PDA

Ver Versão Completa : Munhão esquerdo, porque estraga tanto ?

Elmer_Jeep
26/05/2009, 09:44
Boas galera,

estou com uma rural de um cliente que era 4x2 e vamos transformar em 4x4, arrumei um diferencial dianteiro completo aqui no meu estoque mas não tinha munhão esquerdo, reviramos a sucata e encontramos 6 mas todos direitos.

Um dos mecanicos que está cuidando da viatura foi dar uma verificada nas autopeças da cidade e chegou a encontrar em uma loja 9 munhões todos direitos.

Bom, pra resumir munhão esquerdo novo não tem, e nos ferro velhos, na minha sucata e com amigos jipeiros os de lado esquerdo que encontramos estavam com o alojamento do terminal folgado, e tão folgados que não dá mais nem pra usar um terminal de cone mais grosso, no caso aqui vamos usar terminais do MB608 montados na parte superior do braço.

Ainda não encontrei o munhão e resolvi criar esse tópico pra saber qual o mistério de estragar tanto o lado esquerdo :pensativo:

[]'s

Gustavo de Olliveira
27/05/2009, 07:59
Boas galera,

estou com uma rural de um cliente que era 4x2 e vamos transformar em 4x4, arrumei um diferencial dianteiro completo aqui no meu estoque mas não tinha munhão esquerdo, reviramos a sucata e encontramos 6 mas todos direitos.

Um dos mecanicos que está cuidando da viatura foi dar uma verificada nas autopeças da cidade e chegou a encontrar em uma loja 9 munhões todos direitos.

Bom, pra resumir munhão esquerdo novo não tem, e nos ferro velhos, na minha sucata e com amigos jipeiros os de lado esquerdo que encontramos estavam com o alojamento do terminal folgado, e tão folgados que não dá mais nem pra usar um terminal de cone mais grosso, no caso aqui vamos usar terminais do MB608 montados na parte superior do braço.

Ainda não encontrei o munhão e resolvi criar esse tópico pra saber qual o mistério de estragar tanto o lado esquerdo :pensativo:

[]'s
Olá Elmer
Uma teoria:
O peso do motorista faz o lado esquerdo forçar sempre um pouco mais,( vide a maioria das suspensões originais com pouca manutenção sempre mais baixas do lado esquerdo) ...durante 30 , 40 ... 50 anos dá uma diferencinha...

Se descobrirmos que na Inglaterra ( mão de direção direita) o desgaste ocorre mais do lado direito, fica comprovada a tese.

abc

edgar
27/05/2009, 08:15
Bom, tenho duas teorias:

Uma que a caixa de direção esta mais perto desta roda, a barra de direção fica um pouco menor e absorve menos impactos por flambagem. Dai o olhal estraga mais.

Outra possibilidade (e talvez aliada a primeira possibilidade) é que, como é o lado do motorista e tem uma melhor visibilidade, é a roda que voce vai escolher para subir um degrau, transpor um buraco, etc. A gente nem repara, mas, é sempre de um determinado lado....Teria que pesquisar motoristas canhotos....Veja aquelas criaturas que insistem em passar em lombadas (quebra-molas) na diagonal...sempre vão atacar com uma determinada roda primeiro, é o habito.

Marcos ET
27/05/2009, 21:11
Sou motorista canhoto, mas sempre que tenho q escolher, tá lá a roda esquerda no maior degrau....

A propósito, também estou procurando um munhão esquerdo para substituir....

Rodrigo Baratti
27/05/2009, 21:38
Já que comentaram, quando desmontei meu diferencial o olhal esquerdo tb estava folgado e o direito perfeito.
Só comprova a teoria mas não explica o porque :pensativo:

Elmer_Jeep
28/05/2009, 10:35
Legal, pensei que só acontecia aqui no Norte, hehehe.

Mestre Leopoldoooooooooooooo, alguma outra teoria para o misterioso caso ?

[]'s

hefepipe
28/05/2009, 12:10
Eu também estou curioso..... Vou acompanhar de perto e revisar meu munhão esquerdo .

rubensx
28/05/2009, 14:11
olha curiosidade ou não... o meu esquerdo tb estava moidaço... mas menos que o direito dos meus aintogos eixos...

eitcha??

junior braga
31/05/2009, 22:26
Pensando um pouco mais, acho que é uma falha causada devido a construção do sistema de direção. Me refiro ao sistema original do jeep.

Pode ser, posicionamento, ângulo da barra, comprimento, etc...não estou afirmando nada, apenas considerando algumas variáveis.

sds,,

junior braga
16/02/2010, 22:33
Legal, pensei que só acontecia aqui no Norte, hehehe.

Mestre Leopoldoooooooooooooo, alguma outra teoria para o misterioso caso ?

[]'s

Opssssss, então Elmer já descobriu alguma causa real do munhão esquerdo?

Leopoldo diga ai pra nois matar a curiosidade,

:concordo::concordo:

Mauricio Rotta
17/02/2010, 10:35
Não sou o Leopoldo mas também dou minhas cacetadas. O porque do problema também não sei dizer com precisão, acredito que todas as respostas acima sejam válidas, porém trocar o munhão somente pelo fato do olhal estar desgastado acho desperdício.

Para resolver esse problema de maneira definitiva eu criei um sistema diferenciado. Fiz um novo olhal no torno e o soldei em uma chapa 1/2"polegada, em seguida dobrei essa chapa para que ela fizesse o contorno superior do munhão, fiz um furo e fixei um parafuso e no buraco do antigo olhal para o terminal original, fiz mais quatro furos e aparafusei a chapa sobre o 'taquinho' superior do munhão.

É a solução definitiva para o problema. Inclusive pode-se utilizar quaisquer terminais q se quiser, eu optei pelos do trator massey fergusson 275 (durabilidade acima da média e preço muito abaixo dos terminais comerciais).

Vamos tentar explicar melhor através de fotos.

junior braga
17/02/2010, 11:14
Mauricio, blzzzzz...

Seguinte acho que vi esse sistema seu no tópico sobre direção vw, mas vi também comentários de que os parafusos que seguram o pino do rolamento do munhão não aguentam o braço da direção ali, não sei se procede ou não;
mas pergunto, e como fica a pré carga do rolamento do munhão?

[ ],

icojavali2009
17/02/2010, 11:18
ELMER! AQUI ESTOU CONHECENDO BASTANTE COISA. ESSA DE ESTRAGAR O MUNHÃO ESQUERDO PRA MIM É MAIS UMA NOVA. CONCORDO COM AS VÁRIAS TEORIAS APRESENTADAS E ACHO QUE VIRAR A ESQUERDA, ESSA RODA ABRE MUITO E NÃO DIVIDE O ESFORÇO COM A OUTRA, O ESTERÇAMENTO À ESQUERDA É MAIOR....SERÁ?
SE DESCOBRIR GOSTARIA DE FICAR SABENDO, A MIM NUNCA ACONTECEU - Intrépido - Coxim-ms - icojavali@hotmail.com

rafaelsouza
17/02/2010, 11:54
O porque não tenho a menor ideia, mas se precisar de munhões, nos temos aqui restaurado, cheio, tratado e refurado com broca conica na medida,
R$ 180,00 a base de troca

abrass

Mauricio Rotta
17/02/2010, 14:31
Mauricio, blzzzzz...

Seguinte acho que vi esse sistema seu no tópico sobre direção vw, mas vi também comentários de que os parafusos que seguram o pino do rolamento do munhão não aguentam o braço da direção ali, não sei se procede ou não;
mas pergunto, e como fica a pré carga do rolamento do munhão?

[ ],

A carga no rolamento ficou do jeito que era antes, na realidade vc acerta a carga através dos calços entre o 'taquinho' e o munhão. Outra coisa, os parafusos não são os originais, eu os troquei por parafusos industriais de aço, mais compridos também, quanto a esforçar demais aquela região também podemos descartar essa hipótese já que a maior força é feita onde antes estava o antigo terminal, se você olhar atentamente as fotos, verá que por ali também passa um parafuso de bitola bem respeitável e também de aço. Já está a um ano aguentando vários cacetes e nem sinal de fadiga, na minha opinião ficou superdimensionado até.

leopoldo
17/02/2010, 21:55
Boa noite.

Em primeiro lugar, eu queria entender qual munhão é o que dá problema.
A referência é sempore olhando o jeep por trás, e portanto, o da esquerda seria o lado do motorista; mas lendo o tópico, parece que vc's se referem ao do lado direito, que é o do lado do passageiro.
Bom, em termos funcionais e de cargas, eu não vejo diferenças construtivas ou de projeto, a não ser, mais um pouco de peso sobre o munhão do lado do motorista. (Motorista + tanque cheio + motor deslocado).

Mesmo assim, e aparentemente, qualquer coisa além disso pode ser que fique por conta da falta de regulagem de précarga dos rolamentos (vide tecnica e formas no tópico: ajustando os rolamentos de roda e de munhão)

Por enquanto, eu não vejo explicação para desgastes maiores que os normalmente esperados em jeep originais. Curiosamente, a uns 15 anos atrás, a agromotor importava munhões dos USA, e coincidentemente, só do lado direito.

Entretanto, relendo o tópico, o ELMER frisou munhão aplicado à rural. E neste caso, não misturemos com o jeep, lá no esquerdo tem o braço de direção, o que implica em cargas sobre o pino mestre (toquinho) que o jeep não tem.

Ou seja, se no jeep não há um motivo aparente, fora a manutenção errada, neste caso, o sistema é muito mais sensível, pois leva todos os tipos de trancos possíveis do sistema de direção.
Qualquer ajuste não adequado, que no jeep pode terminar em shimmy, aqui causa destruição dos assentos dos rolamentos.

E é oque os donos de jeep que tem o sistema HiSteer passam a ter de se preocupar.

Muito provavelmente, quem tem e não ajustou direito, percebeu que os calços do pino mestre começam a aparecer sendo esmigalhados e cuspidos para fora do encaixe pelas laterais.
Nisso, perde-se a precarga e com a folga, os rolamento batem contra as pistas, as pistas vibram e usinam as sedes, e destroem os assentamentos de capas de rolamento, inutilizando os munhões internos (esferas).

Mais uma vez, quanto mais ajustada a précarga e com parafusos bem travados, melhor.

Sobre os parafusos, não importa muito se são de aço 8.8 ou 12.9, porque as cargas nele são de tração. O cizalhamento fica por conta do pino mestre, que conta com o diametro guia de encaixe para isso. Inclusive porque se aumentar o torque de aperto porque em vez de aço 8.8 estiver usando 12.9 vai espanar a rosca no munhão.

Elmer, agradeceria fotos dos locais onde tem o dano que vc está encontrando.

Elmer_Jeep
18/02/2010, 12:04
Mestre Leopoldo.

Apesar de eu ter falado em Rural os munhões que me refiro são do CJ mesmo pois aqui adaptamos DH de opala e barras de direção com terminais do MB608.

O problema que encontrei nos munhões esquerdos(lado motorista) é o desgaste no alojamento dos terminais de direção, como falei no primeiro post, a maioria dos que encontrei estavam tão gastos que não servia nem pra refurar e colocar um terminal maior.

[]'s

Alessandro Henrique
18/02/2010, 12:36
Interessante...
Taí algo que ainda não constatei. Na verdade este fato para mim é novidade pois em minha viatura nunca me deparei com este problema....tão pouco me lembro de alguém reclamar sobre isso..
Acredito que o shimmy tenha grande contribuição neste caso, principalmente tendo origem na roda esquerda por excesso de folga nos rolamentos.
Sds.

leopoldo
18/02/2010, 14:50
AH! sanada a duvida do local.

existem 2 explicações para danos nos conicos:

- falta de torque especificado na porca e/ou travamento adequado.
- alterações de suspensão (para mais alto).

para mim esses seria os óbvios.