Conectar

Ver Versão Completa : Suspiro de oleo e coletor de ar da Ranger

lucasam
21/03/2009, 18:14
Ola moçada.

Seguinte
A mangueira que liga o filtro de ar na turbina da minha rager rasgou.
A parte estragada da mangueira é aquela em S que conecta na turbina.

A questão é a aseguinte.
Essa mangueira tem uma derivação bem fina que conecta ao respiro de óleo do motor.
Qual a função do respiro de óleo do motor jogar seus excedentes para a entrada de ar da turbina?
Posso trocar a mangueira do coloetor de ar por uma mangueira genérica e jogar o respiro de óleo do motor para fora?

Kim
21/03/2009, 18:26
Caro lucasam!

Poder, pode!

Mais...

Todo o vapor/fumaça que o motor produz, sai por ali, se jugar na atmosfera, ficará saindo fumaça, principalmente se o motor estiver "cansado".

Coloque um,a genérica, mais tente colocar o respiro como no original.

Vá em uma loja de escapamentos (de preferencia a uma que faça adaptações) e faça um "T", onde o principal é o diâmetro da mangueira de ar com uma derivação para o respiro.

Assim, não terá mais problemas.

Abraços.

Kim.

Edintruder
21/03/2009, 20:52
A propósito, se fores parado em uma barreira de fiscalização e alguém reparar nesse tubo solto da admissão, dá multa por poluição do ar, da mesma forma que ocorre quando o motor está queimando muito óleo.
Isso serve justamente para reduzir a poluição que o motor gera.

Anthoniusnikos
22/03/2009, 00:41
Geralmente essas mangueiras rasgam porque são colocadas em cima de abraçadeiras das mangueiras do radiador (InterKiller). Os porcânicos, por preguiça, deixam o parafuso das abraçadeiras para cima, e com as vibrações vai havendo o roimento, até furar as mangueiras que estão assentadas sobre eles.
Sugestão: Compra uma original ou semelhante, ou faça uma igual.
Cuídado: Os vapores que saem do respiro (anti-chama) podem inflamar-se, e são carcinogênicos.
Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 15:42
Os vapores que saem do respiro (anti-chama) podem inflamar-se, e são carcinogênicos

precisa de mais algum motivo para manter o cpv funcionando regularmente?

lucasam
22/03/2009, 18:40
So para agente ter certeza que estamos falando da mesma coisa.

Abaixo a foto da mangueira que esta rompida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=410&pictureid=3413

O rompimento no detalhe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=410&pictureid=3416
Como da pra ver na foto 2 a mangueira cortada tem um acesso do lado direito que liga a uma peça que eu acredito ser o suspiro de óleo do motor.

Abaixo a foto da peça que eu acredito ser o suspiro de óleo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=410&pictureid=3415

1 - Eu acredito que os gases que saiam do suspiro de óleo não sejam muito diferentes dos gases do escapamento.
2 - O que eventualmente sair do suspiro será sugado pelo coletor de ar do motor e irá ser queimado. O que parece uma boa idéia para não deixar o motor sujo de óleo ou pingar na garagem.
3 - Pelo que fui informado esse óleo que sai do suspiro não é o óleo que lubrifica a turbina, portanto não vejo qual o mal em desconectar esse respiro e jogar ele para baixo.

Pediria que me digam onde meu raciocínio está errado

Ja esclarecendo o motor está sujo porque o porco que efetuou a ultima troca de óleo fez essa lambança (a única vez em 2 anos que não fui eu mesmo que troquei).

A mangueira na ford custa oitocentos e alguns reais.
Ontem achei uma para fazer pedido no paralelo por 150. Não vi a peça, não tenho certeza que tem a entrada do suspiro.
Tentei fazer uma emenda, mas as borrachas são muito duras, acredito que irão rasgar.

Walter L. L. Casitta
22/03/2009, 20:19
Na verdade essa mangueira custa R$215,00 (preço de lista, tem que chorar um desconto). Também poderia ser encontrada numa revenda MWM mais barata ainda...

cRiPpLe_rOoStEr
22/03/2009, 22:05
1 - Eu acredito que os gases que saiam do suspiro de óleo não sejam muito diferentes dos gases do escapamento.
2 - O que eventualmente sair do suspiro será sugado pelo coletor de ar do motor e irá ser queimado. O que parece uma boa idéia para não deixar o motor sujo de óleo ou pingar na garagem.
3 - Pelo que fui informado esse óleo que sai do suspiro não é o óleo que lubrifica a turbina, portanto não vejo qual o mal em desconectar esse respiro e jogar ele para baixo.

1 - NÃO é o mesmo gás do escapamento. É vapor de óleo lubrificante CRU misturado com subprodutos da queima do óleo, carcinogênico como diz o anthoniusnikos... se óleo não queimasse o nível não abaixava, e se não tivesse o respiro talvez o motor até explodisse dependendo da temperatura que fosse atingida...
2 - o vapor do respiro é queimado para reduzir o impacto ambiental... mesmo um vazamento é nocivo ao ambiente, pode até penetrar no lençol freático...
3 - ainda acha que vale a pena tirar o respiro?

cbridi
23/03/2009, 10:39
A peça que você acredita ser o "respiro de óleo do motor" é a válvula PCV. Use o Google para pesquisar e você verá a importância (e obrigatoriedade) dessa válvula para combater a poluição.

[]'s

Anthoniusnikos
23/03/2009, 15:05
Lucas, melhor recolocar a mangueira original, e lavar esse respiro (válvula PCV) com água e detergente.
Aproveita e lava esse motor, cara ! :concordo::concordo::concordo:
Sobre a válvula PCV ou respiro (exigência Euro II), o forista Tavares escreveu, muito bem: "Na válvula PCV, durante a operação do motor, os gases que escapam da câmara de combustão são acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem emissões prejudiciais tais como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar.
O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo. A tensão da mola da válvula é projetada especificamente para cada motor.
A tensão da mola controla o fluxo de vapores do cárter do motor. Isto impede a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo.
O ar fresco do filtro de ar é suprido ao cárter. Lá, o mesmo é misturado com gases que escapam do processo de combustão. A mistura de ar fresco e gases passa através da válvula do PCV para o coletor de admissão. Deste ponto, a mesma circula dentro do motor e é queimada no processo de combustão.
Falha da válvula do PVC ou uma aplicação incorreta pode causar a formação de lama no cárter, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor."

Abs
Anthon

lucasam
23/03/2009, 16:06
Valeu moçada

Não realizo nenhuma manutenção na Viatura sem entender bem o problema. Utilizo essa estratégia justamente para ir aprendendo a cada dia.

E é exatamente por isso que insisti no tópico.

Fica bravo comigo não Criple :-D

cRiPpLe_rOoStEr
23/03/2009, 17:18
arruma logo esse pcv então...

Anthoniusnikos
24/03/2009, 03:24
Lucas, nota 10 pelas fotos. Se a maioria fizesse assim, seria mais produtivo.
Deixa o Kripta dar os seus kriptekos. Ele está aprendendo também.
Todos nós não sabemos tudo. Tem uns que sabem mais que os outros. Logo, estamos sempre aprendendo.
Abração
Anthon

Rogergodoi
11/09/2015, 21:07
Amigos,

A cada dia me apaixono mais pelos tópicos do site. A minha em questão está com este antichamas rompido e vazando óleo a vontade... Estou a procura de um novo.

Sugestões de site

Abraço,

Rogerio

Edintruder
12/09/2015, 21:14
Roger, procura nas autorizadas MWM/International. Esse tipo de peça não compensa comprar segunda linha. Bota tudo original que irá durar mais 15 anos.