agora que testei a temperatura no intercooler vou passar o sensor do termômetro para a linha de água para acompanhar com mais precisão a temperatura do motor.
Elmer, como disse, é apenas minha modesta experiência com os dois tipos de intercooler, mas não passa disso, agora, se quer a colméia do intercooler que fica na frente, me passa um e-mail que te vendo baratinho:
meu email é: augustoandrade2002@gmail.com.br
Um abraço
Augusto

elmestizo
17/06/2009, 11:44
Augusto,

Se vc não tivesse velhinho e confundindo tudo eu concordaria com você.

EL Mestizo = LM ( por motivos óbvios para quem me conhece pessoalmente)
Elmer = Elmer de Roraima

A unica semelhança entre nós é a careca, calma... to falando de cabelo mesmo!

Abrass

DieselPower
17/06/2009, 11:51
Augusto,
Não tem espaço para instalar a colmeia abaixo do radiador?
Com certeza a questão de aumento da pressão, caso o novo intercooler tenha a mesma vazão do antigo, foi devido a pressurização ter ficado mais curta e com menos "cotovelos".
Quanto você pede na colmeia antiga? É original de algum veículo ou é sob medida?
Abraço.

sergiopincelli
17/06/2009, 11:53
AUGUSTO, realmente este forum é maravilhoso, onde a troca de experiências a cada dia nos ensina mais, evitando que façamos burradas para nos arrepender depois. Eu ia comprar um kit da MAXCOOLER, mas agora vou seguir sua experiência.
Vamos lá : qual o intercooler que vc colocou ? Tenho uma SR5 2001 com turbina SPA 1350 e ajustei a pressão para 0,6 bar e nos dias quentes do RJ o rendimento cai muito, portanto é necessário o cooler antes da chegada do verão.

DieselPower
17/06/2009, 12:17
comprei um termômetro eletrônico desses:

http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=916322&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=928294 (http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=916322&SubsecaoID=0&Template=../catalogos/layout_produto.asp&ProdutoID=928294)



Augusto, que mal lhe pergunte,

1- Aonde você comprou este termômetro?
2- Qual o preço aproximado dele?
3- Ele já vem com os sensores para a instalação?

sergiopincelli
17/06/2009, 15:26
AUGUSTO, esqueci de perguntar onde estava instalado o seu intercooler, pois o da MAXCOOLER, fica abaixo do para choque.

decarlifilho
17/06/2009, 19:24
Vou tentar explicar o que significa "lag". Quem sober uma explicação mais elaborada, sinta-se a vontade para responder...
Lag é o tempo de resposta da pressão do turbo para dentro do coletor de admissão ...Quanto maior a distância entre o turbo e o coletor de admissão maior é o lag...
Com o intercooler em cima do motor a metragem do cano do turb até o coletor de admissão é menor...
Ou seja...quanto maior o lag, maior será o tempo de resposta do motor à sua acelerada...


Dé Carli

Augustocesar
17/06/2009, 23:36
Augusto,
Não tem espaço para instalar a colmeia abaixo do radiador?
Com certeza a questão de aumento da pressão, caso o novo intercooler tenha a mesma vazão do antigo, foi devido a pressurização ter ficado mais curta e com menos "cotovelos".
Quanto você pede na colmeia antiga? É original de algum veículo ou é sob medida?
Augusto, que mal lhe pergunte,
1- Aonde você comprou este termômetro?
2- Qual o preço aproximado dele?
3- Ele já vem com os sensores para a instalação?
Abraço.

DieselPower,
É importante dize que a SW4 1993 tem a dianteira muito diferente da SW4 acima de 1996. o radiador das nossas é muito menor, não oferece nenhuma possibilidade de mudança e não permite colocar o intercooler abaixo.
A questão da vazão é isso mesmo que você falou, eu simplesmente eliminei todoso as curvas e cotovelos, aumentei o diâmetro da entrada e da saída do intercooler e diminui o percurso entre a turbina e a admissão, fazendo com que o intercooler seja o caminho mais rápido e reto entre a turbina e a admissão do motor.
A colméia que eu tirei da minha viatura é feita para essa viatura pela maxcooler, não tem remendo e nem amassado e vendo a quem interessar, basta me passar e-mail que informo o valor: meu e-mail é: augustoandrade2002@gmail.com
O termometro comprei da novus mesmo, mandei um e-mail e eles me informaram o representante aqui em Goiânia, falei com ele e fiz o pedido que chegou em poucos dias.
Paguei algo em torno de 256,00 reais no termômetro e no cabo com sensor que comprei o pt100 que suporta temperaturas de -50 a 300 graus. O cabo você estabelece o cumprimento. a instalação é super simples, eu mesmo instalei e ficou muito bom. Ele cabe naquele espaço abaixo do rádio e com uma fita de borracha fica justo. a precisão é boa e rápida. Acho que é o melhor sensor de temperatura que já tive. he he he. também tem um recurso de você ligar a saída de enérgia para ligar outro equipamento, pode ser uma ventoinha ou alarme ou uma luz vermelha para avisar que tá aquecendo, com o detalhe que você programa ele qual a temperatura que quer que ligue e desligue.



Sergio Roberto Pincelli AUGUSTO, esqueci de perguntar onde estava instalado o seu intercooler, pois o da MAXCOOLER, fica abaixo do para choque.
AUGUSTO, realmente este forum é maravilhoso, onde a troca de experiências a cada dia nos ensina mais, evitando que façamos burradas para nos arrepender depois. Eu ia comprar um kit da MAXCOOLER, mas agora vou seguir sua experiência.
Vamos lá : qual o intercooler que vc colocou ? Tenho uma SR5 2001 com turbina SPA 1350 e ajustei a pressão para 0,6 bar e nos dias quentes do RJ o rendimento cai muito, portanto é necessário o cooler antes da chegada do verão.



Sérgio, o meu intercooler estava instalado pela maxcooler, abaixo do parachoque e na frente da radiador da viatura. o intercooler que eu coloquei é o da nissan 2.8, tive que refazer a entrada e a saída dele para ajustar com a direção da turbina e da admissão. com isso a entrada ficou com 2,5" e a saída com 3" que é o mesmo diâmetro da admissão, usando só uma mangueira que teve que ser de silicone, depois que estourei duas de borracha comum de turbina. eu uso 1,5 bar de pressão. Agora se fosse fazer hoje, procurava o intercooler da nova hilux que cai como uma luva pela posição da entrada e da saída e o tamanho, além do fato de ter sido projetada para um motor equivalente. você nota a vantagem do intercooler principalmente na estrada.



Augusto,

Se vc não tivesse velhinho e confundindo tudo eu concordaria com você.

EL Mestizo = LM ( por motivos óbvios para quem me conhece pessoalmente)
Elmer = Elmer de Roraima

A unica semelhança entre nós é a careca, calma... to falando de cabelo mesmo!

Abrass

Pelas barbas do Luis Henrique Farid, não tinha me tocado nessa semelhança. he he
he se você tivesse assinado japaguaio teria sido mais fácil he he he
Me corrija se estiver falando muita besteira antes que os moderadores me expulsem. he he he



É isso , desculpem a novela. he he
Augusto César "De Goiás"
SW4 93 Tdi.

helton1
06/07/2009, 19:10
Augusto,
acabei de turbointercoolar minha band 14B.
O intercooler (do VW914) fica na frente do radiador.
V. acha que pode haver superaquecimento do liquido de refrigeração?
Estou estudando a instalaçao de um termometro. Qual marca e localização do termopar V. recomenda?

Francisco Bicalho
07/07/2009, 09:23
Helton

-"Qual marca e localização do termopar V. recomenda?"

Eu fico impressionado como você não confia na minha palavra. Eu queria te dar uma dica lá atrás, mas, acho que não deveria ter gasto meu tempo nem com a dica nem tirando fotos para você. Aos poucos a gente vai vendo quem merece e quem não merece o tempo gasto nesses forums. Obviamente o meu tempo eu não gasto mais com você.

Sinto muito

Chico

Augustocesar
07/07/2009, 11:25
Helton

-"Qual marca e localização do termopar V. recomenda?"

Eu fico impressionado como você não confia na minha palavra. Eu queria te dar uma dica lá atrás, mas, acho que não deveria ter gasto meu tempo nem com a dica nem tirando fotos para você. Aos poucos a gente vai vendo quem merece e quem não merece o tempo gasto nesses forums. Obviamente o meu tempo eu não gasto mais com você.

Sinto muito

Chico

Calma Francisco,
Eu te peço que não veja maldade nas conversas.
Na minha opinião você está misturando as coisas. O que o helton me pergunta é a respeito do termopar para o líquido de refrigeração que eu estou usando no meu motor.
O que você sugeriu é outra coisa, se não me falha a memória você sugeriu a instalação de um termopar no cano de escape, eu vi as fotos e sei que o que você sugere é muito importante mesmo. eu já deixei preparado o local para instalar também um termopar após a turbina, inclusive para colocar a sonda lambda e saber com detalhes se a mistura esta rica ou pobre, depois posso até postar fotos.
Mas a confusão que ocorre é que o Helton pergunta do termopar no líquido de arreferecimento, é diferente e as duas coisas se combinam, não há motivo para desentendimento.

O termopar que eu coloquei junto com esse termostato abaixo é um ntc 100, acho que é isso, ele aguenta de -50 a 300 graus então é satisfatório para o líquido de arreferecimento mas não pode ser usado para o escape, porque derreteria.
http://www.novus.com.br/site/default...odutoID=928294
Chico, peço calma, afinal todos aqui estão apenas trocando ideias e experiências para fazer amigos, se não for isso, não compensa o trabalho que as pessoas tem, inclusive você que inclusive fez as fotos e não tem se cançado de oferecer contribuições.
Cabeça fria amigo.
Um abraço
Augusto César "De Goiás"