Ver Versão Completa : Ranger V6 após os 160000 Kms.
SergioPB
01/05/2009, 10:29
Venho colocar alguns probemas que venho enfrentando com esse motor.
O V6 da minha está com 180000 Km e apresentou problemas no cabeçote há muito tempo com fissura entre as sedes de válvulas, que foi resolvido com uma retífica.
Apresentou um grave problema no último cilindro do lado esquerdo(vendo o carro de frente), com passagem de óleo para a câmara de combustão, que "melava" a vela, fazendo o motor ratear e "fumaçar".
Desmontado o motor, não descobrimos o problema de imediato, pois a bomba de óleo estava funcionando corretamente, não havia borras, as galerias de água estavam em boas condições e o motor não apresentava carbonização, evidenciando bom estado, apesar da quilometragem. Mas as paredes desse cilindro estavam limpas demais e com riscos.
Só podia ter acontecido uma coisa: o bico estava com defeito e, como não fechava corretamente, "lavava" o cilindro não dando tempo do óleo lubrificar, o que fez umas canaletas nas paredes do mesmo.
Colocamos os bicos na máquina de vazão e conformamos o problema.
O bico com defeito enchia as buretas tão rápido, que pensamos não fechar em momento algum, ou seja, estava "mijando".
Fiz a parte de baixo do motor, trocando todos os pistões, anéis, bomba de óleo, ou seja, tudo que deveria ser feito para deixar o motor literalmente novo. Deu pena ver os outros cinco pistões, anéis, camisas e demais peças em ótimo estado de conservação, sem corrosão de espécie alguma, serem substituídos.
Os cabeçotes tiveram que passar por uma retífica, pois houve afundamento da sede de válvulas.
Resumindo: Além das peças ditas e não ditas acima, coloquei todos os bicos novos, embreagem completa e outras "coisitas" mais.
O carro está ótimo e continuo feliz, pois estou com um motor "zerado".
Agora, depois de dois meses e meio da venda da Ranger V6 Supercab da minha filha, o novo proprietário me apresentou o mesmo problema na Ranger.
A Supercab estava com 176000 Km rodados e apresentou o mesmo defeito da minha, ou seja, no mesmo cilindro, o mesmo bico, consequentemente os mesmos gastos.
Não consigo entender o porquê desses defeitos iguais num motor robusto.
Todos os dois motores, depois de abertos, se apresentavam em ótimas condições, sem borras e carbonizações.
Depois dessas experiências, sugiro aos amigos do forum uma "geral" nos bicos injetores, que tenho certeza, são os vilões.
Fica a dica!
Abraços!!
LEONARDORAZO
01/05/2009, 11:29
Sergio, vc tinha gnv nas pickups ?
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 17:03
Venho colocar alguns probemas que venho enfrentando com esse motor.
O V6 da minha está com 180000 Km e apresentou problemas no cabeçote há muito tempo com fissura entre as sedes de válvulas, que foi resolvido com uma retífica.
Apresentou um grave problema no último cilindro do lado esquerdo(vendo o carro de frente), com passagem de óleo para a câmara de combustão, que "melava" a vela, fazendo o motor ratear e "fumaçar".
Desmontado o motor, não descobrimos o problema de imediato, pois a bomba de óleo estava funcionando corretamente, não havia borras, as galerias de água estavam em boas condições e o motor não apresentava carbonização, evidenciando bom estado, apesar da quilometragem. Mas as paredes desse cilindro estavam limpas demais e com riscos.
Só podia ter acontecido uma coisa: o bico estava com defeito e, como não fechava corretamente, "lavava" o cilindro não dando tempo do óleo lubrificar, o que fez umas canaletas nas paredes do mesmo.
Colocamos os bicos na máquina de vazão e conformamos o problema.
O bico com defeito enchia as buretas tão rápido, que pensamos não fechar em momento algum, ou seja, estava "mijando".
Fiz a parte de baixo do motor, trocando todos os pistões, anéis, bomba de óleo, ou seja, tudo que deveria ser feito para deixar o motor literalmente novo. Deu pena ver os outros cinco pistões, anéis, camisas e demais peças em ótimo estado de conservação, sem corrosão de espécie alguma, serem substituídos.
Os cabeçotes tiveram que passar por uma retífica, pois houve afundamento da sede de válvulas.
Resumindo: Além das peças ditas e não ditas acima, coloquei todos os bicos novos, embreagem completa e outras "coisitas" mais.
O carro está ótimo e continuo feliz, pois estou com um motor "zerado".
Agora, depois de dois meses e meio da venda da Ranger V6 Supercab da minha filha, o novo proprietário me apresentou o mesmo problema na Ranger.
A Supercab estava com 176000 Km rodados e apresentou o mesmo defeito da minha, ou seja, no mesmo cilindro, o mesmo bico, consequentemente os mesmos gastos.
Não consigo entender o porquê desses defeitos iguais num motor robusto.
Todos os dois motores, depois de abertos, se apresentavam em ótimas condições, sem borras e carbonizações.
Depois dessas experiências, sugiro aos amigos do forum uma "geral" nos bicos injetores, que tenho certeza, são os vilões.
Fica a dica!
Abraços!!
Esses motores são muito bons, mas a forma como são usado acaba com eles. Veículos como motores beberrões normalmente são pouco usados e normalmente em trechos mais curtos. Essa forma de uso com o motor trabalhando muito tempo fora da temperatura ideal e logos períodos de troca de óleo detona qualquer motor ainda mais quando se usa GNV...
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 18:41
Boa noite Sergio.
Interessante os motores com 180 mil não apresentarem carbonização, nem borras. Será que os motores a diesel, com essa quilometragem, vão apresentar também essas condições ?
Agora, a ocorência de ser no mesmo cilindro, em ambos, deve ter sido coincidência.
Bico também "mija" com gás ?
Em qual caso seria mais agressivo o bico "mijar":
1 - gasolina.
2 - diesel
3 - álcool
4 - GNV
Tio Balú
TylerNTL
01/05/2009, 18:54
Acredito que com do pior para o melhor GNV, gasolina, diesel.
GNV deve ser um desastre pq não deve lubrificar nada. Diesel eu acredito que lubrifique um pouquinho melhor que gasolina.
Já rodei uns 80km com um bico mijando a uns 02 anos, quando deixei na oficina o cara disse que eu tive muita sorte de não ter danificado nada. Troquei os 04 bicos e o motor vai muito bem obrigado até hoje.
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 19:05
Boa noite Thelmo.
Num motor a diesel qual é o principal sintoma quando um bico está mijando ?
Balú
SergioPB
01/05/2009, 20:29
Sergio, vc tinha gnv nas pickups ?
Leonardorazo,
Tenho na minha e na outra continua com GNV.
Nós tínhamos a preocupação de andar também no combustível original, para manutenção do sistema de injeção.
Abraços!
Opa Tio!
Quando um bico a diesel começa a "mijar", ocorre a perda de desempenho, aquecimento, fumaça cinza, uma batida mais forte no motor eno caso mais grave, a deformação dos pistões.
Abraços.
Kim.
SergioPB
01/05/2009, 20:40
Esses motores são muito bons, mas a forma como são usado acaba com eles. Veículos como motores beberrões normalmente são pouco usados e normalmente em trechos mais curtos. Essa forma de uso com o motor trabalhando muito tempo fora da temperatura ideal e logos períodos de troca de óleo detona qualquer motor ainda mais quando se usa GNV...
Fala Walter, tudo bem?
Esses carros eram usados diariamente em trechos de aproximadamente 80 à 100 Km diários, o que dava tempo de atingirem a temperatura normal de funcionamento. E a Ranger tem o problema crônico da válvula termostática, o que sempre combati, dando manutenção e trocando, quando necessário. Faço questão da temperatura correta de funcionamento.
Sempre troquei o óleo e filtro com 5000 Km, e na desmontagem ficou evidenciado o estado impecável do motor em relação à ausência de borras e carbonização, que quando presentes são indícios dos problemas citados por você.
O uso do GNV não mostrou danos ao motor. A não ser um pouco de afundamento nas sedes de válvulas.
Mas valeu pelas dicas.
Abraços!
SergioPB
01/05/2009, 20:48
Boa noite Sergio.
Interessante os motores com 180 mil não apresentarem carbonização, nem borras. Será que os motores a diesel, com essa quilometragem, vão apresentar também essas condições ?
Agora, a ocorência de ser no mesmo cilindro, em ambos, deve ter sido coincidência.
Bico também "mija" com gás ?
Em qual caso seria mais agressivo o bico "mijar":
1 - gasolina.
2 - diesel
3 - álcool
4 - GNV
Tio Balú
Fala Tio Balú, tudo bem?
É, os motores estavam sem borras ou carbonizações.
Acredito também na coincidência, mas que isso deixa a gente p..., isso deixa.
Quando no GNV, os bicos permanecem desligados.
Não acredito em maior ou menor incidência nos quatro combustíveis.
Esse defeito vai dar em qualquer deles.
O que poderia detonar os bicos?
Dúvidas!!!
Abraços!
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 20:59
Boa noite Kim.
Os sintomas que descreu podem ser claros e evidentes para um especialista, mas para um leigo, como eu, não percebe.
Então, se a temperatura do painel passar da metade, pode ser um indicaro ?
Qual barulho forte no motor ? Sei que quando normal parece castalhola.
Perda de desempenho é mais comum nos seres cansados. :mrgreen:
Abs
Balú
Pequeno jr
01/05/2009, 21:00
Boa noite Sergio.
Interessante os motores com 180 mil não apresentarem carbonização, nem borras. Será que os motores a diesel, com essa quilometragem, vão apresentar também essas condições ?
Agora, a ocorência de ser no mesmo cilindro, em ambos, deve ter sido coincidência.
Bico também "mija" com gás ?
Em qual caso seria mais agressivo o bico "mijar":
1 - gasolina.
2 - diesel
3 - álcool
4 - GNV
Tio Balú
Balu .. meu motor 2.5 Diesel Euro I esta proximo aos 380.000km/rodados Sendo todo ele original. Fiz bomba injetora se não me engano com 250.000 ... vou te contar uma coisa ... meu motor, mesmo com o vazamento de oleo no pé da bomba de oleo roda tranquilo mais 100.000 no minimo. É so manter a manutenção preventiva e eu tentar tirar o pé, pois rodo constantemente acima dos 120, 130 e dependendo do trecho belisco os 160km/h.
Seja o motor que vcs quiserem (ate os Mit 2.5) tendo manutenção preventiva e corretiva correta .. roda-se muito.
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 21:03
Boa noite Pequeno Jr.
Também acredito nessa manutenção preventiva rigorosa, e por isso eu mesmo faço a minha. Espero ter a mesma sorte que a sua e passar dos 380 mil.
Abs
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 21:50
Fala Walter, tudo bem?
Esses carros eram usados diariamente em trechos de aproximadamente 80 à 100 Km diários, o que dava tempo de atingirem a temperatura normal de funcionamento. E a Ranger tem o problema crônico da válvula termostática, o que sempre combati, dando manutenção e trocando, quando necessário. Faço questão da temperatura correta de funcionamento.
Sempre troquei o óleo e filtro com 5000 Km, e na desmontagem ficou evidenciado o estado impecável do motor em relação à ausência de borras e carbonização, que quando presentes são indícios dos problemas citados por você.
O uso do GNV não mostrou danos ao motor. A não ser um pouco de afundamento nas sedes de válvulas.
Mas valeu pelas dicas.
Abraços!
GNV é uma praga pro cabeçote. O Gas entra praticamente congelado no motor quente. Não da pra esperar muito de um motor nessas condiçoes...
T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 22:02
É mesmo Walter. Um gás quando expande retira calor do meio. Será que com o hidrogênio a coisa é pior ainda ?
Abs
Tio Balú
Vinicius Hauagge
02/05/2009, 12:58
Bem, conforme já relatei em topicos anteriores, no fim do ano passado abri o motor da minha ranger para dar uma "olhada" e ele tava com características de novo, com exceção dos cabeçotes, que tinham trincas no terceiro cilindro (provavelmente em razao de mistura pobre).
Adquiri recentemente uma explorer com o mesmo motor (4.0 V6) e ela está com 160.000km originais. Por cautela, abri o motor para dar uma olhada no mesmo e tb estava perfeito. Apenas passava um pouco de óleo pelos retentores das válvulas, que mandei trocar. Tinha ainda uma sede de válvulas empenanada. Do resto, em perfeito estado.
Porém, o motor da ranger começou a fazer um barulho estranho. Quando ele tá em alto giro e para-se de acelerar, ele faz um barulho tipo de motor rajando e isso ocorre apenas quando a aceleração diminiu.
Como o motor estava aparentemente bom (feita apenas inspeção visual nos cilindros e as brozinas não foram retiradas), não queima óleo e está forte como nunca, pergunto:
Será que a parte de baixo dele tá indo pro saco?
Ou tal barulho pode ser proviniente da corrente do comando de válvulas?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!
SergioPB
02/05/2009, 20:51
GNV é uma praga pro cabeçote. O Gas entra praticamente congelado no motor quente. Não da pra esperar muito de um motor nessas condiçoes...
É Walter,
Deve-se amenizar essa diferença de temperatura aquecendo-se o redutor do GNV.
Atenção especial na mistura que não deve ser pobre, buscando máxima economia. Encontra-se economia mas destrói o motor com elevação da temperatura nos cabeçotes.
Abraços!
SergioPB
02/05/2009, 20:55
Bem, conforme já relatei em topicos anteriores, no fim do ano passado abri o motor da minha ranger para dar uma "olhada" e ele tava com características de novo, com exceção dos cabeçotes, que tinham trincas no terceiro cilindro (provavelmente em razao de mistura pobre).
Adquiri recentemente uma explorer com o mesmo motor (4.0 V6) e ela está com 160.000km originais. Por cautela, abri o motor para dar uma olhada no mesmo e tb estava perfeito. Apenas passava um pouco de óleo pelos retentores das válvulas, que mandei trocar. Tinha ainda uma sede de válvulas empenanada. Do resto, em perfeito estado.
Porém, o motor da ranger começou a fazer um barulho estranho. Quando ele tá em alto giro e para-se de acelerar, ele faz um barulho tipo de motor rajando e isso ocorre apenas quando a aceleração diminiu.
Como o motor estava aparentemente bom (feita apenas inspeção visual nos cilindros e as brozinas não foram retiradas), não queima óleo e está forte como nunca, pergunto:
Será que a parte de baixo dele tá indo pro saco?
Ou tal barulho pode ser proviniente da corrente do comando de válvulas?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!
Vinicius,
Motor "rajando" só acelerando para se notar. Tirando o pé não dá para notar, pois as folgas ficam mascaradas.
Experimente verificar o catalizador. Pode estar desintegrado.
Abraços!
Vinicius Hauagge
03/05/2009, 23:44
Sérgio, o catalisador nao é, nem o escape ou suporte do motor...
O barulho é no motor, mas nao dá para saber de onde vem....
Nao entendi direito.. quando há folgas que fazem o motor "rajar", esse barulho somente deve existir quando se acelera o carro? E nao quando o giro baixa, por tirar o pé do acelerador? Na minha, só faz o barulho nessa segunda opcao...
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!
SergioPB
05/05/2009, 22:33
Sobre o motor V6 e seus problemas:
Estive com o mecânico que conserta os meus motores, e ele me disse que esteve verificando as sedes das válvulas "afundadas" da Ranger vendida.
Disse que não via outro culpado pelo defeito, a não ser o GNV.
Mesmo com o uso do combustível original, esse não é o suficiente para afastar os danos que o GNV provoca nas sedes das válvulas.
Existe um outro problema, quando do conserto dos cabeçotes pelas retíficas, que não utilizam material de qualidade no conserto das sedes danificadas.
O mecânico me lembrou, quando a minha Ranger trincou as paredes entre as válvulas, esse defeito foi sanado, mas não foi verificado afundamento nas sedes. Aparentemente esse motor nunca tinha sido aberto, o que comprova a qualidade do material original. Mesmo usando GNV há muito tempo.
Já quanto o motor da Ranger vendida, como os cabeçotes já haviam sido retificados, com troca das sedes das válvulas em serviços anteriores, o afundamento apareceu.
Essas experiências me fizeram considerar o uso do GNV com mais cautela, pois se o motor não estiver preparado, as chances de ter problemas são grandes.
Nota: A Ranger homologada pela FORD para o GNV, tem as sedes de válvulas preparadas para o uso desse combustível, com material mais duro e resistente.
Abraços!
Edintruder
06/05/2009, 11:41
Com Glp iso não acontece...
Como o gás é injetado mais afastado do cabeçote, quando chega nas válvulas já está mais quente. Acredito que o sistema de GLP ainda seja mais durável que o GNV. Acho ridícula a proibição do GLP em automóveis porém é permitida em equipamentos industriais que por vezes transitam em vias públicas. Bem regulado e instalado, o sistema de Rodogás é confiável e durável. Inclusive os motores duram mais com GNV do que com gasolina.
Biohazar 4X4
07/05/2009, 05:22
Explica de novo isso dura mais no GNV ou no GLP ?
Anthoniusnikos
07/05/2009, 15:10
Biogás. É que se liberarem o GLP para automóveis, vai faltar gás para cozinhar o feijão das crianças.
O GNV ainda é queimado no próprio poço, contribuindo muito com a produção de CO2 e conseqüentemente o aquecimento global.
Obs.: O álcool já está competindo com a cachaça dos pingaiada.
Mas falando sério: Os motores deveriam sair de fábrica específicos para cada combustível, porém temos o hábito de colocar a carroça na frente dos bois, e ir fazendo adaptações e adaptações, que são funestas as finalidades originais a que são destinados.
Abraços
Anthon
Biogás. É que se liberarem o GLP para automóveis, vai faltar gás para cozinhar o feijão das crianças.
O GNV ainda é queimado no próprio poço, contribuindo muito com a produção de CO2 e conseqüentemente o aquecimento global.
Obs.: O álcool já está competindo com a cachaça dos pingaiada.
Mas falando sério: Os motores deveriam sair de fábrica específicos para cada combustível, porém temos o hábito de colocar a carroça na frente dos bois, e ir fazendo adaptações e adaptações, que são funestas as finalidades originais a que são destinados.
Abraços
Anthon
Que mania tem as pessoas de dizer que o gnv é isso e aquilo...:parede:Ainda hoje tem gente que acha que gasolina lubrifica o motor...:discordo: isso é com motor 2 tempos...e pra isso se adiciona óleo no combustível...
Porque não colocam logo diesel no motor movido a gasolina!
O certo seria um motor feito para o uso desse combustível!
Com certeza a injeção eletrônica vai ser prejudicada...não pelo uso do gnv, mas pela falta de uso de gasolia, o seu combustível original!!!
As sedes sim sofrem bastante com o uso do gnv, mas que eu saiba seria pelo excesso de calor nas sedes, visto que seu estado gasoso não contém as minúscula "gotículas líquidas"(desculpem o pleonasmo...) que têm o combustíveis líquidos na temperatura ambiente.Essas gotículas contribuiriam para barrar o aumento da temperatura...
Abraços
Italo Xavier Santos
03/06/2009, 14:32
Que mania tem as pessoas de dizer que o gnv é isso e aquilo...:parede:Ainda hoje tem gente que acha que gasolina lubrifica o motor...:discordo: isso é com motor 2 tempos...e pra isso se adiciona óleo no combustível...
Porque não colocam logo diesel no motor movido a gasolina!
O certo seria um motor feito para o uso desse combustível!
Com certeza a injeção eletrônica vai ser prejudicada...não pelo uso do gnv, mas pela falta de uso de gasolia, o seu combustível original!!!
As sedes sim sofrem bastante com o uso do gnv, mas que eu saiba seria pelo excesso de calor nas sedes, visto que seu estado gasoso não contém as minúscula "gotículas líquidas"(desculpem o pleonasmo...) que têm o combustíveis líquidos na temperatura ambiente.Essas gotículas contribuiriam para barrar o aumento da temperatura...
Abraços
Concordo, tenho carros à GNV a quase 10 anos e só tive um cabeçote com problema (desgaste de guia de válvula), no mais foi só alegria.
linuxhellmaster
17/06/2009, 17:23
Seria esse mais afastado comparavel aos kits monoponto ?, pelo menos o da minha ranger vai na frente da valvula de ar.. no percurso o gnv roubaria o calor da borboleta, coletor superior e o coletor inferior...
Eu peguei esse carro com 134 mil no odometro (duvido q seja original), porem a lata/pintura original, com danos compativeis com o uso nesse periodo, porem se for original a km, devia de ser usada mais p/ carga... explicaria a lata/pintura zero.. la no interior.. carga fode suspensao.. depende como feito o uso.. o motor tmb... e nao a lata/tinta...
Pois bem, desde q eu peguei ela eu percebi que a danada fuma de leve na partida, provavel pelas guias de valvulas.. pois depois de um tempo de uns... 1 ou 2 minutos, para de cuspir fumaca de oleo....e ae eu ando sentando o peh.. e nem nada de fumaca... toda essa historia pra comentar que talvez seja isso mesmo, unico dano ao motor, mesmo pq o GNV contamina menos o oleo entre outros "pequenos beneficios".
Jah fizemos testes com um sistema de injecao eletronica aonde era injetado sempre GNV + gasolina, porem usando curvas e mapas aonde a gasolina era injetada p/ obter picos de potencia, junto do GNV... por exemplo, voce rodando na pista consumiria 95% de GNV + o complemento p/ conseguir o ponto de pressao maximo adequado pro motor... isso em gasolina.... numa arrancada, ele injetaria mais gasolina ainda que injetando GNV ao mesmo tempo... parecia uma otima ideia, mas ninguem se interessou na epoca.
eu gosto do GNV, fodam-se as guias de valvulas.. eu uso soh pra pista quando to viajando de boa e talz... vale o desgaste adicional, que em um V6 "zero", nao causaria nenhum "mal aparente" mesmo depois de muitos e muitos mil km's
abracos!
Alguém aí falou de "rajadas" quando tira o pé do acelerador...
Bem, vejo duas possibilidades:
O casquilho das bielas está gasto ou os tuchos estão flutuando.
Outra coisa, desta vez relativo ao GNV/GLP. A alegação para a proibição do uso de GLP é que o mesmo é "mais pesado que o ar" e isso levaria à acúmulos em caso de vazamento e maior possibilidade de intoxicação/incêndio. Irônicamente é o mesmo motivo usado pelo Japão para proibir o GNV só que no sentido inverso...:shock:
Quanto aos bicos injetores:
Carros com GNV que não possuem sistemas de injeção originais de fábrica matém os bicos permanentemente fechados ou, em piores casos, bloqueiam a linha de combustível enquanto os bicos ficam "trabalhando" em seco. Obviamente esses bicos apresentam mais casos de fadiga que aqueles que entram em funcionamento no ritmo natural de trabalho, dai os carros com GNV apresentarem problemas com os bicos injetores.
É isso aí pepepessoal!:concordo:
linuxhellmaster
17/06/2009, 22:07
Isso ae, inclusive esse lance do bico ficar delisgado e outras gambis, foram um ponto extra quando decidimos desenvolver o citado sistema de injecao, ao meu ver era somente beneficios.... mas nao "pegou"
cheers
galera, esta discussão não tem UMA resposta. depende, entre outras coisas, do estado do conjunto radiador, etc. me explico: estava rodando com radiador velho e detonado, cheio de sujeira (muita terra roxa), até que o helice foi pro saco e o radiador começou a vazar.
apesar de tudo isto, o motor da minha ranger rodava no limite do "meio" (acima de quando ela era uma jovem cabacinho, mas ainda não fervendo).
troquei o conjunto radiador, mangueiras + helice.
agora, descobri que a valvula termostatica estava "aberta" direto. com agua limpa e sistema de arrefecimento funcionando legal, ela começou a rodar FRIA.
isto, como varios colegas disseram, é muito muito muito ruim.
ou seja, se o seu radiador está uma m...., a valvula termostatica pifada vai afetar menos (se estiver aberta direto) do que se o radiador estiver legal.
paguei 120 reais na original atraves do meu fornecedor: worlds parts (fica na cruzeiro do sul perto da av do estado em sp).
procurem rubinhocavallaro@hotmail.com
ranger v6 4.0 xlt 4x4 gasolina 1999
SAPO-BOMBA
15/12/2009, 16:19
Fui hoje na oficina ver como estava o andamento dos serviços realizados no meu carro, relativos à troca de mangueiras, hélice e radiador...
E tinha uma HPE bem surrada ( inclusive o dono com maior cara de molecão marrento ), daqueles que levam paredão de som, melhor nem comentar mais...
O motor foi aberto pq estava com um barulho muito forte quando em funcionamento, aí no dia seguinte, fomos olhar... cena assustadora: Dois pistões completamente perfurados por conta de problemas nos injetores.
Segundo me explicaram, o bico em perfeito estado tem que fazer um "spray" bem uniforme dentro do cilindro, de modo que a queima seja igual em toda a área do pistão.
Quando o bico fica alterado e começa a "mijar", essa zona de calor causada pela combustão passa a se concentrar numa área muito menor do pistão, e a alta temperatura começa a derreter o mesmo.
Portanto é necessário um bom ouvido e "feeling" do carro pra notar qualquer anomalia desse tipo. E não custa nada de vez em quando dar uma checada nos bicos.
tudo em ingreis - nois é jeca i num produiz os guia direito (RSRSRS)
http://www.fixya.com/cars/t3167660-replace_thermostat_99_ford_ranger_2_5
http://www.explorerforum.com/Singleton/web/pages/thermostat.html
http://www.therangerstation.com/tech_library/Thermostat.htm
http://www.ehow.com/how_4814943_replace-thermostat-ford-ranger.html
http://wiki.answers.com/Q/How_do_you_change_the_thermostat_in_a_1999_Ford_Ra nger
com fotos:
http://www.ford-forums.com/ford-explorer/10937-how-replace-thermostat-4-0l-ohv-v6.html
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