Ver Versão Completa : Ajuda com remotorização do samurai
diogo ludovico
28/03/2009, 18:17
Pesquisei muito aqui no forum, mas acabei ficando mais confuso:mrgreen:
Tendo em vista que meu samurai já não é mis original, e conta com um par de eixos de F75 (relação 5.38) calçando pneus 33", apareceu a chance de trocar o motor do carro (retirada da carroceria para reforço do chassi).
Meu motor+cambio+CT originais estão em perfeito estado, inclusive foram retificados a menos de 5000km, mas o conjunto já se mostra fraco para o uso do carro. A saida mais facil seria colocar o kit do X, mas como o carro é de uso diario não posso reduzi-lo mais ainda, seão não passarei de 80km/h:parede:
Assim pergunto: Caberia no samurai um motor GM 2.4+cambio e CT de hilux? este conjunto é compativel (motor x cambio)
Caberia um AP 2.0 com este mesmo conjunto de cambio e CT??
A receita de bolo seria o AP2.0 + cambio de chevette + CT do samurai engrenagem, mas tenho receio de que a CT não aguente o tranco. Alem disso achei um cambio + ct de hilux 2.8 por R$ 2.000,00 (o conjunto), e só a caixa do samurai tá saindo por R$ 2700,00:shock:
Pergunto destes motores pois são os que achei mais em conta por aqui e ambos flex, minha intenção é deixar o carro esperto para que consiga uma velocidade de cruseiro de 100km/h.
Agradeço desde já a ajuda:concordo: e as pedrada!:roll::mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 18:46
ja tem uns ruralzeiros usando ct e câmbio de hilux com motor ap, mas o motor da s10 com essa transmissão eu nunca vi... a propósito: será que o motor do vectra 2.0 ja não seria suficiente ao invés do 2.4?
Maurício Fernandes
28/03/2009, 20:04
um amigo colocou um AP2.0 com câmbio de hilux num samurai.
ficou o ouro.
sem A/C.
inclusive o jipinho tá a venda.
Alexandre X
28/03/2009, 21:13
um amigo colocou um AP2.0 com câmbio de hilux num samurai.
ficou o ouro.
sem A/C.
inclusive o jipinho tá a venda.
Meu conjunto hoje é um GM 2.2 mpfi + TH180C + Caixa Hilux 4.70
Hoje se eu fosse começar do zero meu conjunto seria: (esse é ouro)
Motor Toyota 2.7 gasolina (3RZ-FE) com cambio e tcase Hilux :mrgreen:
leo cabral
28/03/2009, 22:14
Alexandre
E os eixos no meio desse tiroteio aguentam??
Alexandre X
29/03/2009, 08:35
Alexandre
E os eixos no meio desse tiroteio aguentam??
Os meus aguentam, esse da F75 deve aguentar tambem.
diogo ludovico
29/03/2009, 21:00
X esse era meu sonho de consumo, este motor toyota a gasosa é perfeito, mas é mosca branca de achar por aqui.....
por isso pensei no 2.4 por ter potencia igual:mrgreen:
diogo,
acho que o godzuki é essa motorização 2.4 + caixa e ct de hilux.. fala com eduardo hehe =)
Abraços
Alexandre X
29/03/2009, 21:55
X esse era meu sonho de consumo, este motor toyota a gasosa é perfeito, mas é mosca branca de achar por aqui.....
por isso pensei no 2.4 por ter potencia igual:mrgreen:
Eu ia botar todo o projeto fora para colocar esse 2.7 mas como ele é mosca branca aqui em SP, dei graças a Deus :mrgreen:
Alguem ja me falou mal desse 2.4, quando procurei ele era o triplo do preço de um 2.2
Se eu achar esse 2.2 muito xoxo, tou com esse brinquedo na gaveta: http://www.capa.com.au/pics/eaton_M62_drawing.gif
Diogo...
eu iria de AP2.0 + chevette com tcase de hilux pq??
motor GM2.2 ou 2.4 vai sair mmmuuuuiiiitttoooo mais caro que um AP2.0 p/ vc ganhar mal-mal 1kg de torque e uns 10 pangarés a mais...
a dobradinha AP+ cambio de chevette, já é testada e aprovada e aguenta pau p/ kcte ( muitos chevettes de arrancada usam AP com mais de 200cv e cambio aguenta)
já que vai trocar a tcase de todo jeito, pega logo entao uma de hilux com kit de reducao do marcel ( que só reduz em LOW) e tb a flange p/ acopla-lo ao cambio do chevas..
eu creio que nessa configuracao ( usando cambio de chevette) vc NAO precisará mudar os C&P p/ 5.83 nao..
T+
SergioTinoco
30/03/2009, 12:00
Fabil,
Uso AP 2.0i + Cx Chevette 5M + T-case original. Eixos originais com Kaiser. pneus 31.
Leio em todo canto por aqui que mais cedo ou mais tarde minha T-case vai quebrar. (Nem comprei a redução do X com medo).
Se eu colocar T-case de Hilux vou ganhar confiabilidade no conjunto?
Essa T-case usa cardan ou acopla direto na caixa de chevette?
Tem um cara vendendo uma T-case de Hilux por 1.500,00 por aqui. Tá bom preço? Valeu.
depende do pé...
aqui em BH eu conhecia uns 3 samurais com AP2.0 e TODOS quebraram tcase ao menos uma vez ( um deles quebrou varias vezes) mas pode ser tb devido ao pé dos pilotos ou má conservacao da tranmissao ( suportes com coxins fudidos, mal apertaos etc..)
uma vez que vc vê nos foruns gringos a negada usando V6 em samurai com Tcase original.. aqui mesmo o Bill é um exemplo de V6 com tcase original e fazendo rockcraw..
o problema é que se vc usar tcase de hilux, resistencia vc vai ganhar e muita, ela é muito mais bruta que a de samurai, mas vc vai ser obrigado a trocar de eixos, pois a relacao dos originais do samurai é 3.727:1 que sao compensandos pela relacao 1,409:1 da tcase original mesmo em HIGH ( 4x4 e 4x2).. como a da hilux em HIGH é 1:1 , usando os eixos originais ficaria extremamente loga a relacao... e como nao existe por aqui relacao 4.88 ou 5.38:1 p/ samurai.....
T+
diogo ludovico
30/03/2009, 20:10
Bão conversando com os mecas e com as informações daqui, acabei decidindo pelo motor AP 2.0 mesmo, mas agora resta a duvida:
1° Motor AP 2.0 + cambio e CT de hilux
ou
2° Motor AP 2.0 + Cambio chevette + CT hilux
Me falaram que tem como colocar o AP com cambio de hilux, e encontrei um conjunto (cambio + CT) com precinho de "brima", mas o cara só vende o conjunto...
Vou pesquisar com o Marcel para ver por quanto sai cada uma das flanges...
Maurício Fernandes
30/03/2009, 23:34
estuda colocar pneus 33" para não ficar muito longo ou reduz a caixa.
diogo ludovico
31/03/2009, 00:28
Mauricio, já tenho os 33" montados em eixos de rural, por isso o motor original tá fraco.
Bão conversando com os mecas e com as informações daqui, acabei decidindo pelo motor AP 2.0 mesmo, mas agora resta a duvida:
ou
Me falaram que tem como colocar o AP com cambio de hilux, e encontrei um conjunto (cambio + CT) com precinho de "brima", mas o cara só vende o conjunto...
tenta saber as relacoes do cambio da hilux e compare com as do cambio de chevette...
se forem parecidas dai é mais facil vc usar o cambio de hilux mesmo.. montar uma flange do cambio p/ o AP nao é complicado
T+
Alexandre X
31/03/2009, 08:25
Na acmeadapters.com sei que tem flange pronta para AP com cambio de toyota (o cambio das antigas 4 cil gasolina) troca uma ideia com o cara que ele é gente fina.
Maurício Fernandes
31/03/2009, 12:22
Mauricio, já tenho os 33" montados em eixos de rural, por isso o motor original tá fraco.
aí fica fácil :pipoca:
qualquer coisa é só trocar coroa e pinhão, o que no suzuki não é tão fácil.
vai fundo no AP2.0 logo!!!!
depois conta como foi e custos...
Felipe Marx
31/03/2009, 12:32
Pesquisei muito aqui no forum, mas acabei ficando mais confuso:mrgreen:
Tendo em vista que meu samurai já não é mis original, e conta com um par de eixos de F75 (relação 5.38) calçando pneus 33", apareceu a chance de trocar o motor do carro (retirada da carroceria para reforço do chassi).
Meu motor+cambio+CT originais estão em perfeito estado, inclusive foram retificados a menos de 5000km, mas o conjunto já se mostra fraco para o uso do carro. A saida mais facil seria colocar o kit do X, mas como o carro é de uso diario não posso reduzi-lo mais ainda, seão não passarei de 80km/h:parede:
Assim pergunto: Caberia no samurai um motor GM 2.4+cambio e CT de hilux? este conjunto é compativel (motor x cambio)
Caberia um AP 2.0 com este mesmo conjunto de cambio e CT??
A receita de bolo seria o AP2.0 + cambio de chevette + CT do samurai engrenagem, mas tenho receio de que a CT não aguente o tranco. Alem disso achei um cambio + ct de hilux 2.8 por R$ 2.000,00 (o conjunto), e só a caixa do samurai tá saindo por R$ 2700,00:shock:
Pergunto destes motores pois são os que achei mais em conta por aqui e ambos flex, minha intenção é deixar o carro esperto para que consiga uma velocidade de cruseiro de 100km/h.
Agradeço desde já a ajuda:concordo: e as pedrada!:roll::mrgreen:
Cara .. caber, cabe o que vc quiser ... depende de quanto vc quer e pode gastar.
O X e o Bin Loco sao dois caras bons pra te falar isso .... ambos fizeram monstrificaçoes bem feitas no samuca.
Felipe Marx
31/03/2009, 12:35
ou
Sou meio avesso a muitas adaptaçoes .. mas imagino que manter Cambio e CT de Hilux seria melhor, nao ?
Um foi feito pro outro e vc gasta menos em Flanges (nao esquecendo do custo total)
Alexandre X
31/03/2009, 12:40
Sou meio avesso a muitas adaptaçoes .. mas imagino que manter Cambio e CT de Hilux seria melhor, nao ?
Um foi feito pro outro e vc gasta menos em Flanges (nao esquecendo do custo total)
Verdade, cada flanginha extra e pelo menos milao pro saco.
e o cambio manual da Hilux guenta muita cavaria rindo...
diogo ludovico
31/03/2009, 14:22
Conversei com o marcel, que faz as flanges para caixa de hilux, e reamente seriam 1500 latinhas a mais se usasse o cambio de chevette, então a questão agora é a união do motor AP com o ocnjunto da hilux.
Não consegui acesso ao site acmeadapters.com, dá sempre indisponivel mesmo com a pesquisa no google, mas vou continuar tentando
Qanto a custo, realmente é um dos pontos chave, mas depois e trocar toda a suspenção e eixos, mas uma modificação não fará tanta diferença heheheheheh
Bão, agora é só juntar as latinhas para pagar o meca..... hoje começa a desmontagem do Porkim....
Alexandre X
31/03/2009, 14:37
Vou trocar uma ideia com o cara a noite e vejo certinho o que precisa.
Alexandre X
31/03/2009, 14:59
Verifique certinho que modelo de cambio e esse e de que motor ele saiu.
diogo ludovico
31/03/2009, 15:25
Alexander, voce saberia qual o comprimento total desta confguração? sei que vai ficar maior que a original, mas tantos cm???
Amanha verifico com o meca quam é o modeo do cambio e CT bem como qual motor estava nele.
Alexandre X
31/03/2009, 15:44
Nem ideia, sei que o cambio e grande e pesado, mas para tranquiliza-lo ha samurais rodando com toda a mecanica da hilux (motor, cambio, ct)
diogo ludovico
31/03/2009, 19:45
:shock::dance: Opa Opa Opa como é :dance::dance::dance:
Alexandre voce tem as fotos deste samurai com mecanica de hilux???
o cara que me vende o cambio + ct, me entrega tudo da 2.8 (motor completo+cambio+ct) por R$8.000,00, inclusive o conjunto tá rodando em uma trooper, então seria tirar o conjunto inteiro montado:concordo:
Tinha dessitido de colocar diesel por achar que ficaria muito pesado para o samurai, mas se tem samurai por aqui com esta configuração ai já muda....
heheheh agora fiqui feliz:mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 19:47
o cara que me vende o cambio + ct, me entrega tudo da 2.8 (motor completo+cambio+ct) por R$8.000,00, inclusive o conjunto tá rodando em uma trooper, então seria tirar o conjunto inteiro montado:concordo:
Tinha dessitido de colocar diesel por achar que ficaria muito pesado para o samurai, mas se tem samurai por aqui com esta configuração ai já muda....
e por quanto ele vende o resto da trooper? sou doido por essas caminhonetes isuzu...
diogo ludovico
31/03/2009, 20:44
Pior que ele não vende ela nem a pau, está retirando a mecanica toyota pois quer algo mais forte, então está colocando a mecanica completa da hilux 3.0 D4 (esta ultima):twisted:
Aqui em Goiânia são menos de 5 rodando, original mesmo só 1 eu acho.....
cRiPpLe_rOoStEr
31/03/2009, 21:07
Pior que ele não vende ela nem a pau, está retirando a mecanica toyota pois quer algo mais forte, então está colocando a mecanica completa da hilux 3.0 D4 (esta ultima)
se eu tivesse um tb não venderia nem f*dendo... comercial do trooper/bighorn: YouTube - 1985 ISUZU BIGHORN Ad[/URL]
seguem 2 comerciais interessantes dos caminhões isuzu:
YouTube - Isuzu Forward 1986 commercial Japan[/URL]
YouTube - トラックã®ã‚¦ã‚¤ãƒªãƒ¼èµ°è¡Œ[/URL]
Alexandre X
01/04/2009, 11:28
Cara nao tenho.
Mas agora vc tem duas possibilidades: instalar o conjunto completo, gambi zero. O que e bom pq e so esse gasto e a mao de obra que vc vai ter. Particularmente nao gosto de motor a diesel em carro para trilha (e quem gosta de queimar oleo e pasteleiro)
Ou vc parte pro AP2000. Nesse motor 2.8 vc consegue fazer uma grana que da para comprar o motor e fazer a adaptacao.
A proposito falei com a Acme ontem e eles tem mesmo a solucao pronta o kit deles e composto por:
Flange de adaptacao
Volante do motor
Kit de montagem do motor (coxins, parafusos)
Suporte para o alternador suzuki
Cabo do acelerador
A brincadeira fica em US$850 la nos USA.
Se seu mecanico tiver habilidade de fazer toda a montagem e adaptar o volante esse preco deve cair para 1/3 pq e so comprar a flange.
diogo ludovico
01/04/2009, 18:38
Muito obrigado X:concordo:
Leonardo Truccolo
11/04/2009, 20:13
X, e o 22R-E, das SW4, será q não fica bom??????
Abraço,
Alexandre X
12/04/2009, 00:15
Se fosse um 22RE quase de presente eu encararia.
E um motor confiavel e duravel. Agora, se tivesse que colocar a mao no bolso ia pensar um pouco mais. Acho que a relacao custo/beneficio dum AP imbativel e mesmo o 2.2 da GM que adotei tranquiliza pelo custo das pecas de reposicao. Agora para deixar zerado para rodar troquei a capa da correia dentada, correia dentada, esticador, correia poli-v, velas, filtros, cabo de acelerador, vareta do oleo e gastei menos de 300 pratas.
Leonardo Truccolo
12/04/2009, 14:06
Se fosse um 22RE quase de presente eu encararia.
E um motor confiavel e duravel. Agora, se tivesse que colocar a mao no bolso ia pensar um pouco mais. Acho que a relacao custo/beneficio dum AP imbativel e mesmo o 2.2 da GM que adotei tranquiliza pelo custo das pecas de reposicao. Agora para deixar zerado para rodar troquei a capa da correia dentada, correia dentada, esticador, correia poli-v, velas, filtros, cabo de acelerador, vareta do oleo e gastei menos de 300 pratas.
A caixa da S10, cabe no Samuca???
Não gosto muito de flanges entre o motor e a caixa, se puder colocar tudo do mesmo doador, acho q fica melhor.
Abraço,
Alexandre X
12/04/2009, 16:30
Cara eu nunca medi mas sempre ouvi falar que o cambio da S10 e gigantesco. Tambem nao sou fa de flanges o meu ficou bem gambiarristico, 1 flange com 2 volantes de automatico.
diogo ludovico
12/04/2009, 18:50
Aqui em Goiânia tem um samurai com motor e cambio da S10, realmente fica grande mais cabe sim.
X, acabei pegando um motor 2.0 flex da GM, oriundo de um astra 2009 (125CV). Estava olhando um AP, mas este estava com apenas 100km rodados (o cara bateu na primeira viagem) comprovado pelo registro de baixa do detran:dance:
Assim acabou ficando a configuração com motor 2.0 flex e cambio e ct de hilux 3.0 (ano 2004), e como o conjunto da hilux é 20cm menor que o original do samurai:shock:, este espaço será ocupado pelo motor e pela nova capa seca.
Alexandre X
12/04/2009, 19:25
Puts vai ficar muito T esse conjunto. Pessoalmemte (contrariando a maioria) sou muito mais o motor GM que o AP para offroad. Parabens.
diogo ludovico
12/04/2009, 21:39
A grande vantagem deste conjunto é que o conjunto combio + ct originais possuem 1,20m total, enquanto o conjunto da hilux tem só 1,0m (da capa seca a luva do cardã traseiro), portanto cabe sem maiores dificuldades no samurai.
O moto GM do astra, apesar de ser "de lado" é bem compacto e muito forte, alem de contar com todos os apetrechos (bomba de DH e AR) + alternador de 120 amp. bem "proximos" ao bloco, formando um conjunto bem compacto.
O radiador escolhido foi o do marea, pelo dimensionamento e pelo fato de ter o radiador de agua e do ar em uma unica peça, usando apenas uma ventuinha, o que poupa espaço no cofre do motor.
Com tudo isso, segundo os calculos o carro deve atingir uma velocidade maxima de 140km/h a 4000 RPM, com um crawl ratio de 59,49, nada mal para um jipe que será usado no dia a dia, em viagens e em trilhas:mrgreen:
Edson Ferian
28/09/2009, 21:56
Olá pessoal,
Pegando carona no tópico, alguém tem a configuração instalado no samurai motor vectra 2.0 8v, cambio de chevette, t-case e eixos originais, com pneus mud 33?
Qual é o comportamento na trilha? Qual é o consumo na trilha, cidade e estrada?
Valeu!
diogo ludovico
29/09/2009, 10:44
Edson eu uso este motor, o cambio do chevette acho que aguenta, mas não sei a Tcase e eixos originais, ainda mais com pneus 33"
Se for colocar este motor, já use logo o cambio e CT de hilux, fica show de bola, instalei no meu e fica menor que o proprio conjunto original do samurai, fotos voce pode ver na minha assinatura.:concordo:
Edson Ferian
29/09/2009, 20:57
Valeu pela resposta, Diogo.
Eu a saga da reforma do seu carro, e realmente está ficando show.
Na verdade, eu encontrei um Samurai para comprar que já está com esta configuração (motor vectra 2.0+cambio chevette+t-case original+eixos originais+pneu 33).
O samurai é 91/92, hiroof, e está muito conservado. Ele também teve a suspensão alterada para molas helicoidais, e baseado no que vc fez, vou avalia-la melhor na próxima vez que for ver o carro. Olhando de 1ª, a adaptação pareceu muito bem feita, mas após ver os problemas que vc teve, vou olha-la com outros olhos.
Você tem idéia do consumo de combustível com esse motor?
Valeu e parabéns!
Não entendo essa discussão cambio de Chevette x Opala... Que eu me lembre era (ao menos no começo da produção do Chevette) o mesmo, só mudando as relações. Dai o gigantismo da capa-seca... O que explica também (em parte) a resistência desses câmbios em Chevettes que receberam motor AP.
Coisinha legal, o pessoal da Hardcore anda usando a T-case de Hilux para montar dual-T-case...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53490
AlanFreeride
01/02/2010, 13:21
Diogo...
eu iria de AP2.0 + chevette com tcase de hilux pq??
motor GM2.2 ou 2.4 vai sair mmmuuuuiiiitttoooo mais caro que um AP2.0 p/ vc ganhar mal-mal 1kg de torque e uns 10 pangarés a mais...
a dobradinha AP+ cambio de chevette, já é testada e aprovada e aguenta pau p/ kcte ( muitos chevettes de arrancada usam AP com mais de 200cv e cambio aguenta)
já que vai trocar a tcase de todo jeito, pega logo entao uma de hilux com kit de reducao do marcel ( que só reduz em LOW) e tb a flange p/ acopla-lo ao cambio do chevas..
eu creio que nessa configuracao ( usando cambio de chevette) vc NAO precisará mudar os C&P p/ 5.83 nao..
T+
Amigos samukeiros,
Entrando de gaiato na história, tô trocando meu motor 1.3 original por um 1.6 ap injetado com cambio de chevette, será que o radiador do samuca original dá conta do resfriamento do ap???
Desde já, obrigado