Hoje tenho um trator Ford, 4600 (4.6), 3 cil, 65cv, que usa água, mais não é a quantidade que mencionou, funciona da seguinte forma:
Coloca o bico para cima (altura máxima), encaixa a mangueira e manda água, até quando retirar a mangueira e sair água.
Depois calibra com 8 Lbs e tá pronto!
Ainda tem um complemento de 5 barras de 50Kg em cada lado.
Num Ford/New Holland, 7630 (7.6 série 30) 4 cil turbo, muito cvs, 4x4, usava nos 4, mais 6 lastros de 100Kg cada lado na traseira. Na dianteira, havia lâmina, que supria as 9 barras de 50kg que vão à frente.
Isso serve para diminuir o índice de patinação, melhorando o arrasto do equipamento a ser tracionado.
Existe um cálculo a ser feito, mais não acho mais a apostila do curso de tratorista que fiz...
Já pensei na hipótese de lastrear o jipe dessa forma mais é perigoso, pois quando saímos com o trator na estrada, sente-se o trator balançar para frente e para trás com o galeio d'água, é pouco, mais sente um balançar...
Isso que andamos a 20/25km/h no máximo.
Não estraga os pneus, deve-se usar câmera de ar, para não haver contato com a roda.
Mais num jipe é complicado.
Abraços.
Kim.