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Ver Versão Completa : Tudo o que vc gostaria de perguntar sobre preparação, mas teve receio.



samukanvas
27/04/2009, 00:54
Tudo o que vc gostaria de perguntar sobre preparação, mas teve receio.

Criei esse tópico no sentido de estimular o pessoal que tem receio de perguntar as coisas e acaba não fazendo modificações no carro por falta de informação.

Aqui vale todo o tipo de pergunta. Não existe pergunta besta. Pode perguntar qualquer tipo de coisa relacionada aos veículos do tópico e trilha.

Um exemplo - Se o teu alternador tem problema, não recarrega ou ronca, não vale. Se seu alternador não recarrega a bateria rápido quando está usando o guincho, está valendo! Sacaram?

Fair play total, nada de zoação... Apenas pesquisas e repostas. Peço que todos me ajudem nisso!

Quem tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer?

iglupolarartico
27/04/2009, 08:32
Dando inicio!

inicialmente um samurai com pneus long trail bf goodrich 205/75/15, para mudar para pneus all terrain bf goodrich 215/75/15 será necessário botar calços na carroceria???

iglupolarartico
27/04/2009, 08:43
ja ficando folgado!!!

as jumelas do samurai estão com as buchas bem gastas, meio que quebradas e ressecadas, queria saber se compensa trocar a jumela toda e talvez quem sabe colocar uma articulada ou um jumela maior, mas a questão é: qual a diferença em colocar uma jumela maior? maior melhorar o que? e a articulada?


valeu pessoal!

zamboni
27/04/2009, 09:08
Mudar para diesel

qual a melhor mecanica diesel para adptar na xj?

samukanvas
27/04/2009, 12:15
iglupolarartico,

Apesar de eu já ter sido dono de um samurai e ter gostado muito do carro, esse tópico trata apenas dos veículos jeep listados acima. Seria uma boa postar essa dúvida no tópico de samurais já que lá o pessoal é muito mais capacitado pra responder suas questões. ;-)

Abs

===========================================

zamboni,

Já existem algumas trocas de motores aqui no fórum. Me lembro de ter PS2.8 e hilux eletrônica. Não sei afirmar qual seria a melhor mecânica para seu uso, mas o Afonso aqui do fórum poderia te ajudar melhor. Ele vende e instala motores diesel nos carros e é muito bom de jogo. Talvez sua dúvida seja melhor respondida por ele, até porque esse tópico é mais de preparação para trilhas (Como está escrito no primeiro post).

Abs

============================================

Pessoal,

Vamos ajudar aí. Eu não disse que vou responder a tudo não, até porque eu sou meio burraldo. Abri o tópico pra estimular as idéias e ponderar as alternativas. Vamos nos ajudar!!!

Ninguém gosta de fazer trilhas não? :D

abs

iglupolarartico
27/04/2009, 16:51
desculpa ai amigo!!!
mas com esse nick tambem, eu me senti na obrigação de perguntar!!!
to brincando!

mas e sobre a jumela e buchas, o jeep tambem tem, voce sabe explicar a diferença em questao de conforto da jumela flexivel para a comun????

RAFAEL KIPPER
27/04/2009, 22:08
samuka

Como e qual o snorkel ideal para XJ 89 com ABS?
Considerando que , nao quero retiar e nem inverter o reservatorio dos linpadors, e para pasar amangeira o ABS fica bem no lugar onde podeia furar, e gosatia de um modelo com o chapel que fica mais "grudado ou aerodinamico" para nao enroscar nos galhos.
Abraços!

geezer
27/04/2009, 23:07
Parabéns Samukanvas, belo topico:concordo:.

Eu só espero que os usuarios não venham dar aquela famosa resposta oferecendo produto para beneficio próprio. :odedo: ou aquele que quer trocar o modulo queimado por R$1,00....

----x----

Bom, Qual é ponto de equilibrio para eu decidir entre uma cherokee XJ ou uma ZJ (Sport ou Grand). Quando o seu uso for determinado para o dia-a-dia e nas folgas em trilhas e passeios distantes?

Pergunto isso pois muitos procuram pela XJ para uso em trilha mas enquanto a ZJ resolveria perfeitamente e estaria com maior conforto durante a semana...

samukanvas
27/04/2009, 23:25
samuka

Como e qual o snorkel ideal para XJ 89 com ABS?
Considerando que , nao quero retiar e nem inverter o reservatorio dos linpadors, e para pasar amangeira o ABS fica bem no lugar onde podeia furar, e gosatia de um modelo com o chapel que fica mais "grudado ou aerodinamico" para nao enroscar nos galhos.
Abraços!

Rafael, essa é pra quem não tem medo de serra :mrgreen:

http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/JJcustomSnorkle/CustomSnorkle.htm#tools

O que acha? De lá pode puxar a chaminé pra onde quiser sem tirar o reservatório fora.

Eu pensei num desses para minha XJ, mas acabei desistindo na época porque ela ficou numa altura boa e não sou muito fã de travessias com águas molhadas :mrgreen:

Abs

samukanvas
27/04/2009, 23:36
Parabéns Samukanvas, belo topico:concordo:.

Eu só espero que os usuarios não venham dar aquela famosa resposta oferecendo produto para beneficio próprio. :odedo: ou aquele que quer trocar o modulo queimado por R$1,00....

----x----

Bom, Qual é ponto de equilibrio para eu decidir entre uma cherokee XJ ou uma ZJ (Sport ou Grand). Quando o seu uso for determinado para o dia-a-dia e nas folgas em trilhas e passeios distantes?

Pergunto isso pois muitos procuram pela XJ para uso em trilha mas enquanto a ZJ resolveria perfeitamente e estaria com maior conforto durante a semana...

Bom, eu tenho aqui um programa de computador que vc vai respondendo umas perguntas até que ele decide pra vc qual melhor carro. Te envio por 50 reais mais frete :mrgreen:

Sério, pra analizar esse tipo de compra o que vem na minha mente (Em ordem de importância) é:

- Peso
- Powertrain (Cavalos, cambio forte e ct forte)
- Mercado de reposição de peças

Acho que o resto dá pra se virar com uma boa máquina de solda, uma esmerilhadeira e disposição :D

Falando sobre o desempenho, inicialmente é muito mais vantagem (na minha cabeça) uma Zj que uma Xj. A suspa traseira da Zj é mais "moderna" e se consegue atingir um desempenho melhor com o mesmo custo da Xj, por ex. Vide o wrangler, que se não me engano, utiliza um sistema parecido (4link com panhard). Na frente são todos iguais.

O que vai pegar na ZJ é que ela é maior, mais "gordinha" e tem pontos fracos no powertrain para futuros upgrades mais animais (Tipo pneus 35 pra cima, etc...).

Se não está pensando em chegar nos 35> nem em abusos ignorantes, a ZJ pode ser a melhor escolha para os que querem fazer o que a xj faz e com mais conforto.

É o que acho :oops:

Abs

Otávio Vieira
28/04/2009, 01:05
Olá, pessoas!

Já que o assunto é adaptação...

Assim como um monte de outras pessoas que li por aí, não estou contente com os farois da minha XJ.

Também não me sinto confortável com esses faróis Xenon... mesmo porque tem a tal de legislação, etc...

Alguém conheçe algum meio termo? Como segundo carro :-) tenho um Peugeot 206 e ele tem um excelente farol... Minha idéia inicial é encontrar um outro carro que tenha os faróis bons e que tenham a mesma medida do da cheroka...

[]´s

RAFAEL KIPPER
28/04/2009, 01:24
Rafael, essa é pra quem não tem medo de serra :mrgreen:

http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/JJcustomSnorkle/CustomSnorkle.htm#tools (http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/JJcustomSnorkle/CustomSnorkle.htm#tools)

O que acha? De lá pode puxar a chaminé pra onde quiser sem tirar o reservatório fora.

Eu pensei num desses para minha XJ, mas acabei desistindo na época porque ela ficou numa altura boa e não sou muito fã de travessias com águas molhadas :mrgreen:

Abs

Samuka

O problema não é serra ( olha as minha fotos ), eu não to querendo é mecher no reservatorio, mesmo sabendo que poso invertelo para o paralama direito como já vi que foi feito em uma. Pois a mangueira do snorkel por baixo do paralam enetrando pela frete fica muito susetivem a soltar e entrar agua como ja vi acontecer. O modelo australino a entrada é por tras da caixa como nas fotos que vc indicou porem o ABS fica no rumo onde poderia pasar a mangeira.

samukanvas
28/04/2009, 11:57
Rafael, poderia postar uma foto do seu problema? Não estou conseguindo visualizar.

Abs

===============================

Vamo lá pessoal!!!! Nenhuma dúvida? Vcs não fazem trilha não??? :mrgreen:

Só pra constar: Eu só criei o tópico, ok? Não é um consultório onde eu respondo dúvidas com se fosse um oráculo... Não seria insolente fazendo uma coisa dessas.

Todos devemos ajudar com idéias e perguntas. O objetivo é transformar sua cherokee em máquina de trilha!!!

Abs

keko
28/04/2009, 22:19
rafael sobre o snorkel acho que isso ajuda.

http://go.jeep-xj.info/HowtoSnorkelInstall1.htm

Abraço.

RAFAEL KIPPER
28/04/2009, 23:13
KEKO

Onte a noite pesquizando na net já tinha visto este que vc indicou , mas os proprios que vendem informa para cheroke sem ABS pois a central do ABS fica no caminho da mangueira.
Tambem não achei nade de cahpeu "aerodinamico" como os que tem para outros veiculos.
Por enquanto obrigado.

Tigerburning
29/04/2009, 13:16
pretendo comprar uma ZJ e colocar 33" nele, qual a maneira mais facil e barata de fazer lift, sem ter q cortar nada de lata e parachoques?

samukanvas
29/04/2009, 18:27
Não sei muito sobre as grand e pneus. Não saberia dizer se 33 raspam sem precisar de cortes, mas se precisar levantar o carro as minhas dicas seriam:

- 4 molas maiores em 2" um pouco mais duras que as originais (Para ajudar na dirigibilidade).
- 2 panhard reguláveis.
- 4 amortecedores para a medida nova.
- 4 braços inferiores para correção de geometria.
- Novas linhas de freio com comprimento adequado (muito cuidado com a parte elétrica dos diferenciais tb).
- Nova relação nos diferenciais (Mais reduzidas).
- Uma pessoa experiente para acertar esse kit no carro.

Abs

Fábio André Lermen
29/04/2009, 20:09
Olá, pessoas!

Já que o assunto é adaptação...

Assim como um monte de outras pessoas que li por aí, não estou contente com os farois da minha XJ.

Também não me sinto confortável com esses faróis Xenon... mesmo porque tem a tal de legislação, etc...

Alguém conheçe algum meio termo? Como segundo carro :-) tenho um Peugeot 206 e ele tem um excelente farol... Minha idéia inicial é encontrar um outro carro que tenha os faróis bons e que tenham a mesma medida do da cheroka...

[]´s

Olá!!!

Faz o seguinte... vai numa autoelétrica e pede pra colocar um jogo de lâmpadas 100/90 com relê... vc vai ver a diferença! Fica forte e não vai te causar problemas com a legislação...

Blz,

Fábio

GuTo_Cerulli
29/04/2009, 22:18
Olá! Para o pessoal que quer montar o snorkel na XJ:

Tenho um amigo que tem instalado na XJ dele, pelo que me lembro, até o reservatório da água do limpador passa para o outro lado do carro.

O produto:
http://www.safarisnorkel.com/snorkel/ss1195hf/ss1195hf.htm

O manual de instruções:
http://www.safarisnorkel.com/guides/JEEP/JEEP%20html/ss1195HF.html

Lembrando que além do snorkel, vale dar uma olhada nos respiros dos diferenciais, t-case, câmbio, vendações etc etc

[]'s

GuTo_Cerulli
29/04/2009, 22:23
Não sei muito sobre as grand e pneus. Não saberia dizer se 33 raspam sem precisar de cortes, mas se precisar levantar o carro as minhas dicas seriam:

- 4 molas maiores em 2" um pouco mais duras que as originais (Para ajudar na dirigibilidade).
- 2 panhard reguláveis.
- 4 amortecedores para a medida nova.
- 4 braços inferiores para correção de geometria.
- Novas linhas de freio com comprimento adequado (muito cuidado com a parte elétrica dos diferenciais tb).
- Nova relação nos diferenciais (Mais reduzidas).
- Uma pessoa experiente para acertar esse kit no carro.

Abs
Aqui em SP tem uma ZJ que roda com pneus 33" (na verdade yokohama com medidas em mm equivalentes e rodas originais). Entrou um kit de calços de molas e amortecedores de 2"+ e quick disconects da JKS;
Dá uma raspada quando o esterço ocorre com a suspensão trabalhando.

[]'s

samukanvas
29/04/2009, 22:34
Raspa na lata ou no braço?

abs

Otávio Vieira
29/04/2009, 23:01
Olá!!!

Faz o seguinte... vai numa autoelétrica e pede pra colocar um jogo de lâmpadas 100/90 com relê... vc vai ver a diferença! Fica forte e não vai te causar problemas com a legislação...

Blz,

Fábio

Olá, Fábio!

Essa lâmpada 100/90 é aquela "super branca"?

Eu achei que lâmpadas de 100W só fossem permitidas em off-road, isto é, não fossem permitidas em vias normais...

[]´s

GuTo_Cerulli
30/04/2009, 06:38
Raspa na lata ou no braço?

abs

Na maioria das vezes na parte inferior dos para lamas dianteiros (aquele velho conhecido - 2"+ o braço "puxa" o eixo para trás, as rodas ficam desecentralizadas em relação à caixa), no braço, nunca ouvi falar (pelo menos nesta ZJ), mas vou perguntar, não custa nada né?

[]'s

samukanvas
30/04/2009, 11:03
Guto, então os 33 pegam com calços e braços originais... Virou regra! :-D

Abs

Fábio André Lermen
30/04/2009, 19:17
Olá, Fábio!

Essa lâmpada 100/90 é aquela "super branca"?

Eu achei que lâmpadas de 100W só fossem permitidas em off-road, isto é, não fossem permitidas em vias normais...

[]´s

E aí Otávio!

Essa lâmpada que falei é da mesma cor que a original, ou seja, meio amarelada... quanto a restrição eu acho que não tem... uso em meus carros já fazem alguns anos e nunca tive problemas com a polícia...

Otávio Vieira
01/05/2009, 02:41
E aí Otávio!

Essa lâmpada que falei é da mesma cor que a original, ou seja, meio amarelada... quanto a restrição eu acho que não tem... uso em meus carros já fazem alguns anos e nunca tive problemas com a polícia...

Grande Fábio!

Obrigado pelas dicas. Vou procurar por essas lâmpadas.

Forte abraço!

samukanvas
01/05/2009, 17:57
Pessoal,

Vamos nos manter no assunto, por favor!!

Só preparação para trilhas e jeep cherokee, grand e wranglers, ok? :concordo:

Abs

Fábio André Lermen
01/05/2009, 22:34
Pessoal,

Vamos nos manter no assunto, por favor!!

Só preparação para trilhas e jeep cherokee, grand e wranglers, ok? :concordo:

Abs

Olá!

Peço desculpas se sai do assunto em questão... só queria ajudar, pois, havia um colega com dúvidas... e ainda, se vc for fazer uma trilha noturna, tenho certeza que as luzes serão essenciais!!!

Att,
Fábio

Otávio Vieira
04/05/2009, 01:37
Tudo o que vc gostaria de perguntar sobre preparação, mas teve receio.

Criei esse tópico no sentido de estimular o pessoal que tem receio de perguntar as coisas e acaba não fazendo modificações no carro por falta de informação.

Aqui vale todo o tipo de pergunta. Não existe pergunta besta. Pode perguntar qualquer tipo de coisa relacionada aos veículos do tópico e trilha.

Um exemplo - Se o teu alternador tem problema, não recarrega ou ronca, não vale. Se seu alternador não recarrega a bateria rápido quando está usando o guincho, está valendo! Sacaram?

Fair play total, nada de zoação... Apenas pesquisas e repostas. Peço que todos me ajudem nisso!

Quem tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer?

Grande Samukanvas!

Postei a pergunta sobre a alteração nos farois da minha Cherokee Sport aqui porque entendi ser o lugar certo...

Mas, assunto encerrado! Fábio, obrigado pela ajuda, novamente.

[]´s

samukanvas
04/05/2009, 12:29
Fabio e Otavio,

O tópico é sobre preparação, entende? Farol não é preparação... O farol original já ilumina mais que o suficiente nas trilhas :concordo: Se fizerem trilhas noturnas...

Só dar uma lida no primeiro post pra entender o tipo de postagem que seria legal pra esse tópico.

Mas e aí, quais as dificuldades que estão enfrentando nas trilhas e que podemos tentar achar uma solução boa pra melhorar o desempenho?

Harry Potter
04/05/2009, 13:24
Olá.
eu tenho uma duvida sobre as XJ´s
o eixo original dela guenta pneus 33" usando ela para trilha todo sábado?:mrgreen::mrgreen:
hehe
obrigado.

Tigerburning
04/05/2009, 13:50
Aqui em SP tem uma ZJ que roda com pneus 33" (na verdade yokohama com medidas em mm equivalentes e rodas originais). Entrou um kit de calços de molas e amortecedores de 2"+ e quick disconects da JKS;
Dá uma raspada quando o esterço ocorre com a suspensão trabalhando.

[]'s

tem algum kit desses a venda no brasil (sem ser da procomp, caros demais)?

samukanvas
04/05/2009, 13:52
É meio difícil afirmar esse tipo de coisa porque não especificou o tipo de trilhas que faz. Acho que trilha mais pesada (pedras, muita aceleração, etc...) pode ajudar a quebrar eixo, mas quebraria até com pneus originais.

Eu conheci alguns carros com essa configuração de 33 em d30/d35-8.25 que rodam a alguns anos e não trocaram nem rolamento. Já fizeram trilhas bem legais e mesmo assim, 0 ocorrências.

De qualquer forma, seria uma boa manter a manutenção em dia e sempre que possível vistoriar os semis a procura de estrias trincadas, tortas ou partes defeituosas. É manutenção de carro de trilha e evita quebras.

Abs

Ronaldo B.
06/05/2009, 13:06
Olá.
eu tenho uma duvida sobre as XJ´s
o eixo original dela guenta pneus 33" usando ela para trilha todo sábado?:mrgreen::mrgreen:
hehe
obrigado.

Antes de pensar se o eixo aguenta é bom não esquecer que vc vai ter outros problemas também.

O primeiro problema é fazer caber os 33" dentro dos paralamas da XJ, vai ter que levantar entre 4" a 5" e mesmo assim quando a suspensão articular ainda pode pegar nos fenders, lembrando que com um lift desses muito provavelmente vc vai ter vibração no cardã traseiro e a solução prá isso vai desde baixar a T-case até a intalação de um SYE kit. Outro problema vai ser com as rodas originais, os pneus vão pegar nos braços inferiores da suspensão dianteira ao esterçar, então é recomendável usar ou espaçadores ou um jogo de rodas com offset mais negativo, também dá prá limitar no munhão mas aí corre o risco de ter que limitar muito e ficar ruim até prá manobrar prá entrar na garagem.

Depois de conseguir encaixar os pneus aí entra o problema se os eixos aguentam ou não, mas isso vai depender muito do tipo de trilha e principalmente da forma como vc pilota, semi eixo quebra por ser submetido a um esforço maior do que ele foi projetado para trabalhar, isso em qualquer 4x4 não só na XJ, samurai é um bom exemplo. Já vi samurai quebrar semi eixo com pneus 31" e já ví samurai com 33" fazer muitas trilhas sem nunca ter quebrado semi eixo, mas aí entra a questão da potência do motor também, além da forma de pilotar, lembrando que o motor do samurai são 66HP e da XJ são 190HP, ou seja, se não souber dosar o pé a probabilidade de quebra é grande. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a relação do diferencial, pneu 33" na trilha com redução engatada até vai bem, prá rodar no asfalto vc vai sentir a diferença, aí o jeito é trocar a relação.:concordo:

[]´s

zamboni
06/05/2009, 16:43
Existe chip que aumenta em 200hp um motor como o da cherokee (ele só tem 190hp)?

Eduardo/ Alexandro
06/05/2009, 20:26
Gostaria de saber onde arranjo um brasso Pitman maior ,

Ronaldo B.
06/05/2009, 21:02
Gostaria de saber onde arranjo um brasso Pitman maior ,

Desconheço alguém que fabrique aqui, só importando.

Seguem algumas opções:

http://www.4wd.com/productdetails.aspx?partID=13287
http://www.jeep4x4center.com/jeep-cherokee/skyjacker/pitman-arm.htm
http://www.quadratec.com/products/16301_4490.htm
http://www.quadratec.com/products/16301_4494.htm
http://www.quadratec.com/products/26029_108.htm
http://www.rubiconexpress.com/SuspensionSystems/Product.aspx?part=RE2500

Mais algumas lojas onde vc pode encontrar:

http://4wheelonline.com/jeep/default.aspx?
http://www.rockymountainsusp.com/index.html
http://www.ntwonline.com/
http://www.jegs.com/

[]´s

samukanvas
06/05/2009, 22:05
Desconheço alguém que fabrique aqui, só importando.

Seguem algumas opções:

http://www.4wd.com/productdetails.aspx?partID=13287
http://www.jeep4x4center.com/jeep-cherokee/skyjacker/pitman-arm.htm
http://www.quadratec.com/products/16301_4490.htm
http://www.quadratec.com/products/16301_4494.htm
http://www.quadratec.com/products/26029_108.htm
http://www.rubiconexpress.com/SuspensionSystems/Product.aspx?part=RE2500

Mais algumas lojas onde vc pode encontrar:

http://4wheelonline.com/jeep/default.aspx?
http://www.rockymountainsusp.com/index.html
http://www.ntwonline.com/
http://www.jegs.com/

[]´s

Ronaldão é praticamente um site de busca humano!!! :palmas: :mrgreen:

Show a pesquisa!!

Abs

Ronaldo B.
07/05/2009, 00:34
Pesquisa nada, essas lojas e mais algumas já estão salvas nos Favoritos faz tempo... É só procurar a peça :mrgreen:

[]´s

Eduardo/ Alexandro
07/05/2009, 09:01
Obrigado pela dica, estou vendo nessas paginas varios modelos de brasso ptiman qual se que devo comprar , pois me carro esta 7 polegadas mais alto que original,

Hans Beran
10/05/2009, 12:06
Oi, Onde posso encontrar o snorkel do Wrangler 98 ? Abraços !!

Ronaldo B.
12/05/2009, 18:18
Tenta na OGZ, não sei se tem prá Wrangler, prá XJ tem.

http://www.ogz.com.br/lojax1/

[]´s

Jack Jipeiro
15/05/2009, 17:45
A questão do Pitman é boa, e portanto vamos nos aprofundar.
Recentemente eu comprei uma Trackbar regulavel para 4" a 6" de lift.
A minha intençao era liftar em 5", mas agora to pensando em 6". Eu já tinha escolhido um pitman para 5" de lift. Será que esse pitman para 5", vai forçar muito se eu subir 6"??

Abraços...

Jack Jipeiro
20/05/2009, 01:30
Mais uma pergunta, sem receio de perguntar.
Por que criar um topico, se ninguém responde???

Eduardo/ Alexandro
20/05/2009, 09:22
Aminha cherokee esta com + ou - 7´polegads mais alta, e so agora eu troquei o braço ptiman, o problema estava no angulo de tal, e estava muito curto, nas trilhas desalinhava o valante, e forçava a caixa de direção , coloquei um braço 3 polegadas maior, deveria ter opitado por 4 polegadas mais ja resolveu meu problema, pois nao faiz tanta diferença assim para o braço ptiman.

oromano71
20/05/2009, 10:49
Minha única insatisfação com o Wrangler é a altura em relação ao solo.

Gostaria de levantá-lo um tanto suficiente para passar onde Troller original passa e comprometer o minimo a estabilidade no asfalto.
Qual a melhor opção custo x benefício nesse caso? Qual a altura?
Os pneus já são 31x10,5x15.

Outra coisa que me falaram é o risco de pane na bomba de gasolina com pancadas na traseira já que o tanque é baixo. Além do lift ajudar tem alguma sugestão de protetor?

oromano71
20/05/2009, 10:52
Oi, Onde posso encontrar o snorkel do Wrangler 98 ? Abraços !!
O Sergio Coloriano lá de Brasilia tinha. Acho que era uns R$700,00 uma réplica em fibra do Safari sem instalação.
Eu cheguei a olhar mas desisti pois acho que do jeito que tá ainda passa até a altura do farol.

Ronaldo B.
20/05/2009, 11:28
A questão do Pitman é boa, e portanto vamos nos aprofundar.
Recentemente eu comprei uma Trackbar regulavel para 4" a 6" de lift.
A minha intençao era liftar em 5", mas agora to pensando em 6". Eu já tinha escolhido um pitman para 5" de lift. Será que esse pitman para 5", vai forçar muito se eu subir 6"??

Abraços...

Jack,

Levando em consideração que até 3" de lift dá prá manter o pitman original sem problemas, eu acredito que usar um pitman para lift de 5" com um lift de 6" não vai te trazer problemas. Até mesmo porque se vc olhar as especificações do pitman da Rubicon Express ele é recomendado para lift acima de 3,5" sem especificar o tamanho máximo, a Skyjacker tem um memso pitman para lift entre 3" e 4", e outro para 4" até 6,5", ou seja, eles tem uma tolerância.

[]´s

samukanvas
20/05/2009, 13:56
A questão do Pitman é boa, e portanto vamos nos aprofundar.
Recentemente eu comprei uma Trackbar regulavel para 4" a 6" de lift.
A minha intençao era liftar em 5", mas agora to pensando em 6". Eu já tinha escolhido um pitman para 5" de lift. Será que esse pitman para 5", vai forçar muito se eu subir 6"??

Abraços...

Felipe,

Estanto tanto a panhard, quanto a barra que sai do pitman na mesma inclinação, estará mais perto de acertar. O ideal seria fazer um hi-steer e modificar a panhard. Como exemplo, meu carro tem 8" de lift e usa pitman original.

Abs

Jack Jipeiro
20/05/2009, 15:50
Felipe,

Estanto tanto a panhard, quanto a barra que sai do pitman na mesma inclinação, estará mais perto de acertar. O ideal seria fazer um hi-steer e modificar a panhard. Como exemplo, meu carro tem 8" de lift e usa pitman original.

Abs

Eu não entendi, qual é a barra panhard??

Abraços...

Jack Jipeiro
20/05/2009, 16:35
O que lembrei sobre o pitman. Ele não é para 5", e sim de 3" a 5", portanto ele deve ser menor que um para 5", e nesse caso 6" ficaria muito, ou não?
Da para usar numa boa?

Abraços...

samukanvas
20/05/2009, 17:42
Eu não entendi, qual é a barra panhard??

Abraços...

Foto com os detalhes...

Se ficar assim com teu pitman (Faixas amarelas), pode usar tranquilo :concordo: O ideal é que as faixas sejam mais paralelas ao eixo possível.

Abs

Ronaldo B.
20/05/2009, 18:47
Felipe,

Estanto tanto a panhard, quanto a barra que sai do pitman na mesma inclinação, estará mais perto de acertar. O ideal seria fazer um hi-steer e modificar a panhard. Como exemplo, meu carro tem 8" de lift e usa pitman original.

Abs

Opa... essa eu não sabia.

Explica melhor esse paralelismo que tem que ter entre a panhard e a barra que sai do pitman, pode ser ? :pensativo:

[]´s

samukanvas
20/05/2009, 19:05
Opa... essa eu não sabia.

Explica melhor esse paralelismo que tem que ter entre a panhard e a barra que sai do pitman, pode ser ? :pensativo:

[]´s

Ronaldão,

Vc sempre tem que ter essas duas barras paralelas porque elas deve fazer um mesmo arco. Se uma tiver ângulo diferente da outra em relação ao eixo (por ex) farão arcos diferentes que fará que as duas barras percorram distâncias diferentes.

Enquanto a panhard puxar ou empurrar o eixo durante o movimento da suspensão (Passar por uma imperfeição ou frear forte - baixando a suspa) o drag link (barra que vai no pitman) fará um caminho diferente, entende?

Então ocorrerá uma briga de movimentos entre a panhard e a drag link, levando ao bumpsteer (Direção se move para os lados durante o movimento da suspa).

Por isso que tb devem ser o mais paralelo ao eixo possível e devem sair do mesmo lado da caixa de direção em direção ao eixo. Quanto mais paralelo, menos arco elas fazem no movimento da suspa e como consequência, quase 0 de bumpsteer, pois o eixo mal se movimentará durante o movimento da suspa.

OBS: Não estamos falando de trilha e sim comportamento on-road, ok? :concordo: Não fosse isso eu tb colocaria que devem ter o comprimento o mais igual possível para que durante o movimento da suspa (Escalando um obstáculo, por ex) elas não façam arcos diferentes, por mais que estejam paralelas entre elas e o eixo.

OBS2: Elas devem funcionar quase como uma coisa só... mesmas características, mesmos movimentos etc...

Pra curar bumpsteer, tem que começar mais ou menos por aí...

Ronaldo B.
20/05/2009, 19:32
Rodrigão,

Agora entendi, faz sentido ..... :pensativo:

Valeu pela explicação ! :concordo:

[]s

Jack Jipeiro
20/05/2009, 20:36
Entendi, boa explicação.
Mas só saberei disso depois de colocado o pitman, e ai pode ser tarde demais.

Mas, Rodrigo e all, me diga uma coisa:
Se por acaso elas ficarem pouca coisa para estar paralelas, através daqueles terminais da barra que sai do pitman da para corrigir alguma diferença para mais ou para menos??

Abraços...

samukanvas
20/05/2009, 21:39
Entendi, boa explicação.
Mas só saberei disso depois de colocado o pitman, e ai pode ser tarde demais.

Mas, Rodrigo e all, me diga uma coisa:
Se por acaso elas ficarem pouca coisa para estar paralelas, através daqueles terminais da barra que sai do pitman da para corrigir alguma diferença para mais ou para menos??

Abraços...

Acredito que não, Felipe. Só mesmo fabricando alguma coisa. Ou hi-steer ou suporte da panhard.

Se vc perceber, no meu carro as linhas amarelas não estão completamente paralelas porque se mede de parafuso a parafuso (Linha azul claro), mesmo a barra tendo curvas. Só fiz as duas faixas paralelas para ilustrar melhor, mas depois notei que poderia induzir ao erro.

No meu caso, essa diferença eu acostumei no "uso diário" se é que posso chamar a ida de cada até a trilha assim. Como só uso o carro em trilhas, essa pequena diferença é pouco notada. Na verdade quase não tem bumpsteer no carro. É muito suave pra altura que tem. Está melhor que a minha 98 :mrgreen:

No seu caso, se usa o suporte da panhard no chassis ainda original, tem bastante espaço pra fazer algo que deixe as duas barras bem próximas. Na minha opinião funcionará melhor assim. Olha só o tamanho do meu...:concordo:

Abs

oromano71
21/05/2009, 09:24
Sobre o snorkel para o Wrangler:
O site do Sergio Coriolano é www.garraoffroad.com.br (http://www.garraoffroad.com.br), em Brasília.

oromano71
21/05/2009, 09:25
Minha única insatisfação com o Wrangler é a altura em relação ao solo.

Gostaria de levantá-lo um tanto suficiente para passar onde Troller original passa e comprometer o minimo a estabilidade no asfalto.
Qual a melhor opção custo x benefício nesse caso? Qual a altura?
Os pneus já são 31x10,5x15.

Outra coisa que me falaram é o risco de pane na bomba de gasolina com pancadas na traseira já que o tanque é baixo. Além do lift ajudar tem alguma sugestão de protetor?
Samukanvas e Ronaldo,

Alguma dica nesse caso aqui?
Ontem uma pessoa sugeriu colocar calços de polietileno (3cm) nas molas ajustando 2cm na fixação do amortecedor original e mais 1 cm seria compensado no próprio curso do amortecedor. O que acham?

abs e obrigado.

Jack Jipeiro
21/05/2009, 16:29
Acredito que não, Felipe. Só mesmo fabricando alguma coisa. Ou hi-steer ou suporte da panhard.

Se vc perceber, no meu carro as linhas amarelas não estão completamente paralelas porque se mede de parafuso a parafuso (Linha azul claro), mesmo a barra tendo curvas. Só fiz as duas faixas paralelas para ilustrar melhor, mas depois notei que poderia induzir ao erro.

No meu caso, essa diferença eu acostumei no "uso diário" se é que posso chamar a ida de cada até a trilha assim. Como só uso o carro em trilhas, essa pequena diferença é pouco notada. Na verdade quase não tem bumpsteer no carro. É muito suave pra altura que tem. Está melhor que a minha 98 :mrgreen:

No seu caso, se usa o suporte da panhard no chassis ainda original, tem bastante espaço pra fazer algo que deixe as duas barras bem próximas. Na minha opinião funcionará melhor assim. Olha só o tamanho do meu...:concordo:

Abs

Ok, entendi.
Então no seu caso, vc poderia, aumentar o tamanho do pitman, ou diminuir o tamanho do suporte da panhard, certo?

E quanto a inclinação da barra que vai no pitman, tando paralela a panhard fica blz? E se ficar muito inclinada, não vai forçar a caixa de direção e o terminal??

Abraços...

Ronaldo B.
22/05/2009, 13:24
Samukanvas e Ronaldo,

Alguma dica nesse caso aqui?
Ontem uma pessoa sugeriu colocar calços de polietileno (3cm) nas molas ajustando 2cm na fixação do amortecedor original e mais 1 cm seria compensado no próprio curso do amortecedor. O que acham?

abs e obrigado.

Primeiro me diz, qual a vantagem de erguer 3 cm uma XJ ?????

Se for 3 polegadas aí sim, mas 3 cm.... não vale a pena nem perder tempo com isso.

[]´s

samukanvas
22/05/2009, 13:48
Ok, entendi.
Então no seu caso, vc poderia, aumentar o tamanho do pitman, ou diminuir o tamanho do suporte da panhard, certo?

E quanto a inclinação da barra que vai no pitman, tando paralela a panhard fica blz? E se ficar muito inclinada, não vai forçar a caixa de direção e o terminal??

Abraços...

Felipe, no meu caso, preferi aumentar o suporte da panhard por 2 motivos:

1. Veio o suporte no kit :mrgreen:
2. Pitman muito longo força muito a caixa de direção para carros que fazem trilha. Mais cedo ou mais tarde teria que trocar um o-ring da caixa de direção, mesmo tenho hidro assist.

Já quanto a inclinação da barra do pitman, foi como eu disse mais pra trás: O negócio é deixar o mais paralela possível ao eixo. Ela muito inclinada trará bumpsteer e vai forçar sim a caixa de direção e terminal.


Abs

Jack Jipeiro
22/05/2009, 15:18
Ainda não entendi direito, então vou perguntar, sem receio..hehehe

Se eu tenho a panhard original e a pitman original, sem lift nenhum, logo estão paralelas no lugar certo, correto?

Se eu levantar a XJ em qualquer altura, o suporte da panhard, assim com o pitman vão subir por igual, e mesmo a panhard puxando o eixo para o lado, o paralelismo vai continuar não vai??

Viajei??

Abraços...

samukanvas
23/05/2009, 00:02
Se eu levantar a XJ em qualquer altura, o suporte da panhard, assim com o pitman vão subir por igual, e mesmo a panhard puxando o eixo para o lado, o paralelismo vai continuar não vai??

.

Entre a panhard e a barra do pitman sim, mas entre elas duas e o eixo não. E se as duas estiverem muito inclinadas (Mesmo estando paralelas entre si) em relação ao eixo, dá merda.:concordo:

Um ex:
http://128.83.80.193/scarysteering/scary162.jpg

Isso aí dá merda :concordo:

Abs

Jack Jipeiro
23/05/2009, 10:27
Agora eu entendi, era exatamente essa minha duvida, inclinação.

Esse exemplo é bem radical, tem cada louco por ai...

Como o cara da foto poderia solucionar o problema?
Acho que mesmo com um hi-steer ainda ia ficar muito inclinada, e um pitman maior, vc (rodrigo) disse que para trilha não é muito indicado. Então, a solução seria baixar um pouco a suspa, né?

Abraços...

Giovani
23/05/2009, 13:22
Esse exemplo é bem radical, tem cada louco por ai...

Como o cara da foto poderia solucionar o problema?
Com gasolina e fósforos...:mrgreen:

[]'s

Sergio Rocha
23/05/2009, 21:25
Rodrigo

Uma Gran 5.9 seria uma boa aquisição ?
Para encarar umas trilhas leves, qual o pneu ideal para esse tipo de carro. Mudzilla 31 vai bem ?
O que vale a pena fazer par dar um up leve ?


Não é gozação :discordo:, to perguntando sério.:concordo:

[]'

samukanvas
23/05/2009, 23:27
Felipe,

Pode ser sim essa solução que vc falou. É até legal falar sobre isso. Enquanto alguns consideram carro alto bom, esquecem que o centro de gravidade piora muito, então deve-se pesar isso na construção do carro.

Essa foto foi bem radical mesmo. Quis ilustrar o problema de uma forma que fosse fácil para todos identificar, mesmo não sendo pro nosso uso :lol:

Abs

=================================

Sergião,

Tu quer me sacanear? :mrgreen:

Quer minha cherokee prata mais quanto na 5.9? Tá novinha? :dance:

Mudzilla é um ótimo pneu, mas acho que a linha radial seria melhor pro sr, já que irá fazer trilhas leves. O big horn acho mais legal.

Abs

Ronaldo B.
24/05/2009, 00:59
Sergião,

Tu quer me sacanear? :mrgreen:

Quer minha cherokee prata mais quanto na 5.9? Tá novinha? :dance:

Mudzilla é um ótimo pneu, mas acho que a linha radial seria melhor pro sr, já que irá fazer trilhas leves. O big horn acho mais legal.

Abs

Além do desenho bom prá trilhas leves, o Big Horn tem além do 31x10,5x15 a opção do 32x11,5x15. Ainda não vi esse pneu ao vivo, mas gostaria de saber quanto dá na real esse 32" montado ... :pensativo:..... já tendo idéias.....:roll::mrgreen:

http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Extreme-Off-Road/MT-762-Bighorn.aspx

[]´s

samukanvas
24/05/2009, 19:29
Além do desenho bom prá trilhas leves, o Big Horn tem além do 31x10,5x15 a opção do 32x11,5x15. Ainda não vi esse pneu ao vivo, mas gostaria de saber quanto dá na real esse 32" montado ... :pensativo:..... já tendo idéias.....:roll::mrgreen:

http://www.maxxis.com/AutomobileLight-Truck/Extreme-Off-Road/MT-762-Bighorn.aspx

[]´s

Geralmente a maxxis faz pneus muito próximos do que vai escrito na lateral. Enquanto um BF 31 tá mais próximo de um 29, o maxxis 31 tá muito próximo disso. Acredito que 1/2 polegada no máximo pra baixo. Vai fundo que maxxis é um puta pneu ;)

Me lembro de quando tinha BF 31 na cherokee e mudzilla 31 no samurai. O maxxis parecia um 33 perto do pequeno BF.

Vou ligar para um amigo que vende maxxis pra confirmar o tamanho certo do pneu.

Abs

Jack Jipeiro
26/05/2009, 23:33
Com Lift de 6", preciso trocar tb os braços superiores, ou apenas os inferiores é o suficiente? Para saber qual medida aproximada, pois pretendo fazer uns regulaveis, alguém poderia me dar dicas.

Abraços...

Giovani
27/05/2009, 01:31
Com Lift de 6", preciso trocar tb os braços superiores, ou apenas os inferiores é o suficiente? Para saber qual medida aproximada, pois pretendo fazer uns regulaveis, alguém poderia me dar dicas.

Abraços...
6"??:shock::shock:
Isso dá mais de 15 cm! Fio, vc vai ter que trocar tudo! Se não sabe por onde começar, nem tente.:putz:
Fiz um lift de 3" na dianteira e 4" na traseira da YJ do meu Brô. A lista de itens para modificar é grande.
Não se baseie nesses kits meia boca que tem por aí. Nem os kits gringos tem tudo...:discordo:

[]'s

Renato Fraga
27/05/2009, 02:41
Se me permitem, vou dar a minha contribuição:

Em relação ao lift de suspensão dianteira de qualquer modelo aqui referido (xj, yj, wrangler), dentro de um certo limite, tanto de altura da suspensão quanto de diâmetro de pneu, é possível realizar sem grandes sacrifícios apenas calçando as molas e de preferêcia, transmitindo essa dimensão do calço para um prolongador do amortecedor. Vejam que este recurso só garante espaço para pneus maiores,e não aumenta curso de suspensão. Se o tal prolongador não for adicionado ao amortecedor, o resultado é a diminuição do curso da suspensão.

Sendo assim, dentro de até 4 pol com pneus 31 (na XJ) não é necessário fazer grandes modificações, apesar de que se possível for, confeccionar uma Panhard regulável, torna possível ajustar o deslocamento lateral do eixo provocado pelo lift.
Mantendo esta barra na sua fixação original, bem como a "drag link" dificilmente ocorrerá problema de bumpsteer. O maior problema da angulação acetuada,é aumentar o "passeio" lateral do eixo. Mas estando panhard e drag link paralelas você não vai perceber nada de errado acontecendo.

Porém, como já foi dito anteriormente, ao erguer a suspensão, o eixo tender a sofrer um deslocamento para trás, o que facilita o pneu tocar na lataria. Por isso 31 é um limite razoável.

O correto, principalmente para lift maior bem como pneus maiores é confeccionar novos braços inferiores ou mesmo os famosos "long arms".
Os Braços inferiores redimencionados, exigem mais critérios na confecção e podem ainda encontrar certas limitações.
Já os long arms são mais fáceis de serem confeccionados e permitem um ajuste mais simples porém bem eficiente, principalmente do cáster. Entretanto também exigem a criação de novos pontos de ancoragem no monobloco. MAs o resultado é garantido, oferecendo uma liberdade maior ao eixo, e na utilização de molas mais longas, um incremento satisfatório no curso.

Lift maior que 5 polgadas já exige que a drag link seja reconfigurada pelo menos nas extremidades, recebendo curvaturas para dividir o curso dos terminais, evitando o estrangulamento dos mesmos, nos movimentos excursivos da suspensão.
Mas o correto mesmo é diminuir a inclinação das barras, começando pela drag link, de preferência confeccionando um high steer. Aumentar o pitman pode trazer stress à caixa de direção. Após esse procedimento, ajustar a panhard, rebaixando seu suporte à carroceria afim de deixar a drag link paralela à panhard.

Recentemente, acompanhei lá na TT4 um trabalho feito numa Grand Cherokee que o dono queria colocar pneus 33 e outra, uma XJ que o dono queria utilizar pneus 36,5.

NA YJ, foi necessário levantar 7 polegadas e para o tal foi eliminado os braços originais e confeccionado os long arms na dianteira e na trazeira. O legal é que foi possível levar o eixo bem mais pra frente (no caso do dianteiro), onde no parachoques, que tem várias peças de plástico, fica mais fácil limpar o trajeto do pneu, ao contrário do que ocorre na parte de tráz do paralamas que é todo de lata. Como não foi encontrado molas mais longas, provisoriamente foi adicionado calços.
O resultado foi mais que satisfatório, sem afetar na dirigibilidade do carro e até mesmo o diâmetro a mais dos pneus não afetou tanto a transmissão. O câmbio automático disfaça bem a perda nas arrancadas.

Já na Xj, foram substituidos os eixos pelos do Troller. Na dianteira mais uma vez adotou-se os long arms, aproveitando inclusive os links originais do Troller, High Steer na drag link e ajuste da panhard. Na trazeira foram adicionados calços e uma barra de tração para eliminar axle wrap. Neste caso houve a vantagem de as relações do diferencial do Troller serem bem mais curtas que as originais, resultando num comportamento muito satisfatório da transmissão, e de modo geral o carro ficou excelente no desempenho OFF ROAD.

Portanto, se for mexer na suspensão, a conclusão é uma só:
Tem que fazer o serviço correto, com capricho, critério, cautela e humildade para tirar as dúvidas. Não pode econimizar com nada.

Felizmente temos uma ótima ferramenta de pesquisa (google) e um ótimo banco de dados e experiências (fórum 4x4 Brasil).

Só não faz direito quem não quer.

Abraços a todos.

Jack Jipeiro
27/05/2009, 19:02
6"??:shock::shock:
Isso dá mais de 15 cm! Fio, vc vai ter que trocar tudo! Se não sabe por onde começar, nem tente.:putz:
Fiz um lift de 3" na dianteira e 4" na traseira da YJ do meu Brô. A lista de itens para modificar é grande.
Não se baseie nesses kits meia boca que tem por aí. Nem os kits gringos tem tudo...:discordo:

[]'s

Correto, mais de 15cm.
O que eu pretendo realmente é trocar tudo.
Eu sei por onde começar, mas mesmo se não soubesse, eu começaria, pois ninguém nasceu sabendo, ou nasceu?

Por isso, venho aqui, pedir ajuda e dicas.
Vou contar oque pretendo fazer de inicio.
Já tenho a panhard ajustavel para o lift que pretendo, os amortecedores by skyjacker chegam em 1 mes. As molas eu to procurando uma fabrica para mandar fazer, ou então comprar do Atila, pois ele tem.
Linhas de freio já estão tb já tenho.
Jumelos maiores mando fazer pois é bem facil.
Minha maior duvida é mesmo em relação a suspa dianteira, onde terei que mexer nos braços inferiores e não sei se nos superiores tb, essa é minha pergunta.
Pretendo colocar um pitman maior, mas depois estudo o caso, e conforme for penso em um hi-steer.
Estou esquecendo alguma coisa??

Por favor, eu preciso de dicas e ajuda, pessoas dizendo que não vai dar certo já tem um monte e não preciso de mais...:stop:

Abraços...

samukanvas
27/05/2009, 19:20
Felipe,

Acredito que os braços nos suportes originais (Short arm) pra essa altura seriam o maior problema.

Vc precisa de um sistema longo e talvez, dependendo do desempenho que deseja, necessite mudar o conceito da suspa.

Sobre a traseira, um jumelo muito grande pode te trazer problemas. Considere feixes mais longos e suportes mais afastados da carroceria.

Qualquer coisa me fale.

Abs

Renato Fraga
27/05/2009, 20:28
Pois é Felipe, acredito que você tenha visto as considerações que fiz.

Mas acredito que tenha ficado difícil de visualizar.

Tô anexando aqui umas fotos que encontrei da tal XJ feita na TT4 que recebeu lift de 10 pol para receber os TSL 36,5.

Lamento não ter fotos melhores, com detalhes mais evidentes das adaptações, mas como disse anteriormente, foram utilizados os links originais do Troller, e High Steer para a drag link.

Dê uma apreciada nas fotos, e considere esse tipo de solução.

Fazer um ou dois pares de braços redimensionados para o 4 link original pode ser mais trabalhoso e continuar a oferecer limitações, sendo que qualquer discrepância pode acarretar em problemas chatos de resolver quanto à geometria.

Veja que a maioria dos Kits comercializados nos EUA, para lift igual ou maior que 6 pol, onde se pretende obter otimização do desempenho no Off Road, são utilizados os tais "long arms".

Encontrei umas fotos (3,4 e 5) neste link (http://jeep.off-road.com/jeep/article/articleDetail.jsp?id=257809) onde existe uma reportagem exatamente comentando a diferença de eficiência entre as duas opções possíveis.



Abraços.

foto 1 e foto 2 - XJ com pneus 36,5 e lift de 10 pol.
foto 3 - Os link convencionais.
foto 4 - Os Long Arms
foto 5 - O crossmember criado para fixar os novos links


Abraços

Ronaldo B.
27/05/2009, 21:03
Felipe,

Vc vai ter uma diversão e tanto pela frente prá montar esse lift, mas admiro a sua coragem e determinação em aprender como se faz e principalmente a sua disposição em fazer certo, acho que é por ai. Não sou expert em suspensão, mas no que eu puder ajudar pode contar comigo.

[]´s

samukanvas
27/05/2009, 22:02
Felipe,

Vc vai ter uma diversão e tanto pela frente prá montar esse lift, mas admiro a sua coragem e determinação em aprender como se faz e principalmente a sua disposição em fazer certo, acho que é por ai. Não sou expert em suspensão, mas no que eu puder ajudar pode contar comigo.

[]´s

X2!!!!!!!!!

Jack Jipeiro
01/06/2009, 11:23
Pessoal, valeu pela força, notei que para elevar a XJ em 6", preciso antes de bastante conhecimento, por isso, brequei o projeto, e vou estudar o assunto suspensão. Quem por favor tiver dicas de literaturas, livros, pesquisas cientificas, entre outras por favor, me indiquem para que eu possa estudar.

Procurei na biblioteca da facul, mas nã há nada sobre suspensão automotiva.
Na SAE Brasil, tem um curso interessante sobre suspensão automotiva, o qual eu pretendo participar, e ai sim, qdo estiver sabendo bastante, eu volto ao trabalho.
Enquanto isso vou juntando latinha para comprar as peças, mas não desisti.

Rodrigo, tu que é fera em suspa, indica ai umas leituras pra mim...

Abraços...

GuTo_Cerulli
01/06/2009, 11:39
.
Na SAE Brasil, tem um curso interessante sobre suspensão automotiva, o qual eu pretendo participar, e ai sim, qdo estiver sabendo bastante, eu volto ao trabalho.


Já fiz e recomendo! Só a apostila vale o curso! Recomendo também o curso de dinâmica veícular, pois um complementa o outro. Quanto literatura, recomendo:

ESSE É OBRIGATÓRIO (PARA TUDO O TIPO DE MERDA QUE FAZEMOS - só por dar referências básicas):
http://www.sae.org/technical/books/B-789
Outros:
http://www.sae.org/technical/books/PT-90
http://www.sae.org/technical/books/B-704

http://www.pirate4x4.com/forum/forumdisplay.php?f=83 :mrgreen:

Em tempo: Você pode ler toda a literatura da SAE, porém, muitos parâmetros (como por exemplo coeficiente de atrito dos pneus) você não encontrará facilmente, mas os próprios livros dão "dicas" de como estimar valores. Alguns livros SAE estão disponíveis para download no fórum.

[]'s

samukanvas
01/06/2009, 14:05
Em tempo: Você pode ler toda a literatura da SAE, porém, muitos parâmetros (como por exemplo coeficiente de atrito dos pneus) você não encontrará facilmente, mas os próprios livros dão "dicas" de como estimar valores.

Esse tipo de info é ignorada na maioria das tabelas e conversões de uso 4x4. Isso de pneus, buchas, molas, amortecedores etc.... Não precisa ficar muito preso a essas infos :mrgreen:

Abs

=================================

Felipe,

Foi como o guto falou: o pirate é o maior livro aberto que existe. Aproveite.

Nada substitui a experiência tb. Então, meta a mão na massa.

Eu tenho uns livros em casa, mas não são tão "puxados" na parte técnica. Pra um cara que está começando agora pode ser um excelente começo. Precisando, te passo os nomes e vc compra na amazon.com :wink:

abs

Jack Jipeiro
01/06/2009, 15:02
Valeu as dicas pessoal, vou começar a estudar...
Mas é dificil conseguir literaturas em Portuguese, não!

Guto, sei que tu faz eng. mecanica, é isso? Que ano está? Em que Facul?
Pergunto pois tb to fazendo, e talvez agente possa trocar informações...
Esses livros da Sae, eles entregam aqui no Brasil??
Ultima coisa, vc acha que eu estando no 1ºano de Engenharia vou conseguir absorver bem o conteúdo do curso, ou melhor esperar mais um pouco?

Abraços...

oromano71
02/06/2009, 12:23
Se me permitem, vou dar a minha contribuição:

Em relação ao lift de suspensão dianteira de qualquer modelo aqui referido (xj, yj, wrangler), dentro de um certo limite, tanto de altura da suspensão quanto de diâmetro de pneu, é possível realizar sem grandes sacrifícios apenas calçando as molas e de preferêcia, transmitindo essa dimensão do calço para um prolongador do amortecedor. Vejam que este recurso só garante espaço para pneus maiores,e não aumenta curso de suspensão. Se o tal prolongador não for adicionado ao amortecedor, o resultado é a diminuição do curso da suspensão.

Sendo assim, dentro de até 4 pol com pneus 31 (na XJ) não é necessário fazer grandes modificações, apesar de que se possível for, confeccionar uma Panhard regulável, torna possível ajustar o deslocamento lateral do eixo provocado pelo lift.
Mantendo esta barra na sua fixação original, bem como a "drag link" dificilmente ocorrerá problema de bumpsteer. O maior problema da angulação acetuada,é aumentar o "passeio" lateral do eixo. Mas estando panhard e drag link paralelas você não vai perceber nada de errado acontecendo.

Porém, como já foi dito anteriormente, ao erguer a suspensão, o eixo tender a sofrer um deslocamento para trás, o que facilita o pneu tocar na lataria. Por isso 31 é um limite razoável.

O correto, principalmente para lift maior bem como pneus maiores é confeccionar novos braços inferiores ou mesmo os famosos "long arms".
Os Braços inferiores redimencionados, exigem mais critérios na confecção e podem ainda encontrar certas limitações.
Já os long arms são mais fáceis de serem confeccionados e permitem um ajuste mais simples porém bem eficiente, principalmente do cáster. Entretanto também exigem a criação de novos pontos de ancoragem no monobloco. MAs o resultado é garantido, oferecendo uma liberdade maior ao eixo, e na utilização de molas mais longas, um incremento satisfatório no curso.

Lift maior que 5 polgadas já exige que a drag link seja reconfigurada pelo menos nas extremidades, recebendo curvaturas para dividir o curso dos terminais, evitando o estrangulamento dos mesmos, nos movimentos excursivos da suspensão.
Mas o correto mesmo é diminuir a inclinação das barras, começando pela drag link, de preferência confeccionando um high steer. Aumentar o pitman pode trazer stress à caixa de direção. Após esse procedimento, ajustar a panhard, rebaixando seu suporte à carroceria afim de deixar a drag link paralela à panhard.

Recentemente, acompanhei lá na TT4 um trabalho feito numa Grand Cherokee que o dono queria colocar pneus 33 e outra, uma XJ que o dono queria utilizar pneus 36,5.

NA YJ, foi necessário levantar 7 polegadas e para o tal foi eliminado os braços originais e confeccionado os long arms na dianteira e na trazeira. O legal é que foi possível levar o eixo bem mais pra frente (no caso do dianteiro), onde no parachoques, que tem várias peças de plástico, fica mais fácil limpar o trajeto do pneu, ao contrário do que ocorre na parte de tráz do paralamas que é todo de lata. Como não foi encontrado molas mais longas, provisoriamente foi adicionado calços.
O resultado foi mais que satisfatório, sem afetar na dirigibilidade do carro e até mesmo o diâmetro a mais dos pneus não afetou tanto a transmissão. O câmbio automático disfaça bem a perda nas arrancadas.

Já na Xj, foram substituidos os eixos pelos do Troller. Na dianteira mais uma vez adotou-se os long arms, aproveitando inclusive os links originais do Troller, High Steer na drag link e ajuste da panhard. Na trazeira foram adicionados calços e uma barra de tração para eliminar axle wrap. Neste caso houve a vantagem de as relações do diferencial do Troller serem bem mais curtas que as originais, resultando num comportamento muito satisfatório da transmissão, e de modo geral o carro ficou excelente no desempenho OFF ROAD.

Portanto, se for mexer na suspensão, a conclusão é uma só:
Tem que fazer o serviço correto, com capricho, critério, cautela e humildade para tirar as dúvidas. Não pode econimizar com nada.

Felizmente temos uma ótima ferramenta de pesquisa (google) e um ótimo banco de dados e experiências (fórum 4x4 Brasil).

Só não faz direito quem não quer.

Abraços a todos.
Valeu Renato,

como só tenho mais dificuldade pra passar que os Troller quando o obstaculo é de altura (em relação ao fundo do carro) e os pneus já são 31x10,5 estou pensando no seguinte:

-Calços de 2 ou 3 polegadas
-Prolongador de amortecedor
-Panhard regulável
-Alargador nas rodas

Acredito que desse jeito melhoro o desempenho off road por um custo baixo e sem prejudicar no dia a dia que utilizo no asfalto, né?

abs,

Otavio

Giovani
02/06/2009, 12:54
Pessoal, valeu pela força, notei que para elevar a XJ em 6", preciso antes de bastante conhecimento, por isso, brequei o projeto, e vou estudar o assunto suspensão.
Não gostou do que eu falei, mas agora entendeu...:mrgreen:

[]'s

Renato Fraga
02/06/2009, 14:18
Certinho Otávio.

Veja que fazer da forma como você previu, você consegue mais altura sem tirar a amplitude da sua suspensão. Seu raciocínio está corretíssimo.

Calçando as molas, obrigatoriamente deve ser tranferido a medida do calço para os amortecedores. Sem fazer isso, você diminui o curso da suspensão.

Uma dica aqui aproveitando essa alternativa é você encontrar amortecedores que quando fechados fiquem com tamanho maior exatamente na medida dos calcos adicionados, ou então com os amortecedores mais longos em mãos, configurar o calço das molas de acordo com essa medida a mais.

Amortecedor é um componente que frequentemente é substituido e derrepente os seus estejam na hora de serem trocados. Assim , já coloca um mais longo. O que você ganha fazendo assim: um curso um pouco maior que o original, uma vez que seus novos e mais longos amortecedores permitirão que sua suspensão se abra mais. E como as molas estarão calçadas, não haverá problemas de fim de curso para estes.

Abraços e manda bala !!!!!!!!!

oda
08/07/2009, 11:56
Samukanvas,

Passa as referencias desses livros que vc falou. Acho que esses da SAE sao meio avancados demais para mim. To procurando um caminho das pedras, algo introdutorio mesmo.

Abraco!
Oda

LeandroCHT
26/07/2009, 14:10
Tenho um wrangler e quero partir para fase II de preparação, quero utilizar pneus 33. Para isto pelo que pesquisei até agora será necessário um lift de 2,5', estou pensando em kit procomp (molas e armotecedores), baixar a T-case em 1', colocar alongadores de paralama, e espaçador de 30 mm para as rodas originais.
As minhas duvidas:

É possivel utilizar as rodas originais com pneus 33 (tala?) ?
Baixando a Tcase em 1'' é o suficiente para eliminar a vibração ou é necessário um SYE ?

abs,

Leandro

samukanvas
26/07/2009, 23:22
Samukanvas,

Passa as referencias desses livros que vc falou. Acho que esses da SAE sao meio avancados demais para mim. To procurando um caminho das pedras, algo introdutorio mesmo.

Abraco!
Oda

oda,

Entre no amazon.com e procure por "jeep cherokee suspension". Verá um livro da 4 wheeler. Esse livro é muito bom. Acho que é o melhor dos básicos. Bem explicado e bastante "certos e errados".

Abs

samukanvas
26/07/2009, 23:24
É possivel utilizar as rodas originais com pneus 33 (tala?) ?
Baixando a Tcase em 1'' é o suficiente para eliminar a vibração ou é necessário um SYE ?

abs,

Leandro

Pneu 33 com roda original + espaçador = OK!

Pode testar baixar 1", mas colocar o SYE seria melhor.

Abs

zenio
27/07/2009, 01:19
Caro samukanvas,
em situações de giro alto por longos períodos, tipo percursos em areia de praia, observo aumento da temperatura do Wrangler.
Estou optando por colocar uma ventoinha elétrica extra.
Qual deve ser a temperatura do termostato a ser escolhido? 90 graus?
[]'s

oda
27/07/2009, 13:07
Valeu Samukanvas!

So para confirmar antes de eu comprar errado... Eh esse ai embaixo?

http://www.amazon.com/Four-Wheeler-Suspension-Handbook-Motorbooks-Workshop/dp/0760318158/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=books&qid=1248709921&sr=1-2

samukanvas
27/07/2009, 18:29
Caro samukanvas,
em situações de giro alto por longos períodos, tipo percursos em areia de praia, observo aumento da temperatura do Wrangler.
Estou optando por colocar uma ventoinha elétrica extra.
Qual deve ser a temperatura do termostato a ser escolhido? 90 graus?
[]'s

Zênio, meu conselho seria colocar uma ventuinha estúpida pra ela funcionar o menos tempo possível. Se confiar na instalação poderá até tirar a mecânica. Isso te salvará combustível e ganhará pelo menos 7cv.

A temperatura ideal seria um pouco mais alta que a termostática que está usando. Senão será uma confusão da porra....

Abs

samukanvas
27/07/2009, 18:31
Valeu Samukanvas!

So para confirmar antes de eu comprar errado... Eh esse ai embaixo?

http://www.amazon.com/Four-Wheeler-Suspension-Handbook-Motorbooks-Workshop/dp/0760318158/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=books&qid=1248709921&sr=1-2

Esse mesmo que eu tenho. Gosto muito desse livro porque ele dá um apanhado geral. Nele vc aprende o basicão desde jeep até picape com ifs. Bastante "do or don't" e várias dicas legais.

Existe outro que eu tb tenho que acho legal. Vou procurar aqui pra te dizer o nome.

Abs

Sergio Rocha
27/07/2009, 20:58
Zênio, meu conselho seria colocar uma ventuinha estúpida pra ela funcionar o menos tempo possível. Se confiar na instalação poderá até tirar a mecânica. Isso te salvará combustível e ganhará pelo menos 7cv.

A temperatura ideal seria um pouco mais alta que a termostática que está usando. Senão será uma confusão da porra....

Abs

Não sou "entendido" como o Samukanvas, mas vou dar o meu palpite.

Se o seu veículo tem umaventoinha mecanica, eu colocaria uma elétrica na frente do radiador, a do fiesta é muito boa.Compraria uma termostática de 74 graus, acho que é a da Uno a gasolina, compraria, uma peça que não sei o nome,é um "T "( O tempra usa isso) pra colocar no meio da mangueira do radiador e a termostática vai nesse 'T ".Ë uma maneira simples e que não precisa mexer no radiador.Faz a ligação da ventoinha com um relé e seja feliz.
Tenho um sistema desses na L200. Funciona muito bem.Se precisar posso colocar uma foto.

[]'

zenio
28/07/2009, 10:29
Sergio,
este motor trabalha com a temperatura um pouco mais alta.
Já troquei a válvula termostática por outra original que funciona em 90 graus.
Já comprei a ventoinha elétrica de 35 cm pra colocar a frente do radiador.
Agora estou analisando qual sensor de temperatura colocar pra acionar o sistema.
Valeu as sugestões.
[]´s

athos_f
30/07/2009, 20:43
Tenho uma duvida , atualmente uso uma f-75 ben preparada , mas gosto muito da cherokee sport , porém me disseram q esse carro é monobloco e não chassi ,e que qdo usa pneus grandes tipo 35" começa a trincar tudo , isso é verdade , ?? existe algum tipo de reforço q se pode comprar pra evitar isso ? valewew

samukanvas
30/07/2009, 21:31
Tenho uma duvida , atualmente uso uma f-75 ben preparada , mas gosto muito da cherokee sport , porém me disseram q esse carro é monobloco e não chassi ,e que qdo usa pneus grandes tipo 35" começa a trincar tudo , isso é verdade , ?? existe algum tipo de reforço q se pode comprar pra evitar isso ? valewew

Pode acontecer sim, mas é só reforçar o chassis como acontece com os jeeps.

Abaixo umas fotos do meu chassis.

Abs

alexfornicola@hotmail.com
04/08/2009, 12:36
Oi pessoal sou novo por aqui é o meu primeiro 4x4, tenho um xj 98 automatica, todo origianal, estou pesquisando nesse forum, q esta me ajudando muito, quero preparar o carro para expidição e trilhas medias leve.
O q devo fazer, estava pensando em colocar estes kit de 3" procom e pnues 31 mud bf, mas como será o resultado o custo e beneficio, olhei tambem q a tração total tem um kit similar. Tenho receido de mexer aqui e me dar problema ali, já q estou saido do progeto originall do carro.

samukanvas
04/08/2009, 13:55
Cara, se vc for partir pra um procomp, está indo para um caminho que só gastará uma vez, pois é uma marca mais que testada e aprovada. O mesmo acontece para outras de renome nos EUA.

Se for partir pra invenções, aí acredito que a probabilidade de arrumar problemas aumentará muito.

Com kit 3" e 31 vc vai pro fim do mundo e volta sem dor de cabeça :concordo:

ABs

alexfornicola@hotmail.com
07/08/2009, 16:03
mas uma duvida quando a suspensão estiver fazendo o seu curso no limite o pneu 31 mud bf cabe dentro da caixa ...

samukanvas
08/08/2009, 01:47
mas uma duvida quando a suspensão estiver fazendo o seu curso no limite o pneu 31 mud bf cabe dentro da caixa ...

Raspa nos plásticos do parachoque traseiro e por dentro da caixa de roda dianteira nas borrachas :concordo:

Abs

Ronaldo B.
08/08/2009, 11:31
Raspa nos plásticos do parachoque traseiro e por dentro da caixa de roda dianteira nas borrachas :concordo:

Abs

Na minha XJ com kit de 3" e pneu 31", se torcer pega o pneu traseiro dentro do paralama e o pneu dianteiro quando esterçava tudo pegava no braço inferior. Problema do pnneu dianteiro resolvi ajustando o limitador do munhão, no pneu traseiro não mexi ainda. :concordo:

[]´s

alexfornicola@hotmail.com
11/08/2009, 13:46
mas mesmo com o kit raspa assim, mas estraga muito(na trilha), esse kit são caros o custo beneficio vale a pena , e a questão do cambio força muito no meu caso é automatico, tem mais algum problema q pode acontecer?

samukanvas
11/08/2009, 19:01
mas mesmo com o kit raspa assim, mas estraga muito(na trilha), esse kit são caros o custo beneficio vale a pena , e a questão do cambio força muito no meu caso é automatico, tem mais algum problema q pode acontecer?

Raspa e só estraga a polaina mesmo. Se vc usar um pneu 30 (255/75) não pega nada e força menos o conjunto. Seria melhor o kit de 3 com esse pneu. É o meu caso.

Os kits não são caros. Eles oferecem o que? O que o mais barato oferece? Coloque isso na balança e verá.

O máximo que pode acontecer é vc gostar muito do carro e viciar em cherokee. O resto eu acho que nada acontecerá.

Abs

alexfornicola@hotmail.com
12/08/2009, 15:53
as opição sáo : PRIMEIRA
4 Amortecedores MX6 ( ProComp Monotubo com regulagem de Dureza )
2 Molas Helicoidais
2 laminas do Feixe traseiro
2 braços
1 adaptador
Dureza ) 2 Molas Helicoidais
2 laminas do Feixe traseiro
2 braços
1 adaptador
OBS:( MESMO COM A INSTALAÇÃO DO KIT ,DEPENDE DO VEICULO ,CONFORME ESTERÇA É POSSÍVEL QUE PEGUE UM POUCO, A SUGESTÃO É ALARGADORES DE RODAS,ELES AFASTAM AS RODAS PARA FORA DO VEICULO,SANANDO O PROBLEMA.OK)

04 ALARGADORES DE RODAS 3CM............................R$ 396,00 Á VISTA .

> KIT SUSPENSÃO PROCOMP CHEROKEE 98 ...........................R$ 3.612,00(
> APRONTA ENTREGA)
> 04 PNEUS 31x10,5x15 BF MUD
> .................................................. R$ 3.120.20 ( POR
> ENCOMENDA)
>
> INSTALAÇÃO = R$ 1.200,00
>
> Valor total R$ 6.822,00- Parcelado em até 3x sem juros no cartão de crédito
> ou à vista por R$ 6.139,80



segunda:
HDS - Kit de Suspensão 3" XJ
[XJ670N]$810.00https://askbycom.dot5hosting.com/catalog/images/pixel_trans.gifhttps://askbycom.dot5hosting.com/catalog/images/suspkit/hds_xj670n.jpg
Clique para ampliar (javascript:popupWindow('https://askbycom.dot5hosting.com/catalog/popup_image.php?pID=715&osCsid=fb15925d89f8dbf5e92dcbeb5fb4d435')) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/suspkit/hds_xj670n.jpg
Clique para ampliar (https://askbycom.dot5hosting.com/catalog/images/suspkit/hds_xj670n.jpg?osCsid=fb15925d89f8dbf5e92dcbeb5fb4 d435)
Kit Inclui: Molas dianteiras 3"
Braços Inferiores
Lâminas traseiras.
Amortecedores Nitro.

Características: Aumenta o vão livre do chão
Nivela a dianteira com a traseira
100% parafusado não requer solda nem furação
Tamanho de pneu recomendado: 31"

Estimativa de imposto na retirada: US$ 370.00 (Via Priority)+4 penus 31bf R$ 3.120,20

TOTAL APROSIMADO R$ 5.380,20


TERCEIRA:
coloca os penus mud BF na medida original 235/75 aro 15 $2900,00 os 4 .

Ronaldo B.
12/08/2009, 16:41
Alex,

Eu instalei o kit de 3" da Procomp com os amortecedores ES9000, não vejo necessidade de pagar mais caro pelos MX6, a menos que o uso justifique, o que não é o meu caso. Eu não compraria HDS.

Os BF/AT 31" eu comprai na KDpneus, hj o preço de cada 31x10,5x15 lá é de R$ 689,00 que pode ser dividido em 10 vezes sem juros, se pagar á vista liga lá e negocia um desconto, o MUD estavam R$ 740,00 cada.

Somando o valor do kit parcelado + o valor dos pneus vc terá:

kit de 3" Procomp c/ ES900 = R$ 3.535,00
BF/AT 31x105x1 5 = R$ 2.760,00
Montagem dos pneus, alinhamento e balanceamento vc gasta no máximo uns R$ 200,00

Até aí já são R$ 6.500,00 sem contar com a montagem do kit.

Montagem do kit da Procomp não sei onde vc viu o preço de R$ 1.200,00 mas eu acho muito caro, eu paguei menos da metade disso prá instalar a minha, sóq ue quem instalou foi um mecanico amigo meu que mexe com jipe a muito anos, então não tive problemas, ams não recomendo dar na mão de qualquer Mané prá instalar. Apesar de não ser muito dificil, tem que ter alguns cuidados.

[]´s

Haron
17/08/2009, 01:02
oopaa..tenho um cj com pneus 33 guerra 3k..

esta com amortecedores da ranger nas 4.

se eu colocar jumelo revolver,vai abrir mais ou menos quanto a suspençao?

abss

samukanvas
17/08/2009, 17:23
oopaa..tenho um cj com pneus 33 guerra 3k..

esta com amortecedores da ranger nas 4.

se eu colocar jumelo revolver,vai abrir mais ou menos quanto a suspençao?

abss

Supondo que teu eixo tá no centro da mola e que os amortecedores n"ao darão final de curso, abrirá 1/2 comprimento do revolver a mais :concordo:

abs

sotony
18/08/2009, 11:27
ola bom dia alguem poderia me da uma dica como arruma um modulo da cherokee ano 95
Bom, eu tenho aqui um programa de computador que vc vai respondendo umas perguntas até que ele decide pra vc qual melhor carro. Te envio por 50 reais mais frete :mrgreen:

Sério, pra analizar esse tipo de compra o que vem na minha mente (Em ordem de importância) é:

- Peso
- Powertrain (Cavalos, cambio forte e ct forte)
- Mercado de reposição de peças

Acho que o resto dá pra se virar com uma boa máquina de solda, uma esmerilhadeira e disposição :D

Falando sobre o desempenho, inicialmente é muito mais vantagem (na minha cabeça) uma Zj que uma Xj. A suspa traseira da Zj é mais "moderna" e se consegue atingir um desempenho melhor com o mesmo custo da Xj, por ex. Vide o wrangler, que se não me engano, utiliza um sistema parecido (4link com panhard). Na frente são todos iguais.

O que vai pegar na ZJ é que ela é maior, mais "gordinha" e tem pontos fracos no powertrain para futuros upgrades mais animais (Tipo pneus 35 pra cima, etc...).

Se não está pensando em chegar nos 35> nem em abusos ignorantes, a ZJ pode ser a melhor escolha para os que querem fazer o que a xj faz e com mais conforto.

É o que acho :oops:

Abs

Níracas
28/08/2009, 09:54
Fala pessoal, tudo bom?

estou com uma ZJ, uma Grand Cherokee Limited 96/97 e estou querendo colocar pneus BFGoodrich AT 265/75 R16. Bom, acontece que coloquei, não fiz nada, só tirei os pneus 225 dela e coloquei os outros, mas, como tudo não é perfeito, acabou não dando certo, rsrsrsrsrs. Não foi como na Explorer que coloquei os Muds e precisei fazer uns calços nas molas dianteiras e boa... agluma coisa tem que complicar. rsrsrsrs

bom, acabei lendo aqui que tem uns kits para fazer isso, dar uma levantada nela e assim conseguir colocar uns pneus maiores. Queria saber se com um kit desses, ( http://www.summitracing.com/parts/EXP-K3059B ) consigo colocar os BF 265 nela.
acho melhor do que estar fazendo umas adaptações que me falaram que podem ser feitas e que fica bom, mas nada como comprar um produto próprio não é??

grande abraço

samukanvas
28/08/2009, 14:47
bom, acabei lendo aqui que tem uns kits para fazer isso, dar uma levantada nela e assim conseguir colocar uns pneus maiores. Queria saber se com um kit desses, ( http://www.summitracing.com/parts/EXP-K3059B ) consigo colocar os BF 265 nela.
acho melhor do que estar fazendo umas adaptações que me falaram que podem ser feitas e que fica bom, mas nada como comprar um produto próprio não é??

grande abraço

Acho que o pensamento é esse mesmo.

A procomp disponibiliza esse kit no brasil e pode estar comprando em qualquer revendedor, pois o preço e o lugar de onde sai é o mesmo.

No caso acesse www.procompmotorsport.com.br e converse com o pessoal :concordo:

Se fosse aqui no RJ até te indicaria lugar pra instalar ;-)

abs

Ronaldo B.
28/08/2009, 15:30
Fala pessoal, tudo bom?

estou com uma ZJ, uma Grand Cherokee Limited 96/97 e estou querendo colocar pneus BFGoodrich AT 265/75 R16. Bom, acontece que coloquei, não fiz nada, só tirei os pneus 225 dela e coloquei os outros, mas, como tudo não é perfeito, acabou não dando certo, rsrsrsrsrs. Não foi como na Explorer que coloquei os Muds e precisei fazer uns calços nas molas dianteiras e boa... agluma coisa tem que complicar. rsrsrsrs

bom, acabei lendo aqui que tem uns kits para fazer isso, dar uma levantada nela e assim conseguir colocar uns pneus maiores. Queria saber se com um kit desses, ( http://www.summitracing.com/parts/EXP-K3059B ) consigo colocar os BF 265 nela.
acho melhor do que estar fazendo umas adaptações que me falaram que podem ser feitas e que fica bom, mas nada como comprar um produto próprio não é??

grande abraço

Eu tenho o kit de 3" da Procomp instalado na minha Cherokee Sport com pneus BF 31"x10,5x15. Além de ter espaço para instalar pneus maiores, o kit melhorou a estabilidade da XJ, mesmo estando mais alta, só ficou um pouco mais dura mas não a ponto de ficar desconfortáel, muito pelo contrário. Estou usando o kit com os amortecedores ES9000 e até agora não tenho do que reclamar.

No kit que eu comprei vieram as duas molas heloidais dianteiras maiores, dois braços inferiores com buchas de PU, duas bieletas mais longas para a barra estabilizadora, o reposicionador da Panhard, um par de laminas adicionais para os feixes traseiros, dois pares de espigões, dois pares de grampos para os feixes de molas, 4 amortecedores com buchas e parafusos para fixação e presilhas para as linhas de freio. Uma coisa que chamou a atenção nesse kit foi a qualidade do acabamento das peças, realmente muito boa.

Resumindo.... recomendo, pode comprar que não vai se arrepender.:concordo:

[]´s

Níracas
28/08/2009, 15:32
Fala Samukanvas,

vou entrar em contato com eles sim, vamos ver o que eles falam.

e concordo com você, bom, acho o seguinte, se tem algo já feito para fazer o que quer, acho que é a melhor coisa do que estar fazendo alguma adaptação, mas agora se não tiver aí é outra conversa. Pois nesse caso, me falaram que teria que cortar os braços dianteiros (acho que é isso, não entendo muito) e encurtar eles para a roda e o pneu ficarem centralizados. Me disseram que pode ser feito isso e bem feito, para não ter problema nenhum. Mas, como falei, entre pagar um pouco a mais por um produto próprio, eu prefiro o próprio.

valeu pela ajuda.

forte abraço

Níracas
28/08/2009, 15:42
caramba Ronaldo B., vem um montão de coisas o kit hein. Tem mais coisas do que eu pensei, rsrsrsrsrsrs...

legal, vou ver esse kit de 3'' que já está bom para mim, é só para a Cherokee não ficar baixinha, não gosto de SUV's ou picapes baixa.

valeu

abraço

Ronaldo B.
28/08/2009, 15:50
Quando eu comprei também me surpreendi com o tanto de coisa que vem.

Eu também não gosto de SUV ou pickup baixa, eu achei que a altura ficou muito boa, e como eu disse melhorou a dirigibilidade da XJ.

[]´s

samukanvas
28/08/2009, 17:01
Fala Samukanvas,

vou entrar em contato com eles sim, vamos ver o que eles falam.

e concordo com você, bom, acho o seguinte, se tem algo já feito para fazer o que quer, acho que é a melhor coisa do que estar fazendo alguma adaptação, mas agora se não tiver aí é outra conversa. Pois nesse caso, me falaram que teria que cortar os braços dianteiros (acho que é isso, não entendo muito) e encurtar eles para a roda e o pneu ficarem centralizados. Me disseram que pode ser feito isso e bem feito, para não ter problema nenhum. Mas, como falei, entre pagar um pouco a mais por um produto próprio, eu prefiro o próprio.

valeu pela ajuda.

forte abraço

Na boa, comprar algo pronto e já muito testado e aprovado é bem melhor que ficar gastando parcelado consertando as tentativas e erros que estará fazendo até achar o acerto ideal pro carro.

Isso não é fácil. Não é a toa que essas marcas famosas vendem pro mundo todo. Não fosse a qualidade e a melhoria que vem com o pacote, estariam fechando.

Boa sorte na sua procura :concordo: Espero que feche uma coisa bem legal pro teu carro e curta muito ele.

Abs

Níracas
28/08/2009, 17:28
nem me fale Samukanvas, quando os caras fazem esses kits, fazem para aguentar mesmo e como aguentam. Valeu mais uma vez. Agora vou ver aqui certinho para fechar algo bacana, mas creio que vai demorar um pouquinho, bom dependendo de quanto sobrar aqui, é que estou fazendo umas coisas na Explorer e essa Cherokee chegou meio que de surpresa, rsrsrsrsrs, agora vou terminar de dar uma arrumadinha na Explorer e aí com o que sobrar se der certo já pego um desses. A Cherokee será só para curtir, ehehehhe...

então Ronaldo B., eu tenho a Explorer com 265/75 R16, e fico reparando nas duas, e quando você olha para elas, fica bem estranho, ainda mais quando dirige elas, rsrsrsrs, é uma sensação estranha, como quando faz tempo que não anda de carro e depois anda uma vez, parece que está sentado no asfalto, rsrsrsrs.
ah, e que bom que melhorou a dirigibilidade dela, achei muito interessante.

assim que comprar e instalar tudo coloco umas fotos.

abraços

GuTo_Cerulli
02/09/2009, 13:10
Quando eu comprei também me surpreendi com o tanto de coisa que vem.

Eu também não gosto de SUV ou pickup baixa, eu achei que a altura ficou muito boa, e como eu disse melhorou a dirigibilidade da XJ.

[]´s

Só para registro:

Semana passada tive a oportunidade de dirigir a Cheroka do Ronaldo. Tinha acabado de sair da minha (mesmo ano, porém toda original).

A minha impressão é que a cheroka além de mais alta, "ficou mais dura", no sentido de jogar menos nas curvas, acredito que na estrada deva ser algo interessante.

Outra coisa: a diferença dos 235 originais para os BF31 é sensível, mas também acredito que em situações de deslocamento, trilhas e até uso diário, não se note nada. Mesmo quando o kick down é acionado e exige-se do conjunto mecânico não há vibração alguma! Ponto positivo para a procomp!

[]'s

FabioRR
03/09/2009, 19:39
Alguem aqui tem Cherokee V8 com alterações no motor???? Alguem com nitro? Preparação aspirada ou até mesmo turbo/compressor ?

[]´s

FabioRR

Ronaldo B.
05/09/2009, 00:47
Só para registro:

Semana passada tive a oportunidade de dirigir a Cheroka do Ronaldo. Tinha acabado de sair da minha (mesmo ano, porém toda original).

A minha impressão é que a cheroka além de mais alta, "ficou mais dura", no sentido de jogar menos nas curvas, acredito que na estrada deva ser algo interessante.

Outra coisa: a diferença dos 235 originais para os BF31 é sensível, mas também acredito que em situações de deslocamento, trilhas e até uso diário, não se note nada. Mesmo quando o kick down é acionado e exige-se do conjunto mecânico não há vibração alguma! Ponto positivo para a procomp!

[]'s


E aí Guto, gostou da brincadeira não é ?? :mrgreen:

Se na cidade já é possivel prá sentir a diferença da supensão, na estrada sente mais ainda. Eu não gosto de carro com suspensão mole prá rodar na estrada (prá mim já bastou um ano e meio rodando de Blazer todo dia... :putz:) e na XJ a suspensão ficou firme sem ficar dura ou sem sentir aquelas pancadas secas ao passar por algum buraco ou saliência na pista.

Quanto aos pneus 31" realmente a diferença é praticamente imperceptível, lembra que no dia que vc andou com a minha XJ estávamos em 4 adultos na XJ, a diferença mais perceptivel prá mim depois que colquei os 31" foi no freio mas não chega a ser um problema, só reage um pouco diferente que com os 235, mas mesmo assim funcionam muito bem. Eu viajei com 3 adultos e bagagem prá kct e na estrada foi tranquilo, mesmo nas retomadas prá fazer ultrapassagem a resposta foi boa, só precisa tomar cuidado com a velocidade de cruzeiro porque se bobear chega fácil aos 140 km/h. Sobre consumo, não senti grandes diferenças com a troca dos pneus, continuou fazendo pouco mais de 5 km/l andando na boa na cidade.

[]´s

alexfornicola@hotmail.com
08/09/2009, 10:56
meu kit de 3" da para chegar esse més não vejo a hora depois q estalar vou colocar as fotos aqui para vcs verem, há e os pneus vai ser mud 31...

GuTo_Cerulli
09/09/2009, 00:43
Ronaldo,

Realmente gostei! Além das peças do kit serem visualmente agradáveis, passando confiabilidade, são funcionais e melhoram o desempenho. O detalhe dos 4 dentro do carro e um percuso que não ajuda muito não foi levado em conta.8-)
A impressão é: melhora o carro e não afeta para pior nenhum aspecto a ponto de causar encomodo!

Pergunta besta, mas...Será que o kit melhora com quick disconnect? :twisted:

Acredito que uma cheroka com esse kit, pneus razoáveis, guincho e dependendo do uso um bloqueio traseiro passe por boa parte das trilhas médias.

Alex,

Quero ver as fotos da "jaca" em fase de montagem e depois sendo usada!

[]'s

Ronaldo B.
09/09/2009, 01:25
nGuto,

Pelo que eu andei lendo (só teoria, não testei na prática) esse kit com os quick disconnect melhora bem a articulação, porque mesmo com as bieletas mais longas elas ainda limitam o curso.

Sobre os pneus, eu optaria por um jogo de Maxxis Big Horn 31" (32" ???) com rodas 15x7 e offset -12, provavelmente não deve pegar muito, mas acho que mesmo assim ainda deve dar umas raladas nos fenders ou nos paralamas internos quando articular em erosões. A duvida fica por conta do bloqueio traseiro, o ideal seria um ARB mas não go$$$to do ARB.

Soma isso tudo com um guincho, com certeza dá prá brincar legal... e eu sou mais colocar um bloqueio que o guincho, experiencia dos tempos de samurai... depois que coloquei o bloqueio raramente usei guincho.

Resumindo, isso é uma receita básica prá brincar um pouco, com certeza não acho que dê prá fazer o Camel ou subir o Pinheirinho, mas que já dá prá se divertir... isso dá.

[]´s

PS: Editei a msg só prá colocar o link http://stores.shop.ebay.com/Jeeperz-Creeperz não sei se vc conhece.......... DUENDES !!!!!!!!!!!!!!