Ver Versão Completa : Amortecedores Air Fux
Elmer_Jeep
28/04/2009, 15:33
Marcel e Carraro,
fui dividir o tópico dos Fox pra separar o assunto do Fux e devido à um bug no sistema todas as mensagens foram perdidas... :parede:
Peço o favor de postarem novamente os comentários sobre os Fux Mkrawler neste tópico e depois farei novamente um outro sobre os Fox by Procomp.
agradeço a compreensão :concordo:
equipeminas4x4
28/04/2009, 15:57
nem liga, não tinha nada demais no tópico. Somente q estão a venda e sendo utilizados há mais de 2 anos.
Bill e outros que o digam.
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
28/04/2009, 16:25
E se Deus ajudar e a fonte não parar de pingar...
Eu também terei o que dizer dessa maravilha da engenharia MJ... hehehe...
[]'s já esperando as MPs
Ramiro - Bin Lôco
28/04/2009, 16:55
:pensativo::pensativo:agora me surgiu uma dúvida:pensativo::pensativo:
Conceitualmente Air Fux é amortecedor???
[]'s
equipeminas4x4
28/04/2009, 18:11
:pensativo::pensativo:agora me surgiu uma dúvida:pensativo::pensativo:
Conceitualmente Air Fux é amortecedor???
[]'s
conceitualmente falando ele é um sistema de suspensão óleo/nitrogênio.
[]´s
Os meus já estão em casa :palmas:.
Agora é só dar andamento no projeto :parede:.
Abraços,
Dirceu
FernandoRisso
28/04/2009, 22:10
Elmer,
Vc deletou o tópico de propósito por causa da discussão sobre a proibição de utilização de coilovers e air shocks no RJ.
[]'s inconformados!
Renato Fraga
28/04/2009, 22:26
Proibido?????? Por quem????? Pra que??????
[]'s curiosos
fabiano carraro
29/04/2009, 01:03
da nada nao HELMER como o MARCEL falou ,nao tinha nada de importante,
de qualquer forma as minhas duvidas, ja sanei quanto aos AIR SHOX :concordo:
Sergio Rocha
29/04/2009, 12:14
O que é um air shox ?
[]':pensativo:
Supercharger
29/04/2009, 13:46
Aquele tenis da Nike? :odedo:
samukanvas
01/05/2009, 22:25
Já que nosso amigo Fabianta sanou todas suas "dúvidas técnicas", vou perguntar minhas dúvidas toscas :wink:
Eu já sei que as canelas são de kriptonita e não vão estragar no barro, chuva, enferrujar ou empenar...
Agora o seguinte:
1. Air shocks são para carros leves. Digo isso porque o gráfico de "dureza" deles fica mais "picudo" quanto mais pressão e óleo se coloca. Enquanto o gráfico de um veículo com menos dos dois é mais plano, o com mais é mais exponencial conforme se chega ao fim do curso (Como um carro turbo que tem pegada no final de guro). Qual é o limite dos fux em todos seus tamanhos de nitro/óleo sem comprometer a integridade das peças? Tem uma tabela para se calcular quantos kgs ele carrega por polegada do curso e saber a altura que ficará antes de colocar no carro pelo peso que receberá?
2. Nos air shocks, o óleo "funciona" como o amortecedor enquanto o nitro "funciona"como mola. O óleo esquenta, o nitro muito pouco. Quando devemos nos preocupar com a temperatura alta de funcionamento (Como por exemplo andar na rua longos períodos)? Andar na rua esquenta o suficiente para mudar a relação de "carga" de amortecimento e altura? Existe alguma forma simples de saber quando afetará?
3. Geralmente os aishocks tem uma mola negativa que impede o fim de curso aberto ser violento, ou seja: Quando vai dar fim de curso, empurrado pelo nitro, existe uma mola que segura a paulada. O Fux tem essa mola? Ela seguraria a paulada até quanto de carga de nitro?
4. Os olhais do fux são programados pra quantos graus de inclinação e quantos kg de "peso"?
5. Sabendo que não é legal deixar eles darem final de curso fechado (Apenas pra preservar o conjunto), quantos ML de óleo deveremos acrescentar por teste até acertar a altura? Como acertar essa altura em casa?
6. Qual tipo de óleo o fux usa? Porque não óleo de bengala de motos (mesmo que os fox)?
7. Qual inclinação que os fux suportam? Eles teriam problemas caso eu tombasse?
8. Qual o tipo de manutenção eu deverei ter com eles? Existe algum kit de reconstrução?
9. Como está a distribuição/proporção dos valores de bump e rebound numa escala de 100%? (Tipo 60% de bump 40% de rebound?)
10. Existe alguma regulagem das válvulas que possa ser feita manualmente a fim de alterar a proporção de bump e rebound?
11. Quais os tamanhos (olho a olho aberto e fechado) e cursos dos fux?
12. Qual parafuso e guia de quantos cm devemos usar para montagem? Quantos cm o suporte de montagem deve ter pra não ser tocado pelo fux (se é que é possível ter um número desses)?
13. Podem ser pintados de outra cor? :mrgreen: Tem opção?
14. Qual a maneira correta de encher os fux tanto com nitro quanto com óleo? Montados no carro e totalmente abertos (final de curso aberto)?
Abs
fabiano carraro
02/05/2009, 00:20
as minhas eram referente aos shox,que tem informaçao de sobra por ai,mas......ainda estou no aguardo das do fux tambem.
pois nem o valor eu recebi ainda.:pensativo:
ps:dando preferencia ao produto nacional.:concordo:
samukanvas
02/05/2009, 00:33
as minhas eram referente aos shox,que tem informaçao de sobra por ai,mas......ainda estou no aguardo das do fux tambem.
É mesmo? Então tu pode responder essas perguntas pra gente, já que tanto fux e fox tem exatamente as mesmas características...
Como é que é sabidão? Quando é que eu posso voltar pra ler suas "respostas técnicas"?
:putz:
Renato Fraga
02/05/2009, 01:37
3. Geralmente os aishocks tem uma mola negativa que impede o fim de curso aberto ser violento, ou seja: Quando vai dar fim de curso, empurrado pelo nitro, existe uma mola que segura a paulada. O Fux tem essa mola? Ela seguraria a paulada até quanto de carga de nitro?
5. Sabendo que não é legal deixar eles darem final de curso fechado (Apenas pra preservar o conjunto), quantos ML de óleo deveremos acrescentar por teste até acertar a altura? Como acertar essa altura em casa?
14. Qual a maneira correta de encher os fux tanto com nitro quanto com óleo? Montados no carro e totalmente abertos (final de curso aberto)?
Abs
Poxa, Rodrigo, questionamentos bem pertinente a respeito do produto. E eu sei que não foram direcionadas a mim !!!!!!!!!!!
Mas estas perguntas que separei, especificamente acho que estão relacionadas a um mesmo princípio.
Observe a imagem:
http://www.driftsub.com/down/fox%20internal%20large.jpg
Por esse desenho imagino que para abastecer o óleo ao componente, o mesmo deva estar fechado ao seu limite pois o espaço resultante no interior é exatamente o quanto cabe de óleo para a função amortecedora. Acredito que mais que isso possa ocorrer um calço hidráulico, diminuindo o curso do componente. Menos óleo que esse volume, pode ocorrer que a vávula fique seca e no fim de curso portanto a função amortecedora deixa de existir.
Agora divagando sobre o princípio de funcionamento em relação Às suas perguntas acredito que ao se abrir sem carga, dificilmente ocorrerá um rebote pois lembre-se que existe um amortecedor atuando até o fim do curso de abertura. É lógico que com a presença da mola tal como existe neste desenho anexado, um possível impacto é amortecido.
Agora em relação ao fim de curso fechado, imagino que isso seja muito difícil de ocorrer mesmo com um mínimo de volume de gás dentro do componente. Lembre-se que este também faz um papel de bump stop. MAs para testar isso, pegue uma seringa, vede a ponta dela e veja quanta força é necessária para fazer o êmbolo chegar até o topo tentando extinguir o espaço. E tente fazer a mesma experiência com menos ar dentro da seringa. Mesmo que com a metade do ar, a impressão que dá é que no fim do curso do êmbolo, a pressão gerada é a mesma, independentemente do volume inicial.
Falando do abastecimento do gas, na verdade a pressão de gás será rempre a mesma até que este chegue à sua abertura total. Só então é que a pressão começará a subir.
Veja que a tal pressão do gas é resultante do peso suportado pela área do cilindro. Então se essa pressão resultar em 180PSI por exemplo, entendo que a mesma se manterá até que o cilindro se abra completamente. Assim para determinar a altura de trabalho do componente, basta calibrar o volume.
Avaliando isso, quanto mais leve o veículo, menos pressão é necessário, e se o veículo for muito pesado para o serviço deste componente, ou axilia-se a carga com coil overs, ou então deve ser utilizado um componente de diâmetro de cilindro maior.
O que já pesquisei bastante e ainda não entendí, é o porque de não separar o óleo do gás com um cilindro "flutuante", impedindo assim a criação de uma emulsão (que na minha opinião atrapalha na ação do amortecedor) dispositivo esse que é bastante utilizado em amortecedores pressurizados "monotubo", que usam uma pressão positiva apenas para que o óleo não fique "aerado" atrapalhando então a atuação da válvula.
Abraços
equipeminas4x4
03/05/2009, 23:01
Fabiano,
O preço é R$950,00 cada (FUX 14") na data de hoje.
Qto as características questionadas, são exatamente as mesmas do SHOX. O Samukanvas sabe disso pois ele é um feliz proprietário dos FUX.
[]´s
samukanvas
04/05/2009, 12:54
Renato,
Pelo que eu entendo disso (muito pouco), acho que a melhor forma de abastecer os air shocks são totalmente abertos e de preferência montados no carro pra ter "peso" na abertura (batente), entende?
Assim o óleo entra mais fácil e o gás idem. A marcação do gás fica mais precisa e o óleo não precisa de esforço para atravessar as válvulas. Seria como encher um cilindro maior e um cilindro menor. Encher um air shock com a haste toda pra dentro precisa de muita potência e não vai dar a leitura ideal pra se comparar com as tabelas existentes pela net que consideram o enchimento todo aberto. Imagina segurar o carro com toda essa pressão.
Já a quantidade de óleo pode ser maior que o compartimento que existe com a haste toda pra dentro. Aliás, a maioria das regulagens é assim. Não acontece o calço pois o pistão que corre por dentro é furado e nele, as válvulas, fazem passar óleo na quantidade programada para o bump e rebound que o fabricante escolheu.
No caso do gás, a compressão se dá pela entrada da haste. É uma briga para ejetá-la do gás contra o peso do carro tentando empurrá-la para dentro.
É mais ou menos isso que eu compreendo sobre o assunto. Se estiver errado, peço que os amigos corrijam.
O óleo influencia tb esse amortecimento e acredito que o tipo de óleo que o Mestre Marcel pede para utilizar seja baseado em sua experiência com os fux. Óleos mais finos criam menos resistência e passam mais rápido e mais grossos o oposto. Acontece a mesma coisa com as motos e eu mesmo já fiz algumas experiências caseiras nas minhas motocas de trilha :oops:
O que tenho lido sobre gás é que o nitro é utilizado pela pureza (Humidade free) e pela manutenção da temperatura, mas daria pra usar ar comprimido (bem filtrado) para testes até acertar a suspa. Depois, abasteça com nitro.
Já cheguei a ler até que tem gente usando ar comprimido porque daria menos manutenção que o nitro no sentido de reabastecimento. Um demora muito mais a escapar que o outro, entende? Mas net é foda.... Só ao vivo pra saber.
Abs
=============================
Grande Marcel,
Sou proprietário de 2 fux de 18". Já abri os fux pra conhecer o material e pelo que vi, achei muito impressionante a capacidade do amigo de construir algo tão complexo pra mim. É uma pena que ainda não esteja tão conhecido esse tipo de sistema, mas acredito que a partir das provas de RC, o pessoal do fórum vai entender que os fux tem um custo-beneficio melhor que os tradicionais feixes e molas com amortecedor simples.
Ainda não coloquei na minha cherokee porque acredito que meu carro não esteja a altura de receber essa modificação. Quando ela virar uma gaiola, eu comprarei mais dois de 18" pra completar a suspa.
Abs
Renato Fraga
04/05/2009, 22:56
Fala Rodrigo, beleza?????
Bom o que eu entendo a respeito desse tipo de mola/amortecedor é que o volume que resulta dentro do cilindro quando este está fechado por completo é o espaço que deve ser preenchido pelo óleo. Veja que se o volume de óleo for maior que esse espaço, o cilindro não se fecha completamente. Foi o que me referí ao "calço" hidráulico, diminuindo então o volume para o gás, e resultando num curso menor.
Entretanto se houver menos óleo que o adequado, quando o cilindro estiver fechado a válvula não encontrará o óleo para receber a resistência e então atuar como amortecedor.
É fato que para abastecer o óleo, seria mais fácil fazê-lo com o cilindro aberto para não precisar sofrer a resistência da válvula, porém, deve-se então conhecer o volume a ser preenchido. Esta tarefa entendo que possa ser feita com o componente fora do carro. Dessa forma pode se ir abrindo e fechando afim de "bombear" o óleo para suas cavidades.
E o abastecimento do gás entendo que deva obrigatoriamente ser feito com a peça em seu lugar, para que o ajuste da altura em relação à carga seja realizado.
Segundo um post do Bill, me lembro dele falando pra encher o cilindro com nitro até uma altura razoável, esperar algums minutos e então lentamente ir soltando o gás pela válvula até chegar na medida desejada.
Abraços
Avaliando isso, quanto mais leve o veículo, menos pressão é necessário, e se o veículo for muito pesado para o serviço deste componente, ou axilia-se a carga com coil overs, ou então deve ser utilizado um componente de diâmetro de cilindro maior.
Abraços
Renato.
Meu problema é exatamente este. Tenho um jogo de fox 2.0 de 14" e 16" e vou usar no 5L, acontece que o peso do 5L (somente peso suspenso) ultrapassará o limite recomendado pela Fox. Como não tô a fim de importar um jogo de coilover novo, pensei em fazer um híbrido air-coil over. Assim poderia usar uma mola macia e completar a sustentação com o nitro. Vai ser um parto ajustar tudo isso.... :mrgreen:
equipeminas4x4
05/05/2009, 09:53
Sobre o carregamento dos FUX, o óleo vc carrega com ele em qualquer posição, aberto ou fechado, puxando a haste pra puxar o óleo, como ele no carro ou na mão, não faz diferença. Vai demorar de um jeito ou de outro. O que define o volume de óleo é a calibragem q vc precisa e não o espaço interno disponível.
O nitrogênio vc vai calibrar com o FUX montados no carro e com a suspensão completamente aberta. Se calibrar eles antes de colocar no carro e precisar fechar 1mm pra conseguir a montagem, esquece pois não vai conseguir fechar eles na mão. Coloca os 220 PSI de nitrogênio e depois abaixa o carro sobre eles. Ele vai ficar mais alto q o definido no projeto da suspensão, ae vc começa a retirar a pressão aos poucos e devagar pra não sair óleo junto, até a altura ideal.
[]´s
samukanvas
05/05/2009, 13:17
Stephan, tem idéia do peso que carregará? Já tem a tabela dos fox disponível na net?
Coloque 2 airshocks por roda caso fique pesado demais...
Renato Fraga
05/05/2009, 13:19
O que define o volume de óleo é a calibragem q vc precisa e não o espaço interno disponível.
Marcel perfeitamente compreendido essa questão, mas se tiver óleo de mais ou de menos não ocorre interferência do desempenho do componente? E a força do amortecedor não é definida pelas válvulas e viscosidade do óleo??? E o efeito de mola não é definido apenas pela compressibilidade do gás em relação à pressão sobre a área a qual ela está sendo aplicada????
Imagino que com menos óleo, sobra mais espaço para o gás, e dessa forma ocupando um volume maior adquire uma compressibilidade maior, resultando numa atuação mais suave do efeito mola, permitindo uma amplitude maior da ação do componente. MAs corre o risco do amortecedor ficar inoperante em determinados momentos.
Já com óleo demais, este estará ocupando espaço antes designado pelo gás, e portanto interferindo na compressão do mesmo, resultando numa ação de compressão mais limitada, obtendo um curso menor.
O que eu acho legal dos air shoks que possuem o reservatório remoto é justamente ter espaço garantido para o gás e então garantir que o componente conseguirá trabalhar efetivamente em todo o seu curso.
Em relação à pressão do gás, me responde uma dúvida?????
220 PSI é a pressão limite não é???? Durantre a acão do cilindro essa pressão chega a triplicar não é??????
Se a carga que o componente vai suportar for menor que o limite estipulado de 700 kg (se eu não estiver enganado) certamente a pressão necessária de gás será menor que 220 psi.
Portanto não é melhor carregar o componente com o veículo calçado na sua altura habitual de trabalho afim de monitorar inclusive qual pressão o componente está trabalhando???? é uma forma simples de saber até o peso que está sendo aplicado naquele cilindro.
Abraços obrigado
FernandoRisso
05/05/2009, 13:27
Marcel,
Estou pensando seriamente em usar air shocks em meu projeto, mas tenho uma dúvida, principalmente com relação a peso não suspenso. Provavelmente terei o peso suspenso igual ao não suspenso, no mínimo terei 1000kg de pesos não suspenso (eixos, pneus, rodas, suportes de suspensão, freio, óleo etc etc) e uns 1200 a 1500kg se fizer um regime na montagem do carro, que terá um 6cil GM + SM465 (~50kg) e um borgwarner (~40kg) + cabine e o resto será tubo.
Acredito que usar na traseira não exista problemas, mas e na frente? Conseguimos fazer um coilover nacional, pelo menos para utilizar na dianteira?
[]'s nacionalizando o projeto.
equipeminas4x4
05/05/2009, 13:39
Renato,
Só esclarecendo que não há divisão entre gas e óleo dentro dos FUX. A mistura dos 02 gera um tipo de emulsão.
A quantidade de óleo que define se o amortecedor vai ficar mais ou menos "duro" qd ele trabalhar. Se tem pouco óleo pode acontecer por exemplo qd o Bill começou a calibrar os FOX dele, o Spider inclinava para um lado e não retornava. O curso será sempre de 14", não importa a quantidade de óleo que vc coloque, porém de acordo com a gráfico já divulgado aqui, vc precisará de muito mais força pra fechar ele todo.
Da forma que vc está falando de fazer a calibragem, eu não sei se vai funcionar, mas duvido que vc ache uma forma mais simples do que essa que eu descrevi. Além do mais, qual a diferença em saber ou não qual pressão de gás vc está usando se o que realmente interessa é altura que o carro vai ficar?? Se tiver diferença de peso em cada um deles, a pressão será diferente pra cada.
[]´s
equipeminas4x4
05/05/2009, 13:51
Marcel,
Estou pensando seriamente em usar air shocks em meu projeto, mas tenho uma dúvida, principalmente com relação a peso não suspenso. Provavelmente terei o peso suspenso igual ao não suspenso, no mínimo terei 1000kg de pesos não suspenso (eixos, pneus, rodas, suportes de suspensão, freio, óleo etc etc) e uns 1200 a 1500kg se fizer um regime na montagem do carro, que terá um 6cil GM + SM465 (~50kg) e um borgwarner (~40kg) + cabine e o resto será tubo.
Acredito que usar na traseira não exista problemas, mas e na frente? Conseguimos fazer um coilover nacional, pelo menos para utilizar na dianteira?
[]'s nacionalizando o projeto.
Fernando,
Não vejo problema em usar os FUX q tem limite de carga indicada pra 450kg cada. Vc teria como limite na dianteira de 900kg, o que considero suficiente para a mecânica que vc pretende usar.
Com relação ao coil over, já até conversei com o Renato sobreo assunto, não é impossível criar os suportes. o que acho mais chato é calcular/fabricar as molas. Faz isso pra mim e eu te entrego os FUX com todos os suportes pra vc fazer o coil over.
[]´s
Renato Fraga
05/05/2009, 13:57
Perfeito, mas essa questão de emulsão é que não entra na minha cabeça.
Veja que gás é gas e líquido é liquido. Sob pressão um líquido tem a propriedade de ficar ainda mais coeso. Mas não de se misturar ao gás. Esse é o fato de amortecedores pressurizados obterem um desempenho maior, pois o óleo sofre menos modificações na sua estrutura. Quando submetido a pressões negativas chega a ficar aerado e portando oferecendo resistência diferente ao passar pela válvula. É o que ocorre em amortecedores não pressurizados e grande motivo de possuírem ação simples.
O lance do air shock é que gás e óleo dividem a mesma cavidade simplesmente. Veja que existem amortecedores, simplesmente amortecedores que possuem exatamente a mesma construção do air shock, porém utilizam uma haste bem mais fina (o que resulta num êmbolo de área menor) e são carregados com nitrogênio em uma cavidade exclusiva, separado por um êmbolo flutuante, e essa pressão tem a simples função de manter o óleo coeso. Num exemplo desses, se este amortecedor possuísse uma haste de 2,5 pol, ele teria a mesma ação que o air shock.
Definitivamente entenda que eu estou questionando isso tudo não em depreciação do produto.
Sei que este componente é designado para um uso relativamente restrito, e através dessas questões venho tentando compreender uma forma de permitir que tal produto possa ser utilizado de uma forma mais ampla o que pode até extender o comércio do produto oferecido por você.
Certo da sua compreensão,
Abraços
equipeminas4x4
05/05/2009, 14:05
Renato,
Ae vou ter q voltar pra aula de física pra tentar te explicar essa emulsão.
Para vc entender melhoor a situação, basta saber que a emulsão não se limita apenas de 1 lado do êmbolo. Repare no esquema da página anterior q vc postou, que a hachura azul que representa o óleo, aparece do outro lado do êmbolo onde tem a mola.
O efeito não se dá pela compressão da emulsão e sim, pela passagem dela pelo sistema existente no êmbolo.
[]´s
Renato Fraga
05/05/2009, 14:12
Sim, isso que você relatou é o efeito amortecedor do componente. Veja que êmbolo é uma coisa e válvula é outra. No caso você se refere à passagem do óleo pela válvula, o que então define o amortecedor.
No caso do air shock, quem faz o papel do êmbolo é a haste como um todo.
Assim se pela válvula passar algo diferente que simplesmente óleo, sua ação será comprometido no que diz respeito ao amortecedor.
samukanvas
05/05/2009, 14:15
Conseguimos fazer um coilover nacional, pelo menos para utilizar na dianteira?
Fernando, qual seria a vantagem de um coilover em cima de um air shock pro seu uso? E porque montar as molas no fux (Foi o que entendí) se o coilover é beneficiado pelas multiregulagens de bump e rebound (Clicks)?
Abs
equipeminas4x4
05/05/2009, 14:19
Sim, isso que você relatou é o efeito amortecedor do componente. Veja que êmbolo é uma coisa e válvula é outra. No caso você se refere à passagem do óleo pela válvula, o que então define o amortecedor.
No caso do air shock, quem faz o papel do êmbolo é a haste como um todo.
Assim se pela válvula passar algo diferente que simplesmente óleo, sua ação será comprometido no que diz respeito ao amortecedor.
Renato,
O êmbolo faz o papel da vávula. Eu acho q vc está nalisando pelo prisma errado, mas tb não adianta ficarmos falando dessas teorias aqui. O que importa não é o princípio e sim o resultado obtido.
[]´s
FernandoRisso
05/05/2009, 14:21
Marcel,
As molas é meio tentativa e erro. O Ramiro já quebrou a cabeça no devasso e teoricamente tem um acerto de suspensão bacana, portanto só preciso do coilover.
Só uma dúvida, vc faz os FUX com reservatório externo?
[]'s
Fernando,
Não vejo problema em usar os FUX q tem limite de carga indicada pra 450kg cada. Vc teria como limite na dianteira de 900kg, o que considero suficiente para a mecânica que vc pretende usar.
Com relação ao coil over, já até conversei com o Renato sobreo assunto, não é impossível criar os suportes. o que acho mais chato é calcular/fabricar as molas. Faz isso pra mim e eu te entrego os FUX com todos os suportes pra vc fazer o coil over.
[]´s
FernandoRisso
05/05/2009, 14:26
O coilover teoricamente suportam uma carga maior que os air shocks, justamente por utilizar molas. O que preciso é um amortecedor comum (sei que não é tão simples assim, mas é o que a Rancho fez) com os suportes das molas no corpor do amortecedor e, preferencialmente, um reservatório externo que possibilitaria utilizar nitrogênio na calibragem dos amortecedores.
No meu setup utilizaria coilovers na frente e air shocks na traseira. Uma outra vantagem do coilover sobre o airshocks é a questão do K da mola mais constante e não exponencial, principalmente no fim de curso.
p.s.: Se falei alguma mer.da aqui, me corrijam, por favor!
[]'s vendo uma luz no fim do túnel! :D
Fernando, qual seria a vantagem de um coilover em cima de um air shock pro seu uso? E porque montar as molas no fux (Foi o que entendí) se o coilover é beneficiado pelas multiregulagens de bump e rebound (Clicks)?
Abs
equipeminas4x4
05/05/2009, 14:37
Marcel,
As molas é meio tentativa e erro. O Ramiro já quebrou a cabeça no devasso e teoricamente tem um acerto de suspensão bacana, portanto só preciso do coilover.
Só uma dúvida, vc faz os FUX com reservatório externo?
[]'s
Se eu tivesse 1 reservatório desses na mão eu até faria 1, mas não tenho idéia como isso funciona. Eu imagino que seja uma válvula de alívio, com retorno livre. Se a pressão aumenta devido à temperatura, ela abre e a pressão se mantém constante no corpo principal. Qd a pressão diminu, o retorno do reservatório de expansão para o principal é livre.
Eu imagino q seja dessa forma.
[]´s
equipeminas4x4
05/05/2009, 14:41
O coilover teoricamente suportam uma carga maior que os air shocks, justamente por utilizar molas. O que preciso é um amortecedor comum (sei que não é tão simples assim, mas é o que a Rancho fez) com os suportes das molas no corpor do amortecedor e, preferencialmente, um reservatório externo que possibilitaria utilizar nitrogênio na calibragem dos amortecedores.
No meu setup utilizaria coilovers na frente e air shocks na traseira. Uma outra vantagem do coilover sobre o airshocks é a questão do K da mola mais constante e não exponencial, principalmente no fim de curso.
tb não faço idéia como regular uma porcaria dessa. Fico imaginando a merda q é acertar a mola helicoidal separada e o porre q é acertar o sistema shox com tentiva e erro, imagina os 02 juntos.:mrgreen::mrgreen:
[]´s
samukanvas
05/05/2009, 14:55
Fernandão, tu não acha que tá exagerando não? O fux funcionaria pra vc, segundo o que o marcel disse. Se for problema de peso, faça dieta :mrgreen:
Mesmo se tu pegar um "amortecedor comum" com molas externas, tu não vai poder aproveitar o que o coilover tem de melhor, que são as multiregulagens do amortecedor. Sem isso o coilover não tem muitas vantagens sobre a mola e amortecedore comum que usamos nos nossos carros (Minha opinião). Um samurai 98 usa isso na frente...
Sobre o "K" da mola, se olhar bem o gráfico, verá que no air shock é bastante constante até quase o limite de batente fechado. Chegando perto desse limite, cresce exponencialmente. Isso pra mim é uma grande vantagem porque ameniza e muito uma possivel porrada no final de curso. Coisa que num coilover vc talvez não consiga ter, precisando usar batentes. É minha visão sobre esse "problema".
Pelas informações que tenho lido, não acharam um grande diferencial que compense o uso de um coilover em vez de air shock para o nosso uso. Tem muito material disso pela net. Procure por desert racing tb que tem muita coisa interessante.
Abs
Marcelo A. Marchiodi
05/05/2009, 15:02
Quanto à questão das molas, basta padronizar como as Eibach usadas nos EUA, espero que isso seja útil, é um esquema pra calcular as spring rates:
http://www.f-o-a.com/calculator.html
Marcel, se tiver que sair um coilover nacional, tem que ser você cara!:mrgreen:
Eu já juntei tanta coisa sobre coilover aqui e não consigo estudar do jeito que quero, também porque não chegou a hora certa pra fuçar (leia-se hora certa como hora do $$$), mas os melhores recursos que achei sempre foram no Pirate, tipo as "Coilover bible": http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/coilovers/Part_1/ e parte 2 http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/coilovers/Part_2/
E a desmontagem de um da marca Ballistic: http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Ballistic_Shocks/
equipeminas4x4
05/05/2009, 15:05
se for para uso diário existe vantagem em usar coil over, pois se o shox quebrar uma válvul por exemplo, vc fica sem amortecedor e mola, o carro cai até o fim de curso.
Para uso off-road, não vejo vantagem do coil over.
[]´s
equipeminas4x4
05/05/2009, 15:08
Quanto à questão das molas, basta padronizar como as Eibach usadas nos EUA, espero que isso seja útil, é um esquema pra calcular as spring rates:
http://www.f-o-a.com/calculator.html
Marcel, se tiver que sair um coilover nacional, tem que ser você cara!:mrgreen:
Eu já juntei tanta coisa sobre coilover aqui e não consigo estudar do jeito que quero, também porque não chegou a hora certa pra fuçar (leia-se hora certa como hora do $$$), mas os melhores recursos que achei sempre foram no Pirate, tipo as "Coilover bible": http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/coilovers/Part_1/ e parte 2 http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/coilovers/Part_2/
E a desmontagem de um da marca Ballistic: http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Ballistic_Shocks/
o problema é alguém aqui fabricar isso com a qualidade que a eibach faz. São muitas variáveis, material, tratamento, diam. do arame, n. de espiras úteis, diam. primitivo da mola, etc. O que eu acho q fode mesmo é o tratamento térmico feito igual a bund@ deles.
[]´s
samukanvas
05/05/2009, 15:10
se for para uso diário existe vantagem em usar coil over, pois se o shox quebrar uma válvul por exemplo, vc fica sem amortecedor e mola, o carro cai até o fim de curso.
Para uso off-road, não vejo vantagem do coil over.
[]´s
Bingo! :cool:
Marcelo A. Marchiodi
05/05/2009, 15:14
o problema é alguém aqui fabricar isso com a qualidade que a eibach faz. São muitas variáveis, material, tratamento, diam. do arame, n. de espiras úteis, diam. primitivo da mola, etc. O que eu acho q fode mesmo é o tratamento térmico feito igual a bund@ deles.
[]´s
:pensativo: ... fabricar como eles até acredito que tem gente capaz, basta uma folheada na NEI que acha alguém, o problema é o custo... aí fod#@* tudo.
Mas Marcel... você é o cara! Pense nisso!:mrgreen:
equipeminas4x4
05/05/2009, 15:24
:pensativo: ... fabricar como eles até acredito que tem gente capaz, basta uma folheada na NEI que acha alguém, o problema é o custo... aí fod#@* tudo.
Mas Marcel... você é o cara! Pense nisso!:mrgreen:
eu ando totalmente sem tempo de correr atrás disso, infelizmente.
[]´s
samukanvas
05/05/2009, 16:20
Furicus adocicadus detected!!! :odedo:
Alfredo Stavale
05/05/2009, 16:30
http://lh4.ggpht.com/crazylittleworld/SAiDh0wYt5I/AAAAAAAAA_4/mbBSlc7Rwsk/mola3[2].jpg
lh4.ggpht.com/crazylittleworld/SAiDh0wYt5I/AAAAAAAAA_4/mbBSlc7Rwsk/mola3[2].jpg
FernandoRisso
05/05/2009, 17:05
Galera, eibach é mola usada em rallys de velocidade e dakar, para o nosso uso não precisamos disso tudo.
O único carro nacional que eu conheço que usa coilover é o Devasso e tem molas fabricadas aqui no Brasil, não são Eibach, mas funcionam até o momento. Se alguém com experiênca em molas para coilovers quiser dar uma trabalha, aqui é a hora e o momento.
Samukanvas, concordo que para uso off-road os coilovers sejam exagerados e que fui simplista dizendo que são apenas amortecedores com molas externas.
Marcelo, valeu pelos links estava procurando essas coisas pela net. Vou perder algumas horas lendo o material e qq nova conto a todos.
[]'s
Renato Fraga
05/05/2009, 19:51
Em relação ao lance do coil over vou dar a minha contribuição:
Como já foi dito anteriormente, o maior benefício de usar este componente é ter uma gama maior de possibilidades de regulagem, associando setups de mola e amortecedor de uma forma mais fácil.
Vejam que no exemplo do Devasso, existe 2 molas em cada coil over e isso é justificado pelo fato de cada mola desempenhar um papel. Resumindo, uma mais fraca, pra dar amplitude e carga no opentravel, e outra mais forte, pra suportar o peso de forma mais efetiva e fazer o uptravel com eficiência. Como através de simples ajustes muda-se a carga da mola, o amortecedor deve oferecer facilidade de ajuste também para acompanhar a alteração da carga.
Avaliando esse princípio, entendo que pode não ser o mais racional associar um air shock a um coil over, desde que se adquira tais componente já com essa intenção.
Mas como no caso do nosso amigo Stephan que já possui o air shock e o mesmo estará subdimencionado para sua aplicação, entendo que associar uma mola helicoidal ao componente não será nenhum pecado muito menos fonte de problemas principamente para ajustes.
Tal como o exemplo usado do Devasso, aqui teremos 2 molas também. Uma helicoidal, e uma pneumática. A pneumática sabemos a carga, calculando o diâmetro da haste com a pressão utilizada.
No meu raciocínio, o que poderia ser feito para chegar a tal ajuste é começar pela carga da helicoidal. Se essa for capaz de manter o carro bem próximo da altura ideal, mesmo que seja "curta", a compensação pode ser feita com o ajuste da pressão do gás no air shock. Assim este será apenas um auxiliar, trabalhando principalmente no opentravel e fazendo o papel de amortecedor. Assim se a carga a ser suportada exigiria uma pressão muito acima dos 220PSI, com essa combinação a pressão pode cair pra mais da metade.
É fato que o ajuste do amortecedor deverá ser feito após esse setup de carga das molas ser concluído. E esse ajuste deve ser basicamente na ação da válvula interna do air shock bem como a viscosidade do óleo utilizado.
Abraços
Samukanvas e Renato.
Sei dos problemas para fazer o set-up desse sistema. O problema é justamente o que o Renato explicou aí em cima. Já tenho os FOX, que comprei pra um outro projeto, com dólar a 1,6 e frete grátis, ou seja paguei R$ 1600 na época !
Tudo ia bem até que mudei o projeto radicalmente e agora a "estimativa otimista tampando o sol com a peneira" :mrgreen: é:
Peso suspenso (gaiola, drivetrain e agregados): 1800 kg :shock:
Peso apoiado (Eixos, pneus e rodas etc): 1500 kg :shock:
como ambos os pesos são praticamente iguais, me dão a vantagem de dimensionar os suspensores para: 1800/4 * 1,3 (30%) = 585 kg de carga estática por amortecedor, como não é um carro de garagem posso dobrar a carga = 1.170 kg por suporte.
Por isso decidi que os Airshoks sozinhos não iam aguentar o tranco !
Pedradas? comentários?
FernandoRisso
07/05/2009, 09:05
Stephan,
Acredito que esse seja um bom caminho, ainda diante do cenário atual. Só para apoiar sua decisão veja o que esses caras desenvolveram: http://www.ballisticfabrication.com/NEW-Ballistic-Hybrid-CoiloverAir-Shock_p_1649.html
É um amortecedor híbrido - Air shock com Coilover, portanto, é viável e inclusive já existe!
p.s.: E os parafusos de roda? Tem alguma notícia pra mim?
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
07/05/2009, 10:00
É um amortecedor híbrido - Air shock com Coilover, portanto, é viável e inclusive já existe!
:pensativo:
"The Ballistic Hybrid Coilover / Air Shock is designed to support the weight of your vehicle as well as provide the dampening of a conventional shock. The combination of the ability to use springs plus the shocks capability to support weight by itself, takes the guess work out of finding the exact coil spring you need to use for ideal performance. Choose a good lighter weight coil and then you can fine tune the pressure to achieve ultimate performance. Great for the DIY guy. The Ballistic Hybrid Coilover / Air Shock is constructed from the highest quality materials available and is manufactured on state of the art machining centers to exacting tolerances."
:pensativo::pensativo::pensativo: ... era justamente isso que eu estava precisando ler, ficava numa dúvida eterna porque não existia isso por lá.
Mas uma dúvida ainda persiste, para o uso que eu pretendo (futuro uso em ralis, além do meu projeto ser um carro leve), como seria o comportamento de um air em relação ao aquecimento... afinal, tem pouco óleo ali... e imaginem um uso por exemplo, andando a 90 a 100 km/h em estradas ruins... como ficaria isso?
Talvez instalar um reservoir?
Marcelo A. Marchiodi
07/05/2009, 10:19
Continuando...
Já tem um tópico sobre eles no Pirate:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=763316&highlight=hybrid+coilover+air+shock
E essa parte me chamou a atenção, alguém perguntou sobre se eles teriam "fade" como um airshock normal, e responderma que sim, mas somente se forem usados de maneira abusiva... "harshly" (é isso, traduzi direito?) e eu entendo isso como usar em alta velocidade, onde eles seriam bastante solicitados.
Portanto, chegamos aí na minha dúvida do meu post acima.
Mais uma coisa que tá me deixando confuso, se usar um reservoir num airshock, e separar o gás do óleo, aí ele se tornaria basicamente um coilover, certo?:pensativo:
Renato Fraga
07/05/2009, 12:28
Bingo, hehehe, era isso que eu estava tentando propor ha tempos.
http://www.ballisticfabrication.com/thumbnail.asp?file=assets/images/shocks/coiloverair1.jpg&maxx=300&maxy=0
http://www.ballisticfabrication.com/thumbnail.asp?file=assets/images/shocks/coiloverair2.jpg&maxx=300&maxy=0
Agora, entendo que algumas considerações devem ser feitas para usar de critéio na hora do Setup.
Portanto, molas helicoidais possuem "ratio" calculado em libras/polegadas, ou kg/cm (não importa as unidades de medidas) o que quer dizer que para cada cm comprimido, sua carga aumenta X kilos de força, resultando numa escala aritmética, formando um gráfico plano.
Num sistema pneumático, a regra é bem diferente. A progressão é geométrica, formando um gráfico curvo e ascendente. Ou seja, quanto mais é comprimido, mais forte fica e a tendência é que no final independente do ajuste inicial, a carga seja sempre a mesma.
Isso só reforça o fato de que se for feita essa combinação, a mola helicoidal deverá fazer o trabalho principal, deixando a ação pneumática apenas para o curso adicional, onde a helicoidal não alcaça e para o fim do curso fazendo o bump stop.
Já em relação ao reservatório, e a divisão dos fluídos, já questionei isso.
Nesses equipamentos, que tem uma aplicação um tanto restrita, o que vale é a simplicidade e eficiência. O fato de ambos fluidos dividirem o mesmo espaço pode fazer com que haja uma "contaminação" e então que a válvula do amortecedor tenha sua ação comprometida por não haver apenas óleo passando por ela.
Dividindo as cavidades, esse problema é anulado, mas não é a adição de um resevatório que o faz.
E o aquecimento é gerado pelo atrito do óleo. E óleo demora pra aquecer, mas também demora pra esfriar. E isso não é privilégio deste tipo de amortecedor.
Portanto eu acho que a solução está neste caminho.
Abraços a todos
O curso será sempre de 14", não importa a quantidade de óleo que vc coloque, porém de acordo com a gráfico já divulgado aqui, vc precisará de muito mais força pra fechar ele todo.
Da forma que vc está falando de fazer a calibragem, eu não sei se vai funcionar, mas duvido que vc ache uma forma mais simples do que essa que eu descrevi. Além do mais, qual a diferença em saber ou não qual pressão de gás vc está usando se o que realmente interessa é altura que o carro vai ficar?? Se tiver diferença de peso em cada um deles, a pressão será diferente pra cada.
Tenho umas dúvidas... Tô querendo fazer a suspensão baixa, mas com grande curso de abertura.
Então, depois de acertar a calibragem do amortecedor em função do peso da viatura e uso, tenho que me contentar com o que resta de abertura dele ou isso tem regulagem?
Por exemplo, quero deixar uns 10cm para fechamento e uns 25cm de abertura. Posso deixar ele desse jeito independente da calibragem?
Outra: esses 450kg de carga que o FUX suporta, é estática? Pq o jeep todo vai pesar entre 1.700 e 1.800 kg. Descontado o peso dos eixos, rodas, pneus... mesmo assim, ficará muito próximo dessa capacidade.:pensativo:
[]'s
Stephan,
Acredito que esse seja um bom caminho, ainda diante do cenário atual. Só para apoiar sua decisão veja o que esses caras desenvolveram: http://www.ballisticfabrication.com/NEW-Ballistic-Hybrid-CoiloverAir-Shock_p_1649.html
p.s.: E os parafusos de roda? Tem alguma notícia pra mim?
[]'s
Opa! Grande notícia!
Minha idéia não é tão descabida assim, afinal coloca-se qualquer mola que sustente mais ou menos o peso suspenso e o resto regula no nitrogênio!!! show !!! :cool:
agora é mãos a obra pra fazer essas peças (suportes de mola) e boa! :mrgreen:
Quanto aos teus parafusos, nem idéia. não dá pra adaptar uns de outro caminhão?
Quanto ao desenho "D" ali vou meter um silicone e pronto! :mrgreen:
FernandoRisso
07/05/2009, 18:51
Para não gerar off-topic aqui, vou comentar sobre os parafusos e montagem dos RWs no tópico da F75 on rocks - lá pode tudo!
Mas achei q vc tinha comprado os parafusos e instalado nos cubos, vc não fez isso?
[]'s
samukanvas
07/05/2009, 20:49
Mas uma dúvida ainda persiste, para o uso que eu pretendo (futuro uso em ralis, além do meu projeto ser um carro leve), como seria o comportamento de um air em relação ao aquecimento... afinal, tem pouco óleo ali... e imaginem um uso por exemplo, andando a 90 a 100 km/h em estradas ruins... como ficaria isso?
Talvez instalar um reservoir?
Marcelo,
Pelo que eu já li sobre o assunto, um air shock é capaz de aturar consideravelmente um "Rally". Coloquei entre aspas porque alguns dos caras que fazem o king of hammers (google) usam e não sentem problemas durante longos períodos. O que li foi sobre o comportamento dos fox e kings na versão 2.0 como o fux, montados em buggys.
Abs
==============================
Muito legal esse air shock com mola. Acho que pode ser mesmo a solução pra carros mais pesados.
Abs
samukanvas o " king of hammers (google)" eh baixa velo :parede: :mrgreen:
alguem jah usou esse fux ? vi q vc tem, abriu, mas nao vi q usou. o alexandre tah um tempao tentando vender o dele e diz q nao usou.... poe foto ae :concordo:
pelo q sei um dos segredos para nao esquentar eh na montagem, nao pode ter ar (nos modelos c/ 2 valvulas)mas acho q a grande vantagem eh o tamanho do eixo.... p/ quebrar aquilo .....
abs
Alexandre Souto
09/05/2009, 00:21
samukanvas o " king of hammers (google)" eh baixa velo :parede: :mrgreen:
alguem jah usou esse fux ? vi q vc tem, abriu, mas nao vi q usou. o alexandre tah um tempao tentando vender o dele e diz q nao usou.... poe foto ae :concordo:
abs
E nao usei mesmo :pensativo: , peguei com o fabricante (pelo mesmo preço dele hj), sem embalagem, embalei os 4 com o maximo de cuidado e guardei pra quando chegasse a hr... e nao chegou... hj uso de caminhao 1113... :concordo:
Ainda a venda!!! :mrgreen:
All,
Acabei de receber a minha revista Off-Road e nela existe uma reportagem sobre o funcionamento dos amortecedores KING.
Aí lembrei deste tópico, scaner na reportagem e boa diversão :concordo:.
Para os que entedem do Inglês... Sorry...
Abraços,
Dirceu
Para os que entedem do Inglês... Sorry
No inglês a gente dá um jeito, o duro é enxergar as letrinhas :mrgreen:
[]'s
No inglês a gente dá um jeito, o duro é enxergar as letrinhas :mrgreen:
[]'s
Que Merd@...
Na hora de postar no forum a imagem reduziu...
Quem quiser o artigo, ma manda o email por MP que envio o artigo no tamanho original...
Abraços,
Dirceu
Opa, o meu vai aqui mesmo:
j e i s o n arroba j e n a i . c o m . b r
Abs
Quem quiser o artigo, ma manda o email por MP que envio o artigo no tamanho original...
Zipa os originais e anexa na mensagem que dá certo.:concordo:
[]'s
Zipa os originais e anexa na mensagem que dá certo.:concordo:
[]'s
All,
Segue os arquivos Zipados...
Abraços,
Dirceu
Renato Fraga
11/05/2009, 00:57
Muito Bacana o arquivo. Trata-se de uma orientação para reparos. Essa é uma grande vantagem desse tipo de amotecedor, pois os componentes de vedação podem ser facilmente substituidos, a um custo irrisório.
Voltando a falar dos air shoks, encontrei uma matéria que tenta explicar os prós e contras em utilizar este componente mostrando as devidas aplicações de cada modelo.
Pros And Cons Of Air Shocks (http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0606_air_shock_technical/index.html).
Obervando esta imagem, podemos ver as diferenças de construção de cada tipo, e é possivel compreender que o que os difere basicamente é o diâmetro da haste.
http://image.4wheeloffroad.com/f/9233227/131_0606_06_z+air_shock_technical+floating_piston_ emulision_shock.jpg
Como já foi dito anteriormente, é a haste que atua como êmbolo e por isso que o Air Fux necessita usar a haste mais calibrosa, afim de obter uma força maior da pressão interna do nitrogênio.
Já em relação ao reservatório remoto, dá pra ver que não tem segredo nenhum. Não tem válvulas nem nenhum outro dispositivo exceto o tal êmbolo flutuante que funciona apenas para separar os fluidos.
Abraços
Alexandre Souto
11/05/2009, 01:46
poe foto ae :concordo:
abs
esqueci da foto :mrgreen:
equipeminas4x4
11/05/2009, 13:39
Tenho umas dúvidas... Tô querendo fazer a suspensão baixa, mas com grande curso de abertura.
Então, depois de acertar a calibragem do amortecedor em função do peso da viatura e uso, tenho que me contentar com o que resta de abertura dele ou isso tem regulagem?
Por exemplo, quero deixar uns 10cm para fechamento e uns 25cm de abertura. Posso deixar ele desse jeito independente da calibragem?
Outra: esses 450kg de carga que o FUX suporta, é estática? Pq o jeep todo vai pesar entre 1.700 e 1.800 kg. Descontado o peso dos eixos, rodas, pneus... mesmo assim, ficará muito próximo dessa capacidade.:pensativo:
[]'s
Giovani,
Geralmente usamos no projeto para posição de trabalho, algo como 5" para o fechamento total e 9" livres para abertura. O que determina essa altura é a quantidade de nitrogênio que vc coloca no FUX e isso não influencia na rigidez dele.
Se o carro todo vai pesar 1800kg, vc pode retirar disso ,pelo menos 300kg de eixos, rodas e pneus.
[]´s
Giovani,
Geralmente usamos no projeto para posição de trabalho, algo como 5" para o fechamento total e 9" livres para abertura. O que determina essa altura é a quantidade de nitrogênio que vc coloca no FUX e isso não influencia na rigidez dele.
Se o carro todo vai pesar 1800kg, vc pode retirar disso ,pelo menos 300kg de eixos, rodas e pneus.
[]´s
Blz...
Já que vc garante...:mrgreen:
[]'s
...... ,pelo menos 300kg de eixos, rodas e pneus.
[]´s
Pfffffff
300 Kg deve pesar uma roda com pneu do 5L ! :odedo:
:parede:
FernandoRisso
14/05/2009, 13:41
Pessoal,
Acabei conseguindo um amigo o contato de um meio-fabricante nacional de coilovers. Na realidade o cara adaptou uma série de peças aqui no Brasil, mas a maioria do coilover é importado, tudo Bilstein.
Não é uma opção barata, os coilovers bilstein com 17", 2.5" de corpo e reservatório remoto saem por R$ 1.500, já entregue aqui.
O site é: www.offlimits.com.br e o cara que montou as S-10 do sertões e atende a maioria das competições de rally nacionais, como Mitsubishi Motor Sports.
[]'s sem comissão.
equipeminas4x4
15/05/2009, 10:47
matéria sobre air shox no pirate
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/ (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/)
[]´s
equipeminas4x4
04/06/2009, 09:49
esse link eh fox .....
esse link explica toda a instalação e calibragem do FOX e se aplica exatamente aos FUX.
[]'s
esse link explica toda a instalação e calibragem do FOX e se aplica exatamente aos FUX.
[]'s
O Fux vem "de fábrica" com quantos ml de óleo? Qual óleo vc recomenda?
[]'s
equipeminas4x4
04/06/2009, 13:23
O Fux vem "de fábrica" com quantos ml de óleo? Qual óleo vc recomenda?
[]'s
vai sem óleo nenhum. Eu recomendo o 5W20 100% sintético e recomento começar pelo menos com 350ml de óleo, até acertar a quantidade ideal.
[]'s
vai sem óleo nenhum. Eu recomendo o 5W20 100% sintético e recomento começar pelo menos com 350ml de óleo, até acertar a quantidade ideal.
[]'s
Gracias...:concordo:
[]'s
como exatamente se 5w20 nao eh oleo de amortecedor ?
nao eh mais fino nao ?
equipeminas4x4
06/06/2009, 13:32
o recomendado pela FOX é o 5W 100% sintético. O 5W20 funciona perfeitamente bem e é bem fino.
[]'s
se o 5w20 eh + barato e facil de achar ...
pq recomendam e usam 5 ...
alias... qual a diferenca de 5 e 5w20 ?
se ele vai ateh 20, nao eh + grosso ?
abs
O 5W é específico para amortecedores, usado nas bengalas de motos.
Motul 5W: R$ 58,00 o litro! Se bem que, com uns 2 litros tá resolvido.
5w20 é para motores. Mas o pessoal das motos também usa, para endurecer a suspensão. Aliás, usam até mais grosso.
[]'s
equipeminas4x4
18/06/2009, 10:33
5w20 é para motores. Mas o pessoal das motos também usa, para endurecer a suspensão. Aliás, usam até mais grosso.
[]'s
Exatamente Giovani.
[]'s
Marcel, esses rolamentos que tem nos olhais, não ficam fazendo "plek plek" ?
Quer dizer, nem rolamento é, são 2 capinhas de aço só com graxa no meio...:pensativo:
[]'s
equipeminas4x4
18/06/2009, 13:03
Marcel, esses rolamentos que tem nos olhais, não ficam fazendo "plek plek" ?
Quer dizer, nem rolamento é, são 2 capinhas de aço só com graxa no meio...:pensativo:
[]'s
são rótulas esféricas 1/2", pra permitir o movimento do FUX com o curso da suspensão.
[]'s
são rótulas esféricas 1/2", pra permitir o movimento do FUX com o curso da suspensão.
[]'s
Sim, mas nas viaturas de vcs, eles fazem "plek plek"?
[]'s
equipeminas4x4
18/06/2009, 13:17
Sim, mas nas viaturas de vcs, eles fazem "plek plek"?
[]'s
eu nunca ouvi plek plek no Kalango. Bom, teve aquela vez q quebrou o pinhão traseiro, mas ae o plek plek virou alguma coisa um pouco mais forte, tipo plock plock.
samukanvas
18/06/2009, 15:31
eu nunca ouvi plek plek no Kalango. Bom, teve aquela vez q quebrou o pinhão traseiro, mas ae o plek plek virou alguma coisa um pouco mais forte, tipo plock plock.
Que bom, poderia confundir o plek plek com o plock plock que se misturariam com o clak clak que meu carro faz hoje. Dessa forma poderia até fazer pluk pluk que eu saberia que não se trata dos fux! :mrgreen:
Abs
Sergio Rocha
18/06/2009, 19:22
O meu faz fuck fuck
[]':odedo:
equipeminas4x4
19/06/2009, 10:24
O meu faz fuck fuck
[]':odedo:
hahahahaha, só se for de ré, pois nessa idade avançada q vc se encontra, nem deve lembrar mais o que é isso.:odedo: :odedo: :odedo:
[]'s
All,
Estava eu pensando como vou calibrar os meus Fux com Nitrogênio, se o meu Jeep está em Jaguariúna e até onde eu saiba, não existe este recurso tão fácil na cidade.
Aí andei pensando se é possível adquirir um cilindro pequeno, que não seja as enormes balas de solda, onde eu possa carregar o mesmo em São Paulo e levar para Jaguariúna. Desta forma, sempre que eu precisar, terei este recurso disponível na oficina...
Alguém sabe me informar se isso é viável e onde posso encontrar esta configuração mais compacta para compra e recarga em São Paulo, ou seja, cilindro, manômetro(s), válvula(s) e carga?
Agradeço a ajuda,
Abraços,
Dirceu
equipeminas4x4
14/10/2009, 10:33
All,
Estava eu pensando como vou calibrar os meus Fux com Nitrogênio, se o meu Jeep está em Jaguariúna e até onde eu saiba, não existe este recurso tão fácil na cidade.
Aí andei pensando se é possível adquirir um cilindro pequeno, que não seja as enormes balas de solda, onde eu possa carregar o mesmo em São Paulo e levar para Jaguariúna. Desta forma, sempre que eu precisar, terei este recurso disponível na oficina...
Alguém sabe me informar se isso é viável e onde posso encontrar esta configuração mais compacta para compra e recarga em São Paulo, ou seja, cilindro, manômetro(s), válvula(s) e carga?
Agradeço a ajuda,
Abraços,
Dirceu
Olha com o Bill ou Edvaldo da Suzukar onde eles compraram bala de nitrogênio e manômetro.
[]'s
Flávio Cadore
17/10/2009, 01:43
[]'s
Acho que também pode ser usado o óleo de direção hidráulica ATF Tipo A , ele é até melhor que os especiais para suspensão de motos por terem mais aditivos anti-espumantes. Outro dia eu coloquei um 15W da MOTUL na suspensão da minha gaiola e depois do uso abri o amortecedor e a espuma durou uns 15 minutos ( nunca tinha visto isto) e com o ATF isto nunca aconteceu por ter mais aditivos anti-espuma.
O óleo 5W20 tem viscosidade SAE 20.
O óelo 20W50 tem viscosidade SAE 50 e assim por diante.
Espero ter ajudado.
equipeminas4x4
17/10/2009, 10:11
Por desconhecer os efeitos da mistura com o nitrogênio e sobre os componentes, não aconselho o uso de ATF nos AIR FUX.
samukanvas
18/10/2009, 01:27
Acho que também pode ser usado o óleo de direção hidráulica ATF Tipo A , ele é até melhor que os especiais para suspensão de motos por terem mais aditivos anti-espumantes. Outro dia eu coloquei um 15W da MOTUL na suspensão da minha gaiola e depois do uso abri o amortecedor e a espuma durou uns 15 minutos ( nunca tinha visto isto) e com o ATF isto nunca aconteceu por ter mais aditivos anti-espuma.
O óleo 5W20 tem viscosidade SAE 20.
O óelo 20W50 tem viscosidade SAE 50 e assim por diante.
Espero ter ajudado.
Acho que existe uma coisa que não estão considerando que é o amortecedor ser feito pra um tipo de óleo. É por isso que não recomendam outro...
Se o pistão do seu "espumar" o óleo com mais facilidade, nem 500psi nem óleo zero espuma irá reolver :concordo:
Abs
Flávio Cadore
18/10/2009, 20:00
Amigos, desde que eu me conheço por gente é usado o ATF em suspensões do motos...não ataca os retentores e não promove desgaste prematuro nas peças ( digamos que com mais de 20 anos de uso as peças ainda estão lá).
A pressão realmente inibe a espuma, quanto mais pressão melhor. Eu quiz relatar o que aconteceu comigo e se um óleo que custa caro ( e não é tão bom assim) e não funciona como deveria, porque usá-lo? e se tem um óleo mais fácil de achar, talvez por isso mais barato, e também funciona, porque não usá-lo?
Os retentores dos FUX não devem ser feitos de "açucar", óleo é óleo...hehehe :mrgreen:
equipeminas4x4
18/10/2009, 20:20
Amigos, desde que eu me conheço por gente é usado o ATF em suspensões do motos...não ataca os retentores e não promove desgaste prematuro nas peças ( digamos que com mais de 20 anos de uso as peças ainda estão lá).
A pressão realmente inibe a espuma, quanto mais pressão melhor. Eu quiz relatar o que aconteceu comigo e se um óleo que custa caro ( e não é tão bom assim) e não funciona como deveria, porque usá-lo? e se tem um óleo mais fácil de achar, talvez por isso mais barato, e também funciona, porque não usá-lo?
Os retentores dos FUX não devem ser feitos de "açucar", óleo é óleo...hehehe :mrgreen:
como disse, não aconselho o uso nos AIR FUX.
[]'s
Flávio Cadore
18/10/2009, 20:38
Se o revendedor recomenda, recomendado está...
Supercharger
18/10/2009, 22:50
Fabricante. :concordo:
Arthur Makoto
18/10/2009, 23:06
Marcel e as peças pra poder colocar molas nos Air Fux já estão prontos?
equipeminas4x4
19/10/2009, 10:20
Marcel e as peças pra poder colocar molas nos Air Fux já estão prontos?
ainda não, mas estou trabalhando nisso. Vc tem interesse??
[]'s
equipeminas4x4
19/10/2009, 10:21
Fabricante. :concordo:
Exatamente Gustavo.
[]'s
ainda não, mas estou trabalhando nisso. Vc tem interesse??
[]'s
Se rolar c/ as molas, eu teria interesse também.:concordo:
[]'s
equipeminas4x4
19/10/2009, 13:59
Se rolar c/ as molas, eu teria interesse também.:concordo:
[]'s
Giovani,
vai rolar sim, só questão de tempo.
[]'s
Flávio Cadore
19/10/2009, 19:11
Exatamente Gustavo.
[]'s
Pô, Marcel, eu não sabia!!! Bota uma foto para aqueles que não sabiam...
Giovani,
vai rolar sim, só questão de tempo.
[]'s
Blz... tempo temos de sobra...:lol:
[]'s
equipeminas4x4
20/10/2009, 13:55
Pô, Marcel, eu não sabia!!! Bota uma foto para aqueles que não sabiam...
fotos do AIR FUX
[]'s
Flávio Cadore
20/10/2009, 20:55
Legal, parecem ser bem feitos...Umas curiosidades...a camisa encosta na haste, como nas bengalas de moto? ou é como um cilindro hidráulico normal?
De que material é a camisa?
Boa sorte com as vendas...
equipeminas4x4
21/10/2009, 09:29
Legal, parecem ser bem feitos...Umas curiosidades...a camisa encosta na haste, como nas bengalas de moto? ou é como um cilindro hidráulico normal?
De que material é a camisa?
Boa sorte com as vendas...
Flávio,
Acho q nem na bengala de moto a haste encosta na camisa, precisa ter algum espaço pro óleo.
Camisa é de aço.
[]'s
equipeminas4x4
21/10/2009, 14:43
Esse é o jogo que vai no Spider 2 do Bill.
[]'s
Marcelo R. A. da Cunha
25/10/2009, 15:02
Esse é o jogo que vai no Spider 2 do Bill.
[]'s
Não gostei, acho que ficariam melhor num J aqui de Niterói.
:mrgreen:
[]'s
Marcelo
Supercharger
25/10/2009, 19:53
Esse "roxo" de chassis de caminhão mercedes é feio que dói. Era resto de tinta? :mrgreen:
Ronaldo B.
25/10/2009, 21:42
Esse "roxo" de chassis de caminhão mercedes é feio que dói. Era resto de tinta? :mrgreen:
Roxo não.... :discordo: ... de acordo com o Marcel isso é fúcsia. :rolleyes:
Ele disse que essa é a cor favorita dele e por isso foi escolhida para ser utilizada em todos os produtos Mkrawler.
[]´s :mrgreen:
Sergio Rocha
26/10/2009, 09:58
Roxo não.... :discordo: ... de acordo com o Marcel isso é fúcsia. :rolleyes:
Ele disse que essa é a cor favorita dele e por isso foi escolhida para ser utilizada em todos os produtos Mkrawler.
[]´s :mrgreen:
Olha q gracinha
"Fucsia es un arbusto americano, cuyas flores dan nombre a un color rojo utilizado en pintura con fines decorativos. La palabra fucsia deriva del botánico alemán Leonhard Fuchs (1501-1566). - Gracias: Ricardo Herrera
Fucsia es natural de Chile (Fuchsia Magellanica) a México (Fuchsia Arborescens). Pertenece a la familia de las Oenoteráceas. También es conocida como "Pendientes de la Reina" pues sus flores son colgantes y muy bonitas, parecidas al copihue (flor nacional de Chile)."
Bem boyola.
[]'
equipeminas4x4
26/10/2009, 11:43
Olha q gracinha
"Fucsia es un arbusto americano, cuyas flores dan nombre a un color rojo utilizado en pintura con fines decorativos. La palabra fucsia deriva del botánico alemán Leonhard Fuchs (1501-1566). - Gracias: Ricardo Herrera
Fucsia es natural de Chile (Fuchsia Magellanica) a México (Fuchsia Arborescens). Pertenece a la familia de las Oenoteráceas. También es conocida como "Pendientes de la Reina" pues sus flores son colgantes y muy bonitas, parecidas al copihue (flor nacional de Chile)."
Bem boyola.
[]'
La palabra fucsia deriva del botánico inglês Fuck you (1900-2009). - Gracias: Marcel Fernades.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
dito isso, agora as bibas porderiam por favor ir avacalhar outro tópico???:odedo::odedo::odedo:
[]'s