Conectar

Ver Versão Completa : Aspirante a Toyoteiro

Abel Mário
08/03/2009, 16:51
Olá pessoal, sou novo no forum dos Toyotas. Tinha um Jimny mas vendi, e gostaria de um bandeirante fechada curta. Pelo que sei os 3 motores 608/709/14B são os mais usados nas Bands. Gostaria da opinião de voces sobre qual deles é o mais indicado, os prós e contras de cada um, facilidade de peças e adaptações. Usarei o carro no dia a dia, viagens e em trilhas.

Sds, Abel.

mecamaniaco
08/03/2009, 17:34
Olá pessoal, sou novo no forum dos Toyotas. Tinha um Jimny mas vendi, e gostaria de um bandeirante fechada curta. Pelo que sei os 3 motores 608/709/14B são os mais usados nas Bands. Gostaria da opinião de voces sobre qual deles é o mais indicado, os prós e contras de cada um, facilidade de peças e adaptações. Usarei o carro no dia a dia, viagens e em trilhas.

Sds, Abel.
Vá de 709 é o mais forte (o 14B tem mais CV mas é prq alcança maior rotação) e mais econômico! Ai você turbina e pronto, vai ter um carro exelente!

O 608 é muito antigo, mas turbinado fica muito bom!

O 709 é bem novo, tem bastante força e é econômico. Turbinado fica o bixo.

O 14B é Toyota, é bem forte, mas deixa a desejar em baixa. O bom é q os 14B sempre são 5 marchas.

onduty
08/03/2009, 18:00
Apesar do 14B ter peças e mão-de-obra mais caras....

E tbm tem uma coisa, tem bands com o motor 709 e cambio 5 marchas.

Valeu

Gugaestevam
09/03/2009, 17:34
a minha é longa 608 turbinado. se interessar olhe os anúncios nos links de minha assinatura

Fe_jipeiro
11/03/2009, 16:31
Opa Abel...

Particularmente falando, o melhor ano fabricado da Band foi 1993 .. OM 364 + 5 Marchas + A/C + Freio a disco ... Essas realmente são raras...

Porém, não troco a minha 1991 por nada desse mundo ...

Obs: lembrando que sou apaixonado por bands, e para mim gosto de todas .. respeitando cada configuração ...

Estou vendendo uma 89 está no link da minha assinatura ... Se interessar, me fala .. Ok ?!

Se precisar de dicas ou opinioes, soh mandar !!!

Abs,,

Torezan
11/03/2009, 19:17
Olá companheiros,
Já tive Band com motor 608 (OM 314) e agora tenho uma com 709 (OM 364) posso dizer que ambos são muito valentes e resistentes mas confio e gosto mais do 709. Quanto aos Toyota 14b não conheço, mas sei que são mais elásticos e mais potentes, embora sejam muito confiáveis acredito que não superam os motores Mercedes-Benz em durabilidade e manutenção.
Abraços,

Abel Mário
12/03/2009, 01:06
Obrigado a todos, pelas informações. Já tinha sido informado sobre o 709, mas queria outras opiniões. Estou com uma em vista de uma 92/93 4 marchas, com Gincho/AC/DH aqui na Bahia. Se fechar negocio, posto fotos neste topico.

Sds, Abel.

Abel Mário
15/03/2009, 11:02
Pessoal, desculpem a ignorância do macaco, mas gostaria de saber o que significa alguns termos, como:

-Caixa seca.
-T-case
-Diferencial com eixo flutuante.

Se alguem souber de algum livro que aborde assuntos sobre 4x4, me informe.

Sds, Abel.

joão k. chikui
15/03/2009, 11:57
Abel , conterrâneo

Caixa seca : As band até 81 eram com a 1ª e 2ª secas(não sincronizadas ) e não possuiam reduzida , mas , apenas caixa de transferência (como as Engesa e os atuais Marruá). Para suprir esta falta ,(Se comparado ao Willys ,que tinha uma 1ª ~2,9:1 mas reduzia 2,46:1) tinha um motor bem torcudo e uma 1ª bem reduzida (~5,5:1 ) .
As band 82 acima , passaram a contar com cambio 4M sincronizadas e reduzida . Com esse importante up grade , a 1ª caiu para ~4,84:1 (já que a reduzida quase dobra essa redução, multiplicando todas as 4 marchas , mais a ré por um fator de 1,96) .
Em 90 as Band ganharam o motor OM 364/4 (MB709) em substituição aos já incríveis OM314S (MB608).
Em 93 ganharam o cambio 5M , com 5ª longa , uma 1ª levemente mais reduzida 4,925:1 e uma Tcase com reduzida ligeiramente mais reduzida(1,99:1)
Em 95 as band receberam os motores Toyota 14B , freio a disco .
Em Nov de 2001 teve sua produção encerrada.

O que é Tcase: A caixa de transferência e reduzida.
Diferencial com eixo flutuante: Sistema adotado nas picapes Band acima de 83 , para resistir ao peso da carga .A ponta de eixo transmite apenas força de torção ao cubo de roda , ficando o serviço de sustentação do peso aos 2 rolamentos contapostos .
Muito procurado por quem deseja instalar bloqueio de diferencial(uso esportivo em trilhas).

O eixo normal é prato , que também é muito bom , utiliza uma ponta de eixo bem mais grossa e inquebrável . Veja que é um sistema tão bom que F1000, D-20 , S10 , Ranger e uma infinidade de veículos e picapes o utilizam sem problemas.

Pessoal, desculpem a ignorância do macaco, mas gostaria de saber o que significa alguns termos, como:

-Caixa seca.
-T-case

Sds, Abel.

Abel Mário
15/03/2009, 12:26
Valeu João. Essas Band´s com caixa seca, arranha na passagem da 1ª para 2ª, e vice versa?

Sds, Abel.

estyvybeykr
15/03/2009, 15:56

-Caixa seca.
-T-case

Sds, Abel.

Abel quanto a sua pergunta sobre arranhar as marchas de 1ª para 2ª, com o tempo se consegue passar as marchas até sem embreagem, isto sem arranhar.

Quanto as mudanças que o João falou acima, a hora que vc tiver com tempo, dá uma olhada aqui nessa reforma que estou fazendo na minha band http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37857 , que muitas interrogações que vc possui hoje, cairá por terra, em compensação outras surgirão kkkkkkkk.

Só pra vizualizar o que são as peças que vc perguntou na seguencia:

_ Caixa seca (verde)
_ Caixa sincronizada (vermelha)
_ T case (essa foto tá bem ruim)
_ Eixo traz. flutuante sendo preparado p/ freio a disco e depois de pronto.

Forte abraço.:concordo:

José Ordele
15/03/2009, 19:59
Abel , conterrâneo

Caixa seca : As band até 81 eram com a 1ª e 2ª secas(não sincronizadas ) e não possuiam reduzida , mas , apenas caixa de transferência (como as Engesa e os atuais Marruá). Para suprir esta falta ,(Se comparado ao Willys ,que tinha uma 1ª ~2,9:1 mas reduzia 2,46:1) tinha um motor bem torcudo e uma 1ª bem reduzida (~5,5:1 ) .
As band 82 acima , passaram a contar com cambio 4M sincronizadas e reduzida . Com esse importante up grade , a 1ª caiu para ~4,84:1 (já que a reduzida quase dobra essa redução, multiplicando todas as 4 marchas , mais a ré por um fator de 1,96) .
Em 90 as Band ganharam o motor OM 364/4 (MB709) em substituição aos já incríveis OM314S (MB608).
Em 93 ganharam o cambio 5M , com 5ª longa , uma 1ª levemente mais reduzida 4,925:1 e uma Tcase com reduzida ligeiramente mais reduzida(1,99:1)
Em 95 as band receberam os motores Toyota 14B , freio a disco .
Em Nov de 2001 teve sua produção encerrada.

O que é Tcase: A caixa de transferência e reduzida.
Diferencial com eixo flutuante: Sistema adotado nas picapes Band acima de 83 , para resistir ao peso da carga .A ponta de eixo transmite apenas força de torção ao cubo de roda , ficando o serviço de sustentação do peso aos 2 rolamentos contapostos .
Muito procurado por quem deseja instalar bloqueio de diferencial(uso esportivo em trilhas).

O eixo normal é prato , que também é muito bom , utiliza uma ponta de eixo bem mais grossa e inquebrável . Veja que é um sistema tão bom que F1000, D-20 , S10 , Ranger e uma infinidade de veículos e picapes o utilizam sem problemas.

Boa noite João.

Vou levar o Jeep terça-feira para o Popa. Está tudo agendado, vai de guincho Vc saberia me dizer quanto eu pago em um motor OM 364 e por quanto eu consigo vender um OM 314 (zero KM, com retífica completa e na garantia)

joão k. chikui
15/03/2009, 22:33
Ordele
Não tenho base. Mas , se teu 314 tá novo , é muito bom .
Finalmente tua Band tá ficando pronta.

Boa noite João.

Vou levar o Jeep terça-feira para o Popa. Está tudo agendado, vai de guincho Vc saberia me dizer quanto eu pago em um motor OM 364 e por quanto eu consigo vender um OM 314 (zero KM, com retífica completa e na garantia)

hercilio.neto
17/03/2009, 21:37
Abel,

Para engatar a 1ª ou a 2ª com o veículo em movimento arranha um pouco. Porém, a 1ª marcha só é usada em situações em que se usaria a reduzida, ou seja, engata-se com o carro parado. No uso cotidiano, voce já sai em 2ª marcha, então normalmente vai engatar com o carro parado. Podes crer, é tudo bem tranquilo.

HERCILIO NETO

Abel Mário
18/03/2009, 06:56
Não sou mais apirante, agora sou Toyoteiro mesmo, e bem verdade que no nível bem inicial. Comprei uma Band 92/93, com ar/direção/vidro eletrico/gincho mecanico, motor 709/4 marchas. Já andei com ela 500Km (tive que trazer do interior do estado, para casa), e bem economica fez 10km/l num trecho ruim. Gostei bastante do carro, não e tão desconfortavel como alguns falam, só me incomodou aquele calor nos pés, que vem da caixa do motor. Sgue fotos do veiculo.

Sds, Abel.

joão k. chikui
18/03/2009, 07:14
Conterrâneo (sou de São Sebastião do Passé) , parabéns !

Cuide bem , essa é uma boa safra de Band. Mantenha sempre pulverizada e evite andar na areia da praia , evite agua embaixo de tapetes e troque oleos e filtros nos prazos normais.

O calor no pé não é normal , veja se não tem alguma fresta na tampa que separa o habitáculo do cambio/reduzida , guarda-pó das alavancas , etc...

Se for apenas o calor da chapa , um papelão por baixo do carpete já isola.

Não sou mais apirante, agora sou Toyoteiro mesmo, e bem verdade que no nível bem inicial. Comprei uma Band 92/93, com ar/direção/vidro eletrico/gincho mecanico, motor 709/4 marchas. Já andei com ela 500Km (tive que trazer do interior do estado, para casa), e bem economica fez 10km/l num trecho ruim. Gostei bastante do carro, não e tão desconfortavel como alguns falam, só me incomodou aquele calor nos pés, que vem da caixa do motor. Sgue fotos do veiculo.

Sds, Abel.

estyvybeykr
18/03/2009, 14:29
Meus parabens Abel pela aquisição da band, que por sinal esta muito bonita, alem de já possuir itens que são valorizadissimos numa bandeirantes, espero que ela lhe traga muitas felicidades.

Gigantin Samurai
18/03/2009, 14:55
Amigos, postei a mensagem abaixo em outro tópico e ninguém respondeu.

Assim, e para evitar de criar um outro tópico de aspirante a Toyoteiro, vou reproduzir aqui a minha recente saga se devo comprar uma Band long 83 ou não:

Eu tenho um samurai 97 e pintou uma band longa 83 recem pintada e com o motor retificado. Vou usar no dia-a-dia e +ou- duas vezes por mês em trilhas mais tranquilas.

É de uma empresa terceirizada de prestação de serviços à rede elétrica e provavelmente não fez trilhas.
To pesquisando sobre Bands agora (Até então sou um completo analfabeto nesse universo, por isso o pedido de ajuda).

Coisas que terei que arrumar de cara:
Freio a disco (atualmente é lona);
Segundo o mecânico da empresa: Trocar as ponteiras da direção (3) e as buchas dos feixes de mola;
Lataria: Apesar de toda pintada, reparei que a porta do passageiro e o porta-malas estão um pouco empenadas (trabalho de porco);
Seta do lado direito (simplesmente não tem);
Fora as manutenções de praxe quando compra um veículo.
Se sobrar uma grana, direção hidráulica (atual queixo duro).
OBS1: Não tem forração no teto.
Por alto, quanto será que gastarei só para arrumar as coisas acima?

Estão pedindo R$ 18.000,00. Vocês acham que vale a pena?
Dei um pulo no galpão ontem e achei ela interessante. Amanhã eu vou conversar com o proprietário e dar uma volta nela para sentir a tocada.
Mais uma coisa, a direção é tão dura assim mesmo como me falaram?

OBS2: O pai de um amigo meu, que é jipeiro à anos, acabou de comprar uma picape bandeirantes cabine dupla ano 85 desse mesmo proprietário e tá satisfeito com a compra.

Um abraço :concordo:

Gugaestevam
18/03/2009, 15:04

Assim, e para evitar de criar um outro tópico de aspirante a Toyoteiro, vou reproduzir aqui a minha recente saga se devo comprar uma Band long 83 ou não:

Eu tenho um samurai 97 e pintou uma band longa 83 recem pintada e com o motor retificado. Vou usar no dia-a-dia e +ou- duas vezes por mês em trilhas mais tranquilas.

É de uma empresa terceirizada de prestação de serviços à rede elétrica e provavelmente não fez trilhas.
To pesquisando sobre Bands agora (Até então sou um completo analfabeto nesse universo, por isso o pedido de ajuda).

Segundo o mecânico da empresa: Trocar as ponteiras da direção (3) e as buchas dos feixes de mola;
Lataria: Apesar de toda pintada, reparei que a porta do passageiro e o porta-malas estão um pouco empenadas (trabalho de porco);

Dei um pulo no galpão ontem e achei ela interessante. Amanhã eu vou conversar com o proprietário e dar uma volta nela para sentir a tocada.

OBS2: O pai de um amigo meu, que é jipeiro à anos, acabou de comprar uma picape bandeirantes cabine dupla ano 85 desse mesmo proprietário e tá satisfeito com a compra.

Eu não sei te dizer quanto vai gastar, mas uma coisa é certa, se estiver boa mesmo igual vc falou, por R$ 18k, está de graça. Pode comprar e se gastar muito não chegará R$ 10k.

Boa compra e seja feliz,

caso não de certo essa ai, a minha está a venda. link na assinatura.

Abel Mario, Parabéns pela aquisição, muito bonita sua BAND.

[]´s

joão k. chikui
18/03/2009, 18:46
Gigantim

É um bom ano de Band (2 anos antes teve um grande up grade) , pois já é com 4M sincronizada e Reduzida . Até 81 era 4 M com 1ª e 2ª seca e sem reduzida.
Terminais de direção e kit de freio Varga , tudo se gasta pouco mais de 1100.

Direção , nem é tão pesada assim , se estiver com pneu normal e não muito gasto.
Se quiser colocar DH , me mande uma MP que te darei algumas dicas .

No mais este é um jeep de uso profissional , expedições , pequenas viagens, puxar caminhão carregado , etc,.. . Se quer fazer trilhas , o Samurai é melhor .

Leve para testar um mecanico que entenda de motor Mercedes . Este é um dos motores mais baratos para se retificar , mas , sempre é um gasto .
Se o motor foi feito , a pessoa tem NF do serviço e peças . Alguém que entenda , só de ver as Nf poderá te dizer se foi feito apenas para vender ou bem feito.

O preço realmente está bem convidativo , mas , não compre só na emoção.

[]s

estyvybeykr
18/03/2009, 19:03
Amigos,
Espero que concretize o quanto antes seu sonho.

Valor do Kit R$927,00
Aproveite pra trocar logo as 05 R$177,00
Existe em Nova Friburgo oficina do Arilson, muito bem recomendada
Se for o comando R$77,50
Não se esqueça de trocar logo o filtro Banhado por um de elemento de papel, se já não for.
Ai é que o bolso vai chorar, pode preparar de 3 mil a 4,5 sendo nova
Se for só o teto será mais simples que vc imagina
Gigantim, quando se adquiri um veículo desses, não se mede o quanto e nem o tempo que demore pra deixa-la do nosso jeito.
Se não der pra ser no momento, ou tudo de uma vez, faça aos poucos, por parte e depois monte do jeito que vc quer que fique.

83 já com reduzida , creio que não esta mau,
Se vc não tiver conhecimento de mecânica, leve um mecânico junto
É pesada, mas se pega a manha, balançando ela se torna mais leve.

Sou proprietario de uma band longa ano 80 a 09 anos, e dentro desses 09 anos a reforma não acabou.
Se tiver tempo da uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37857 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37857) e vc verá que quanto mais fazemos, mais temos à fazer.

Forte Abraço, e espero que alguma coisa disso tudo, sejá de algum proveito.:concordo:

Ps. esses valores são da Tração Mania, quem sabe pesquisando consiga valores ainda melhores.:mrgreen:

José Ordele
18/03/2009, 22:01

Sds, Abel.

Abel, parabéns, sua Band está linda. Espero que vc seja muito feliz com ela.

abraços

Gigantin Samurai
19/03/2009, 00:00
Amigos,
obrigado pelas valiosas dicas.

To muito afim de comprar essa band e se eu não comprar o meu irmão ficou interessado nela.

O uso dela vai ser mais em cidade mesmo, numa firma que estou para abrir com o meu irmão.

Trilha de vez em quando, mesmo assim só as leves.

Olhei o documento do mesmo e nele consta 96 cavalos. O que me leva a crer que além de retificar, o dono também turbinou o motor. Bom que é menos gastos futuros. :dance:

O pai do meu amigo que já foi lá antes levou o mecânico dele e falou que o jipe tá bom, mas de qualquer forma eu vou levar o meu quando for fechar a compra.

Posto aqui notícias se serei mais um felizardo ou não.

OBS: Gosto muito do meu samurai, mas evoluir para uma Band nesse preço não é nada mal né. hehehe

Um abraço

Abel Mário
19/03/2009, 06:59
Valeu galera pelas dicas. Vou fazer revisão da parte eletrica e mecanica do bixo. Com certeza estarei pedindo conselhos de vcs mais tarde.

Sds, Abel.

Torezan
21/03/2009, 15:51
Amigos,
obrigado pelas valiosas dicas.

Olhei o documento do mesmo e nele consta 96 cavalos. O que me leva a crer que além de retificar, o dono também turbinou o motor. Bom que é menos gastos futuros. :dance:

Um abraço

Caro colega,
Quanto à potência de 96 cv acredito que não tenha sido turbinada, pois essa é a potência da minha picape com motor original OM364 (709).
Sugiro que dê uma olhada para confirmar...
Abraços,

andre_tome
22/03/2009, 03:28
Bem, como eu disse no meu tópico de apresentação, também virei Toyoteiro!! :mrgreen:

Agora falta começar a pegar umas trilhas leves para pegar a mão da coisa...

Espero me divertir muito. :dance:

:concordo: