Ver Versão Completa : Ajudas com a caixa
Nicolas1
08/06/2009, 15:35
Boas tardes,
este é meu primeiro topico (e contacto) com o fórum, e agradeço voces pelo fato de me deixar tentar evacuar algumas dúvidas que tenho.
Comprei uma Band 80 Perua -como voces dizem- e nao sei que caixa ela tem, ja que as pessoas que consultei nao sabem, e aqui, em Uruguai viram
muitas e muitos modelos e anos, desde 60's ate 90's e sao todas diferentes -acho-.
Pelo lido aqui no forum a minha deveria ser "caixa seca", e isto que quer dizer ??? :shock:
Como é que ela funciona, 4x2 e 4x4 somente pelo engate pra frente e pra atras da avalanca ???
Tambem li que tem outras que sao H2 & H4 e L4 pra maxima traçao...acredito que esse nao é meu caso.
Outra duvida é o uso dos cubos, ela tem AVM, mas é verdade que terem que ser conectados/engatados pelo menos uma vez por mes ??
Disculpem minha ignorancia e meu portugues mas tou tentando -e aprendendo-...:parede:
Obrigado,
Nicolas.
Francisco Bicalho
08/06/2009, 16:36
Prezado Nicolas
Bem vindo ao fórum 4x4 Brasil, e parabéns por comprar o Toyota Bandeirante, um clássico 4x4 que aguenta muito tranco e pode ser adaptado e melhorado ao gosto de cada dono.
Parabéns, e obrigado pelo elegante esforço para escrever em português. O seu texto já está muito bom, mas, quem sabe, além de adquirir informações sobre Bandeirante você não pega algumas dicas da língua de Luis de Camões e Machado de Assis? No mínimo, no mínimo você vai se divertir com a literatura lusíada.
Vou deixar os 'experts de plantão' (eu venho aqui só aprender) te dar as informações sobre a sua caixa de marchas, mas vou te mandar informações valiosas, e interessantes, em forma de sites como esse que descreve a história do Bandeirante no Brasil do começo até o fim: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/band-1.htm
Tem mais esses:
http://www.megastore4x4.pt/Catalogo%204x4/Catalogo%20Toyota%20BJ40.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/band-1.htm
http://www.estilo4x4.com/
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_187939.shtml
http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/
http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/Motor_OM_364.pdf
http://groups.google.com/group/TOYOTEIROS/files
http://www.bandoleiros.com.br/
Esses são de peças aqui no Brasil, a maioria em São Paulo:
http://www.toroffroad.com.br/
http://www.jet.com.br/donatti4x4/default.asp
http://www.ciashop.com.br:80/garra4x4/default.asp?template_id=1&partner_id=&
http://www.zezo4x4.com.br/
http://www.armazem4x4.com.br/
http://www.tracaomania.com.br/destaque.php?item=destaque&categ=2&categoria=PE%C7AS%20TOYOTA%20BAND.%20E%20PICK-UP&pgi=0&pgf=7
http://www.toyomax.com.br/
http://www.toyocap.com.br/
http://www.sincopecas.org.br/minisites/MSMOD1/contato.asp?L=1918
http://www.valdizao.com.br/
http://www.trilhaetracao.com.br/
http://www.travacarneiro.com.br/novo/bloqueador.asp
http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=7699&Nivel=3105&categoria=Cintos%20de%20Seguran%E7a%20&NumeroCategoria=10
http://www.maceral.com.br/
http://www.rallyedesign.com.br/p-bcoesp.html
http://www.metalurgicacla.com.br/
http://www.planetoffroad.com.br/
http://www.rc4x4.com.br/
http://www.equipe4x4.com.br/
http://www.x4aventura.com.br/default.asp
http://www.maceral.com.br/
http://www.tt4.com.br/
http://www.paulista4x4.com.br/
http://www.tracaooffroad.com.br/
http://www.tratorgama.com.br/default_gama4x4.asp
http://www.portugues4x4.com.br/
http://www.incomar.com.br/incomar2002/alumiflex1.html
http://www.josewal4x4.com.br/default2.asp
http://www.primatrilha.com.br/
http://www.terratem.com.br/rio.htm
Esses são para divertimento, sites estrangeiros sobre o Toyota Land Cruiser:
http://www.toymoco.com/
http://www.4wdtoyotaowner.com/
http://www.hi-lift.com/
http://www.4xforum.co.za/?showcontent&global
http://rockym.fatcow.com/store/index.html
http://www.pirate4x4.com/trailreports/rubithon08/index.php
http://www.toyotaholics.com/
http://www.man-a-fre.com/
http://www.parabolicsuspension.com/general.htm
http://www.allprooffroad.com/
http://www.ih8mud.com/
http://www.tlca.org/trails/
http://tlc.off-road.com/Land+Cruiser+Video+Album
http://www.cruiserland.com/links/cruiserlinks.htm
http://www.fj40.us/links.html
http://www.offroaders.com/
http://coolfj40.stores.yahoo.net/
http://www.brian894x4.com/LC40.html
http://www.tlca.org/
http://www.tlc4x4.com/2000/home.htm
http://www.tlcicon.com/
http://www.offroaders.com/directory/custom/TLC-Icon.htm
http://www.aqualu.com/index.html
http://www.off-road.com/tlc/body_styles/index.html
http://www.4x4.com/
http://www.toyota.com/vehicles/minisite/landcruiser/leavebehind.html
http://www.4x4virtual.com/esp/4x4virtual.htm
http://www.brian894x4.com/MilitaryLC40.html
http://www.dieselpowermag.com/index.html
http://www.dieselpowermag.com/tech/dodge/0603dp_diesel_water_methanol_injection/index.html
http://www.toyota.com/vehicles/minisite/fjbulletin/index.html?s_van=GM_FJ_HOME_FJ_BULLETIN
http://www.tlcicon.com/
http://www.cruiserland.com/
http://www.cruiserheads.com/site/
http://www.4x4wire.com/
http://db.hella.com.au/cgi-bin/catalogue.pl?flcmd=showsection&flrecsection=Auxiliary
http://www.mbusa.com/microsite/bluetec/index.jsp#/main/index
http://www.4wdtoyotaowner.com/
http://www.ok4wd.com/index.php/catalog/product/arb_air_locker/
http://www.arbusa.com/
http://www.4x4labs.com/
http://www.toyota.com/vehicles/minisite/landcruiser/experience/
E alguns filmes no YouTube para entretenimento:
(O Mercedes-Benz Unimog é o Avô/Patriarca de todo Bandeirante)
YouTube - 40's and Friend's at play
YouTube - Episode 13: GFS Converts a Mercedes Unimog and H1 Hummer
YouTube - UNIMOG
YouTube - Unimog climbing
YouTube - unimog climbing
YouTube - Unimog in Canopener 02
http://www.youtube.com/profile_videos?user=processthis
YouTube - 4x4 LANDCRUISER UNDER WATER
Abraço, boa sorte, e felicidades com seu Toyota Bandeirante;
Chico Bicalho
Olá Nicolas, seja bem vindo ao fórum, você escreve melhor na língua portuguesa do que muitos brasileiros, he he!
Vamos ver se consigo lhe ajudar:
Sua Toyota, provavelmente tem a chamada "Caixa Seca", que quer dizer que não possui o anel sincronizador, peça que faz as trocas de marchas serem mais suaves e sem a necessidade do tempo certo para as trocas. Você deve perceber a caixa "arranhar" ao reduzir uma marcha sem acelerar, isso indica que sua caixa é "seca" ou seja, não sincronizada.
O engate da tração 4x4 se faz movimentando a alavanca para traz e acionando as chaves de roda livre (AVM) nos cubos de roda dianteiro, ou seja, se não acionar a roda livre, somente a alavanca não dará tração dianteira. Quanto ao engate dos cubos que você cita, o ideal é acioná-los frequentemente mesmo sem a alavanca interna, apenas para a lubrificação do diferencial e eixo dianteiros que ficam parados quando o mecanismo 4x4 está sem uso.
As caixas com configuração H2, H4 e L4 são as sincronizadas, que no Brasil, vieram poucos anos após a fabricação de sua viatura.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Nicolas1
09/06/2009, 02:09
Muito obrigado pela rapida resposta, eu sabia que voces poderiam me ajudar, enquanto eu saiba como "adjuntar/attach" uma imagem vou mostrar-lhes a caminhonete que eu sempre quis ter.
Volto a lhes agradecer,
Nicolas.
Allan Nielsen
09/06/2009, 08:08
Olá Nicolas, seja bem vindo ao fórum, você escreve melhor na língua portuguesa do que muitos brasileiros, he he!
Vamos ver se consigo lhe ajudar:
Sua Toyota, provavelmente tem a chamada "Caixa Seca", que quer dizer que não possui o anel sincronizador, peça que faz as trocas de marchas serem mais suaves e sem a necessidade do tempo certo para as trocas. Você deve perceber a caixa "arranhar" ao reduzir uma marcha sem acelerar, isso indica que sua caixa é "seca" ou seja, não sincronizada.
O engate da tração 4x4 se faz movimentando a alavanca para traz e acionando as chaves de roda livre (AVM) nos cubos de roda dianteiro, ou seja, se não acionar a roda livre, somente a alavanca não dará tração dianteira. Quanto ao engate dos cubos que você cita, o ideal é acioná-los frequentemente mesmo sem a alavanca interna, apenas para a lubrificação do diferencial e eixo dianteiros que ficam parados quando o mecanismo 4x4 está sem uso.
As caixas com configuração H2, H4 e L4 são as sincronizadas, que no Brasil, vieram poucos anos após a fabricação de sua viatura.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Nicolas,
como disse o Torezan, vc escreve em portugues melhor que muita gente por aqui, e com certeza vc estudou pra isso pois é uma lingua danada de dificil.
Complementando as informações do Torezan:
Até 81 as Band vieram com a chamada caixa seca, nos modelos 82 foi modificado. As caixas de transferencia tambem são diferentes pois até 81 não tinha reduzida (4x4L). A caixa seca na verdade não é seca, pois ela tem sincronizadores nas 3° e 4° marchas, e o motivo disso é que por não ter reduzida, ela tinha uma 1° muito reduzida; na pratica é como se ela tivesse duas 1° marchas, uma pra força e outra pra uso normal.
Com relação a roda livre, ela é um acessorio pois não vinha de fabrica. De fabrica ela vinha com uma flange com tração direta, ou seja o diferencial dianteiro estava sempre rodando como acontece com a maioria dos 4x4 atuais. Voce não deve usar o 4x4 em pisos de boa aderencia, pois força todo o conjunto, mas tambem não deve deixar o diferencia dianteiro parado por muito tempo.
abs
Nicolas1
10/06/2009, 22:36
Sim, estou ainda estudando, vou tentar como o CELPE o ano que vém.
Eu sei, a primeira marcha nao se usa nunca no uso urbano, já me dei conta....jeje
obrigado,
Nicolas.
Julio Militão
11/06/2009, 10:26
Parabéns ao Francisco Bicalho pelas fontes de informações!
Vai servir para muitos.
Julio Militão
11/06/2009, 12:15
Boas tardes,
este é meu primeiro topico (e contacto) com o fórum, e agradeço voces pelo fato de me deixar tentar evacuar algumas dúvidas que tenho.
Comprei uma Band 80 Perua -como voces dizem- e nao sei que caixa ela tem, ja que as pessoas que consultei nao sabem, e aqui, em Uruguai viram
muitas e muitos modelos e anos, desde 60's ate 90's e sao todas diferentes -acho-.
Pelo lido aqui no forum a minha deveria ser "caixa seca", e isto que quer dizer ??? :shock:
Como é que ela funciona, 4x2 e 4x4 somente pelo engate pra frente e pra atras da avalanca ???
Tambem li que tem outras que sao H2 & H4 e L4 pra maxima traçao...acredito que esse nao é meu caso.
Outra duvida é o uso dos cubos, ela tem AVM, mas é verdade que terem que ser conectados/engatados pelo menos uma vez por mes ??
Disculpem minha ignorancia e meu portugues mas tou tentando -e aprendendo-...:parede:
Obrigado,
Nicolas.
Caro Nicolas,
Bem vindo ao Forum. Com relação à lingua portuguesa, uma dica: "evacuar" pode ter outros sentidos em nossa lingua: defecar, fazer vácuo, evadir etc. No sentido que colocastes seria melhor utilizar a palavra "tirar".
Um abraço.
Nicolas1
15/06/2009, 09:21
Hehe, os gringos diriam "practice makes perfect", practica faz a perfeiçao !!
Obrigado, além das "dicas" de mecanica, as de portugués...
Valeu !!!!!!
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