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Ver Versão Completa : Alongar Chassis nas pontas ou no meio ?



Pavão
20/05/2009, 16:31
Foristas.

Muito se tem falado sobre alongar chassis! Eis que me interessei sobre o assunto e pesquisei o carro de alguns amigos aqui do fórum que alongaram nas pontas e outros no meio.

O ponto sobre criar o tópico seria para discutir, elocubrar e trocar experiências de quem já vez ou está estudando fazer.

Por que alongar nas pontas ? Vantagens e Desvantagens ?

Por que alongar no meio ? Vatangens e Desvantagens ?

Quanto alongar ? Tamanho ?

Que material usar ? Metaal, tipo de solda e etc.

Modo de fazer ?

Grande Abraço

Espero que o tópico traga boas discussões e auxilios a muitos foristas inclusive eu.:concordo:

Skull Crusher
20/05/2009, 16:57
PAVÃO, DEIXA DE SER NÓ-CEGO, VEM AQUI QUE TE AJUDO....RS....

[]s

Pavão
20/05/2009, 17:08
Valeu Renan !!!!

Tô afim de saber as experiências do povo que alongou o chassis ! O que achas ??

[]'s

Skull Crusher
20/05/2009, 17:38
Acho legal! Eu, particularmente, prefiro alongar o entre-eixos...mais fácil, melhor para dimensionar, gabaritar e soldar...mas como eu disse, cada um tem uma visão e preferência...espere a galera postar pra ver no que vai dar...

Grande abraço!

José Augusto
20/05/2009, 19:08
Essa questão depende da finalidade do alongamento, cada caso é um caso.
As vezes alonga-se as pontas para dar apoio a feixe maiores (no caso da suspensão ser por feixe de molas), mantendo assim a centralização dos eixos diferênciais. Outras vezes alonga-se o meio do chassi, se a finalidade é de dar condição de "acomodar" uma mecânica maior (cambio + tcase ou tcase´s).
Sempre existe uma relação de troca, não existe apenas vantagem ou desvantagem, quando se altera algo desse tipo a uma vantagem sempre acompanha uma ou mais desvantagens e vice versa.

Elmer_Jeep
21/05/2009, 16:29
Por que alongar nas pontas ? Vantagens e Desvantagens ?
Pra colocar feixes mais longos ou pela necessidade de cardans maiores ou também pra por guincho na trazeira:
Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3798)
Aumentando Entre Eixos Do Cj3 Sem Alongar A Carroceria (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49556)
Vantagem: Não precisa mexer na carroceria, dá pra fixar o suporte do estepe somente no chassi.

Desvantagem: não vejo nenhuma



Por que alongar no meio ? Vatangens e Desvantagens ?
Pra ganhar espaço interno.
Vantagem: a viatura fica mais confortável somando o ganho do novo entreeixos com o novo espaço interno.

Desvantagem: tem que mexer na carroceria e na capota.



Quanto alongar ? Tamanho ?
A resposta técnica está aqui: Relação sobre entre-eixos e diâmetro dos pneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417)



Que material usar ? Metaal, tipo de solda e etc.
Modo de fazer ?
Tem tudo aqui: Reforço do chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7448)

[]'s

rubensx
21/05/2009, 20:15
alongar chassis é que nem dar solada ou voadora... tem de ser NO MEIO huahuahahua

Abel Mário
02/05/2011, 11:35
Pessoal, estou reativando este topico. Tenho um Jipe Curto Bandeirantes, mas gostaria de transforma-lo em uma picape, sem me desfazer dele, pois esta com mecanica excelente. Por lei, eu posso alongar o chassis do carro? Alguém já fez isto legalmente?

Paulo Cesar
17/05/2011, 11:40
Abel
O que você pretende fazer é considerado como mudança de categoria para o Detran, ele vai deixar de ser um
veiculo de passageiro para se tornar de carga, isso vai te dar trabalho, não sei de detralhes, porem certamente
vai ter de fazer inspeção no INMETRO, apresentar nota fisca do serviço feito em oficina especializada, e outras
coisas mais.

Abel Mário
18/05/2011, 01:39
Ok paulo, já contactei com uma empresa que faz alongamento de caminhão, esta semana irei na sede para conversar com os responsáveis.
Sds, Abel.

Abel Mário
30/05/2011, 04:20
Alguem mais poderia ajudar nest tópico?

Salviano
30/05/2011, 09:11
Alguem mais poderia ajudar nest tópico?

Aqui eles são especialistas...espero ter ajudado.

JIPE ALONGADO E VIRA NIBUS NO AGRESTE - Intelog - Inteligncia em Gesto Logstica - NEWS LOG - EMPRESAS (http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=818291&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=937481&Titulo=Jipe%20%E9%20alongado%20e%20vira%20%F4nibus %20no%20Agreste)

Elmer_Jeep
30/05/2011, 09:17
Alguem mais poderia ajudar nest tópico?

Vc ainda tem dúvida em relação ao trabalho de alongamento ou à questão legal(detran/inmetro) ?

Abel Mário
09/06/2011, 18:32
Tenho duvidas quanto a questão legal.

maxdelta
09/06/2011, 20:16
Tenho duvidas quanto a questão legal.
Vc vai ter q solicitar ao detran do seu estado essas modificações. Vc terá de fazer e apresentar nota fiscal, será marcada uma vistoria no inmetro, se o veículo atender as normas de segurança vc receberá o CSV(Certificado de Segurança Veicular) Volte novamente no detran, faça a vistoria e imprimirá o novo documento! É assim q funciona aqui! O ideal é procurar um despachante! O duda é de alteração da característica do veículo. Ou vc pode dá baixa no veículo e registrá-lo como protótipo, o esquema é parecido, mas o ideal é registrá-lo como alteração! É mais prático, mas quem for fazer o serviço tem q apresentar nota fiscal, se for feita lanternagem tb, e se vc resolver comprar uma outra carroceria, terá de apresentar nota fiscal da carroceria ou documento de baixa do veículo!

Mole né!

[]s

Chevi
23/10/2012, 22:33
Pessoal, devo alongar o chassis do meu jeep, um CJ5, em torno de 30 cm, o que o deixará com um tamanho praticamente de um cj7.

Minha dúvida é quanto ao material a ser utilizado. O que vocês recomendam utilizar? Existe alguma especificação ideal para o perfil em U para ser utilizado?

Abs

maxdelta
24/10/2012, 22:29
Tb tenho vontade alongar pra ficar q nem o cj7! Mas eu queria saber qual o tamanho q eu teria q alongar pra usar a capota de lona do troller!

Chevi
25/10/2012, 06:55
Tb tenho vontade alongar pra ficar q nem o cj7! Mas eu queria saber qual o tamanho q eu teria q alongar pra usar a capota de lona do troller!

Pelo que li aqui no forum o entre-eixos do troller é 37cm maior do que o CJ5, mas não sei como isso se distribui entre cofre do motor e cabine. Adicionalmente a largura da carroceria não deve ser a mesma, assim como o formato do quadro do parabrisa.