Ver Versão Completa : Levantando minha ranger
filipecyriaco
13/06/2009, 17:58
Acabei levantando eu mesmo a frente da minha ranger, depois da ajuda do edin....
Apertei os parafusos da frete até o fim, muito dura e pulando então desapertei umas 7 voltas... Ai ficou bom!!!
Combinei com meu mecanico para levantar a traseira, o edin me disse que exatamente o tamanho do calço será o tamanho que ela vai levantar..
provavelmente terei que fazer jumelos maiores... ?
alguem já fez?
estou pensando em deixar a traseira maior que a frente uns
3cm, será que é muito? E os amortecedores ?
e sobre alinhamento será que vai dar certo?
tirei também os stribos e coloquei os alargadores!!!! A pedidos!! Rs
assim que estiver pronta posto fotos sem estribo, com alargadores e alta.
Abraços
Edintruder
13/06/2009, 18:50
Não vai mexer nos jumelos. Apenas levantará os feixes de molas aumentando a distância entre o eixo.
filipecyriaco
14/06/2009, 09:53
Não vai mexer nos jumelos. Apenas levantará os feixes de molas aumentando a distância entre o eixo.
Edin, os jumelos são parafusos em forma de "U" que abraçam os feixes e uma barra, se vou colocar um calço lá tenho que trocar eles pois eles são pequenos.... sobra de rosca apenas uns 2,5cm e pretendo aumentar mais.... tem lá também um ferro com uma ponta para dentro ...
Me entende...
Edintruder
14/06/2009, 10:19
Esses parafusos são os "grampos". Os jumelos são as peças de ferro que unem o feixe de molas no chassis permitindo uma articulação. No caso da Ranger, são montados na parte traseira do feixe de molas. Uma forma de levantar seria recortar os jumelos e mandar aumentá-los. Se aumentar 10cm nos jumelos terás cerca de 5cm mais altura final na traseira.
filipecyriaco
14/06/2009, 15:29
Esses parafusos são os "grampos". Os jumelos são as peças de ferro que unem o feixe de molas no chassis permitindo uma articulação. No caso da Ranger, são montados na parte traseira do feixe de molas. Uma forma de levantar seria recortar os jumelos e mandar aumentá-los. Se aumentar 10cm nos jumelos terás cerca de 5cm mais altura final na traseira.
Entendi, então tenho que trocar os grampos por maiores para caber o calço? pergunta: lá tem o eixo depois tem um ferro com uma ponta paradentro, (não sei para que serve) depois o feixe de molas, o calço vai em baixo desse ferro com ponta ou em cima, e sobre esse grampo tem alguma ideia de com fasso para arrumar maiores, mando fazer? compro de outro carro?
obrigado.
felipe, eu comprei os meus calços traseiros com o leo da gpartsbr. são dois blocos de aluminio de 2" que coloquei entre as molas e o eixo. tem que fazer certo esse calço, pois ele tem um encaixe pra nao escorregar. no eixo tem tipo uma bolinha e no calço tem um buraco onde essa bolinha encaixa.
fala com o leo que ele te manda os calços com os grampos maiores e mais reforçados. não fica caro não.
Fone (51) 9834.2626
email/msn: gpartsbr@hotmail.com
flwsss!!
filipecyriaco
14/06/2009, 16:07
felipe, eu comprei os meus calços traseiros com o leo da gpartsbr. são dois blocos de aluminio de 2" que coloquei entre as molas e o eixo. tem que fazer certo esse calço, pois ele tem um encaixe pra nao escorregar. no eixo tem tipo uma bolinha e no calço tem um buraco onde essa bolinha encaixa.
fala com o leo que ele te manda os calços com os grampos maiores e mais reforçados. não fica caro não.
Fone (51) 9834.2626
email/msn: gpartsbr@hotmail.com
flwsss!!
Jera acho que não vale a pena pois são pesados e o frete pode ficar caro... Então vc teve que trocar os parafusos ? quanto vc levantou sua ranger? qual o tamanho dos calços? e sobrte o pasafusos novo dá para vc me dizer algo? na frente da sua ranger vc mecheu? queria deixar a traseira mais alta que a frente o que acha? abraços.
filipecyriaco
14/06/2009, 16:09
Edin, já trocou seu carro, me coloco a sua disposição para olhar algum carro que vc queira aqui em Goiânia, tenho amigos que entende disso e eu mesmo posso dar uma olhada, não entendo muito mas posso ajudar...
A disposição 62 84262336
Jera acho que não vale a pena pois são pesados e o frete pode ficar caro... Então vc teve que trocar os parafusos ? quanto vc levantou sua ranger? qual o tamanho dos calços? e sobrte o pasafusos novo dá para vc me dizer algo? na frente da sua ranger vc mecheu? queria deixar a traseira mais alta que a frente o que acha? abraços.
a ranger que eu estou modificando é aquela modelo americano ano 97. a susp. dianteira dela é diferente das atuais.
eu comprei o kit do leonardo, vem a parte dianteira e traseira. os calços traseiros são de 5cm...já os grampos, não sei o tamanho exato, mas são bem maiores que os originais e tem um espessura um pouco maior.
se vc for fazer o calço, fica esperto pro encaixe pra ele nao escorregar dps. é pq o calço ja está instalado, pq senão até te mostrava como que é.
o frete nem é tão carro assim. o meu veio de transportadora, deve pesar uns 6kg. sei lá....eu achava melhor vc comprar, já vem o calço, os grampos, arroelas e porcas para a fixação.
deixar uns 3cm de diferença até que fica razoável. e dá a impressão do carro ser bem mais alto mesmo!
flwssssss!!!
filipecyriaco
14/06/2009, 18:03
a ranger que eu estou modificando é aquela modelo americano ano 97. a susp. dianteira dela é diferente das atuais.
eu comprei o kit do leonardo, vem a parte dianteira e traseira. os calços traseiros são de 5cm...já os grampos, não sei o tamanho exato, mas são bem maiores que os originais e tem um espessura um pouco maior.
se vc for fazer o calço, fica esperto pro encaixe pra ele nao escorregar dps. é pq o calço ja está instalado, pq senão até te mostrava como que é.
o frete nem é tão carro assim. o meu veio de transportadora, deve pesar uns 6kg. sei lá....eu achava melhor vc comprar, já vem o calço, os grampos, arroelas e porcas para a fixação.
deixar uns 3cm de diferença até que fica razoável. e dá a impressão do carro ser bem mais alto mesmo!
flwssssss!!!
Jera, vou me atentar as suas dicas... medi minha ranger a traseira está extamente o mesmo tamanho da frete, queria levantar uns 4 cm na traseira o que você acha será que ela vai ficar muito diferente a altura da frente e da traseira, digo feia , "bicuda"
Abraços. ou será que mandoa logo uns 6cm de diferença... as caminhonetes novas são bem mais altas na traseira.... queria o mais alto possivel mas nada que ficasse feio...
abraços
filipecyriaco
14/06/2009, 18:06
Edin sua ranger e bem mais alta na traseira? você lembra o quanto ela é mais alta na traseira?
Edintruder
14/06/2009, 19:47
A minha sempre foi bem parelha. Nessas fotos parece que a frente está mais baixa pelo relevo.
filipe, se ficar mt bicuda, aí eu acho meio feio mesmo. deixa-la reta ou somente uns 3cm a mais na traseira ja tá bom!
filipecyriaco
15/06/2009, 20:56
Levantada!!!, meu mecanico fez calço de ferro maçico, torneiro para deixa-lo com os encaixes originais (cabeça de um lado e furo do outro) , grampos novos (comprei prontos casa de parafusos)... levantei 7cm
calço R$28,00
torneiro R$45,00
grampos maiores e porcas R$65,00
mão-de-obra R$30,00
amanhã vou postar as fotos...
boa noite e obrigado a todos
filipecyriaco
16/06/2009, 17:09
Fotos!!! Alta, sem estribo , alargadores....
Antes e depois
Moisés S.M
16/06/2009, 18:48
Ficou show a Ranger,parabens!!!!to afim d colocar esses alargadores na minha tmbm...
filipecyriaco
16/06/2009, 19:12
Ficou show a Ranger,parabens!!!!to afim d colocar esses alargadores na minha tmbm...
Moises, te garanto que o carro muda completamente....
LopeS4x4
17/06/2009, 10:36
veeeeelho, ficou muito diferente..!!! parabens..!!
quais as medidas do paralama ate o chao??
abç's.
filipecyriaco
17/06/2009, 20:06
veeeeelho, ficou muito diferente..!!! parabens..!!
quais as medidas do paralama ate o chao??
abç's.
Lopes, boa noite, amanhã vou medir e posto aqui!!!
Fiz alinhamento e perfeito!!!
RGamaJr_4x4
17/06/2009, 20:21
Filipe,
Ficou mto bom. Vou fazer na minha também, mas acho que não chegarei ao 7cm. Pensei em 4cm. Vou tentar ganhar mais alguns centímetros com pneus 31'.
Essas rodas são da XLS nova, certo? Então achei esse pneu pequeno pra esse aro 16 com a pkp nessa altura toda.
filipecyriaco
17/06/2009, 21:14
Filipe,
Ficou mto bom. Vou fazer na minha também, mas acho que não chegarei ao 7cm. Pensei em 4cm. Vou tentar ganhar mais alguns centímetros com pneus 31'.
Essas rodas são da XLS nova, certo? Então achei esse pneu pequeno pra esse aro 16 com a pkp nessa altura toda.
Rogério, pois é... acabei de comprar esses pneus 245/70R16 os que vem na Ranger nova e as rodas são da Sport.. Pode levantar os 7 por minha conta... não está nada de muito alto!
Abraços.
Wolfbands
18/06/2009, 02:20
só dei umas voltas na regulagem da barra de torção dianteita e instalei pneus 265/75. Não está pegando em nada, estou viajando por estradas destruídas e hoje parei no hotel ao lado de uma frontier ano 2005. a minha Ranger está quase um palmo mais alta !!!!!!!!!!!! Parece que a frontier é uma daquelas hilux 4x2 antigas.....na mesma garagem tem uma L200 com pneus 265 tbem. Ela fica arriada e com certeza os pneus pegam nos para-lamas !!!
Levantada!!!, meu mecanico fez calço de ferro maçico, torneiro para deixa-lo com os encaixes originais (cabeça de um lado e furo do outro) , grampos novos (comprei prontos casa de parafusos)... levantei 7cm
calço R$28,00
torneiro R$45,00
grampos maiores e porcas R$65,00
mão-de-obra R$30,00
amanhã vou postar as fotos...
boa noite e obrigado a todos
Parabéns amigo! ficou show!!! vc poderia colocar as fotos das peças? principalmente a q vc mandou fazer; com as respectivas medidas. tenta fazer a foto da peça instalada tbm. Valeu!
Parabéns amigo! ficou show!!! vc poderia colocar as fotos das peças? principalmente a q vc mandou fazer; com as respectivas medidas. tenta fazer a foto da peça instalada tbm. Valeu!
Eu também queria estas informações se possível,... serviço de torno eu tenho como fazer estou pensando nos grampos se foram confeccionados ou encontra maiores prontos
Edintruder
20/09/2009, 13:21
Os grampos é só comprar pronto. Precisarás apenas das medidas do diâmetro do eixo e do novo comprimento.
O calço é fácil, são 63mm de largura, 105mm de comprimento e a altura que quiser.
O furo de alinhamento não sei qual é o diâmetro, mas basta comprar uma broca e furar no centro. O pino pode ser feito através de um furo raso e um parafuso de aço.
Dessa forma dispensa serviço de tornearia. Pode ser feito com cantoneiras soldadas formando um bloco e uma furadeira de bancada.
olá jera e felipe,
sou novo por aqui e não sei nem por onde começar,
estou querendo levantar minha ranger cs 2001 4x4, ja ouvi falar nessa gpartsbr, como são os produtos dele vi, que ele tem body lift e suspensão lift, qual seria o mais indicado pela galera do forum,
valeu..
Edintruder
20/09/2009, 21:24
Se quiseres algo bom que não te dê dores de cabeça, o melhor é o BL. Tem o do Adams que é 100%. Eu não sei se o Gparts tem BL também, podes conferir com eles.
Se usares um kit de suspensão, compra um dos EUA que são completinhos e abaixa o diferencial dianteiro. Levantar pelas barras não é o melhor, mas é o mais barato.
revisando minha camionete, fui olhar os calços dela, e pra minha surpresa descobri que estao apoiadas em sandalias havaianas hehehehehe
levei no meca pra colocar as buchas originais, mas dai me veio na cabeça: ja que vou mecher ali, pq nao aumentar um pouco....
PAPA Edin hehehe, posso mandar tornear em nylon esses suportes? qual a altura maxima deles sem mecher em suporte de radiador e alavanca de cambio?
pelo que li, nada mais é que um suporte, e por dentro pasaa o parafuso, ajustando a caçamba/cabine ao chassis, correto?
obrigado pela paciencia, se tiver alguma foto eu agradeceria... ahhhh todos os suportes sao iguais?
Edintruder
21/09/2009, 20:14
É isso aí mesmo. No radiador tens duas opções, retira a aba plástica ou baixa ele. Na coluna de direção o melhor é retirar ela e alongá-la.
obrigado Edintruder, mas até quantas polegadas posso levantar sem mexer no cambio, no freio de mão e na barra de direção? e ainda deve-se comprar pronto esse kit ou são mesmo só as buchas o segredo ai? e o resto é coisa básica? como radiador para-choques....
obrigado a quem puder me responder.....
o meu problema de comprar o kit de quem fabrica é o preço, claro que preço nao se discute, ainda mais qdo se tem certo acabamento com otima qualidade...
o que acontece é que tenho material prima, tenho torno, solda tudo na empresa que trabalho, ficando muitissimo viavel eu fazer por aqui!!!!:dance:
se alguem puder dizer qual o diametro do calço e a altura maxima que posso tornar as peças sem mecher no radiador e no cambio, eu agradeço!
:concordo:
entou vou pensar com carinho, pq realmente andar com os suportes havaiana ng merece hehehe!
abs
cycloar, eu já comprei com o gpartsbr!! foi o kit de suspensão! pode confiar! fica mt bom e com mt qualidade!!
abração léo!
Prezados Foristas!
Estou querendo levantar (um pouco) a frente da Natasha pela barra de torção (nada de BL). Porém, como sou leigo, não sei qual o parafuso e qual o sentido que levanta (se horário ou anti-horário). Será que algum dos amigos poderia postar uma foto indicando qual é o parafuso que devo regular?
A Natasha está comendo pneu por dentro (dianteiros) devido à folga nas ponteiras axiais (vou trocar no mês que vem). Será que levantando vai equilibrar o desgaste?
Aguardo ansiosamente e já agradeço os post's.
Abraços.
Prezados Foristas!
Estou querendo levantar (um pouco) a frente da Natasha pela barra de torção (nada de BL). Porém, como sou leigo, não sei qual o parafuso e qual o sentido que levanta (se horário ou anti-horário). Será que algum dos amigos poderia postar uma foto indicando qual é o parafuso que devo regular?
A Natasha está comendo pneu por dentro (dianteiros) devido à folga nas ponteiras axiais (vou trocar no mês que vem). Será que levantando vai equilibrar o desgaste?
Aguardo ansiosamente e já agradeço os post's.
Abraços.
tb so meio novato nesses negocios ai e n sei certo como explicar qual o parafuso, mas tem aquela barra que vem do eixo dianteiro, e ali onde ela termina so tem um parafuso voltado pra baixo, põe em cima de uma rampa que vc vai ver....
mas cuidado pra não levantar até o fim por causa da homocinética, ela quebra com facilidade com a barra no fim.... espero ter ajudado um pouco..... valeu....
aproveitando o tópico......
aqui está a minha ranger 97 quase pronta.
BL de 3" do adams e SL de 2,5" do leo da gpartsbr.
e pneus 285/75 r16
está mais alta q a hilux!
tem como colocar bl soh na frente? tipo umas 2"
aproveitando o tópico......
aqui está a minha ranger 97 quase pronta.
BL de 3" do adams e SL de 2,5" do leo da gpartsbr.
e pneus 285/75 r16
está mais alta q a hilux!
ta ficando muito alta mesmo!!!! cara tens mais fotos.... tenho um kit guardado tb, so esperando os pneus 235 gastar... hehe tenho bl 3'' e sl 3'', manda umas fotos ai de lado pra ver como fica.... como fico esse kit ai da barra, a suspensão fica normal na frente? vc regulou bem alta ou deixou meio normal????
tem como colocar bl soh na frente? tipo umas 2"
cara tenho quase certeza que bl so na frente n tem como, dai vc teria que por sl só na frente, seria melhor.... com bl dai a caçamba vai ficar com altura diferente da cabine....
tb so meio novato nesses negocios ai e n sei certo como explicar qual o parafuso, mas tem aquela barra que vem do eixo dianteiro, e ali onde ela termina so tem um parafuso voltado pra baixo, põe em cima de uma rampa que vc vai ver....
mas cuidado pra não levantar até o fim por causa da homocinética, ela quebra com facilidade com a barra no fim.... espero ter ajudado um pouco..... valeu....
Valeu, Geist!
Já ajudou muito. Hoje pela manhã eu dei uma espiada por baixo e verifiquei que tem um parafuso na vertical lá no final da barra (entre as duas portas). Acho que é esse, mas como você mesmo comentou, só no elevador para ter certeza.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
16/12/2009, 15:24
Não tem segredo, é só apertar pra subir e despertar par descer.
Levanta a frente com um macaco no meio da travessa para aliviar a pressão sobre o parafuso e ir apertando com o mesmo número de voltas nos dois lados. Umas três voltas de cada vês, tira o macaco pra ver como ficou.
Use o macaco todas as vezes que for apertar ou desapertar pra fazer o mínimo de esforço, mas todas as vezes que tirar o macaco tem que balançar a Ranger para que a suspensão voltar para a posição normal.
Não tem segredo, é só apertar pra subir e despertar par descer.
Levanta a frente com um macaco no meio da travessa para aliviar a pressão sobre o parafuso e ir apertando com o mesmo número de voltas nos dois lados. Umas três voltas de cada vês, tira o macaco pra ver como ficou.
Use o macaco todas as vezes que for apertar ou desapertar pra fazer o mínimo de esforço, mas todas as vezes que tirar o macaco tem que balançar a Ranger para que a suspensão voltar para a posição normal.
Valeu, Walter. Muito obrigado pelas dicas; no fds, mãos à obra.
Abraços.
Uma dúvida:
Quando a ranger chegou nova tirei algumas fotos para referência e notei que a frente dela arriou bastante.
Quando ela veio nova ficava com mais ou menos 1cm do batente. Acontece que ela estava com as balanças praticamente coladas nos batentes e com pouco curso.
Resolvi apertar um pouco os parafusos mas acabei me perdendo nas voltas, dai regulei no olho mesmo. Acho que ela está coisa de 2mm mais alta do lado direito.
Agora a pergunta:
O parafuso do lado direito está no final do curso, e o da esquerda ainda está pela metade. Essa diferença existia antes e nunca notei ela desnivelada, acredito que não haja problema. Como fazer quando esse parafuso chega no final do curso?
A sim, em janeiro agora a ranger vai pra revisão de 1 ano, vou pedir para alinharem e checarem a altura dela (vou mandar levantar mais, falta 1cm pra ficar como veio), alguma recomendação dos entendidos?
É comum a frente arriar?
Desde já agradeço.
leobnaval
27/12/2009, 21:32
Uma dúvida:
Como fazer quando esse parafuso chega no final do curso?
Solta eles.
A sim, em janeiro agora a ranger vai pra revisão de 1 ano, vou pedir para alinharem e checarem a altura dela (vou mandar levantar mais, falta 1cm pra ficar como veio), alguma recomendação dos entendidos?
Tudo bem desde que ela não fique no batente e com pressão excessiva nas barras de torção ou seja desde que ela não de batente e o cara continue apertando a regulagem, tem que conferir a cambagem após a regulagem da altura e caso necessário faze-lá.
Abraços, Leo
Walter L. L. Casitta
27/12/2009, 22:37
Uma dúvida:
Quando a ranger chegou nova tirei algumas fotos para referência e notei que a frente dela arriou bastante.
Quando ela veio nova ficava com mais ou menos 1cm do batente. Acontece que ela estava com as balanças praticamente coladas nos batentes e com pouco curso.
Resolvi apertar um pouco os parafusos mas acabei me perdendo nas voltas, dai regulei no olho mesmo. Acho que ela está coisa de 2mm mais alta do lado direito.
Agora a pergunta:
O parafuso do lado direito está no final do curso, e o da esquerda ainda está pela metade. Essa diferença existia antes e nunca notei ela desnivelada, acredito que não haja problema. Como fazer quando esse parafuso chega no final do curso?
É comum a frente arriar?
Desde já agradeço.
Acho que você se enganou. O normal é que os batentes fiquem encostados nas balanças. Não deveria mexer com o que estava quieto.
Da uma olhada no seguinte link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17708&page=2
Acho que você se enganou. O normal é que os batentes fiquem encostados nas balanças. Não deveria mexer com o que estava quieto.
Da uma olhada no seguinte link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17708&page=2
Li o tópico Walter, obrigado.
Ainda estou na dúvida, amanhã vou medir a altura certinho. O certo é fazer a regulagem numa rampa de alinhameto, com os pratos móveis a suspenção chega no lugar na hora.
Olha aqui a foto de como era nova (alias como era tudo bonito, agora ta tudo na cor "lama", hehehe):
Abraços.
Vamos ver se entendi tudo de lift, amigos experts me ajudem por favor:
- o ideal é o body lift, mas demanda mais tempo e investimento. Mudam radiador, freio estacionamento e alavanca de cambio.
Levantar na suspensão:
- força um pouco o conjunto de suspensão dianteira mas é mais barato e simples.
- sequencia: calibrar pneus, macaquear o lado a apertar a barra e balançar para estabilizar. Medir e ajustar o outro lado.
- Na traseira colocar jumelo maior ou calço de acordo com o que pretender levantar.
Dúvidas: na barra, qual é o maximo que pode levantar, li sobre 1,5 a 2 pol máx. Isso nao detona as homocineticas? Em curso maximo de esterçamento e curso de suspensão não fica estrangulada?
Na traseira colocando calço nao da fim de curso nos amortecedores? Tubos de freio e cardã, tudo ok com 5 cm?
O que eu desejo é colocar pneu 31 da off-road, são 82cm de diametro por 26 de largura. pretendia levantar uns 4 cm na dianteira e 5 a 6cm na traseira, somente. Dá pra fazer isso na barra/calço somente? Fica bom ou vai deixar ela muito dura, forçar a suspensão?
Agradeço desde já.
Daniel.Shimomoto
24/01/2010, 21:08
Li o tópico Walter, obrigado.
Ainda estou na dúvida, amanhã vou medir a altura certinho. O certo é fazer a regulagem numa rampa de alinhameto, com os pratos móveis a suspenção chega no lugar na hora.
Olha aqui a foto de como era nova (alias como era tudo bonito, agora ta tudo na cor "lama", hehehe):
Abraços.
RcSala;
Na minha Ranger aconteceu a mesma coisa - o batente não encostava na bandeja quando nova. Só que agora ela afundou a frente demais e os parafusos da barra de torção foram apertados ao limite. Não tem mais aperto.
88 mil km, sendo pelo menos uns 35 mil km em estradas de terra.
Pelo jeito vou morrer com umas barras de torção novas....
Abs!!!!
RcSala;
Na minha Ranger aconteceu a mesma coisa - o batente não encostava na bandeja quando nova. Só que agora ela afundou a frente demais e os parafusos da barra de torção foram apertados ao limite. Não tem mais aperto.
88 mil km, sendo pelo menos uns 35 mil km em estradas de terra.
Pelo jeito vou morrer com umas barras de torção novas....
Abs!!!!
Eu acabei usando o esquema de regulagem que postaram aqui no começo do tópico. Parece que ficou bom.
Essa semana vou levar a ranger para a revisão de um ano, vou perguntar sobre a regulagem e averiguar se está correto mesmo. Qualquer coisa posto aqui :concordo:
Suspenção Dianteira
Alterar a altura na regulagem não propicia cambagem.
Altera a calibragem fica mais dura.
Solução
1 - Subframe.
2 - Tirar as barras de torção e usar coil over como o usado nas toyotas.
Trazeira
O uso de jumelo mais longo amacia a suspenção.
Logo, perde-se a calibragem original.
Solução
Colocar calço, trocar os grampos, colocar amortecedores mais longos.
um abraço
Adams
Edintruder
24/01/2010, 23:31
Existem esses coil over no Brasil? Alguém tem idéia de marca, modelo e preço?
Daniel.Shimomoto
24/01/2010, 23:45
Suspenção Dianteira
Alterar a altura na regulagem não propicia cambagem.
Altera a calibragem fica mais dura.
Solução
1 - Subframe.
2 - Tirar as barras de torção e usar coil over como o usado nas toyotas.
(...)
Adams;
Eu sei que mexer na regulagem da barra não propicia cambagem. O meu foi regulada a barra porque a frente tava afundada demais.
O que voce chama de "subframe"? pode ser que eu conheça mas com outro nome.
O negocio do coil over eu já vi muito em perua Kombi mas em Ranger é novidade.
Abs!!!
Pequeno jr
24/01/2010, 23:53
Mesma dúvida Edin
Adams .. já que tu postou isso. Tem idéia???
Renato Fraga
25/01/2010, 01:49
Amigos, um coil over não é algo muito difícil de se fazer.
O que pega na hora de fazer algo desse tipo na ranger é a falta de espaço para o tal.
Não vejo o porque remover a barra de torção apesar de limpar bem mais o vão livre e não necessitar mexer com a estrutura que fixa as barras. Mas eu deixaria a barra no lugar, com uma regulagem mais branda o que permitiria a utilização de molas mais fracas e menores, facilitanto então sua instalação e até mesmo encontrar no mercado algo compatível, além de dar a vantagem de se obter uma regulagem da rigidês da suspensão. Mais mole ou mais dura conforme a necessidade mexendo tanto na barra quanto na mola.
Voltando a falar do coil over, existem várias empresas aqui no Brasil que o fazem, admito que não para finalidades off road, mas nada impossível de se fazer algo por encomenda.
A dificuldade será encontrar a carga ideal da mola.
Abraços a todos
leobnaval
25/01/2010, 10:03
A dificuldade será encontrar a carga ideal da mola.
Nada que um pouco de engenharia e testes não resolva...
Ranger sem barras de torção:
O unico entrave ate agora, me parece ser a fixação superior do conjunto (mola/amortecedor ou COIL OVER).
Teria que haver um novo suporte. Mas, no mesmo local fica o suporte original do amortecedor da Ranger/Explorer.
Logo tornaria o sistema sem retorno em caso de venda e etc...
Mesmo sendo bastante grotesco, este da foto funciona usando o suporte inferior original (semelhante as hilux) e recebendo um novo suporte superior. Fixado ao chassis.
Calibragem
Quanto a calibragem(como na foto), penso ser primordial o uso de regulagem.
Coisa que ja andei vendo aqui em Sc e custa em torno de R$ 800,00 cada amortecedor. Fora mola.
O suporte é barato.
O porque
Tenho uma Explorer 97 e ao contrario da minha f1000, ela trasmite muitas vibrações para o interior do carro.
Coisa que a suspenção Twin Bean não faz. Penso que o uso de molas espirais melhoraria o conforto interno.
A ademais coil over equipa ate as f150 nos estados unidos.
Segue a loucura. Passo a boal.
Walter L. L. Casitta
25/01/2010, 22:00
Ranger sem barras de torção:
O unico entrave ate agora, me parece ser a fixação superior do conjunto (mola/amortecedor ou COIL OVER).
Teria que haver um novo suporte. Mas, no mesmo local fica o suporte original do amortecedor da Ranger/Explorer.
Logo tornaria o sistema sem retorno em caso de venda e etc...
Mesmo sendo bastante grotesco, este da foto funciona usando o suporte inferior original (semelhante as hilux) e recebendo um novo suporte superior. Fixado ao chassis.
Calibragem
Quanto a calibragem(como na foto), penso ser primordial o uso de regulagem.
Coisa que ja andei vendo aqui em Sc e custa em torno de R$ 800,00 cada amortecedor. Fora mola.
O suporte é barato.
O porque
Tenho uma Explorer 97 e ao contrario da minha f1000, ela trasmite muitas vibrações para o interior do carro.
Coisa que a suspenção Twin Bean não faz. Penso que o uso de molas espirais melhoraria o conforto interno.
A ademais coil over equipa ate as f150 nos estados unidos.
Segue a loucura. Passo a boal.
Quem transmite a vibração são os amortecedores. Nada que se faça na molas resolve esse problema. O única limitação que vejo na barras de torção, como até já foi foi dito pelo Renato Fraga é que limita um pouco o vão livre. Se isso não atrapalha é melhor deixar como está...
A melhor forma de diminuir essa vibração incômoda é colocando pneus mais lagos pra poder andar com pressão mais baixa. A minha Ranger roda suave, nas estradas ruins graças a isso e aos amortecedores Rancho com regulagem mais macia que uso na suspensão traseira...
Olha um exemplo americano.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALNxmCKwlRvAligXxVS7dBmjZvkUCybd2XwyORePUnbqe7 QHXjl3Pw_B_c3z1ZrzBVctwzCpMftW8T_VYXtN9fcAm1T1UMd8 BS1BTBrNw6jDLEhTzII9RoL7.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAC826EqeGO9cWJEkCH57wjqthu0IWG1Nap-dFPigOPCXNxGdsYHGfJAiIsOfyB9mvWew_V4K9oFVGXolAOhsA GgAm1T1UHfKKp5Ug581R1kJn_GxkuBNdB5A.jpg
leobnaval
25/01/2010, 22:30
Nesse caso o cara desceu toda suspensão diant.
Ok desceu 4" e colocou coil over .
Parece Moleza????http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGFWOPiWLEnmn3Igs5d6SrN81il2IcJ_YlTPEzxVX2yXUj 8G9HIF8ik6yal1cT_xAk9KilCoF4IvRpuDG9hyxPcAm1T1UJbg 2I95aJGtgUA8ZKGkuNPR39AY.jpg
[QUOTE=Daniel.Shimomoto;1078057]Adams;
Eu sei que mexer na regulagem da barra não propicia cambagem. O meu foi regulada a barra porque a frente tava afundada demais.
O que voce chama de "subframe"? pode ser que eu conheça mas com outro nome.
Fazer um quadro sob o chassis, so isso.
O negocio do coil over eu já vi muito em perua Kombi mas em Ranger é novidade.
Pra mim tambem...
Um abraço
Sandro Adams
leobnaval
26/01/2010, 00:27
Fácil não é mais é um dos modos mais simples, isso era feito nas D-20 no tempo que ter uma D-20 4 portas ou com 3 fileiras de banco e alta era só pros magnatas década de 80...
Abraços, Leo
Renato Fraga
26/01/2010, 16:49
É na D 20 é fácil, pois numa peça só, o agredado, estava a suspensão inteira presa. Assim, esse agregado era preso ao chassi em 4 fixações. Bastava colocar um espaçador entre essa peça e o chassi para fazer um lift de suspensão. Não esqueçam que nesse agregado também fica fixo o motor, que poderia baixar junto ou alterando os suportes mantinha o motor na altura original.
O tal sub frame que o Adams se refere nada mais é do que as extenções dos suportes das balanças inferiores que a maioria dos Kits de suspension lift utilizam.
No caso do exemplo postado nas fotos aqui acima, realmente se fosse mantido a barra de torção, o resultado seria muito pior, tanto esteticamente quanto em termos dinâmicos.
MAs lembre-se que com o lift ganhou-se muito espaço para caber o Coil Over....
Assim essa solução acredito eu só deva ser levada em consideração para lift maior que 4 polegadas.
Agora entendam que medidas maiores que essa já encontra-se outros impecílios tal como sistema de direção, e o eixo dianteiro que encontra obstáculos para ser fixo numa posição muito mais baixa.
O exemplo da foto onde aparece a mola em azul, é de um veículo diferente ao mostrado anteriormente, e é possível visualizar que a balança inferior está na sua fixação original, entretanto a balança é diferente, provavelmente confeccionada com outro desenho tal como a superior que é tubular.
Concluindo, numa dessas, o molho acaba saindo mais caro que o peixe.......Se vai radicalizar tanto, é melhor optar por alternativas mais eficientes e funcionais, afinal de contas, de que adianta levantar a suspensão em 4, 6 ou 20 polegadas e gastar uma dinheirama pra continuar com um curso ridículo de 12 cm?????
Parte logo prum S.A.S.
Abraços
leobnaval
26/01/2010, 23:48
Coilover pode ser usado em qualquer suspensão desde que projetado para ela e não precisa nem ser maior nem menor...
E concerteza a susp. da ranger das fotos que o Adams postou não tem o curso original.
O que seria esta suspensão SAS que eu saiba só tem pra automodelismo...
Abraços, Leo
Renato Fraga
27/01/2010, 09:09
Pois é Leo, uma coisa pode ter certeza: O maior limitante do curso da suspensão dianteira de uma Ranger são os pivôs, mas principalmente os semi eixos. É impossível adquirir um curso satisfatório com semi eixos tão curtos.......Por isso que questionei as dificuldades técnicas para não obter grandes resultados.
Pra melhorar, deve-se adotar balanças mais longas bem como semi-eixos mais longos afim de diminuir as angulações das articulações e obter portanto um "Travel" maior da suspensão.
S.A.S. ou solid axle swap é o famoso eixo rígido, tal como eu fiz na minha Dakota entre tantos outros exemplos.
Walter L. L. Casitta
27/01/2010, 09:44
Mesmo assim, pelo comprimento maior dos braços da suspensão dianteira não me surpreenderia se a Ranger tiver o maior curso entre todas as picapes...
leobnaval
27/01/2010, 09:51
Pois é Leo, uma coisa pode ter certeza: O maior limitante do curso da suspensão dianteira de uma Ranger são os pivôs, mas principalmente os semi eixos. É impossível adquirir um curso satisfatório com semi eixos tão curtos.......Por isso que questionei as dificuldades técnicas para não obter grandes resultados.
Pra melhorar, deve-se adotar balanças mais longas bem como semi-eixos mais longos afim de diminuir as angulações das articulações e obter portanto um "Travel" maior da suspensão.
X2 mas pra melhorar um pouco dá mas nesse caso não fica nem perto do curso de um eixo rígido pode ter.
S.A.S. ou solid axle swap é o famoso eixo rígido, tal como eu fiz na minha Dakota entre tantos outros exemplos.
solid axle swap este eu conheço hehehehe nunca tinha ouvido falar as siglas SAS.
Abraços, Leo
Renato Fraga
27/01/2010, 11:06
Mesmo assim, pelo comprimento maior dos braços da suspensão dianteira não me surpreenderia se a Ranger tiver o maior curso entre todas as picapes...
Bom depende de quais caminhonetes você tomou como referência.....
MAs te garanto que a suspensão original da Dakota tem muito mais curso, apesar dela não ter a opção 4x4. Já em referência à S10, L200, Frontier, Hilux entre outras pode ser que sim pois admito que a suspensão dianteira da ranger é muito melhor que qualquer outra dessas.
Digo isso porque simultaneamente instalei pneus 33 na minha Dakota e na Ranger do meu Pai a alguns anos atraz.
E a Dakota oferecia maior amplitude na regulagem além de um travel bem maior da suspa.
A vantagem da Ranger ficou para o espaço da caixa de rodas que aceitou perfeitamente os 33 ao contrário da Dakota que me obrigou a fazer outras adaptações.
MAs de modo geral é fácil mensurar essa amplitude das suspensões dianteiras independentes dos veículos 4x4. BAsta reparar no tamanho dos semi eixos.....Falando nisso, acho que o mais curto de todos são da linha Mitsubishi.
Abraços
leobnaval
27/01/2010, 22:51
MAs de modo geral é fácil mensurar essa amplitude das suspensões dianteiras independentes dos veículos 4x4. BAsta reparar no tamanho dos semi eixos.....Falando nisso, acho que o mais curto de todos são da linha Mitsubishi.
A amplitude da susp. não depende somente do tamanho do semi-eixo um pode ser mais curto e trabalhar com uma angulação maior que o outro mais comprido tudo depende do projeto do semi-eixo.
Daniel.Shimomoto
28/01/2010, 00:59
Já que o assunto é a suspensão dianteira da Ranger....
Alguém tem noção se a barra de torção da Ranger só existe original ou tem alguma paralela/especial?
Abs!!!
Renato Fraga
28/01/2010, 03:08
A amplitude da susp. não depende somente do tamanho do semi-eixo um pode ser mais curto e trabalhar com uma angulação maior que o outro mais comprido tudo depende do projeto do semi-eixo.
Sim o que você falou é verdade, mas concorda que num semi eixo de 30 cm é impossível um curso de magnífico mesmo que você tenha homocinéticas hipermegamasterblaster resistentes!!!!
Usando a geometria nesse exemplo veja que pra obter uma amplitude de 15 cm, as articulações estarão trabalhando numa angulação de 30º. Acredito ser um ângulo considerável para homocinéticas apesar de estar fazendo referencia a um curso relativamente pequeno, sem contar ainda que também tem o lance do deslocamento axial da trizeta na tulipa que também aumenta conforme o curso se amplia. Se a trizeta ficar muito pra borda da tulipa, tem o risco de fratura da mesma ou ainda a possibilidade de se desencaixar.
Decididamente essas suspensões não foram projetadas para se obter um "travel" satisfatório para off road, e sim conforto e estabilidade para o on road.
O questionamento todo está no investimento a ser feito em relação ao resultado obtido.
É avaliar o preço do molho em relação ao preço do peixe!!!!!!!!!
Abração
Lembrando:
Com sub frame, o eixo dianteiro da ranger sera rebaixado nos suportes, logo o curso dos semi eixos pode ser melhorado devido ao angulo de ataque mais baixo.
leobnaval
28/01/2010, 21:33
Usando a geometria nesse exemplo veja que pra obter uma amplitude de 15 cm, as articulações estarão trabalhando numa angulação de 30º. Acredito ser um ângulo considerável para homocinéticas apesar de estar fazendo referencia a um curso relativamente pequeno, sem contar ainda que também tem o lance do deslocamento axial da trizeta na tulipa que também aumenta conforme o curso se amplia. Se a trizeta ficar muito pra borda da tulipa, tem o risco de fratura da mesma ou ainda a possibilidade de se desencaixar.
Concerteza quanto menor mais chances de ser menor a amplitude de trabalho e mais inclinado poderá ficar com o mesmo deslocamento da ponta de eixo se comparando com um semi-eixo mais comprido isto é trigonometria básica.
Lembrando:
Com sub frame, o eixo dianteiro da ranger sera rebaixado nos suportes, logo o curso dos semi eixos pode ser melhorado devido ao angulo de ataque mais baixo.
X2 um pequeno grande detalhe.:mrgreen:
Abraços, Leo
Renato Fraga
29/01/2010, 00:09
Lembrando:
Sim, mas apesar de eu já ter explicado, acho que ainda não ficou compreendido.
Pode fazer sub frame e o raio que o parta, mas esses dispositivos do kit só permitirão que a suspensão trabalhe o mais proximo da configuração original, apesar de estar reposicionado numa posição mais abaixo do chassi.
O que ainda não foi compreendido é que os terminais rotulares (pivos) têm limites de amplitude e por conta dos semi eixos, mesmo que com o eixo numa nova posição em acordo com o lift que foi feito, oferece a mesma limitação que a original.
Assim , pode fazer suspensiom lift de quantas polegadas quizer, que o curso da suspensão continuará o mesmo da configuração original.
Abraços
leobnaval
29/01/2010, 09:44
Concordo com o que você disse Renato, mas ele pode reposicionar o eixo e deixa-ló trabalhando numa posição melhor do que quando se ergue na barra de torção.
Quanto ao curso da suspensão própriamente dito pode até mudar alguma coisa mais vai ser mínima ou se mudar muito a chance de quebra é muito alta, desde que se use o mesmo semi-eixo e pivôs ou terminais, lembrando que tudo isso pode ser reposicionado ou trocado podendo ter algum ganho de curso na susp.
Abraços, Leo
olá galera, to regularizando minha ranger com BL e o cara do inmetro não ta liberando, ele disse que n tem onde enquadrar estes calços ai, que não existe lei para regularizar isso. alguem sabe como proceder com ele, ou alguma lei ou coisa parecida?
Walter L. L. Casitta
29/06/2010, 12:55
olá galera, to regularizando minha ranger com BL e o cara do inmetro não ta liberando, ele disse que n tem onde enquadrar estes calços ai, que não existe lei para regularizar isso. alguem sabe como proceder com ele, ou alguma lei ou coisa parecida?
Não precisa de nada disso...
mas ta muito alta, to com bl de 3 e um calço nas molas traseiras, e assim os homem da lei vão me enche o saco.... preciso fazer, não quero me encomodar muito...
Pequeno jr
29/06/2010, 18:03
Bixo aqui tem gente com mais de 6 anos de BL e nunca deu problema algum com os cops.
é pior que é assim, mas cortei o lacre pra instalar o bl, e agora n querem lacrar mais..... só regularizando, e n querem dar a autorização pra fazer inmetro, o cara disse que ta vendo, e n sei o que e n sei o q.... ele disse que vai ver a lei bem certa pra poder encaixar isso, mas ta me enrolando.... todos inmetro dizem que n tem problema, mas o cara n ta liberando, vamos ver amanha....
Cara sempre digo uma coisa.
Nunca entre na fila para pagar conta adiantada.
Nem para procurar problema que nao existe...
Cara sempre digo uma coisa.
Nunca entre na fila para pagar conta adiantada.
Nem para procurar problema que nao existe...
pior que não paguei nada ainda, mas tb to sem lacre... hehehe
Walter L. L. Casitta
29/06/2010, 19:35
pior que não paguei nada ainda, mas tb to sem lacre... hehehe
Não mexi no lacre para instalar o BL, já fiz vistoria no Detran quando foi preciso, parei num monte de Blitz e rodei o Brasil para tudo que é lado sem problema nenhum desde 2003
Nem eu em nem meu irmão...
Guilherme A. Araújo
29/06/2010, 23:00
E nao tem o negocio de nao alterar a suspensao?? O que tem q fazer a vistoria é quando altera as caracteristicas do carro nao?? E no caso do BL o carro permanece o mesmo, pois a suspensao e etc nao foi alterada, procede??
Portanto, se nao ouve alteraçao na suspensao do carro, o carro está "original", só a lataria esta um pouco mais alta!!
É isso??
leobnaval
29/06/2010, 23:00
Isso aí não entra na legislação porque não altera suspensão nem nada, por isso dificilmente vai achar algo referente a BL, pois no Brasil a legislação nem sabe que existe isso, nem o que se altera com isso.
Portanto acho que a solução vai ser você dizer que alterou a suspensão e que a camionete esta mais alta, então é pra vir um doc. especificado que o veiculo encontra-se com a altura alterada (foi isso que eu já vi que o pessoal foi obrigado a fazer mesmo tendo só BL)
[]s, Leo
Walter L. L. Casitta
29/06/2010, 23:02
E nao tem o negocio de nao alterar a suspensao?? O que tem q fazer a vistoria é quando altera as caracteristicas do carro nao?? E no caso do BL o carro permanece o mesmo, pois a suspensao e etc nao foi alterada, procede??
Portanto, se nao ouve alteraçao na suspensao do carro, o carro está "original", só a lataria esta um pouco mais alta!!
É isso??
É isso aí. No máximo eles só poderiam encrencar com altura do para-choques ou tamanho dos pneus.
samukanvas
29/06/2010, 23:42
É isso aí. No máximo eles só poderiam encrencar com altura do para-choques
Acho que é isso aí que pega mesmo...
Abs
Edintruder
30/06/2010, 14:05
E se os pneus estão pra fora dos pára-lamas.
Fora isso não perturbam. Quem mais costuma incomodar são as seguradoras quando acionamos o seguro contra terceiros, pois o pára-choque mais alto costuma danificar mais os outros veículos e pneus maiores reduzem um pouco a capacidade de frenagem...
Aqui tem a legislação vigente.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=76626309&tid=5344088417813838377
So se consegue regularizar o SL, coloquei bl e sl e quis regularizar, complicaram pra caramba, depois fui em outro crva e disse so do SL, que queria regularizar e tal... dai tudo tranquilo, liberaram o inmetro e deu.... fiz tudo certinho e vieram os doc novos, vai a dica pra quem quiser regularizar, poe os dois kits e vai regularizar só o SL. Foi assim que fiz.
valeu.
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 15:47
So se consegue regularizar o SL, coloquei bl e sl e quis regularizar, complicaram pra caramba, depois fui em outro crva e disse so do SL, que queria regularizar e tal... dai tudo tranquilo, liberaram o inmetro e deu.... fiz tudo certinho e vieram os doc novos, vai a dica pra quem quiser regularizar, poe os dois kits e vai regularizar só o SL. Foi assim que fiz.
valeu.
Acho que você se complicou desnecessariamente. Antes deveria ter trocado informações no fórum. É pra isso que ele existe...
Algumas fotos ai da minha ranger...
Moisés S.M
20/08/2010, 14:10
Ficou irada a ranger!!!muito afud...to loco pra levanta a minha,mas se levantar não entro mais na garagem de casa rsrsrs,acho q vou me mudar só pra realizar meu sonho,parabens mais uma vez.
leobnaval
20/08/2010, 22:56
Agora sim parece uma pick-up....
Parabéns
Mario Germano
21/08/2010, 14:34
Geist, levantei a minha Ranger com o kit BL Adams 4". A picape ficou linda, como a sua, mas dura demais.
Uso pneus 31"x10,5" com 30 libras nos quatro.
A sua também pula muito? Ficou muito dura também?
Qual a calibragem que você usa nos 33"?
Cordialmente,
Mário Germano
Guilherme A. Araújo
22/08/2010, 23:18
Geist, levantei a minha Ranger com o kit BL Adams 4". A picape ficou linda, como a sua, mas dura demais.
Cordialmente,
Mário Germano
O BL nao influencia na maciez do carro, tendo em vista que nao altera sequer um parafuso em suspensao, apenas calços na cabine, sendo totalmente impossivel e improvavel o carro ficar mais duro deviso à BL.
Eu uso 32 na minha, com 26libras.
Qdo eu usava os 31 tbm, usava com 25/26libras...
Qual o tipo de pneu que esta usando, isto influencia muito tbm, dependendo da calibragem pode ficar mais duro tbm...
abraços
Pnues
Para pneus 33 use 24 a 26 libras.
Mario Germano
Coloca as fotos da maquina ai tambem...
é o pneu mesmo que deixa ela um pouco mais dura.... mas to usando mais ou menos isso que o adams citou... quando viajo mais longe e somente asfalto uso 28. mas mesmo assim nem se compara quando eu usava os scorpion 235 com mais de 30 libras.
Pequeno jr
23/08/2010, 09:51
Cordialmente,
Mário Germano
Mario, com BL você está usando pneus 31???
Não ficou meio esquisito??? Falo isso, pois as duas Rangers que vi aqui no DF com BL + pneus 31 não achei que ficou legal.
Na minha opinião, BL merece pneus 33.
Mario Germano, posta umas fotos da viatura ai tb...
Moisés S.M
26/08/2010, 14:53
Dpois d muito babar pelas rangers levantadas q vejo tanto aki no forum como na rua,resolvi dar um presentinho pra véia e pra mim,to comprando o body lift 3 com a gpartsbr,q se dane a garagem d casa,se não entrar, me mudo!!logo logo posto as fotos.
Mario Germano
26/08/2010, 15:07
Vou postar as fotos sim. É que ainda estou trabalhando na Ranger (comecei em fevereiro, dia 8! É, desde o dia 8 de fevereiro estou trabalhando para deixar a Ranger bacana. O trabalho ainda não terminou (o dinheirinho é que está minguando) mas está no finzinho, faltando apenas um ajuste fino de coisiquinhas que não estão do meu agrado, ainda.
Assim que ela estiver pronta, lavada e polida vou fotografá-la e postar para os colegas do Fórum 4x4, que muito ajudaram com seus posts. Foi lendo-os e vendo fotos de Rangers preparadas que fiquei com vontade de fazer a minha.
Abraços Rangeiros,
Mário Germano
:concordo:
P.S.: Esqueci de dizer: depois de muito pesquisar no Fórum e de fuçar na internet encontrei a calibragem original para os pneus 31x10,5! São 26 libras nos quatro (exatamente o equivalente à de fábrica para os pneus 235x75x15, que usam 30 libras nos quatro). Esses números são para a Ranger CD sem carga, exatamente como o Guilherme A. Araujo recomendou. Obrigado companheiro. Com carga não calculei.
P.S.2: Pequeno jr não coloquei os pneus 33, que ficam mais bonitos mesmo, porque ninguém aceitou os meus 31 pouco rodados como parte do pagamento (eu topava comprar os 33 pagando 2 ao preço de mercado e dois com os quatro 31; disseram-me que 31 ou 33 Mud são medidas e tipos de difícil revenda por causa do preço e do barulho que fazem ao rodar). Só por isso ainda uso 31. Quando os 31 acabarem não sei ainda se mando recapear, usando as bandas iradas que vejo nas propagandas de pneus aqui mesmo no Fórum, ou se tento o 35 para ver se cabe. Não cabendo, será 33 mesmo.
rangola4x4
26/09/2010, 01:41
Eu desisti de levantar a minha.
Pesquisei aqui em SP e os pouquíssimos mecas que instalam cobrar simplesmente 3.500,00 para levantar a ranger em 2".
Um no Mercado Livre falam que demora 2 horas pra instalar podem está no RS. Outros falam que demoram 3 dias. (eu não tenho como deixar o carro 3 dias parado... é carro do dia a dia).
É uma pena! :???:
Pequeno jr
26/09/2010, 09:50
Eu desisti de levantar a minha.
Pesquisei aqui em SP e os pouquíssimos mecas que instalam cobrar simplesmente 3.500,00 para levantar a ranger em 2".
Um no Mercado Livre falam que demora 2 horas pra instalar podem está no RS. Outros falam que demoram 3 dias. (eu não tenho como deixar o carro 3 dias parado... é carro do dia a dia).
É uma pena! :???:
Vc entrou em contato com o Admans??
Walter L. L. Casitta
26/09/2010, 10:17
Todo mundo quer levantar a Ranger mas ninguém chega as vias de fato! Esse tópico tá cheio de "rangeiro" cagão! :parede:
Pra levantar a Ranger não tem essa de nhenheeeee não, tem que ser macho!!! :mrgreen::cool:
Moisés S.M
26/09/2010, 21:11
Eu ja to com o meu kit,mas vou levantar só no final do ano,até pq não tenho pressa...e quero fazer eu mesmo,dai tiro uma semaninha na minha casa da praia e meto a mão na massa,tomando uma bem gelada...rsrsrs.
arlino neves junior
05/04/2013, 13:50
Amigo eu comprei uma ranger a pouco tempo e queria saber onde fica esse parafuso? Obrigado
Tem uma travessa que fica mais ou menos entre a caixa de marcha e a caixa de transferencia, nas pontas dessa travessa, onde entram as barras que veem do eixo dianteiro tem um parafuso, é só aperta-lo que a susp dianteira sobe.
Aconselho a vc pesquisar bastante antes de apertar esses parafusos pra ver se é realmente isso que vc quer, principalmente devido aos problemas colaterais de aperta-los até o fim...
[]´s
mosselin
06/04/2013, 14:27
404590404591404592
C o cara tiver um jogo de ferramentas + ou -,uma policorte,um esmeril,um lugar para fazer o processo um pouco de pesquisa e muita imaginação,é barbada fazer em casa.
leobnaval
06/04/2013, 23:22
A traseira é fácil erguer desse modo, agora essa gambiarra no amortecedor....o problema é a dianteira acompanhar o lift.
O ideal é trocar o amortecedor por um com curso coerente com o novo dimensionamento da suspensão.
[]s
cassiouru
06/04/2013, 23:49
Exatamente, o maior problema da ranger ao meu ver é que é complicado levantar a frente dela. Principalmente as com motores a diesel que são pesados e a frente fica ainda mais baixa que as cabine simples gasolina.
A minha está com BL 3" e eu levantei a barra de torção bem de leve, mas ainda vai precisar dar bem mais voltas pra nivelar.
O problema é: Eu ainda não estou satisfeito com a altura, os pneus 33" estão na lista apenas aguardando a grana, com isso já ganho mais 5cm. Mais estou pensando em colocar um calço de 3" nos feixes de mola traseiros e a frente vai precisar subir junto. Alguém sabe alguma sugestão diferente da barra de torção? Nenhuma receita de bolo que não envolva trocar por coil over?
Barras de torção no máximo talvez resolvam, mas o carro ia ficar extremamente duro eu tenho pena das homocinéticas. Não existe outro jeito pra levantar que não prejudique as homocinéticas?
leobnaval
07/04/2013, 19:11
Barras de torção no máximo talvez resolvam, mas o carro ia ficar extremamente duro eu tenho pena das homocinéticas. Não existe outro jeito pra levantar que não prejudique as homocinéticas?
Em alguns veículos o pessoal consegue rebaixar o diferencial diant, para não prejudicar as homocinéticas (mais isso ocorre em suspensão do tipo Mc Pherson) no caso da Ranger acredito que não funcione, afinal as bandejas estarão limitadas no batente, anulando o funcionamento de extensão da suspensão.
A única solução para erguer "bastante" é trocando as balanças por modelos especias e mais compridos e trocando os semi-eixos diant. e homocinéticas nos EUA fazem isso.
Porem se você já tem BL e um lift de susp. respeitando o limite, colocando pneus 33" ficará bom, sem ser necessário maiores adaptações.
[]s
cassiouru
08/04/2013, 14:49
Em alguns veículos o pessoal consegue rebaixar o diferencial diant, para não prejudicar as homocinéticas (mais isso ocorre em suspensão do tipo Mc Pherson) no caso da Ranger acredito que não funcione, afinal as bandejas estarão limitadas no batente, anulando o funcionamento de extensão da suspensão.
A única solução para erguer "bastante" é trocando as balanças por modelos especias e mais compridos e trocando os semi-eixos diant. e homocinéticas nos EUA fazem isso.
Porem se você já tem BL e um lift de susp. respeitando o limite, colocando pneus 33" ficará bom, sem ser necessário maiores adaptações.
[]s
Vou dar uma pesquisada a respeito, valeu cara!
O melhor mesmo é eu colocar logo os 33" e ver o que acho da altura. Preciso de grana pros redondos:(
cristiano
09/04/2013, 08:37
Comprei o kit de 3" da Performance Acessories para a minha Ranger, agora vou esperar minha Toyota sair da reforma para começar a instalar, para não ficar sem carro.
Olhando o manual (bem feito) o processo não é simples, principalmente na dianteira, mesmo entendendo de mecânica o problema é o comprimento de alguns fios e mangueiras que não podem ser esquecidos.
FÁBIO BUENO DA SILVA
26/01/2015, 21:52
me tirem uma duvida: tenho uma ranger 99 e queria saber se cabe pneus BFGoodrich Mud Terrain T/A KM2 - LT32x11.5R15 113Q C 6PR ? com
Largura: 292.1 mm
Perfil: 74%
Aro: 15" (381 mm)
Altura da Parede: 215,9 mm
Diâmetro de Fora: 812,8 mm
Standard Tala de Roda: 9 polegadas
Talas Possíveis de Roda: 8-10 polegadas
sem alterar a originalidade....