Ver Versão Completa : Freios
Catapano
09/04/2009, 23:24
o que eu posso faser pra os freios originais engesa(dianteiro de kombi traseiro de C10 servo de opala) tenham mais acao
quando eu freio os traseiros travam e os dianteiros nem pegam
quando eu reformei os freios eu botei duas pincas de kombi zeradas as pastilhas novas o servo novo e a trazeira toda nova(lonas e burrinhos)
me disseram ki se eu trocasse o servo por um maior resolveria outros disem ki eu tenho ki botar uma valvula equalizadora.
o que eu faco??
qual servo eu posso botar e ki valvula eh essa qual eh a pressao ideal???
Eu observei ki na f1000 ha uma valvula na trazeira ki se vc isolar o freio trazeiro trava e acaba o dianteirose eu botar uma dessa no engesa,sera ki melhora????
Sobral - ENGESA
10/04/2009, 01:27
Passo por isso também, na hora que eu aciono o freio, os traseiros travam e os dianteiros ficam fracos.
Para rodar o dia inteiro na cidade, dirigir se torna um pouco cansativo.
Eu também gostaria de melhorar isso!
Abração!
Eduardo Velo
10/04/2009, 09:43
Vou passar a receita que eu uso no meu com tudo original ,diant. de Kombi e tras. de C10 ...
Tenho um redutor para as rodas tras. , mas cada jipe usa um redutor especifico , tive que experimentar uns 5 tipos diferentes de pressão , o meca tinha alguns e tiramos de outros jipes que estavam na oficina pra testar até chegar no redutor ideal ... o meu é um fase 3 e carrego mais de 100 kg entre ferramentas e sobressalentes , por isso não indico o que estou usando , pra cada jipe é um redutor ... o freio do meu ficou excelente , freia mais a diant. que a tras. na proporção ideal , não sai de lado , nem arrasta ... e é td original ...
Aconselho vc ir direto numa casa de freios e explicar que vc quer colocar um redutor que seja eficiente , se o cara for bom profissional vai saber indicar o ideal ...
abs ...
Edu
Freios...
Para o engesa, tem que ser a válvula de zero bar.
O Tio aqui do fórum que conseguiu para eu em SP.
Uso pinças da S10 com disco ventilado da D20.
Olhem meus álbuns de fotos na assinatura.
A configuração original é soda de deixar bom...
guilhermeabreu
10/04/2009, 15:05
CATAPANO
Com todo respeito ao amigo EDU VELO , mas vou discoradar dele um pouco , e concordando com o KIM , o freio original do meu ENGESA nunca conseguia fazer ele ficar bom , fiz de tudo e NA HORA QUE FREIAVA , TRAVAVA A RODA TRASEIRA ESQUERDA E O ENGESA QUERIA TOMAR RUMO ERRADO , ficava sempre com vontade de rodar de traseira .
Até que coloquei freio da BAND ( disco ventilado + pinça + hidrovácuo )que é muito semelhante ao da S-10 com disco da D-20 como o KIM colocou no dele , SENDO QUE O DA S-10 , digo PINÇAS DA S-10 com DISCO da D-20 , o diametro do disco é um pouco menor daí NÃO TER PROBLEMA EM USAR RODAS DE LIDA ARO 15" , o meu com disco da BAND uso com roda de liga com aro 15" , MAS TIVE QUE DESBASTAR UM POUCO AS PINÇAS POR CIMA .
Mas a sua pergunta foi outra : COMO RESOLVER O PROBLEMA DE ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO QDO FREIA ?
Resposta : é +- o que o KIM e o EDU VELO CITOU , que é : COLOCAR VÁLVULA EQUALIZADORA NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE , NO CANINHO QUE VAI PARA AS RODAS TRASEIRAS , A MAIS CERTA É A QUE O KIM RELATOU QUE É A DE ZERO BAR ( original do ENGESA ), caso não resolva , COLOCA OUTRA EM SÉRIE QUE IRÁ RESOLVER COM CERTEZA .
Mas eu acredito se vc colocar a VÁLVULA EQUALIZADORA DE ZERO BAR QUE É A ORIGINAL DO ENGESA COM FREIOS ORIGINAIS COMO É O SEU CASO IRÁ RESOLVER SEU PROBLEMA , mas caso ainda arraste as rodas traseiras , COLOCA OUTRA EM SÉRIE .
No meu ENGESA , tenho 3 válvulas equalizadoras em série para que este problema ficasse resolvido .
ABRAÇÃO
Eduardo Velo
11/04/2009, 14:00
... Com todo respeito ao amigo EDU VELO , mas vou discoradar dele um pouco ... ABRAÇÃO
Grande Doctor , ainda bem que é só um pouco ... rsrs
Realmente qdo peguei ele a 1a coisa que passou pela cabeça foi adaptar outro freio , inclusive o Millei qdo me entregou comentou pra tomar cuidado com o freio , freava sempre mais a tras. lado carona , arrastava o bixo ... - bom , como sou meio teimoso fui verificar todo sistema de freio antes de adaptar , desmontei tudo ...
O Burro mestre ( GOL ) estava dando passagem entre os corpos , o tubo diant. estava esmagado e solto podendo até romper , o burrinho tras. lado motor. estava com vaz. , a pinça diant. lado carona estava funcionando só o lado externo o interno estava travado e com a pastilha sem uso , nos freios tras. as sapatas eram mais finas que a original e mostadas erradas deixando comer bem mais um lado que outro ... troquei tudo , burro mestre ( GoL ) , burrinhos , tubos , pastilhas ( Kombi ) , campanas e lonas ( C10 ) deixei o redutor que estava lá , não lembro de qto , fui testar com um amigo que teve muitos engesas , o carro freava bem normal , até ele estranhou ... recentemente troquei td de novo e tive que trocar o redutor tb pq a eficiencia do outro já era ... qdo a gente for pra Ibitipoca pode testar ... é td original e funciona ... rsrs ...
abs ...
Bem...
Durante minha saga do freio, conversei com muitas pessoas do ramo.
Com o pessoal do street turbo colhi a seguinte informação:
Trocam o cilindro de roda, por um de diametro menor para que assim sua eficiência fique menor, evitando que as rodas trazeiras travem.
Conversando com mecânicos de longa data de oficina, confirmaram tal informação.
Portanto...
Como aumentei o diâmetro de ação dianteira de meu engesa, farei buchas ou procurarei cilindros de roda de menor diâmetro para colocar.
Assim, terei aumentado a eficiência das rodas dianteira e diminuí a efeiciência das rodas trazeiras.
Não quero freio a disco nas rodas trazeiras.
Abraços.
Kim.
Rodrigo Ielpo Bastos
12/04/2009, 22:06
Kim, boa noite, quando vc falou em cilindro de roda com diametro menor, vc chegou a localzar algum modelo de algum carro que serve na camper, estou relutando em colocar freio a disco na trazeira do meu carro mas ta dificil conviver com esse freio uso o carro no dia a dia rodo 150 km dia no minimo e freio desequilibrado cansa.
Rodrigo Bastos
Opa grande Rodrigo!!!!:concordo:
Como meus projetos pararam na mão (acidente), não cheguei a ir atras.
Mais poderei fazelo se quiser.
Se não me falha a memória, o engesa é 1"3/8.
Teria que saber, qual cilindro se encaixa sem adaptar.
Particularmente, faria uma bucha em ferro fundido para diminuir, não me daria o trabalho de procurar...
Também não quero colocar disco nas rodas trazeiras...
Não queria perder o frei de estacionamento.
Abraços.
Kim.
Rodrigo Ielpo Bastos
12/04/2009, 22:24
o cilindro trazeiro é grosso assim?
1 3/8 o do jeep ´3/4 o trazeiro e 1´o dianteiro original
Rodrigo!
Acabei de olhar o manual do mecânico, e não tem a informaçãoda medida.
Vou desmontar o do meu, e te passarei.
Sei que é grande!
Abraços.
Kim.
Rodrigo Ielpo Bastos
12/04/2009, 23:26
ok amanha vou procurar informações e durante o dia trocaremos ideias
as sapatas eram mais finas que a original e mostadas erradas deixando comer bem mais um lado que outro
Fiquei intrigado, como pode ser possível montar a lona errada na sapata ? :pensativo:
Quanto a usar um cilindro de roda de menor diâmetro, na lista das Campers certa vez comentaram que o da S10 tem diâmetro um pouco menor que os da D10 e mantém a mesma fixação. Precisaria checar essa informação. No meu CJ eu fiz um embuchamento nos cilindros traseiros. Foi usada uma camisa de bronze e os pistões internos de alumínio. Assim evita-se também que os pistões grudem por oxidação no cilindro. O chato é que quando dá problema, tem que mandar fazer uma nova peça, não é simplesmente pegar uma peça de balcão e trocar ... :x
Ola Pessoal,
Eu adaptei o eixo flutuante com freio a disco nas rodas traseiras (da Rota 4X4), no meu Engesa F1. Tenho reparado que o desgaste das pastilhas é grande (+ 2000km), e olha que não faço trilhas pesadas. As pinças são do Kadett, por isso o desgaste... Mas será que não tem alguma outra pinça ou modo de regular o freio para aumentar a durabilidade das pastilhas???
guilhermeabreu
15/04/2009, 15:59
AMIGO REPTIL
VC É MAIS UM que está declarando/RELATANDO o que eu PASSEI COM O FREIO TRASEIRO DO MEU ENGESA . PASSEI EXATAMENTE POR ÍSTO QUE VC PASSOU E ESTA PASSANDO E VAI CONTINUAR PASSANDO SE NÃO FIZER O QUE EU FIZ , SE VC TIVESSE LIDO PRIMEIRO O TÓPICO DO FEIO DO ENGESA/CAMPER , VC NÃO TERIA GASTO DINHEIRO DESNECESSÁRIO COMO GASTOU , mas a solução no seu caso é simples .
Tem um título de : " Adaptação nos freios CAMPER ENGESA " e " Válvula Equalizadora "e no FROTA 4X4 com o título : ENGESA E4 87 : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE , que tem toda a minha SAGA com os freios do meu ENGESA , TODAS AS POSSIBILIDADES , desde as que ficam ruins e as que ficam boas , E A QUE ESTA NO MEU QUE ESTA EXCELENTE , diga-se de passagem sem falsa modestia . Dê uma olhada lá , tem muita matéria escrita a respeito . Não vou dizer aqui senão os MODERADORES vão ficar de saco cheio de mim , por repetir tudo de novo .
Se quizer falar comigo por MP ou fone é só dar um toque .
ABRAÇÃO .
Caro Guilherme,
Muitissimo obrigado pelo toque, vou dar uma olhada e se tiver alguma duvida vou perguntar... com ou sem moderadores:concordo:
guilhermeabreu
17/04/2009, 17:58
REPTIL
Eu citei os MODERADORES na brincadeira , TODOS ELES são excelentes , atenciosos e SEMPRE estão aí para nos ajudar qdo preciso .
Eles não vão ligar para a gente discutir aqui não , é que este assunto e as soluções deste caso seu que foi igual ao meu , já tem aqui no FÓRUM , mas reconheço que as vezes até eu que já estou bastante familiarizado aqui não encontro as vezes uma coisa que até eu mesmo escreví , pq as vezes a gente cita um assunto no tópico de outro assunto , e a cabeça da gente as vezes não lembra de onde foi escrito , MAS PODE FICAR INTEIRAMENTE A VONTADE PARA PERGUNTAR O QUE QUIZER .
ABRAÇÃO , e o meu FREIO FICOU " BÃO " PRA CACHORRO .
Eu também estava de brincadeira... Dei uma olhada na sua saga... Foi muito esclarecedora... tirei a maioria das minhas duvidas la. Vou ao meu mecanico para ver com certeza o que esta la e o que poderemos fazer. Usarei a sua esperiencia como base, ok?
Obrigado mais uma vez
Catapano
24/04/2009, 12:12
o problema do meu freio foi erro de montagem. As valvulas do pe da bomba foram invertidas e so davam ação ao freio freio trazeiro agora depois de corrigido ta freando blz
abração
jose alfredo noia rocha
25/04/2009, 14:58
O hidrovaco utilizado no engesa da S10, pergunto por obsequio qual o modelo e ano do mesmo.Muito grato jose alfredo
Lenilton Feitosa
25/04/2009, 23:55
Caro Catapano,
Eu passei por tal situação! Quebrei muito a cabeça com isso. Porém, existe um remédio para você resolver o problema:
1- Adaptar as pinças com os discos ventilados da Toyota Band, para isso terá que desenvolver ou comprar na Super Break Disc o suporte das pinças, no meu caso eu desenvolvi o suporte, inclusive tenho o molde/gabarito, que ficou muito bom, até o momento não apresentou nenhum problema, gastei apenas R$ 50,00 com os suportes;
2- Adaptar o hidrovaco da D10 e a bomba de freio grande, Bosh;
3- Substituir o freio traseiro de tambor por pinças. No meu caso adaptei as pinças do freio traseiro do Fiat Marea, também, desenvolvi os suportes, sendo estes mais simples que os dianteiros. Com esse sistema (pinças traseiras) funciona o freio de mão. O meu colega engeseiro Alfredo Nóia, foi além, adaptou para cada roda traseira duas pinças do Fiat Marea, que por sinal ficou ótimo. Em ambos os casos não há reclamação ou insatisfação quanto a segurança das frenagens e/ou travamento das rodas traseiras.
Catapano, a receita é simples basta colocar em prática.
Abraços,
Lenilton Feitosa
BOM DIA.
Com relação à pinça traseira da Marea, como funciona o freio de estacionamento.
1) É na propria pinça ( igual ao do Kadett ) ?
2) com certeza esta pinça é maior que a do kadett. Como ficou o freio de seu Engeza ?
3) Quero fazer algo parecido na minha cherokee sport. Nao aguento mais fazer freio dela e meu medo é "nao parar", pois ela é automática.
4) precisou instalar alguma valvula ?
No aguardo
Aguinaldo ( ag / cherokee bombeiro )
Lenilton Feitosa
01/06/2009, 22:09
Olá, Aguinaldo, tudo legal?
Quanto a pinça traseira do Fiat Marea, ela funciona também como freio de estacionamento, que sai um cabo de cada pinça (direita/esquerda) até a alavanca de mão (freio de estacionamento), porém, não sei informar quanto ao tamanho, mas acredito que tem o mesmo princípio de funcionamento que a do Kadett. O freio ficou muito bom, ou seja não trava as rodas traseiras como acontecia antes, porém, ao usar o freio de estacionamento em um declive, este não segura o jipe, pois as pinças não tem força suficiente para segurar o peso do Engesa. No entanto, há uma solução, fazer o que meu amigo engeseiro Alfredo Nóia fez no dele: colocou duas pinças do Marea em cada roda, ou seja, ele tem 4 pinças no eixo traseiro, pois a alavanca puxa as quatro pinças de uma só vez com o mesmo sistema de cabo, porém, ele adaptou uma pequena barra nas duas pinças para que o cabo puxe os dois pares ao mesmo tempo. Mesmo assim, o jipe não trava as rodas traseiras, vale ressaltar que ele usa válvula.
Ah, no meu, também uso uma válvula (que não há a necessidade de usar, resolvi deixar porque já tinha antes quando o freio ainda era de tambor). A referência da válvula, creio que seja da D20.
Qualquer dúvida estou à disposição!
Abraços,
Lenilton Feitosa
Eduardo Velo
02/06/2009, 09:35
O Carlos que tem link crw aqui no forum fez essa reforma no freio do Envesa
- Burro mestre de D20 ( diam. de 1" ) , freio diant. de F350 ( Duplo ) , tras. de Kombi e aumentou o peso ( lastro ) na tras. colocando uma cx de ferramentas que pesa 80 kg ... o freio de mão a tambor no cardan ...
No meu Fase 3 não tenho nenhum problema de frenagem e usa td original , Burro mestre de Gol , diant. de Kombi e tras. a tambor de C10 ... vai enteder ... rs
Lenilton / Eduardo, obrigado pelo retorno.
A ajuda de vocês é muito bem vinda. Continuo pesquisando e descobri que o Audi A3 e o Fusion também possuem dispositivo de freio na própria pinça.
Conversei com 1 loja de freios e ele disse que o tempra também é assim, porem desaconcelhou devido à dificuldade de peças de reposição (reparos).
Estou em duvida se instalo 2 pinças ( kombi+kadett ) ou pego de uma Grand Cherokee ( que utiliza lona para freio de estacionamento ).
Ainda há o sonho de trazer do primeiro mundo o kit, mas custa US$ 5500,00 fora o frete.
Agradeço e assim que resolver, posto aqui minha solução.
abraços
guilhermeabreu
03/06/2009, 14:19
AG
Repetindo : DA UMA OLHADA NO FREIO DO MEU , ESTOU MUITÍSSIMO SATISFEITO . E não ficou tão caro assim .
ABRAÇO