x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Tópico: Intercooler

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0

    Intercooler




    Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
    Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
    Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

    Dé Carli

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/02/2009
    Local
    NITEROI/RJ
    Idade
    72
    Posts
    567
    Agradecimentos: 3
    Use o da SW4 nova, inclusive a entrada de ar do capô.Procure em desmanches que deverá achar.

  • #3

    Intercooler da hilux

    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
    Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
    Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

    Dé Carli
    DéesquentadoCarli,
    Como o Sérgio falou, não precisa inventar. Pega o da Hilux 3.0 nova e coloca na sua viatura e seja feliz.
    Ele já é dimensionado para o motor 3.0.
    Em minha modesta opinião o intercooler precisa ser colocado acima do motor, para não ficar passando aquecimento para o radiador.
    Abraços,
    augusto

  • #4
    Augusto,

    Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

    O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

    mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

    Abrass

  • #5

    Intercooler da hilux frente e acima do motor.

    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Augusto,

    Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

    O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

    mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

    Abrass
    Elmer,
    eu respeito sua preferência. Acho que você esta correto quanto ao resultado do intercooler na cidade, mas na estrada, onde o seu uso é mais importante, o resultado é diferente.
    Também usei o intercooler na frente, mas no caso da SW4 93, que é diferente em espaço das mais novas, a distância do intercooler e do radiador fazia com que o calor retirado pelo intercooler fosse dirigido para o radiador da viatura e por isso minha viatura sofria com aquecimento, obrigando a quando esticava ela, ter que tirar o pé para que ela não aquecesse até o vermelho.
    Isso me chateava.
    Por isso ao retirar o radiador do intercooler da frente da viatura e colocar acima do motor, com o furo no capô, fiz dois furos no intercooler, um antes da colméia e outros depois, comprei um termômetro eletrônico desses:

    http://www.novus.com.br/site/default...odutoID=928294

    que tem uma precisão de 0,7 graus celsius e instalei em cada ponto desses.
    verifiquei o seguinte: o ar que sai da turbina chega a 230 graus celsius em alguns momentos de extrema exigência do motor na estrada (com 1,5 de pressão), ficando normalmente em torno de 90 a 150 graus. Na cidade dificilmente o ar chega a mais de 100 graus, quase nem precisa de intercooler

    O ar que sai do intercooler fica em torno de 60 graus na cidade, na estrada, exigindo bastante do motor, chegando a até 120 graus (no mesmo lugar que medi 230 na entrada do intercooler), mas estabilizando em torno de 80 a 100 graus celsius.

    Ora, com essa estabilidade de temperatura antes do radiador, como ele vai esfriar o líquido refrigerante abaixo de 100 graus, se chega até ele uma temperatura retirada do intercoler até muito acima do máximo necessário 100 graus para o motor?? Sabendo que o líquido refrigerante deveria estar bem abaixo disso para uma adequada troca.

    Depois que coloquei o intercooler acima do motor verifiquei duas coisas importantes:
    A primeira a pressão que mal chegava a 1,2 de pressão passou a chegar a 1,5, pressurizando mais cedo.
    Segundo e muito importante para mim, a viatura nunca mais apresentou problemas querer aquecer, o ponteiro fica no ponto normal e agora que testei a temperatura no intercooler vou passar o sensor do termômetro para a linha de água para acompanhar com mais precisão a temperatura do motor.
    Elmer, como disse, é apenas minha modesta experiência com os dois tipos de intercooler, mas não passa disso, agora, se quer a colméia do intercooler que fica na frente, me passa um e-mail que te vendo baratinho:
    meu email é: augustoandrade2002@gmail.com.br
    Um abraço
    Augusto
    4X4 Brasil

  • #6
    Augusto,

    Se vc não tivesse velhinho e confundindo tudo eu concordaria com você.

    EL Mestizo = LM ( por motivos óbvios para quem me conhece pessoalmente)
    Elmer = Elmer de Roraima

    A unica semelhança entre nós é a careca, calma... to falando de cabelo mesmo!

    Abrass

  • #7
    Augusto,
    Não tem espaço para instalar a colmeia abaixo do radiador?
    Com certeza a questão de aumento da pressão, caso o novo intercooler tenha a mesma vazão do antigo, foi devido a pressurização ter ficado mais curta e com menos "cotovelos".
    Quanto você pede na colmeia antiga? É original de algum veículo ou é sob medida?
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #8

    posição do intercooler na SW4 1993

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Augusto,
    Não tem espaço para instalar a colmeia abaixo do radiador?
    Com certeza a questão de aumento da pressão, caso o novo intercooler tenha a mesma vazão do antigo, foi devido a pressurização ter ficado mais curta e com menos "cotovelos".
    Quanto você pede na colmeia antiga? É original de algum veículo ou é sob medida?
    Augusto, que mal lhe pergunte,
    1- Aonde você comprou este termômetro?
    2- Qual o preço aproximado dele?
    3- Ele já vem com os sensores para a instalação?
    Abraço.
    DieselPower,
    É importante dize que a SW4 1993 tem a dianteira muito diferente da SW4 acima de 1996. o radiador das nossas é muito menor, não oferece nenhuma possibilidade de mudança e não permite colocar o intercooler abaixo.
    A questão da vazão é isso mesmo que você falou, eu simplesmente eliminei todoso as curvas e cotovelos, aumentei o diâmetro da entrada e da saída do intercooler e diminui o percurso entre a turbina e a admissão, fazendo com que o intercooler seja o caminho mais rápido e reto entre a turbina e a admissão do motor.
    A colméia que eu tirei da minha viatura é feita para essa viatura pela maxcooler, não tem remendo e nem amassado e vendo a quem interessar, basta me passar e-mail que informo o valor: meu e-mail é: augustoandrade2002@gmail.com
    O termometro comprei da novus mesmo, mandei um e-mail e eles me informaram o representante aqui em Goiânia, falei com ele e fiz o pedido que chegou em poucos dias.
    Paguei algo em torno de 256,00 reais no termômetro e no cabo com sensor que comprei o pt100 que suporta temperaturas de -50 a 300 graus. O cabo você estabelece o cumprimento. a instalação é super simples, eu mesmo instalei e ficou muito bom. Ele cabe naquele espaço abaixo do rádio e com uma fita de borracha fica justo. a precisão é boa e rápida. Acho que é o melhor sensor de temperatura que já tive. he he he. também tem um recurso de você ligar a saída de enérgia para ligar outro equipamento, pode ser uma ventoinha ou alarme ou uma luz vermelha para avisar que tá aquecendo, com o detalhe que você programa ele qual a temperatura que quer que ligue e desligue.



    Sergio Roberto Pincelli AUGUSTO, esqueci de perguntar onde estava instalado o seu intercooler, pois o da MAXCOOLER, fica abaixo do para choque.
    AUGUSTO, realmente este forum é maravilhoso, onde a troca de experiências a cada dia nos ensina mais, evitando que façamos burradas para nos arrepender depois. Eu ia comprar um kit da MAXCOOLER, mas agora vou seguir sua experiência.
    Vamos lá : qual o intercooler que vc colocou ? Tenho uma SR5 2001 com turbina SPA 1350 e ajustei a pressão para 0,6 bar e nos dias quentes do RJ o rendimento cai muito, portanto é necessário o cooler antes da chegada do verão.



    Sérgio, o meu intercooler estava instalado pela maxcooler, abaixo do parachoque e na frente da radiador da viatura. o intercooler que eu coloquei é o da nissan 2.8, tive que refazer a entrada e a saída dele para ajustar com a direção da turbina e da admissão. com isso a entrada ficou com 2,5" e a saída com 3" que é o mesmo diâmetro da admissão, usando só uma mangueira que teve que ser de silicone, depois que estourei duas de borracha comum de turbina. eu uso 1,5 bar de pressão. Agora se fosse fazer hoje, procurava o intercooler da nova hilux que cai como uma luva pela posição da entrada e da saída e o tamanho, além do fato de ter sido projetada para um motor equivalente. você nota a vantagem do intercooler principalmente na estrada.



    Augusto,

    Se vc não tivesse velhinho e confundindo tudo eu concordaria com você.

    EL Mestizo = LM ( por motivos óbvios para quem me conhece pessoalmente)
    Elmer = Elmer de Roraima

    A unica semelhança entre nós é a careca, calma... to falando de cabelo mesmo!

    Abrass

    Pelas barbas do Luis Henrique Farid, não tinha me tocado nessa semelhança. he he
    he se você tivesse assinado japaguaio teria sido mais fácil he he he
    Me corrija se estiver falando muita besteira antes que os moderadores me expulsem. he he he



    É isso , desculpem a novela. he he
    Augusto César "De Goiás"
    SW4 93 Tdi.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/02/2009
    Local
    NITEROI/RJ
    Idade
    72
    Posts
    567
    Agradecimentos: 3
    AUGUSTO, realmente este forum é maravilhoso, onde a troca de experiências a cada dia nos ensina mais, evitando que façamos burradas para nos arrepender depois. Eu ia comprar um kit da MAXCOOLER, mas agora vou seguir sua experiência.
    Vamos lá : qual o intercooler que vc colocou ? Tenho uma SR5 2001 com turbina SPA 1350 e ajustei a pressão para 0,6 bar e nos dias quentes do RJ o rendimento cai muito, portanto é necessário o cooler antes da chegada do verão.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Augustocesar Ver Post
    comprei um termômetro eletrônico desses:

    http://www.novus.com.br/site/default...odutoID=928294
    Augusto, que mal lhe pergunte,

    1- Aonde você comprou este termômetro?
    2- Qual o preço aproximado dele?
    3- Ele já vem com os sensores para a instalação?
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #11
    Usuário
    Entrada
    04/02/2009
    Local
    NITEROI/RJ
    Idade
    72
    Posts
    567
    Agradecimentos: 3
    AUGUSTO, esqueci de perguntar onde estava instalado o seu intercooler, pois o da MAXCOOLER, fica abaixo do para choque.

  • #12

    Question

    Olá Dé, já deu uma olhada no kit da Maxcooler? Muitos aqui no forum, inclusive a minha, instalaram este kit q é específico para a sw4 e é muito bom. Porém é por baixo e não acima do capô como vc quer. Não sei qual o valor pois quem instalou na minha viatura foi o antigo dono mas vc pode ver no site do fabricante. Eles tem representante aqui em BSB. Se tiver interesse em ver como fica me procura aqui na cidade.

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problemas com intercooler ranger 2.8
      Por rjuniorce no fórum Ford
      Respostas: 13
      Última resposta: 27/04/2009, 22:27
    2. Intercooler L200!!
      Por MadMax 93/93 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/09/2008, 17:34
    3. Melhora do Intercooler Ranger 2.5
      Por Luizinho no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 03/07/2008, 16:30
    4. Intercooler da Ranger
      Por cthorell no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/02/2005, 16:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade