PDA

Ver Versão Completa : Divagando sobre performance dos 4.0

LOGANXXX
10/02/2009, 16:15
Caros companheiros,

Apesar de sabermos que os bichões não são exatamente feitos para serem muito rápidos, creio que a maioria aqui gosta de andar um pouco mais pesado com eles na estrada.
Conforme já era esperado, após a colocação dos BF33 e o kit de 2", o Tj ficou ainda mais lento.
Enfim, qual é a questão que deixo aqui pra voces:
Existe algum método não muito traumático de se aumentar a performance dos 4.0, pricipalmente em retomadas e velocidade final? Alguém aqui tem experiencia satisfatória com modificações mais básica e que trouxeram bons resultados?

Do ponto de vista mais radical....algum de voces tem conhecimento da instalação de um supercharger nos 4.0?:twisted: Voces acham que o conjunto suportaria tal aumento de potencia?

um abraço 'a todos!

samukanvas
10/02/2009, 19:35
Vc reduziu o diferencial depois dos 33?

Turbo e supercharge já tem bastante material nos fóruns nos eua. Dá uma pesquisada que vai achar coisas bem interessantes. O negócio é que fica muito beberrão (Mais? :mrgreen:) e no brasil é foda, né... Não pode errar a mão, senão a conta é alta...

Mas em geral o desempenho fica absurdo. Com pouca pressão vêm muitos hp's. Não esqueça de dimensionar o conjunto de refrigeração do motor e câmbio. Principalmente câmbio.

Abs

LOGANXXX
10/02/2009, 20:13
Samukanvas, não alterei o diferencial.
Voce acha que é necessário?

samukanvas
10/02/2009, 20:44
Sabe qual relação original do teu diferencial?

Se baseia por isso...

Amarelo - Direção em estradas. Economia de combustível.
Verde - Relação próxima da original.
Azul - Bom para rebocar e trilha - Mais reduzido.

http://www.quadratec.com/Assets/Knowledgebase/Image/gearchart(1).jpg

O negócio é ficar o mais próximo da relação original possível. Daí teu carro não fica longo demais e lento nas retomadas. Fica "original". Se achar que pode ficar mais reduzido, seria melhor pra desempenho nas trilhas.

Eu acho necessário trocar as relações sim porque o pulo foi muito grande... de 235/75 pra 33... Vc tinha pneu quase 29".

Abs

LOGANXXX
10/02/2009, 22:23
Valeu Samuka, será verificado e reajustado. Quanto ao supercharger, to começando a me aprofundar e realmente é mais comum que eu imaginava.
E aí, mais algum "input"?

Ninguem "aspirou" o 4.0?

[]'s

Guilherme Kyrillos
11/02/2009, 20:22
Sabe qual relação original do teu diferencial?

Se baseia por isso...

Amarelo - Direção em estradas. Economia de combustível.
Verde - Relação próxima da original.
Azul - Bom para rebocar e trilha - Mais reduzido.

http://www.quadratec.com/Assets/Knowledgebase/Image/gearchart(1).jpg

O negócio é ficar o mais próximo da relação original possível. Daí teu carro não fica longo demais e lento nas retomadas. Fica "original". Se achar que pode ficar mais reduzido, seria melhor pra desempenho nas trilhas.

Eu acho necessário trocar as relações sim porque o pulo foi muito grande... de 235/75 pra 33... Vc tinha pneu quase 29".

Abs
Caro Samukanvas, saudações.
Por favor, eu posso usar essa tabela aplicando os valores de motor/câmbio/diferencial instalado em um CJ5.
Explico: tenho no meu CJ5 o motor GM151A (2.5 4cc da C10), o câmbio2215 5marchas (da C20), diferencial 9x44 (acho que é 8.44) original dos CJ's, e pneus 31.
Usando os valores 31 (dos pneus) e 8.44 (do diferencial), encontro na tabela o valor 3438.
Esse valor está na faixa "azul". Posso considerar correta essa análise.
[]s

offroad
11/02/2009, 22:42
eu mexeria na entrada e na saida....
melhora a entrada de ar um intake bom , nao esses chinas e um escapamento bom....

... nao ganha muito hp.... mas jah acelera + rapido e acho q fica bom.... mais q isso soh $$$$

samukanvas
11/02/2009, 23:21
Caro Samukanvas, saudações.
Por favor, eu posso usar essa tabela aplicando os valores de motor/câmbio/diferencial instalado em um CJ5.
Explico: tenho no meu CJ5 o motor GM151A (2.5 4cc da C10), o câmbio2215 5marchas (da C20), diferencial 9x44 (acho que é 8.44) original dos CJ's, e pneus 31.
Usando os valores 31 (dos pneus) e 8.44 (do diferencial), encontro na tabela o valor 3438.
Esse valor está na faixa "azul". Posso considerar correta essa análise.
[]s

Guilherme, essa tabela considera o veículo wrangler manual em quarta marcha - relação 1 pra 1 na quarta. A velocidade considerada é 65 milhas por hora.

Faça uma relação entre seu carro e a tabela e ela te servirá como referência.

No caso pra achar a tua relação, divida o maior número pelo menor, ou coroa pelo pinhão - 44 / 9 = 4,88:1

A tabela mede o RPM do motor. Então os números são os giros por minuto usando um tipo de pneu e um tipo de relação.

Abs

samukanvas
11/02/2009, 23:24
Pra aspirar motor amc tem uns kits de comando e balanceiros roletados. Modificações que devem gerar consideráveis hps sem mexer muito. Pode tb fazer o cabeçote, mas acho que vai ficar muito pra uso civil.

Procure na summitracing.com - mopar ou crane camshafts e roller rockers (Alguma coisa assim).

Abs

MARCELOLUCHESI
12/02/2009, 14:49
LOGANXXX colocou pneu grande ficou xoxo para arrancar e pouca força em retomada a menos de 80km/h???? Me mande um e-mail em PVT que te dou as dicas disso. Eu tenho um jeep igual ao seu, automatico, 3 marchas, com pneus 33 kit de susp de 4" e coloquei a relação 4.10. Se tiver interesse em esclarecer melhor o assunto, me mande um e- mail em é marceloluchesi@terra.com.br.
Quanto ao Supercharger........ não faça essa bobagem!!!
um abraço
Marcelo