PDA

Ver Versão Completa : Folga das válvulas do bf 161

ivandro bugs
16/02/2009, 23:24
Olá, estou postando algumas observações em relação às regulagens das folgas das válvulas do bf 161, no manual de mecânico diz que é de 46mm para admissão e 41mm para as de escapamento,mas isso ao meu ver se refere a motores novos ou recentemrnte retificados,certo?Pois era os manuais enviados para as autorizadas da época.Eu regulei meu motor por essas medidas e ficou uma bateria de escola de samba, e ficou meio chôchô pois bem, considerando que um motor já com certa kilometragem, automaticamente sofre um desgaste em todas as peças,válvuals,sede das válvulas,molas,balancins,pistões,bielas,varetas,et c... Bom resumindo o meu raciocínio,a regulagem não pode ser a mesma a de um motor novo, sem desgaste nenhum por isso fui regulando as folgas até chegar em um perfeito e silencioso funcionamento, que foi 30mm as de admissão e 25mm as de escapamento,o bf velho nunca funcionou tão bem amigos, e não ficou nenhuma válvula solta (batendo), e nenhuma válvula enforcada.Por isso, acredito que dependendo do desgaste do motor tem que se achar a regulagem correta, no meu caso o motor ficou show e eumentou significativamente o seu desempenho, estou postando a minha experiência para trocarmos idéias sobre o assunto,valeu!

Pedro Bachir
17/02/2009, 19:57
olá,

legal mesmo, nesse final de semana irei regular as válvulas do meu bf também e posto aqui os resultados...

só pra constar, a folga deve ser de 0,41mm (0,016") para as válvulas de escape e 0,46mm (0,018") para as de admissão... :concordo:

abraço

ivandro bugs
17/02/2009, 21:34
Pedro, eu esqueci de por o zero e a vírgula, mas é isso aí mesmo 0,46mm admissão e o,41mm escapamento mas o meu motor ficou bom com 0,30mm admissão e 0,25mm escapamento,volto a lembrar,isso ficou bom no meu motor,descubra a folga exata que o seu motor precisa para um bom funcionamento, boa sorte,valeu!

ivandro bugs
17/02/2009, 21:52
Pedro, eu esqueci de por o zero e a vírgula, mas é isso aí mesmo 0,46mm admissão e o,41mm escapamento mas o meu motor ficou bom com 0,30mm admissão e 0,25mm escapamento,volto a lembrar,isso ficou bom no meu motor,descubra a folga exata que o seu motor precisa para um bom funcionamento, boa sorte,valeu!

Lucas Nassif
17/02/2009, 22:25
Outro dia fui regular a folga do meu, mas mexi só nas de admissão!!

Estavam com 0,30mm, e passei pra 0,45mm, mais próximo do indicado no manual. O desempenho melhorou bem, porém parecia uma escola de samba mesmo.

Voltei pra 0,30mm e senti uma piora no desempenho de novo. Então eu alterei para 0,40mm e ficou dubaralho!!

Tá andando bem d+ e ainda tem aquele batidinho de válvulas de leve, típico dos GM 250/S!!!

:concordo:

ruralbraba1965
25/02/2009, 17:57
É isso ai moçada.

Eu fiz o meu bf-161, recentemente, e a regulagem para motores novos ou remanufaturados, é 0,45 e 0,41.

Se tiver algum desgaste, o regulador tem que usar o bom senso.

Muito cuidado, com a folga que pode existir no eixo do balancin, ela engana muita gente.

abraços

ruralbraba1965:-D

Pedro Bachir
28/02/2009, 13:11
aooo turma!!

bom, o mtr do jeep tava batendo bastante as válvulas, ae sexta passada tive um tempo livre e fui regular as de admissão...

medi todas antes e tive uma surpresa:
válvula do cilindro 1: 0,25 mm
2: 0,25 mm
3: 0,6 mm
4: 0,25 mm
5: 0,5 mm
6: 0,45 mm

como tava batendo muito e só duas válvulas estavam acima da regulagem, chutei o balde e botei td com 0,20 mm :mrgreen:

eu pensei que quando o motor esquentasse as válvulas não iriam fechar completamente, ae esperei a viagem do carnaval para postar o relato aqui... andei 200 km em 2 dias sendo q uns 30 km foram em rodovia e o resto td estrada de terra e trilha...

aumentou bastante a potencia do jeep, parou o barulho das válvulas batendo e mesmo quente as válvulas fecham normal....

no final desse video da pra ver como tava batendo:

YouTube - Trilha da viúva - Jipe clube estrada real

agora esse foi depois da regulagem:

YouTube - Trilha de jipe em Luminárias-MG (erosão e barro)

tem a musica mas da pra escutar o barulho do motor

abraços

Dudu-JCER
03/03/2009, 05:20
aooo turma!!

bom, o mtr do jeep tava batendo bastante as válvulas, ae sexta passada tive um tempo livre e fui regular as de admissão...

medi todas antes e tive uma surpresa:
válvula do cilindro 1: 0,25 mm
2: 0,25 mm
3: 0,6 mm
4: 0,25 mm
5: 0,5 mm
6: 0,45 mm

como tava batendo muito e só duas válvulas estavam acima da regulagem, chutei o balde e botei td com 0,20 mm :mrgreen:

eu pensei que quando o motor esquentasse as válvulas não iriam fechar completamente, ae esperei a viagem do carnaval para postar o relato aqui... andei 200 km em 2 dias sendo q uns 30 km foram em rodovia e o resto td estrada de terra e trilha...

aumentou bastante a potencia do jeep, parou o barulho das válvulas batendo e mesmo quente as válvulas fecham normal....

no final desse video da pra ver como tava batendo:

agora esse foi depois da regulagem:

tem a musica mas da pra escutar o barulho do motor

abraços

Ao mestre Bachir, heheheheeee ow aproveita e regula as da Land também....:mrgreen:
Valeu

Pedro Bachir
05/03/2009, 16:52
Ao mestre Bachir, heheheheeee ow aproveita e regula as da Land também....:mrgreen:
Valeu

que isso rapá! o mtr da rural ja tah um relógio! :concordo: