Ver Versão Completa : Body lift
CarlinBC
08/03/2009, 22:45
Quem já levantou o "corpo" da Sportage antiga?
Se possível, gostaria de receber ajuda para me esclarecer dúvidas como: qual o tamanho ideal dos calços, onde desmontar, quais os cuidados ao desmontar, o que mais tem que trocar, etc, etc, etc...
Tenho muita vontade e muitas dúvidas.
Desde já, agradeço o socorro.
Abraços a todos...
Maverickturbo
09/03/2009, 03:07
Amigo, existem diversos tópicos com esse tema, inclusive um muito bem elaborado pelo amigo Nava.
CarlinBC
09/03/2009, 08:08
Eduardo Bucher;
O que o amigo Nava descreve é o "suspension lift". Este processo já realizei seguindo os passos ditados por ele. Aliás, excelente tópico.
O que quero agora é aumentar a distancia entre o chassis e o corpo do carro, colocando calços entre eles. Esta técnica se chama "body lift" segundo os entendidos.
CarlinBC
09/03/2009, 08:18
Amigo, existem diversos tópicos com esse tema, inclusive um muito bem elaborado pelo amigo Nava.
Parabéns pelo seu Sportage. Muito bonito, muito bom gosto! Deve ser ótimo nas trilhas...:palmas::concordo:
Olhem, eu achei alguns tópicos sobre isso, mas o stupid aqui nao salvou...
Do que lembro no body lift que li é:
- usar calços de borracha similares em dimensões mas com altura de 50 mm.
- tirar ambos os parachoques
- soltar os parafusos de todos os calços. São 8 se eu nao me engano.
- com a ajuda de um macaco, vc eleva a carroceria de um lado, troca os calções e coloca os parafusos sem apertar.
- faz isso do outro lado e depois aperta tudo.
- existe uma moldura de aço, ao redor das coifas do cambio, ali no tunel do carro que vc precisa recortar um pedacinho dela pis senao não dá curso para o engate do 4x4.
Importante: coisa que precisam ser vistas na hora, pois nao havia cometarios: comprimento dos flexiveis de freio, baços de direção (ajutes de caster, etc), cardãs, alinhamento da helice do radiador pois o radiador é fixo na lata e o motor no chassi.
Acho que é isso.
CarlinBC
09/03/2009, 13:46
Olá Nava...Voce é o cara...
Muito obrigado.
Véi, vc tb ta colocando umas dicas muito boas! Aquela ali do bagageiro, show.
Agora quero ver essas sports cortando barro heim!
Maverickturbo
09/03/2009, 14:23
Carlinhos,
Acho que pro body-lift, ninguem postou uma receita ainda.
Eu tenho na minha, body-lift de 4 polegadas.
Realmente é o que o Nava falou, além também da tubulação do tanque de combustivel que precisa ser alongada.
Se não me engano, os parafusos que prendem os calços originais, são prisioneiros, então vc tem que fazer um calço com abertura pra esse parafuso e prender outro parafuso embaixo do calço, pra poder travar o sistema ou fazer uma especie de chapa dobrada como se fosse um U invertido (meu caso)!
Abraços
CarlinBC
09/03/2009, 16:57
Carlinhos,
Acho que pro body-lift, ninguem postou uma receita ainda.
Eu tenho na minha, body-lift de 4 polegadas...
Abraços
Sou mais humilde neste quesito. Acho que 30mm pra mim fica legal senão não dou conta de subir na cabrita depois. Hehehe...
CarlinBC
09/03/2009, 17:03
Véi, vc tb ta colocando umas dicas muito boas! Aquela ali do bagageiro, show.
Agora quero ver essas sports cortando barro heim!
:-P É uma honra receber seu elogio. Seguí muito seus passos e agora tento retribuir da mesma maneira...
O que sei é que a sport é valente no barro, tanto qto os suzukis, mas como ninguem prepara elas, não tem como ir bem na trilha. Agora, com o preço dos kia x suzukis é muito grande, acho que isso vai mudar logo logo. Pra começar a sport tem 126cv contra 78 do vitarinha...veja se tem algum vitara que passa em segunda reduzida cavocando no atoleiro? Agora vem ver a minha sportage...
CarlinBC
15/03/2009, 18:24
Carlinhos,Acho...então vc tem que fazer um calço com abertura pra esse parafuso e prender outro parafuso embaixo do calço, pra poder travar o sistema ou fazer uma especie de chapa dobrada como se fosse um U invertido (meu caso) Abraços
Eduardo,
Tem como voce postar fotos da chapa em U que voce usa? É invertido ou deitado a posição? Obrigado pela ajuda.:pensativo:
Maverickturbo
15/03/2009, 22:40
Essa foto está ruim, mas é a unica que eu tenho no momento, o calço é esse marcado em vermelho.
Depois vou tirar uma mais detalhada.
Estou anexando uma segunda foto com um calço de carroceria de outro modo também.
CarlinBC
16/03/2009, 10:57
OK Eduardo!
Agradeço sua ajuda. Pelo que entendí, posso colocar um perfil em U deitado ou tambem posso usar o perfil fechado como um O quadrado ou retangular.
Obrigado.
MarcSport
16/03/2009, 18:34
REceitas
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/Docs/KiaBodyLift.html
http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/KiaSportageBodyLift.shtml
http://www.ozkia.com/ozkiaspringliftspacersandlift.html
http://www.4wheelnoffroad.com/04body.html
CarlinBC
16/03/2009, 19:21
Mr.Marcelo;
Amazing. Very, very good!
Thank you!:concordo:
CarlinBC
18/05/2009, 14:12
Quem já levantou o "corpo" da Sportage ?
Olá...No dia 08/03/2008 comecei a questionar sobre o BODY LIFT e agora depois de receber ajuda de muitos, comecei a alteração conforme tentarei repassar adiante.
Ferramentas:
Chave cachimbo ou similar 12mm
Chave Fhilips grande.
Chave cachimbo ou similar 10mm
Chave cachimbo ou similar 21mm
Chave de boca 21mm.
2 Macacos
Pedaços de madeira corte reto tipo toco, sepo ou outro nome que se dê.
Material:
Spray desengripante,
8 calços de nylon de 1" (no meu caso)
Mão de obra:
Retirar os dois parachoques facilita muito a operação. Use a chave 12mm e Philips na dianteira
Retirar as 4 porcas e contra porcas de um lado do carro. Use as chaves 21mm. As arruelas emborrachadas deverão sair junto nesta fase.
Soltar as duas mangueiras de abastecimento e suspiro do tanque. Use a chave 10mm. Soltar o reservatório de óleo da direç.hidráulica. Use a chave 10mm.
Levantar a carroceria, usando dois macacos sob as portas no assoalho.
Achei importante proteger o assoalho colocando um pedaço de madeira
entre o macaco e a carroceria.
Retirar as 4 borrachas batentes e colocar os 4 calços. Voltar a borracha batente após.Esta borracha segura os calços no lugar até voce completar a operação.
Abaixar a carroceria.
No meu caso, usei os mesmos parafusos. Então para apertar a porca e contra porca, diminuí a espessura da arruela emborrachada. O recomendado é substituir os estojos, colocando maiores.Principalmente se usarem calços maiores.
Feito um lado, passe para o outro na mesma sequência.
Depois de instalados os calços, apertar todas as porcas e contra porcas, recolocar as mangueiras do tanque e o reservatório de óleo da direção hidráulica.
Retirar o console das alavancas de cambio e tração.
Retirar uma "moldura metálica" e cortar a parte onde as alavancas passarão a encostar.Acionando as mesmas se chega ao tamanho do corte.
Vejam nos links e fotos postadas neste tópico, por outros usuários, matérias e comentários que ajudam na realização desta tarefa.
Espero não ter esquecido de nada e sou muito agradecido a todos que me orientaram desde o início deste tópico.
Agora vou tirar a graxa das mãos...
CarlinBC
18/05/2009, 14:39
continuação...
A medida dos calços que usei são: 1" de altura X 3 1/2" de diâmetro ou 25mm X 89mm com um furo central de 22mm
Excelente trabalho Carlin parabens, ficou ótimo.
Acho merecia calços um pouquinho maiores, mas se não o fez provavelmente foi por algum problema técnico, mas ficou muito bem feito.
Não vejo a hora de poder fazer isso na minha.
[]s
(DU)
CarlinBC
18/05/2009, 17:06
Acho merecia calços um pouquinho maiores...[]s(DU)
Olá Du...
Acima desta medida, precisa se trocar as mangueiras do tanque, o radiador fica muito mais baixo, a mangueira da direção hidráulica fica esticada e deve ser modificado o sistema de fixação do reservatório, etc, etc...
Já estou demorando demais nestas mexidas e vou tentar usufruir um pouco do carro agora, para em outra época, fazer mais um up-grade.
Abçs...
Concordo com vc Carlin, tem que aproveitar tambem né.
Tem razão, muito trabalho aumentar mais.
[]s
(DU)
Prezados amigos
Gostaria de elogiar o trabalho nas maquinas coreanas.
So fazer duas ponderações.
Notei que os manuais americanos como sempre pregam o kit "matado".
Por exemplo cortar o assoalho para a alavanca da tração. A solução seria refazer a parte de baixo da peça (que sai do cambio usando a usinagem e freza).
Com a diferença de fazer o "pescoço" mais longo.
Outra coisa que notei e a famosa "chapinha" para alongar a furação que fixam os parachoques.
Penso que se deve refazer a peça toda duplicando a furação.
Uma para fixar a peça no chassi e outra para levantar o para choques.
Espero ter contribuido.
sandro adams
CarlinBC
18/05/2009, 19:37
(...)Notei que os manuais americanos como sempre pregam o kit "matado".Por exemplo cortar o assoalho para a alavanca da tração. A solução seria refazer a parte de baixo da peça (que sai do cambio usando a usinagem e freza).Com a diferença de fazer o "pescoço" mais longo.(...)sandro adams
Olá Adams...
Não entendí o que quer dizer:"kit matado" e tambem não entendí sobre fazer o "pescoço" mais longo. A meu ver, se alongar a peça, continuará com o mesmo problema. Tem como me explicar melhor? Ainda não cortei a peça citada. Pela sua assinatura, este é o seu ramo.:concordo:
Abçs...
Prezado Amigo
Os kits americanos são estremamente fracos e prezam por soluções sem acabamento. Por isso acho muito matados.
Acho que Body lift deve alterar as caracteristicas do carro. Levanta-lo deixa-lo agressivo e apto ao uso off road.
Sem deixar de prezar pelo acabamento. Soluções simplorias desvalorizam o veiculo.
Pescoço da peça seria o intervalo entre a saida do cambio e o inicio da curva da conexão de borracha da alavanca superior.
Um abraço
CarlinBC
18/05/2009, 22:22
Prezado Amigo
Os kits americanos são estremamente fracos e prezam por soluções sem acabamento. Por isso acho muito matados.Acho que Body lift deve alterar as caracteristicas do carro. Levanta-lo deixa-lo agressivo e apto ao uso off road. Sem deixar de prezar pelo acabamento. Soluções simplorias desvalorizam o veiculo.
Um abraço
Relatei aquí, a minha experiência de realizar um "body lift" minúsculo na minha viatura, com informações passadas com muita presteza por amigos do fórum. Foram mais de dois meses de pesquisa e não encontrei ninguem condenando a prática e não acho que sejam soluções que desvalorizam o veículo.
Abçs...
Ok amigo
Estou apenas tentando ajudar. Se não fui compreendido me desculpe.
Um abraço
CarlinBC
18/05/2009, 22:38
Ok amigo
Estou apenas tentando ajudar. Se não fui compreendido me desculpe.
Um abraço
Não querendo polemizar,mas não entendí onde voce tentou chegar e então perguntei e voce não explicou novamente. Pergunto:Onde está a ajuda no seu comentário? Juro que não entendí. Voce "acha" que o body lift altera o carro e eu tenho certeza disso. Voce não se fez compreender. Não tenho culpa. Te perguntei se voce é do ramo, baseado na sua assinatura e voce, não respondeu. Deixa prá lá...
CarlinBC
19/05/2009, 09:43
Concordo com vc Carlin, tem que aproveitar tambem né.Tem razão, muito trabalho aumentar mais.[]s(DU)
Olá Du...
Estava conferindo agora, a parte pronta do "Body Lift" e cheguei a conclusão que vai dar um trabalhão montar o parachoque dianteiro junto com o quebra mato porque terei que fazer novas furações e tem lugar em que não há espaço.
Abçs...
Olá Du...
Estava conferindo agora, a parte pronta do "Body Lift" e cheguei a conclusão que vai dar um trabalhão montar o parachoque dianteiro junto com o quebra mato porque terei que fazer novas furações e tem lugar em que não há espaço.
Abçs...
Oi Carlin,
E se vc deixar no lugar original ficando o espaço do lift entre a carroceria e o parachoque? Não dá? Fica feio?
Fazer um parachoque de ferro acho que seria mais interessante e daria menos trabalho, não acha?
Com um ferro "U" dá pra fazer um bem legal e reforçado.
[]s
(DU)
CarlinBC
19/05/2009, 10:58
Oi Carlin,
E se vc deixar no lugar original ficando o espaço do lift entre a carroceria e o parachoque? Não dá? Fica feio?
Fazer um parachoque de ferro acho que seria mais interessante e daria menos trabalho, não acha?
Com um ferro "U" dá pra fazer um bem legal e reforçado.[]s
(DU)
Olá Du...
Fica um buraco horroroso.Montei só prá ver. A opção do parachoque de ferro seria interessante mas aí, eu entendo, que teria que fazer o traseiro tambem. Prá fazer o tras. já é mais complicado pois tem suporte de placa com iluminação...Demanda muita mão de obra. Na verdade, o traseiro já está quase no lugar.É bem simples.
Abçs...
Ôi Carlinhos, eu estava lendo o post sobre o body lift que voce fez e achei muito legal. Acredito que sua máquina, seja a primeira em MG, a ter tantos detalhes alterados. Parabéns e continue assim.
OBS:Acho que voce deveria ter aberto um tópico novo. Abração!!!!!
Olá Du...
Fica um buraco horroroso.Montei só prá ver. A opção do parachoque de ferro seria interessante mas aí, eu entendo, que teria que fazer o traseiro tambem. Prá fazer o tras. já é mais complicado pois tem suporte de placa com iluminação...Demanda muita mão de obra. Na verdade, o traseiro já está quase no lugar.É bem simples.
Abçs...
Oi Carlin,
Realmente, no parachoque traseiro vc teria que ir até a CIRETRAN pra alterar o ponto de fixação do lacre que seria trabalhoso pois sabemos que orgão publico é uma mer... quanto a iluminação da placa acredito que seria bem simples, é só pegar de algum outro carro que seja esposto como por exemplo o da s10 ja resolveria. Mas tambem não precisa fazer o traseiro agora né, deixe o original por enquanto pra vc poder passear um pouquinho, fazer os testes necessários.
[]s
(DU)
CarlinBC
19/05/2009, 14:36
Du...
Veja como são os pontos de fixação do parachoque e do quebra mato. O problema é que o parachoque se fixa no chassi e na carroceria e o quebra mato também... Vou ter que inventar muito.:concordo:
Júlio C. A. Santos
19/05/2009, 17:14
E aí Carlin,
Pretende instalar guincho mais tarde?
Carlin, acho que nesse ponto tem uma questão a responder: qual o uso da máquina?
Se for trilha e ventual uso diário, acho melhor vc partir para um parachoque digno de off-road (metal) mas leve, com pre-disposição para um guincho.
Se for somente para embelezar, acho que o ideal é partir para fabriação de peças que adaptem o que vc ergueu finalizando em um bom acabamento.
Parabens pela iniciativa. To doido pra fazer lift tb. Tem fotos dela pronta para comparar?
Ah, tá repcisando de un spneus Armadillo ai para completar o up-grade! O Eduardo aind anao postou fotos da dele com os pneus...
Carlin,
Realmente, pra colocar o original vai dar uma trabalheira legal, mas tendo em vista o trampo que vc ja fez, vc tira isso de letra, mas isso se vc realmente quiser colocar o original. Na minha humildde opinião acho que vc deveria fazer de ferro, menos trabalho e como o Nava disse "digno de um off-road".
Nava,
É verdade, estou devendo as fotos, vou tentar providenciar nesse fds e posto no topico das fotos.
[]s
(DU)
CarlinBC
19/05/2009, 20:17
E aí Carlin,Pretende instalar guincho mais tarde?
Olá Júlio...
O guincho não faz parte das minhas prioridades.Tenho dois fiotes em faculdades. Quer prioridade maior que esta???? Rsrsrsrs....
Gostou do body lift que fiz ??? Faltam alguns detalhes.Dpois vou postar fotos.
Abçs...
CarlinBC
19/05/2009, 20:25
Carlin, acho que nesse ponto tem uma questão a responder: qual o uso da máquina?Se for trilha e ventual uso diário, acho melhor vc partir para um parachoque digno de off-road (metal) mas leve, com pre-disposição para um guincho.Se for somente para embelezar, acho que o ideal é partir para fabriação de peças que adaptem o que vc ergueu finalizando em um bom acabamento.Parabens pela iniciativa. To doido pra fazer lift tb. Tem fotos dela pronta para comparar?
Olá sumido Nava...
Este carro eu estou pensando em coloca-lo para substituir dois outros. Por isso estou fazendo tudo devagar para quando ficar pronto, venderei os outros. Vou deixar o parachoque original, mesmo com a canseira que isso implica. Acho que vou aumentar mais uns 7mm com mais calços.
Depois vou postar fotos dela pronta.
OBS: O parachoque traseiro é mamão com açúcar para tirar e retornar.
Abçs...
CarlinBC
19/05/2009, 20:29
Carlin,(...)É verdade, estou devendo as fotos, vou tentar providenciar nesse fds e posto no topico das fotos.[]s(DU)
Olá Du...
Vou de original mesmo.
Esta sua promessa já é antiga... Está com medo de humilhar a galera? Rsrsrs...
Abçs.
CarlinBC
20/05/2009, 08:28
Ôi Carlinhos(...)Acredito que sua máquina, seja a primeira em MG, a ter tantos detalhes alterados.OBS:Acho que voce deveria ter aberto um tópico novo. Abração!!!!!
Olá JPSilva...
Obrigado. Será se é a primeira? MG é tão grande! Abrir tópico novo só prá mostrar o meu body lift? Nunca mais! Dá até cadeia...Hehehehe
Abçs...
Oi Carlin,
Humilhar nem pensar, é mais facil passar vergonha. rsssss
[]s
(DU)
CarlinBC
20/05/2009, 16:04
Olá...
Passei o meu modesto body lift de 1" para a estratosférica medida de 33mm.Ou seja, mais 7mm.Hehehehe. Coloquei mais um calço de nylon porque, já que tem que adaptar altura dos parachoques, alavancas de cambio e tração, então use o limite sem trocas de mangueiras de abastecimento, flexíveis de freios, etc, etc...
Abçs...
Carlin,
Com esta animação, vc tem que passar é a receita pra dor na kcunda.
CarlinBC
20/05/2009, 16:29
Olá...
Fiz o acréscimo de forma diferente. Cortei a chapa de nylon de forma que ficou parecendo uma letra C .Então foi só levantar um pouco a carroceria, e encaixar o novo calço. Acredito que se tivesse usado este sistema, na primeira vez, teria economizado muito tempo, pois não precisaria ter soltado mangueiras, reserv.de óleo da hidráulica, etc...
Abçs...
CarlinBC
20/05/2009, 16:33
Carlin, Com esta animação, vc tem que passar é a receita pra dor na kcunda.
Olá João...Voce sumiu, meu...
E aí, leu sobre o body lift que fiz??? Tá ficando show demais. Um dia, acabo.
Não entendí sobre a kcunda!!!
Olá João...Voce sumiu, meu...
E aí, leu sobre o body lift que fiz??? Tá ficando show demais. Um dia, acabo.
Não entendí sobre a kcunda!!!
Carlin,
É que tempos atras vc não tava podendo mexer no carro por causa da kcunda e agora com todo esse trabalho e ela ainda tá aguentando. vamos abrir novo tópico. "remédio pra dor na kcunda" aí vc dá a receita. hehehehe.
Mas não vale xingar nem mandar a pqp e nem:odedo:.
CarlinBC
20/05/2009, 17:26
Agora, ainda estou na fase do "lembrando a forma correta de abaixar e levantar" O problema é esquecer do manual do geriatra.
Abrir tópico novo????? Nemmmm!!! O ex amigo Trojão mata no grito. Hehehe
Cê num falô se gostô do body lift !!! Vejoso!!!
Júlio C. A. Santos
20/05/2009, 20:43
E aí Carlin,
Acho que as fotos que divulguei das Sportages gringas te deixaram empolgado, hehehe!:lol: Olha só essa, é da mesma cor da sua (foto 1). A Grand Sportage também fica legal preparada (foto 2).
Abraço :concordo:
CarlinBC
20/05/2009, 21:11
E aí Carlin,Acho que as fotos que divulguei das Sportages gringas te deixaram empolgado, hehehe!:lol: Olha só essa, é da mesma cor da sua (foto 1). A Grand Sportage também fica legal preparada (foto 2).Abraço :concordo:
Olá Júlio...
Com certeza, suas fotos foram decisivas. Um detalhe de uma e de outra, e fui montando a minha, dentro das minhas condições. Muito obrigado. Espero poder retribuir um dia.
Abçs...
Júlio C. A. Santos
20/05/2009, 22:38
Carlin,
Esses são os calços de suspensão que os Argentinos usam. Peguei as fotos no Kia Sportage Club Argentina. Encontrei até fotos aqui do nosso fórum no site deles, acho que um dia vai ser "FÓRUM MERCOSUL 4X4", hehehe!
Abraço
CarlinBC
21/05/2009, 09:17
Carlin,Esses são os calços de suspensão que os Argentinos usam. Peguei as fotos no Kia Sportage Club Argentina. Encontrei até fotos aqui do nosso fórum no site deles, acho que um dia vai ser "FÓRUM MERCOSUL 4X4", hehehe! Abraço
Olá Júlio...
Esta parte de suspensão, já dei por encerrada. Os kit's parecem muito bem feitos. Estou na fase dois, que é o Body lift. Aliás, não sei até agora como vou fazer com o parachoque dianteio e quebra mato. Até os dois pontos/ganchos de resgate eu entendo que terei que mudar de lugar. Tô no vinagre...
Abçs...
Carlin,
Num tem o que falar do Body lift:idea:, vc é maluco!!!!:mrgreen: por lama é claro.
:concordo:falando sério: tá ficando show!!!:palmas:
CarlinBC
21/05/2009, 15:07
Olá galera...
A casa caiu de novo.Hoje às 9:00, fui cortar os dois ganchos de resgate dianteiros e a esmerilhadeira travou, escapou da minha mão e fez um rombo nas costas da mão esquerda. Cheguei agora do pronto atendimento. Restauração da mangueira venosa, do nervo de um dedo e doze pontos na lata externa tambem chamada de derme ou pele. Cheguei agora .Quatro horas e meia no mecanico de humanos...
Abraços...Ate´a próxima.
Poxa Carlin, que chato, espero que não fiquem danos permanentes.
Estimo melhoras, boa sorte.
[]s
(DU)
Poxa Carlin,
Sinto muito, tá todo mundo na expectativa.:( Deve ser praga de um "tal" aí que só fica falando que eu meto a mão em qualquer buraco:twisted:. Pode esperar que ele vai te dizer o mesmo. "è coisa de aposentado" pode esperar. Estimo melhoras e não pare,:parede: vc tem a outra mão né. Pelo menos no teclado dá pra continuar, pois durante quarenta dias fiquei na mesma situação.
Júlio C. A. Santos
21/05/2009, 19:23
Carlin,
Como diz o ditado: "Se sujar faz bem", e "se machucar faz parte", logo você estará de volta, o mundo off-road é assim mesmo.
Po Carlin, ve se fica bom ai logo!
Enquanto vc fica de molho, vamos por a cuca para pensar num projeto bacana para o problema relatado.
Vc definiu se vai usar off-road ou cidade?
Qto a estética, tem certeza que não fica melhro partir para pachoque personalizado?
Estive pensando na minha e acho que ficaria legal cortar o parachoque dianteiro na altura da segunda dobra, reforçando com tudo e já deixando espaço para o berço do guincho (foto da linha vermelha para baixo arranca fora). Manteria os ganhos originais.
Cortandono local sugerido, fica com um visual bom, pois só no tubo acho que fica muito frankstein...
Dai na parte debaixo vc reforça com chapa ou tubo e aind aganha um bom angulo de ataque.
Júlio C. A. Santos
21/05/2009, 20:34
Pessoal,
Olhem o detalhe do parachoque "recortado" para passar os ganchos de resgate. Reparem também o ângulo de uma das homocinéticas.
Abraço
CarlinBC
22/05/2009, 08:42
Bom dia Du, João, Julio e Nava...
Após uma tarde/noite de sono repousante e muitas "visitas", leia-se fila-bóias e bebidas, de parentes "preocupados". Hoje, estou aquí de próprio mono punho (ontem, pedí minha filha p/escrever) para agradecer suas palavras e intenções.
Muito obrigado mesmo. Bom saber que turma do 4x4 é parecida com a turma de motos off-road que eu tinha antes.
OBS:Agora vou ficar (só de mono mão) dando pitacos o dia inteiro aquí no fórum...
Abraços a todos...
Olá galera...
A casa caiu de novo.Hoje às 9:00, fui cortar os dois ganchos de resgate dianteiros e a esmerilhadeira travou, escapou da minha mão e fez um rombo nas costas da mão esquerda. Cheguei agora do pronto atendimento. Restauração da mangueira venosa, do nervo de um dedo e doze pontos na lata externa tambem chamada de derme ou pele. Cheguei agora .Quatro horas e meia no mecanico de humanos...
Abraços...Ate´a próxima.
É pela minha eexperiencia vc deve ficar um bom tempo de molho e depois mais um tempo para fisioterapia recuperar os movimentos do seu dedo lesionado.
agora vc ta mais é para capitão gancho,rsrsrs
boa recuperação.
ô Carlin...
Não queria estar na tua pele, deve ter sido muito sinistro.:shock::shock::shock:
Como o Julio falou, as vezes para chegar no paraíso faz parte dar uma passadinha pelo purgatório.
Força aí meu camarada.
abs
Mateus
Olá galera...
Abraços...Ate´a próxima.
CarlinBC
23/05/2009, 08:19
Bom dia Jorge e Mateus!
Muito obrigado pelo conforto das palavras.Valem muito mais que qualquer outra coisa.
Jorge, realmente terei que esperar um pouco mais para concluir o serviço.
Mateus, sinistro, é pouco. A dor é quase insuportável. É nesta hora que voce descobre que em todo poste tem um semáforo vermelho, no caminho do pronto socorro.
Muito obrigado mesmo!!!
Abraços...:concordo:
Carlinhos,espero que se recupere do acidente rapidamente.
Abraços.
José Pedro.
CarlinBC
25/05/2009, 17:18
Carlinhos,espero que se recupere do acidente rapidamente.Abraços.José Pedro.
Olá José Pedro...
Obrigado pelo apoio.
Abçs..:concordo:
Robinho da Jaguatirica
25/05/2009, 17:52
Olá galera...
Abraços...Ate´a próxima.
Oi Carlin,
Só agora lí a mensagem com o acontecido,:shock: nunca tinha postado neste tópico por isso não recebo atualizações via e-mail, estimo as melhoras:concordo:, e claro, espero que este acidente não atrapalhe seus belos projetos para a carniça (qualquer jipe pra mim é carniça)..:mrgreen:.
Mas as coisas são assim mesmo, se não forem difíceis perdem a graça, estava lembrando agora que sua kkunda andou meio torta uns dias..., não seria melhor voltar pra kkunda doída, já imaginou maneta??? vc nem poderia entrar na Arábia Saudita...:mrgreen:
Boa recuperação!:concordo:
Robinho
Robinho da Jaguatirica
25/05/2009, 18:01
Poxa Carlin,
Sinto muito, tá todo mundo na expectativa.:( Deve ser praga de um "tal" aí que só fica falando que eu meto a mão em qualquer buraco:twisted:. Pode esperar que ele vai te dizer o mesmo. "è coisa de aposentado" pode esperar. Estimo melhoras e não pare,:parede: vc tem a outra mão né. Pelo menos no teclado dá pra continuar, pois durante quarenta dias fiquei na mesma situação.
João carcamano,
Tire esse ódio do seu coraçãozinho:stop:, praga??? Tá louco, coisa mais macabra, eu também sou jipeiro, e boto a mão na massa... :cry: claro que escolho melhor os buracos (coisa que vc ñ sabe:parede:) Avecredo numa coisa dessas... :shock: O caso do carlin é que ele tem oficina completa em casa, e ferramentas que às vezes são perigosas, diferente da gente que quando muito dá uma martelada no dedo e roxeia a unha....:mrgreen:
Boa lama!
Robinho
CarlinBC
25/05/2009, 18:12
Olá Robinho...
Minha mãe me disse para ter muito cuidado com as ferramentas de homens e que elas, geralmente são para trabalhar e não para brincar.Rsrsrs...Agradeço suas estimas. Espero não ficar com o dedo :odedo: assim como o médico me disse brincando, espero que estivesse só brincando mesmo! Quanto a carniça, voce viu o que estou fazendo?
Abçs..
Carlin, agora que vc tem tempo...risos...aproveita pra quebrar a cabeça (põe capacete antes ok!) para acertar o projeto do parachoque.
CarlinBC
25/05/2009, 18:31
Carlin, agora que vc tem tempo...risos...aproveita pra quebrar a cabeça (põe capacete antes ok!) para acertar o projeto do parachoque.
Olá Nava...
Acredito que do jeito que voce disse, que vai cortar o parachoque, não dará certo. Hoje eu tentei por as peças do parachoque, no terreiro para fotografar e te mostrar o "interno" dele. Não conseguí com uma mão só.Tá difícil isso...Depois vou ver se consigo alguem e posto as fotos.A cabeça não para um minuto de pensar um jeito.
Abçs..:concordo:
Desmontei o parachoque traseiro, pois tinha quase arrancado ele num barranco.
Meu, que coisinha fdp...como faz isso do jeito fácil?
Tem um monte de parafuso e tranca de plastico escondida....tudo por dentro! Como vc fez?
CarlinBC
25/05/2009, 18:45
É isso mesmo. E pesa uma tonelada, mesmo com aquele isopor. Não tem outra alternativa...
CarlinBC
25/05/2009, 18:46
E te digo mais...O dianteiro é pior ainda para sair.
Robinho da Jaguatirica
26/05/2009, 13:48
Tempos atrás estava de folga na casa da sogra (interior), inventei de tirar os dois parachoques, putsss:parede:, que peleija, ruim pra tirar, péssimo para instalar, não quero mais mexer com esta caca...:pipoca: por mim qu empene, quebre, solte, que vá pra quinta da Koréia...:odedo:
Boa lama!
Robinho
CarlinBC
26/05/2009, 18:44
Olá Nava...
Veja na foto, o sistema de como é por dentro, o suporte do parachoque dianteiro. Ele está em pé porque não tive como leva-lo para fora e fotografa-lo.
Abçs...
CarlinBC
26/05/2009, 19:21
Nava...Veja no alto da peça, tem um suporte que é preso na parte superior e inferior da estrutura do parachoque. Desta peça sai um outro suporte que segura a parte plástica baixa do parachoque. Acredito que não tem como retirar estas chapas...
Analise...
Carlin, parabéns pela oficina!
Depois de ter curado o torcicolo com sua foto, risos, vi que a coisa é uma M mesmo...
Bem, vou ajudar pouco, mas acho que o ideal é esquece isso e partir para parachoque feito em chapa e tubo...ainda, similar a linha da maceral (asa delta) que ficam arredondados e bem bonitos...o de plastico o ideal é mandar lá onde o trojão sugeriu!
CarlinBC
29/05/2009, 10:21
Olá Nava...
A oficina está a disposição...
Acredito que tem como transformar o parachoque original para este modelo da foto.Que tal? Ficou muito bonito e resolve o problema.
Abçs...
Júlio C. A. Santos
29/05/2009, 16:09
Eu já pensei em fazer essa modificação. Eu ia cortar a parte de baixo do pára-choque, depois ai fazer um peito de aço para preencher o buraco, é claro que precisa de uns furos para entrada de ar ao radiador. Ficaria parecido com peito de aço da Mitsubishi L200 (foto). É uma ótima idéia essa modificação.
Abraço
Carlin, mas esse recorte resolve o problema da fixação?
Eu gostei dele, se fixar na carroceria elevada...mas eu faria o corte total, até a roda, para livrar mais angulo de ataque.
Só que tem de abrir o meio tb, pq se for pra por guincho, nao tem espaço.
CarlinBC
30/05/2009, 22:21
Nava...
Acho que cortar de fora a fora, não rola.Vamos pensando.
Então tem de ver se apenas adaptando uma pequena chapa e reposicionando os furos devido ao lift. Pensei nisso enquanto tava debaixo do carro instalando o engate.
CarlinBC
31/05/2009, 18:07
Olá Nava...
Voce perguntou em outro tópico, se eu troquei flexíveis,etc.. Não troquei porque nesta medida 30mm de lift não precisou.
Mas se voce vai levantar mais do que 30mm, tem que trocar até os parafusos estojos dos batentes, repensar o sistema de fixação do radiador, mangueiras de abastecimento, flexíveis, etc...
Na minha experiência de ter iniciado o body lift, recomendo para quem vai faze-lo nesta medida de 30mm, que faça 16 calços de 15mm cada conforme desenho anexado. O motivo: Fica muito mais fácil levantar a viatura apenas o suficiente para encaixar os calços pelo rasgo criado.Desta forma, não há a necessidade de soltar,mangueiras, flexíveis,etc...Então é só colocar os calços com o rasgo invertido e completar com os pedaços conforme desenho.
Abçs...
Costa Junior
02/06/2009, 11:07
Olá Nava...
Voce perguntou em outro tópico, se eu troquei flexíveis,etc.. Não troquei porque nesta medida 30mm de lift não precisou.
Mas se voce vai levantar mais do que 30mm, tem que trocar até os parafusos estojos dos batentes, repensar o sistema de fixação do radiador, mangueiras de abastecimento, flexíveis, etc...
Na minha experiência de ter iniciado o body lift, recomendo para quem vai faze-lo nesta medida de 30mm, que faça 16 calços de 15mm cada conforme desenho anexado. O motivo: Fica muito mais fácil levantar a viatura apenas o suficiente para encaixar os calços pelo rasgo criado.Desta forma, não há a necessidade de soltar,mangueiras, flexíveis,etc...Então é só colocar os calços com o rasgo invertido e completar com os pedaços conforme desenho.
Abçs...
Carlin, se fizer os calços de 15mm, não precisa mecher em mais nada, nem radiador, flexiveis, alavanca de cambio, etc? É simplesmente colocar os calços e pronto?
Costa Junior
CarlinBC
02/06/2009, 11:25
Carlin, se fizer os calços de 15mm, não precisa mecher em mais nada, nem radiador, flexiveis, alavanca de cambio, etc? É simplesmente colocar os calços e pronto?
Costa Junior
Costa Junior...
O sistema que une a carroceria ao chassi é composto por 8 suportes com batentes e parafusos, sendo 4 de cada lado do chassi/carroceria. Se voce fizer 8 calços sem o recorte, de 30mm cada, deverá erguer a carroceria pelo menos uns 150mm para passar os calços e isto exige que se solte mangueiras e flexíveis por exemplo. Se fizer 16 calços com 15mm e com o recorte demonstrado no desenho, não precisará levantar a carroceria mais do que 40mm e consequentemente dispensa soltar as peças mencionadas.
Se colocar calços de 15mm não precisa de mais nada além dos parachoques. Mas 15mm, compensa???? 30mm é pouco!!!! Prá ficar realmente bonito, tem que ser pelo menos, 100mm ou 3"...:concordo:
Entendeu?
Costa Junior
02/06/2009, 22:25
Costa Junior...
O sistema que une a carroceria ao chassi é composto por 8 suportes com batentes e parafusos, sendo 4 de cada lado do chassi/carroceria. Se voce fizer 8 calços sem o recorte, de 30mm cada, deverá erguer a carroceria pelo menos uns 150mm para passar os calços e isto exige que se solte mangueiras e flexíveis por exemplo. Se fizer 16 calços com 15mm e com o recorte demonstrado no desenho, não precisará levantar a carroceria mais do que 40mm e consequentemente dispensa soltar as peças mencionadas.
Se colocar calços de 15mm não precisa de mais nada além dos parachoques. Mas 15mm, compensa???? 30mm é pouco!!!! Prá ficar realmente bonito, tem que ser pelo menos, 100mm ou 3"...:concordo:
Entendeu?
Valeu Carlin. Obrigado mais uma vez.
Carlin, a ideia do corte é show. Inclusive se for de borracha, acredito que somente um corte já seja sufuciente parea passar o parafuso...
Vc acha que 30 mm é pouco? Com 30 não mexeu em nada, radiador, etc?
O original tem uns 10 mm, certo?
E os parachoques?
CarlinBC
03/06/2009, 20:46
Carlin, a ideia do corte é show. Inclusive se for de borracha, acredito que somente um corte já seja sufuciente parea passar o parafuso...Vc acha que 30 mm é pouco? Com 30 não mexeu em nada, radiador, etc?O original tem uns 10 mm, certo?E os parachoques?
Olá Nava...
No meu caso, comprei uma chapa de nylon com 7mm de espessura e 1m². Comprei um kit de serras copo e "fabriquei" os discos apenas com o furo central. Depois quando resolví aumentar mais um disco, é que facilitei a operação com o rasgo. Deveria ter feito assim desde o início. Não sei se dá prá fazer de borracha porque ela pode abrir na hora do aperto final. O original tem que ser mantido na base dos calços porque funciona como amortecedor de vibração. O radiador eu vou levantar os 30mm porque ficou baixo e não é difícil modificar.
Acho que 30mm é pouco, porque o trabalho com os parachoques é o mesmo se aumentar para 100mm. Acredito que fique até mais fácil ajustar os parachoques acima de 60mm. O que me desanima é a diferença por conta de outros detalhes que são:troca ou prolongador nos parafusos dos calços, radiador, mangueiras do tanque, dir.hidráulica, reserv.de água do radiador, flexíveis, as alavancas do 4x4, câmbio e outros detalhes que podem surgir de surpresa.
Abçs...
MarcSport
03/06/2009, 21:49
Eu usava parachoque de aço, tinha suporte para guincho, mas nada impede de fazer sem.
CarlinBC
03/06/2009, 21:58
Carlin, a ideia do corte é show. Inclusive se for de borracha, acredito que somente um corte já seja sufuciente para passar o parafuso...
Nava...
Me explique o que disse (em negrito), pois não entendí...
Costa Junior
11/06/2009, 22:46
Nava...
Acho que cortar de fora a fora, não rola.Vamos pensando.
Esse para choqe nao poderia ser de fibra de vidro? Poderia se bolar um desenho bonito.
MarcSport
12/06/2009, 15:41
Esse para choqe nao poderia ser de fibra de vidro? Poderia se bolar um desenho bonito.
Quebraria no primeiro enrosco... parachoque tem que ser de aço ou plástico (flexível).
CarlinBC
14/06/2009, 22:26
Quebraria no primeiro enrosco... parachoque tem que ser de aço ou plástico (flexível).
Costa Junior, o Marcelo tem total razão! Fibra quebra. Vou comprar uma barra de aço com perfil em U e tentar fazer um parachoque bonito e reforçado. Terei muito tempo de molho ainda, para ver ou inventar um modelo.:concordo:
Costa Junior, o Marcelo tem total razão! Fibra quebra. Vou comprar uma barra de aço com perfil em U e tentar fazer um parachoque bonito e reforçado. Terei muito tempo de molho ainda, para ver ou inventar um modelo.:concordo:
Carlin,
tem um cara bom e ainda com tempo de sobra para ajudar a planejar. E como não tinha nada pra fazer chamou para colocar as fofocas em dia. tive com ele hj. :twisted:"Robinho Trojão":twisted:
Carlin, Vc mostrou um calço com um corte em C. N averdade só fazer ocorte sem retirar material...Fica um C fechado...bem esquece...risos
Parachoque bonito é feito em chapa. Fica bem leve e forte o suficiente. Vejam os novos para Vitara, tudo em chapa.
CarlinBC
15/06/2009, 13:48
Carlin, Vc mostrou um calço com um corte em C. N averdade só fazer ocorte sem retirar material...Fica um C fechado...bem esquece...risos
Parachoque bonito é feito em chapa. Fica bem leve e forte o suficiente. Vejam os novos para Vitara, tudo em chapa.
Olá Nava...
Agora eu entendí. Deste jeito deve ser feito de borracha para abrir e passar pelo parafuso. Jáestou com umas idéias sobre o parachoque de chapa. Vou comprar a chapa em perfil U. Estou em dúvida quanto a largura.:concordo:
CarlinBC
15/06/2009, 13:50
Carlin,tem um cara bom e ainda com tempo de sobra para ajudar a planejar. E como não tinha nada pra fazer chamou para colocar as fofocas em dia. tive com ele hj. :twisted:"Robinho Trojão":twisted:
Eu é que estou sem nada pra fazer e não estou suportando mais ficar na TV e Internet. E o pior, é que estou ficando o dia inteiro sozinho. Sinistro!!!!!!!!...
CarlinBC
15/06/2009, 21:45
Carlin,Parachoque bonito é feito em chapa.
Nava...
Veja esta ideia que tive. Não ví nada igual, ainda!! No desenho não tive como mostrar, mas o parachoque fará duas curvas nas extremidades acompanhando a curvatura do carro.
CarlinBC
16/06/2009, 10:14
Eu ia cortar a parte de baixo do pára-choque, depois ai fazer um peito de aço para preencher o buraco, é claro que precisa de uns furos para entrada de ar ao radiador. É uma ótima idéia essa modificação.Abraço
Júlio...
Que tal esta ideia de fazer em chapa e colocar o peito de aço subindo até o parachoque?:concordo:
Abçs...
Carlin,
Cê é bom mesmo! Mesmo maneta:twisted: consegue ser projetista:lol: Ficou bom!
CarlinBC
16/06/2009, 14:46
Carlin,Cê é bom mesmo! Mesmo maneta:twisted: consegue ser projetista:lol: Ficou bom!
João...
:stop: menos!!!! Fale baixo, não grite!!! Psiiiiiu!!!!!!!!!!
Cê acha que fica legal, ou tá só de onda???
Carlin,
Depende muito para o fim a que se destina. Realmente fica legal, parece agressivo e certamente ninguém vai querer encostar nele e tem uma vantagem dá até para empurrar o pessoal que agarrar na trilha. Se for por questão de estetica é logico que o original é mais bonito e combina, pois certamente algum gastou muito tempo com o projeto original.
CarlinBC
16/06/2009, 15:13
Carlin,Depende muito para o fim a que se destina. Realmente fica legal, parece agressivo e certamente ninguém vai querer encostar nele e tem uma vantagem dá até para empurrar o pessoal que agarrar na trilha.
Não estou decidido ainda e mesmo porque não posso fabricar nada por enquanto...
CarlinBC
16/06/2009, 21:40
:parede:Gostei demais desta opção... Uma pintura preto fosco no parachoque fará o visual mudar...
MarcSport
16/06/2009, 21:56
:parede:Gostei demais desta opção... Uma pintura preto fosco no parachoque fará o visual mudar...
Carlin.
Vai ficar igual ao que eu tinha, o parachoque integrado ao peito, a diferença é que o meu foi feito com tubo "redondo" e tinha somente uma barra horizontal e não duas como quer fazer, era pintado de preto fosco por gosto e porque com brilho apareceriam as imperfeições e riscos...
Fotos no link e anexa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=899134&postcount=90
CarlinBC
16/06/2009, 22:11
Carlin.Vai ficar igual ao que eu tinha, o parachoque integrado ao peito, a diferença é que o meu foi feito com tubo "redondo" e tinha somente uma barra horizontal e não duas como quer fazer, era pintado de preto fosco por gosto e porque com brilho apareceriam as imperfeições e riscos...
Marcelo...
Antes, observei bastante as fotos do seu que é muito bonito, mas, vou usar perfil U apenas por não ter que levar a quem tem calandra, para curvar os tubos. Sendo de perfil, eu mesmo farei em casa. Acredito que tenha ficado bonito deste jeito.:concordo:
Abçs..
MarcSport
16/06/2009, 22:20
Marcelo...
Antes, observei bastante as fotos do seu que é muito bonito, mas, vou usar perfil U apenas por não ter que levar a quem tem calandra, para curvar os tubos. Sendo de perfil, eu mesmo farei em casa. Acredito que tenha ficado bonito deste jeito.:concordo:
Abçs..
Bonito não fica, talvez "legal", o meu chamava muita atenção devido ao guincho.
O parachoque de aço fica mais leve do que o original, mas o guincho pesa bastante na frente do carro devido principalmente à alavanca. O problema que vejo é com a agressividade aos pedestres, esse foi um dos motivos que me fez tirar o meu.
CarlinBC
16/06/2009, 22:46
Me desculpe, mas acho muito bonito um parachoque igual o seu, um par de estribos, um bagageiro cheio de farois instalados, o carro todo sujo de barro, etc... Não pretendo colocar guincho elétrico porque acho muito caro, talvez depois que formar meus filhos... O quebra mato é perigoso ao pedestre.
Abçs...
CarlinBC
17/06/2009, 12:10
Desculpem o mono mão.:concordo: Sem ter o que fazer, é pho... com PH mesmo!!!!!!!:twisted: Aceito palpites, vales transporte, etc...
Carlin, não tem como fazer um hibrido do plastico com tubos/perfil U?
Aquela ideia de cortar o parachoque de plastico para fazer acabamento entra a lataria de cima/grade/farois com a parte de baixo de metal, nao tem como?
Desculpem o mono mão.:concordo: Sem ter o que fazer, é pho... com PH mesmo!!!!!!!:twisted: Aceito palpites, vales transporte, etc...
É véio; bem bolado os parachoques que voce colocou.Que programa voce usou para desenhar os parachoques na foto do carro?Como voce "tirou" o parachoque original na foto?Vc quer palpite e vale transporte pra passar o dia?rsrsrsE a mão?Dá notícias.Abração
CarlinBC
22/06/2009, 09:44
Carlin, não tem como fazer um hibrido do plastico com tubos/perfil U?Aquela ideia de cortar o parachoque de plastico para fazer acabamento entra a lataria de cima/grade/farois com a parte de baixo de metal, nao tem como?
Olá Nava...
Pensando melhor, não tenho coragem de cortar um para-choque que, se não der certo, ficará difícil de encontrar outro para substituir. Vou comprar material e fazer um de chapa. Se não der certo, pelo menos, é mais barato. Estou com um projeto na cabeça bem legal, acho!
Abçs...
CarlinBC
22/06/2009, 09:53
É véio; bem bolado os parachoques que voce colocou.Que programa voce usou para desenhar os parachoques na foto do carro?Como voce "tirou" o parachoque original na foto?Vc quer palpite e vale transporte pra passar o dia?rsrsrsE a mão?Dá notícias.Abração
Olá JPSilva...
Falta do que fazer, faz isso!!! Usei o Paint do Windows. Na foto já está sem o para-choque. Estou aceitando convites para visitas, palpites de como passar o dia e lógico, o vale transporte ou o cartão do BHBus. Hehehehe...A mão está inchada ainda e o mais estranho foi que o braço esquerdo, de tanto ficar imóvel, ficou fininho. Vou usar o mesmo recurso para diminuir a barriga. Rsrsrsrs...
Voce sumiu. Apareça outra vez...:concordo:
Júlio C. A. Santos
22/06/2009, 16:58
Carlin,
Ainda estou procurando um modelo de para choque pra você, mas tá difícil, é uma modificação bem rara, será que compensa "sacrificar" o pára-choque original? De qualquer forma vou continuar procurando, e aquele para choque da Sportage da revista, você gostou?
Obs.: O nome desse tópico também mudou... :pensativo:
Abraço
CarlinBC
22/06/2009, 17:07
Carlin,Ainda estou procurando um modelo de para choque pra você, mas tá difícil, é uma modificação bem rara, será que compensa "sacrificar" o pára-choque original? De qualquer forma vou continuar procurando, e aquele para choque da Sportage da revista, você gostou? Obs.: O nome desse tópico também mudou... :pensativo:Abraço
Olá Julio...
Veja na página anterior (11), os desenhos que fiz de para-choques de chapa e dê seu parecer. Veja também meu AVATAR. Achei que fica legal. Conforme respondí pro Nava, não compensa cortar o original. O nome do tópico foi opção minha. Enviei uma MP justificando, ao moderador e fui prontamente atendido.
Júlio C. A. Santos
22/06/2009, 17:10
Legal Carlin, você vai fazer um "peito de aço" integrado ao para-choque, igual a Sportage da revista?
Abraço
Júlio C. A. Santos
22/06/2009, 17:16
Encontrei mais um para-choque exótico.
Abraço
CarlinBC
22/06/2009, 17:33
Legal Carlin, você vai fazer um "peito de aço" integrado ao para-choque, igual a Sportage da revista?Abraço
Júlio, qual desenho voce achou melhor? Ou nenhum? Todos têm o peito de aço integrado. Dê sua opnião, voce conhece muito!
Júlio C. A. Santos
22/06/2009, 21:03
Carlin,
Estive reparando num detalhe em meu arquivo de fotos de Sportages pelo mundo, e percebi uma coisa, todos os peitos de aço possuem entradas de ar bem na frente, (assim como todos os outros off-roads de outras marcas) a parte inferior do motor necessita de ventilação para não acumular muito calor, e tem outra coisa, repare no diferencial dianteiro, ele possui umas "estrias" na parte da frente que servem para baixar a temperatura do óleo, uma espécie de "radiador", e para que isso funcione o peito de aço precisa ter umas entradas para que o ar circule quando o veículo começa a ganhar velocidade. E por falar em radiador, quando você projetar o peito de aço veja se ele realmente está protegendo as duas extremidades da parte inferior do radiador, com a proteção original ficam muito expostas. Seria interessante criar um suporte para faróis ou "mini quebra mato" no centro do pára-choque, fica bem legal, meu voto vai para a foto abaixo.
Abraço
CarlinBC
22/06/2009, 22:56
Hehehe...Veja abaixo...
CarlinBC
22/06/2009, 23:08
Júlio, pensei em colocar este "mini quebra-mato" com parafusos para ter uma segunda opção de modelo. Nesta peça eu poderia colocar os milhas maiores igual o do carro do Rogério Peixoto.Acho aquele visual bonito demais. Parece um sirí... Os milhas pequenos serão colocados próximo do braço oscilante da suspensão. Lá no fundão. Hehehe... Meu carro já tem um peito adaptado, que sai do para-choque e vai sob eixo dianteiro, que eu fiz usando um de Fiat Uno. Falta só completar na frente conforme desenho.
CarlinBC
23/06/2009, 00:14
Júlio, seria assim, com o peito subindo até a grade, por dentro do quebra-mato?
Júlio C. A. Santos
23/06/2009, 01:11
Carlin,
Se você mantiveres algumas entradas de ar para o radiador pode até ser. Lembra da Sportage do Paulo da revista 4x4&Cia? Antigamente o pára-choque que ele usava era esse da foto à esquerda, mas eu particularmente usaria entradas de ar maiores no peito de aço, no motor diesel 2.2 isso faz diferença. Esse pára-choque é praticamente igual ao que você esta projetando, não é? Na foto à direita, o pára-choque "quadrado" que ele usa atualmente.
Abraço
CarlinBC
23/06/2009, 13:44
Olá Júlio...
Vou deixar vários orifícios bem grandes para ventilação conf.aparece no desenho. O para-choque da primeira foto, é bem parecido com o meu ideal. A diferença, é que usarei perfil em "U", porque eu mesmo farei em casa.
Olá Júlio...
Vou deixar vários orifícios bem grandes para ventilação conf.aparece no desenho. O para-choque da primeira foto, é bem parecido com o meu ideal. A diferença, é que usarei perfil em "U", porque eu mesmo farei em casa.
Carlin. Vai ficar muito legal se seguir exatamente o projeto.Abração e quando eu for a BH, te procuro.:dance:
Júlio C. A. Santos
24/06/2009, 15:41
Carlin,
Acho que descobri como proteger os para-choques originais, hehehe!
Abraço
CarlinBC
24/06/2009, 16:23
Carlin,Acho que descobri como proteger os para-choques originais, hehehe!Abraço
Ô Júlio...
Com um kit destes, o carro só pode rodar em lugar plano. Se vier a BH vai ter que escolher ruas sem subidas, aí, tá ferrado...Caraca!!!!! Parecem estribos, nos para-choques. Vai entender.:discordo:
CarlinBC
23/07/2009, 19:21
Júlio, voce tem registrado o local de onde foram tiradas estas fotos???
Abçs...
Bah julio paraben que bonita que esta tu esportage, fico melhor que original:palmas::D
Júlio C. A. Santos
24/07/2009, 18:49
Olá Carlinhos,
A maioria das fotos de Sportages que tenho é de outros países, posso tentar descobrir de onde elas são, já que aparentemente cada país usa seu padrão de equipamentos.
CarlinBC
24/07/2009, 21:12
Olá Carlinhos,A maioria das fotos de Sportages que tenho é de outros países, posso tentar descobrir de onde elas são, já que aparentemente cada país usa seu padrão de equipamentos. Abraço :concordo:
Olá Júlio...
Por um momento, achei que fossem fotos, daquí do Brasil mesmo...
Abçs...:pipoca:
Júlio C. A. Santos
26/07/2009, 18:00
Olá Carlinhos,
Olha o que achei, não sei se tem Body Lift mas repare no para-choque:
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/kia-sportage-2.0-d-4x4-turbo-intercooler-diesel-4p-manual/5269450/detalhe.wm
Abraço :discordo:
CarlinBC
26/07/2009, 21:00
Olá Carlinhos,Olha o que achei, não sei se tem Body Lift mas repare no para-choque:Abraço :discordo:
Olá Júlio, este parece muito com o do carro do Kiros...
Carlin, como está este projeto em sua nave?
CarlinBC
30/07/2009, 23:46
Olá Nava, o projeto está pronto, só estou esperando a liberação médica prá usar o ombro e a mão esquerda.A lixadeira ainda...
Tá ficando arrumada a vermelhona, hein???Voce é meio tranqueira(te dou razão)mas contribui bastante com suas postagens.Legal.
CarlinBC
14/08/2009, 17:47
Tá ficando arrumada a vermelhona, hein???Voce é meio tranqueira(te dou razão)mas contribui bastante com suas postagens.Legal.
Obrigado, até pelo tranqueira. Voce deveria contribuir um pouco também, em vez de ficar só azarando, que tal?
DouglasMac
19/08/2009, 01:16
Todo bobo quer ser notado!!
LAMA!!