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Convex Datacenter
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  • #1
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    Quais os sintomas de folga nas válvulas?




    Já estava há alguns dias pensando em regular a folga das válvulas e até comprei a junta da tampa do comando e imprimi um tutorial para fazer o serviço, mas ainda não comprei o canivete com a lâmina 0,2mm.

    Hoje ao ligar a viatura com motor frio falhou três vezes e só na quarta tentativa ela pegou. Depois disso numa ultrapassagem quando afundei o pé percebi bem mais fumaça que o normal pelo retrovisor. Mais tarde pegou de primeira com o motor quente, e novamente com motor frio não mais pegou, como se a bateria estivesse fraca.

    A bateria é Moura e tem 1 ano e meio. Troquei regulador de tensão há menos de dois meses.

    Então pergunto: isso pode ter a ver com excesso de folga nas válvulas?

    Obs.: o clima aqui tá frio

    Obrigado.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    ...e novamente com motor frio não mais pegou, como se a bateria estivesse fraca...
    Bateria fraca...

    Se não for a bateria é a bomba injetora...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Bateria fraca...

    Se não for a bateria é a bomba injetora...

    Walter,

    Bateria pode miar de uma hora pra outra assim? E a BI?

    Torcer pra não ser BI.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Walter,

    Bateria pode miar de uma hora pra outra assim? E a BI?

    Torcer pra não ser BI.
    O que mudou de uma hora pra outra foi o tempo. Não sei como esta por aí mas aqui tá fazendo muito frio de manhã, o suficiente pra realçar esse tipo de problema...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
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    Levei a bateria na loja onde foi comprada para testá-la e está 100%.
    Parti para a oficina onde o meca limpou o parafuso OUT, que estava entupido.
    Fui para o serviço e de lá voltei a pé, a viatura não pegou nem f....
    Quando tentava dar partida virava pesado, o painel piscava e as portas travavam.

    Daqui a pouco volto lá e tento ligá-la (em último caso no tranco) para levar num eletricista para ver se é arranque.

  • #6
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    Voltei para o serviço e a viatura pegou logo de primeira sem precisar forçar.

    Outro problema que detectei hoje:

    De manhã ao verificar a água do radiador, o reservatório tava vazio. E olha que chegava a ficar 4 meses sem precisar completar.
    Daí estranhei e completei. Qdo cheguei na oficina tava quase vazio novamente e outra vez completei. No caminho pra casa percebi o marcador de temperatura no meio (nunca tinha chegado antes ao meio nem na estrada, nem andando por um bom tempo na reduzida na areia).
    Chegando em casa agora, novamente o reservatório vazio.

    Não detectei vazemento nenhum debaixo da pkp e qdo tiro a tampa do reservatório sai ar com pressão.

    Pra onde pode estar indo essa água???? Me ajudem!

    obs.: depois que o tal parafuso OUT foi limpo, a pkp tá bem mais solta, porém mais fumaça preta qdo calca o pé.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Voltei para o serviço e a viatura pegou logo de primeira sem precisar forçar.

    Outro problema que detectei hoje:

    De manhã ao verificar a água do radiador, o reservatório tava vazio. E olha que chegava a ficar 4 meses sem precisar completar.
    Daí estranhei e completei. Qdo cheguei na oficina tava quase vazio novamente e outra vez completei. No caminho pra casa percebi o marcador de temperatura no meio (nunca tinha chegado antes ao meio nem na estrada, nem andando por um bom tempo na reduzida na areia).
    Chegando em casa agora, novamente o reservatório vazio.

    Não detectei vazemento nenhum debaixo da pkp e qdo tiro a tampa do reservatório sai ar com pressão.

    Pra onde pode estar indo essa água???? Me ajudem!

    obs.: depois que o tal parafuso OUT foi limpo, a pkp tá bem mais solta, porém mais fumaça preta qdo calca o pé.
    Opa. Peguei minha viatura no mecanico hoje. Estava com esse mesmo problema. Bebia mais agua que diesel.

    No meu caso, alem do reservatorio de agua estar furado na parte de cima, estava vazando um pouco pela tampa.

    Se não bastasse, as 2 juntas (1 da bonda d´agua e outra que vai no motor) também estavam ruim e com vazamento.

    Pelo que o mecanico me disse, não se percebe o vazamento até ele colocar um aparelho que dá presão na agua pelo reservatório.

    Aproveitei e troquei rolamento do A/C, correias, manutenção no alternador e mais algumas peças.

    Se quizer, posso até passar o orçamento detalhado de tudo o que fiz de quanto gastei. O total foi R$ 518,00 em 3x com mão de obra. Sumiram os barulhos do motor. Ficou 10.

    Só para constar, era tudo original e minha ranger 2.8 está com 164.000 km.
    4X4 Brasil

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Hugo Boaretto Ver Post
    Opa. Peguei minha viatura no mecanico hoje. Estava com esse mesmo problema. Bebia mais agua que diesel.

    No meu caso, alem do reservatorio de agua estar furado na parte de cima, estava vazando um pouco pela tampa.

    Se não bastasse, as 2 juntas (1 da bonda d´agua e outra que vai no motor) também estavam ruim e com vazamento.

    Pelo que o mecanico me disse, não se percebe o vazamento até ele colocar um aparelho que dá presão na agua pelo reservatório.

    Aproveitei e troquei rolamento do A/C, correias, manutenção no alternador e mais algumas peças.

    Se quizer, posso até passar o orçamento detalhado de tudo o que fiz de quanto gastei. O total foi R$ 518,00 em 3x com mão de obra. Sumiram os barulhos do motor. Ficou 10.

    Só para constar, era tudo original e minha ranger 2.8 está com 164.000 km.

    Hugo!

    Obrigado pela resposta, mas o que seria essa outra junta que vai no motor?

  • #9
    Rogério, verifica se a água no reservatório está com óleo, ou esbanquiçada, se tiver, pode ser junta do cabeçote(água saindo das galerias de água para refrigeração do motor para os pistões e câmaras de combustão).
    Também verifique se a válvula termostática e a bomba d'água estão funcionando, se elas não estiverem funcionando deve estar babando água pela válvula de segurança do reservatório de expansão.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Rogério, verifica se a água no reservatório está com óleo, ou esbanquiçada, se tiver, pode ser junta do cabeçote(água saindo das galerias de água para refrigeração do motor para os pistões e câmaras de combustão).
    Também verifique se a válvula termostática e a bomba d'água estão funcionando, se elas não estiverem funcionando deve estar babando água pela válvula de segurança do reservatório de expansão.
    Abraços
    Anthon
    Pois é, Anthon

    No caminho, qdo percebi a temperatura mais alta que de costume, parei num posto pra colocar água no reservatório. Tinha só um restinho no fundo e borbulhava, e acho q não era de fervura.
    Em casa, vi que o nível do óleo tá acima da marca máxima, porém o piso é irregular e a viatura está tombada para o lado da vareta. Vou verificar isso amanhã numa superfície plana.
    Tô desconfiando que seja junta mesmo.
    Alguém tem idéia do custo da MO para trocar?

    Obrigado.

  • #11
    Lamentável Rogério, mas um dia acontece com qualquer um. Se puder verifique o que foi mencionado antes. Mas, nessas condições, melhor não rodar mais grandes distâncias. Se for a junta, acredito que fique em uns R$ 350,00 e máx. R$ 550,00.
    Depois posta pra gente os serviços e valor.
    Se tiver tempo, pode drenar o óleo do motor, e depois de umas 4 ou 6 horas, verificar(num frasco transparente) se há separação de óleo e água.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Lamentável Rogério, mas um dia acontece com qualquer um. Se puder verifique o que foi mencionado antes. Mas, nessas condições, melhor não rodar mais grandes distâncias. Se for a junta, acredito que fique em uns R$ 350,00 e máx. R$ 550,00.
    Depois posta pra gente os serviços e valor.
    Se tiver tempo, pode drenar o óleo do motor, e depois de umas 4 ou 6 horas, verificar(num frasco transparente) se há separação de óleo e água.
    Abraços
    Anthon

    Então! Hoje acordei e enchi novamente o reservatório. Liguei a viatura e borbulhou muito a água ainda fria. Enfim, tava passando compressão para o circuito de água.
    O óleo tava ralo e não tinha nem 500km, tão aguado que tava escorrendo nas junções da mangueira que vai para o radiador de óleo.

    Levei pra oficina a uns 8km, andando em baixa rotação e nem chegou a esquentar, até pq o clima aqui tá frio.

    A MO vai ficar em R$ 250,00 se for só a junta.

    Agora estranho ter queimado a junta. Peguei a viatura com 120k em perfeito estado de conservação (é visível que o hodômetro não foi adulterado), inclusive o mecânico disse que o motor parece novo. Não se comparava a qualquer outra que vi na época.
    Agora está com 136k.

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