Ver Versão Completa : OM 314 Consumo Alto + Fumaça Branca
mecamaniaco
07/04/2009, 04:15
Olá pessoal,
Estou com uma dúvida terrivel. A pouco mais de um mes, meu motor começou a soltar bastante fumaça branca após ligar a viatura, e quando se dirige a noite nota-se que a fumaça está presente em praticamente todo o momento (quando se olha pelos espelhos, dá pra ver a fumaça com a luz dos outros carros).
Bom, já fui até algumas mecânicas de motores Diesel e os caras me falaram o seguinte:
Em algumas eles disseram que é a bomba que está desregulada e por isso ela pode soltar essa fumaça branca (e preta também), e que o problema é quando o motor solta fumaça azulada, só nesse caso é que o motor está mesmo abrindo o bico.
Em outras eles falaram que os anéis já eram e que deveria ser feita um retífica no motor.
O fato é que realmente ela está bebendo + do que antes, passou de 10Km/l para 7Km/l, sempre abastecendo no mesmo posto. Será possivel que seja apenas prob na regulagem da bomba? Eu mandei fazer toda ela a menos de 5 meses, e não rodei nem 3000Km ainda.
No momento em que fiz a bomba fiz também o cabeçote completo + Bicos novos, não mexi no bloco nem nos pistões prq eles estavam dentro da tolerancia das folgas e não haviam degraus nos cilindros.
Aguardo a ajuda de vocês. Obrigado.
marmita22@uol.com.br
07/04/2009, 09:30
Em primeiro lugar antes de tudo é levar no cara que arrumou ela por ultimo pois não da para entender vc fez tudo e agora ela está com problema !!!!!
O Minimo é o ultimo mecanico se responsabilizar .
Caso não resolva leve no especialista SR carlos OO JAPONES ele está em são Paulo seu tel 11-36862605
Esse vai resolver seu problema e a viatura fica show de bola .:concordo::concordo::concordo:
Fumaça branca!
Deve ser q o cilindro esteja furado e a agua deva estar queimando junto com o diesel.
Aqui aconteceu isso com uma F1000, começou a ficar com um consumo de combustivel acima do normal e uma fumaça branca.
Ms tbm pode ser q alguma junta esteja ruim....
Boa sorte e espero q consiga resolver o problema.
Valeu
mecamaniaco
08/04/2009, 01:51
Fumaça branca!
Deve ser q o cilindro esteja furado e a agua deva estar queimando junto com o diesel.
Aqui aconteceu isso com uma F1000, começou a ficar com um consumo de combustivel acima do normal e uma fumaça branca.
Ms tbm pode ser q alguma junta esteja ruim....
Boa sorte e espero q consiga resolver o problema.
Valeu
Acredito q não seja agua, já que não baixa uma gota de agua do radiador. Mas talvez seja algo na junta!
Valeu
mecamaniaco
08/04/2009, 01:51
Em primeiro lugar antes de tudo é levar no cara que arrumou ela por ultimo pois não da para entender vc fez tudo e agora ela está com problema !!!!!
O Minimo é o ultimo mecanico se responsabilizar .
Caso não resolva leve no especialista SR carlos OO JAPONES ele está em são Paulo seu tel 11-36862605
Esse vai resolver seu problema e a viatura fica show de bola .:concordo::concordo::concordo:
Pois eh, vou levar p ele dar uma olhada, quero só ver oq ele vai falar!
valeu pela dica!
Rapaz, fumaça branca pode ser bico mijando, ou seja, o bico ao inves de aspergir o diesel, solta-o na fase líquida o que explica a fumaça e maior consumo.
Uma verificação que faço para ver se o motor não está queimando óleo é tivar a vareta do óleo com o motor em funcionamento. Se estiver vazando compressão sai ar e fumaça pela vareta.
Rapaz, fumaça branca pode ser bico mijando, ou seja, o bico ao inves de aspergir o diesel, solta-o na fase líquida o que explica a fumaça e maior consumo.
Uma verificação que faço para ver se o motor não está queimando óleo é tivar a vareta do óleo com o motor em funcionamento. Se estiver vazando compressão sai ar e fumaça pela vareta.
Eu fiz esse teste na minha e ta blz, blz !!!!:dance:
Dá para rodar mais uns anos pela frente. kkk
Valeu
mecamaniaco
15/04/2009, 02:40
Olá pessoal,
Ainda não tive a oprtunidade de fazer o teste da vareta de óleo (falta de tempo), mas tenho novidades.
Levei minha viatura até o bendito mecânico, na hora que eu comecei a falar ele pediu para ver o motor e tal, ai ele veio com o seguinte: No dia que ele foi montar o cabeçote no lugar, que diga-se de passagem foi na minha própria casa já que o mecânico é amigo do meu tio que trabalha numa retífica, ele havia esquecido de levar o torquimetro (ai já da pra ter uma ideia do q houve), então na hora de montar ele acabou dando o aperto de acordo com oq ele achava q tava certo!!!!! Ai está o problema, aparentemente esse "certo" estava um pouco abaixo do especificado, ocasionando vazamentos de óleo por toda a volta da junta do cabeçote.
Visto que o óleo vaza em abundancia para fora do motor, nada impede que a agua ou o próprio óleo estejam vazando para dentro do motor também...... Combinei com ele de levar a band até a retifica na semana que vem para que seja realizada a troca da junta do cabeçote, espero que isso resolva meu problema!
mecamaniaco
21/04/2009, 02:09
Fala Galera...
Levei a band na retifica hoje, chegando lá ele de cara arrancou a tempa de valvulas para ver como estavam as valvulas e o aperto do cabeçote, e para nossa surpresa.... Adivinhem quem era a vilã da história?!? A junta da tampa de valvulas havia se quebrado e parecia estar "podre" estava quebando por nada na hora de retira-la.....
Aproveitando que estava tudo aberto ele já deu uma regulada nas valvulas e um reaperto no cabeçote que por incrivel q pareça estava dentro do especificado (mesmo sem usar o torquimetro quando ele colocou o cabeçote).
Resumindo, agora a band está Zero de novo, até pra andar ela está + macia, o motor parece tremer menos!!!! O mais legal foi que da Retifica até minha casa que dá aprx. 10 km o motor nem chegou a esquentar, fiquei até assustado, mas chegando em casa chequei a agua e o sensor e estão BLZ! É incrivel oq uma boa regulagem faz pelo motor!
Bom é isso, valeu galera até a proxima.....
Hum...
Ainda bem q foi solucionado o seu problema. E falando em regular o motor, eu terei q trocar o oléo, regular as valvulas e fazer bico e bomba.
Já faz uns 5 anos q não faço isso.
Mas tbm o OM314 é um "motorzão retado". kkk
Valeu
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