Ver Versão Completa : Semi-eixo quebrando
Paulo CJ5
23/02/2009, 14:46
Semi-eixo traseiro quebrando
Prezados Jipeiros
Como esta é a minha primeira mensagem ao Fórum, não estou muito certo de estar fazendo direito. Mas, vamos lá ...
Neste janeiro fiz uma viagem com meu CJ5-1964 (Motor Diesel 4M40 - câmbio GM C-10) até o Atacama (~7.000 Km) e tive três quebras sucessivas do semi-eixo traseiro esquerdo. Tenho o jipe há mais de 10 anos, e muitas viagens longas, e nada parecido havia ocorrido até então.
Parece até que ele suportava 2.000 Km e então quebrava. A roda não saía, mas o susto e os problemas eram, sempre, grandes e caros.
Éramos 4 adultos com +/- 100Kg de bagagem.
Preciso perguntar no fórum o que acham que aconteceu. Muito peso? Muito torque? Algo empenado? O semi-eixo é vagabundo? Etc.
Enfim, gostaria de pedir opiniões e sugestões dos colegas. O jipe no momento está parado e assim ficará por uns dois meses até eu pagar os custos da viagem.
Mas, depois terei de fazer alguma coisa. O quê?
Abraços.
Paulo
Carlão Rover
23/02/2009, 15:29
Bom, existem vários experts bem melhores que eu, mas já vou ajudando no que posso...
Se o semi-eixo é o original(como deve ser) ele é semiflutuante isso acontece mesmo, mais cedo ou mais tarde; instale um semieixo flutuante(existem Kits, como o da Ensimec, que eu uso e recomendo, principalmente pela qualidade e atendimento).
No seu caso, embora não tenha informado exatamente como ocorreu, tipo de pneu, tipo de câmbio, etc, supôe-se isso...Agora quebrar 3 vezes?conta com detalhe como quebrou e como foi consertado que dá para opinar melhor...
abraço e bem vindo...
Sergio Rocha
23/02/2009, 16:10
Como foi consertado ? Foi trocado ou soldado ?
[]'
roneydebrito
24/02/2009, 21:44
paulo
no meu carro tenho um mwm 2.8 tdi e tinha o mesmo problema que vc o meu mecanico dizia que e muito torque para as pontas de eixo . ai instalei os kits dianteiro e traseiro da ensimec . acabou o problema ja fiz algumas trilhas e acabou o problema de ponta de eixo . so que na ultima moeu as rodas livre avm . agora comprei as da enfer que sao bem mais robustas .
abraco
roney
Julio Rebello
24/02/2009, 22:37
paulo
No Meu Carro Tenho Um Mwm 2.8 Tdi E Tinha O Mesmo Problema Que Vc O Meu Mecanico Dizia Que E Muito Torque Para As Pontas De Eixo . Ai Instalei Os Kits Dianteiro E Traseiro Da Ensimec . Acabou O Problema Ja Fiz Algumas Trilhas E Acabou O Problema De Ponta De Eixo . So Que Na Ultima Moeu As Rodas Livre Avm . Agora Comprei As Da Enfer Que Sao Bem Mais Robustas .
Abraco
Roney
Fico 1/2 Grilado Com Esta Sua Situação, Por Ser Uma Caso De Quebra Em Um Torque Relativamente Baixo. Seria Talvez O Fator Temperatura?
Mandou Examinar As Pontas Quebradas?
Essa Fratura Pode Ter Sua Origem Identificada Por Um Mecânico Industrial.
Sds4x4,
Julio Cj
roneydebrito
25/02/2009, 00:59
caro julio
hoje ja consegui resolver o meu problema com os kits da ensimec pois o meu caso nao acontecia na rua e sim na trilha pois uso o motor mwm 2.8+relacao 11x45 + bloqueio kaiser nos 2 diferenciais + pneu tork 33 e meio forte o conj na traseira a ponta quebrava no meio e na dianteira quebrava na cruzeta do munhao onde foi substituido por homocinetica ai o que nao aguentou foi a roda livre duas trilhas e a roda livre avm 401 qubrou a engrenagem em 4 pedacos agora substitui pela da enfer em ferro fundido que parece ser bem mais parruda .
Fico 1/2 Grilado Com Esta Sua Situação, Por Ser Uma Caso De Quebra Em Um Torque Relativamente Baixo. Seria Talvez O Fator Temperatura?
Mandou Examinar As Pontas Quebradas?
Essa Fratura Pode Ter Sua Origem Identificada Por Um Mecânico Industrial.
Sds4x4,
Julio Cj
Sergio Rocha
25/02/2009, 12:35
caro julio
hoje ja consegui resolver o meu problema com os kits da ensimec pois o meu caso nao acontecia na rua e sim na trilha pois uso o motor mwm 2.8+relacao 11x45 + bloqueio kaiser nos 2 diferenciais + pneu tork 33 e meio forte o conj na traseira a ponta quebrava no meio e na dianteira quebrava na cruzeta do munhao onde foi substituido por homocinetica ai o que nao aguentou foi a roda livre duas trilhas e a roda livre avm 401 qubrou a engrenagem em 4 pedacos agora substitui pela da enfer em ferro fundido que parece ser bem mais parruda .
Tb quebrei 2 x as Rl. Uso uma configuração parecida com a sua.A Rl da Toyota é mais forte do que a do Cj.o kit da Ensimec é todo toyota.
[]'
joão k. chikui
25/02/2009, 12:46
Paulo, qual motor é esse 4M40?
Teu eixo é o Prato ou o chavetado?
Qual parte quebrava?
Semi-eixo traseiro quebrando
Prezados Jipeiros
Como esta é a minha primeira mensagem ao Fórum, não estou muito certo de estar fazendo direito. Mas, vamos lá ...
Neste janeiro fiz uma viagem com meu CJ5-1964 (Motor Diesel 4M40 - câmbio GM C-10) até o Atacama (~7.000 Km) e tive três quebras sucessivas do semi-eixo traseiro esquerdo. Tenho o jipe há mais de 10 anos, e muitas viagens longas, e nada parecido havia ocorrido até então.
Parece até que ele suportava 2.000 Km e então quebrava. A roda não saía, mas o susto e os problemas eram, sempre, grandes e caros.
Éramos 4 adultos com +/- 100Kg de bagagem.
Preciso perguntar no fórum o que acham que aconteceu. Muito peso? Muito torque? Algo empenado? O semi-eixo é vagabundo? Etc.
Enfim, gostaria de pedir opiniões e sugestões dos colegas. O jipe no momento está parado e assim ficará por uns dois meses até eu pagar os custos da viagem.
Mas, depois terei de fazer alguma coisa. O quê?
Abraços.
Paulo
roneydebrito
25/02/2009, 14:24
entao mais a roda livre da avm nao tava aguentando ai o que fiz comprei a da enfer que me parece o projeto das antigas avm bem robusta e o legal e que eles ja fornecem a roda livre com as medidas do cubo willys e o estriadoa da homocinetica da toyota . vou testar este final de semana
Tb quebrei 2 x as Rl. Uso uma configuração parecida com a sua.A Rl da Toyota é mais forte do que a do Cj.o kit da Ensimec é todo toyota.
[]'
Paulo CJ5
25/02/2009, 14:26
Bom, existem vários experts bem melhores que eu, mas já vou ajudando no que posso...
Se o semi-eixo é o original(como deve ser) ele é semiflutuante isso acontece mesmo, mais cedo ou mais tarde; instale um semieixo flutuante(existem Kits, como o da Ensimec, que eu uso e recomendo, principalmente pela qualidade e atendimento).
No seu caso, embora não tenha informado exatamente como ocorreu, tipo de pneu, tipo de câmbio, etc, supôe-se isso...Agora quebrar 3 vezes?conta com detalhe como quebrou e como foi consertado que dá para opinar melhor...
abraço e bem vindo...
Caandreu,
Obrigado pelo interesse. Resolvemos visitar o Deserto de Atacama (Chile), fomos eu, minha mulher e dois filhos, 23 e 20 anos. Fomos sozinhos. Temerário, mas não encontramos companhia.
O primeiro eixo partiu na localidade Argentina de Pampa del Infierno, no Chaco, cerca de 2.500 Km do Rio de Janeiro. Era um semi-eixo semiflutuante que já estava há mais de 10 anos no jipe.
O eixo foi trocado, incrível encontrar um eixo em uma cidade de 9.000 habitantes! E o serviço foi feito em um sábado de 17h às 22h e me pareceu que foi preciso muita força para colocar a trava da porca da roda...
Prosseguimos por mais 2.000 Km até perto de Antofagasta, quando quebrou novamente.
O eixo não parte no meio, mas a cerca de 1/3 da roda, o pneu é 31x 10.5 R15.
Revirei Antofagasta e não encontrei nenhum eixo adaptável e o jeito foi soldar. Passamos a viajar com medo e, de fato, o eixo tornou a quebrar 2.000 Km depois, já perto de Santiago.
Resolvemos desistir. Apesar da roda não cair, o susto é grande pois o jipe fica quas descontrolado.
Coloquei o jipe em um caminhão brasileiro e mandei-o para amigos em Taquara, no Rio Grande do Sul, onde está agora. Pegamos ônibus para o Rio de Janeiro.
Fim da festa! Mas, temporário. Ainda temos muitos planos!
Pelas respostas acho que a solução deve ser trocar por um semi-eixo flutuante. A maioria recomenda o da Ensimec, mas alguns falam da Macrotorque.
Mais uma vez obrigado pela atenção.
Um abraço.
Paulo.
Paulo CJ5
25/02/2009, 14:34
Como foi consertado ? Foi trocado ou soldado ?
[]'
Sergio,
Na primeira vez encontramos um eixo que com algum serviço de torneiro encaixou bem. na segunda vez não encontrei nada e o jeito foi soldar. Não deu certo.
Um abraço.
Paulo.
Paulo CJ5
25/02/2009, 14:43
paulo
no meu carro tenho um mwm 2.8 tdi e tinha o mesmo problema que vc o meu mecanico dizia que e muito torque para as pontas de eixo . ai instalei os kits dianteiro e traseiro da ensimec . acabou o problema ja fiz algumas trilhas e acabou o problema de ponta de eixo . so que na ultima moeu as rodas livre avm . agora comprei as da enfer que sao bem mais robustas .
abraco
roney
Roney,
O motor é um Mitsubishi 4M40, de 2,8 cc, com aproximadamente 140 HP de potência e 32,0 Kgfm de torque, que equipou a Pjero Ful até, se não me engano, 2001. O pneu é 31x10,5 R15. Não me lembro das relações do diferencial, o jipe está no RS.
Alguns me dizem que é muito torque para o eixo original. Começo a concondar com eles.
Muito obrigado por seu interesse.
Um abraço.
Paulo.
roneydebrito
25/02/2009, 14:53
e o mesmo caso troque por flutuantes que vai acabar com o seu problema.
eu instalei ensimec pois dao 1 ano de garantia se usar pneus ate 35
Roney,
O motor é um Mitsubishi 4M40, de 2,8 cc, com aproximadamente 140 HP de potência e 32,0 Kgfm de torque, que equipou a Pjero Ful até, se não me engano, 2001. O pneu é 31x10,5 R15. Não me lembro das relações do diferencial, o jipe está no RS.
Alguns me dizem que é muito torque para o eixo original. Começo a concondar com eles.
Um abraço.
Paulo.
Paulo CJ5
25/02/2009, 15:36
Paulo, qual motor é esse 4M40?
Teu eixo é o Prato ou o chavetado?
Qual parte quebrava?
João,
O motor é um Mitsubishi 4M40, de 2,8 cc, com aproximadamente 140 HP de potência e 32,0 Kgfm de torque, que equipou a Pjero Ful até, se não me engano, 2001. O pneu é 31x10,5 R15.
O semi-eixo é chavetado e não quebrava no meio e sim à cerca de 1/3 da roda e 2/3 do diferencial.
Alguns me dizem que o jipe estava muito pesado, 4 adultos (~280 Kg) e mais cerce de 100kg de bagagem. Outros acham que é muito torque para o eixo original.
Começo a achar que talvez tenha sido um pouco de cada. Mas, será que um jipe não suporta 4 adultos com 100 Kg de bagagem? Por outro lado, não seria muito torque?
Um abraço.
Paulo.
Sergio Rocha
25/02/2009, 17:46
Paulo
O semi eixo do cj foi projetado para suportar uns 90 cv e 19 kg de torque.E perto de 600 kg de carga
Por que será que o seu quebra ?:mrgreen:
Vai de ensimec que tem um monte de gente usando, e com até mais potencia que vc e não quebram.
[]':concordo:
Paulo, peso não é o problema (com motor original)....quando usava semi-eixo original, tirei o banco traseiro, o dianteiro do carona e enchi o jeep com lajotas de pedra para fazer a calçada la de casa.....fiz umas 4 ou 5 viajens....nas subidas tinha que ir de tração nas 4....ia para a praia com 5 dentro do jeep, mais o suporte de bicicleta e o reboque atras, sem dó nem piedade sempre levei tudo que me deu na telha no reboque....nunca quebrei um semi-eixo
Concluo que teu motor é meu sonho.....e teu problema
Julio Rebello
18/04/2009, 01:29
Onde consigo as pontas de eixo semi-flutuante originais?
A ponta direita empenou em Tomascar e mandou o rolamento pro saco!
Tou duro e cheio trilha pra fazer!
Não dá tempo $$$ de montar o flutuante agora!!!
Quando puder vai entrar com o BLOCK junto pra ficar legal.
Alguém sabe onde encontro essas pontas novas?
Sds4x4,
Julio CJ
Mauricio Rotta
18/04/2009, 08:58
Galera, isso pra mim ta com cara de carcaça empenada... Eu uso meu Jeep com motor falcon e pneus 33", não é um p*** motor mas os pneus são bem pesadinhos. E ja quebrei a chaveta várias vezes de degolar a maldita, separar em dois pedaços, mas nunca quebrei semi-eixo. Acho que o problema do amigo paulocj5 não é por causa de um motorzinho diesel de 140cv...
Meu conselho de amigo é que ele leve a carcaça dele em um profissional e faça uma sondagem mais profunda verificando possíveis empenamentos, ou então que ele mande exorcizar o jeep.
Se bem que lendo o tópico dele do começo ao fim da pra se chegar a uma segunda conclusão. Com certeza esse semi-eixo que quebrou pela primeira vez ja estava comprometido e abriu o bico na estrada. O segundo semi-eixo ele cita que teve q ser adaptado, provavelmente frezado... ele não cita se a peça era usada, talvez a peça ja estivesse fadigada e com o serviço de freza ficou mais fraca ainda... depois ainda teve o serviço de solda... que poderia até ter aguentado mais, porém sem ver o tipo do serviço e o eletrodo empregado tb deixa dúvidas quanto a qualidade. Analisando por esse lado podemos concluir que o que aconteceu com ele foi uma sucessão de erros e não um problema crônico.
Resumindo tudo, examine a carcaça. se estiver boa, ensimec nela!
Valeu?:concordo:
leopoldo
18/04/2009, 20:53
Gostei da dica do Maurício.
Pode ser tubeira empenada, que é mais comum. O semi-eixo esta rotacionando e fletindo em cima de um ponto entre a chaveta e a planetária, numa seção em que vai afunilando.
Isso é uma realidade pouco constatada pelo pessoal que usa. Mais provável ser do lado da tubeira longa.
SE a tubeira estiver empenada, quebra semi-eixo, detona rolamento, acaba com a planetária e NEM O USO do flutuante resolve ou vai resolver.
Frequentemente tudo isso MOE e o dono nunca chega a verificar a tubeira, que pode ser a razão da falha de semi-eixo e/ou rolamento.
Se o semi-eixo quebra sempre que vc acelera ... é excesso de torque. Se ele quebra durante a rotação normal ... e ai tem que ver o torque pela rotação "normal" em que ele quebrou.
Fica o aviso a todos.
Vinicius Hauagge
18/04/2009, 22:09
Paulo, pergunta indiscreta e totalmente off topic!
Pelo seu relato, vcs foram para a expedicao com 4 pessoas no cj, mais bagagem.
Como voce fez para acomodar os passageiros e a bagagem com um conforto razoavel, sobretudo para quem foi no banco trazeiro?
Pergunto isso pq tenho vontade em fazer algo parecido, mas sempre achei que seria inviavel, no que se refere ao conforto!
Obrigado,
Vinicius!
fernandão
19/04/2009, 14:23
Onde consigo as pontas de eixo semi-flutuante originais?
A ponta direita empenou em Tomascar e mandou o rolamento pro saco!
Tou duro e cheio trilha pra fazer!
Não dá tempo $$$ de montar o flutuante agora!!!
Quando puder vai entrar com o BLOCK junto pra ficar legal.
Alguém sabe onde encontro essas pontas novas?
Sds4x4,
Julio CJ
qual é seu eixo o chavetado ou o prato ???
se for chavetado eu tenho algumas pontas de eixo em exelente estado
[]´s :concordo: