PDA

Ver Versão Completa : Ajuda/Paixão/Medo...

Leandro Rampa
02/04/2009, 10:30
Bom dia pessoal.

Minha primeira mensagem apesar estar sempre lendo as mensagens do forum a algum tempo.

Bom, primeiramente, é o Niva que eu quero! Sim!
Ah tempos que olho para ele, sinto um desejo absurdo em ter um. Quando passa algum na rua, paro e fico reparando, olhando admirado!

Estou querendo comprar um Niva!
Mas vários ??? passam na minha mente!

Leio em alguns tópicos que a manutenção é abusurda, que ele te deixa na mão quando mais precisa. Em outros, a paixao por ele e dizendo que a mecaninca não é assim tão difícil.

Infelizmente não tenho uma condição financeira privilegiada a ponto de poder ficar gastando uma quantia alta todo mes.
E para compra de um Niva, poderia desenbolsar algo em torno de R$ 9/10/11

Eu só queria um Niva normal, que desse os gastos normais para um veículo compativel com sua data de fabricação.91/92/93...enfim...

Por que o Niva?
-Primeiro por que sempre, desde muleke, eu já simpatizava com ele.
-Moro em São Paulo, e trabalho de metro, então eu usaria bem pouco ele nos dias de semana. Já nos finais de semana seria meu meio de locomoção.
-Adoro fazer viagens curtas de no máximo 200, 250 km para acampar. Praia, campo... curtir a natureza!

Infelizmente sou meio "cabaço" para mecanica. Até sei o básico, mas nada tão profundo a modo de trocar o cabo tal, ou desmontar tal coisa e adaptar outra coisa... rssss ...

Então assim, estou com uma vontade enorme de comprar um Niva. Seria a realização de um sonho. Mas por outro lado, o medo é grande!

Já li relatos de pessoas que se deram mal.. outros que demoraram 2, 3 , 4 anos para deixar nos trinques.

Bom... enfim... não sei pessoal... vontade é o que nao falta, sinto que chegou a hora de ter MEU NIVA!!!... mas... estou meio inseguro...

Help! Please!

Sei que talvez deva existir milhares de topicos com esse "mesmo" teor, mas precisava desabafar o que eu sinto... vai que alguem ja passou por isso também e possa me dar uma luz?!

Espero que sim!

Espero também, em pouco tempo me tornar parte da equipe NIVA!

Abraços!

Leandro

Girti
02/04/2009, 11:45
Bom dia pessoal.

Minha primeira mensagem apesar estar sempre lendo as mensagens do forum a algum tempo.
Bom, primeiramente, é o Niva que eu quero! Sim! Ah tempos que olho para ele, sinto um desejo absurdo em ter um. Quando passa algum na rua, paro e fico reparando, olhando admirado! Estou querendo comprar um Niva! Mas vários ??? passam na minha mente!
Leio em alguns tópicos que a manutenção é abusurda, que ele te deixa na mão quando mais precisa. Em outros, a paixao por ele e dizendo que a mecaninca não é assim tão difícil. Infelizmente não tenho uma condição financeira privilegiada a ponto de poder ficar gastando uma quantia alta todo mes.
Eu só queria um Niva normal, que desse os gastos normais para um veículo compativel com sua data de fabricação.91/92/93...enfim...
Por que o Niva?
-Moro em São Paulo, e trabalho de metro, então eu usaria bem pouco ele nos dias de semana. Já nos finais de semana seria meu meio de locomoção.
-Adoro fazer viagens curtas de no máximo 200, 250 km para acampar. Praia, campo... curtir a natureza!
Infelizmente sou meio "cabaço" para mecanica. Até sei o básico, mas nada tão profundo a modo de trocar o cabo tal, ou desmontar tal coisa e adaptar outra coisa... rssss ... Então assim, estou com uma vontade enorme de comprar um Niva. Seria a realização de um sonho. Mas por outro lado, o medo é grande! Já li relatos de pessoas que se deram mal.. outros que demoraram 2, 3 , 4 anos para deixar nos trinques.
Bom... enfim... não sei pessoal... vontade é o que nao falta, sinto que chegou a hora de ter MEU NIVA!!!... mas... estou meio inseguro... Help! Please! Sei que talvez deva existir milhares de topicos com esse "mesmo" teor, mas precisava desabafar o que eu sinto... vai que alguem ja passou por isso também e possa me dar uma luz?! Espero que sim! Espero também, em pouco tempo me tornar parte da equipe NIVA!

Abraços!

Leandro

Leandro, seja bem vindo!

Suas (muitas) dúvidas, realmente, são comuns a outros potenciais compradores de Nivas, Vitaras, CJs, enfim, a todos aqueles que se propoem a comprar um veículo 4x4 com muitos anos de uso. O melhor que você pode fazer é continuar lendo os tópicos deste e de outros fóruns, para dirimir suas dúvidas (e ver surgirem outras... :mrgreen:). Mas, de minha parte, posso lhe dizer que, salvo raríssimas exceções, o $$$ economizado na compra do veículo será gasto em dobro (ou triplo, ou mais) nos reparos e na manutenção dele. Parafraseando a famosa frase: "Não existe almoço grátis", pode-se dizer que o barato sai caro. Se alguém cuidou bem de seu carro e sabe disso, irá pedir um valor que considera justo pelo carro, valor este que será superior ao cobrado por aquele que não cuidou bem de seu carro, e sabe que, se não baixar o preço, não conseguirá vender o carro. No caso do Niva, os valores para um bom carro partem de uns R$12.000. Você pode conseguir um por menos, mas estará comprando uma "caixa preta". Se der sorte, irá gastar pouco para deixar o carro em ordem, se der azar... já sabe....

De modo geral, a manutenção do Niva é simples, e as peças não têm um custo exorbitante. Mas, é claro, há peças caras, por serem de precisão ou de maior complexidade de fabricação. Um rolamento pode custar caro, tanto para um Porsche como para um Lada, pois rolamentos são peças caras, independentemente de sua aplicação. Você poderá encontrar um rolamento xinling mais barato, porém este poderá "deixar você na mão quando mais precisa", como você escreveu lá em cima.

Minha sugestão: junte um pouco mais de $$$, para conseguir comprar um bom Niva, deixando ainda uma sobra para as primeiras despesas (transferência, revisão mecânica, algum acessório...). Assim, você poderá procurar o seu russinho com calma, e não vai passar sufoco comprando um carro ruim.

baseggiov
02/04/2009, 11:57
Caro Leandro,
Seja bem-vindo.
Tenho a mesma situação q vc, uso pouco o NIVA na semana (trabalho perto da minha mulher e vamos no carro dela pra lá).
Comprei meu NIVA e estou satisfeitíssimo.:dance::dance::dance:
Você também ficará, tenho certeza. Vc pensa igual eu pensava antes de comprar o meu.
Só há um segredo pra dar certo: Escolher bem.:parede::parede::parede:
Procure um Niva não detonado, que não tenham usado pra trilha pesada e que o dono cuide bem. Não é fácil, mas dá pra achar com esse orçamento.
Ande em vários, sinta o bixinho.
Tem um artigo da webmotors e outro da 4rodas q ensinam os principais pontos q vc deve observar pra acertar na compra.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/usado/conteudo_150806.shtml

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=37365

Abração e boa sorte.:concordo:

jiper
02/04/2009, 23:47
Futuro camarada, vc ja foi picado pelo mosquito DENGOROSVSKISNIVOVISKIS, e isto não tem cura. Minha opinião de niveiro e mecanico aposentado é a seguinte:
Evite Nivas "reformados recentemente"...com pinturas brilhantes...isto pode esconder muita podridão. Prefira os com pinturas originais e até ferrugens aparentes, desde que pequenas, pois vc saberá onde elas estão e como trata-las.
Priorize a originalidade, mas claro q uma adaptação bem feita é bem vinda.
Priorize a lataria, estrutura monobloco. Melhor fazer um motor/cambio do que uma reforma geral na lataria.
Um problema q vc vai enfrentar em qquer região do pais: achar uma oficina/mecanico q não olhe pra vc com indiferença qdo ver teu niva. Tem muitos metidos a mecanicos de carrões modernos, mas não sabem bosta nenhuma de mecanica básica, e podem encher tua cabeça de minhocas nas "EXPERIENCIAS" deles. Procure na sua cidade alguem q entenda de niva, ou pelo menos saiba ler o manual de reparos q vc vai baixar na internet e le-lo de fio a pavio, pra não ficar boiando qdo o mechanico quiser trocar a rebinboca da parafuseta...
Muito melhor, mais facil e barato fazer a parte mecanica...
Saiba q tem peças muito raras hj em dia (coroa e pinhão), pçs de diferenciais, acabamentos internos como o painel, externos como a grade dianteira e que acabam onerando uma eventual troca. Sempre se acha a peças q se quer, mas pode demorar uns dias e pagar um preço um pouco salgado.
Toda a vez que vc tiver um problema no Niva, consulte os mais experientes das lista, pra saber se ja passaram por situação semelhante e quais as saidas encontradas. Não compre nem uma arruela sem fazer isto, pq vc pode se dar muito mal.
Ter Niva é uma opção pessoal. Se vc quiser um niva pq é o 4x4 mais barato q existe no mercado, esqueça então de ter um 4x4. Vai ter muitas decepções. Pq o q mantem um niva com seu dono é a paixão pelo carro. Não o custo q ele dá pra mante-lo.
Escolha bem, com disse nosso amigo ai...ande em varios. Va a encontros...pergunte...pesquise...
Boa sorte na jornada.

jiper
02/04/2009, 23:48
ah e por favor...nunca diga: MINHA NIVA...com alguns dizem. kkkk

Girti
02/04/2009, 23:54

:concordo: :concordo: :concordo:

BACALHAU
02/04/2009, 23:56
Bom dia pessoal.

Bom, primeiramente, é o Niva que eu quero! Sim!
Ah tempos que olho para ele, sinto um desejo absurdo em ter um. Quando passa algum na rua, paro e fico reparando, olhando admirado!

Estou querendo comprar um Niva!
Mas vários ??? passam na minha mente!

Leio em alguns tópicos que a manutenção é abusurda, que ele te deixa na mão quando mais precisa. Em outros, a paixao por ele e dizendo que a mecaninca não é assim tão difícil.

Infelizmente não tenho uma condição financeira privilegiada a ponto de poder ficar gastando uma quantia alta todo mes.

Por que o Niva?

Infelizmente sou meio "cabaço" para mecanica. Até sei o básico, mas nada tão profundo a modo de trocar o cabo tal, ou desmontar tal coisa e adaptar outra coisa... rssss ...

Então assim, estou com uma vontade enorme de comprar um Niva. Seria a realização de um sonho. Mas por outro lado, o medo é grande!

Já li relatos de pessoas que se deram mal.. outros que demoraram 2, 3 , 4 anos para deixar nos trinques.

Bom... enfim... não sei pessoal... vontade é o que nao falta, sinto que chegou a hora de ter MEU NIVA!!!... mas... estou meio inseguro...

Help! Please!

Sei que talvez deva existir milhares de topicos com esse "mesmo" teor, mas precisava desabafar o que eu sinto... vai que alguem ja passou por isso também e possa me dar uma luz?!

Espero que sim!

Espero também, em pouco tempo me tornar parte da equipe NIVA!

Abraços!

Leandro

Olá, Leandro, saudações e seja muito benvindo ao nosso (é seu também) Fórum.

Lendo o seu relato, fiquei comovido :twisted:. Muito bonito. Muito poético. :mrgreen: Cheguei a ficar na dúvida se era uma ajuda para você se decidir sobre a compra de um NIVA ou se no fundo você queria ajuda para optar por qual lado do "muro" você deveria ficar. :roll:

Suas palaras: "Ah tempos que olho para ele, sinto um desejo absurdo..." e "Quando passa algum na rua, paro e fico reparando, olhando admirado!", lembraram-me um colega NIVeiro de Sampa. Também era assim. Quando via um, ele ficava ali reparando, principalmente os mais fortes, mais "bem equipados". Se usassem farda então, ficava todo arrepiado. Até que ele se decidiu por um bombeiro (o NIVA dele é vermelho, mas ele disfaça dizendo que é "grená", fazendo biquinho) Sabia que queria, mas ficava meio indeciso. Acho que como você disse, também, no caso dele, "o medo é grande", mas no início sempre é assim, hoje ele já está acostumado. Já passaram cinco por sua vida. Você também vai ficar. :twisted:
Só não entendi uma coisa que você disse: "Infelizmente sou meio "cabaço"". Como é isso? Não foi totalmente consumado (ou consumido)? Só a metade? :shock:
Mas não se assuste com "...nada tão profundo a modo de trocar o cabo...", relaxe. Com calma e paciência você chega lá. Se estiver muito difícil de colocar o cabo, um pouco de graxa sempre ajuda, além do quê previne a oxidação precoce do mesmo, principalmente se você for para a "praia". Só tome cuidado com a areia, quando ela gruda na graxa, aí o atrito é grande. :mrgreen:
Não deixe que o fato de você não ter "uma condição financeira privilegiada a ponto de poder ficar gastando uma quantia alta todo mes." o impeça de ser feliz. Muitos não ligam para isso e se forem tratados com carinho e sendo atendidas as necessidades básicas, vão lhe retribuir com momentos inesquecíveis. :concordo:
Quanto ao fato dele "ele te deixar na mão quando mais precisa", isso eventualmente pode ocorrer. Ocorre em qualquer relacionamento, mas se você fechar os olhos, relembrando um momento feliz passado juntos, pode ser tão bom quanto se fosse real. Além disso, será uma coisa passageira, depois se acertam.
Enfim, arrume um bom, escolha aquele por quem o seu coração disparar e seja muito feliz. Como você disse, desde "muleke" você sente esse desejo. Então não se reprima, liberte-se, saia desse casulo e seja feliz. :dance:
Como diria outro colega NIVeiro, gaúcho de Passa Quatro, o grande "Tchê Navara": "Sou NIVeiro, tchê, mas sem perder a ternura, uiiii."
Além do mais, você não estará sozinho. Tem uma turminha em Sorocaba, que o receberá de braços abertos e também abrirá a "rodinha" para você. Só tome cuidado com um certo cara de Itú, é um cara traumatizado (acho que foi "abusado" na infância, em uma fazenda de cana, por um primo).

Precisando de alguma coisa, pode contar com este seu novo amigo, sem preconceitos. Você só não pode "chorar na Rampa" (Expressão popular que significa ¨sofrer¨,passar aperto.)

BACALHAU

MRaizer
03/04/2009, 00:58

Nem coloque adesivos que porventura possam parecer ofensivos à gnomos duendes ou o que lá que seja.:roll:

Rones Jr
03/04/2009, 08:49
qualquer 4x4 que vc comprar pode ser potencialmente oneroso. O Niva é o mais baratos dele...e não tem essa. Troller quebra? SIM; Hilux quebra? SIM....CJ quebra? Sim e muito...

A questão está na escolha...escolheu bem...menos dor de cabeça.

Leandro Rampa
03/04/2009, 09:06
Fala pessoal!!!

Poxa, muito legal a maneira como fui recebido aqui!
Dá até mais motivação de ir atrás para comprar MEU NIVA! rsssss

Já sinto que meu principal adversário agora é a empolgação! Com certeza vou ver uns 4, 5, 6 NIVAS e vou querer compra-los no ato!!! rsss... Calma.. eu sei que nao posso..rssss... vou olhar uns 50 antes...rsss Aí sim, vou optar por algum....

Como disse o Girti, baseggiov e outros, vou procurar com calma, até achar O NIVA! Vou juntar mais um dinheirinho (suado!) para eventuais gastos....rssss

Bom, queria agradecer a todos pela "ajuda" e, por que nao, pelo empurrão!

Girti, baseggiov, Jiper, BACALHAU, MRaizer, Rones Jr... enfim todos... meu MUITO OBRIGADO!

Com certeza vou relatando como anda minha busca pelo NIVA e assim que comprar convido a todos para um churrasco, com muita cerveja e Raul Seixas...... claro... pago por vocês... afinal... sou novo na turma!!! hehehehe

Ah! BACALHAU, morri de rir com sua mensagem... rssss... Sempre estive de um lado do muro e nao penso em trocar de lado nao!!! rssss Muito menos ficar em cima dele!!! rsssssss

Bom galera, muito obrigado pela acolhida! Antes mesmo de ter MEU NIVA, eu já aprendo muito aqui com voces... e espero aprender muito mais ainda... e conhece-los, pq nao... para algumas aventuras juntos...

Ah, ainda vão ver muitos tópicos com meu nome, pedindo ajuda, relatando aventuras, ajudando. Ou seja, serão bombardeados com milhares de perguntas.. aguardem!!!! rssssssssssss

Abraços!!!

BACALHAU
03/04/2009, 09:45
É isso aí, Leandro.
Precisando é só gritar.
Aí em Sampa, tem uma galera super gente boa. Faça contato também com a "rodinha" de Sorocaba, tenho certeza de que não vão negar ajuda para um "colega". :concordo:
Precisando de alguma coisa que esteja ao meu alcance, anote o meu e-mail (bacalhaucsb@hotmail.com). Mas sem envolvimentos emocionais. :mrgreen:
Passe uma MP (mensagem privativa) para o Marcelo Caiano. Ele estava querendo vender o NIVA dele. Parece estar bom. Mas tome muito cuidado, ele é o cara de Itú a que me referi anteriormente. Ouvi dizer que se ele gostar do comprador, insiste em ir junto com o carro. :shock: E ele gosta de todos. :twisted:
Abraços

SPIRES
03/04/2009, 10:46
Salve salve Leandro...
Tbém passei por isso recentemente e agora já estou no estágio da procura. Estou literalmente caçando um bom Niva.
Primeiro quero te tranquilizar pois vc recorreu ao lugar certo. Todas as dúvidas q tive foram tiradas aqui e alguns dos carros q conheci tbém sairam de anúncios do fórum.
Não se preocupe (além do necessário) com a questão financeira, tbém não esquente pela sua falta de conhecimento de mecânica.
Todo o carro quebra e te faz morrer com uma grana no mecânico, é como dizem alguns a "alegria da trilha acaba na oficina mecânica", não importa se vc está de Mit, de Bande, Willys, Troller, etc... todos um dia quebrarão e deixarão o mecânico feliz, afinal ... são máquinas.
Aconselho vc a rodar e procurar muito, faça o máximo de test-drives q puder, dirija trocentos nivas, só aí vc vai poder ter alguma bagagem, mesmo q pequena, para dizer se este ou aquele está bom ou ruim.
A partir daí, vc pode selecionar alguns e levar um mecânico de confiança, de preferência algum das antigas, q entende de mecânica de verdade, não destes q só gosta de trocar sensor. O Niva é antes de tudo um carro antigo, com mecânica das antigas e um bom mecânico consegue bater o olho, o ouvido e sacar se o carro está bom ou ruim.
Costumo dizer q o meu mecânico é q tem a palavra final na escolha do meu futuro NIva, pois tbém tenho pouca grana e usarei o carro tbém no dia a dia, assim não poderei ficar com ele na oficina todo o mês. Ele inclusive tem me acompanhado nas visitas q faço aos Nivas e já me salvou de umas bombas q se tivesse sozinho tinha me ferrado.
Outra coisa, dê preferência por carros originais, motor original, pintura, interior. As adaptações são bem vindas, mas precisam ser feitas de maneira correta. Mas como saber se uma adaptação foi feita direito ou é um "selviço de porco"? Dificil, muito dificil, só um mecânico com experiência em Niva pode fazer isso e como o meu não conhece tanto assim de NIva, preferi optar por um carro o mais original possivel.
Outra coisa, mesmo q seu mecânico nunca tenha mexido num Niva, não tem problema, basta ele ter paciência e vontade, pois na net vc acha os manuais mecânicos do russinho. Assim fica fácil prá ele desmontar e arrumar o carro.
Por ultimo, é bom vc consultar bastante o forum e alguns sites de niveiros, pois o Niva tem alguns problemas genéticos (devido ao uso desproporcional ou desleixo mesmo) q podem se tornar sérios, como rachadura onde se parafusa a cx. de direção e outros. Existe alguns textos na net q são um verdadeiro check list prá achar esses problemas e fugir um carro ruim.
Se quiser me passa seu e-mail por MP e eu te mando o q tenho aqui. Esse material tem me ajudado muito.
É isso!
Boa sorte e se precisar estamos aí...

Otávio Luiz
03/04/2009, 19:07
Salve salve Leandro...
Tbém passei por isso recentemente e agora já estou no estágio da procura. Estou literalmente caçando um bom Niva.
Primeiro quero te tranquilizar pois vc recorreu ao lugar certo. Todas as dúvidas q tive foram tiradas aqui e alguns dos carros q conheci tbém sairam de anúncios do fórum.
Não se preocupe (além do necessário) com a questão financeira, tbém não esquente pela sua falta de conhecimento de mecânica.
Todo o carro quebra e te faz morrer com uma grana no mecânico, é como dizem alguns a "alegria da trilha acaba na oficina mecânica", não importa se vc está de Mit, de Bande, Willys, Troller, etc... todos um dia quebrarão e deixarão o mecânico feliz, afinal ... são máquinas.
Aconselho vc a rodar e procurar muito, faça o máximo de test-drives q puder, dirija trocentos nivas, só aí vc vai poder ter alguma bagagem, mesmo q pequena, para dizer se este ou aquele está bom ou ruim.
A partir daí, vc pode selecionar alguns e levar um mecânico de confiança, de preferência algum das antigas, q entende de mecânica de verdade, não destes q só gosta de trocar sensor. O Niva é antes de tudo um carro antigo, com mecânica das antigas e um bom mecânico consegue bater o olho, o ouvido e sacar se o carro está bom ou ruim.
Costumo dizer q o meu mecânico é q tem a palavra final na escolha do meu futuro NIva, pois tbém tenho pouca grana e usarei o carro tbém no dia a dia, assim não poderei ficar com ele na oficina todo o mês. Ele inclusive tem me acompanhado nas visitas q faço aos Nivas e já me salvou de umas bombas q se tivesse sozinho tinha me ferrado.
Outra coisa, dê preferência por carros originais, motor original, pintura, interior. As adaptações são bem vindas, mas precisam ser feitas de maneira correta. Mas como saber se uma adaptação foi feita direito ou é um "selviço de porco"? Dificil, muito dificil, só um mecânico com experiência em Niva pode fazer isso e como o meu não conhece tanto assim de NIva, preferi optar por um carro o mais original possivel.
Outra coisa, mesmo q seu mecânico nunca tenha mexido num Niva, não tem problema, basta ele ter paciência e vontade, pois na net vc acha os manuais mecânicos do russinho. Assim fica fácil prá ele desmontar e arrumar o carro.
Por ultimo, é bom vc consultar bastante o forum e alguns sites de niveiros, pois o Niva tem alguns problemas genéticos (devido ao uso desproporcional ou desleixo mesmo) q podem se tornar sérios, como rachadura onde se parafusa a cx. de direção e outros. Existe alguns textos na net q são um verdadeiro check list prá achar esses problemas e fugir um carro ruim.
Se quiser me passa seu e-mail por MP e eu te mando o q tenho aqui. Esse material tem me ajudado muito.
É isso!
Boa sorte e se precisar estamos aí...

Aprendeu direitinho esse menino...:concordo::mrgreen::palmas:

SPIRES
06/04/2009, 12:30
Aprendeu direitinho esse menino...:concordo::mrgreen::palmas:

Pois é...
Com tanto especialista em Niva dando uns toques, rapidinho a gente pensa q manja do assunto.... kkkkkkk
Na verdade, nada como a mão na massa prá praticar os conhecimentos. Já encontrei tanto Niva judiado, tanta coisa estranha sendo chamada de Niva em tão pouco tempo de procura q contando ninguém acredita. Só prá exemplificar outro dia rodei 130km prá ver um q estava lindo nas fotos q me a proprietária me mandou ... ela só esqueceu de mencionar q o carro era um verdadeiro altar Hare Krishna, com direito a porta incenso no painel, decoração e um monte de penduricalhos q impediam vc de ver o interior do carro....
Ah .. ela tbém esqueceu de mencionar q o carro ficou 1 mês com água no tanque de combustivel no lugar da gasolina e q sem saber, ligou o carro mesmo assim, fazendo q o motor chupasse essa água prá dentro...
Cada coisa q acontece nesse meio....

jiper
07/04/2009, 08:31
Verdade...ver niva por fotos é um risco grande....rsrsr

Leandro Rampa
09/04/2009, 10:01
Bom pessoal, depois de tanto ler o fórum e ver a opinião de alguns de vocês acho que estou começando a ter um "norte".

Li muito a respeito dos Nivas adaptados. Algumas pessoas defendem, dizem que melhora o desempenho, o consumo, porém conseguir chegar nesse ponto requer calma e tempo (e $$$ rs). Ah! Importante também, é que "você" quem faça a adaptação, pois pegar o carro adaptado de outro, pode ser uma "bomba", certo?

Bom, seguindo nessa linha de pensamento, acho que o melhor para mim e para quem esta começando, é tentar pegar um carro mais original possível. Mesmo para sentir o carro, ver os pontos favoraveis, os não tão favoraveis até optar ou nao por uma adaptação (o que penso, nao será meu caso).

A maioria das pessoas reclamam que o Niva com motor original é fraco, por exemplo, em estradas, e para dar uma melhorada nisso, é interessante colocar o kit Aerocar e para isso, basta que seu Niva tenha motor em bom estado, carburador regulado e tal.

Bom, pelo que consegui "puxar" do fórum é mais ou menos isso.

Agora me digam, é isso mesmo? Estou indo para o caminho certo?

Abraços!

Leandro Rampa
09/04/2009, 10:13
Ah! Só mais uma coisinha.

Fujir dos Nivas 4x2, pelo menos para quem esta começando! Certo?! rsssss

Gustavo Niva
09/04/2009, 11:52
Leandro,
também não gostei de niva 4x2, mas talvez valha a pena em alguns casos...

Quanto ao resto que tu falou, desculpe minha sinceridade, mas você só leu 1 mensagem sobre adaptações que é repetida incansávelmente por aí (por algumas pessoas)...

Há várias opiniões sobre isso, mas poucos tem tido paciência de postar... sei de gente que comprou nivas cheios de adaptações, tá muito feliz e com um carro bem superior ao original...

Mas concordo que nivas adaptados podem ser bomba... de vez em quando até tão bomba quanto os originais :mrgreen:

Rones Jr
09/04/2009, 13:24
minha única restrição a Nivas adaptados é que....realmente gosto de adaptar minhas ideias....por isso o carro liso acho melho. Mas isso em qq carro que eu compre...

Otávio Luiz
09/04/2009, 13:47
O SUV de Pobre veio com um monte de adaptações...
Carburador Weber, pistão VW, comando Sobe (aerocar), caixa de direção do Maverick, servofreio do Monza e cilindro do Kadet (ou o contrário, não lembro), GNV, injetor de gasolina (para carro a álcool), bancos da Crysler, molas (traseira) da Pampa, lente do pisca do caminhãozinho VW, etc... ou seja, um verdadeiro multimarcas.
Mas a viatura era a 8 anos do mesmo dono, que cuidou super bem dela e fez a maioria das adaptações.
O que vale é o cuidado e critério do que é feito, um motor AP bem adaptado pode dar muitas alegrias.

Leandro Rampa
26/04/2009, 16:26
É hoje!

Depois de muita pesquisa...
depois de muitos kms rodados atras de um bom Niva...
depois de ler e reler as dicas do pessoal aqui do forum...
e após me decepcionar com 95% dos Nivas que eu vi...

Andei... Andei... Andei...
mas encontrei!

Isso mesmo pessoal! Definitivamente entrei pro clube!!!
Comprei meu Niva!

A todos que me ajudaram aqui no fórum, meu muito obrigado!

RESUMINDO A PROCURA

Já havia olhado uns 30 Nivas e nenhum que realmente me agradava, até que vi um anúncio na internet e resolvi marcar para dar uma olhada no Niva, mesmo sabendo que o preço era salgado demais para mim.

Quando o vi, tinha certeza que era este!

Bancos originais, motor original, manual do proprietario, 2º dono, nota fiscal da primeira compra, muito bem conservado e muito gostoso de dirigir.

Levei a um mecanico conhecido, que só mexe em 4x4.
Quando ele olhou, ficou vidrado.
Olhou, mexeu, ligou, andou...
e depois me chamou em reservado e disse: "Se você nao comprar este carro, compro eu! Ele esta perfeito, um dos melhores que já vi até hoje!"

Fiquei feliz com o comentario, mesmo assim resolvi levar em outro mecanico.

Fez os mesmos procedimentos... olhou, ligou, mexeu, andou...
e me disse "RAPAZ! MOSCA BRANCA DOS OLHOS AZUIS! VÁ DAQUI DIRETO PARA O CARTÓRIO!!!"

Ah essa altura, nao tinha mais dúvidas, ele seria meu!

Como disse, o preço era alto demais, foi aí que coloquei na parada, o cara que mais sabe negociar nesse mundo... meu pai! hehehe...

Não vou dizer valores aqui, mas o preço caiu mais de 40%!
Aí sim, fiz a transferencia, fomos ao cartório!
E já trouxe ele para casa!!!!!!

Enfim! Agora é curtir "meu filho" junto com voces do forum! rsrsrs

Abraço a todos!

Leandro

Gostaria de agradecer em especial, ao meu Pai, que tanto amo, que além de Pai é meu amigão! Está sempre junto comigo quando mais preciso! E gostaria de agradecer também minha namorada, que me apoiou em todos os momentos!

Abraços!!!

Foto1:Eu e o Niva
Foto2:Niva de frente
Foto3:Motor
Foto4:Parte interna
Foto5:Meu pai e o Niva

BACALHAU
26/04/2009, 18:36
Parabéns, Leandro.
Viatura super bem cuidada. É a prova de que bons NIVAs ainda existem.
Desejo para vocês muita $ORTE e vida longa ao lado desse que sempre será bem mais do que um navegador, afinal foi ele quem lhe ensinou a "trilhar" os caminhos da vida.
Muito justa essa sua homenagem. Vê-se, pelo seu reconhecimento, que ele cumpriu muito bem essa tarefa. :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Um imenso abraço aos dois e boas trilhas para vocês.

Mantenha-nos SEMPRE informados.

P.S.: Faltou informar o nome do papai e não esqueça: Essa viatura tem que ser batizada (escolha um nome) numa grande poça de lama. :concordo: :dance:
Pelas fotos, parece que o pai está bem mais feliz do que o filho. Imagino porquê. :grin:

Girti
26/04/2009, 21:53
É hoje!

mas encontrei!

Comprei meu Niva!

RESUMINDO A PROCURA

Já havia olhado uns 30 Nivas e nenhum que realmente me agradava, até que vi um anúncio na internet e resolvi marcar para dar uma olhada no Niva, mesmo sabendo que o preço era salgado demais para mim.

Bancos originais, motor original, manual do proprietario, 2º dono, nota fiscal da primeira compra, muito bem conservado e muito gostoso de dirigir.

e depois me chamou em reservado e disse: "Se você nao comprar este carro, compro eu! Ele esta perfeito, um dos melhores que já vi até hoje!"

e me disse "RAPAZ! MOSCA BRANCA DOS OLHOS AZUIS! VÁ DAQUI DIRETO PARA O CARTÓRIO!!!"

Como disse, o preço era alto demais, foi aí que coloquei na parada, o cara que mais sabe negociar nesse mundo... meu pai! hehehe...

Abraço a todos!

Leandro

Gostaria de agradecer em especial, ao meu Pai, que tanto amo, que além de Pai é meu amigão! Está sempre junto comigo quando mais preciso! E gostaria de agradecer também minha namorada, que me apoiou em todos os momentos!

Abraços!!!

Eu conheço este Niva! Ele sofreu um capotamento que o deixou destruído (a seguradora queria dar Perda Total, mas o dono não deixou), mas foi reconstruído pelo Pacheco (funileiro) e pelo Wilson (mecânico). Realmente, ficou perfeito, nem parece que sofreu um grave acidente!

:twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen:

Caaaaaaalma, Leandro, é tudo brincadeira!!! :-D :-D :-D O seu Niva parece estar em ótimo estado, parabéns, espero que você o aproveite bastante!

baseggiov
27/04/2009, 10:33
É hoje!

mas encontrei!

Comprei meu Niva!

RESUMINDO A PROCURA

Abraço a todos!

Leandro

Abraços!!!

Agora fiquei curisoso. Quanto saiu a viatura?????
Belo carro, seja bem-vindo.

Abraço

Leandro Rampa
27/04/2009, 17:40
Bacalhau! O nome do meu pai é Adalberto! O rei das negociações.. rsss

Gil, nem brinca!! rssss.. que susto ao começar a ler sua mensagem!! rssss

Mas já que você tocou no assunto "seguro". Vamos lá!
Estou pensando em fazer seguro pro Niva (ainda sem nome, mas por pouco tempo rs). Pesquisei no fórum, achei algumas mensagem bem antigas, 2005.

Vocês tem seguro contra terceiros e guincho pro Niva?
Me indicam alguma seguradora/corretora?

Bom, depois nos falamos.. vou dar uma volta de Niva... rsssss

Abraços!!!

Girti
27/04/2009, 19:20
Bacalhau! O nome do meu pai é Adalberto! O rei das negociações.. rsss

Gil, nem brinca!! rssss.. que susto ao começar a ler sua mensagem!! rssss

Mas já que você tocou no assunto "seguro". Vamos lá!
Estou pensando em fazer seguro pro Niva (ainda sem nome, mas por pouco tempo rs). Pesquisei no fórum, achei algumas mensagem bem antigas, 2005.

Vocês tem seguro contra terceiros e guincho pro Niva?
Me indicam alguma seguradora/corretora?

Bom, depois nos falamos.. vou dar uma volta de Niva... rsssss

Abraços!!!

Me seguro contra terceiros, com resgate 24 horas vence amanhã, hoje fiz a vistoria para renovação. A seguradora é a Bradesco Seguros.

jorgeffn
27/04/2009, 19:34
Parabéns pela aquisição Leandro..... realmente o Niva parece estar muito bacana!!! e pode ter certeza que ele te dará muitas alegrias!!!!

elderlisboa
05/05/2009, 10:08
MANO ,QUEM TEM MEDO DE CAGAR NÃO COME,COMPRE SEU NIVA E VÁ PRO ARREBENTO QUE O CAMARADA GUENTA,JA TIVE WILLIS,RURAL,E AGORA TENHO UM NIVA COMO TODO CARRO SE VC NÃO TIVER MANUTENÇÃO VC VAI PRA ROÇA,FAÇA TRILHA MELEQUE SEU NIVA ATÉ O DOCUMENTO DE BARRO,ENTRE EM RIOS,SUBA E DESÇA BARRANCOS,DEPOIS DESMONTE AS RODAS,TIRE OS TAPETES,ENGRAXE ,POR BAIXO DOS TAPETES,E ONDE TEM QUE IR GRAXA,MANDA DAR UM BANHO DE OLEO POR BAIXO,ENCERE-O,PASSE UM BOM PERFUME,E FAZENDO TUDO ISSO VC VAI TER UM NIVA,QUE VAI SERVIR PROS SEUS BISNETOS FAZER TRILHA.aTÉ MAIS....