Conectar

Ver Versão Completa : Durabilidade do motor D-4D

valeriano
11/03/2009, 17:52
Pessoal,

alguém sabe a durabilidade dos motores das novas Hilux 3.0?
Sei que a durabilidade não é a mesma das antigas, mas quando trocar minha Band (em alguns anos), gostaria de ter um carro 0km nas mãos. De preferência uma picape e que tenha uma durabilidade beeeeeeem longa.

Walter L. L. Casitta
11/03/2009, 20:14
Pessoal,

alguém sabe a durabilidade dos motores das novas Hilux 3.0?
Sei que a durabilidade não é a mesma das antigas, mas quando trocar minha Band (em alguns anos), gostaria de ter um carro 0km nas mãos. De preferência uma picape e que tenha uma durabilidade beeeeeeem longa.

Hilux 300.000Km. Se precisar mais que isso vai de F250, 1.000.000KM

Sfranco
11/03/2009, 20:46

Só 300.000 KM ??

Será que não dependeria muito do uso?? (urbano, viagens longas, etc??)

Também pretendo adquirir no futuro uma toyota "pra casar"..ppte pra viajar, mas acreditava que a durabilidade desses motores seria maior..em torno de uns 500.000km...

Abços

valeriano
11/03/2009, 21:33

300.000? Sei não heim. Isso é quilometragem de carro de passeio a gasolina.
O voyage do meu sogro tá com quase isso e tá longe de precisar fazer motor.

Se for isso mesmo, cato uma Bandeirante CD com motor OM364, que essa eu sei que vai durar pro resto da minha vida.

Edintruder
11/03/2009, 22:33
Os fabricantes estimam cerca de 300.000, porém pode durar muito mais do que isso ou muito menos, porém aí depende do uso. Aqui no fórum tem HSD com mais de 300.000, eu conheço Sprinters com mais de 540.000, sendo que o HSD é para 300.000, isso ocorre com o 4-D4 também. Se quiseres além disso, pega uma SRS 2.8 sem turbo que dura alé dos 600.000km.

Walter L. L. Casitta
12/03/2009, 07:47
300.000? Sei não heim. Isso é quilometragem de carro de passeio a gasolina.
O voyage do meu sogro tá com quase isso e tá longe de precisar fazer motor.

Se for isso mesmo, cato uma Bandeirante CD com motor OM364, que essa eu sei que vai durar pro resto da minha vida.

É isso mesmo. 300.000Km hoje é o padrão da indústria. Tanto os diesel HSD como os a gasolina hoje são projetados para durar 300.000Km. A Band com o OM364 vai bem mais longe com aquela tremedeira e tudo mais, mas é bom lembrar que esse motor no caminhão MB também não costuma chegar aos 300.000Km.

Dieselboy
12/03/2009, 10:17
Os fabricantes estimam cerca de 300.000, porém pode durar muito mais do que isso ou muito menos, porém aí depende do uso.

E ainda há os eternos insatisfeitos :rolleyes: que chipam esses motores! O que mais me impressiona, é que acreditam cegamente que a durabilidade não será afetada em ABSOLUTAMENTE NADA! :rolleyes:

Sfranco
12/03/2009, 11:51
É isso mesmo. 300.000Km hoje é o padrão da indústria. Tanto os diesel HSD como os a gasolina hoje são projetados para durar 300.000Km. A Band com o OM364 vai bem mais longe com aquela tremedeira e tudo mais, mas é bom lembrar que esse motor no caminhão MB também não costuma chegar aos 300.000Km.

Essa durabilidade seria para a parte mecânica antes da primeira retífica do motor correto??

E a eletrônica aguenta até lá???

Abços

Walter L. L. Casitta
12/03/2009, 15:19
Essa durabilidade seria para a parte mecânica antes da primeira retífica do motor correto??

E a eletrônica aguenta até lá???

Abços

Em teoria o módulo de controle e alguns censores tem tempo de vida útil indeterminada, mas o bicos injetores, censores e outras coisa não.

Sfranco
12/03/2009, 17:51
Em teoria o módulo de controle e alguns censores tem tempo de vida útil indeterminada, mas o bicos injetores, censores e outras coisa não.

E depois desses 300milkm, com uma retífica, em teoria quantos milkm pode chegar um motor desses??
Quantas retíficas são possíveis em um motor diesel em geral??

No geral...Vale a pena investir em retífica?? Ou é melhor partir para outro veículo/motor?? Independente de marca/modelo, para camionetes em geral..

Abços.

Rogerrm
12/03/2009, 18:16
E depois desses 300milkm, com uma retífica, em teoria quantos milkm pode chegar um motor desses??
Quantas retíficas são possíveis em um motor diesel em geral??

No geral...Vale a pena investir em retífica?? Ou é melhor partir para outro veículo/motor?? Independente de marca/modelo, para camionetes em geral..

Abços.

Na minha opinião a única que não vale a pena, e a Dakota 2.5 Diesel, que fica mais em conta por o MWM 2.8...

Dieselboy
12/03/2009, 18:23
Será que essa média de 300 mil tbém vale para o NGD 3.0E da Ranger? :pensativo:

Elmer_Jeep
12/03/2009, 18:37
Dependendo do serviço de retífica realizado, qualidade das peças e qualidade da mão de obra do mecanico o motor tem a mesma durabilidade/resistencia de um novo.

Os motores atuais tem muitas peças descartáveis... infelizmente.

Alguns artigos interessantes:

Como recondicionar um motor diesel
http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=16&edid=2

Quando fazer a retífica
http://www.vienco.com.br/motores.html

[]'s

edpadilha
12/03/2009, 19:11
Walter.

Acho que a durabilidade do motor mercedes OM... é muito superior aos 300.000km que vc mencionou... a Mercedes-Benz da garantia de motor de 1.000.000km!!!
Acredito que se vc fizer as manutencoes em dia, trocar oleo, filtros no prazo recomendado pelo fabricante, voce tera motor p/ mais de 500.000km.

Daniel.Shimomoto
12/03/2009, 19:21
Walter.

Acho que a durabilidade do motor mercedes OM... é muito superior aos 300.000km que vc mencionou... a Mercedes-Benz da garantia de motor de 1.000.000km!!!
Acredito que se vc fizer as manutencoes em dia, trocar oleo, filtros no prazo recomendado pelo fabricante, voce tera motor p/ mais de 500.000km.

Edpadilha;

o Walter se referiu aos motores HSD em geral (quando falo HSD refere-se a todos os diesels de alta rotação e não apenas o HS2.5 da F-1000/Ranger/S10)

Motores LSD (Low Speed) duram mais...Claro que depende de fatores como cuidado do proprietário, troca de óleo e filtros, se ferveu ou não etc.). Já vi MWM 229/4 em F-1000 com mais de 70 mil km, dizem que o OM314 da Band aguenta 1 milhão de km, assim como todos os Cummins que o povo diz que é "comum" ver com essa quilometragem.

A mais alta quilometragem que eu vi (pessoalmente e comprovado - no caderninho de revisões) foi um cavalo Scania 112 que se acidentou com 1.25 milhões de km. O motorista dessa Scania, quando do 1 milhão de km, ganhou uns brindes da fábrica da Scania por ter rodado mais de 1 milhão de km sem abrir o motor.

Abraços!

Walter L. L. Casitta
12/03/2009, 19:21
Walter.

Eu disse isso porque já tive uma MB608, não era minha desde 0Km, mas com 6 anos de uso e marcando 370.000Km foi pra segunda retífica. Nessa época não tinha garantia nenhuma...

Elmer_Jeep
13/03/2009, 09:25
Já vi MWM 229/4 em F-1000 com mais de 70 mil km, dizem que o OM314 da Band aguenta 1 milhão de km, assim como todos os Cummins que o povo diz que é "comum" ver com essa quilometragem.

Acho que faltou um zero aí, confirma ?

[]'s

edpadilha
13/03/2009, 13:14
a Km que o motor vai durar, depende de varios fatores, SORTE, manutencao preventiva, aquele cavalinho extra que fica entre o banco e o volante, etc...
Normalmente venho para empresa com um fretado, e o mesmo usa o motor MWM 2.8 HSD, conversando com o motorista, o mesmo me disse que o onibus esta com 1 ano e meio de uso e ja esta com 210.000km, perguntei se sabia de algum com mesma motorizacao mas com uma km maior, disse que tem um na garagem com aproximadamente 650.000km e que ate agora, nunca abriu o motor...
Walter,
Acho que voce teve azar com sua Band!

Dieselboy
13/03/2009, 13:41
Salvo engano, creio que o Volare é que utiliza o MWM 2.8 :pensativo:

Só um detalhe, utilização de ônibus é totalmente distinta da utilização de uma pick-up, basta comparar a kilometragem citada.

Ao meu ver, o que "mata" o motor, é sua forma de utilização, muitas vezes inadequada, não por desleixo, mas por que a rotina do proprietário o leva a fazer dessa maneira.

A maioria que tem pick-up, vai da casa ao trabalho e vice-versa, na maioria das vezes, em intervalos de tempo que, mal permitem o motor aquecer, daí não tem jeito.

Ao passo que, um "busão" roda horas e horas sem parar, nem se compara.

Dieselboy
13/03/2009, 13:57
Em tempo, pode parecer exagero, mas eu diria que um motor utilizado (na maior parte de sua vida útil) para ir de casa -> trabalho -> casa, seria comparável a um sedentário, no máximo um "atleta" de fim de semana.

Ao passo que, o motor de ônibus, seria um Atleta que pratica o esporte TODOS os dias.

Não precisa ser expert da área, para concluir quem vai mais longe, né? :mrgreen:

Higor-PY
13/03/2009, 14:07
Valeriano! Vou relatar aqui o que aconteceu, aqui em 2004 meu pai comprou uma hilux cabine dupla 2.5 D-4D japonesa, muito boa a bixinha trabalhou bastante so que com 102 mil deu sinal de fraquesa :parede:, foi levada a consecionaria que deu o diagnostico: retifica do motor, motivo chupou areia...:oops: meu pai nao tinha o costume de trocar o filtro de ar, costume esse que erdou da band, mesmo assim meu pai optou por trocar em outra hilux, que foi vendida esse ano com 176 mil, essa pude cuidar direito, trocando oleo e filtros de 5 em 5 mil, foi com o motor funcionando redondinho, a lição que pude tirar e que nao existe motor melhor ou pior, e sim manutenção, acredito eu que chegaria aos 300 mil :concordo:
[]'s

Sfranco
13/03/2009, 14:12
Dependendo do serviço de retífica realizado, qualidade das peças e qualidade da mão de obra do mecanico o motor tem a mesma durabilidade/resistencia de um novo.

Os motores atuais tem muitas peças descartáveis... infelizmente.

Alguns artigos interessantes:

Como recondicionar um motor diesel
http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=16&edid=2 (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=16&edid=2)

Quando fazer a retífica
http://www.vienco.com.br/motores.html (http://www.vienco.com.br/motores.html)

[]'s

Valeu!!
:concordo:

Walter L. L. Casitta
13/03/2009, 14:50
a Km que o motor vai durar, depende de varios fatores, SORTE, manutencao preventiva, aquele cavalinho extra que fica entre o banco e o volante, etc...
Normalmente venho para empresa com um fretado, e o mesmo usa o motor MWM 2.8 HSD, conversando com o motorista, o mesmo me disse que o onibus esta com 1 ano e meio de uso e ja esta com 210.000km, perguntei se sabia de algum com mesma motorizacao mas com uma km maior, disse que tem um na garagem com aproximadamente 650.000km e que ate agora, nunca abriu o motor...
Walter,
Acho que voce teve azar com sua Band!

Nunca tive Band, tive um caminhão Mercedes Benz 608...

Pra você ver como a discussão vira uma viagem, motor de taxi também costuma durar o dobro pelo mesmo motivo, assim como as Vans Sprinter, mas isso não que dizer nada e não importa. O que vale é o que acontece nas nossas viaturas...

RGamaJr_4x4
13/03/2009, 16:39
De um dos links que o Daniel postou, destaco esse trecho de um texto:

Os sintomas nesse caso são: redução de compressão nos cilindros, aumento do consumo de óleo e redução da pressão do óleo lubrificante, rajadas e ruídos internos e superaquecimento.

Daí a minha pergunta pra turma da Ranger...
Na Ranger 2.5, o ponteiro que mede a pressão do óleo deve permanecer em que posição qdo o motor está bão?
Em algum momento pode haver oscilação? Pois o meu trabalha sempre na mesma posição independente da velocidade, temperatura, etc.

Abraços

Pequeno jr
13/03/2009, 18:10
Para constar.

O HSD da minha Ranger está beirando os 340.000km/rodados originais.

A respeito do motor D-4D, perguntei a pessoa que fez o serviço da minha bomba injetora (autorizada Bosch) e o que ele viu mais rodado até agora está chegando perto dos 200.000km sem problema algum.

Fazendo manutenções corretivas/preventivas o motor "pode" passar dos 300.000k/rodados. O problema é que muitos, por diversos motivos, não fazem estas manutenções.

Daniel.Shimomoto
13/03/2009, 18:37
Acho que faltou um zero aí, confirma ?

[]'s

Faltou mesmo!!!

O correto é 700 mil km

Abraços!!

cbridi
13/03/2009, 19:02
De um dos links que o Daniel postou, destaco esse trecho de um texto:

Daí a minha pergunta pra turma da Ranger...
Na Ranger 2.5, o ponteiro que mede a pressão do óleo deve permanecer em que posição qdo o motor está bão?
Em algum momento pode haver oscilação? Pois o meu trabalha sempre na mesma posição independente da velocidade, temperatura, etc.
Abraços

Não haverá oscilação! Apesar de ser um ponteiro, ele tem somente duas posições, ou seja, não mede a pressão, apenas indica se está OK ou não.

Outra coisa pro pessoal prestar atenção em durabilidade de motor: 99,9% dos carros que passaram por algum picareta (isso inclui concessionárias!) tiveram o hodômetro adulterado. Por isso, se vê muito carro fazendo o motor pouco depois dos 100.000 Kms.
Tente procurar nas lojas um carro 2004 ou 2005, duvido encontrarem algum que rodou muito mais que 60.000 Kms, mesmo que seja daquele senhor que é representante comercial e anda mais que isso por ano...

[]'s

Leonel Lousa
13/03/2009, 19:57
Tente procurar nas lojas um carro 2004 ou 2005, duvido encontrarem algum que rodou muito mais que 60.000 Kms, mesmo que seja daquele senhor que é representante comercial e anda mais que isso por ano...
[]'s

Aqui em Goiânia tem esse problema também, é dificil achar alguma caminhonete de garagem com mais de 100 mil km. Da até raiva, vc olha o carro, ve que o carro apresenta ser duas vezes mais rodado e ainda tem que aguentar o vendedor dizer que a kilometragem é original e etc.

TylerNTL
14/03/2009, 07:45
Nunca tive Band, tive um caminhão Mercedes Benz 608...

Pra você ver como a discussão vira uma viagem, motor de taxi também costuma durar o dobro pelo mesmo motivo, assim como as Vans Sprinter, mas isso não que dizer nada e não importa. O que vale é o que acontece nas nossas viaturas...

Para mim fica evidente que 500km rodados em uma viagem de 6 horas é muito mais saudável para o motor do que 500km rodados em trajetos urbanos (com trocentas ligadas/desligadas, trocas de marcha, aceleradas, etc).

Mesmo com manutenção equivalente a viatura que viaja tem uma vantagem muito grande.

Walter L. L. Casitta
14/03/2009, 08:44
Para mim fica evidente que 500km rodados em uma viagem de 6 horas é muito mais saudável para o motor do que 500km rodados em trajetos urbanos (com trocentas ligadas/desligadas, trocas de marcha, aceleradas, etc).

Mesmo com manutenção equivalente a viatura que viaja tem uma vantagem muito grande.

O que faz o motor durar é principalmente se manter em temperatura constante. Eu por exemplo ligo o carro de manhã ando 7km e estaciono, nem esquentou direito e esfria, hora do almoço ando mais 7Km e paro esfria de novo e isso se repete duas vezes ou mais. São vários choques térmicos diários fora o lubrificante que tem que fazer mágica. Se meu motor durar 200.000Km fico satisfeito...

Anthoniusnikos
14/03/2009, 10:26
Isso explica porque, quem compra veículos usados, principalmente nas lojas de revenda, nunca vem acompanhado com o Manual do Proprietário, no qual vem o controle das revisões, trocas de óleos, correias, etc. Sempre dizem que o antigo dono perdeu.
Quanto ao lacre do hodômetro, não sei não... Quando existe, acho que dão um jeito para parecer perfeito.
Abs
Anthon

Fernando Lopes
14/03/2009, 13:17
Mas de um modo em geral ,(hoje com algum tempo de Common Rail e picapes com mais de 200.000 km com estes sistema ), JÁ podemos dizer que o sistema Common Rail tem só VANTAGENS sobre o sistema de Bomba Injetora ???

Vantagens estas que podem ser definidas como:

- maior durabilidade;
- apresentar o mesmo desempenho quando nova em altas quilometragens (acima de 100.000 KM )

- custo de manutenção (quando houver)

e outras mais vantagens que podem ser acrescentadas aqui ...

Loyer
14/03/2009, 17:55
Isso explica porque, quem compra veículos usados, principalmente nas lojas de revenda, nunca vem acompanhado com o Manual do Proprietário, no qual vem o controle das revisões, trocas de óleos, correias, etc. Sempre dizem que o antigo dono perdeu.
Quanto ao lacre do hodômetro, não sei não... Quando existe, acho que dão um jeito para parecer perfeito.
Abs
Anthon

Anthon quanto a KM é fácil descobrir a verdadeira, basta ir a qualquer oficina ou concessionária e acessar a central eletrônica através de um cabo e pimba, a KM aproximada que foi rodada estará gravada lá.

Quanto as revisões, na TOYOTA por exemplo o sistema é integralizado, se você chegar em qualquer concessionária do país, você consegue acessar todos os serviços e revisões que foram feitas no veículo. Creio eu que isso seja uma tendência, se é que nas outras marcas isso já não aconteça também.
Passei por isso na prática no fim do ano quando a bateria da SW4 foi pro saco e eu estava em trânsito, especificamente na Bahia e quando o SUV chegou de guincho em Aracaju o gerente cobrou o livreto da garantia e adivinhe, tinha ficado em casa hehe. Bastou um pouco de boa vontade do gerente (e o bom relacionamento do nosso amigo forista Waldir)ele acessou o sistema e constatou todas as revisões feitas e colocou uma bateria nova na garantia.
Imagine se o sistema não fosse integrado? Eu teria que dar um jeito de mandar o livrete via correios...

Abraço.

netão
14/03/2009, 18:34
Galera,um bom exemplo de motor durar bem é o da L200 do meu pai,estar com 280 mil,e nunca foi aberto.Claro que nesse intervalo até 300 mil tudo pode acontecer,mas com cuidado vai até mais que isso.
Na F1000 da empresa,estar com mais de 600 mil e nunca foi aberto,e ai vai...

valeriano
16/03/2009, 00:56

Mesmo com manutenção equivalente a viatura que viaja tem uma vantagem muito grande.O que faz o motor durar é principalmente se manter em temperatura constante. Eu por exemplo ligo o carro de manhã ando 7km e estaciono, nem esquentou direito e esfria, hora do almoço ando mais 7Km e paro esfria de novo e isso se repete duas vezes ou mais. São vários choques térmicos diários fora o lubrificante que tem que fazer mágica. Se meu motor durar 200.000Km fico satisfeito...

Então no meu caso acho que o motor D-4D chega aos 500.000 tranquilo. Provavelmente passe disso sem precisar abrir o motor.

Quero o carro basicamente para viajar e usar no fim de semana. Como eu rodo em média 300km/fds quando não viajo e quando viajo são de 500 a 700km, meu carro fica praticamente 80% do tempo de quinta marcha (no caso da minha Band, quarta marcha). Como não tenho costume de correr, essas viagens são sempre em giro médio (na Band eu costumo andar sempre a 2000rpm).
Pra rodar no dia-a-dia, tenho um carrinho 1.0 vagaba, que gasta muito menos combustivel e (principalmente) é muito menos visado pra roubo.

O que me preocupou foi o fato de que eu rodo entre 70 e 100 mil km por ano, o que (segundo as estatisticas) daria uma vida util ao motor de 3 a 4 anos. Ae não tem como.