Ver Versão Completa : Vistoria CJ-5 1976 no Detran/MG e itens obrigatorios
Bom dia pessoal,
Estou transferindo um CJ-5 1976 para meu nome e estou com algumas duvidas.
Quais os itens obrigatórios para passar na vistoria?
Parece que está tudo OK considerando parte elétrica e funcionamento/motor em geral, com exceção de alguns faróis adicionais, só dei falta da luz de ré, que não tem.
Vocês recomendam a utilização de um despachante ou é tranqüilo fazer isso sozinho?
A plaqueta de identificação está ilegível. Onde mais eu posso encontrar o numero do chassi?
Quais problemas eu posso ter?
Alguma outra consideração?
O numero do chassis vc encontra gravado no mesmo, ao lado da roda dianteira direita. Gire um pouco a direção e poderá ver melhor.
Se tiver os docs ok, parte elétrica funcionando e pneus ok, não precisa preocupar não. Se puder pagar $$$ um despachante tb ajuda um pouco.
Uma dica: Se tiver com galão de gasolina e estepe traseiro "tampando" as lanternas de trás, não passa na vistoria não!!! Se este for seu caso, tira estes acessórios e depois da vistoria coloca de novo.
T+ :concordo:
Robledo
No sábado vou encarar o DETRAN de Araruama para finalmente transferir meu Jeep para o meu nome, e mudar a placa do Rio para Saquarema. Até lá serão instalados os limpadores de parabrisa, alargador de paralama dianteiro direito - que quebrou -, e colocarei o espete no assoalho traseiro, pois não há banco. Vamos ver no que vai dar... Em breve poderei relatar a minha experiência. Não tenho despachante - nem luz de ré...
Abraços a todos...
no Sábado Vou Encarar O Detran De Araruama Para Finalmente Transferir Meu Jeep Para O Meu Nome, E Mudar A Placa Do Rio Para Saquarema. Até Lá Serão Instalados Os Limpadores De Parabrisa, Alargador De Paralama Dianteiro Direito - Que Quebrou -, E Colocarei O Espete No Assoalho Traseiro, Pois Não Há Banco. Vamos Ver No Que Vai Dar... Em Breve Poderei Relatar A Minha Experiência. Não Tenho Despachante - Nem Luz De Ré...
Abraços A Todos...
Luz De Ré Não Precisa Não!
Bem, até sábado eu não vou mesmo colocar "luz de ré".
Mas te agradeço pela dica... embora eu já tenho lido qualquer coisa aqui no fórum sobre vistorias em que a "luz de ré" teria sido cobrada pelo vistoriador. Também já vi qualquer coisa a respeito de terem implicado com um a"luz de ré" instalada, pelo fato de não ser original. Dependendo de quem eu encontrar pela frente... acho que poderão criar caso até com os pneus mais largos para fora dos para-lamas... apesar dos alargadores de para-lamas. Mas estou confiante... apesar de um dos limpadores de para-brisas ainda não estar ok, o que eu espero resolver até o dia da vistoria.
Abraços a todos...
Luz De Ré Não Precisa Não!
poisé, obrigatorio num é pq não vinha original nele. mas quero ver tu explicar pro vistoriador isso. eheheheh!
Na pior das hipóteses tu coloca a luz de ré com um interruptor perto do cambio.
Cara, aqui é Minas(interior). Todas as vezes que fui fazer vistoria o cara só me perguntou se tava tudo funcionando e nem entrou em detalhes. eles se preocupam mais com numeração de chassi e motor.
giovanihappy
04/03/2009, 09:50
Quando comprei o meu (em agência) paguei pro despachante, acho que foi algo perto de R$ 100 a mais. Acho que valeu a pena...Sem burocracia e recebi o documento em casa no meu nome.
Rodolfo Ourique
05/03/2009, 18:32
Amigos,
Nada disto é necessário, entrem no site do Contran e baixem o código que fala das exigências da Vistoria anual, nem luz de ré, nem esguicho do limpador é obrigatório, aconselho fazer como faço aqui no Rio, levem a cópia com vcs.
Abçs.
Alexandre Henrique Olivei
06/03/2009, 00:06
Ravil, também sou de BH, fiz a vistoria do meu em 2007. Pergunta: Tem número do motor no documento ? Se tiver, fica mais fácil, senão, pode demorar alguns meses para regularizar. De qualquer forma, contrate um despachante.
Para a vistoria, conforme os amigos falaram, parte elétrica ok, motor, pneus não saindo para fora do para-lama, ou só um pouquinho, etc. No dia, instalei uma luz de placa para a vistoria. Se precisar da indicação do despachante que me ajudou, te envio o telefone.
Alexandre.:-D
rodrigo.hoffman
06/03/2009, 01:01
Cara, aqui é Minas(interior). Todas as vezes que fui fazer vistoria o cara só me perguntou se tava tudo funcionando e nem entrou em detalhes. eles se preocupam mais com numeração de chassi e motor.
Ah, como é bom morar no interior as vezes.. hehehe
Meu caso tb foi assim.. cheguei la e o cara virou pra mim e disse "bonito o jeep hein, faz muita trilha???".. perguntou onde ficava o numero do chassi e do motor".. nem olhou mais nada.. fui pra casa bem contente
[ ]´s
Vou levar uma cópia debaixo do suvaco, mas estou providenciando uma luz de ré "a la Bangu".
Abraços a todos...
Amigos,
Nada disto é necessário, entrem no site do Contran e baixem o código que fala das exigências da Vistoria anual, nem luz de ré, nem esguicho do limpador é obrigatório, aconselho fazer como faço aqui no Rio, levem a cópia com vcs.
Abçs.
No interior eu acho que até a poliça é mió.
Abraços a todos...
Ah, como é bom morar no interior as vezes.. hehehe
Meu caso tb foi assim.. cheguei la e o cara virou pra mim e disse "bonito o jeep hein, faz muita trilha???".. perguntou onde ficava o numero do chassi e do motor".. nem olhou mais nada.. fui pra casa bem contente
[ ]´s
Caro colega... não consigo encontrar o site do CONTRAN.
Por acaso você saberia me informar a URL correta ?
Grato,
Abraços a todos...
Amigos,
Abçs.
Ravil, também sou de BH, fiz a vistoria do meu em 2007. Pergunta: Tem número do motor no documento ? Se tiver, fica mais fácil, senão, pode demorar alguns meses para regularizar. De qualquer forma, contrate um despachante.
Para a vistoria, conforme os amigos falaram, parte elétrica ok, motor, pneus não saindo para fora do para-lama, ou só um pouquinho, etc. No dia, instalei uma luz de placa para a vistoria. Se precisar da indicação do despachante que me ajudou, te envio o telefone.
Alexandre.:-D
Alexandre,
nao tem numero do motor no documento, mas é motor original.
Me envie o numero do despachante, por favor.
Segue uma foto do jeep.
[]'s
Consegui fazer a vistoria do meu CJ-5 em Araruama e foi tudo muito fácil e descomplicado. E pensar que quase contratei um... hisc... despachante !
O cara só verificou a numeração (plaquinha rebitada no cofre) e deu lá uma olhada nos pneus. Agora posso dizer que sou oficialmente o proprietário de um CJ-5 !
Abraços a todos...
Consegui fazer a vistoria do meu CJ-5 em Araruama e foi tudo muito fácil e descomplicado. E pensar que quase contratei um... hisc... despachante !
O cara só verificou a numeração (plaquinha rebitada no cofre) e deu lá uma olhada nos pneus. Agora posso dizer que sou oficialmente o proprietário de um CJ-5 !
Abraços a todos...
Moro em Minas agora mas sou do Rio. Posso afirmar que uma das poucas coisas que funcionam direito ai é o tal do Detran-RJ. Só usa despachante quem quer ou realmente tá numa situação "enrolada". Vc marca a data e hora exata da vistoria, num perde nem 30 minutos com isso e sai de lá com os documentos novos na mão.
E a tão repercutida vistoria anual que estão implantando em SP e outros Estados agora, no Rio já é assim a quase 10 anos.
Sexta-feira eu levei a minha viatura para fazer vistoria no Detran de Campinas, pois acabo de pintá-lo de outra cor e precisava alterar o documento. Como na reforma eu refiz toda a parte elétrica do Jeep, coloquei até luz de iluminação de placa para não ter problemas na vistoria.
Cheguei lá e eles sequer olharam para algum ítem de segurança como extintor ou cinto de segurança, não verificaram uma lampada para ver se funcionava, nem nada. Apenas elogiaram a reforma e tiraram o decalque do chassi. Como meu jeep ainda não tinha o número do motor no documento, tive que fazer o chamado "laudo fotográfico" para poder constar também o numero do motor no sistema.
Simples, sem complicação e agora já documentado com a cor Amarela, Chassi e numero de motor OK, sem precisar gastar nada com despachantes ou as famosas "cervejinhas" para ninguem.
Boa tarde.
Esou retornando ao forum apos 4-5 anos longe do jipe. Resolvi voltar e coloca-lo em condicoes. Ja surge a primeira duvida. Um pouco antes de parar com a reforma (devido a motivos particulares) havia trocado o motor 6CC por um de Opala. Nao fiz nenhum tipo de regularizacao da documentação e desde entao sequer pago os documentos do jipe.
Pergunto: terei problemas? a troca do motor vai me complicar? A oficina que troquei nem existe mais.
Abraco
Pedro....
09/03/2009, 13:04
Em Janeiro/09 tranferi o Pomodoro para meu nome, foi assim:
O fiscal conferiu o número do chassi, conferiu o número do motor, carimbou e fui embora.
Depois de 10 dias, voltei para trocar a placa para São Paulo:
Fiscal tirou uma e colocou a outra.
O despachante me falou que esse pessoal somente verificam a veracidade da informação, numero chassi e motor. Quanto aos demais itens obrigatórios, serão observados em um possivel blitz na rua.
Robertux
09/03/2009, 13:08
Boa tarde.
Esou retornando ao forum apos 4-5 anos longe do jipe. Resolvi voltar e coloca-lo em condicoes. Ja surge a primeira duvida. Um pouco antes de parar com a reforma (devido a motivos particulares) havia trocado o motor 6CC por um de Opala. Nao fiz nenhum tipo de regularizacao da documentação e desde entao sequer pago os documentos do jipe.
Pergunto: terei problemas? a troca do motor vai me complicar? A oficina que troquei nem existe mais.
Abraco
Se o documento já estiver em seu nome basta coloca-lo em dia, acho que não é necessária vistoria. Você não conseguirá vender o Jeep assim, mas para andar, considerando que o documento é antigo, antes a exigência do número do motor, acho que vc não terá problemas.
Para regularizar, aconselho procurar uma daquelas empresas autorizadas pelo DETRAN para fazer vistoria (certificação) e consutar o número do motor, se ele não estiver cadastrado em outro veículo acho que não tem problema, sem número cadastrado no documento e motor sem estar cadastrado em outro veículo eles cadastram como sendo o número inicial, pelo menos em Piracicaba é assim.
Abraço
Roberto
Marcelo Cunha
10/03/2009, 09:03
Se o mortor novo tiver potencia superior a 10% do motor anterior, o Detran vai complicar por causa da resolução 262 que está vigorando desde maio de 2008. É piada mas é vrdade.
Bom dia, eu tenho um CJ-3b que ainda esta no nome do antigo proprietario, quando comprei não estava funcionando e essa brincadeira já leva mais de 3 anos. Gostaria de saber para que serve aquela plaquinha que tem na parede corta fogo, e se precisas de alguma plaquionha fixada no jipe para fazer a transferencia... Eu tb mudei a cor dele.. fica facil legalizar???
Abraçoçs a todos.
É amigos jipeiros... vcs são todos sortudos, e muito!
Aqui em Brasília (capital da burrocracia) a coisa é diferente (pra pior, claro!)
Comprei um CJ5 1967 há 2 anos, mas só agora estou transferindo para o meu nome.
1º problema - Não tinha o DUT do veículo. Precisei contratar um despachante p/ procurar o antigo dono e emitir uma procuração.
2º problema - O motor é original (Ford 6cc) mas não é "deste" Jeep (sim, o DUT tem a numeração do motor). Lá se foram R$ 420,00 em uma nota fiscal de oficina credenciada no Detran-DF.
3º problema (o maior de todos!) - Para todos os carros abaixo de 1980, é obrigatória a vistoria no Inmetro, ou em oficina autorizada pelo órgão.
Essa última parte é nojenta... literalmente esdruxula!
Encrencaram com:
Solda elétrica no chassi - tive que refazer com solda MIG
Cor do pisca - tive que comprar lâmpada laranja
Pneus dianteiros - terei que pegar emprestado pneus frisados, sim os radiais não foram aceitos ¬¬
Fixação do extintor - estava no alçapão em baixo do banco
Vazamento de óleo na caixa de marcha - estou substituindo os retentores e juntas
Barra de direção soldada - WTF ?!!! é a caixa de direção do maverick e não querem que eu solde a barra ?! Vou fazer fazer uma "maquiagem" (tirar as marcas de solda, polir e pintar)
É camaradas jipeiros, tudo isso está num "laudo técnico" com 30 dias de validade...
No momento a viatura está na oficina para desmontar a barra de direção e tirar os vazamentos (caixa de marchas e freio).
No final, darei o veredito e o valor total do processo (fora as custas do despachante) para todos terem uma idéia.
Como disse, vcs são sortudos!
É amigos jipeiros... vcs são todos sortudos, e muito!
Aqui em Brasília (capital da burrocracia) a coisa é diferente (pra pior, claro!)
Comprei um CJ5 1967 há 2 anos, mas só agora estou transferindo para o meu nome.
1º problema - Não tinha o DUT do veículo. Precisei contratar um despachante p/ procurar o antigo dono e emitir uma procuração.
2º problema - O motor é original (Ford 6cc) mas não é "deste" Jeep (sim, o DUT tem a numeração do motor). Lá se foram R$ 420,00 em uma nota fiscal de oficina credenciada no Detran-DF.
3º problema (o maior de todos!) - Para todos os carros abaixo de 1980, é obrigatória a vistoria no Inmetro, ou em oficina autorizada pelo órgão.
Essa última parte é nojenta... literalmente esdruxula!
Encrencaram com:
Solda elétrica no chassi - tive que refazer com solda MIG
Cor do pisca - tive que comprar lâmpada laranja
Pneus dianteiros - terei que pegar emprestado pneus frisados, sim os radiais não foram aceitos ¬¬
Fixação do extintor - estava no alçapão em baixo do banco
Vazamento de óleo na caixa de marcha - estou substituindo os retentores e juntas
Barra de direção soldada - WTF ?!!! é a caixa de direção do maverick e não querem que eu solde a barra ?! Vou fazer fazer uma "maquiagem" (tirar as marcas de solda, polir e pintar)
É camaradas jipeiros, tudo isso está num "laudo técnico" com 30 dias de validade...
No momento a viatura está na oficina para desmontar a barra de direção e tirar os vazamentos (caixa de marchas e freio).
No final, darei o veredito e o valor total do processo (fora as custas do despachante) para todos terem uma idéia.
Como disse, vcs são sortudos!
É Brody, eu estou com esse dilema tb aqui em brasilia tb. Eu reformei todo o meu jeep, só falta transferir, mas fico pensando o que pode resultar em problema pra mim. O Detran daqui é complicado, e ainda mais quando tem que levar pra avaliação do inmetro (que é paga, diga-se de passagem, e não é barato) e só pro cara colocar defeitos no seu jeep. Acredito que devo gastar uns 500,00 só pra tentar legalizá-lo em meu nome, mas vou ter que encarar esse problema. Tem jeito de vc colocar fotos ou mandar por email pra mim para eu ver o que foi contestado por eles no seu jeep? Obrigado!
Tem jeito de vc colocar fotos ou mandar por email pra mim para eu ver o que foi contestado por eles no seu jeep? Obrigado!
Vou "escanear" o laudo e coloco para vcs terem uma noção das picuinhas.
Em Brasília existem 2 lugares autorizados pelo Inmetro para esse tipo de vistoria:
1 - Finatec na Unb ( http://www.finatec.org.br/site/seguranca_veicular/vistorias )
2 - Seta no SAAN ( http://www.setamt.com.br/novo/materia.asp?id=13 )
A segunda é muito mais barata.
Ainda sim, "R$ 180,00" por um pedaço de papel é de lascar...
Mauricio Rotta
10/06/2009, 16:00
Caraca galera... não imaginava que existia essas burocracias Brasil afora com jeep velho não... aqui onde eu moro (interior do Paraná) a coisa é bem mais fácil... não vou ne dizer como é q funciona pra não gerar polemica, só vou dizer uma coisa, aqui vc documenta até um chassis sem lata e sem mecanica em seu nome como se fosse um jeep... é muito tranquilo.
Caraca galera... não imaginava que existia essas burocracias Brasil afora com jeep velho não... aqui onde eu moro (interior do Paraná) a coisa é bem mais fácil... não vou ne dizer como é q funciona pra não gerar polemica, só vou dizer uma coisa, aqui vc documenta até um chassis sem lata e sem mecanica em seu nome como se fosse um jeep... é muito tranquilo.
heheheh
o meu doc tá em dia assim tb
2009 tudo bunitim... mas chegou em casa só o chassis eheheh
Mauricio Rotta
12/06/2009, 08:43
Ontem eu conversei com um amigo meu q é despachante e que sempre faz serviços pra mim, e falando com ele sobre este tópico ele me confirmou que realmente o Detran - PR é o menos burocrático com relação a transferencia e inspeções veiculares, ele ainda me disse q aqui no Paraná vc pode fazer quase tudo em matéria de adaptações que é só vc solicitar uma "modificação de característica" que tudo fica legalizado. Inclusive nesse momento estou solicitando a legalização da iluminação de Xenon para a minha Silverado e a papelada ja está toda encaminhada e eu ficarei toalmente dentro da lei a partir do momento em q o novo documento chegar.
Tem jeito de vc colocar fotos ou mandar por email pra mim para eu ver o que foi contestado por eles no seu jeep? Obrigado!
Tá aí camarada.
http://img188.imageshack.us/img188/981/relatorioseta04062009.png
Essa semana pego na oficina - estamos fazendo uma "maquiagem" nas barras de direção para tirar as marcas de solda.
Tá aí camarada.
Essa semana pego na oficina - estamos fazendo uma "maquiagem" nas barras de direção para tirar as marcas de solda.
Valeu Brodi. Agora, tem jeito de vc dar mais detalhes de sua viatura, com fotos por exemplo, pra eu ter noção de como está a sua viatura, pra eles achar tanto problema assim? Pode mandar por email, se possivel? Valeu.
Tem sim. Qdo pegar na oficina eu tiro algumas.
Mas já adianto: a jipoca está impecável... completamente reformada e original (fora os pneus e direção do maveco).
Mas esse drama todo q estou passando é pq não tenho o DUT do veículo.
A transferência com DUT deve ser mais fácil (assim disse o despachante).
Tem sim. Qdo pegar na oficina eu tiro algumas.
Mas já adianto: a jipoca está impecável... completamente reformada e original (fora os pneus e direção do maveco).
Mas esse drama todo q estou passando é pq não tenho o DUT do veículo.
A transferência com DUT deve ser mais fácil (assim disse o despachante).
E aí brodi, cadê as fotos? Adicionei vc no msn. A hora que vc puder responder, dê um alô aí! Falow!
Bom dia, eu tenho um CJ-3b que ainda esta no nome do antigo proprietario, quando comprei não estava funcionando e essa brincadeira já leva mais de 3 anos. Gostaria de saber para que serve aquela plaquinha que tem na parede corta fogo, e se precisas de alguma plaquionha fixada no jipe para fazer a transferencia... Eu tb mudei a cor dele.. fica facil legalizar???
Abraços a todos.
Alexandre Henrique Olivei
22/07/2009, 23:33
Precisa de plaquinha não, mas um bom despachante ajuda um bocado a desembaraçar junto ao Detran.
cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 06:12
Se o mortor novo tiver potencia superior a 10% do motor anterior, o Detran vai complicar por causa da resolução 262 que está vigorando desde maio de 2008. É piada mas é vrdade.
essa resolução é ridícula... http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_262.pdf não poder usar suspensão com regulagem, não poder melhorar a estrutura do veículo para aumentar a capacidade de carga e poder usar diesel, não poder usar gás em motos e triciclos... e ainda essa dos 10% de potência.........