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  • #1

    OM 314 Consumo Alto + Fumaça Branca




    Olá pessoal,

    Estou com uma dúvida terrivel. A pouco mais de um mes, meu motor começou a soltar bastante fumaça branca após ligar a viatura, e quando se dirige a noite nota-se que a fumaça está presente em praticamente todo o momento (quando se olha pelos espelhos, dá pra ver a fumaça com a luz dos outros carros).

    Bom, já fui até algumas mecânicas de motores Diesel e os caras me falaram o seguinte:

    Em algumas eles disseram que é a bomba que está desregulada e por isso ela pode soltar essa fumaça branca (e preta também), e que o problema é quando o motor solta fumaça azulada, só nesse caso é que o motor está mesmo abrindo o bico.

    Em outras eles falaram que os anéis já eram e que deveria ser feita um retífica no motor.

    O fato é que realmente ela está bebendo + do que antes, passou de 10Km/l para 7Km/l, sempre abastecendo no mesmo posto. Será possivel que seja apenas prob na regulagem da bomba? Eu mandei fazer toda ela a menos de 5 meses, e não rodei nem 3000Km ainda.

    No momento em que fiz a bomba fiz também o cabeçote completo + Bicos novos, não mexi no bloco nem nos pistões prq eles estavam dentro da tolerancia das folgas e não haviam degraus nos cilindros.

    Aguardo a ajuda de vocês. Obrigado.
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #2

    Thumbs up

    Em primeiro lugar antes de tudo é levar no cara que arrumou ela por ultimo pois não da para entender vc fez tudo e agora ela está com problema !!!!!

    O Minimo é o ultimo mecanico se responsabilizar .

    Caso não resolva leve no especialista SR carlos OO JAPONES ele está em são Paulo seu tel 11-36862605

    Esse vai resolver seu problema e a viatura fica show de bola .

  • #3
    Usuário Avatar de onduty
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    Fumaça branca!

    Deve ser q o cilindro esteja furado e a agua deva estar queimando junto com o diesel.

    Aqui aconteceu isso com uma F1000, começou a ficar com um consumo de combustivel acima do normal e uma fumaça branca.

    Ms tbm pode ser q alguma junta esteja ruim....

    Boa sorte e espero q consiga resolver o problema.
    Valeu
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42857
    Instalando DH e hidrovácuo

  • #4
    Citação Postado originalmente por onduty Ver Post
    Fumaça branca!

    Deve ser q o cilindro esteja furado e a agua deva estar queimando junto com o diesel.

    Aqui aconteceu isso com uma F1000, começou a ficar com um consumo de combustivel acima do normal e uma fumaça branca.

    Ms tbm pode ser q alguma junta esteja ruim....

    Boa sorte e espero q consiga resolver o problema.
    Valeu
    Acredito q não seja agua, já que não baixa uma gota de agua do radiador. Mas talvez seja algo na junta!

    Valeu
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  • #5
    Citação Postado originalmente por marmita22@uol.com.br Ver Post
    Em primeiro lugar antes de tudo é levar no cara que arrumou ela por ultimo pois não da para entender vc fez tudo e agora ela está com problema !!!!!

    O Minimo é o ultimo mecanico se responsabilizar .

    Caso não resolva leve no especialista SR carlos OO JAPONES ele está em são Paulo seu tel 11-36862605

    Esse vai resolver seu problema e a viatura fica show de bola .
    Pois eh, vou levar p ele dar uma olhada, quero só ver oq ele vai falar!

    valeu pela dica!
    TROLLER 3.0
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  • #6
    Rapaz, fumaça branca pode ser bico mijando, ou seja, o bico ao inves de aspergir o diesel, solta-o na fase líquida o que explica a fumaça e maior consumo.

    Uma verificação que faço para ver se o motor não está queimando óleo é tivar a vareta do óleo com o motor em funcionamento. Se estiver vazando compressão sai ar e fumaça pela vareta.
    Sds,

    Jaime

  • #7
    Usuário Avatar de onduty
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    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    Rapaz, fumaça branca pode ser bico mijando, ou seja, o bico ao inves de aspergir o diesel, solta-o na fase líquida o que explica a fumaça e maior consumo.

    Uma verificação que faço para ver se o motor não está queimando óleo é tivar a vareta do óleo com o motor em funcionamento. Se estiver vazando compressão sai ar e fumaça pela vareta.
    Eu fiz esse teste na minha e ta blz, blz !!!!


    Dá para rodar mais uns anos pela frente. kkk

    Valeu
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  • #8
    Olá pessoal,

    Ainda não tive a oprtunidade de fazer o teste da vareta de óleo (falta de tempo), mas tenho novidades.

    Levei minha viatura até o bendito mecânico, na hora que eu comecei a falar ele pediu para ver o motor e tal, ai ele veio com o seguinte: No dia que ele foi montar o cabeçote no lugar, que diga-se de passagem foi na minha própria casa já que o mecânico é amigo do meu tio que trabalha numa retífica, ele havia esquecido de levar o torquimetro (ai já da pra ter uma ideia do q houve), então na hora de montar ele acabou dando o aperto de acordo com oq ele achava q tava certo!!!!! Ai está o problema, aparentemente esse "certo" estava um pouco abaixo do especificado, ocasionando vazamentos de óleo por toda a volta da junta do cabeçote.

    Visto que o óleo vaza em abundancia para fora do motor, nada impede que a agua ou o próprio óleo estejam vazando para dentro do motor também...... Combinei com ele de levar a band até a retifica na semana que vem para que seja realizada a troca da junta do cabeçote, espero que isso resolva meu problema!
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  • #9
    Fala Galera...

    Levei a band na retifica hoje, chegando lá ele de cara arrancou a tempa de valvulas para ver como estavam as valvulas e o aperto do cabeçote, e para nossa surpresa.... Adivinhem quem era a vilã da história?!? A junta da tampa de valvulas havia se quebrado e parecia estar "podre" estava quebando por nada na hora de retira-la.....

    Aproveitando que estava tudo aberto ele já deu uma regulada nas valvulas e um reaperto no cabeçote que por incrivel q pareça estava dentro do especificado (mesmo sem usar o torquimetro quando ele colocou o cabeçote).

    Resumindo, agora a band está Zero de novo, até pra andar ela está + macia, o motor parece tremer menos!!!! O mais legal foi que da Retifica até minha casa que dá aprx. 10 km o motor nem chegou a esquentar, fiquei até assustado, mas chegando em casa chequei a agua e o sensor e estão BLZ! É incrivel oq uma boa regulagem faz pelo motor!

    Bom é isso, valeu galera até a proxima.....
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    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #10
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    Hum...

    Ainda bem q foi solucionado o seu problema. E falando em regular o motor, eu terei q trocar o oléo, regular as valvulas e fazer bico e bomba.

    Já faz uns 5 anos q não faço isso.

    Mas tbm o OM314 é um "motorzão retado". kkk

    Valeu
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
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