PDA

Ver Versão Completa : DH do opala na band quebra o chassi

onduty
01/06/2009, 18:42
Ola galera

É o seguinte, hoje eu fui numa autorizada ZF para ver se encontro uma barra de direção para ligar a coluna de direção da band na caixa do opala e conversa vai e conversa vem acabamos tocando no assunto da adaptação.

Até aí tudo bem, porem o cara falou q já fez uma adaptação dessas em jipe willis e rural sem nenhum problema, mas ele disse q tentou fazer em uma band e não deu certo por causa dos pivôes q são contrarios dizendo ele, porem eu expliquei todo o processo para ele e por incrivel q pareça ele concordou.:dance:

Então ele me disse q tem um problema na adaptação da DH do opala na band , já q a caixa vai na frente tem o risco de quebrar o chassi por causa da força q a caixa de DH faz para fazer a curva.

Depois disso fiquei meio com receio e tal até o momento q o cara me ofereceu uma instalação da Dh original da band e q ainda por cima pegaria minha caixa de DH do opala em base de troca, porem eu perguntei o preço para ele e não obtive respostas.

OUtra coisa q o cara me disse, foi q ele tbm fazia uma adaptação diferente: Pegaria uma caixa de direção do Silverado ou F1000 vazia e remontava para ficar como se fosse a da band mesmo.

Aí fiquei na duvida, se colocar a Dh do opala vou ter q reforçar o chassi para não quebrar o mesmo ?

Será q se remontar essa caixa da silverado para ficar igual a da band ficaria bom ?

Valeu a todos

guilhermeabreu
01/06/2009, 20:02
ONDUTY

Se a caixa da direção do OPALA quebra chassi de BAND , VOU ADAPTAR 4X4 NO OPALA E SÓ VAI DAR EU POR AÍ .

PUTSGRILA se a caixa da direção do OPALA não quebra chassi de WYLLIS vai quebrar chassi de BAND ? A meu ver o cara estava viajando .

ABRAÇOS

onduty
01/06/2009, 20:10
O problema é q o cara me disse q a caixa DH do opala fica no lugar original, como se fosse nas F1000 antes de 91.

Aí q não entendi nada. kkkk

Valeu

maxdelta
01/06/2009, 22:12
O problema é q o cara me disse q a caixa DH do opala fica no lugar original, como se fosse nas F1000 antes de 91.

Aí q não entendi nada. kkkk

Valeu
E vc tava pensando em coloca-la aonde? Ela tem que fica lá na frente! Vc terá que fazer um corte na frente da band pra poder passar a barra de direção! A da F1000 tb é la na frente, né? Que nem da silverado e da d20, do opala, do engesa e assim sucessivamente!

Agora acredito que o pessoal da ZF queria te empurrar a caixa original da band e assassinar teu bolso!:twisted:

Boa sorte, abraços!

guilhermeabreu
02/06/2009, 00:41
ONDUTY

Se vc perguntar qquer coisa DE qquer assunto em uma autorizada qquer seja ela de automóveis ou eltroeletronicos , TODOS SERÃO UNANIMES EM DIZER QUE VC DEVE COLOCAR PEÇAS ORIGINAIS SENÃO PERDERÁ A GARANTIA E CORRER RISCOS DE ACINDENTE GRAVES .

É o massacre que as MULTINACIONAIS conseguem incutir nas nossas cabeças Brasileiras , mas não entra nesta não , na realidade ele queria mesmo é fazer o que o AMIGO MAXDELTA falou : eles queriam era empurrar uma caixa original pra vc , embora não resta dúvida que uma caixa original da BAND numa BAND seria melhor do que a do opala , embora tb que a do opala irá resolver o PROBLEMA DA FALTA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA DA SUA BAND , POR UM PREÇO BEM MAIS EM CONTA .

Um amigo mecanico aqui colocou uma D.H. do opala em um caminhão do porte do F-4000 e esta funcionando bem até hoje .

Se sua condição$$$$$$$$ der pra colocar a original tudo bem , mas se só der pra colocar a do opala , vai fundo pq funciona bem tb . Não da é ter uma BAND sem direção hidráulica .

ABRAÇÃO

Torezan
02/06/2009, 01:16
Os colegas daqui disseram tudo: o cara estava querendo vender um produto deles e ainda queria comer a sua caixa do opala!! Se a direção do opala quebra o chassi de uma Bandeirante, acho que vou colocar um motor 1.0 e mudar a relação das marchas da minha, pois o motor deve fazer uma força de torção infinitamente maior sobre o chassi do que um sistema de direção.
Não caia no papo de vendedor...
Abraços,

Fe_jipeiro
02/06/2009, 10:31
Falae Onduty,

Blza???

Seguinte... o cara quis te passar a perna.... Ja tive uma band ano 70 e tinha DH do landau e é na mesma posicao q as de Opala sao instaladas..... era show de bola.. nunca tive problemas.......

Acho que o ponto é: se vc ter condicoes de colocar uma peça "original" coloque .... agora se nao tem, faça a adaptacao correta e sem gambis ... q nao terás problemas !!

Boa sorte na empreitada !! Qq coisa estamos ai....

Abs.....

onduty
02/06/2009, 13:35
Muito Obrigado a todos por essas dicas.

Realmente o cara queria me vender uma caixa da band original, porem o caso éra q o cara queria fazer o seguinte para sair mais em conta:

Pegar uma carcaça da caixa de DH da Silverado igual a da foto abaixo e mudar o sistema por dentro para ficar funcionando igual a da band, porem o caso seria q eu terei q comprar um kit de terminais de direção e ainda por cima aquela ponta da barra de direção q vai para o braço pitman, com tudo isso vou gastar uns 300 conto + o suporte R$150 e a caixa q nem sei o preço , mas deve ser uns R$1500 e fora q ficaria aquela folga na direção quase "insolucionível" kkk

Então em vez de gastar essa grana toda só na caixa, eu compraria o suporte da bomba hidraulica original da band q fica melhor do q fazer um suporte...

Mas q eu tenho q reforçar a parte do chassi q vai ficar a caixa de DH, sim pq esta meio fraco mas não é nada q uma cantoneira não resolva. kkk

Outra duvidazinha besta.

Será q uma outra bomba hidraulica ZF cabe no suporte original da band ?

Valeu

Sergioporto
02/06/2009, 14:52
Boa tarde
Tenho toy c/ direçao hidraulica original e um dos problemas de folga era o braço auxiliar original c/ bucha conica, coloquei com rolamento e adeus folga, nao galeia mais, nao faz mais aquela dança quando sai do asfalto e vai pro acostamento mais baixo ficou bom demais.
Inté

onduty
02/06/2009, 16:46
Eu entendo como é....

Minha band com a direção queixo duro ta com folga no setor do braço pitman e ainda por cima os terminais de direção estão nas ultimas, no volante ta com folga de quase 15cm ou mais. kkkk

Espero q depois dessa adaptação isso se resolva.

Valeu

Luiz André
03/06/2009, 12:02
olha só a caixa é colocada na frente mas por dentro do chassis, apoiado nas duas barras, utilize um suporte da caixa feito com chapa 1/2 polegada, soldada nas duas partes do chassis como se ele apoiasse mesmo nas duas partes q dá certo e não quebra, estive olhando uma outra adaptação feita com a caixa da S10, pois a do opala´o braço é mais longo, e da S10 mais curto, portanto fazendo menos alavanca para o chassis, vlw, to sabendo q te devo as fotos da minha, não esqueci não ein vlw!!!

barion@uol.com.br
08/06/2009, 23:19
Amigos

acabo de instalar direção hidraulicxa na minha band.
Utilizei a direção do santana, e ficou show de bola, na verdade ficou ate macio demais. Sofri um pouco pra tirar a folga que so foi conseguida com a instalação de uma ligação direta da caixa em um braço direto no munhao. Ficou show de bola, muito macia e com muito pouca folga.
Com relação a barra de direção divemos de fazer uma adaptação com 3 cruzetas e ficou show de bola.
Vou tirar umas fotos e postar aqui.

maxdelta
09/06/2009, 21:34
Muito Obrigado a todos por essas dicas.

Realmente o cara queria me vender uma caixa da band original, porem o caso éra q o cara queria fazer o seguinte para sair mais em conta:

Pegar uma carcaça da caixa de DH da Silverado igual a da foto abaixo e mudar o sistema por dentro para ficar funcionando igual a da band, porem o caso seria q eu terei q comprar um kit de terminais de direção e ainda por cima aquela ponta da barra de direção q vai para o braço pitman, com tudo isso vou gastar uns 300 conto + o suporte R$150 e a caixa q nem sei o preço , mas deve ser uns R$1500 e fora q ficaria aquela folga na direção quase "insolucionível" kkk

Então em vez de gastar essa grana toda só na caixa, eu compraria o suporte da bomba hidraulica original da band q fica melhor do q fazer um suporte...

Mas q eu tenho q reforçar a parte do chassi q vai ficar a caixa de DH, sim pq esta meio fraco mas não é nada q uma cantoneira não resolva. kkk

Que trabalheira, é melhor pegar a dh do opala e colocar lá na frente e vai diminuir e muito o número de terminais!

Amigos

acabo de instalar direção hidraulicxa na minha band.
Utilizei a direção do santana, e ficou show de bola, na verdade ficou ate macio demais. Sofri um pouco pra tirar a folga que so foi conseguida com a instalação de uma ligação direta da caixa em um braço direto no munhao. Ficou show de bola, muito macia e com muito pouca folga.
Com relação a barra de direção divemos de fazer uma adaptação com 3 cruzetas e ficou show de bola.
Vou tirar umas fotos e postar aqui.

Isso mostra as fotos, com DH de santana só vi em willys em band vai ser a primeira!

Valeu!

onduty
27/06/2009, 14:47
Uma outra duvida é q espessura eu faço o suporte da caixa de direção ?

O Luiz disse acima q de 1/2 polegada da tranquilo, porem aqui em minha cidade a maxima espessura da chapa para dobrar é de 6 mm, será q aguenta ?

E esse suporte é soldado no chassi ou parafusado junto com a caixa ?

Desculpem o exagero de perguntas, mas é q o processo de instalação está quase para começar.....

Valeu

Luiz André
27/06/2009, 15:30
opa então agora é q bicho pega, 1/2 polegada é o melhor, no meu caso esse suporte é soldado no chassis, e não dobrado, ele é recortado certinho, (no meu caso foi recortado a lazer) e depois soldado nas duas partes do chassis pra dar mais firmeza

|\|........................ |\|
|\|........................ |\|
|\|==============|\|
|\|.......................||\|
|\|.......................||\|
|\|.........................|\|

Essa Marcaçao em vermelho é aonde vai soldar o suporte no chassis, solda na barra horizontal e vertical pra fixar melhor, e direitinho o espaço aonde vai a caixa pra ficar bem justa, VLW!!

onduty
28/06/2009, 09:00
Luiz, é q estou querendo fazer do jeito q esta essas imagens 1 e 2.

O local de vermelho é o suporte, as linhas pretas no suporte são as dobras, porem o problema disso tudo são as dobras.:parede:pq chapa de 1/2 pol. aqui em minha cidade não dobra...

OUtra duvida, na imagem 3 e 4 o seu suporte foi soldado da maneira q está sendo retradada pelas linhas amarelas ?

Valeu

RogérioNunes
28/06/2009, 10:50
Não precisa ser de 1/2", pode ser de 3/8".Mas será necessário também reforçar a ponta do chassí em cima e em baixo onde será instalada a caixa com chapa de 1/4", soldar ou aparafusar reforços da travessa ao chassí .Se não fizer isso nos dois lados trincará a ponta do chassí e folgará os rebites da travessa até quebrar.O esforço do sistema de direção original foi projetado para ser distribuído pelo mancal/travessa na logitudinal em relação ao chassí.Qdo ele é eliminado e instalado outra caixa de direção todo esforço passa a ser na transversal e quem sofre são os rebites da travessa e a ponta do chassí.
Quebrarão por fadiga.

[]´s

Luiz André
28/06/2009, 23:53
isso mesmo, é como nas figuras 3 e 4, só que não tão longas pra baixo pra não criar mais alavanca e a solda foi feita em todo o contorno do suporte fechando tudo, eu ãcho q se for dobrar é pior por fazer o aço ficar mais fraco na dobra, acho melhor voce cortar então e soldar bem soldado fazendo com que fique mais forte e então soldar todo o contorno desse seu suporte no chassis, o meu suporte foi feito dessa forma aí q te mostrei, aqui jah são mais de 20 jeeps com o mesmo sistema, sem dar problemas, é como o meca aqui disse, mais facil q quebrar o seu chassis, é vc estourar um pivô então, pode fazer tranquilo dessa forma aí q é garantido, na duvida entra nesse site http://www.clubeamigosdojeep.com.br/ (http://www.clubeamigosdojeep.com.br/)
dá uma olhada nos jeeps das fotos, desses todos q estão aí 80 % das direções foram feitas dessa forma inclusive dos maiores com pneus de colheitadeira hehehehehe

Vlw!!

Felipe Zagatti
29/06/2009, 09:13
Agora fiquei curioso e porquanto sai uma dh de opala?

maxdelta
29/06/2009, 14:02
Agora fiquei curioso e porquanto sai uma dh de opala?

Nova ou usada?

Usada, no ferro-velho mais caro, com nota fiscal uns $1200, eu consigo por $1000 com a bomba e tudo!(e sem nenhuma nota)

8-)

Luiz André
29/06/2009, 18:42
Aqui com 400 reais vc compra uma caixa, o conjunto com a caixa e a bomba mais mangueiras e reservatorio deve sair nessa faixa de 1200

praiasecacustom4x4
29/06/2009, 22:38
se precisa tenho uma caixa de direçao da Hilux com eixo rigido que montava o mesmo esquema da band(tem tambem a furaçao original da band).se precisa estou vendendo pois na minha hilux fis o high steer e nao posso utilizar o sistema original completa de braço do munhao e barra de ligaçao ja com o terminal a castanha revisado

marceloosd
30/06/2009, 14:28
amigo essa duvida que vc está tendo a respeito da direção hidraulica do opala na band vai além da quebra de chassis(que eu ainda não tinha escutado falar), mas uma diferença muito perigosa é que a cx da band. original é progressiva ou seja conforme vc ganha velocidade a direção vai ficando mais dura e a do opala não é. portanto vc fica com o volante muito bobo qualquer deslize vc pode capotar. eu não colocaria sinceramente

fabioband4x4
30/06/2009, 19:12
amigo essa duvida que vc está tendo a respeito da direção hidraulica do opala na band vai além da quebra de chassis(que eu ainda não tinha escutado falar), mas uma diferença muito perigosa é que a cx da band. original é progressiva ou seja conforme vc ganha velocidade a direção vai ficando mais dura e a do opala não é. portanto vc fica com o volante muito bobo qualquer deslize vc pode capotar. eu não colocaria sinceramente

Marcelo ,

vc não tem idéia do que a TURMA anda fazendo por aí....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abraços :concordo:

RogérioNunes
30/06/2009, 20:36
MARCELO, se vc andar num carro com DH de opala verá que ela não tão macia assim ao ponto de comprometer a dirigibilidade da viatura,levando-se em consideração que todos os parâmetros da geometria e da suspenção e peças estão em ordem.Percebe-se até mesmo que fica mais firme se comparando com a dos dodges,hilux,ranger,ect.Fiz uma comparação num engesa com MWM e na minha F75 com Q20B e guardando as devidas proporções, a direção continua mesma a 60 ou 120km/h.Experimentei uma F75 com motor Q20B e direção de landau e a sensação é que o volante estava solto, muito macio.

LUIZ ANDRÉ, ledo engano meu amigo o pivô folgará mas não estoura e vc perceberá a folga na direção.Como disse antes o chassi vai trincar por fadiga,é um processo que pode ser lento dependendo de vários fatores mas pode ter certeza que um dia vai quebrar se não for feito reforço.

Luiz André
30/06/2009, 20:58
Bom por aqui jah temos band com pneu 35 e esse sistema de direão á pelo menos uns 3 anos e nunca ouvi falar q deu problema, talves pelos parachhoques reforçados e o proprio reforço do suporte da caixa que pega as duas barras do chassis, bom de qualquer forma vou pesquisar com o feitiçeiro por aqui e perguntar sobre esse possivel desgaste!!!

maxdelta
01/07/2009, 22:54
Tem como adaptar a direção progressiva!

E minha band tem dh original e não tem progressiva não!

Tirando uma s10 que eu tive, nenhum dos veículos que eu tive possui progressiva.

Quem me falou que tem como adaptar é o João K Chukui(acho q escrevi o nome dele certo)

Já vi adaptações de DH de opala e falo que ponto forte dessa adaptação é que a band tem ausência total, TOTAL, TOTAL, de folga! E ponto fraco é que se fizer mal feito e mal pensado fica pior que a original mecância!

Pensei um tempo e adaptar tb, porém resolvi o problema da folga da minha band e agora ela é minima. Antes ela tava pior que um 1113!

Boa Sorte!

RAMIROCOUTINHO
16/12/2018, 11:46
Comprei um ÔMEGA completo por 1.750,00 a vista com tudo dentro + kit gás para desmontar e retirar dh completa e até a coluna móvel e o resto vou vender para reaver o gasto
Nova ou usada?

Usada, no ferro-velho mais caro, com nota fiscal uns $1200, eu consigo por $1000 com a bomba e tudo!(e sem nenhuma nota)

8-)

Sergio c
16/12/2018, 22:16
Bom negócio Ramiro.
Comprei um ÔMEGA completo por 1.750,00 a vista com tudo dentro + kit gás para desmontar e retirar dh completa e até a coluna móvel e o resto vou vender para reaver o gasto