Postado originalmente por
SergioPB
Venho colocar alguns probemas que venho enfrentando com esse motor.
O V6 da minha está com 180000 Km e apresentou problemas no cabeçote há muito tempo com fissura entre as sedes de válvulas, que foi resolvido com uma retífica.
Apresentou um grave problema no último cilindro do lado esquerdo(vendo o carro de frente), com passagem de óleo para a câmara de combustão, que "melava" a vela, fazendo o motor ratear e "fumaçar".
Desmontado o motor, não descobrimos o problema de imediato, pois a bomba de óleo estava funcionando corretamente, não havia borras, as galerias de água estavam em boas condições e o motor não apresentava carbonização, evidenciando bom estado, apesar da quilometragem. Mas as paredes desse cilindro estavam limpas demais e com riscos.
Só podia ter acontecido uma coisa: o bico estava com defeito e, como não fechava corretamente, "lavava" o cilindro não dando tempo do óleo lubrificar, o que fez umas canaletas nas paredes do mesmo.
Colocamos os bicos na máquina de vazão e conformamos o problema.
O bico com defeito enchia as buretas tão rápido, que pensamos não fechar em momento algum, ou seja, estava "mijando".
Fiz a parte de baixo do motor, trocando todos os pistões, anéis, bomba de óleo, ou seja, tudo que deveria ser feito para deixar o motor literalmente novo. Deu pena ver os outros cinco pistões, anéis, camisas e demais peças em ótimo estado de conservação, sem corrosão de espécie alguma, serem substituídos.
Os cabeçotes tiveram que passar por uma retífica, pois houve afundamento da sede de válvulas.
Resumindo: Além das peças ditas e não ditas acima, coloquei todos os bicos novos, embreagem completa e outras "coisitas" mais.
O carro está ótimo e continuo feliz, pois estou com um motor "zerado".
Agora, depois de dois meses e meio da venda da Ranger V6 Supercab da minha filha, o novo proprietário me apresentou o mesmo problema na Ranger.
A Supercab estava com 176000 Km rodados e apresentou o mesmo defeito da minha, ou seja, no mesmo cilindro, o mesmo bico, consequentemente os mesmos gastos.
Não consigo entender o porquê desses defeitos iguais num motor robusto.
Todos os dois motores, depois de abertos, se apresentavam em ótimas condições, sem borras e carbonizações.
Depois dessas experiências, sugiro aos amigos do forum uma "geral" nos bicos injetores, que tenho certeza, são os vilões.
Fica a dica!
Abraços!!