Conectar

Ver Versão Completa : Peito de Aço na Band

gian.f
10/06/2009, 11:38
Ola pessoal, tenho uma band curta e vi em uma foto na net, um cara que colocou um peito de aço em uma band... achei que ficou bem legal!
A pergunta é: alguem já colocou ou tem ? vende-se pronto ou tem que fazer? alguem tem o passo a passo de como fazer e montar?
se tiverem, mandem fotos!

abraço a todos!!

gian.f
10/06/2009, 11:42
essa é a foto que achei na net!

Fe_jipeiro
10/06/2009, 11:54
Opa Gian,

Tudo blza??

Na minha opinião humilde, é mais um item para fazer peso no carro e sem utilidade, pois para aguentar 2Ton na pancada, tem que ser "a chapa de aço". E outra, a única coisa q está protegendo ali, seria as barras da direção... ???? ... Acho que não vale a pena toda a adaptação.

Nada contra quem utiliza, mas de todo esse tempo que já prático Off-Road, nunca senti falta deste acessório na band.

Abs...

Abs ...

Francisco Bicalho
10/06/2009, 12:06
Concordo com o Felippe.

Mais um penduricalho desnecessário que só serve pra sair bonito na foto, mesmo assim só quando o carro está nessa posição, empinando, o que é raro de acontecer no Bandeirante por conta do peso na frente.

Gian, deve ter um monte de outras coisas pra fazer nesse seu jipão (o meu é gemeo do seu em modelo, ano e cor) que você vai aproveitar muito mais.

Já instalou um filtro de ar seco?
Freios à disco?
Buchas de PU nos jumelos?
Amortecedor de direção?
Tanque de plástico?
Tranca Mul-T-Lock?
Trava Carneiro?

Qualquer um dos itens acima eu considero melhores opções que um peito de aço, alguém aí discorda?

Abraço;
Chico

valeriano
10/06/2009, 12:18
Concordo com o Felippe.

Mais um penduricalho desnecessário que só serve pra sair bonito na foto, mesmo assim só quando o carro está nessa posição, empinando, o que é raro de acontecer no Bandeirante por conta do peso na frente.

Gian, deve ter um monte de outras coisas pra fazer nesse seu jipão (o meu é gemeo do seu em modelo, ano e cor) que você vai aproveitar muito mais.

Freios à disco?
Amortecedor de direção?
Tanque de plástico?
Tranca Mul-T-Lock?
Trava Carneiro?

Qualquer um dos itens acima eu considero melhores opções que um peito de aço, alguém aí discorda?

Abraço;
Chico

Esqueceu do eixo flutuante. Importantíssimo.
Muito mais que um peito de aço.

Peito de aço é coisa pra TR4, Vitara, Samurai, Lady Rover. Veículos que na primeira pancadinha desmontam. Band é Band!

gian.f
10/06/2009, 13:20
Concordo com o Felippe.

Freios à disco?
Amortecedor de direção?
Tanque de plástico?
Tranca Mul-T-Lock?
Trava Carneiro?

Abraço;
Chico

Ola Francisco, valeu pelas dicas...
abordei este assunto pois achei que ficou legal na "fato" o peito de aço, mas concordo que realmente ele não é de grande serventia.... pois pratico trilhas pesadas e até agora ela aguenta bem os trancos!!!

qto aos iten s que vc menciona, ja coloquei alguns...
estou equipando aos poucos!!

Já instalou um filtro de ar seco? SIM
Freios à disco? NÃO
Buchas de PU nos jumelos? SIM
Amortecedor de direção? NÃO
Tanque de plástico? NÃO
Tranca Mul-T-Lock? NÃO
Trava Carneiro? SIM

o que é o eixo flutuante que mencionam? pr aque serve?
grato!

Francisco Bicalho
10/06/2009, 13:38
-"Esqueceu do eixo flutuante. Importantíssimo."

Eu sei Allan, mas, se você reparar, todos os itens que listei são de valores + ou - acessíveis, comparados com o suposto valor de um peito de aço, tirando talvez os freios. E um eixo flutuante custa por volta de 3 a 4 mil. Se for liberar a verba a minha lista cresce em tamanho e valor geometricamente, para incluir caixa de 5 marchas, direção hidráulica, bancos esportivos, ar condicionado, amortecedores Rancho, e até um 364-LA...

;ˆ)

Abraço;
Chico

valeriano
10/06/2009, 13:47
o que é o eixo flutuante que mencionam? pr aque serve?
grato!

Resumindo (até pq eu não sei os detalhes técnicos), ele serve pra roda não pular do carro quando o eixo quebra. Assim ao invés dele tombar no chão, ele só perde a tração. Aí é só ligar a 4x4 e ir com a tração dianteira até o mecânico.
Aconteceu isso no ENT do ano passado (ou ano retrasado, não sei). A Band quebrou o eixo no final da subida de uma ladeirinha e lá foi o conjunto todo no chão. Sorte que ele estava a 5km/h, pq se tivesse a 80km/h já viu o que ia acontecer né.
Eu estou jogando as moedas no porquinho pra pegar o meu.

Francisco Bicalho
10/06/2009, 13:49
Oi Gian

Das coisas que você ainda não instalou, vou sugerir elas em ordem de importância:

Tranca Mul-T-Lock (ajuda a garantir que haverá um carro para as outras coisas abaixo)
Freios à disco (fundamental em todos os sentidos, você não vai acreditar na melhora)
Tanque de plástico (você ganha 3 litros de brinde e não tem mais dor de cabeça)
Amortecedor de direção (de longe o item menos importante de todos, mas vale)

-"o que é o eixo flutuante que mencionam? pr aque serve?"

O Bandeirante, pelo preço que custava quando era novo deveria ter vindo de fábrica com eixo flutuante. O eixo 'semi flutuante' tem potencial da bengala (semi eixo) partir e a roda literalmente cair. Já vi Bandeirante, Jeep e Troller em beira de estrada com a roda ao lado do carro, alguns com bengala e tudo.

O eixo flutuante é construido de uma forma que os cubos de roda são presos a carcaça do eixo, e a ponta das bengalas tem a forma de um cogumelo e ela é presa aos cubos de roda por 6 parafusos. Se a bengala quebrar (acontece mesmo) a roda continua presa ao carro. Melhor de tudo, se você estiver nos cafundéu do judas e o eixo traseiro ou as engrenagens dos diferenciais derem uma pane no estilo A330, você retira as bengalas do eixo traseiro, aciona o 4x4 e volta pra casa ouvindo música com seu Toyotão em tração dianteira. Eixo traseiro flutuante, como disse nosso amigo Allan, é importantíssimo.

Abraço;
Chico

Fe_jipeiro
10/06/2009, 14:13
Fala Gian,

Concordo com o Allan e com o Chico..... Eixo flutuante é o bixo ! Já quebrei minha ponta de eixo dentro do atoleiro mais fundo da roberta close, e nao fiz nada, simplesmente continuei andando até minha casa, e depois foi somente comprar uma peça nova e substituir, muito simples..... É muito importante quando principalmente andamos com pneus estremamente off-road, pois quando aceleramos pra valer a tendencia de quebrar uma ponta de eixo é bem maior.

Abs...

Torezan
11/06/2009, 14:01
Olá companheiros,
Já que estamos falando de eixo traseiro flutuante, venho lembrar que as Bandeirante modelo picape mais novas vinham com este item de série e tenho muito mais segurança em rodar com 1200 quilos de ração na carroceria (como fiz semana passada), com este "acessório" do que quando tinha a antiga, sem o eixo flutuante.

Quanto ao amortecedor de direção, estou com um tópico aberto sobre o assunto e queria saber mais sobre o equipamento (como conseguir o suporte do lado do chassi e como instalar, qual a bitola dos parafusos de fixação, etc).

Se alguém puder ajudar, agradeceria.
Abraços a todos,

Francisco Bicalho
11/06/2009, 14:59
Torezan

O suporte que prende o amortecedor ao chassis tem que ser feito com uma barra de ferro dobrada e soldada ao chassis. essa peça não existe para vender. Depois te mando uma foto do meu que por acaso foi construído como um tanque de guerra, sem necessidade porque o AD não pega peso nenhum ou sofre nenhum estresse que peça dele uma instalação à prova de bala.

Chico

Sergioporto
11/06/2009, 15:01
Torezan, este suporte nao é parafusado, é soldado embaixo da travessa do radiador, voce nao vai encontrar pronto, é uma chapa em forma de "U" c/ furo central fácil de fazer.Voce alinha a direçao, prende o amortecedor no braço pitman e divide ele p/ ambos lados p/ quando esterçar p/ um lado ou outro nao chegue no limite e quanto ao suporte um soldador bom faz isso, porque soldar debaixo p/ cima nao é fácil, mas p/ profissional é barbada.Amortecedor da direçao é o mesmo da d-20, quando for comprar nao pede da Toy que vao te pedir o dobro do preço.
Abraço

Julio Militão
11/06/2009, 16:16
Esqueceu do eixo flutuante. Importantíssimo.
Muito mais que um peito de aço.

Peito de aço é coisa pra TR4, Vitara, Samurai, Lady Rover. Veículos que na primeira pancadinha desmontam. Band é Band!

Companheiros,

No caso da questão colocada, peito de aço, como na foto apresentada, observa-se sim uma proteção para as barras do sistema de direção. Esta peça teria utilidades em terrenos com muita vegetação e mesmo pedras, porem, acho mais importante um protetor das bolas dos diferenciais.

Abraços a todos

Francisco Bicalho
11/06/2009, 17:59
Prezado Julio

Acredito que a maioria das pessoas não sente falta de um peito de aço no Bandeirante, vide o número pífio de peitos de aço instalados por aí em Bandeirantes (eu nunca vi um ao vivo e em cores). Faça uma pesquisa e você verá que quase ninguém deve ter tido problemas com vegetação ou pedras causando danos as barras de direção do Bandeirante. A começar que os próprios jumelos e molas protegem aquela área. Alguém que vá de encontro a uma pedra ou obstáculo tão alto para causar danos as barras de direção numa trilha, bem que merece o que quer que seja que aconteça de mal ao carro. Lembrando que fazer trilha não é seguir em linha reta por obstáculos como um aloprado sem usar a cabeça. Tem que seguir com doçura e bom senso, não é mesmo?

Peito de aço é penduricalho mesmo.

Abraço;
Chico

maxdelta
11/06/2009, 19:33
Já vi um parachoque aqui em Friburgo numa band, que possuia um peito de aço, não era feio que nem a Land Cruiser em questão, se eu achar uma foto eu posto aqui! No caso o peito de aço acredito que é só enfeite, a não ser que tenha planos tipo o eu de remover o sistema de feixe de mola e colocar mola pneumática! Apesar da mola pneumática ser tão rígida quanto um pneu proteção extra faz bem!

Acredito que pra fazer um estrago na bruta band, acredito que um galho não seja suficiente, talvez um tronco! Ou se a band é realmente usada pra trilha pesada que não nem meu caso nem do Francisco, né Francisco?

Valeu gente!

Francisco Bicalho
11/06/2009, 21:07
nem pensar.

Torezan
11/06/2009, 21:40
Olá Francisco Bicalho e Sergioporto,

Como eu já suspeitava, o suporte do amortecedor é apenas uma chapa de ferro soldada, tenho fotos que foram postadas no outro tópico (específico para isso).
Quando perguntei dos parafusos, refiro-me às roscas do amortecedor, para saber a bitola que devo usar no furo da chapa para não ficar folga.
A posição de instalação realmente deve ser a que eu esperava: Esterçar todo o volante para um lado e esticar todo o amortecedor e depois para o outro lado recolhendo o mesmo por completo, marcar as posições (que devem ser as mesmas) e soldar.
Já estive procurando o amortecedor, me pediram R$234,00 mas vou tentar achar por menos, e pelo menos aqui, o preço é o mesmo quando pedi o da D20 (eles disseram: "Aplicações: D-20, Toyota...").
Abraços a todos e obrigado pelas dicas.

Francisco Bicalho
14/06/2009, 15:44
oi Torezan

Abaixo fotos da instalação do meu amortecedor de direção, lembrando que a barra dobrada que fixa o amortecedor ao chassi é muito mais grossa do que o necessário, porque aquele ponto não sofre nenhum estresse, pode usar uma barra chata bem mais fina que não tem nenhum problema.

Abraços;
Chico

Torezan
14/06/2009, 19:41
Olá Francisco,
Agradeço as fotos, são semelhantes às que eu já tinha.
Um detalhe curioso é que meu braço (ou melhor, o da minha Bandeirante) não é igual ao seu, mas parecido com o das fotos do nosso amigo Guiga Tostes no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=900284#post900284 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=900284#post900284)
Abraços,

valeriano
14/06/2009, 21:00
Desculpem a ignorancia. O amortecedor de direção ajuda em que?

Eu nas minhas buscas por Band longa pra comprar, encontrei uma que tinha amortecedor de direção, mas o dono não soube me explicar direito o que mudava.

Francisco Bicalho
15/06/2009, 17:08
Allan

Essencialmente o amortecedor de direção deixa o carro mais firme na estrada, e pode minimizar os efeitos de 'shimmy', mas, a razão mais importante para ter um amortecedor de direção num 4x4 é que, numa trilha com muita erosão e buracos profundos, o amortecedor de direção evita que a roda vire rapidamente se cair numa fenda ou buraco, fazendo o volante girar subitamente o que pode ser bastante perigoso para o motorista. Por essas e por outras é que dizem que numa trilha mais 'radical' o motorista deve colocar os polegares para fora do raio do volante, para minimizar as chances de um impacto com o volante que pode até quebrar o dedo.

Alguém aí tem alguma outra boa razão para se instalar um amortecedor de direção?

Chico

elmestizo
15/06/2009, 17:33
Acho que você, Chico, falou tudo.... em tempo, o mesmo procedimento (" deve colocar os polegares para fora do raio do volante") se aplica a carros com airbag.

Abrass

maxdelta
15/06/2009, 21:28
Tem menos de um ano que coloquei os amortecedores de direção, a dirigibilidade melhorou em 60%.
A direção ficou firme, porém não ficou mais dura! O coice que o volante dava ao bater em um buraco reduziu drasticamente!
Quando vc joga a direção toda pra um lado e desliga o band, o volante retorna um pouco com um coice suficiente pra quebrar o dedo, mas o amortecer aliviou isso bastante!

Melhorou a direção a ponto de eu tirar aquela mola que de uma das barra de direção que liga o braço aquela peça que parece um chifre de veado, no caso substitui a mola por uma ponteira! Inclusive esta peça tem essa mola por causa disto mesmo, mas agora com amortecedor ela se faz desnecessária e com isso diminui mais um pouco da folga no volante!

Só falta mais um pouco e minha band só vai ter apenas uns 3% de folga, que acho que daria pra tirar mesmo a não ser que trocasse pra outro tipo de direção! Mas vai ser o suficiente pra eu ficar satisfeito!

[]'s

gian.f
16/06/2009, 12:29
Olá Francisco Bicalho e Sergioporto,

Como eu já suspeitava, o suporte do amortecedor é apenas uma chapa de ferro soldada, tenho fotos que foram postadas no outro tópico (específico para isso).
Quando perguntei dos parafusos, refiro-me às roscas do amortecedor, para saber a bitola que devo usar no furo da chapa para não ficar folga.
A posição de instalação realmente deve ser a que eu esperava: Esterçar todo o volante para um lado e esticar todo o amortecedor e depois para o outro lado recolhendo o mesmo por completo, marcar as posições (que devem ser as mesmas) e soldar.
Já estive procurando o amortecedor, me pediram R$234,00 mas vou tentar achar por menos, e pelo menos aqui, o preço é o mesmo quando pedi o da D20 (eles disseram: "Aplicações: D-20, Toyota...").
Abraços a todos e obrigado pelas dicas.

quais são os amortecedores que podem ser usados?

maxdelta
16/06/2009, 20:01
Apenas amortecedor de direção! Tem o da Cofap! Ele serve tanto pra D-20 como pra toyota! Tem gente que coloca o de kombi, mas te falar sinceramente, não dura na kombi, então não vai prestar na toyota! Vc deve achar com uma faixa de preço de 130 a 250 reais!

Me falaram que colocaram o Rancho, mas não sei se é algum apropriado pra isso, não pode ser amortecedor comum, pq parece que ele só pode trabalhar em pé o de direção tb só pode trabalhar deitado!

Boa Sorte!

[]'s

Torezan
17/06/2009, 02:48
Olá companheiros,
O código do amortecedor original Cofap foi atualizado de CB27138 para C27220. Ao comprar é melhor pedir por este código para evitar transtornos, já que muitas lojas parecem ter vendedores programados para dizer: "Não trabalhamos com este veículo..." ou "Você não vai encontrar fácil..." ao ouvir o nome Toyota Bandeirante.
Abraços,

maxdelta
17/06/2009, 15:05
Olá companheiros,
O código do amortecedor original Cofap foi atualizado de CB27138 para C27220. Ao comprar é melhor pedir por este código para evitar transtornos, já que muitas lojas parecem ter vendedores programados para dizer: "Não trabalhamos com este veículo..." ou "Você não vai encontrar fácil..." ao ouvir o nome Toyota Bandeirante.
Abraços,
É só pedir o da D-20, aonde comprei pedi o da D-20 e depois eu mostrei ao vendedor uma letra pequenina da caixa do amortecedor: "D20, D40 e Toyota Bandeirantes"! Acho q tb havia outro carro!