PDA

Ver Versão Completa : Km do motor da Ranger

Laçador
04/04/2009, 10:50
Fala galera,

To vendo pra comprar uma RANGER 2.5 XL Gasolina/Gas 4X2 CS 98/98 (na verdade trocar meu palio 07/07 1.0)

A pickup ta bonita, o interior e a caçamba estão novos, a lataria tmb está em ótimo estado.

Mas ela está com 180.000 Km, o vendedor disse que este motor nunca foi feito, isso me assusta, pois provavelmente vai ter que refazer em breve, até quanto mais ou menos este motor guenta rodar?

Se eu levar um mecanico de confiança ele consegue perceber se o motor ta prestes a ter de refazer só de olhar?

Walter L. L. Casitta
04/04/2009, 11:32
Fala galera,

To vendo pra comprar uma RANGER 2.5 XL Gasolina/Gas 4X2 CS 98/98 (na verdade trocar meu palio 07/07 1.0)

A pickup ta bonita, o interior e a caçamba estão novos, a lataria tmb está em ótimo estado.

Mas ela está com 180.000 Km, o vendedor disse que este motor nunca foi feito, isso me assusta, pois provavelmente vai ter que refazer em breve, até quanto mais ou menos este motor guenta rodar?

Se eu levar um mecanico de confiança ele consegue perceber se o motor ta prestes a ter de refazer só de olhar?

Não tem como saber, poderia roda mais 1000Km e ter que retificar assim como mais 200.000Km sem retífica.

lucasam
04/04/2009, 11:39
Existem sinais.
Motor queimando oleo, perda de potencia e mais alguns.

Não há garantias, mas da pra melhorar as chances de seu motor durar bastante

Dieselboy
04/04/2009, 11:50
To vendo pra comprar uma RANGER 2.5 XL Gasolina/Gas 4X2 CS 98/98

Existe Ranger a gasosa com motor 2.5?? :pensativo: essa eu nunca vi :confused:

Daniel.Shimomoto
04/04/2009, 13:18

Diesel;

Existe sim. Saiu nos anos 98/99/2000. É o antigo 2.3 ampliado para 2.5, cuja a base era o 4 cilindros do Maverick. É um motor 8 valvulas, e é curioso pois ele tem duas velas por cilindro.

Abs!!!

GRACIELA SOUSA FERNANDES
04/04/2009, 13:30

Diesel,

Inclusive tem um tópico aqui no forum do Walter:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21401 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21401)

Abraços,

Graciela

T.T. Rex - Tio Balú
05/04/2009, 22:31
Sr. Laçador, assim como o Sr. Lucas disse ver se motor não está queimando óleo ou fumaçando preto pelo escapamento, ver se não tem pouca potência. Antes de comprar a minha picape com 112 mil Km ví muitas em péssimos estados.
Com 180 mil o motor deve estar a meia vida se foi bem conservado. Se tiver dando estilgadas não compre que pode estar para fundir. Vendedor de loja são trapalhões, e amigos é difícil assumirem resposabilidade.
Vai pelo Sr. Walter que tem conhecimento.
At
Tio Balú

LEONARDORAZO
06/04/2009, 00:00
Acho que ninguém se atentou pelo fato dessa ranger ter GNV, ou seja, com 180.000 provavelmente o motor está bem próximo de dar pau... Boa sorte e um abraço.

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 23:22
Sr. Leonardo. O fato de usar GNV ou gasolina não muda muito a durabilidade do motor. Muitas mudanças foram feitas nos motores, antes só para gasolina e hoje GNV e álcool. O melhor indicador é se está queimando óleo do motor rapidamente, ou se está batendo pinos. Esses motores bem conservados podem chegar aos 300.000 Km sem retífica.
Mas vale a premissa acima dita pelo Sr. Walter.
Tio Balú

LEONARDORAZO
07/04/2009, 00:04
Tio Balú.... Já tive ranger com gnv, e digo de passagem, sou muito cuidadoso com minhas viaturas, gastava o que fosse necessário para manutenção e mesmo assim, tive peças do motor com vida útil muito menor do que se o carro rodasse apenas na gasolina... não sei aí em Santa Catarina, mas o Rio é a segunda maior frota de gnv do Brasil, e tem muito oficina por aqui e todos os mecânicos são unânimes em dizer que o gnv "estraga o carro mais rápido", Bem, cada um tem sua opinião, pra mim, carro a gás nunca mais...
Um abraço

Leonel Lousa
07/04/2009, 01:14
Laçador,

Já tive uma Ranger 99 2.5 a gasolina, esse motorzim é valente, se andar muito compensa em relação a V6, pelo menos a minha era econômica, vendi a minha com quase a quilometragem dessa q vc está olhando +- 165 mil km e ela não apresentava nenhum sinal de motor cansado, não baixava óleo e tinha muita disposição.
Mas vamos aos detalhes, foi comprada do meu primo, com 56 mil km e 2 anos de uso, eu sempre troquei óleo com 5 mil km, sempre realizei a manutenção dela com rigor e ela nunca me deu dor de cabeça. Vendi ela em 2006 pra comprar a Silverado, ela foi vendida pra um amigo do meu pai que mora em Várzea Grande - MT, usa pra ir pra fazenda e etc. Da última vez que vi ela, estava marcando 257 mil km, tem +- 4 meses e de acordo com ele desde que a comprou de mim só teve surpresa com um bico injetor e a embreagem, eu nunca abasteci ela com alcool, e ele só usa alcool desde que a comprou.

Se ela estiver boa mesmo, e vc estiver a fim do carro, não deixe passar a oportunidade.

toninho2010
10/05/2009, 12:59
entao amigo, tenho uma ranger cd 98 a gasolina que comprei com 110 mil kms ,o motor 4cc com 2 velas por cilindro, carro excelente e economico, da 8 km na cidade e 11 na estrada. nao baixa oleo e fumaça alem do normal. estou satisfeitissimo.obs.gasta menos que um uno 1500 que eu tinha anteriormente. abraços...

filipecyriaco
10/05/2009, 18:27
entao amigo, tenho uma ranger cd 98 a gasolina que comprei com 110 mil kms ,o motor 4cc com 2 velas por cilindro, carro excelente e economico, da 8 km na cidade e 11 na estrada. nao baixa oleo e fumaça alem do normal. estou satisfeitissimo.obs.gasta menos que um uno 1500 que eu tinha anteriormente. abraços...

Toninho, comprei uma esses dias estava fazendo apenas uns 6,5 7,0 nunca mais , agora coloquei ela alcool, vamos ver o que acontece...
abraços

Carlos Jacomini
11/05/2009, 13:59
Tenho 99 CD 2.5 Gasolina/GNV. Qdo comprei estava com 100mil km e o motor estava ruim. O único simtoma perceptivel era a falta de potencia. Reclamei na loja onde comprei, o motor foi verificado e viu-se a necessidade de retifica, que correu por conta da loja pois estava na garantia (o custo ficou em torno de $4.500,00 em dez/2007 pois exigi que fosse feita retifica completa incluindo virabrequim e mancais). Ficou ótima. O consumo de GNV é 8,5 a 9 km/m3 na cidade.
Qdo a minha estava com motor ruim o óleo baixava no carter mas não havia fumaça no escape, portanto nem sempre vc poderá saber somente olhando ela funcionar. Além disso é importante saber o estado do cardã e seu rolamento, da embreagem e dos freios e rolamentos. Uma folga nos pivos da suspensão dianteira implica na troca do braço da suspensão pois é peça única, e custa caro.
Conversando com tecincos da Ford me foi dito que esse motor dá pouca manutenção e que a vida média usando so gasolina é de 150mil km, usando GNV cai para 80% disso.
Então leve este números como parâmetro considerando que podem variar um pouco.
Boa sorte na escolha. Ah, uma dica é levar o carro nas empresas de inspeção veicular e fazer uma verificação de compra e venda, assim vc terá um laudo técnico baseado em parametros do INMETRO e poderá usa-´lo para negociar com o vendedor.

Leonel Lousa
12/05/2009, 20:02
Tenho 99 CD 2.5 Gasolina/GNV. Qdo comprei estava com 100mil km e o motor estava ruim. O único simtoma perceptivel era a falta de potencia. Reclamei na loja onde comprei, o motor foi verificado e viu-se a necessidade de retifica, que correu por conta da loja pois estava na garantia (o custo ficou em torno de $4.500,00 em dez/2007 pois exigi que fosse feita retifica completa incluindo virabrequim e mancais). Ficou ótima. O consumo de GNV é 8,5 a 9 km/m3 na cidade.
Qdo a minha estava com motor ruim o óleo baixava no carter mas não havia fumaça no escape, portanto nem sempre vc poderá saber somente olhando ela funcionar. Além disso é importante saber o estado do cardã e seu rolamento, da embreagem e dos freios e rolamentos. Uma folga nos pivos da suspensão dianteira implica na troca do braço da suspensão pois é peça única, e custa caro.
Conversando com tecincos da Ford me foi dito que esse motor dá pouca manutenção e que a vida média usando so gasolina é de 150mil km, usando GNV cai para 80% disso.
Então leve este números como parâmetro considerando que podem variar um pouco.
Boa sorte na escolha. Ah, uma dica é levar o carro nas empresas de inspeção veicular e fazer uma verificação de compra e venda, assim vc terá um laudo técnico baseado em parametros do INMETRO e poderá usa-´lo para negociar com o vendedor.

Acho que esses técnicos não estão sabendo de muita coisa não, 150 mil km não é nada pra esse motor.

filipecyriaco
12/05/2009, 20:29
Laçador,

Já tive uma Ranger 99 2.5 a gasolina, esse motorzim é valente, se andar muito compensa em relação a V6, pelo menos a minha era econômica, vendi a minha com quase a quilometragem dessa q vc está olhando +- 165 mil km e ela não apresentava nenhum sinal de motor cansado, não baixava óleo e tinha muita disposição.
Mas vamos aos detalhes, foi comprada do meu primo, com 56 mil km e 2 anos de uso, eu sempre troquei óleo com 5 mil km, sempre realizei a manutenção dela com rigor e ela nunca me deu dor de cabeça. Vendi ela em 2006 pra comprar a Silverado, ela foi vendida pra um amigo do meu pai que mora em Várzea Grande - MT, usa pra ir pra fazenda e etc. Da última vez que vi ela, estava marcando 257 mil km, tem +- 4 meses e de acordo com ele desde que a comprou de mim só teve surpresa com um bico injetor e a embreagem, eu nunca abasteci ela com alcool, e ele só usa alcool desde que a comprou.

Se ela estiver boa mesmo, e vc estiver a fim do carro, não deixe passar a oportunidade.

Leonel, boa noite comprei minha ranger faz uns 2meses, ela estava com 120mil KM 2.5 gasolina 99, o antigo dono dela nunca usou alcool, eu comecei a usar... vi que na sua opinião sua ex ranger está no alcool, você sabe mais sobre ela está usando aparelho? quanto ao consumo? e quando era sua fazia quanto na gasolina?

abraços.