Ver Versão Completa : pneus lastrados com água ???
Murillus
18/05/2009, 09:11
Amigos,
Apesar de nao ser bem o tema de 4x4, mas fiquei muito intrigado com issso...
Tratores continuam a ser lastrados com água nos pneus (enchimento a ¾ de seu volume)...
Para melhorar o desempenho do trator ??? Evitando a patinagem das rodas motrizes ??? Assim máquinas tracionam mais ??? e o maior desgaste mecânico da transmissão ???
Aquem entende disso ???
No nosso caso, daria certo pra usar em trilhas com muita lama tipo buraco do camel ???
[]s
Opa Murillus!
Hoje tenho um trator Ford, 4600 (4.6), 3 cil, 65cv, que usa água, mais não é a quantidade que mencionou, funciona da seguinte forma:
Coloca o bico para cima (altura máxima), encaixa a mangueira e manda água, até quando retirar a mangueira e sair água.
Depois calibra com 8 Lbs e tá pronto!
Ainda tem um complemento de 5 barras de 50Kg em cada lado.
Num Ford/New Holland, 7630 (7.6 série 30) 4 cil turbo, muito cvs, 4x4, usava nos 4, mais 6 lastros de 100Kg cada lado na traseira. Na dianteira, havia lâmina, que supria as 9 barras de 50kg que vão à frente.
Isso serve para diminuir o índice de patinação, melhorando o arrasto do equipamento a ser tracionado.
Existe um cálculo a ser feito, mais não acho mais a apostila do curso de tratorista que fiz...
Já pensei na hipótese de lastrear o jipe dessa forma mais é perigoso, pois quando saímos com o trator na estrada, sente-se o trator balançar para frente e para trás com o galeio d'água, é pouco, mais sente um balançar...
Isso que andamos a 20/25km/h no máximo.
Não estraga os pneus, deve-se usar câmera de ar, para não haver contato com a roda.
Mais num jipe é complicado.
Abraços.
Kim.
Murillus
18/05/2009, 10:52
Mais num jipe é complicado.
Valeu Kim,
Tb estava achando isso...
e parece que so esta destinado aos 4x2... correto?
[]s
Valeu Kim,
Tb estava achando isso...
e parece que so esta destinado aos 4x2... correto?
[]s
Não, a qualquer trator que necessite de garra para tração, o primeiro que mencionei, é 4x2, e ainda tem 10 barras na frente de 45kg, para não empinar quando tracionando.