PDA

Ver Versão Completa : Mecanica

Lopes
08/04/2009, 16:38
Amigos, percebi um vazamento de oleo na retirada do motor aparentemente no volante, apos desconectar o cambio
para trocar a embreagem tudo estava encharcado fiz uma limpeza
e novamente inclinei ambos para ver se achava, mas não encontrei,
alguem pode me ajudar se é algum retentor?,abraços

Lopes
08/04/2009, 16:42
mais fotos ......

ACB2004
08/04/2009, 16:44
Deve ser mesmo o retentor do volante.

fernandão
08/04/2009, 18:02
pela foto seu motor é um bf 161 então deve ser a graxeta

Lopes
08/04/2009, 18:18
alguem me orienta para retirar o volante,estou com duvidas, é retirado
com saca- polia ou tem outra forma....:(

fabiano carraro
10/04/2009, 00:18
solte tudo e bata com um martelo de borracha ou nylon nele que ele pula fora mas antes faça uma marca bem visivel nele e no vira pra montar do mesmo jeito de novo (questao de balanceamento ):concordo:

na hora de remontar nao esqueça de usar trava quimica nos parafusos + as travas originais de dobra.

pra trocar a gaxeta tem qu eafasta rtodo o virabrequim igual aos opalas.

junior braga
19/04/2009, 11:50
solte tudo e bata com um martelo de borracha ou nylon nele que ele pula fora mas antes faça uma marca bem visivel nele e no vira pra montar do mesmo jeito de novo (questao de balanceamento ):concordo:

na hora de remontar nao esqueça de usar trava quimica nos parafusos + as travas originais de dobra.

pra trocar a gaxeta tem qu eafasta rtodo o virabrequim igual aos opalas.

Opss, sds...:mrgreen:

Este tópico me interressou, pois estou com um probleminha parecido com que ja disseram por aqui..

Na chapa que tampa a carcaça do volante (digo quanto a motor BF + agregados originais) está vazando e como ja estou com a caixa na bancada, gostaria de resolver também este problema, ja vi que tenho que retirar a carcaça do volante, embreagem, volante (atentar quanto a posição que esta, e fazer uma ponto de referencia, para que seja montado na mesma posição). E também o carter. Até aqui ok.
Agora pergunta-se no caso do BF, ele tem é gaxeta? ou retentor? preciso soltar o eixo virabrequim dos mancais? ou da pra trocar sem mexer nessa parte?
Qual é o grau de dificuldade?

Bom por enquanto acho que é isso.

sds,
:concordo::concordo:

Lopes
19/04/2009, 15:38
Fala junior, cara no meu caso só precisei trocar metade da gaxeta pois
era nessa parte que estava vazando ficou otimo,agora o que entendi
a outra parte tem que desmontar tudo sim mas ve se não é o seu caso
também:concordo:

junior braga
21/04/2009, 11:12
Fala junior, cara no meu caso só precisei trocar metade da gaxeta pois
era nessa parte que estava vazando ficou otimo,agora o que entendi
a outra parte tem que desmontar tudo sim mas ve se não é o seu caso
também:concordo:

Opa e ai Lopes blz,,

Então andei pesquisando um pouco, e pude compreender melhor a respeito dessa gaxeta.
No meu caso esta vazando muito pouco, tanto que nem chegou a melar a carcaça, acho que da pra deixar assim por enquanto.

Voce diz que trocou so a metade? isso quer dizer que trocou so a parte debaixo, mas será que realmente via aguentar:pensativo:,

fabiano carraro
21/04/2009, 21:17
SIM E NAO ,TALVES E QUEM SABE NÉ!!!!!FEZ GAMBI,AI DANOÇ O RESULTADO :mrgreen:

atentar na hora de colocar as gaxetas (inteira viu!!!)que ela possui um sentido de montagem......:shock:

é só reparar que ela é como uma "escama"entao se olhar direito vai reparar que ela tem um sentido (>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>)e este deve ser colocado no mesmo de rotaçao do motor em questao.

antes de coloca-la prense de leve ela na morsa com 2 chapas de aluminio pra que ela "dilate um pouco alem do original e deixe ela em banho de oleo por uns minutos pra que enxarque ai sim a coloque",nao prense direto sem a chapa pois ela pode sofrer com o desenho da morsa e romperse:concordo:

junior braga
21/04/2009, 22:32
SIM E NAO ,TALVES E QUEM SABE NÉ!!!!!FEZ GAMBI,AI DANOÇ O RESULTADO :mrgreen:

atentar na hora de colocar as gaxetas (inteira viu!!!)que ela possui um sentido de montagem......:shock:

é só reparar que ela é como uma "escama"entao se olhar direito vai reparar que ela tem um sentido (>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>)e este deve ser colocado no mesmo de rotaçao do motor em questao.

antes de coloca-la prense de leve ela na morsa com 2 chapas de aluminio pra que ela "dilate um pouco alem do original e deixe ela em banho de oleo por uns minutos pra que enxarque ai sim a coloque",nao prense direto sem a chapa pois ela pode sofrer com o desenho da morsa e romperse:concordo:

Fabiano valeu pelos esclarecimentos, e dicas tão valiosas.

Como ja disse por enquanto vai ficar vazando mesmo...to precisando e montar a caixa e por a vtr pra rodar.

junior braga
31/05/2009, 21:26
Boas pessoal,

Então é o seguinte, eu não sei o que esta acontecendo comigo, hoje pois ja li varias vezes este tópico e ainda estou com duvidas...sendo assim vou perguntar. hehehehe

Ps: Motor BEEFÃO

1.-Eu consigo trocar metade da GAXETA sem tirar o volante do motor?

1.1-Também fiz confusão quanto a posição, esse lance do sentido, da pra exclarecer melhor?

Por enquanto acho que é isso, boa noite a todos.

Aguardo respostas!!!

Lopes
01/06/2009, 20:05
Fala Junior, cara eu troquei na boa abrindo a tampa do carter você vera
um mancal proximo ao volante, você o solta e ali estara o local da gaxeta, ela é dividida em duas bandas eu troquei a que não precisa tirar o
gira porque é complicado para desmontar para trocar a outra banda,
mas como boto fé no meu pai que não é mecanico de automoveis mas sim
industrial ele logo viu que não era preciso troca-la pois era visivel que o
vazamento na parte debaixo, agora é preciso ver se esse é oseu caso, se
for vai fundo que fica bom o meu não esta vazando nada, mas se for preciso trocar tudo não vejo uma coisa de outro mundo não é ter calma e
ir com cuidado observar marcas, posições e etc eu costumo tirar foto,algumas pessoas de boa fé podem te ajudar como o fabiano que é fera,o lance da gaxeta se você ja comprou obseva que ela e formada tipo
escama sei la mais ou menos assim (>>>>>>>) o motor BF gira sentido ante horario você tera que colocar a gaxeta de modo que essas escamas
fique acomodada no eixo no mesmo sentido da rotação, porque se ela ficar
ao contrario é lógico que havera desgaste rapido agora te digo; quando o
Fabiano deu esse toque eu ja estava rodando mas até agora esta tudo ok
acho que sem querer coloquei certo, cara se tiver alguma dúvida pergunta mesmo que aqui você tera respostas abraço:concordo::concordo::concordo:...

junior braga
01/06/2009, 22:19
Fala Junior, cara eu troquei na boa abrindo a tampa do carter você vera
um mancal proximo ao volante, você o solta e ali estara o local da gaxeta, ela é dividida em duas bandas eu troquei a que não precisa tirar o
gira porque é complicado para desmontar para trocar a outra banda,
mas como boto fé no meu pai que não é mecanico de automoveis mas sim
industrial ele logo viu que não era preciso troca-la pois era visivel que o
vazamento na parte debaixo, agora é preciso ver se esse é oseu caso, se
for vai fundo que fica bom o meu não esta vazando nada, mas se for preciso trocar tudo não vejo uma coisa de outro mundo não é ter calma e
ir com cuidado observar marcas, posições e etc eu costumo tirar foto,algumas pessoas de boa fé podem te ajudar como o fabiano que é fera,o lance da gaxeta se você ja comprou obseva que ela e formada tipo
escama sei la mais ou menos assim (>>>>>>>) o motor BF gira sentido ante horario você tera que colocar a gaxeta de modo que essas escamas
fique acomodada no eixo no mesmo sentido da rotação, porque se ela ficar
ao contrario é lógico que havera desgaste rapido agora te digo; quando o
Fabiano deu esse toque eu ja estava rodando mas até agora esta tudo ok
acho que sem querer coloquei certo, cara se tiver alguma dúvida pergunta mesmo que aqui você tera respostas abraço:concordo::concordo::concordo:...

Caro Lopes, tudo bom?

Valeu pelas dicas, irei proceder a troca, ou melhor, desmontar e analisar minunciosamente pra saber se trocando somente a metade ira resolver o problema do vazamento.

Muito obrigado!!!

jkdaniels
29/07/2011, 17:08
Procurando no forum achei esse topico que mostra exatamente o problema que estou tendo com meu bf. A gaxeta ta vazando oleo. Gostaria de saber dos foristas que comentaram esse topico se resolveu seus problemas trocar apenas a gaxeta inferior.

Outra coisa, é possível colocar retentor no bf?

Obrigado.