Conectar

Ver Versão Completa : Barulho estranho no eixo traseiro

André Luiz Rossetim
26/05/2009, 21:28
Olá pessoal,

Meu jeep ta com um barulho horrível, quando eu tiro meio pé do acelerador (algo entre acelerar e segurar na marcha), parece que alguma engrenagem está ficando banguela, faz um barulho de metal batendo em metal, bem alto (algo de se escutar a uns 50 metros de distancia); já estou rodando assim a uns 1000 Km, porem sem exagerar na velocidade.
Todas as cruzetas são novas, as caixas de marcha e reduzida foram revisadas, os rolamentos das pontas de eixo são novos, da caixa satélite e pinhão também.

Revisei o engrenamento da coroa e pinhão (teste da marcação da tinta), aparentemente está OK.

Fiz tudo isso e não resolveu, o barulho só aparece após os 60km/h, tirei o cardã traseiro e andei somente com a tração dianteira engatada e não faz barulho algum.

Só me resta trocar a coroa e pinhão, mas..... o investimento é alto, e gostaria da opinião de pessoas mais experientes, para ver se realmente esta é uma tentativa valida, ou somente mais um tiro no escuro (problema é que este tiro é bem mais caro e pode ser desnecessário – diferentemente da troca de rolamentos e cruzetas que eu faria logo de qualquer maneira).

Comprei o Jeep há alguns meses, e ele estava com a caixa satélite soldada, troquei-a assim que comprei, mas....sabe Deus a quanto tempo ele estava rodando assim, talvez isso tenha danificado o engrenamento da coroa e pinhão.

Espero poder contar com o apoio de vocês!
Abraços.

Chokytu
27/05/2009, 00:23
Putz, o meu esta assim tb, revisei cx e sobre caixa e continuou o barulho, agora vou abrir o diferencial novamente. P.S: No meu começou quando troquei os rolamentos do diferencial (coroa e pinhão).
Mas o barulho cessa quando tiro de vez o pé do acelerador, e mesmo com ele em velocidade de uns 70 se deixar ele em neutro tb para o barulho, numa subida (quando força) o rumor diminui.
Enfim vamos esperar os mais experts se pronunciarem.
Abraço.

edgar
27/05/2009, 08:31
Olha, quando comecei a reforma do Brioso, de cara comprei um conjunto de coroa&pinhão pois minha esposa tinha andado uns quilometros sem oleo no diferencial e eu ja sabia que ia ter surpresas ruins.

Comprei como casal, inclusive de uma criatura de santa catarina que agora anda vendendo peças aqui no forum. Fiquei com as peças paradas uns 2 anos. Quando levei no mecanico para montar, ele me mostrou que o que tinha sobrado dos numeros que identificam que são um casal, estava muito gasto, mas, dava para ver que não eram casal.

Dai ele me alertou que para um jeep de trilha, daqueles que é para moer, até serve pois vive tendo que dar uma arrumada e não faz grandes deslocamentos, mas se rodar no asfalto ia dar um ronco medonho, mesmo andando na banguela.....e durabilidade provavelmente não ia ser aquela coisa.

Levei o conjunto de coroa&pinhão na jipepar aqui de curitiba e escutei a mesma explicação. Tendei ainda deixar o conjunto la para ver se valia alguma coisa...afinal os dentes estão otimos....mas nada feito, para venda não vale nada.

Para o André, te recomendo dar uma passada no Kiko, aqui em curitiba mesmo, ele trabalha todo dia até umas 8 da noite, leva o jeep la, da uma volta com ele e saia com o diagnostico na hora. Se for o caso de trocar a coroa&pinhão, peça para ele providenciar as peças...ele não cobra mais por isso e ai não da pobrema pois o cara é chato para caramba

E tome cuidado, a coroa desacasalada gasta, solta limalha e come os rolamentos da coroa.....

(41) 32353246 ou (41)96243023
Rua alexandre von humboldt 127

André Luiz Rossetim
27/05/2009, 18:04
Para o André, te recomendo dar uma passada no Kiko, aqui em curitiba mesmo, ele trabalha todo dia até umas 8 da noite, leva o jeep la, da uma volta com ele e saia com o diagnostico na hora. Se for o caso de trocar a coroa&pinhão, peça para ele providenciar as peças...ele não cobra mais por isso e ai não da pobrema pois o cara é chato para caramba

Valeu Edgar, vou ver oq faço, qquer hora eu dou uma passada neste Kiko, pra ver oq ele acha

André Luiz Rossetim
27/05/2009, 18:11
Putz, o meu esta assim tb, .......

Enfim vamos esperar os mais experts se pronunciarem.
Abraço.

Realmente os "sintomas" são os mesmos Chokyto, vamos ver, acho q se eu não tiver outras sugestões, vou houvir o Edgar, e no proximo mes vou ter d partir para uma possivel troca da coroa e pinhão, afinal.....no meu caso "devem" ser 52 anos rodando sem parar, elas devem estar pedindo um descanso merecido.

Assim que eu tiver algum resultado t aviso.

E caso alguem mais tenha alguma sujestão, ou tbm ache q devo trocar coroa e pinhão, peço q se pronucie.

Obrigado a todos
Abraços

André Luiz Rossetim
06/06/2009, 16:09

E tome cuidado, a coroa desacasalada gasta, solta limalha e come os rolamentos da coroa.....

(41) 32353246 ou (41)96243023
Rua alexandre von humboldt 127

Ontem desmontei todo o diferencial e descobri que o pinhão realmente estava gasto.
Seguindo o conselho do Edgar levei para o Kiko trocar o conjunto.
Quando estiver pronto informo os resultados.
Obrigado a todos

André Luiz Rossetim
13/11/2009, 15:25
Nossa, q falha, não contei o que aconteceu...
bom ja faz algum tempo, troquei cora e pinhão, assim como os rolamentos (os 4)

ficou todo 100%, o barulho sumiu!!!!
o jepp ta macio, não vibra, diminuiu todos os barulhos referentes a vibração.

Valeu pela força Edgar

Pablo.pinto2007
16/11/2009, 14:18
Nossa, q falha, não contei o que aconteceu...
bom ja faz algum tempo, troquei cora e pinhão, assim como os rolamentos (os 4)

ficou todo 100%, o barulho sumiu!!!!
o jepp ta macio, não vibra, diminuiu todos os barulhos referentes a vibração.

Valeu pela força Edgar

Olá! Como só vim ler o tópico agora, e você já solucionou o caso...
Mas ao meu ver esse barulho não me caracteriza coroa e pinhão, mas sim cardã, pelo simples fato de quando você tirar o cardã ele não fazer o barulho.
Mas pelo visto você já solucionou e colocou o que eu tinha em mente no saco...
É assim mesmo quanto mais vivemos mais aprendemos, inclusive com os erros.
É isso mesmo, no meu caso acontece na dianteira, quando eu engato as rodas livres, o carro vibra e faz um barulho de ferro com ferro, (tilintando), assim pra comprovar que realmente é o cardã, não precisei retirar o mesmo, mas sim desligar as rodas livres. Ainda não tive TEMPO (tempo = dinheiro) pra consertá-lo.

Abraços!

Rodrigo Baratti
16/11/2009, 14:53
É isso mesmo, no meu caso acontece na dianteira, quando eu engato as rodas livres, o carro vibra e faz um barulho de ferro com ferro, (tilintando), assim pra comprovar que realmente é o cardã, não precisei retirar o mesmo, mas sim desligar as rodas livres. Ainda não tive TEMPO (tempo = dinheiro) pra consertá-lo.

Isso não parece problema de cardan.
Tenta explicar melhor, pois cardan não faz barulho de ferro com ferro.

André Luiz Rossetim
17/11/2009, 19:08
Tambem não vejo como ser cardã.
acho que o que causa esta impressão é o fato de o pinhão estar totalmente ligado ao cardã, e obviamente qdo vc desliga as rodas livres o retira o cardã, a coroa e pinhão giram livres sem carga, e portanto não há como fazer barulho.

O que pode ser feito num cardã?
- apenas trocar as cruzetas e verificar o balanceamento. Nenhum destes defeitos causaria ruidos como os que eu ouvia no meu Jeep.