PDA

Ver Versão Completa : Como (e se é realmente necessário) retirar o motor elétrico da 4x4.

velocyraptor
21/04/2009, 17:25
Amigos,

Tenho feito viagens constantes com minha Ranger XLT 2.8 2005, e tenho encarado trechos ruins.

Uso pneus 265/70 r 16 Scorpion ATR e eles estão se virando bem, nada a reclamar. Como não faço trilhas, os trechos piores são vencidos com a 4x4 e algum bom senso.

Nesses trechos ruins, é bem comum a passagem por poças de água enlameada, na verdade um caldo de lama, com alguma profundidade. A parte inferior do carro fica realmente sujo, parecendo que foi mergulhado numa calda de lama.

Sempre que retorno das viagens, tenho feito a lavagem em posto, com os cuidados devidos, fazendo em seguida uma boa lubrificação com vaselina.

Minha dúvida seria sobre a conveniência e/ou necessidade de se retirar o motor da tração 4x4 para limpeza mais profunda, lubrificação, etc.

Tenho boa experiência com mecânica e bons equipamentos, ferramentas...mas nunca meti a mão mesmo pra fazer, nesse caso específico. Vale a pena? Há alguma pegadinha ou casca de banana que torne o serviço arriscado? Minha tração sempre funcionou, mas agora com os constantes banhos de lama e posteriores lavagens eu gostaria de estar bem atento.

Abraços a todos,

Guilherme

T.T. Rex - Tio Balú
21/04/2009, 17:33
Na minha opinião, se a CT não tem vazamento é porque os retentores dos eixos estão bons, sendo assim é difícil entrar água internamente. Se os plugs da fiação não foram isolados com emborrachado, melhor verificar os conectores, fazer uma boa limpeza e emborrachar.
Se for desmontar é recomendável trocar todos os retentores e já aproveita e troca os rolamentos.
Tem um tópico do Edintruder que mostra um pouco como desmontar e montar uma CT, também foi apresentado uma foto de um Kit de reparos.
Att
Tio Balú

Walter L. L. Casitta
21/04/2009, 18:28
Amigos,

Tenho feito viagens constantes com minha Ranger XLT 2.8 2005, e tenho encarado trechos ruins.

Uso pneus 265/70 r 16 Scorpion ATR e eles estão se virando bem, nada a reclamar. Como não faço trilhas, os trechos piores são vencidos com a 4x4 e algum bom senso.

Nesses trechos ruins, é bem comum a passagem por poças de água enlameada, na verdade um caldo de lama, com alguma profundidade. A parte inferior do carro fica realmente sujo, parecendo que foi mergulhado numa calda de lama.

Sempre que retorno das viagens, tenho feito a lavagem em posto, com os cuidados devidos, fazendo em seguida uma boa lubrificação com vaselina.

Minha dúvida seria sobre a conveniência e/ou necessidade de se retirar o motor da tração 4x4 para limpeza mais profunda, lubrificação, etc.

Tenho boa experiência com mecânica e bons equipamentos, ferramentas...mas nunca meti a mão mesmo pra fazer, nesse caso específico. Vale a pena? Há alguma pegadinha ou casca de banana que torne o serviço arriscado? Minha tração sempre funcionou, mas agora com os constantes banhos de lama e posteriores lavagens eu gostaria de estar bem atento.

Abraços a todos,

Guilherme

Não tem que fazer nada. O que estraga o motor da tração é o jato de água de alta pressão e solupam na hora de lavar. O meu nunca deu problema e só tive que mexer lá uma vez porque me roubaram o motor...

regisJ
21/04/2009, 20:08
" Os meninos" andam cada vez mais profissa. Num querem mais som ou pneu . Já que não deu para levar o carro botam o motorzinho no bolso .
regis

Craisiler
21/04/2009, 21:06
Pensei que havia trocado o motor pq axava fraco e tal, mas não sabiam que tinham roubadp-o.
:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

velocyraptor
21/04/2009, 23:23
Walter, ta na hora então de vc desenvolver um protetor anti-furto de motor de tração, né não?

No mais, obrigado pela ajuda sempre valiosa.

Guilherme

Márcio T
22/04/2009, 06:56
Walter, ta na hora então de vc desenvolver um protetor anti-furto de motor de tração, né não?

No mais, obrigado pela ajuda sempre valiosa.

Guilherme

Para dificultar: Trocar os 3 parafusos cabeça hexagonal 10mm que fixam o conjunto na TCase por parafusos cabeça Torx. Até que "os meninos" descubram as Torx, vai funcionar.

Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 08:02
Para dificultar: Trocar os 3 parafusos cabeça hexagonal 10mm que fixam o conjunto na TCase por parafusos cabeça Torx. Até que "os meninos" descubram as Torx, vai funcionar.

X2, coloquei parafusos torkx...

velocyraptor
22/04/2009, 21:17
Boa... vou providenciar. Acho que aqui na Bahia ainda estamos livres desses "meninos" dotados de tamanha criatividade mecânica/comercial, mas na dúvida vou tornar a vidinha deles mais difícil.

Mais uma vez agradeço as dicas.