Conectar

Ver Versão Completa : Motor AP 1.8 no Vitara ?

jonca57
28/03/2009, 09:14
Pessoal;

Já tive um Vitara 95 (na época Zero KM) e gostei muito do carro, era excelente para trilhas mas faltava motor para viagens, principalmente com barraca de teto e em trechos de serra.

Há pouco comprei um Vitarinha mas ele tá bem judiado e já tá precisando trocar o motor.

Atualmente utilizo para viagens para lugares sem asfalto uma SW4 TDI, mas quero comprar um Vitara para arrumar o que for preciso e usar em trilhas e nas viagens nas quais não preciso levar muitas tralhas.

Como o meu Vitarinha "tá feio" andei procurando e achei 2 melhores na faixa de preço que posso pagar, um com câmbio manual e outro automático (minha preferência), PERGUNTO:

a) dá para a daptar o motor AP 1.8 do Santana ou o Diesel 1.9 da Kombi sem maiores gambiarras no Vitara manual e no automático?
b) quanto poderia custar essa adaptação (sem contar o preço do motor qu eu já andei vendo)?
c) tem que trocar a embreagem e caixa também?
d) essas modificações não efetariam muito a confiabilidade do conjunto para viagens longas (tipo Patagônia ...)?
e) com esse motor dá para usar pneus 32" ou 33' " (fazendo um levantamento da carroceria, é claro) ?
f) como está a questão das peças para os Vitara, se consegue achar relativamente fácil ?
Obrigado
Jonca

leo cabral
28/03/2009, 12:33
a) dá para a daptar o motor AP 1.8 do Santana ou o Diesel 1.9 da Kombi sem maiores gambiarras no Vitara manual e no automático?

Sim, mas evite usar o da kombi pois este tem pouca potencia

b) quanto poderia custar essa adaptação (sem contar o preço do motor qu eu já andei vendo)?

Depende muito, pois existem fatores como oficina , flanges , estado do motor que voce vai comprar, etc.

O ideal ja que vai trocar o motor seria colocar uma caixa de marchas de chevette a T-CASE permanece a mesma.

d) essas modificações não efetariam muito a confiabilidade do conjunto para viagens longas (tipo Patagônia ...)?

Se for bem feita essa modificaçao aumentaria a confiabilidade.

e) com esse motor dá para usar pneus 32" ou 33' " (fazendo um levantamento da carroceria, é claro) ?

Se usar um AP 1.8I , sim.

f) como está a questão das peças para os Vitara, se consegue achar relativamente fácil ?

Sim ,a maioria das peças sao relativamente faceis de encontrar

.

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 13:49
meu tio usa o motor da kombi diesel (1.6), não trocou o câmbio, mas usa a embreagem do tempra... se fosse automático não ia prestar, teria que ser no mínimo o 1.9 caso vá usar motor a diesel, e ainda tem que ajustar o conversor de torque para a faixa de rotação do motor a diesel e é bom instalar um descompressor para facilitar na hora de desligar o motor, caso seja de bomba injetora, já que não tem como "matar" na embreagem... quanto ao 1.8 a gasolina (ou álcool), o desempenho fica mto melhor que o 1.6d, mas eu continuo preferindo o 1.9d...:mrgreen:

Maurício Fernandes
28/03/2009, 19:40
Amigo, bota um AP2.0i no câmbio manual e pronto.
Trata-se de mecânica confiável, robusta e qualquer um mexe.
Em adaptação vai uns R$2mil, fora motor e câmbio.

jonca57
28/03/2009, 21:02
Amigo, bota um AP2.0i no câmbio manual e pronto.
Trata-se de mecânica confiável, robusta e qualquer um mexe.
Em adaptação vai uns R$2mil, fora motor e câmbio.

Valeu a resposta.
Vi que és de POA, tens indicação de oficina em Porto Alegre ou arredores ?
abs

jonca57
28/03/2009, 21:06
meu tio usa o motor da kombi diesel (1.6), não trocou o câmbio, mas usa a embreagem do tempra... se fosse automático não ia prestar, teria que ser no mínimo o 1.9 caso vá usar motor a diesel, e ainda tem que ajustar o conversor de torque para a faixa de rotação do motor a diesel e é bom instalar um descompressor para facilitar na hora de desligar o motor, caso seja de bomba injetora, já que não tem como "matar" na embreagem... quanto ao 1.8 a gasolina (ou álcool), o desempenho fica mto melhor que o 1.6d, mas eu continuo preferindo o 1.9d...:mrgreen:

Valeu, vou optar pelo motor AP 1.8 ou 2.0 no carro de câmbio mecânico mesmo, me parece ser mais simples a gambiarra.
Tens indicação de oficina que faça bem essa adaptação ?
Abs

jonca57
28/03/2009, 21:09
Sim, mas evite usar o da kombi pois este tem pouca potencia

Depende muito, pois existem fatores como oficina , flanges , estado do motor que voce vai comprar, etc.

O ideal ja que vai trocar o motor seria colocar uma caixa de marchas de chevette a T-CASE permanece a mesma.

Se for bem feita essa modificaçao aumentaria a confiabilidade.

Se usar um AP 1.8I , sim.

Sim ,a maioria das peças sao relativamente faceis de encontrar

.

Obrigado pela resposta.
Caixa do Chevete 5M , nessa eu não tinha pensado ... (aguenta um AP 2.0 ?).
Será que precisa reforçar a estrutura /chassi ?
Abraço
Jonca

cRiPpLe_rOoStEr
28/03/2009, 21:11
Tens indicação de oficina que faça bem essa adaptação?

voltei a morar em porto em maio do ano passado... como foi o meu tio que adaptou o vitara dele em casa não posso te indicar uma oficina...

leo cabral
28/03/2009, 22:21
Obrigado pela resposta.
Caixa do Chevete 5M , nessa eu não tinha pensado ... (aguenta um AP 2.0 ?).
Será que precisa reforçar a estrutura /chassi ?
Abraço
Jonca

-Aguenta bem e tem um custo de manutenção barato , além de existirem fornecedores de flanges para a sua adaptação no motor AP com a DeepTech que recomendo por sua qualidade:palmas:

http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5a.asp

-não se faz necessário reforço.:concordo:

Maurício Fernandes
30/03/2009, 18:14
Valeu a resposta.
Vi que és de POA, tens indicação de oficina em Porto Alegre ou arredores ?
abs

esse samurai que me referi foi o getúlio ventura quem fez.

LeoPOA
31/03/2009, 09:54
Pessoal,

Existe mesmo flange para montar Motor AP + Caixa Chevette + T-case Vitara ??? eu nunca ví.... Essa da deeptec é para reduzida willys!!!

Colocando Pneus 33 no vitara + motor AP 2.0 com o "eixo" dianteiro original será que nao vai quebrar mto ?? alem de ficar com a relaçao mto longa...

Já pensou na config. Motor AP 1.6/1.8Mi + Caixa e T-case do Vitara + Pneus 31" ?? Acredito que para esse tipo de passeio que voce citou (patagônia) a viatura atendera sem problemas....

abraço,

Léo

Alexandre X
31/03/2009, 10:48
Eu tambem nunca vi.
Nao seria mais facil colocar motor Ap direto no cambio do vitara? Isso evitaria um flange adicional que seria a ligacao do cambio do chevette com a tcase do vitara.

Quando ao eixo, se o caboclo colocar o diferencial de ferro mais meu kitizinho de homocinetica de toyota, acho que so a coroa e pinhao podera sofrer um pouco.

GH
04/04/2009, 11:59
Leo,

Acho o AP 1.6 fraco para o Vitara.
Já que vai pro sacrificio, mete logo um 2.0.
Esse aceitaria pneu grande (31 ou até 33) sem problemas.
Claro que pra usar os 33 tem que ver mais coisas...
Mas testei um carro com motor AP 1.8 dia desses e achei mais fraco que o 1.6 16v do meu Vitara.
No meu (se eu não vender), vou optar pelo 2.0 MI.
Tenho certeza que, se colocar 1.8, não haverá progresso significativo.
Basta ver os numeros de potencia (96 hp no meu e 102 no 1.8) que fica fácil concluir.
Ganharia um pouco de torque, mas é pouco (não tenho os numeros).

Claro que a vantagem maior seria na manutenção, mas por enquanto não tenho tido problemas, meu motor tá bem saudável.

RHL
05/04/2009, 20:01
Meu feroza tinha motor 1.6 16V. bastante potencia em altos giros e fraco de torque em baixa.
Adaptei o AP 1.8 Mi. Mantive a caixa original, apenas fiz uma flange.
Os problemas acabaram!
procure um bom mecânico para a adaptação.

P.S. Vou pra patagônia com ele agora em julho...

Maurício Fernandes
05/04/2009, 22:05
Meu feroza tinha motor 1.6 16V. bastante potencia em altos giros e fraco de torque em baixa.
Adaptei o AP 1.8 Mi. Mantive a caixa original, apenas fiz uma flange.
Os problemas acabaram!
procure um bom mecânico para a adaptação.

P.S. Vou pra patagônia com ele agora em julho...

márcio, como será exta expedição?
se puder mandar alguma informação para meu e-mail...

abraço,
mauricio
mfernandes.silva@gmail.com

edwint
15/05/2009, 11:42
alguem tem fotos da adaptação?

RicardoM
29/05/2009, 10:15
Galera,

Andei pesquisando no forum, e conversei com o X, mas não encontrei nenhuma solução pronta para colocar o câmbio do chevette com a T-CASE original do vitara 16v.

Em conversa com o mecânico, ele me disse que dá pra adaptar tipo um cardanzinho no lugar da mini capa-seca para ligar a saída do câmbio com a entrada da T-CASE. A flange para o motor AP é moleza. Acho que deve funcionar. O que vcs acham?

Ricardo Madureira
Vitara branco 97 1.6 16v
Em vias de colocar um AP + Câmbio de chevette

edwint
29/05/2009, 11:13
Galera,

Andei pesquisando no forum, e conversei com o X, mas não encontrei nenhuma solução pronta para colocar o câmbio do chevette com a T-CASE original do vitara 16v.

Em conversa com o mecânico, ele me disse que dá pra adaptar tipo um cardanzinho no lugar da mini capa-seca para ligar a saída do câmbio com a entrada da T-CASE. A flange para o motor AP é moleza. Acho que deve funcionar. O que vcs acham?

Ricardo Madureira
Vitara branco 97 1.6 16v
Em vias de colocar um AP + Câmbio de chevette

olha, dependende, nao é tao simples assim, vc vai ter que fazer um flange na tcase com rolamentos, afim de que a engrenagem da tcase nao fique desalinhada e bem fixa, senão, adeus tambem a tcase...

Schamanic
29/05/2009, 11:26
Prezado amigo, o câmbio automático do vitara é o mesmo do chevrolet ômega
por ser o mesmo pode-se encontrar peças mais baratas ou mesmo o câmbio todo mais barato.

prezado amigo!
Tenho um flange que fiz para colocar o motor ap em câmbio do ômega 4cilindros, é uma ótima receita para o vitara uma vez que a manutenção é bem barata, não conclui meu projeto por ter me mudado, e não ter a possibilidade em continuar com o carro e o projeto, vendo barato, apenas para desocupar lugar!
Para concluir, tem que fazer um volante de motor onde eu sugiro o do ômega pois por ser mais pesado irá dar mais torque o vitara, mas para ficar 10 tem que ser pelo menos o motor 1.8, preferencialmente o 2.0, pois no mato não existe a necessidade de giro e sim de torque, muito contrário do pensamento de muitos que acham que no mato o importante é giro, o que desgasta a embreagem , e forçam os componentes, como cruzetas, e pontas de eixos.
A adaptação é simples, pois o motor ap é um motor enxuto, e todo mundo sabe mexer.
Aguardo um retorno, um abraço schamanic@yahoo.com.br .

RicardoM
31/05/2009, 10:36
O câmbio do vitara 8v é o TH-180, o mesmo do chevette, e o 16v é o 03-72LE, e desconheço que seja o mesmo do ômega.

Nesta semana estou comprando o motor AP injetado + câmbio do chevette e seja o que deus quiser pra casar o câmbio com a redução.

Ricardo Madureira

Schamanic
31/05/2009, 18:26
O câmbio automático do ômega é o mesmo do GrandVitara!

fabiano caxias
31/05/2009, 21:03
q modelo do omega usa esse canbio?

3.0?
4.1?

----------------
(fabiano vitara c/ eixos de rural)

Gordo Gaertner
01/06/2009, 12:45
ola pessoal,tenho um vitara sidkiki 92 1.6 16v 5 portas,automatico,acho o motor fraco,estou penssando em colocar um ap 2.0 e possivel,com o cambio original dele q e automatico 4 marchas.quem puder me ajudar nesta dica,obrigado.

edwint
01/06/2009, 13:14
estive observando p/ adaptar um motor ap no cambio do vitaria e chegue a conclusao que a forma mais barata e simples seria adaptar a carcaça de cambio do ap(encontrada aos montes) como o pessoal faz p/ adaptar o cambio da f1000 no motor ap. deixando de lado a capa seca do vitara. dae vc usa todos os componentes da embreagem ap.

fabiano caxias
01/06/2009, 22:34
estive observando p/ adaptar um motor ap no cambio do vitaria e chegue a conclusao que a forma mais barata e simples seria adaptar a carcaça de cambio do ap(encontrada aos montes) como o pessoal faz p/ adaptar o cambio da f1000 no motor ap. deixando de lado a capa seca do vitara. dae vc usa todos os componentes da embreagem ap.

uhn nao sei nao se e mais barato
tem o kit pronto de capaseca e enbreage p isso
so faz o calço novo e nao usa nem uma solda
unica coisa q mudei foi fazer a enbrege q veio nele de porcelana pois uso pneus 33'' e com a enbreage q veio nao tava aguentando muito

alem de q qualquer cambio de f1000 e uma paulada
e a cx do vitara e muito forte
uso os 33'' com 100% nos dois eixos e nunca me incomodei com a cx e reduzida

----------------------
(fabiano vitara eixos de rural)

RicardoM
01/07/2009, 12:59
Ae galera,

Eu estava postando a evolução da minha adaptação do motor AP no vitara no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55890&page=5, sendo que o correto seria nesse.

Então lá vai.

O motor original já foi vendido, e o motor ap está quase preparado para ser colocado junto com o câmbio de chevette. As pedaleiras e o console central já foram comprados. Agora é meter a mão na massa. Segue link para acompanhar a evolução, e seguem as fotos tiradas hj do motor.

http://picasaweb.google.com/ricmadu/...bioDeChevette#

RicardoM
01/07/2009, 13:13
fotos do antes

RicardoM
04/07/2009, 15:23
novas fotos da adaptação

http://picasaweb.google.com/ricmadu/AdaptacaoMotorAP18MICambioDeChevette#

grlorenzetti
04/07/2009, 19:46
NO MANUAL SIM, NO AUTOMÁTICO SE FOR 4 MARCHAS O "X" TEM UM ESQUEMA BACANA
PRA FUNCIONAR. NO 3 MARCHAS O MARCEL JÁ MONTOU UM ESQUEMA ASSIM E USA NO
KALANGO PRA ROCKCRAWLING.

VC VAI GASTAR NO CASO DO MANUAL. UNS 2000,00, ENTRE MAO DE OBRA, FLANGE E COISAS DE ÚLTIMA HORA.

NO MEU ESTÁ MONTADO COM A CAIXA ORIGINAL 5 MARCHAS DO SUZUKI. USO EMBREAGEM DO AP, TROCANDO APENAS O MIOLO DELA PARA O PILOTO DO SUZUKI. COISA FÁCIL E BARATINHA DE FAZER.

ATÉ AGORA O ÚNICO PROBLEMA QUE TIVE FOI TER FORÇADO O CARRO E QUEBREI O DIFERENCIAL DIANTEIRO, POR ERRO MEU.

NO VITARA COM EIXOS ORIGINAIS 31 É O LIMITE.

NUNCA TIVE PROBLEMAS PARA ENCONTRAR PEÇAS PRO CARRO. SUZUCAR E ALTERNATIVA SEMPRE TEM.

AS LETRAS MAIUSCULAS FORAM APENAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO. NÃO ESTOU GRITANDO.

RicardoM
04/07/2009, 19:56
Fala grlorenzetti,

Se o motor for 16v, a capa seca é maior, então seria necessário trocar o câmbio também, para o 8v manual, é só colocar a flange que casa legal.

Ricardo

NO MANUAL SIM, NO AUTOMÁTICO SE FOR 4 MARCHAS O "X" TEM UM ESQUEMA BACANA
PRA FUNCIONAR. NO 3 MARCHAS O MARCEL JÁ MONTOU UM ESQUEMA ASSIM E USA NO
KALANGO PRA ROCKCRAWLING.

VC VAI GASTAR NO CASO DO MANUAL. UNS 2000,00, ENTRE MAO DE OBRA, FLANGE E COISAS DE ÚLTIMA HORA.

NO MEU ESTÁ MONTADO COM A CAIXA ORIGINAL 5 MARCHAS DO SUZUKI. USO EMBREAGEM DO AP, TROCANDO APENAS O MIOLO DELA PARA O PILOTO DO SUZUKI. COISA FÁCIL E BARATINHA DE FAZER.

ATÉ AGORA O ÚNICO PROBLEMA QUE TIVE FOI TER FORÇADO O CARRO E QUEBREI O DIFERENCIAL DIANTEIRO, POR ERRO MEU.

NO VITARA COM EIXOS ORIGINAIS 31 É O LIMITE.

NUNCA TIVE PROBLEMAS PARA ENCONTRAR PEÇAS PRO CARRO. SUZUCAR E ALTERNATIVA SEMPRE TEM.

AS LETRAS MAIUSCULAS FORAM APENAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO. NÃO ESTOU GRITANDO.

RicardoM
04/07/2009, 19:59
Galera,

Segue foto anexa do projeto que estou fazendo para colocar a caixa do chevette com a redução do vitara. Aceito sugestões.

grlorenzetti
04/07/2009, 21:02
Sugestão,
já que vc está colocando cambio de chevete, pq não coloca t-case do samurai? ficaria bem mais reduzido.

O meu era 16V e coloquei flange deeptec sem problemas. PNP

trilha doida
04/07/2009, 21:15
Ricardo.
sua adaptação esta ficando d+,,, parabéns !!! ...cara, ta o maior capricho a pintura e as peças cromadas !!! :palmas::concordo::palmas:

...estou próximo de começar a minha também:dance:... + tenho umas duvidas:

1- é só a deep tec que vende a tal flange para adaptar o ap, ou existe outros vendedores ???

2- vai usar a bomba da direção hidráulica suzuki ou ap ? ... pergunto isto porque geralmente a suzuki é progressiva, e a do ap não é progressiva.

3- do resto é tudo do ap, compressor do ar, alternador, arranque ?

:pipoca:

RicardoM
05/07/2009, 10:53
Fala grlorenzetti,

Acho que existe uma confusão aqui, pois vc disse que seu era 16v e vc usou a flange da deeptec.

Segue abaixo, um pedaço do email que a DEEPTEC me mandou sobre a flange:

Nossa adaptação para este carro ( SÓ COMTEMPLA ) O Vitara de cambio mecânico
Esta adaptação só é possível se o cambio saiu de um Motor de 8 valvulas
No motor de 16 válvulas ( mecânico ou automático )
a silhueta de acoplamento é diferente

Ou eles me passaram a informação errada, ou seu carro era 8v, e isso faz muita diferença para quem está querendo fazer essa adaptação.

Abraços,

Ricardo

Sugestão,
já que vc está colocando cambio de chevete, pq não coloca t-case do samurai? ficaria bem mais reduzido.

O meu era 16V e coloquei flange deeptec sem problemas. PNP

RicardoM
05/07/2009, 11:07
Fala aí trilha doida,

Obrigado, e realmente o mecânico é muito caprichoso, mas por enquanto é só perfumaria, visual. O principal vai vir essa semana que vai ser colocar o motor e cambio no lugar, alinhar com a redução, fabricar os calços e suportes necessários, fazer a ligação da cx com a tcase, aí vamos ver a real competência do mecânico, mas como ele já trabalha com adaptação a muitos anos, tenho fé que vai ficar muito bom.

No seu caso que o motor é 16v, até onde eu sei vc irá ter que trocar o câmbio também, e te recomendo o do chevette, pelo baixo custo e pela robustez. Daí a flange da deeptec não serviria, eu comprei minha flange no mercado livre(FLANGE DO AP X CAMBIO DE CHEVETTE), mas não pode ser a flange meia lua, pois fica um vão no cambio que vai encher de lama.

Tanto a bomba hidráulica, quanto o compressor do ar, estão parados esperando primeiro o motor ir pro lugar, daí iremos ver se poderemos usar as mesmas, senão vou ter que trocar também, aí o projeto fica mais caro.

Vou usar o alternador e motor de partida original da VW, inclusive já veio com o motor, o que vai pegar mesmo vai ser o hidráulico.

Esqueci de responder para o grlorenzetti sobre a redução do samurai: Realmente seria uma boa, mas uma redução do samurai tá custando mais de R$ 2000,00, e agora não tenho condições de comprar, vou ter que usar a do vitara mesmo, mas quem sabe em um futuro proximo, uma reducao do samurai + uma xcrawler, ficaria o bixo hein.

Abraços a todos,

grlorenzetti
05/07/2009, 11:32
Ricardo,
quando comprei a flange na deeptec a uns 3 anos não me falaram desta diferença de flange. Foi sorte mesmo, comprei, recebi e instalei sem problemas.
Mas realmente fiquei curioso agora.

Fala grlorenzetti,

Acho que existe uma confusão aqui, pois vc disse que seu era 16v e vc usou a flange da deeptec.

Segue abaixo, um pedaço do email que a DEEPTEC me mandou sobre a flange:

Nossa adaptação para este carro ( SÓ COMTEMPLA ) O Vitara de cambio mecânico
Esta adaptação só é possível se o cambio saiu de um Motor de 8 valvulas
No motor de 16 válvulas ( mecânico ou automático )
a silhueta de acoplamento é diferente

Ou eles me passaram a informação errada, ou seu carro era 8v, e isso faz muita diferença para quem está querendo fazer essa adaptação.

Abraços,

Ricardo

RicardoM
05/07/2009, 11:34
Pois é, se a flange servir certinho no 16v, vai ter muita gente fazendo essa adaptação viu, pq o que realmente dá trabalho é colocar um cambio de chevette e fazer a ligação com a reducao, agora se nao precisar trocar o cambio, daí fica show de bola.

Ricardo,
quando comprei a flange na deeptec a uns 3 anos não me falaram desta diferença de flange. Foi sorte mesmo, comprei, recebi e instalei sem problemas.
Mas realmente fiquei curioso agora.

RicardoM
06/07/2009, 19:25
Galera,

Surgiu um imprevisto no projeto. Ao colocar o motor com o câmbio no lugar, posicionando o câmbio pelo buraco da alavanca, a espiga do câmbio ficou topando na redução, ou seja, a redução não poderá ficar no local original, e terá que ser levada um pouco para traz, consequentemente, vou ter que diminuir o cardan traseiro, alongar o cardan dianteiro e fazer um buraco no assoalho para a bolota da tração.

Mas adaptação é isso mesmo, temos que contar com os previstos e imprevistos no projeto. Aceito sugestões.

RicardoM
21/07/2009, 21:46
Depois do imprevisto resolvido, o projeto continua e está quase lá.

Seguem link com as fotos.

Galera,

Surgiu um imprevisto no projeto. Ao colocar o motor com o câmbio no lugar, posicionando o câmbio pelo buraco da alavanca, a espiga do câmbio ficou topando na redução, ou seja, a redução não poderá ficar no local original, e terá que ser levada um pouco para traz, consequentemente, vou ter que diminuir o cardan traseiro, alongar o cardan dianteiro e fazer um buraco no assoalho para a bolota da tração.

Mas adaptação é isso mesmo, temos que contar com os previstos e imprevistos no projeto. Aceito sugestões.

edwint
22/07/2009, 12:15
Depois do imprevisto resolvido, o projeto continua e está quase lá.

Seguem link com as fotos.

Parabens pelo serviço esta mesmo ficando de primeira...:concordo:

desculpe a pergunta mas gostaria de saber qual foi o valor investido ate agora?
e quanto vc acredita que será necessario p/ concluir.:pipoca:

obrigado

RicardoM
22/07/2009, 12:51
Fala edwint,

Segue abaixo planilha com os custos realizados e previstos.

REALIZADO

mão de obra R$ 1.500,00
motor e cambio R$ 900,00
injecao R$ 800,00
kit flange R$ 450,00
embreagem porcelana R$ 250,00
pincas traseiras marea R$ 300,00
tampa ap cromada R$ 160,00
retífica + peças motor R$ 741,00
calços + tampa redução R$ 450,00
torneiro foc. samurai R$ 50,00
spray R$ 48,00
cromagem R$ 240,00
pedaleiras + console R$ 285,00
focinho samurai R$ 450,00

TOTAL: R$ 6.624,00

AINDA PREVISTO

adaptação ventoinha elétrica R$ ???
óleo de motor R$ 40,00
óleo câmbio R$ ???
óleo diferencial R$???
algumas adaptações R$ ???

TOTAL GERAL: UNS R$ 7.200,00

Acho que deve ficar mais ou menos isso. Minha sorte que vendi o motor original por R$ 2.600,00

Parabens pelo serviço esta mesmo ficando de primeira...:concordo:

desculpe a pergunta mas gostaria de saber qual foi o valor investido ate agora?
e quanto vc acredita que será necessario p/ concluir.:pipoca:

obrigado

RicardoM
05/08/2009, 11:57
Demorou um pouquinho, mas agora os calços do motor estão quase prontos

Pablo Toledo
05/08/2009, 14:00
Ricardo;

Uma curiosidade. Você considerou a hipótese de adaptar o motor do GV/Tracker (2.0) no Vitara?

RicardoM
05/08/2009, 14:26
Bom, quanto custaria o motor do GV com injeção? outro detalhe é que eu precisaria também de um câmbio, pois o de chevette que estou usando no projeto não dá pra colocar nele. Acho que com certeza o projeto ia ficar muito caro mais caro que o AP, e eu continuaria com a manutenção cara.
A vantagem do AP realmente é seu baixo custo de manutenção e a facilidade de se encontrar peças.

Ricardo;

Uma curiosidade. Você considerou a hipótese de adaptar o motor do GV/Tracker (2.0) no Vitara?

Pablo Toledo
05/08/2009, 22:23
Ok, na pressa não tinha me atentado pro fato do câmbio do chevette.

Perguntei pois eu comecei a pensar nessa possibilidade pra quando eu tiver que retificar o motor do meu Vitara, o que não deve demorar. Seria uma forma de matar dois coelhos com uma paulada só (motor novo e mais potência/torque).

O preço gira na casa dos R$ 4 mil. Adaptação é quase plug'n'play segundo informações que consegui em fóruns norte-americanos, mas não conheça que já tenha feito aqui no Brasil.

[]s

RicardoM
05/08/2009, 22:40
Fala Pablo,

No seu caso então realmente é mais fácil a adaptação, e o motor do GV 2.0 é muito forte. Particularmente, não acho que vale apena fazer o motor original 1.6, pois ele vai durar muito mas continuará sendo muito fraco.

Eu tive azar com o meu, pois quebrei o câmbio automático, e ia ficar em torno de R$ 3.000,00 para consertar, daí pensei que valia mais apena colocar logo o AP com câmbio de chevette.

Acho que quando meu projeto ficar pronto, vai ficar muito bom, pois vou ter um carro mais forte e de manutenção bem barata.

Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, estou a disposição.

Abraços

Ok, na pressa não tinha me atentado pro fato do câmbio do chevette.

Perguntei pois eu comecei a pensar nessa possibilidade pra quando eu tiver que retificar o motor do meu Vitara, o que não deve demorar. Seria uma forma de matar dois coelhos com uma paulada só (motor novo e mais potência/torque).

O preço gira na casa dos R$ 4 mil. Adaptação é quase plug'n'play segundo informações que consegui em fóruns norte-americanos, mas não conheça que já tenha feito aqui no Brasil.

[]s

RicardoM
06/08/2009, 10:16
Tá quase lá. Hj acaba de fazer o outro calço, e já vai começar a fazer o mini cardan para ligar o cambio com a redução.

Abraços,

RicardoM
17/09/2009, 19:46
Senhores,

Meu motor já está nos finalmente, e estou na dúvida em relação ao canister original do vitara, pois preciso ligar ele no motor AP e estou em dúvidas quanto suas conexões.

Segue anexo uma foto com legendas para ver se é assim mesmo.

Outra coisa é: Onde vou ligar o respiro no motor no motor AP????

Valeu

grlorenzetti
17/09/2009, 20:01
Canister original do vitara não usei.
O respiro do motor vc liga na admissão depois do filtro de ar.

Senhores,

Meu motor já está nos finalmente, e estou na dúvida em relação ao canister original do vitara, pois preciso ligar ele no motor AP e estou em dúvidas quanto suas conexões.

Segue anexo uma foto com legendas para ver se é assim mesmo.

Outra coisa é: Onde vou ligar o respiro no motor no motor AP????

Valeu

RicardoM
17/09/2009, 20:18
Então o motor vai puxar os gases do canister pela admissão?

grlorenzetti
17/09/2009, 22:38
Peraí,
o respiro do motor que sai de cima do motor vai ligado depois do filtro de ar. O canister o módulo de injeção do AP comanda uma válvula própria. Este realmente num sei onde é ligado.

Então o motor vai puxar os gases do canister pela admissão?

RicardoM
18/09/2009, 01:13
Não sei se procede, mas já me disseram que pode ser feito um furo no coletor de admissão e ligar a mangueira do canister nele, daí o motor faz o reaproveitamento dos gases.

Peraí,
o respiro do motor que sai de cima do motor vai ligado depois do filtro de ar. O canister o módulo de injeção do AP comanda uma válvula própria. Este realmente num sei onde é ligado.

RicardoM
14/11/2009, 10:07
Galera,

Estou com prolemas para instalar o ar condicionado no motor AP no lugar original (LADO DIREITO COLETOR), já comprei o suporte original + compressor original da VW, mas ele bate no suporte do calço do diferencial.

Daí pergunto pra galera que já fez isso. Existe algum suporte para o compressor que fique junto com o alternador e direção? Ou o que devo fazer para instalar o ar?

Agradeço a todos

Ricardo Madureira

Ricardo Luis
14/11/2009, 15:49
Puts xara, vai ficar careca desse jeito, que DEUS te abençoe e encontre logo a solução do Fubika.

RicardoM
14/11/2009, 16:15
Que Deus me ajude xará, mas enquanto não tenho nenhuma luz, vou montar sem ar mesmo, depois vejo o que faço.

A injeção já foi instalada, o eletricista refez todo o chicote pra mim, não tem mais nenhum fio da injeção antiga. Tá show de bola.

Abraços

MRaizer
14/11/2009, 23:47
Galera,

Estou com prolemas para instalar o ar condicionado no motor AP no lugar original (LADO DIREITO COLETOR), já comprei o suporte original + compressor original da VW, mas ele bate no suporte do calço do diferencial.

Daí pergunto pra galera que já fez isso. Existe algum suporte para o compressor que fique junto com o alternador e direção? Ou o que devo fazer para instalar o ar?

Agradeço a todos

Ricardo Madureira

Existe sim. Existe um suporte para o lado direito e outro para o lado esquerdo. Um lembro que fica sozinho. O outro entra no lugar da direção, se bem lembro, e ela vai para o outro lado, sozinha. Precisa dar uma olhada no catálogo da VW pois não lembro bem o que entra onde.

MRaizer
14/11/2009, 23:54
Não sei se procede, mas já me disseram que pode ser feito um furo no coletor de admissão e ligar a mangueira do canister nele, daí o motor faz o reaproveitamento dos gases.

Não, não é bem assim que funciona, e se ligar deste jeito vai acabar até apagando o motor.
Seguinte, tem uma válvula sobre o cânister que fica aberta por uma mola recebendo os vapores do tanque e outra fechada, que liga o cânister (ai sim) ao coletor. Estas válvulas são acionadas pelo vácuo do coletor, invertendo assim as ligações e passando a fechar o lado do tanque (e abrindo para a atmosfera) e abrindo para o lado do coletor (nos carros carburados, ligava ao carburador).

Quanto ao que falei sobre apagar o motor, se for fechado o respiro do tanque, lá pelas tantas o vácuo parcial dentro do tanque será tal que não haverá força suficiente para bombear o combustível para o motor.

RicardoM
15/11/2009, 11:16
Valeu MRaizer,

vou procurar o catalogo de pecas p achar esse suporte.

Abracos

Ricardo

Existe sim. Existe um suporte para o lado direito e outro para o lado esquerdo. Um lembro que fica sozinho. O outro entra no lugar da direção, se bem lembro, e ela vai para o outro lado, sozinha. Precisa dar uma olhada no catálogo da VW pois não lembro bem o que entra onde.

trilha doida
16/11/2009, 18:12
Oi ricardo...!
Este ap seu, é do tipo que tem uma correia só para tocar ar direção e alternador, ou o que usa mais correias...por que isto tambem influencia nos suportes né ?

Semana que vem acho que vou também começar a colocar meu ap 2.0 álcool no lugar...meu motor é antigo carburado e tem varias correias... vou ver se passo ele para uma correia só que me falaram que é mais pratico...
Depois vou ver se pego mais umas dicas com VC que é + experiente... heheehe!
Abraços...

========================
TRILHADOIDA
side5portas-em-construção...ap2.0, +2+2=31

RicardoM
16/11/2009, 18:45
Exatamente, uma correia só que toca tudo, mas ela não dá certo, pois o compressor do ar fica do lado direito(lado do coletor) e bate no calço do carro, que prende o eixo. Tem que ser o esquema de várias correias mesmo.

Hoje a noite vou pesquisar no catalogo de peças da VW e ver se tem um suporte do compressor que fica do lado da bomba d'água.

Depois vou postar tudo detalhado pra facilitar as futuras adaptações da galera.

Dá uma olhada nas fotos.

Oi ricardo...!
Este ap seu, é do tipo que tem uma correia só para tocar ar direção e alternador, ou o que usa mais correias...por que isto tambem influencia nos suportes né ?

Semana que vem acho que vou também começar a colocar meu ap 2.0 álcool no lugar...meu motor é antigo carburado e tem varias correias... vou ver se passo ele para uma correia só que me falaram que é mais pratico...
Depois vou ver se pego mais umas dicas com VC que é + experiente... heheehe!
Abraços...

========================
TRILHADOIDA

trilha doida
17/11/2009, 02:39
Então vc acha melhor deixar meu motor como esta mesmo,,, com o esquema de varias correias ???
-
E quanto ao radiador do motor e do ar,,, quais vc usou ???
E os suportes do motor, foi difícil alinha-los e soldar ???
Hehehe! Desculpa ae tanta pergunta... + é que também to ansioso para montar o meu...!
abraços... !!!
========================
TRILHADOIDA

RicardoM
17/11/2009, 10:05
Eu acho melhor deixar várias correias pelo seguinte motivo. Imagina se vc está em uma trilha no meio do nada e essa correia única quebra, vc vai ficar sem DH, sem alternador e o ar não faz tanta falta.

Agora se vc tem várias correias, se quebrar a do ar, vc consegue ir embora de boa.

Em relação ao radiador e o condensador, usei o do vitara mesmo, mas tive que adaptar uma ventoinha elétrica bem grande. ficou muito boa sua adaptação, mas ainda tenho que testar sua eficiência.

O alinhamento dos suportes é simples. O motor tem que estar preso ao câmbio, e pendurado nas correntes da girafa, depois é só medir os calços, pontear no próprio local, e fazer a solda bruta fora.

Vou colocar as fotos dos suportes e do radiador depois.

No que eu puder ajudar, pode perguntar a vontade.hehehe.

Abraços,

Ricardo

Então vc acha melhor deixar meu motor como esta mesmo,,, com o esquema de varias correias ???
-
E quanto ao radiador do motor e do ar,,, quais vc usou ???
E os suportes do motor, foi difícil alinha-los e soldar ???
Hehehe! Desculpa ae tanta pergunta... + é que também to ansioso para montar o meu...!
abraços... !!!
========================
TRILHADOIDA

RicardoM
19/11/2009, 00:20
Seguem as fotos da ventoinha com o radiador, e dos suportes do motor.

trilha doida
19/11/2009, 03:10
Pois é...vc esta em momentos finais...que bom !

Ricardo ai por Brasília vc não sabe de algum lugar que possa vender um AP 2.0 novo (carburado)... é que na crestana de SP até encontrei ...porem só tem a gasolina e eu quero a álcool...

Eu ate tenho um motor usado aqui para colocar, mais se encontra-se um novo, em um preço legal...eu compraria...
na autorizada VW, eles não vendem mais o 2.0 alcool...

O preço do motor novo na crestana é de 4.999,00 http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6965

O do carbura é ... 1.100,00 http://www.crestana.com.br/produtos.asp?Categoria=50

========================
TRILHADOIDA

RicardoM
19/11/2009, 10:17
Fala ae Trilha doida,

Achei aqui um motor parcial 2.0(novo) a álcool por R$ 6.000,00.

Segue o fone da DISBRAVE: (61)3329-9999

Abraços,

Ricardo

Pois é...vc esta em momentos finais...que bom !

Ricardo ai por Brasília vc não sabe de algum lugar que possa vender um AP 2.0 novo (carburado)... é que na crestana de SP até encontrei ...porem só tem a gasolina e eu quero a álcool...

Eu ate tenho um motor usado aqui para colocar, mais se encontra-se um novo, em um preço legal...eu compraria...
na autorizada VW, eles não vendem mais o 2.0 alcool...

O preço do motor novo na crestana é de 4.999,00 http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=6965

O do carbura é ... 1.100,00 http://www.crestana.com.br/produtos.asp?Categoria=50

========================
TRILHADOIDA

trilha doida
23/11/2009, 12:31
Oi, Ricardo... liguei para a Disbrave hoje e o vendedor falou que não tem este motor para venda.
Você lembra que vendedor te passou esta informação ???
Valeu!!!
====================+
TRILHADOIDA

RicardoM
23/11/2009, 12:48
Fala trilha doida,

Liguei lá na Disbrave, e falei com o vendedor Nilson, ele me falou que o motor parcial tem que ser pedido de fábrica, mas tinha que ver a disponibilidade da fábrica,
Liguei na SAGA(61-3403-9393), falei com o Sergio, e ele me disse a mesma coisa, mas a faixa de preço era R$ 5.500,00.

O motor tem que ser novo?

Pois te sugiro as seguintes opções:

1-Comprar um motor completo usado em bom estado com injeção eletrônica por +- 3.500,00
2-Comprar um motor bem usado e faze-lo depois. O motor sai +- por R$ 1.000,00, sem injeção (com alternador e motor de partida). A minha injeção, comprei por R$ 800,00. E tem que comprar também a bomba da DH(R$ 150,00), compressor do AR (R$ 450,00) e os suportes +- R$ 300,00.

Oi, Ricardo... liguei para a Disbrave hoje e o vendedor falou que não tem este motor para venda.
Você lembra que vendedor te passou esta informação ???
Valeu!!!
====================+
TRILHADOIDA

trilha doida
24/11/2009, 01:24
No momento estou tentando comprar um motorzinho novo pois to aqui com um dinheirinho a + hehehe!
Quanto ao motor injeção sei que é mais moderno... anda + e bebe um pouco menos que carburado...

Porem já to acostumado com carros carburados, tenho 3 antigos no momento (um chevrolet bel air 1951, e dois fuscas, 72, 73)...e já tive outros...como tenho um mecânico de carbura ao lado da minha casa, isto facilita d+...

Tenho também um carro de uso diário que é um toyota injetado...

Quanto a minha preferência ao álcool, e que eu tenho aqui um kit gás... como estou montando este side para andar grandes distancias, principalmente na roça... estou pensando seriamente em tacar este kit na viatura...e pelo menos aqui onde moro carro, a gás, (álcool carburado) é o que menos da problema usando gás... pois o carburador e um sistema bem simples comparado ao injetado, e a taxa de compreçao do álcool casa melhor no gás...

Resumindo mecânica é questão de gosto e perfil... se eu não tivesse este mecânico ao lado da minha casa, montaria com certeza injetado...

...carburador novo eu já achei por 1000,00... só falta agora achar um motor álcool novo em um preço bom...e no mais novo é novo né...hehehe!

Abraços e agradeço pela ajuda...vou ligar para a SAGA...
====================+
TRILHADOIDA

Ruther Mateus
03/01/2016, 19:06
Galera boa noite comprei a pouco tempo um viítara 95 com motor AP 1.6 carburado tenho um problema o cara que colocou o motor tirou o radiador e todo sistema de ar condicionado colocou um radiador do motor AP mesmo alguém sabe me falar algum radiador e condensador que da para adaptar neste carro

RicardoM
04/01/2016, 09:06
Bom dia,

No meu uso o compressor do próprio motor ap e o condensador do Vitara.

Tenta conseguir um condensador usado do vitara. dá uma olhada na www.tracado4x4.com.br

Galera boa noite comprei a pouco tempo um viítara 95 com motor AP 1.6 carburado tenho um problema o cara que colocou o motor tirou o radiador e todo sistema de ar condicionado colocou um radiador do motor AP mesmo alguém sabe me falar algum radiador e condensador que da para adaptar neste carro

gustavo costa
06/01/2016, 18:44
Boa noite,tenho um vitara 1992 1.6 8v motor original carburado que está parado por defeito na bomba de combustível alguém sabe por qual posso substituir

alexandre sena
06/08/2016, 21:09
olá galera, acabei de trocar minha Nissan Pathinder 99 por um vitara adaptado (questões de money) e achei o carro bem esperto, embora tenha que acabar arcando com alguns acabamentos tipo tapetes, lampadas, borrachas e a instalação do ar que o antigo dono na adaptação preeriu não colocar, no mais o carro está muito bom. Gostaria de alguns bizus pois nessa questão de adaptação sou totalmente leigo. O motor é um AP carburado do GOL 1.8, já está com o condensador do ar e tudo, alta só colocar o compressor mangueiras gas e o resto :)