Ver Versão Completa : Quais os sintomas de folga nas válvulas?
RGamaJr_4x4
03/06/2009, 23:03
Já estava há alguns dias pensando em regular a folga das válvulas e até comprei a junta da tampa do comando e imprimi um tutorial para fazer o serviço, mas ainda não comprei o canivete com a lâmina 0,2mm.
Hoje ao ligar a viatura com motor frio falhou três vezes e só na quarta tentativa ela pegou. Depois disso numa ultrapassagem quando afundei o pé percebi bem mais fumaça que o normal pelo retrovisor. Mais tarde pegou de primeira com o motor quente, e novamente com motor frio não mais pegou, como se a bateria estivesse fraca.
A bateria é Moura e tem 1 ano e meio. Troquei regulador de tensão há menos de dois meses.
Então pergunto: isso pode ter a ver com excesso de folga nas válvulas?
Obs.: o clima aqui tá frio
Obrigado.
Walter L. L. Casitta
03/06/2009, 23:21
...e novamente com motor frio não mais pegou, como se a bateria estivesse fraca...
Bateria fraca...
Se não for a bateria é a bomba injetora...
RGamaJr_4x4
03/06/2009, 23:26
Bateria fraca...
Se não for a bateria é a bomba injetora...
Walter,
Bateria pode miar de uma hora pra outra assim? E a BI?
Torcer pra não ser BI.
Walter L. L. Casitta
03/06/2009, 23:32
Walter,
Bateria pode miar de uma hora pra outra assim? E a BI?
Torcer pra não ser BI.
O que mudou de uma hora pra outra foi o tempo. Não sei como esta por aí mas aqui tá fazendo muito frio de manhã, o suficiente pra realçar esse tipo de problema...
RGamaJr_4x4
04/06/2009, 13:47
Levei a bateria na loja onde foi comprada para testá-la e está 100%.
Parti para a oficina onde o meca limpou o parafuso OUT, que estava entupido.
Fui para o serviço e de lá voltei a pé, a viatura não pegou nem f....
Quando tentava dar partida virava pesado, o painel piscava e as portas travavam. :shock:
Daqui a pouco volto lá e tento ligá-la (em último caso no tranco) para levar num eletricista para ver se é arranque.
RGamaJr_4x4
04/06/2009, 16:18
Voltei para o serviço e a viatura pegou logo de primeira sem precisar forçar. :shock:
Outro problema que detectei hoje:
De manhã ao verificar a água do radiador, o reservatório tava vazio. E olha que chegava a ficar 4 meses sem precisar completar.
Daí estranhei e completei. Qdo cheguei na oficina tava quase vazio novamente e outra vez completei. No caminho pra casa percebi o marcador de temperatura no meio (nunca tinha chegado antes ao meio nem na estrada, nem andando por um bom tempo na reduzida na areia).
Chegando em casa agora, novamente o reservatório vazio.
Não detectei vazemento nenhum debaixo da pkp e qdo tiro a tampa do reservatório sai ar com pressão.
Pra onde pode estar indo essa água???? Me ajudem!
obs.: depois que o tal parafuso OUT foi limpo, a pkp tá bem mais solta, porém mais fumaça preta qdo calca o pé.
Hugo Boaretto
04/06/2009, 17:51
Voltei para o serviço e a viatura pegou logo de primeira sem precisar forçar. :shock:
Outro problema que detectei hoje:
De manhã ao verificar a água do radiador, o reservatório tava vazio. E olha que chegava a ficar 4 meses sem precisar completar.
Daí estranhei e completei. Qdo cheguei na oficina tava quase vazio novamente e outra vez completei. No caminho pra casa percebi o marcador de temperatura no meio (nunca tinha chegado antes ao meio nem na estrada, nem andando por um bom tempo na reduzida na areia).
Chegando em casa agora, novamente o reservatório vazio.
Não detectei vazemento nenhum debaixo da pkp e qdo tiro a tampa do reservatório sai ar com pressão.
Pra onde pode estar indo essa água???? Me ajudem!
obs.: depois que o tal parafuso OUT foi limpo, a pkp tá bem mais solta, porém mais fumaça preta qdo calca o pé.
Opa. Peguei minha viatura no mecanico hoje. Estava com esse mesmo problema. Bebia mais agua que diesel.
No meu caso, alem do reservatorio de agua estar furado na parte de cima, estava vazando um pouco pela tampa.
Se não bastasse, as 2 juntas (1 da bonda d´agua e outra que vai no motor) também estavam ruim e com vazamento.
Pelo que o mecanico me disse, não se percebe o vazamento até ele colocar um aparelho que dá presão na agua pelo reservatório.
Aproveitei e troquei rolamento do A/C, correias, manutenção no alternador e mais algumas peças.
Se quizer, posso até passar o orçamento detalhado de tudo o que fiz de quanto gastei. O total foi R$ 518,00 em 3x com mão de obra. Sumiram os barulhos do motor. Ficou 10.
Só para constar, era tudo original e minha ranger 2.8 está com 164.000 km.
RGamaJr_4x4
04/06/2009, 18:01
Opa. Peguei minha viatura no mecanico hoje. Estava com esse mesmo problema. Bebia mais agua que diesel.
No meu caso, alem do reservatorio de agua estar furado na parte de cima, estava vazando um pouco pela tampa.
Se não bastasse, as 2 juntas (1 da bonda d´agua e outra que vai no motor) também estavam ruim e com vazamento.
Pelo que o mecanico me disse, não se percebe o vazamento até ele colocar um aparelho que dá presão na agua pelo reservatório.
Aproveitei e troquei rolamento do A/C, correias, manutenção no alternador e mais algumas peças.
Se quizer, posso até passar o orçamento detalhado de tudo o que fiz de quanto gastei. O total foi R$ 518,00 em 3x com mão de obra. Sumiram os barulhos do motor. Ficou 10.
Só para constar, era tudo original e minha ranger 2.8 está com 164.000 km.
Hugo!
Obrigado pela resposta, mas o que seria essa outra junta que vai no motor?
Anthoniusnikos
04/06/2009, 19:44
Rogério, verifica se a água no reservatório está com óleo, ou esbanquiçada, se tiver, pode ser junta do cabeçote(água saindo das galerias de água para refrigeração do motor para os pistões e câmaras de combustão).
Também verifique se a válvula termostática e a bomba d'água estão funcionando, se elas não estiverem funcionando deve estar babando água pela válvula de segurança do reservatório de expansão.
Abraços
Anthon
RGamaJr_4x4
04/06/2009, 20:25
Rogério, verifica se a água no reservatório está com óleo, ou esbanquiçada, se tiver, pode ser junta do cabeçote(água saindo das galerias de água para refrigeração do motor para os pistões e câmaras de combustão).
Também verifique se a válvula termostática e a bomba d'água estão funcionando, se elas não estiverem funcionando deve estar babando água pela válvula de segurança do reservatório de expansão.
Abraços
Anthon
Pois é, Anthon
No caminho, qdo percebi a temperatura mais alta que de costume, parei num posto pra colocar água no reservatório. Tinha só um restinho no fundo e borbulhava, e acho q não era de fervura.
Em casa, vi que o nível do óleo tá acima da marca máxima, porém o piso é irregular e a viatura está tombada para o lado da vareta. Vou verificar isso amanhã numa superfície plana.
Tô desconfiando que seja junta mesmo.
Alguém tem idéia do custo da MO para trocar?
Obrigado.
Anthoniusnikos
04/06/2009, 20:39
Lamentável Rogério, mas um dia acontece com qualquer um. Se puder verifique o que foi mencionado antes. Mas, nessas condições, melhor não rodar mais grandes distâncias. Se for a junta, acredito que fique em uns R$ 350,00 e máx. R$ 550,00.
Depois posta pra gente os serviços e valor.
Se tiver tempo, pode drenar o óleo do motor, e depois de umas 4 ou 6 horas, verificar(num frasco transparente) se há separação de óleo e água.
Abraços
Anthon
RGamaJr_4x4
05/06/2009, 12:38
Lamentável Rogério, mas um dia acontece com qualquer um. Se puder verifique o que foi mencionado antes. Mas, nessas condições, melhor não rodar mais grandes distâncias. Se for a junta, acredito que fique em uns R$ 350,00 e máx. R$ 550,00.
Depois posta pra gente os serviços e valor.
Se tiver tempo, pode drenar o óleo do motor, e depois de umas 4 ou 6 horas, verificar(num frasco transparente) se há separação de óleo e água.
Abraços
Anthon
Então! Hoje acordei e enchi novamente o reservatório. Liguei a viatura e borbulhou muito a água ainda fria. Enfim, tava passando compressão para o circuito de água.
O óleo tava ralo e não tinha nem 500km, tão aguado que tava escorrendo nas junções da mangueira que vai para o radiador de óleo.
Levei pra oficina a uns 8km, andando em baixa rotação e nem chegou a esquentar, até pq o clima aqui tá frio.
A MO vai ficar em R$ 250,00 se for só a junta.
Agora estranho ter queimado a junta. Peguei a viatura com 120k em perfeito estado de conservação (é visível que o hodômetro não foi adulterado), inclusive o mecânico disse que o motor parece novo. Não se comparava a qualquer outra que vi na época.
Agora está com 136k.
Edintruder
05/06/2009, 12:52
Não esquece que tem que aplainar esse cabeçote antes da montagem senão vai queimar a junta de novo. Esse motor pode ter quebrado a correia dentada e pode ter sofrido algum tipo de reparo, o quje explica a junta durar pouco.
RGamaJr_4x4
05/06/2009, 13:31
Não esquece que tem que aplainar esse cabeçote antes da montagem senão vai queimar a junta de novo. Esse motor pode ter quebrado a correia dentada e pode ter sofrido algum tipo de reparo, o quje explica a junta durar pouco.
Beleza Edin... o mecânico disse que vai tirar o cabeçote fora, aplainar e colocar junta sob medida.
Essa correia atual tá com 50k, acho que vou aproveitar e colocar uma nova mesmo que aparentemente não precisar.
Agora vou pegar o humilhante e buscar minha S10 véia que tá numa agência na praia.
Hugo Boaretto
05/06/2009, 22:03
Hugo!
Obrigado pela resposta, mas o que seria essa outra junta que vai no motor?
Pessoal. Só pra constar os serviços realizados:
CORREIA DOI AR CONDICIONADO - R$ 20,00
CORREIA DO ALTERNADOR = R$ 55,00
ADITIVO RADIADOR - R$ 24,00
RESERVATÓRIO AGUA - R$ 55,00
TAMPA RESERVATORIO - R$ 12,00
ROLAMENTO ESTICADOR DA CORREIA - R$ 70,00
JUNTA BONDA D AGUA - R$ 22,00
JUNTA FRANJA BOMBA D AGUA - R$10,00
ABRAÇADEIRAS - R$ 10,00
ROLAMENTO ALTERNADOR - R$ 60,00
MÃO DE OBRA - R$ 180,00
Anthoniusnikos
06/06/2009, 11:54
Rogério, correia dentada com 50 Km não precisa trocar, se estiver boa, ela aguenta uns 90.000 Km. Se bem que é bom dar uma inspecionada a cada 30.000 Km. Quando for trocar, já troca os roletes e esticador, que não são muito baratos.
Se puder, tire umas fotos de como está o cabeçote e as peças substituídas, e post.
Hugo. Êta mão-de-obra caraaaaaaaaaaaaaaa ! O rolamento do alternador custa uns R$ 10,00 e o meca cobrou R$ 50,00 de mão-de-obra, então a mão-de-obra total ficou em R$ 230,00, fora 0s 10% que o meca ganha nas peças.
Porque a junta da bomba d'água ? Você trocou a bomba ?
Abs
Anthon
RGamaJr_4x4
06/06/2009, 16:26
Rogério, correia dentada com 50 Km não precisa trocar, se estiver boa, ela aguenta uns 90.000 Km. Se bem que é bom dar uma inspecionada a cada 30.000 Km. Quando for trocar, já troca os roletes e esticador, que não são muito baratos.
Se puder, tire umas fotos de como está o cabeçote e as peças substituídas, e post.
Hugo. Êta mão-de-obra caraaaaaaaaaaaaaaa ! O rolamento do alternador custa uns R$ 10,00 e o meca cobrou R$ 50,00 de mão-de-obra, então a mão-de-obra total ficou em R$ 230,00, fora 0s 10% que o meca ganha nas peças.
Porque a junta da bomba d'água ? Você trocou a bomba ?
Abs
Anthon
Anthon,
Na verdade, pela data da troca na NF, calculo que a correia tá com uns 40k. Vou verificá-la para ver as condições e a marca, pois foi colocado pelo antigo proprietário.
A intenção é tirar fotos mesmo e acompanhar todo o serviço. Mas vai depender da minha disponibilidade.
Hugo, não sei exatamente os preços reais dessas peças, mas como o Anthon fez esse comentário, é bom ficar de olho em certos mecânicos.
Semana passada o meca me disse que o braço superior da balança TRW ia me custar R$ 250 e o pivô inferior R$ 90. Já conferi os preços e é isso mesmo.
Abraços
Hugo Boaretto
06/06/2009, 19:55
O alternador não foi só a troca do rolamento não... aproveitei e fiz uma manutenção nele, como troca das escovas, etc pois estava precisando. Faltou eu explicar melhor.
Quanto a junta da bomba d água, estava quando o mecanico deu presão na agua ela vasou ali e no reservatório, por isso a substituição. A bomba d agua estava ok.
Eu ate que não achei a mão de obra cara, pois ele teve que desmontar a frente toda do motor, pois aproveitou e verificou a correia dentada, lubrificou a homocinetica do cardam dianteiro (teve que desmontar e tirar o mesmo) checap em toda a suspensão dianteira e traseira da viatura com reapertos e lubrificação. Faltou eu explicar isso tb.
Anthoniusnikos
06/06/2009, 20:07
Aí sim Hugo. Se o mecânico é caprichoso e fez todo esse serviço, e você acompanhou, acho que o preço compensa.
Abraços
Anthon
RGamaJr_4x4
09/06/2009, 12:08
Cheguei tarde na oficina e o cabeçote já tinha ido pra retífica para ser aplainado.
Mas tirei as fotos abaixo. Se alguém perceber algo de estranho no motor, me avise.
A última foto é da Silverado do mecânico. Postei pq tá bonitona.
RGamaJr_4x4
10/06/2009, 12:44
Pois é, o mecânico disse que o cabeçote tava lindo, quase novo, mas quando foi testado no calor/pressão, vazou! Tá com uma trinca.
Acho que já li em algum lugar aqui no fórum que sendo de alumínio é fácil recuperar. Procede essa afirmativa?
Obrigado
Anthoniusnikos
11/06/2009, 20:01
Sei que o pessoal faz solda em micro-trincas, mas, em trincas maiores, não fica 100% confiável. Em rpms acima de 4.000 pode fundir tudo. Aí, ... + $$$.
Abs
Ahthon
RGamaJr_4x4
17/06/2009, 12:16
Não foi trinca, apareceram dois furinhos, um debaixo da sede da válvula e outro bem próximo... todos os dois imperceptíveis. Mas quando a água de arrefecimento dava pressão, mijava água desse furos.
O soldador esmerilhou e deu para ver que por dentro o rombo era maior (como pode-se ver nas fotos).
Segundo ele isso pode se dar por corrosão, mas é mais provável ser um defeito na hora da fundição.
Soldou e me garantiu o serviço, disse que ali não voltará a abrir... mas que também será difícil aparecer isso em outro ponto do cabeçote.
Primeira foto ainda com a sede da válvula. A segunda sem a sede.
linuxhellmaster
17/06/2009, 12:27
Furinho ??? RSSSSSS....
Se fosse pra mim, eu trocava... nunca mexi com esses cabecotes, mas nao parece q ficaria bom nem preenchendo e dando forma.. nem com tig nem com nada. alem disso, posso estar enganado.. mas parece na valvula de escape... pior ainda pra coitada da solda.
Claro que posso estar perdendo algo no caminho, jah q meu negocio sao carros velhos. ( =
Boa sorte !
RGamaJr_4x4
17/06/2009, 12:40
Antes de desbastar o local não dava pra ver o furo mesmo não.
É numa válvula de escape sim, mas segundo o soldador, que trabalha só com cabeçotes, a solda de alumínio aguenta.
A intenção era vender esse como recondicionado e comprar um novo, mas o cara me garantiu que não preciso fazer isso. Ainda vou decidir o que faço.
Ainda falta ver na retífica se o calor não empenou o cabeçote.
linuxhellmaster
17/06/2009, 14:43
Eh verdade mesmo rogerio, se for BEM soldado, com equipo e procedimentos adequados, a solda fica la... o problema ao meu ver (pensamento de carro velho) eh o seguinte...
Voce solda e retrabalha a solda pelo lado da garganga, fica perfeito...e dentro da camisa de agua ? duvido que o fluxo de agua passando por ali (considerando que o furo de na camisa de agua) sera igual, mesmo pq.. o cara vai ter de abrir o tal do furo ate as "paredes" do mesmo estarem na medida original (em geral, tais furos no aluminio geram uma especie de pequeno cone, cujo o furo q voce ve eh soh o fim do mesmo) e preencher com solda...
Se o cidadao conseguir preencher com solda de tal modo q nao fique uma "cabeca" por tras da mesma... ou seja.. se ele usar a TIG e tiver habilidades com a mesma, o servico pode ficar bom sim... depois de soldado e usinado.. instala um assento de valvula endurecido (como acredito q os jah sao) e soh alegria... realmente a solda nao vai derreter a toa. Considerando que....
1 - foi bem feita, com preparacao e materiais adequados, caso q pelo visto teu mecanico manja do assunto.. entao sem crise nesse ponto.
2 - em uma outra falha do motor, depende de como essa solda eh feita... se ele cuspir "fogo" literalmente.... como diesel queimando muito depois da camara de combustao... oq pode(ria) acontecer eh a solda ir dessa pra melhor... pois o citado calor levaria ao max. o material do kbcote... imagina entao a solda...
Se voce tem confianca no cara, nos equipamentos que ele tem e na manha do cidadao... realmente trocar o kbcote seria meio extremo, porem daria mais paz de espirito.. principalmente quando sentar o peh.... ou talvez mesmo quando aparecer outros problemas no motor, voce nao vai ficar encanado que seja a tal da solda.
Por aqui eu costumo fazer oq voce falou, a gente recupera as pecas e poe pra vender como recondicionado, explicando exatamente oq aconteceu e oq foi feito... como por ex. embuchamento de guia de valvula por causa de trincas... dando a garantia no servico.
sao meus 2 cents.
Abraco!