PDA

Ver Versão Completa : Que Caixa é esta?



umberto xxxrrr
25/05/2009, 17:43
Senhores do conselho deliberativo, alguém consegue identificar do que se trata?

Segundo o proprietário foi retirada de um caminhão Mercedes (Unimog?) .

Ele ia usar em seu triciclo: , porém acabou adotando outra solução (sistema de polias/engrenagens/correias/correntes) e ela "sobrou", agora pode até vender.

A curiosidade maior é saber exatamente do que se trata.

Aparentemente possui apenas UMA alavanca e penso que aciona apenas o 4x4 (ou a redução seria automática junto?) .

Fotos:

http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01858.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01858.jpg)
http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01870l.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01870l.jpg)
http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01867n.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01867n.jpg)
http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01865.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01865.jpg)


Se alguém conhecer, gentileza avisar do que se trata.

Abraços a todos.


Umberto.

Skull Crusher
25/05/2009, 17:58
Provavelmente uma t-case de Mercedez Benz 1313 ou 1519...alguém se arrisca?

SERGIO AUGUSTO
25/05/2009, 18:38
Senhores do conselho deliberativo, alguém consegue identificar do que se trata?

Segundo o proprietário foi retirada de um caminhão Mercedes (Unimog?) .

Ele ia usar em seu triciclo: , porém acabou adotando outra solução (sistema de polias/engrenagens/correias/correntes) e ela "sobrou", agora pode até vender.

A curiosidade maior é saber exatamente do que se trata.

Aparentemente possui apenas UMA alavanca e penso que aciona apenas o 4x4 (ou a redução seria automática junto?) .

Fotos:

http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01858.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01858.jpg)
http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01870l.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01870l.jpg)
http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01867n.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01867n.jpg)
http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01865.jpg (http://img196.imageshack.us/my.php?image=dsc01865.jpg)


Se alguém conhecer, gentileza avisar do que se trata.

Abraços a todos.


Umberto.
Fala Umberto:
Isto ai é uma T-Case usada nos Mercedes 2213(e talvez usada no outro veiculo, como o mog, mas com certeza é extamente igual a do 2213). Do lado que tem uma flange de cardan, é onde estaria conectado o cardan que vem do cambio. Do outro lado, onde duas flanges, estao as saidas para os diferenciais traseiros(uma para cada diferencial), a saida paralela èntrada, vai o cardan no primeiro diferencial(dos dois traseiros), olhando da frente para o fundo da viatura, e mais do lado vai o cardan no segundo diferencial.
As T-case dos 2219, 2214,2217,2318 e os Mercedes que tem tracao dianteira, é difrente desta, pois tem a "entrada"(como expliquei acima) e duas saidas, sendo apenas UMA para trás, porque utilizam o sistema de diferenciais "conjugados"como chamam os canavieiros(ja tive caminhao canavieiro), é aquele sistema em que vai um só cardan da t-case para o primeiro diferencial e deste sai um cardan que acopla o segundo diferencial, quando a velocidade está abaixo de 40Km/h, e há patinacao no primeiro eixo. Esta t-case tem uma outra saida na frente, ao lado da entrada, quando o caminha tem tracao dianteira( me parece, nao tenho certeza, que esta é Borg Warner), e tem acionamento da reduzida por acao pneumatica, a da sua foto, é acionamento mecanico(alavanca).
Abraco!

SERGIO AUGUSTO
25/05/2009, 19:04
Fala Umberto:
Isto ai é uma T-Case usada nos Mercedes 2213(e talvez usada no outro veiculo, como o mog, mas com certeza é extamente igual a do 2213). Do lado que tem uma flange de cardan, é onde estaria conectado o cardan que vem do cambio. Do outro lado, onde duas flanges, estao as saidas para os diferenciais traseiros(uma para cada diferencial), a saida paralela èntrada, vai o cardan no primeiro diferencial(dos dois traseiros), olhando da frente para o fundo da viatura, e mais do lado vai o cardan no segundo diferencial.
As T-case dos 2219, 2214,2217,2318 e os Mercedes que tem tracao dianteira, é difrente desta, pois tem a "entrada"(como expliquei acima) e duas saidas, sendo apenas UMA para trás, porque utilizam o sistema de diferenciais "conjugados"como chamam os canavieiros(ja tive caminhao canavieiro), é aquele sistema em que vai um só cardan da t-case para o primeiro diferencial e deste sai um cardan que acopla o segundo diferencial, quando a velocidade está abaixo de 40Km/h, e há patinacao no primeiro eixo. Esta t-case tem uma outra saida na frente, ao lado da entrada, quando o caminha tem tracao dianteira( me parece, nao tenho certeza, que esta é Borg Warner), e tem acionamento da reduzida por acao pneumatica, a da sua foto, é acionamento mecanico(alavanca).
Abraco!
Segue uma foto com os dois modelos pra voce ver, a mais robusta, é a dos 2219, 2220, 2214, as que sao iguais a das suas fotos é do 2213 de 1980 pra trás
Abraco

debora carmo
25/05/2009, 20:50
Ola ,essa peça e uma caixa de redução ctn(reduzida).

umberto xxxrrr
26/05/2009, 10:57
Agora fiquei confuso de novo...

SERGIO AUGUSTO
31/05/2009, 16:56
Agora fiquei confuso de novo...
Olá Umberto!
Deixa eu fazer duas correcoes:
A primeira, é que qundo li sua primeira mensagem, acho que li meio rápido, e entendi que voce estava dizendo que a t-case tinha sido retirada de um UNIMOOG, mas na verdade foi retirada de um caminhao Mercedes, e que voce pergunta; será um UNIMOOG?
Entao, esta t-case é realmente a usada nos 2213 - MERCEDES( nao sei a marca, ou que quer dizer a companheira que a chamou de cnt), mas afirmo que é uma usada nos 2213. Se observar atentamente a foto que postei, vai ver que tem DOIS MODELOS DIFERENTES na foto, onde falo que o mais "robusto" é o usado nos 2217, 2214, 2318.
A outra correcao é que os 2219, 2220 e 2225(tinha me esquecido do 2225) NAO USAM T-CASE, eles tem o sistema de "diferencial conjugado", onde o primeiro aciona o segundo(pena que nao tenho uma foto destes diferenciais, pra voce entender melhor. Como os 2219 e 2220, vinham com o cambio ZF AK 6-80 e depois o S 6-80 e o S 6-90, extremamente robustos e com a primeira marcha bastante curta(em conjunto com velho motor 355-5 de cinco cilindros de aprox. 10 litros, onde no 2225 era a versao turbo), como tambem a relacao dos diferenciais bastante curta, entao eles nao vinham com t-case. Alguns destes 2219, 2220 e 2225(alguns 1519, 1520 e 1525), vinham com o dispositivo na saida do cambio, chamamdo GV que multiplicava a relacao de cada marcha( como se fosse uma overdrive em cada uma das marchas), transformando o cambio de 6 marchas em 12 marchas, sistema que da o mesmo resultado de um caminhao com cambio de 6 marchas e diferencial de duas velocidades( como se diz no meio, diferencial com reduzida).
Abraco.
Sérgio

umberto xxxrrr
02/06/2009, 17:06
Obrigadão Sérgio.

De forma resumida não teria, a princípio, muita utilidade para projetos 4x4 e sim para algo como 6x4 não é?

SERGIO AUGUSTO
04/06/2009, 20:56
Obrigadão Sérgio.

De forma resumida não teria, a princípio, muita utilidade para projetos 4x4 e sim para algo como 6x4 não é?
Fala Umberto!
Esta T-case serve SIM para um projeto 4x4! Ela pode trabalhar 4X4, 6X4 e 6X6. Observe nesta que voce tem a foto, se na parte "dianteira" ao lado e abaixo da flange do cardan de entrada, vai ter uma "saida" que estará com uma arruela e um parafuso no centro, fechando esta saida, que é a saida para um cardan que iria ao eixo dianteiro(tracao dianteira). Veja na foto que postei antes, naquela t-case que está com o papel indicando "LOTE 4" pregado nela, observe bem aquela t-case, que entederá certinho o que tou lhe dizendo.
Vai mais uma foto do primeiro diferencial traseiro do caminhao MB 2213, pra voce ver o local onde passa o cardan para o segundo diferencial( olhe a flange à esquerda e acima da entrada do diferencial(flange do pinhao).
Abraco.
Sérgio Augusto