Ver Versão Completa : Troca de Óleo com 1000km??? Ajudem....
leosantanna
25/10/2004, 14:27
Bom tô com minha XTerrra chagando a revisão dos 1000km, o manual sugere troca a cada 10.000km mas os técnicos da concessionária disseram ser um erro não trocar já agora com 1000km pois esse oleo poderia conter limalhas, etcetcetc.... E Trocar seria uma boa prática...
Bom a mais de vinte anos não ouvia falar da necessidade disso em motor "amaciando", "limalha de ferro" e tals....
Mas, sem tem um mas, sou newba em motores Diesel... e queria saber de vocês o que fazer....
Devo ou não trocar esse oleo de 1000km ?? (8 litros + filtro)
[]'s
Martin Melcop
25/10/2004, 14:33
Leo,
se vc realmente tiver que trocar o oleo, não o faça na concessionária, pois vão te cobrar fácil umas 300$ latinhas, o que é um roubo.
Vai num casa de óleo e faça o serviço, em tempo o Trolha com o mesmo motor só tem que fazer a primeira revisão ao 5.000 Km, que é quando devo trocar o primeiro óleo dele. ;)
[]´s
Jorge Grego
25/10/2004, 14:36
Eu trocaria o oleo e o filtro.
leosantanna
25/10/2004, 14:38
O Custo é 14 o litro mais 70 o filtro.... 170 aprox...
Tenho que ver em rel a garantia se essa porra (quando obrigatória) não terá que ser feita na autorizada....
[]'s esperando respostas
Afonso Carlos
25/10/2004, 15:00
os técnicos da concessionária disseram ser um erro não trocar já agora com 1000km pois esse oleo poderia conter limalhas, etcetcetc.... E Trocar seria uma boa prática...
Bom a mais de vinte anos não ouvia falar da necessidade disso em motor "amaciando", "limalha de ferro" e tals....
Mas, sem tem um mas, sou newba em motores Diesel... e queria saber de vocês o que fazer....
Devo ou não trocar esse oleo de 1000km ?? (8 litros + filtro)
[]'s
Ok, Leo, os técnicos da concessionária estão cobertos de razão.
É prudente sim trocar o olêo com baixa kilometragem no periodo de amaciamento do motor, as limalhas que se referem existem sim, em motores novos, ainda que minusculas ficam suspensas no olêo e circulam em todo o motor, devido ao assentamento das peças se dar corretamente somente no periodo de amaciamento do motor, pedaços se soltam principalmente de bronzinas e aneis.
Trocando o Olêo e o filtro vc está aumentando a vida util do seu motor.
Em nossa empresa quando algum cliente, utiliza nossos serviços para retifica de motores recomendamos a primeira troca em 500 KM.
Isto vale para todos os motores 4 tempos que se utilizam de lubrificação forçada.
É bom lembrar também que é totalmente inadequado trocar o olêo e não filtro.
TROCAR O OLÊO E NÃO TROCAR O FILTRO, É O MESMO QUE TOMAR BANHO E NÃO TROCAR A CUECA.
Um abraço Afonso Carlos.
jeferson
25/10/2004, 15:10
leo alem disso é muito bom trocar o oléo do seu carro antes do limite de troca, por exemplo uso um oleo na minha cherokee que é para 5000km mas procuro trocar sempre um pouco antes com no maximo 4000km e sempre troco o filtro quando faço a troca de oléo, na cheroka eu uso Mobil 4T...
Abraços
Elmer_Jeep
25/10/2004, 22:20
Pode trocar, óleo e filtro :wink:
Sem dúvidas, eu trabalho com retífica de motores e tudo o q o Afonso citou acontece mesmo(quem conhece um motor por dentro sabe).
O q eu recomendo à meus clientes pra motor retificado(reformado) ou mesmo novo como é o seu caso, fazer a primeira troca(óleo e filtro) com 500 km, a segunda com 1500 e depois desta apenas a cada 3 mil, sempre óleo + filtro.
Se for óleo sintético ou especial sei lá troque na metade do tempo que ele é recomendado.
Bom, tá aí as dicas, se vc quiser um motor pra rodar 300mil km sem problemas vai por nós :D
1[] 8)
... os técnicos da concessionária disseram ser um erro não trocar já agora com 1000km pois esse oleo poderia conter limalhas, etcetcetc.... E Trocar seria uma boa prática...
Leo,
Estranho não haver prescrição no manual. Todos os veículos zero km que adquiri, na 1a. revisão tiveram troca de óleo e filtro, sim. Exatamente como disse o Afonso e o Elmer, metal particulado minúsculo, está misturado ao óleo lubrificante. Isto ocorre durante toda a vida do motor, porém na fase de amaciamento a incidência é bem maior pois todos os componentes estão muito justos e com cantos vivos, mais "afiados".
É bom lembrar também que é totalmente inadequado trocar o olêo e não filtro. Pô Afonso, troco o óleo da Toya a cada 5.000 km, e o filtro a cada 10.000 km, religiosamente. Se entendi direito, você recomenda que se troque o filtro juntamente com o óleo, em todas as trocas de óleo?
[]´s
Na prática se vc não trocar o filtro vai continuar rodando com cerca de 1 L de oleo velho. Na Hilux troco de mais ou menos a cada 3000kms, e o filtro troca sim troca não.
Abraços
Acho muito desperdício tocar o óleo antes.
A tecnologia dos óleos avançou muito.
Anos atrás quando eu corria de Rally usava um óleo que poderia rodar 50 mil kms num veiculo de rua.
Lembrando que não é só o dinheiro que vai gastar mais, mas vai poluir mais o ambiente, etc e tal.
Na prática se vc não trocar o filtro vai continuar rodando com cerca de 1 L de oleo velho. Eu troco o óleo a cada 5.000 km e o filtro, troca sim troca não. Porém, após escorrer o óleo (na troca "não"), recoloco o bujão, dou a partida e viro o motor por meio minuto, em marcha lenta. Assim o óleo que estava no filtro também escorre. Abro o bujão e termino de esgotar o óleo. Desta forma pouco resta do óleo velho.
[]´s
Elmer_Jeep
26/10/2004, 10:08
Na prática se vc não trocar o filtro vai continuar rodando com cerca de 1 L de oleo velho. Eu troco o óleo a cada 5.000 km e o filtro, troca sim troca não. Porém, após escorrer o óleo (na troca "não"), recoloco o bujão, dou a partida e viro o motor por meio minuto. Assim o óleo que estava no filtro também escorre. Abro o bujão e termino de esgotar o óleo. Desta forma pouco resta do óleo velho.
[]´s
E o filtro velho mesmo sem o óleo velho está com o papel impregnado de óleo queimado e até mesmo cheio de partículas metálicas. Com tudo isso já não fará uma filtragem ideal no novo óleo que foi trocado :wink:
Lembrando que não é só o dinheiro que vai gastar mais, mas vai poluir mais o ambiente, etc e tal.
Dependendo de onde se troca o oleo eles tem esquemas de reciclagem, isso é importante.]
Abraços
Samurai_MOA
26/10/2004, 11:11
Acho q deveria fazer a troca e na nissan mesmo, eh um dinheiro a mais q vc gasta agora, mas o carro soh tah com 1000 km rodados, se der um problema no motor (q nao eh impossível, pode ainda haver problema de fabricação) vc pelo menos tem como argumento de que seguiu as recomendações do fabricante! :wink:
Com tudo isso já não fará uma filtragem ideal no novo óleo que foi trocado Elmer, mas vc também troca o filtro a cada troca de óleo? É realmente necessário?
Dependendo de onde se troca o oleo eles tem esquemas de reciclagem É isso aí , Nando. Acho que em SP, a grande maioria dos postos revendem o óleo usado para reciclagem. Mas mesmo assim, procuro manter a periodicidade da troca dentro do que estipulou a engenharia de fábrica. Aliás, entendo que deve ser obedecida a especificação do fabricante do veículo, e não a do fabricante do óleo. Você troca a cada 3.000 km por causa da utilização do turbo, é isso?
[]´s
Afonso Carlos
26/10/2004, 11:37
Acho muito desperdício tocar o óleo antes.
A tecnologia dos óleos avançou muito.
Anos atrás quando eu corria de Rally usava um óleo que poderia rodar 50 mil kms num veiculo de rua.
Ok, mas lembre-se existem vários fatores para se definir periodos de trocas, mas o determinante não é a qualidade do Olêo novo, e sim, a quantidade de impurezas que o motor deposita no mesmo o que varia drasticamente de motor para motor e de condutor para condutor.
Só para exmplificar: Atendemos diverssas BMW em nossa empresa das quais muitas do modelo E-46 que se le também como serie 3 a partir de outubro de 1998, as quais a troca de Olêo são indicadas no painel.
Estes Carros levam em consideração para solicitar trocas de olêo não somente a kilomentragem, mas principalmente as condições de uso do mesmo, pois trocamos Olêo de carros com até 25000 KM o que é limite, e também de carros do mesmo ano e modelo, com muito menos Kilomentragem, não é incomun o carro solicitar a troca em 5 ou 6000KM.
O que quero dizer é o seguinte, não adianta comprar Olêo para 10.000 KM
Se o mesmo vai estar contaminado com 4 ou 5.000 KM. Quem especifica periodos de trocas, são os fabricantes de motores e não os fabricantes de olêo.
Existem sim olêos com maior resistencia as adverssidades encontradas nos motores, mas a experiencia me mostra, que não são milagrosos como muitas vezes prometem.
Lembre-se o olêo lubrificante é o sangue do seu motor.
Um Abraço Afonso Carlos.
Elmer_Jeep
26/10/2004, 11:51
Com tudo isso já não fará uma filtragem ideal no novo óleo que foi trocado Elmer, mas vc também troca o filtro a cada troca de óleo? É realmente necessário?
Nos meus carros eu faço isso religiosamente, trabalho com retífica de motores, faço de tudo pra manter a durabilidade dos meus motores.
Aqui na retífica sempre chegam motores batidos(fundidos) com menos de 50 mil rodados, tudo por causa desse papo de óleo pra 15mil km. :?
Afonso Carlos
26/10/2004, 11:55
Aqui na retífica sempre chegam motores batidos(fundidos) com menos de 50 mil rodados, tudo por causa desse papo de óleo pra 15mil km. :?
E acho que não é mera coincidencia, aqui também temos vários casos.
Um abraço Afonso Carlos.
jeferson
26/10/2004, 11:58
Fora isso nosso combustivel não é la essas coisas tambem... é melhor prevenir do que remediar.... :lol: :lol: :lol:
leosantanna
26/10/2004, 12:00
Pausa para Observaçao:
Afonso e suas frases:
"TROCAR O OLÊO E NÃO TROCAR O FILTRO, É O MESMO QUE TOMAR BANHO E NÃO TROCAR A CUECA. "
"Lembre-se o olêo lubrificante é o sangue do seu motor."
"CAVALO QUE ANDA COME. "
Simplesmente D+
[]'s Admirados...
Afonso Carlos
26/10/2004, 12:14
Ok Leo, depois de tantos anos sentido cheiro de gasolina / diesel / alcool, vc começa a ter sentimentos pelos mesmos.
É por isso que eu adoro este espaço, sinto que muitos são como eu, inclusive vc.
Um grande abraço a vc e a todos fãs das máquinas, Afonso Carlos.
E acho que não é mera coincidencia, aqui também temos vários casos.
Ok, quanto à troca do óleo, estamos todos de acordo. Mas a minha dúvida é:
... mas vc também troca o filtro a cada troca de óleo? É realmente necessário?
Ou basta fazer a troca de óleo dentro da especificação, e a de filtro a cada duas trocas de óleo?
[]´s
Afonso Carlos
26/10/2004, 12:35
Ok, Jamais troque o olêo sem trocar o filtro, o oleo novo vai se contaminar com as impurezas do filtro o que torna seu motor menos protegido.
Lembre-se : O FILTRO É A LIXEIRA DO SEU MOTOR.
Elmer_Jeep
26/10/2004, 12:47
Fora isso nosso combustivel não é la essas coisas tambem... é melhor prevenir do que remediar.... :lol: :lol: :lol:
Com certeza, a baixa qualidade dos combustíveis contamina o óleo diminuindo sua viscosidade.
Dependendo de onde se troca o óleo eles tem esquemas de reciclagem, isso é importante.
A reciclagem é o básico do básico.
Mas para colocar um litro de óleo novo no seu veiculo tem muitas outras coisas que causam poluição.
Desde a fabricação, transporte, embalagem, etc.
É uma visão muito limitada achar que uma simples reciclagem do óleo usado resolve o problema de poluição, aquecimento global, etc.
É uma visão muito limitada achar que uma simples reciclagem do óleo usado resolve o problema de poluição, aquecimento global, etc.
Quer resolver? Vende a Cheroca e compra uma bicicleta então. Esse negócio de "eu faço a minha parte" pra mim é psicologia infantil de grupo de auto-ajuda.
Elmer_Jeep
27/10/2004, 11:25
...Esse negócio de "eu faço a minha parte" pra mim é psicologia infantil de grupo de auto-ajuda.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Já EU acho falso moralismo. :wink:
Pessoal,
Duas coisinhas:
Troque o óleo na especificação do manual. Se o cara da concessionária insistir, mude de concessionária.
Klendatu e desafetos, por favor troquem suas mensagens de amor no Moderados
[]'s
Bom dia a todos. Caro Luca, vi sua observação (Eu troco o óleo a cada 5.000 km e o filtro, troca sim troca não. Porém, após escorrer o óleo (na troca "não"), recoloco o bujão, dou a partida e viro o motor por meio minuto, em marcha lenta. Assim o óleo que estava no filtro também escorre. Abro o bujão e termino de esgotar o óleo. Desta forma pouco resta do óleo velho. ) e quero dizer-lhe que apesar de sua boa intenção, não conseguirás seu objetivo dessa forma, pois quando você baixa o óleo de seu motor, o pescador de sua bomba não irá encontrar óleo p/ alimentar o circuito de lubrificação, logo o óleo que resta em seu filtro não será empurrado p/ fora pois não haverá pressão no sistema, uma vez que não existe bomba de óleo dentro do filtro.
Ao fazer isso você expõe partes críticas do motor a um atrito p/ o qual elas não foram projetadas. Algumas partes do motor ( como mancais, etc ) devem funcionar em condições mínimas de pressão de óleo, e não sob uma película residual, que terá de aguentar por + ou - 30 longos segundos.
Caro luca, saiba que o momento de maior desgaste ( mais crítico ) p/ motores em condições normais de uso, é o momento da partida a frio e o da partida a seco ( após uma troca de óleo ), que em alguns motores de alto desempenho ou em grandes MDs, é contado e registrado como um dos indicadores de vida útil do motor, (através do contador de partidas) inclusive em turbinas aero-derivadas ou não.
Evite fazer isso novamente, e procure orientar a quem lhe ensinou esse "macete" a não difundir esse tipo de informação. Sei que sua intenção foi das melhores, mas as consequências desse método de "limpesa" serão sentidas mais tarde, e acredito que não queiras realmente isso.
Grande abraço, Luca e espero ter ajudado.
Biclicleta eu já tenho.
E realmente uso pouco a Cherokee.
Muitas coisas vou a pé mesmo; que é ainda mais saudavel.
as consequências desse método de "limpesa" serão sentidas mais tarde. Ok, Cowboy. Depois deste bate-papo, vou trocar o filtro juntamente com o óleo, em toda troca. Na realidade, nunca me recomendaram fazer isso. É invenção minha, mesmo. Os caras dos postos até ficam putos quando eu peço isso. Têm que subir e baixar o elevador duas vezes. Mas vou abandonar o método. Somente postei aqui, para obter opiniões dos colegas. Consegui o intento. Grato pelas informações. Vc. já trabalhou com motores, ou afins?
[]´s
Sim, ainda trabalho. Não exatamente com mecânica de automóveis, mas isso é pré-requisito.
Trabalho com motores de combustão contínua, mas já trabalhei com MDs, MGs, etc...
Adoro mecânica, e tenho certeza de que sempre há muito a aprender, aliás é isso que torna tudo fantástico. O desafio!
Grande abraço.
Voltando ao começo da conversa, que diabo de filtro e óleo caros são estes? O filtro de óleo original da Toyota (olha que eles arrancam o couro) custou menos de 40 latinhas na concessionária de BH. E o óleo, para troca a cada 5000km não vai custar mais do que 8 pratas o litro.
Será que estou usando o óleo errado a mais de 280.000km?
Danniel Pizatto
29/10/2004, 04:59
Além do cara ser mal educado ainda por cima estoura a barra de rolagem da página...
guilhermeabreu
31/10/2004, 16:58
Mais lenha na fogueira
Conversando com um engenheiro mecanico; ele me sugeriu para q um motor durasse muita quilometragem, deveria tomar 2 providencias:
1º- Colocar outro sensor de temperatura com sinal visual (luz vermelha) ou sonora ( cigarra ), para nao passar despercebida um super-aquecimento.
2º- Colocar MOLICOTE A-2 junto com o oleo do motor como recomenda o fabricante do molicote.
RESULTADO: A partir dai comecei a usar o MOLICOTE A-2 troca sim troca nao.
CONCLUSÃO: Qdo troquei a correia dentada da minha BONEQUINHA (toyota sw4 93 com 187000 Km numa concessionaria para garantia do serviço, qual minha surpresa? Com 27000 Km rodados após a troca da correia ela arrebenta. A GARANTIA e de 100.000 KM ; e a concessionaria me avisou q a correia só arrebenta qdo trava o rolamento do esticador, e foi o que aconteceu. PERDI TOTALMENTE A CONFIANÇA EM CONCESSIONÁRIAS. pq ela nao me sugeriu q deveria trocar tambem o esticador? MÁ FÉ.)
CONCLUSÃO FINAL: qdo fui trocar as valvulas , sede de valvulas e etc. o mecanico ficou surpreso com o desgaste das camisas ( cilindros ) , disse que com aquela quilometragem NUNCA havia visto um motor sem desgaste nenhum como estava; que normalmente ele manda brunir as camisas e tocar os aneis. MAS que no meu caso nao precisaria.
Aí perguntei se aquilo que aconteceu nao poderia ser pelo uso do MOLICOTE? Na mesma hora respondeu ; com certesa.
MORAL DA HISTÓRIA: VALE A PENA USAR MOLICOTE A-2 NO MOTOR ALEM DAS TROCAS DE ÓLEO REGULARES DEPENDENDO DO USO. EM POEIRAS E TRABALHOS FOÇADOS TROCAR COM A METADE DA QILOMETRAGEM INDICADA ASSIM COMO A TROCA DOS FILTROS ( AR , ÓLEO E COMBUSTÍVEL)
Guilherme,
Me desculpe, mas talvez não tneha entendido corretamente sua descrição. Não sei se vc questiona ou afirma quanto a adicionar Molycote ao óleo lubrificante.
Vamos por partes, já dizia Jack. 1o) Não sei se foi o uso do Molycote que protegeu seu motor. Vamos aguardar o Jipeiro RR e o Afonso Carlos, que são do ofício, emitirem opinião. Se você é o primeiro dono de seu carro, sabe como ele foi tratado e lubrificado. Talvez num tenha nada a ver com o Molycote o bom estado interno do motor. Além disso, Toyota é bom prá c@r@lh0. Se você não é o primeiro dono, não saberá como o carro foi tratado e lubrificado. Comprova que Toyota é bom prá c@r@lh0. 2o) A correia dentada não arrebentou por usar, ou não, o Moly. O esticador não tem nada a ver com o óleo lubrificante usado. Ele não faz pertence ao circuito de lubrificação forçada. Ele tem lubrificação permanente, interna, própria, em rolamento selado. Com ou sem Moly, um esticador fim-de-vida, pifa. Mas não é com 100.000 km o fim de vida do esticador. Tem algo errado. Verifique. Talvez seu carro tenha muito mais do que 100.000 km. Talvez um neguinho de lava-jato tenha enfiado o bico d´água pressurizada numa fresta da caixa da correia dentada e com o tempo o rolamento do esticador se deteriorou. Talvez neguinho da concessionária não tenha fixado corretamente o esticador. Talvez por isso, neguinho tava elogiando o seu motor prá te alisar e esconder c@g@d@. Aliás, ele falou c@g@d@, quando disse que o esticador pifou por conta do uso do Molycote. É triste, mas pode ser verdade.
[]´s
Elmer_Jeep
01/11/2004, 11:39
Luca, pelo q entendi da mensagem do guilherme ele quis dizer o seguinte:
Pelo fato do rolamento tensor ter quebrado a correia dentada ele teve a oportunidade de ver o motor por dentro e o mecânico ficou admirado com o estado de conservação do motor, isto é, não apresentava desgaste com 187mil km rodados.
Guilherme, com certeza o excelente estado de conservação dos cilindros do bloco do seu motor seu deu com ajuda do molykote. Lembrando que pra quem mantém uma troca de óleo e filtro regular pode alcançar a mesma kilometragem sem o uso de aditivos.
Já tive uma toyota band ano 96 motor 14B e rodou exatamente 400mil km. Quando resolvemos abrir pra fazer a retífica os componentes foram pro primeiro passe 0,25.
Eu pessoalmente não conheço o molykote, meu pai disse que usava quando trabalhou na aviação (em 1900..e antigamente) e o resultado é satisfatório.
[]'s
Não é recomendado o uso nenhum aditivo aos óleos. A não ser que seja recomendado como no caso dos diferenciais de discos.
Cada dia mais a formulação dos óleos estão mais sofisticadas.
O ideal é sempre ficar na mesma marca/modelo de óleo, ou no maximo trocar de modelo e ficar na mesma marca.
Óleos diferentes ou aditivos podem levar a perda de caracteristicas por reação dos óleos ou seus componentes.
É comun um desgaste acentuado em transmissões mecanicas por uso de aditivo. O que desgasta não são as engenagens mas os outros componentes. Alguns até precisam de um certo atrito para funcionar corretamente.
A dica é seguir as recomendações do fabricante do veiculo, mas sempre tocando o filtro nas trocas de óleo do motor.
guilhermeabreu
01/11/2004, 13:53
GRANDE ELMER jipeiro RR
OBS : O MEU MOTOR QDO TROCOU A CORREIA DENTADA ESTAVA COM 187.000 Km E QDO ARREBENTOU ESTAVA COM 214.000 Km RODADOS COMO HAVIA DESCRITO ANTERIORMENTE. Isto é 27.000Km após a troca da correia.
Levei um susto qdo li o comentario do LUCA; vc ELMER entendeu minha exposiçao. Desculpa LUCA,vc não entedeu o que escrevi. Nao afirmei que a correia arrebentou por causa do MOLYCOTE ;não tem nada a haver uma coisa com outra.
EU ACREDITAVA em concessionaria ate acontecer o meu incidente. HOJE neste mundo globalizado , o que importa é o LUCRO; portanto , acredito que as concessionarias OMITEM muitas coisas para o cliente para poder ter o cliente mais vezes com eles e FATURAR MAIS.
Falando em MOLYCOTE, qdo estive no FESTIVAL BRASIL OFF-ROAD, eles estavam lá e explicou o que era o produto. CONVENCEU a mim; mas só passei a usar , quando um ENGENHEIRO MECANICO me orientou e recomendou; por experiencia própria na manutençao das maquinas da usina de açúcar que ele foi contratado para tal. Para vc ter uma idéia, antes da chegada dele , a usina fazia 12 motores por ano numa media de 5 anos; após a contratação dele passou a fazer 5 motores por ano, e ele já estava ha 3 anos. ESTE ENGENHEIRO so fez aquelas 2 medidas preventivas que eu postei anteriormente.
ESTE MOLYCOTE são micropartículas de bissulfeto de molibdênio que aderem na camisa e os anéis nao entram em contacto com a camisa, por isto dimimui muito o desgaste. ELE o ENGENHEIRO relatou tambem que um caminhão de lá bateu com o carter numa pedra e andou 60 km sem óleo e não aconteceu nada com o motor.
CONCLUINDO: Partindo de um ENGENHEIRO MECÂNICO uma orientação desta, e com a esperiencia dele nesta área e sendo amigo meu ,eu não vou acreditar?
E meus amigos daqui comenta que nenhum carro me aguenta, pois só ando correndo demais. Para aguentar vc(EU) só UMA TOYOTA COM MOLYCOTE A-2 e um ENGESA CORAÇAO VALENTE. VALEWSSSSS?
Luiz Claudio
01/11/2004, 17:43
Não é recomendado o uso nenhum aditivo aos óleos.
Cada dia mais a formulação dos óleos estão mais sofisticadas.
Óleos diferentes ou aditivos podem levar a perda de caracteristicas por reação dos óleos ou seus componentes.
Eu fiz vários cursos sobre óleo lubrificante automotivo e concordo plenamente com o Wallace...
Os óleos modernos são concebidos depois de inúmeros testes e acertos em sua formulação, por engenheiros que atuam exclusivamente nessa área.
Adicionando nesse óleo qualquer outro aditivo você acaba mudando sua composição original (aquela que foi testada e aprovada em infinitos testes) e essa mudança, na maioria das vezes, é prejudicial.
Só pra exemplificar, os carros de F-1 da Ferrari usam nas pistas o mesmo óleo lubrificante que tem a venda nos postos Shell, o Shell Helix Ultra, sem a adição de nenhum outro aditivo.
[]'s...
Só pra exemplificar, os carros de F-1 da Ferrari usam nas pistas o mesmo óleo lubrificante que tem a venda nos postos Shell, o Shell Helix Ultra, sem a adição de nenhum outro aditivo.
Ai eu duvido disso em muito.
Eles deve até usar com óleo diferente por prova.
No combustivel acho que isso não é mais possivel por regulamento.
Wallace,
Tenho um primo que trabalha na Shell, na área de lubrificantes e ele disse o mesmo que o Luiz Cláudio falou, que o lubrificante é o mesmo que é vendido, sem tirar nem por nenhum aditivo.
[]'s
Schneider
17/11/2004, 13:46
Pausa para Observaçao:
Afonso e suas frases:
"TROCAR O OLÊO E NÃO TROCAR O FILTRO, É O MESMO QUE TOMAR BANHO E NÃO TROCAR A CUECA. "
"Lembre-se o olêo lubrificante é o sangue do seu motor."
"CAVALO QUE ANDA COME. "
:D essas eu vou adotar... Leo se esta amaciando o cara tá com razão... tem que trocar o óleo e filtro com menos da metade do tempo total de troca especificado pela montadora... aí varia de uma para outra esse período.
Se o teu veículo esta na garantia... vale mesmo seguir o que os técnicos recomendam... mas se vc tiver a possibilidade de efetuar esta troca fora da concessionaria... o custo vai ser muito menor ... mas mantem os procedimentos deles...
Ronaldo B.
22/11/2004, 16:06
Só tenho uma dúvida.....
Será que o óleo que a Shell vende é igual ao que vai no carro do Rubinho ou igual ao que vai no carro do Alemão ??? :roll: :roll:
[]`s
Só tenho uma dúvida.....
Será que o óleo que a Shell vende é igual ao que vai no carro do Rubinho ou igual ao que vai no carro do Alemão ??? :roll: :roll:
[]`s
O óleo é o mesmo, o que muda é o braço.