PDA

Ver Versão Completa : Reservatório de agua do radiador(duvida)

SERGIO MOLLO
08/05/2009, 17:27
Alguem pode me dizer , se o reservatório de agua do radiador, só serve para captar a agua que sai do radiador quando aumenta a pressão do mesmo? Ela não retorna para o radiador, se não abrirmos a tampa certo?
É assim que o meu está funcionando. Está correto ou tem alguma errada?
Abs:roll:

Soldier
08/05/2009, 20:09
Alguem pode me dizer , se o reservatório de agua do radiador, só serve para captar a agua que sai do radiador quando aumenta a pressão do mesmo? Ela não retorna para o radiador, se não abrirmos a tampa certo?
É assim que o meu está funcionando. Está correto ou tem alguma errada?
Abs:roll:

Sérgio, o sistema de arrefecimento original realmente não tem a mangueira de retorno ao reservatório de expansão. :wink:

[]s :concordo:

BACALHAU
08/05/2009, 22:20
Sérgio, o sistema de arrefecimento original realmente não tem a mangueira de retorno ao reservatório de expansão. :wink:

Como não?
Na foto abaixo, é justamente ela assinalada com o número 6.

BACALHAU
08/05/2009, 22:57
Do Manual do Mecânico (NIVA), foi retirado o que consta da imagem.

Esquema da tampa do radiador e reservatório (documento Word)

Obs.: Habilitando as macros e o conteúdo ActiveX do Word, será vista uma animação do funcionamento da tampa do radiador, clicando na palavra "SUPERAQUECER". (NÃO É VÍRUS)

shuther4x4
08/05/2009, 23:09
A tampa do radiador segura a pressão até um certo patamar. Após isso ela abre e deixa passar a água e vapor que se condensa no reservatório. Após esfriar o radiador, cria-se um déficit de pressão que puxa novamente a água para dentro do mesmo através da mesma mangueira que o expulsou. Isso se sua tampa do radiador estiver ok. Mas mesmo assim sempre ocorre perda nesse processo por ser de circuito aberto. Além disso o reservatório tem de estar posicionado no nível correto (posição original).
Entendeu?
Abraços!

Soldier
09/05/2009, 00:34
Como não?
Na foto abaixo, é justamente ela assinalada com o número 6.

Exato Bacalhau ;)

A tampa do radiador segura a pressão até um certo patamar. Após isso ela abre e deixa passar a água e vapor que se condensa no reservatório. Após esfriar o radiador, cria-se um déficit de pressão que puxa novamente a água para dentro do mesmo através da mesma mangueira que o expulsou. Isso se sua tampa do radiador estiver ok. Mas mesmo assim sempre ocorre perda nesse processo por ser de circuito aberto. Além disso o reservatório tem de estar posicionado no nível correto (posição original).
Entendeu?
Abraços!

Como o "Shuther" bem explicou, a mesma mangueira faz o serviço de "ida e volta" desde que a tampa do radiador esteja funcionando bem. Diferente dos sistemas comuns ou mais modernos que possuem uma mangueira pra um sentido e outra para o retorno, como acredito que seja a dúvida do Sérgio. :roll:

SERGIO MOLLO
09/05/2009, 07:58
Caros Shuther e Soldier; Não entendo como a agua vai voltar para o radiador, se a tampa do mesmo tem aquela mola(valvula), fazendo que só abra sobre pressão (saida). Até agora não entendi como vai retornar.
Antes, não tinha problema, agora sempre que uso o CHERNOBYL, depois de esfriar o radiador, tenho que abrir a tampa para deixar a agua entrar.:pensativo:

MRaizer
09/05/2009, 22:46
Se eu bem me lembro (dêem um desconto, faz anos que meu Niva não tem mais isto) a tampa que vai sobre o radiador funciona como uma válvula de retorno. Só não consigo lembrar se tem uma valvulazinha no centro da vedação ou se este retorno é propiciado pela borda da válvula mesmo (acho difícil).

wltreis
10/05/2009, 00:29
Se eu bem me lembro (dêem um desconto, faz anos que meu Niva não tem mais isto) a tampa que vai sobre o radiador funciona como uma válvula de retorno. Só não consigo lembrar se tem uma valvulazinha no centro da vedação ou se este retorno é propiciado pela borda da válvula mesmo (acho difícil).
exatamente caro mraizer, a tampa do radidor funciona como uma valvula, o problema do nosso amigo pode ser ferrugem impedindo o retorno da agua ao sistema?:concordo:

SERGIO MOLLO
10/05/2009, 08:15
Caro Wltreis; Ferrugem, posso te garantir que não é, pois o radiador está devidamente aditivado. Se possivel me explique como a agua retorna ao radiador, se a tampa (valvula) só abre quando cria-se pressão dentro do radiador, mandando a agua para o reservatório.
Abs

SERGIO MOLLO
10/05/2009, 08:26
Agora consegui abrir o anexo que nosso amigo BACALHAU postou. Agora já acabaram minhas dúvidas, é so eu conferir se a tampa do radiador está boa e se é a correta.
BACALHAU:palmas::concordo::dance:
Abs a todos

BACALHAU
10/05/2009, 08:43
...
BACALHAU:palmas::concordo::dance:
...

O caramba. Vou mandar, via MP, o número da minha conta bancária para você depositar os meus honorários pela consultoria. :dance:
Qualquer dúvida por aí, grita. A segunda consulta eu cobro mais barato. :mrgreen:

SERGIO MOLLO
10/05/2009, 12:55
O caramba. Vou mandar, via MP, o número da minha conta bancária para você depositar os meus honorários pela consultoria. :dance:
Qualquer dúvida por aí, grita. A segunda consulta eu cobro mais barato. :mrgreen:

Já que a segunda é mais barata, vou aproveitar e pedir a dica de qual mangueira é mais indicada para colocar do radiador ao reservatório, uma vez que a saida na boca do radiador é mais fina que a do reservatório.
Esta dica pode ser dada por outros membros do forum, desde que não cobrem :mrgreen:
abs.

BACALHAU
10/05/2009, 19:17
Desculpa, Sergio, mas desse assunto (mangueira) não entendo nada. :odedo:
Mas não deve ser difícil não. Vá em uma casa de auto-peças na sua região e procure um vendedor paciente.
Em algumas cidades, tem lojas especializadas em mangueiras para esse fim.
Você pode usar também, uma mangueira de combustível de carros com injeção. Elas são muito resistentes, por trabalharem com alta pressão e aguentam calor.
Em relação aos diâmetros diferentes (não sei se a diferença é grande, mas não deve ser) opte pela menor (radiador) e tente encaixá-la no lado maior (CUIDADO para não quebrar a saída do reservatório de expansão que deve estar ressecada). Caso, contrário, se a maior ficar frouxa no lado do radiador, coloque um pedaço de uma mais fina, por dentro dela.
Não sei se você entendeu. :pensativo:
Em todo o caso, nas duas extremidades, uma abraçadeira por garantia. :concordo:

Em todo o caso é sempre bom levar na viatura um pouco de pó de café e açucar. :twisted:

(Se arrebentar, você aproveira a água quente e faz um cafezinho enquanto aguarda o reboque (guincho, socorro, cunhado, ...) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: