PDA

Ver Versão Completa : Luzes do painel da L200 1995/1996.

Marcelo Bezerra de Araújo
04/06/2009, 13:43
Amigos,
Estou com pequenas dúvidas quanto as luzes do painel da minha L200 1995. Há cerca de um mês comprei uma L200, mas não possuo o manual do proprietário. Se alguém possuir este manual, eu agradeceria muito por uma cópia.
Bem, quais são as luzes que compõe o painel da L200 e qual a disposição das mesmas?
É o seguinte, na minha tem o do freio de mão/fluido que acende quando eu aciono o mesmo; tem o da bateria, o das velas de aquecimento e "eu acho" o que acusa água nos filtros que acendem quando coloco a chave de ignição na posição on... E aí? Tem mais luzes? De cara estou vendo que a luz de pressão de óleo não está acendendo, mas estou sem saber se existe e aonde ela fica! Ôh, como um manual é bom!!!
Outra dúvida é quanto a partida do motor, o ex-dono foi instruido por um mecânico, que fez a substituição das velas, para proceder da seguinte maneira: Girar a chave para posição "on", esperar a luz de aquecimento apagar e ainda esperar o relé desarmar, ouvindo o "tec", voltar a chave para "off" e só aí acionar a partida do moto girando a chave até o final... Procede?
Pessoal, qualquer ajuda é bem vinda!
Abraços!
Marcelo.
CJ5 1975 / D20 1991 / L200 1995

Thiago Pereira
04/06/2009, 20:02
Marcelo,

Pelo que me lembro as luzes que a L200 possui são: bateria, de estacionamento e falta de vacuo (na mesma lampada, não indica nivel de fluido), pressão de oleo, acumulo de agua no filtro de combustivel, glow (velas aquecedoras), farol alto e setas.

Sobre a luz espia do oleo, se a sua não esta acendendo as causas mais provaveis são lampada queimada ou problema no sensor, aposto minhas fixas neste segundo.
Para testar o sensor que fica logo acima do filtro de oleo, vire a chave até a posição ON, desconecte o fio do sensor e aterre em algum ponto, a luz deverá acender, se não acender ou é lampada queimada ou problema no chicote.

Sobre a partida, eu sempre aguardo apenas a luz apagar...nada de rele, desligar chave, etc e pega de primeira...na Sportage faço o mesmo processo e minhas velas aguentaram ate 200.000 km...

Anthoniusnikos
04/06/2009, 20:20
Marcelo, o Manual do Proprietário que tenho é da Ranger. Insista, que aparece alguém que possa te mandar uma cópia. Uma cópia encadernada com aprox. 200 pg fica uns R$ 20,00.
Esse negócio do Manual do Proprietário não acompanhar a viatura é uma grande sacanagem. Escondem muita coisa, principalmente a quilometragem real do veículo. Geralmente o lacre do odômetro esta violado.

A chave na posição ON mostra no painel a condição de muitas coisas: freio de mão acionado, porta aberta, etc.
Se você acha que alguma lâmpada ou led estejam queimados, sugiro retirar o o painel transparente de instrumentos e fazer as trocas.

Na Ranger, retirando dois parafusos Fillips, sai o painel transparente, e aí você pode trocar as lâmpadas atrás.

Quanto ao préaquecimento ligando a chave, procede. Precisa de um tempinho para que a vela préaquecedora faça o serviço.

Abraços
Anthon

Thiago Pereira
05/06/2009, 08:46
Marcelo,

Quanto ao manual, vc pode compra-lo na concessionaria.
Comprei a uns 4 anos uma para uma L200 Sport e custou R$34,00
Insista para o atendente da concessionaria fazer o pedido para a fabrica que ele vem, manual é como uma peça de reposição normal.
Provavelmente vc vai ter q pagar antecipado, mas vale a pena.

05/06/2009, 18:13
Obrigado, Thiago e Anthon!
Dei uma fuçada hoje na viatura e vi que tem a luz do farol alto e também das setas que ficam na parte superior do painel (eu não tinha mensionado antes). Quanto a luz do óleo o Thiago acertou, aterrei o contato do sensor e a luz acendeu, então a luz está ok e o problema é no sensor. Eu não sei se ela tem luz que acusa as portas abertas, se tiver, não acende e não dá para enxergar aonde fica porque é tudo preto, só se abrir o painel...
Quanto a partida, eu estou procedendo dessa forma, giro a chave para "on" e somente espero a luz de preaquecimento apagar e logo dou a partida...
Pois é Anthon, os ex-proprietários sonegam os manuais, não sei porque? Eles engavetam e depois jogam fora... E depois os adquirentes de segunda mão penam pela eternidade, ficam sem saber nem se o carro tem luz de óleo. Rsrsrs...
Será que uma consessionária vai vender um manual de um carro do ano de 1995? Estou é na esperança da ajuda de algum amigo...
Saudações!!!
Marcelo.

Anthoniusnikos
05/06/2009, 18:25
Olá Marcelo. Antes de pensar em desmontar o painel transparente, procure verificar primeiro o sensor, ou dispositivo de contato, nas portas, podem estar gastos. Na Ranger, para porta aberta, além de lâmpada acesa no painel existe também um sinal sonoro.
Abs
Anthon

Thiago Pereira
05/06/2009, 19:25
A L200 NÃO possui indicação de porta aberta no painel, muito menos sinal sonoro.
O máximo que os interruptores das portas fazem é acender a luz do teto, e mesmo assim costumam ter mau-contato devido a poeira. Uma limpeza e WD-40 resolve esse problema.

Marcelo,

O manual da 1995 provavelmente vc não vai conseguir, mas garanto que é exatamente igual as outras L200 "quadradas", no máximo o manual vai ter alguns itens a mais como bussola, altimetro, inclinometro.

Anthoniusnikos
05/06/2009, 19:44
Valeu pela informação Thiago, já ajuda bastante. Parece que essas L200, além de esquentarem bastante, ainda nasceram meio pé-de-boi, mesmo. Melhor ficarem de olho no termostato do motor, senão haja cabeçote.

SUGESTÃO: :pipoca::pipoca::pipoca:
Marchelo, se interessa ter um sinal luminoso no painel e/ou sonoro, pode ligá-los em paralelo com o fio da lâmpada do teto. Se quiser mais detalhes passo o desenho esquemático.

Abração para os amigos.
Anthon

Thiago Pereira
05/06/2009, 20:04
Valeu pela informação Thiaguinho, já ajuda bastante. Parece que essas L200, além de esquentarem bastante, ainda nasceram meio pé-de-boi, mesmo. Melhor ficarem de olho no termostato do motor, senão haja cabeçote.

Obrigado Anthon, sua postagem agregou bastante ao topico.

10/06/2009, 18:50
Amigos, mais uma vez obrigado!
Estou descobrindo algumas coisas aos poucos dando uma fuçandinha básica. Rsrsrs!
Mas quem tiver algo a mais para acrescentar, eu agradeço muito!
Quem ainda poder me ajudar com o maunal, agradeço mais ainda!
Abraços!
Marcelo.

Anthoniusnikos
11/06/2009, 19:42
Olá Marcelo, sugiro que você procure na Lista de Membros quem tem L200 1995(ou ano de fabricação próximo), e envie uma MP solicitando uma cópia do Manual do Proprietário. Ou, abra um tópico: MANUAL DO PROPRIETÁRIO DE L200 1995. QUEM PODE ARRANJAR-ME UMA CÓPIA ?
Abs
Anthon

João Esteves
28/01/2021, 18:12
Boa tarde amigos!
Reformei uma l200 95 e preciso trocar as borrachas de vedação das portas e as canaletas onde correm os vidros, Mas não estou conseguindo encontrar em lugar algum.
Será que alguém pode me dar alguma ajuda?