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Convex Datacenter
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  • #1

    Ranger V6 após os 160000 Kms.




    Venho colocar alguns probemas que venho enfrentando com esse motor.
    O V6 da minha está com 180000 Km e apresentou problemas no cabeçote há muito tempo com fissura entre as sedes de válvulas, que foi resolvido com uma retífica.
    Apresentou um grave problema no último cilindro do lado esquerdo(vendo o carro de frente), com passagem de óleo para a câmara de combustão, que "melava" a vela, fazendo o motor ratear e "fumaçar".
    Desmontado o motor, não descobrimos o problema de imediato, pois a bomba de óleo estava funcionando corretamente, não havia borras, as galerias de água estavam em boas condições e o motor não apresentava carbonização, evidenciando bom estado, apesar da quilometragem. Mas as paredes desse cilindro estavam limpas demais e com riscos.
    Só podia ter acontecido uma coisa: o bico estava com defeito e, como não fechava corretamente, "lavava" o cilindro não dando tempo do óleo lubrificar, o que fez umas canaletas nas paredes do mesmo.
    Colocamos os bicos na máquina de vazão e conformamos o problema.
    O bico com defeito enchia as buretas tão rápido, que pensamos não fechar em momento algum, ou seja, estava "mijando".
    Fiz a parte de baixo do motor, trocando todos os pistões, anéis, bomba de óleo, ou seja, tudo que deveria ser feito para deixar o motor literalmente novo. Deu pena ver os outros cinco pistões, anéis, camisas e demais peças em ótimo estado de conservação, sem corrosão de espécie alguma, serem substituídos.
    Os cabeçotes tiveram que passar por uma retífica, pois houve afundamento da sede de válvulas.
    Resumindo: Além das peças ditas e não ditas acima, coloquei todos os bicos novos, embreagem completa e outras "coisitas" mais.
    O carro está ótimo e continuo feliz, pois estou com um motor "zerado".
    Agora, depois de dois meses e meio da venda da Ranger V6 Supercab da minha filha, o novo proprietário me apresentou o mesmo problema na Ranger.
    A Supercab estava com 176000 Km rodados e apresentou o mesmo defeito da minha, ou seja, no mesmo cilindro, o mesmo bico, consequentemente os mesmos gastos.
    Não consigo entender o porquê desses defeitos iguais num motor robusto.
    Todos os dois motores, depois de abertos, se apresentavam em ótimas condições, sem borras e carbonizações.
    Depois dessas experiências, sugiro aos amigos do forum uma "geral" nos bicos injetores, que tenho certeza, são os vilões.
    Fica a dica!

    Abraços!!

  • #2
    Usuário Avatar de LEONARDORAZO
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    Sergio, vc tinha gnv nas pickups ?
    Ex Ranger centennial
    Xterra 03/04

  • #3
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Venho colocar alguns probemas que venho enfrentando com esse motor.
    O V6 da minha está com 180000 Km e apresentou problemas no cabeçote há muito tempo com fissura entre as sedes de válvulas, que foi resolvido com uma retífica.
    Apresentou um grave problema no último cilindro do lado esquerdo(vendo o carro de frente), com passagem de óleo para a câmara de combustão, que "melava" a vela, fazendo o motor ratear e "fumaçar".
    Desmontado o motor, não descobrimos o problema de imediato, pois a bomba de óleo estava funcionando corretamente, não havia borras, as galerias de água estavam em boas condições e o motor não apresentava carbonização, evidenciando bom estado, apesar da quilometragem. Mas as paredes desse cilindro estavam limpas demais e com riscos.
    Só podia ter acontecido uma coisa: o bico estava com defeito e, como não fechava corretamente, "lavava" o cilindro não dando tempo do óleo lubrificar, o que fez umas canaletas nas paredes do mesmo.
    Colocamos os bicos na máquina de vazão e conformamos o problema.
    O bico com defeito enchia as buretas tão rápido, que pensamos não fechar em momento algum, ou seja, estava "mijando".
    Fiz a parte de baixo do motor, trocando todos os pistões, anéis, bomba de óleo, ou seja, tudo que deveria ser feito para deixar o motor literalmente novo. Deu pena ver os outros cinco pistões, anéis, camisas e demais peças em ótimo estado de conservação, sem corrosão de espécie alguma, serem substituídos.
    Os cabeçotes tiveram que passar por uma retífica, pois houve afundamento da sede de válvulas.
    Resumindo: Além das peças ditas e não ditas acima, coloquei todos os bicos novos, embreagem completa e outras "coisitas" mais.
    O carro está ótimo e continuo feliz, pois estou com um motor "zerado".
    Agora, depois de dois meses e meio da venda da Ranger V6 Supercab da minha filha, o novo proprietário me apresentou o mesmo problema na Ranger.
    A Supercab estava com 176000 Km rodados e apresentou o mesmo defeito da minha, ou seja, no mesmo cilindro, o mesmo bico, consequentemente os mesmos gastos.
    Não consigo entender o porquê desses defeitos iguais num motor robusto.
    Todos os dois motores, depois de abertos, se apresentavam em ótimas condições, sem borras e carbonizações.
    Depois dessas experiências, sugiro aos amigos do forum uma "geral" nos bicos injetores, que tenho certeza, são os vilões.
    Fica a dica!

    Abraços!!
    Esses motores são muito bons, mas a forma como são usado acaba com eles. Veículos como motores beberrões normalmente são pouco usados e normalmente em trechos mais curtos. Essa forma de uso com o motor trabalhando muito tempo fora da temperatura ideal e logos períodos de troca de óleo detona qualquer motor ainda mais quando se usa GNV...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Boa noite Sergio.
    Interessante os motores com 180 mil não apresentarem carbonização, nem borras. Será que os motores a diesel, com essa quilometragem, vão apresentar também essas condições ?
    Agora, a ocorência de ser no mesmo cilindro, em ambos, deve ter sido coincidência.

    Bico também "mija" com gás ?

    Em qual caso seria mais agressivo o bico "mijar":

    1 - gasolina.
    2 - diesel
    3 - álcool
    4 - GNV

    Tio Balú
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Acredito que com do pior para o melhor GNV, gasolina, diesel.

    GNV deve ser um desastre pq não deve lubrificar nada. Diesel eu acredito que lubrifique um pouquinho melhor que gasolina.

    Já rodei uns 80km com um bico mijando a uns 02 anos, quando deixei na oficina o cara disse que eu tive muita sorte de não ter danificado nada. Troquei os 04 bicos e o motor vai muito bem obrigado até hoje.

  • #6
    Boa noite Thelmo.
    Num motor a diesel qual é o principal sintoma quando um bico está mijando ?
    Balú

  • #7
    Citação Postado originalmente por LEONARDORAZO Ver Post
    Sergio, vc tinha gnv nas pickups ?
    Leonardorazo,
    Tenho na minha e na outra continua com GNV.
    Nós tínhamos a preocupação de andar também no combustível original, para manutenção do sistema de injeção.

    Abraços!

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Tio!

    Quando um bico a diesel começa a "mijar", ocorre a perda de desempenho, aquecimento, fumaça cinza, uma batida mais forte no motor eno caso mais grave, a deformação dos pistões.

    Abraços.

    Kim.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Esses motores são muito bons, mas a forma como são usado acaba com eles. Veículos como motores beberrões normalmente são pouco usados e normalmente em trechos mais curtos. Essa forma de uso com o motor trabalhando muito tempo fora da temperatura ideal e logos períodos de troca de óleo detona qualquer motor ainda mais quando se usa GNV...
    Fala Walter, tudo bem?

    Esses carros eram usados diariamente em trechos de aproximadamente 80 à 100 Km diários, o que dava tempo de atingirem a temperatura normal de funcionamento. E a Ranger tem o problema crônico da válvula termostática, o que sempre combati, dando manutenção e trocando, quando necessário. Faço questão da temperatura correta de funcionamento.
    Sempre troquei o óleo e filtro com 5000 Km, e na desmontagem ficou evidenciado o estado impecável do motor em relação à ausência de borras e carbonização, que quando presentes são indícios dos problemas citados por você.
    O uso do GNV não mostrou danos ao motor. A não ser um pouco de afundamento nas sedes de válvulas.
    Mas valeu pelas dicas.

    Abraços!

  • #10
    Citação Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Boa noite Sergio.
    Interessante os motores com 180 mil não apresentarem carbonização, nem borras. Será que os motores a diesel, com essa quilometragem, vão apresentar também essas condições ?
    Agora, a ocorência de ser no mesmo cilindro, em ambos, deve ter sido coincidência.

    Bico também "mija" com gás ?

    Em qual caso seria mais agressivo o bico "mijar":

    1 - gasolina.
    2 - diesel
    3 - álcool
    4 - GNV

    Tio Balú
    Fala Tio Balú, tudo bem?
    É, os motores estavam sem borras ou carbonizações.
    Acredito também na coincidência, mas que isso deixa a gente p..., isso deixa.
    Quando no GNV, os bicos permanecem desligados.
    Não acredito em maior ou menor incidência nos quatro combustíveis.
    Esse defeito vai dar em qualquer deles.
    O que poderia detonar os bicos?
    Dúvidas!!!

    Abraços!

  • #11
    Boa noite Kim.
    Os sintomas que descreu podem ser claros e evidentes para um especialista, mas para um leigo, como eu, não percebe.
    Então, se a temperatura do painel passar da metade, pode ser um indicaro ?
    Qual barulho forte no motor ? Sei que quando normal parece castalhola.
    Perda de desempenho é mais comum nos seres cansados.
    Abs
    Balú

  • #12
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Boa noite Sergio.
    Interessante os motores com 180 mil não apresentarem carbonização, nem borras. Será que os motores a diesel, com essa quilometragem, vão apresentar também essas condições ?
    Agora, a ocorência de ser no mesmo cilindro, em ambos, deve ter sido coincidência.

    Bico também "mija" com gás ?

    Em qual caso seria mais agressivo o bico "mijar":

    1 - gasolina.
    2 - diesel
    3 - álcool
    4 - GNV

    Tio Balú
    Balu .. meu motor 2.5 Diesel Euro I esta proximo aos 380.000km/rodados Sendo todo ele original. Fiz bomba injetora se não me engano com 250.000 ... vou te contar uma coisa ... meu motor, mesmo com o vazamento de oleo no pé da bomba de oleo roda tranquilo mais 100.000 no minimo. É so manter a manutenção preventiva e eu tentar tirar o pé, pois rodo constantemente acima dos 120, 130 e dependendo do trecho belisco os 160km/h.

    Seja o motor que vcs quiserem (ate os Mit 2.5) tendo manutenção preventiva e corretiva correta .. roda-se muito.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

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