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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário
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    08/06/2009
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    Ajudas com a caixa




    Boas tardes,

    este é meu primeiro topico (e contacto) com o fórum, e agradeço voces pelo fato de me deixar tentar evacuar algumas dúvidas que tenho.
    Comprei uma Band 80 Perua -como voces dizem- e nao sei que caixa ela tem, ja que as pessoas que consultei nao sabem, e aqui, em Uruguai viram
    muitas e muitos modelos e anos, desde 60's ate 90's e sao todas diferentes -acho-.
    Pelo lido aqui no forum a minha deveria ser "caixa seca", e isto que quer dizer ???
    Como é que ela funciona, 4x2 e 4x4 somente pelo engate pra frente e pra atras da avalanca ???
    Tambem li que tem outras que sao H2 & H4 e L4 pra maxima traçao...acredito que esse nao é meu caso.
    Outra duvida é o uso dos cubos, ela tem AVM, mas é verdade que terem que ser conectados/engatados pelo menos uma vez por mes ??
    Disculpem minha ignorancia e meu portugues mas tou tentando -e aprendendo-...

    Obrigado,
    Nicolas.

  • #2
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    14/04/2008
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    Petrópolis/RJ
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    Prezado Nicolas

    Bem vindo ao fórum 4x4 Brasil, e parabéns por comprar o Toyota Bandeirante, um clássico 4x4 que aguenta muito tranco e pode ser adaptado e melhorado ao gosto de cada dono.

    Parabéns, e obrigado pelo elegante esforço para escrever em português. O seu texto já está muito bom, mas, quem sabe, além de adquirir informações sobre Bandeirante você não pega algumas dicas da língua de Luis de Camões e Machado de Assis? No mínimo, no mínimo você vai se divertir com a literatura lusíada.

    Vou deixar os 'experts de plantão' (eu venho aqui só aprender) te dar as informações sobre a sua caixa de marchas, mas vou te mandar informações valiosas, e interessantes, em forma de sites como esse que descreve a história do Bandeirante no Brasil do começo até o fim: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/band-1.htm

    Tem mais esses:

    http://www.megastore4x4.pt/Catalogo%...ota%20BJ40.htm
    http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/band-1.htm
    http://www.estilo4x4.com/
    http://quatrorodas.abril.com.br/clas...o_187939.shtml
    http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/
    http://www.atinet.com.br/manuais-toy...tor_OM_364.pdf
    http://groups.google.com/group/TOYOTEIROS/files
    http://www.bandoleiros.com.br/

    Esses são de peças aqui no Brasil, a maioria em São Paulo:

    http://www.toroffroad.com.br/
    http://www.jet.com.br/donatti4x4/default.asp
    http://www.ciashop.com.br:80/garra4x...1&partner_id=&
    http://www.zezo4x4.com.br/
    http://www.armazem4x4.com.br/
    http://www.tracaomania.com.br/destaq...UP&pgi=0&pgf=7
    http://www.toyomax.com.br/
    http://www.toyocap.com.br/
    http://www.sincopecas.org.br/minisit...ato.asp?L=1918
    http://www.valdizao.com.br/
    http://www.trilhaetracao.com.br/
    http://www.travacarneiro.com.br/novo/bloqueador.asp
    http://www.jet.com.br/donatti4x4/cat...roCategoria=10
    http://www.maceral.com.br/
    http://www.rallyedesign.com.br/p-bcoesp.html
    http://www.metalurgicacla.com.br/
    http://www.planetoffroad.com.br/
    http://www.rc4x4.com.br/
    http://www.equipe4x4.com.br/
    http://www.x4aventura.com.br/default.asp
    http://www.maceral.com.br/
    http://www.tt4.com.br/
    http://www.paulista4x4.com.br/
    http://www.tracaooffroad.com.br/
    http://www.tratorgama.com.br/default_gama4x4.asp
    http://www.portugues4x4.com.br/
    http://www.incomar.com.br/incomar2002/alumiflex1.html
    http://www.josewal4x4.com.br/default2.asp
    http://www.primatrilha.com.br/
    http://www.terratem.com.br/rio.htm

    Esses são para divertimento, sites estrangeiros sobre o Toyota Land Cruiser:

    http://www.toymoco.com/
    http://www.4wdtoyotaowner.com/
    http://www.hi-lift.com/
    http://www.4xforum.co.za/?showcontent&global
    http://rockym.fatcow.com/store/index.html
    http://www.pirate4x4.com/trailreport...on08/index.php
    http://www.toyotaholics.com/
    http://www.man-a-fre.com/
    http://www.parabolicsuspension.com/general.htm
    http://www.allprooffroad.com/
    http://www.ih8mud.com/
    http://www.tlca.org/trails/
    http://tlc.off-road.com/Land+Cruiser+Video+Album
    http://www.cruiserland.com/links/cruiserlinks.htm
    http://www.fj40.us/links.html
    http://www.offroaders.com/
    http://coolfj40.stores.yahoo.net/
    http://www.brian894x4.com/LC40.html
    http://www.tlca.org/
    http://www.tlc4x4.com/2000/home.htm
    http://www.tlcicon.com/
    http://www.offroaders.com/directory/custom/TLC-Icon.htm
    http://www.aqualu.com/index.html
    http://www.off-road.com/tlc/body_styles/index.html
    http://www.4x4.com/
    http://www.toyota.com/vehicles/minis...avebehind.html
    http://www.4x4virtual.com/esp/4x4virtual.htm
    http://www.brian894x4.com/MilitaryLC40.html
    http://www.dieselpowermag.com/index.html
    http://www.dieselpowermag.com/tech/d...ion/index.html
    http://www.toyota.com/vehicles/minis...ME_FJ_BULLETIN
    http://www.tlcicon.com/
    http://www.cruiserland.com/
    http://www.cruiserheads.com/site/
    http://www.4x4wire.com/
    http://db.hella.com.au/cgi-bin/catal...tion=Auxiliary
    http://www.mbusa.com/microsite/bluet...sp#/main/index
    http://www.4wdtoyotaowner.com/
    http://www.ok4wd.com/index.php/catal...rb_air_locker/
    http://www.arbusa.com/
    http://www.4x4labs.com/
    http://www.toyota.com/vehicles/minis...er/experience/

    E alguns filmes no YouTube para entretenimento:
    (O Mercedes-Benz Unimog é o Avô/Patriarca de todo Bandeirante)

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=qWiDCzXxeJc&feature=related]YouTube - 40's and Friend's at play[/ame]
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=W3ThtQJ3fP0&feature=related]YouTube - Episode 13: GFS Converts a Mercedes Unimog and H1 Hummer[/ame]
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=CxdX0au-BNA&feature=related]YouTube - UNIMOG[/ame]
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=_VmwbdDqQJ4&feature=related]YouTube - Unimog climbing[/ame]
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=kQKoaaDYsn8&feature=related]YouTube - unimog climbing[/ame]
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=xaxvR7HlmJA&NR=1]YouTube - Unimog in Canopener 02[/ame]
    http://www.youtube.com/profile_videos?user=processthis
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=tzGh43-leO4&mode=related&search=][/ame]
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=DISF0Qc5Cx4]YouTube - 4x4 LANDCRUISER UNDER WATER[/ame]

    Abraço, boa sorte, e felicidades com seu Toyota Bandeirante;
    Chico Bicalho
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Torezan
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    30/04/2008
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    Penha/SC
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    422
    Agradecimentos: 0
    Olá Nicolas, seja bem vindo ao fórum, você escreve melhor na língua portuguesa do que muitos brasileiros, he he!

    Vamos ver se consigo lhe ajudar:
    Sua Toyota, provavelmente tem a chamada "Caixa Seca", que quer dizer que não possui o anel sincronizador, peça que faz as trocas de marchas serem mais suaves e sem a necessidade do tempo certo para as trocas. Você deve perceber a caixa "arranhar" ao reduzir uma marcha sem acelerar, isso indica que sua caixa é "seca" ou seja, não sincronizada.

    O engate da tração 4x4 se faz movimentando a alavanca para traz e acionando as chaves de roda livre (AVM) nos cubos de roda dianteiro, ou seja, se não acionar a roda livre, somente a alavanca não dará tração dianteira. Quanto ao engate dos cubos que você cita, o ideal é acioná-los frequentemente mesmo sem a alavanca interna, apenas para a lubrificação do diferencial e eixo dianteiros que ficam parados quando o mecanismo 4x4 está sem uso.
    As caixas com configuração H2, H4 e L4 são as sincronizadas, que no Brasil, vieram poucos anos após a fabricação de sua viatura.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
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    08/06/2009
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    9
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pela rapida resposta, eu sabia que voces poderiam me ajudar, enquanto eu saiba como "adjuntar/attach" uma imagem vou mostrar-lhes a caminhonete que eu sempre quis ter.
    Volto a lhes agradecer,
    Nicolas.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Olá Nicolas, seja bem vindo ao fórum, você escreve melhor na língua portuguesa do que muitos brasileiros, he he!

    Vamos ver se consigo lhe ajudar:
    Sua Toyota, provavelmente tem a chamada "Caixa Seca", que quer dizer que não possui o anel sincronizador, peça que faz as trocas de marchas serem mais suaves e sem a necessidade do tempo certo para as trocas. Você deve perceber a caixa "arranhar" ao reduzir uma marcha sem acelerar, isso indica que sua caixa é "seca" ou seja, não sincronizada.

    O engate da tração 4x4 se faz movimentando a alavanca para traz e acionando as chaves de roda livre (AVM) nos cubos de roda dianteiro, ou seja, se não acionar a roda livre, somente a alavanca não dará tração dianteira. Quanto ao engate dos cubos que você cita, o ideal é acioná-los frequentemente mesmo sem a alavanca interna, apenas para a lubrificação do diferencial e eixo dianteiros que ficam parados quando o mecanismo 4x4 está sem uso.
    As caixas com configuração H2, H4 e L4 são as sincronizadas, que no Brasil, vieram poucos anos após a fabricação de sua viatura.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Nicolas,
    como disse o Torezan, vc escreve em portugues melhor que muita gente por aqui, e com certeza vc estudou pra isso pois é uma lingua danada de dificil.

    Complementando as informações do Torezan:

    Até 81 as Band vieram com a chamada caixa seca, nos modelos 82 foi modificado. As caixas de transferencia tambem são diferentes pois até 81 não tinha reduzida (4x4L). A caixa seca na verdade não é seca, pois ela tem sincronizadores nas 3° e 4° marchas, e o motivo disso é que por não ter reduzida, ela tinha uma 1° muito reduzida; na pratica é como se ela tivesse duas 1° marchas, uma pra força e outra pra uso normal.

    Com relação a roda livre, ela é um acessorio pois não vinha de fabrica. De fabrica ela vinha com uma flange com tração direta, ou seja o diferencial dianteiro estava sempre rodando como acontece com a maioria dos 4x4 atuais. Voce não deve usar o 4x4 em pisos de boa aderencia, pois força todo o conjunto, mas tambem não deve deixar o diferencia dianteiro parado por muito tempo.

    abs

  • #6
    Usuário
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    08/06/2009
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    Sim, estou ainda estudando, vou tentar como o CELPE o ano que vém.
    Eu sei, a primeira marcha nao se usa nunca no uso urbano, já me dei conta....jeje

    obrigado,
    Nicolas.

  • #7
    Usuário Avatar de Julio Militão
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    14/07/2005
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    Agradecimento: 1
    Parabéns ao Francisco Bicalho pelas fontes de informações!

    Vai servir para muitos.

  • #8
    Usuário Avatar de Julio Militão
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    14/07/2005
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    Porto Velho, Rondônia/RO
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    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nicolas1 Ver Post
    Boas tardes,

    este é meu primeiro topico (e contacto) com o fórum, e agradeço voces pelo fato de me deixar tentar evacuar algumas dúvidas que tenho.
    Comprei uma Band 80 Perua -como voces dizem- e nao sei que caixa ela tem, ja que as pessoas que consultei nao sabem, e aqui, em Uruguai viram
    muitas e muitos modelos e anos, desde 60's ate 90's e sao todas diferentes -acho-.
    Pelo lido aqui no forum a minha deveria ser "caixa seca", e isto que quer dizer ???
    Como é que ela funciona, 4x2 e 4x4 somente pelo engate pra frente e pra atras da avalanca ???
    Tambem li que tem outras que sao H2 & H4 e L4 pra maxima traçao...acredito que esse nao é meu caso.
    Outra duvida é o uso dos cubos, ela tem AVM, mas é verdade que terem que ser conectados/engatados pelo menos uma vez por mes ??
    Disculpem minha ignorancia e meu portugues mas tou tentando -e aprendendo-...

    Obrigado,
    Nicolas.
    Caro Nicolas,

    Bem vindo ao Forum. Com relação à lingua portuguesa, uma dica: "evacuar" pode ter outros sentidos em nossa lingua: defecar, fazer vácuo, evadir etc. No sentido que colocastes seria melhor utilizar a palavra "tirar".

    Um abraço.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
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    08/06/2009
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    9
    Agradecimentos: 0
    Hehe, os gringos diriam "practice makes perfect", practica faz a perfeiçao !!
    Obrigado, além das "dicas" de mecanica, as de portugués...
    Valeu !!!!!!

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