Conectar

Ver Versão Completa : Botão do Motor do Ventilador da Explorer

EDEM2008
06/04/2009, 23:00
Boa noite pessoal,
estou com problema no botão (?) de acionamento do ventilador do A/C da Explorer. Alguns dias atrás, quando ligava o A/C na velocidade mínima, ele não respondia, aí passava para as outras velocidades e ele funcionava. Hoje só está funcionando na ultima velocidade (a mais forte), oque poderá ser?. Já olhei fusíveis e nada, alguém já passou pelo mesmo problema?
Estou no aguardo galera!
Abraços!

Márcio T
07/04/2009, 00:14
Olá, EDEM.

É o resistor do ventilador, uma peça com um arranjo de resistores que controla a velocidade do motor. Custa US$5,00 lá, mas aqui não sei se encontra.

Na primeira vez que tive este problema, só limpei os contatos e a espiral do resistor e funcionou por mais 1 ano. Quando aconteceu de novo, tinha ferrado também um dos relés da caixa auxiliar (fica embaixo do filtro de ar).

O acesso é pelo cofre do motor, lado do passageiro. O resistor fica dentro do ventilador.

Boa sorte.

Márcio

EDEM2008
07/04/2009, 22:32
Grande amigo Márcio,
valeu a dica companheiro, amanhã mesmo vou fuçar esse problema.
Grande abraço companheiro!

Orleans
08/04/2009, 21:16
Caso não encontre a resistência do ventilador (F5TZ/19A706/B), e não queira ficar sem a opção I e II, um ponto de solda de estanho resolve temporariamente. Soldei a resistência na minha Explorer até comprar outra nova, e já faz tanto tempo que está com o ponto de solda, que só lembrei quando li o tópico.
A Crimac também é uma boa opção.

EDEM2008
09/04/2009, 11:29
Obrigado Orleans,
Agora uma pergunta: o ventilador fica aonde exatamente?
valeu colegas!

Orleans
09/04/2009, 12:30
Obrigado Orleans,
Agora uma pergunta: o ventilador fica aonde exatamente?
valeu colegas!

Edem,

De frente para o motor, do lado esquerdo próximo a dobradiça do capô. Lembro que uma das coisas que tive de retirar, foi a caixa do filtro de ar.

Segue vista explodida.

Abraço

EDEM2008
09/04/2009, 13:30
Valeu Orleans,
muito obrigado amigo.
Feliz Páscoa!

Edintruder
09/04/2009, 16:23
Olha na caixa de fusíveis no lado da bateria. Só para o ventilador são 2 ou 3 relés.
Um para a velocidae máxima e outro(s) para a(s) lenta(s). Não lembro. Eu mexi nisso ontem pois quase pegou fogo na minha Rangers devido à um curto na lanterna traseira esquerda. O dimer da iluminação do painel ficou incandescente e meteu uma fumaceira debaixo do painel. Quando olhei os fusíveis, a caixa derreteu e o fusível cozinhou. O problema é que ele não queimou como se espera e derreteu antes de romper...
Dei uma geral nos fusíveis e notei que tem um mote de relás só para o ventilador do AC.

Orleans
09/04/2009, 20:52
Edem,

De frente para o motor, do lado esquerdo próximo a dobradiça do capô. Lembro que uma das coisas que tive de retirar, foi a caixa do filtro de ar.

Segue vista explodida.

Abraço

...com o carro em casa fica mais fácil.

Esqueci de comentar sobre a retirada dos reservatórios de água do limpador e radiador.
Acredito que o seu não tenha mais o servo do controle de velocidade.

Abraços e feliz páscoa.

Vinicius Hauagge
12/04/2009, 10:45
Orleans e Márcio, onde voces conseguiram esse catálogo da explorer?
Eu fucei aqui no fórum e só achei disponível o da 1995 em diante!
Precisava o da 1994, voces tem ou sabem onde posso efetuar o download?
Obrigado,
Vinicius!

M.Puoci
29/06/2009, 16:27
Também tenho grande interesse no catálogo de peças da Explorer pré-95. Vocês saberiam indicar aonde baixá-lo?

Grato pela ajuda