PDA

Ver Versão Completa : Valvula PCV Ranger diesel

LEONARDORAZO
10/05/2009, 22:50
Amigos , minha ranger está com um vazamento de óleo bem chato próximo a tampa do comando. Acho que é a valula pcv. Alguém poderia dar uma ajuda ??? Caso seja o problema nessa válvula, Há alguma dificuldade para trocá la ? Estou postando as fotos...

Allan Nielsen
10/05/2009, 22:57
É raro um motor diesel com uma certa quilometragem não sujar a tampa do comando com um pouco de oleo, mas apenas um pouco. Os pontos mais comuns são o Oring da valvula pcv na tampa do comado e a propria tampa de abatecimento de oleo (amarela).

Abs

LEONARDORAZO
10/05/2009, 23:03
É raro um motor diesel com uma certa quilometragem não sujar a tampa do comando com um pouco de oleo, mas apenas um pouco. Os pontos mais comuns são o Oring da valvula pcv na tampa do comado e a propria tampa de abatecimento de oleo (amarela).

Abs

Allan, obrigado pela luz. A tampa do comando está OK, essa mancha de óleo vem da válvula. Vc acha que pode ser somente o oring ou a própria valvula que está com problemas ? PS: a ranger está com 99.000 Km
Obrigado

Allan Nielsen
10/05/2009, 23:12
Leonardo,
troca 1° o Oring que é facil e barato. Verifique tambem as mangueira que circulam vapor de oleo, com o tempo elas enrijecem e trincam ou apenas vazam nas abraçadeiras.

abs

Gallo
11/05/2009, 20:04
A minha também estava molhando a tampa... dai troquei o oring... melhorou e muito... mas como a mangueira que liga a valvula pcv ao carter estava ressecada, ela quebrou/rachou debaixo da abraçadeira e eu nem tinha percebido.. dai molhava a valvula e a tampa, foi só cortar (encurtar) um pouco a mangueira e fico déézz!! Na época perguntei se tinha que trocar a válvula em alguma km, mas o cara da mecânica falou que não, eles limpam ela com ar comprimido e instalam denovo, é certo isso??

Anthoniusnikos
11/05/2009, 20:21
Leonardo, melhor retirar a válvula e tubulação até o turbo (que sempre fica com bastante óleo condensado) e lavar tudo com detergente puro e água, para melhor ver se existe trincas. É pelas trincas nas abraçadeiras que vaza óleo. Se tiver trinca na boca dos tubos, pode usar fita isolante comum, dando umas três passadas no local de aperto das abraçadeira e umas duas passadas na boca do tubo que fica bom.
Abraços
Anthon

LEONARDORAZO
11/05/2009, 22:00
Vou tentar fazer isso neste fim de semana. Obrigado aos colegas pelas informações.