Ver Versão Completa : Velocidade x RPM
Rogério Barthy
01/11/2004, 10:15
Gostaria que me fosse informado, a melhor faxa de rotação para o motor BF - 161 , caixa 3 m, pneu 670x16, e diferenciais com relação curta.
A velocidade amostrada no velocímetro é a 3.000 rpm - 40 Km ; 4.000 rpm - 60 Km ; 5.000 rpm 80 km, sendo que a mais de 4.000 rpm, parece que o motor está sendo aparentemente forçado !! Procede essa afirmação ? Qual a faixa de rotação mais econômica ?
Agradecendo antecipadamente,
Eduardo Velo
01/11/2004, 10:31
Rogério , qual a tomada de rotação , na bobina ou no alternador ??
Pelo alternador se vc colocar uma polia de diam. diferente marca rotação errada ...
[]s...
Rogério Barthy
03/11/2004, 09:05
Eduvelo, a ligação do contagiro, está feita na bobina, e foi verificada a menos de um mês.
Marcelo R. A. da Cunha
03/11/2004, 10:19
Rogerio,
De uma olhada nesse topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3290
e veja a menssagem que postei la talvez te ajude
um abraço
Marcelo
Rogério Barthy
03/11/2004, 12:56
Boa Marcelo,
Vou ver como saber a relação da minha viatura, contando as voltas da roda, da transmissão e dividindo por 2. Certo ?
Agora, gostaria de saber a faixa de rotação mais econômica e ideal para o funcionamento do meu BF-161.
A velocidade, no final das contas, não é o mais importante, já que o prazer está em andar com a viatura e não a rapidez para chegar ao destino.
opa rogerio , tudo trankilo ? como ta o jeep com o gnv ?
aki , eu rodo a 70 , 80 , 80 no rebouças etc , n passo disso , acima disso ele consome mais . mas tb a 80 meu motor n esta esguelando n , esta normal , acima disso ai ja muda a historia
leopoldo
03/11/2004, 13:56
motor BF - 161
caixa 3 m
pneu 6,70x16
diferenciais - deve ser 5,38:1
Qual a faixa de rotação mais econômica?
use essa formuleta:
V(km/h)= [PI(3,14)xD(diametro do pneu em cm)xN(rotação do motor)x60(Para converter rpm em rph)] / [100 000 (para converter cm em km) x5,38]
por exemplo:
[3,14x5000x60x60] / [100 000x5,38] = 105,06 km/h
supondo seu pneu com 60 cm de diâmetro, rodando com o motor a 5000 rpm.
para o motor BF, a rotação mais economica deverá ser uns +/- 20%abaixo do torque máximo(2 000 rpm).
Assim, em 3º marcha daria:
[3,14x2 000x60x60]/[100 000x5,38] = 42 km/h
então sua velocidade + econômica seria uns 35 km/h
o que seria em torno de 1 600 rpm em 3º marcha.
Rogério Barthy
03/11/2004, 14:48
Santoro,
Minha viatura estava em testes e gastando um bocado tanto na gasolina como no GNV aprox. 4,5 km/l ou m³.
Agora estou aferindo o consumo após ter efetuado limpeza ne carburador e mudanças de gicler.
Por enquanto a viatura está fazendo em pequenos percursos, 5.5 km/l gasolina e 6/6,5 km/m³ ou 100 km de autonomia no GNV e 220 km na gasolina.
Agora estou tentando me acostumar com a rotação ideal do motor para conseguir a maior economia possível e autonomia extendida.
A viatura não está mais com perda acentuada de força, ficando então ótima para utilização.
Vamos ver se rola uma trilha básica e leve !!!!
Rogério Barthy
03/11/2004, 14:53
Leopoldo,
Vou fazer as contas e mensurar minha viatura e depois retorno a mensagem com a resposta e conclusão.
umm blz , a minha faz isso tb , na gasolina , 5,5 , 6 km , o consumo do bf e o msm do ohc ? tu ta com 1 cilindro de quanto rogerio ?
Rogério Barthy
04/11/2004, 08:55
Santoro,
Coloquei na minha viatura, 02 cilindros de 8 m³, debaixo do banco trazeiro, e adaptei o mesmo em cima dos cilindros, para que pudesse levar mais dois zequinhas.
Coloquei o banco do carona da Kombi, após o mesmo ter sido recortado e rebaixado, e ficou bom.
Logo que possível, colocarei fotos em meu álbum para que possa ter uma ideia de como ficou a instalação e adaptação.
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