PDA

Ver Versão Completa : Arranque da Ranger deu os doces



Edintruder
28/04/2009, 23:04
Depois de 122.000km e 8 anos, o motor de arranque da minha Ranger resolveu me deixar na mão.

Amanhã cedo tenho encontro marcado com as ferramentas...

Depois eu posto a relação de peças, valores e tempo de reparo.

LopeS4x4
28/04/2009, 23:27
Edintruder,

é uma pena, mas ela esta nas mao certas..!!!

ALEXANDREO
29/04/2009, 00:05
Edintruder, esta semana foi o meu que deu sinais de cansaço, era somente o automatico que as vezes nao tinha força para acoplar, troquei ele e aproveitei e dei uma geral no motor com a troca do porta escovas, limpeza geral, uma lixadinha aqui e ali e o bixo ta zerado de novo a partida ficou so no toque, gastei uns 150 mais 50 de mao de obra, que no teu caso deve ser 0800.
Abraçao alexandre

Edintruder
29/04/2009, 00:52
Bem, acabei de desmontar o bichinho.
Depois que terminei de postar a mensagem descobri que não conseguiria dormir sem mexer, então resolvi tirar o motor fora.
Dá trabalho, levei um pouco mais de uma hora e 15 minutos, mas está fora.

tive que soltar o tubo que liga a turbina no escapamento, suporte desse tubo e parabarro interno do paralama.
Estou comvontade de tentar fazer um pente e deixar nesse tubo para ver se assobia...

Bem, realmente as escovas não prestam mesmo, estão bem curtas e o porta escovas está cheio de folgas. O bendix e o automático está bons, porém vou analizar o automático com carinho pelo toque do Alexandre.

Amanhã vou pegar um humilhante e comprar essas peças de manhã (foi-se a minha folga).

Breno Costa
29/04/2009, 01:33
Pense em um caboco inteligente é esse Edintruder ja desmontou toda Ranger dele.:palmas::-D

Edintruder
Desculpa a ignorancia ai mais o motor de arranque não é o que faz o carro ligar ou é o que o carro não tem força para sair do lugar?

Uma outra duvida se não for incomodo você esta a quanto tempo com essa Ranger?

Rogerrm
29/04/2009, 14:37
Dá pra contar nos dedos as partes que ele não desmontou (ainda)

Breno Costa, Motor de arranque é o que faz ligar o motor...

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 15:58
Edintruder, minha Ranger(neste momento) está toda aberta no mesmo lado que a sua, para a retirada de um vazamento de um tubo de pressão da DH. Aproveita e dá uma chegada lá no tópico para dar uma sugestão.
Coloca umas fotos dos trabalhos no motor de arranque.
Aguardo
Tio Balú

Edintruder
29/04/2009, 18:56
Acabei não tirando fotos, mas ainda não terminei de montar. Na desmontagem, a peça que levei 30 minutos para desmontar levei 2 minutos para montar, porém o que levei 2 minutos para desmontar levei 30 minutos para montar...

O solenóide (automático) do arranque estava realmente falhando, então tive que trocá-lo. Testei hoje de manhã e realmente era ele que estava atrapalhado.

R$40,00 das escovas com porta-escovas.
R$136,00 do solenóide.

Quando chegar em casa agora às 22:30 eu termino de montar.

Desmontagem
1:15h

Montagem do arranque
1:00h

Colocação do arranque
1:30hs (faltam 15minutos para terminar)

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 19:00
Edintruder, como é feito o teste desse solenóide, para se saber se está com defeito ? Passagem de corrente ou ddp com um multímetro ?
O bêndix estava bom ?
Abs
Tio Balú

Edintruder
29/04/2009, 23:46
Tio,

O solenóide é um eletroimã que no final do curso fecha um circuito que aciona o motor elétrico.

Quando os contatos desse circuito cavitam ou zinabram ele não aciona o motor elétrico.

No meu caso foi justamente o que ocorreu, batia o solenóide mas não acionava o motor.

O bendix e as buchas estavam boas.

Breno, essa Ranger está batendo meu recorde. Está comigo há 5 anos. Nunca consegui ficar por mais de 3 anos com um carro sem enjoar. A Ranger não tenho previsão de trocas, já troquei 3 carros da minha esposa, 3 motos minhas e a Ranger deve ficar comigo por mais algum tempo.

Tenho dúvidas se troco por uma mais nova ou transformo em 2005 no futuro com kit 2.8...

Breno Costa
29/04/2009, 23:53
Mas é foda mesmo quando o cara se apega a uma coisa dificil se desfazer.

Mas antes desse motor de arranque ela ja tinha dado algum problema serio?

Por que na Ranger antiga da minha mãe a XLS 05/05 2.8 quando chegou nos seus 90 mil km começou a dar muito problema ai ela se desfez porem eu senti uma diferença muito grande foi quando liguei pela primeira vez a tração da 3.0 que Cherou mas a queimado que na 2.8 sendo que a 2.8 não era TGV

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 00:02
Edin, coloca um 2.8 AT snorkel(No escapamento, também!). Siga a receita do Walter. O que importa é o prazer de quem gosta de mecânica. Ficar fuçando. Quando dá um pipoco já se sabe o que é. Com uma caixa de ferramentas não fica na rua. Motor vai embora, os periféricos é que são o problema.
Personalizei a minha pintando a bolota do diferencial cor vermelha. Além do GSM e GPS se ladrão roubar vai ser fácil identificar na perseguição.
É ou não é Breno Costa ?
Att
Tio Balú

Breno Costa
30/04/2009, 00:04
Faz logo um super Level up e ponha um tiptronic com borboletas atras do volante 8).

Ai eu quero ver você trocar essa Ranger :dance:.

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 01:11
Se o Edintruder aceitar a sugestão, arrumo para ele o Tiptonic de um A4. Só para deixar o Walter um pouco triste.
Abs
Tio Balú

Edintruder
30/04/2009, 19:16
A minha Ranger nunca deu problemas. Só o normal da Ranger.
O arranque foi a primeira vez que se mostrou! Agora parece partida de carro novo. Até o som do arranque mudou!

Breno Costa
30/04/2009, 19:18
Que bom que a Ranger ja ta na ativa de novo.

Mas Edintruder você é dono de alguma oficina ou algo do genero que você entende pra caramba sobre isso

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 20:05
Boa noite Breno. O Edin é professor empírico, e nas horas de folga fica por aquí brincando cá gente.
Vou até aproveitar e fazer outra pergunta:
Edin, estive vendo hoje que para tirar o motor de arranque(MA) tem que soltar a emenda do cano de escape. A parte que sobe para a turbina não atrapalha na retirada dos 4 parafusos do MA ? Esses 4 parafusos saem sem maiores problemas (verifiquei que é muito apertado, sô!) ?
Abs
Tio Balú

Edintruder
30/04/2009, 20:43
Eu tirei o tubo de saída que liga a turbina no tubo. São 5 parafusos prisioneiros que prendem o tubo na carcaça quente da turbina e mais dou que ligam no escapamento embaixo. Esses parafusos não são difíceis de tirar, mas o de trás de cima dá bastante trabalho pela falta de espaço...

Como a minha tem BL, facilita bastante no espaço do páralamas.

TylerNTL
30/04/2009, 21:35
A minha com 150k km tb estava com o Motor de arranque mais ou menos. Começou a escapar (bendix) algumas vezes por mês.... depois algumas vezes por semana... por dia .... escapava toda partida, mas sempre pegava na segunda tentativa.

Parei na auto elétrica mas demoraram 1 dia para retirar ele. Um dos parafusos que fixava ele simplesmente não quis sair (já faziam 08 anos que ele estava lá), pena que eu estava meio ocupado e não acompanhei de perto exatamente como foi a operação. Sei que deixaram ele enxarcado de WD40 por uma noite e no outro dia ele saiu.
Na língua do eletricista a peça que ele trocou foi o impulsor, e fez uma limpeza com troca de escovas no motor de arranque.

O impulsor é a mesma coisa do bendix?

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 22:25
Boa noite Thelmo.
Acredito que sim, pois é o eixo com coroa dentada do MA que engrena na cremalheira do volante.

Estava mais receoso de complicar nos parafusos do escape, que são bem enferrujados devido a quentura. Também, tirando a roda e a capa para barro, a gente fica de cara com ele, por trás da barra de direção e escape.

Abraços
Tio Balú

Tio Eddie
30/04/2009, 23:15
Depois de 122.000km e 8 anos.

APENAS 122.000 km em 8 anos?

Caraca...comprei a Milona no fim de julho de 2008 e o odometro marcava 146.000 km...hoje, apos a troca de oleo do motor...323.456 km...

Ou eu rodo muito, ou vc anda beem pouco..risos

[]s

Eddie

Edintruder
01/05/2009, 00:14
Credo! Rodas mais do que muito caminhão!!!

Nem um ano e mais de 170.000!

Tio Eddie
01/05/2009, 00:44
Credo! Rodas mais do que muito caminhão!!!

Nem um ano e mais de 170.000!

Deixa eu corrigir...comprei a MIlona em 2006 logo pouco mais de 2 anos...

Desculpe o erro de digitacao..:mrgreen:

Mesmo assim, rodo um bocado

[]s

Eddie

TylerNTL
01/05/2009, 07:40
Boa noite Thelmo.
Acredito que sim, pois é o eixo com coroa dentada do MA que engrena na cremalheira do volante.

Estava mais receoso de complicar nos parafusos do escape, que são bem enferrujados devido a quentura. Também, tirando a roda e a capa para barro, a gente fica de cara com ele, por trás da barra de direção e escape.

Abraços
Tio Balú


Foi exatamente assim que desmontaram, mas no final um dos parafusos não saiu.

Edintruder
01/05/2009, 10:40
Deixa eu corrigir...comprei a MIlona em 2006 logo pouco mais de 2 anos...

Desculpe o erro de digitacao..:mrgreen:

Mesmo assim, rodo um bocado

[]s

Eddie

Pois é...
Fiz as contas de cabeça há quanto temppo estás no fórum, mas fiquei em dúvida mesmo...

Balú, para tirar esses parafusos sempre é bom usar um desengripante antes de começar a brigar com os parafusos. Chaves de boa qualidade e estado é fundaamental para ter sucesso nas extração desses parafusos que sofrem ação do calor.

Tio Eddie
01/05/2009, 10:50
Pois é...
Fiz as contas de cabeça há quanto temppo estás no fórum, mas fiquei em dúvida mesmo...

Balú, para tirar esses parafusos sempre é bom usar um desengripante antes de começar a brigar com os parafusos. Chaves de boa qualidade e estado é fundaamental para ter sucesso nas extração desses parafusos que sofrem ação do calor.

Pois é Edin...

Você decidiu o que vai fazer com os bancos?

Abraços

EDUNISSAN
01/05/2009, 12:37
Pense em um caboco inteligente é esse Edintruder ja desmontou toda Ranger dele.:palmas::-D


Como diria o meu avô o Edintruder tem o “bicho carpinteiro” nas mãos.:dance: Aposto que só desmonta a Ranger, a queridinha dele. Os outros meios de transporte da família ele manda para oficina...:rolleyes:
Eu também adoro uma mecânica. Rezo todos os dias para “Santo Onófrio” o protetor dos BI, MA e das CM, CR e BI. Mas quando o santo falha eu mesmo que faço o milagre.
Fico muito bravo :evil: quanto tenho que levar a minha “preta velha” a um mecânico. Da ultima vez levei a uma Autorizada Bosch, :putz:ouvi que deveria tocar fogo na descarga para tirar a fuligem, que nem caldeira a carvão.

Edintruder
01/05/2009, 14:12
Hoje de manhã estava resolvendo uns barulhinhos no Mille Fire da patroa. Ela me fez trocá-lo há 1 semana, porém como todo carro usado ou semi-novo, sempre tem coisinha fazendo barulho, e no caso do Uno, tem um câncer no cabo do freio de mão e escapamento.

Estou fabricando um berço de ferro para encaixar a capota de fibra na Ranger, pois tive que tirá-la depois que quebrou as bordas da caçamba...
Estou fazendo um berço para cada lado que é encaixado nos buracos próprios para isso na caçamba e não será mais apoiado sobre as laterais como a capota de fibra fica. A forma de fixação da capota também será alterada pois será presa por parafusos direto no berço e não mais enganchada nas beirolas inernas da caçamba, o que ajuda a quebrar a caçamba.

Como o Xará S10 disse, realmente tenho bicho carpinteiro nas mãos, sou realmente hiperativo! eheehehhe!

Eddie, Vou mandar fazer os forros de courvim para os bancos, mas terei que afrouxar novamente as finanças...

T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 19:47
Esquece courvin, Edin. coloca logo de couro. O courvin rasga fácil ou solta a pele, e daquí a um ano vai ter que fazer tudo de novo. :parede:

Estou curioso para ver esse berço de ferro. Sugestão: Quanto maior for a área que você puder abranger dentro e fora da lateral da caçamba, melhor. Acho até melhor se ela ficasse apoiada encima dos paralamas e presas na lateral da caçamba usando arrulas de borracha o mais que puder. :concordo:

Balú

Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 21:42
Edi faz um forcinha e coloca couro, o courvim de boa qualidade é caro e não se compara ao couro. O couro é bem mais agradável em contato com a pele. seria preferível um tecido de melhor qualidade que o courvim...

T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 22:06
Edin, acabei de ver um suporte para a capota, semelhante a que estava pensando. Dê uma olhada no vídeo da Hammer vermelha: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=871859#post871859 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=871859#post871859)
Att
Tio Balú

Edintruder
02/05/2009, 00:39
Na verdade são duas cantoneiras de 2" com 3/8" de espessura com dois tubos que se encaixam nos suportes originais da caçamba. Assim sustenta a capota em locais mais reforçados e se prendem de forma mais adequada que apenas 4 ganchos das beirolas frágeis da caçamba também de chapa externa frágil.

Esse H3T ficou muito legal! Superou o H1!