Ver Versão Completa : Pneus para o vitara
nicke1000
09/02/2009, 21:14
Pessoal, esse assunto já foi tratado em outros tópicos, mas não de forma específica.
Na opinião dos demais vitareiros, qual a melhor configuração de pneu para o vitara?
Os pneus mais agressivos, tipo "biscoito, "ajudam" a detonar as homocinéticas?
Pneus muito grandes também?
Eu uso pneus 235/75r 15, tipo "aligator", e o meu mecânico, o "sagui", da Repecol, diz que eles são um dos responsáveis pelas quebras.
Isso confere?
Vamos trocar experiências!
RicardoM
09/02/2009, 21:25
Usa um bloqueio no diferencial traseiro que ajuda a evitar as quebras mesmo com pneus 31".
Ricardo
Alexandre X
09/02/2009, 21:57
Usa um bloqueio no diferencial traseiro que ajuda a evitar as quebras mesmo com pneus 31".
Ricardo
Como o bloqueio no diferencial traseiro vai evitar quebras das homicineticas dianteiras?
AlemãoRS
09/02/2009, 22:44
Tá com lift de quanto na suspensão dianteira?
RicardoM
09/02/2009, 22:49
Como o bloqueio no diferencial traseiro vai evitar quebras das homicineticas dianteiras?
Sim, porque irá superar os obstaculos com maior facilidade, forçando menos as homocineticas.
joão k. chikui
09/02/2009, 23:01
Realmente , numa mesma trilha , se bloca o traseiro , força menos o dianteiro.
Teoricamente , mas , a nossa natureza faz que procuremos obstáculos mais difíceis , já que o traseiro é blocado...kkkkk
Alexandre X
09/02/2009, 23:20
Sim, porque irá superar os obstaculos com maior facilidade, forçando menos as homocineticas.
Piada né? Com pneus agressivos, se houver tração excessiva, vai quebrar a homocinetica ou vai estourar a carcaça de alumínio.
Bloqueio traseiro vai evitar que isso aconteça com frequencia (minimizar seria uma palavra muito forte) mas não vai eliminar o problema.
Lembre-se, se houver tração excessiva, bum, vai pro saco, mesmo.
nicke1000
10/02/2009, 09:53
Realmente , numa mesma trilha , se bloca o traseiro , força menos o dianteiro.
Teoricamente , mas , a nossa natureza faz que procuremos obstáculos mais difíceis , já que o traseiro é blocado...kkkkk
A resposta acima sintetiza meu pensamento. Evidentemente, se nós bloquearmos na traseira e na dianteira (o que agora é meio inviável, pois o bloqueio dianteiro pneumático é importado), bem como colocar-mos a redução do “X” (quando sair do forno), nós vamos exigir menos do conjunto e as quebras tenderão a diminuir...até que aumentemos nossos limites....e:odedo:
Mas gostaria de retornar ao ponto específico do tópico: qual pneu vcs estão usando? Tem alguém usando aro 16?
Alguém usa mais que 31?
A maioria prefere com perfil menos agressivo, tipo mud, que funciona como uma espécie de “fusível” para a quebra das homocinéticas?
brun0bin0
10/02/2009, 10:01
no clube aki de joinville tem um amigo que tem fronteira no vitara e fazpassatante tempo que ele nao qubra
Alexandre X
10/02/2009, 10:16
A resposta acima sintetiza meu pensamento. Evidentemente, se nós bloquearmos na traseira e na dianteira (o que agora é meio inviável, pois o bloqueio dianteiro pneumático é importado), bem como colocar-mos a redução do “X” (quando sair do forno), nós vamos exigir menos do conjunto e as quebras tenderão a diminuir...até que aumentemos nossos limites....e:odedo:
Mas gostaria de retornar ao ponto específico do tópico: qual pneu vcs estão usando? Tem alguém usando aro 16?
Alguém usa mais que 31?
A maioria prefere com perfil menos agressivo, tipo mud, que funciona como uma espécie de “fusível” para a quebra das homocinéticas?
Verdade, o céu é o limite... cê esqueceu ainda da SOB CV que to bolando, acredito que vai suportar um pneu de 35". O próximo fusivel (já que as carcaça do diferencial agora são de ferro) vai ser a coroa e pinhão :mrgreen:
Tava conversando isso agora com o Wally BH. Ele usa 215/80R16. Essa configuração não precisa de maiores adaptações, apenas calço de suspensão de 1,5".
Quantos as quebras, ele pode dar maiores detalhes, mas acho que com um conjunto mais leve e menor área de contato, diminuem os riscos. Estou pensando SERIAMENTE em usar a mesma solução no meu Vitara, que ainda está com Michelin A/T.
Carlos TA
10/02/2009, 10:33
Alguém usa mais que 31?
Se você usar um pneu 16 com uma banda mais estreita tipo 215/85/16 vai ter a mesma altura do 30" e menos largura de banda o que poderia/deveria poupar um pouco mais as homcinéticas.?.?
Na verdade isto é uma afirmação e uma pergunta ao mesmo tempo. :concordo:
Walter Carlos Brossel
10/02/2009, 11:09
Tava conversando isso agora com o Wally BH. Ele usa 215/80R16. Essa configuração não precisa de maiores adaptações, apenas calço de suspensão de 1,5".
Quantos as quebras, ele pode dar maiores detalhes, mas acho que com um conjunto mais leve e menor área de contato, diminuem os riscos. Estou pensando SERIAMENTE em usar a mesma solução no meu Vitara, que ainda está com Michelin A/T.
Delboni,
É o melhor custo benefício.
Se vc fôr fazer uso misto do carro (trilha/dia a dia), não pense duas vezes.
O único problema é que os pneus do Wally (black star) não estão mais sendo importados há bastante tempo.
Mas pode ser que vc ache um similar.
O que posso dizer (na prática) é que o Wally tem essa configuração há 4 ou 5 anos e nunca quebrou nenhuma homocinética ou semi eixo. E faz trilha pesada direto.
Eu, particularmente gosto mais da tocada com redução da Tcase, bloqueio e pneu 31".
Acho que para as nossas trilhas que tem mais pedras e erosão tudibão.rs.
Prá bosteiro já complica um pouco.
Mas é gosto pessoal.
Umbraçoproçeis.
Paulo Bittencourt
10/02/2009, 11:25
Tiago,
Gosto é gosto. Como o Wartim falou cada um vai gostar mais ou menos de cada conjunto. Tente experimentar as configurações de cada Viatura da turma para ver (sentir) o que você acha melhor.
Abraços.
P.S Se quiser sabado a gente roda com a minha Viatura pois ainda estou sem carteira :parede::parede::parede:ai você experimento o conjunto que eu uso.
Walter Carlos Brossel
10/02/2009, 11:26
Se você usar um pneu 16 com uma banda mais estreita tipo 215/85/16 vai ter a mesma altura do 30" e menos largura de banda o que poderia/deveria poupar um pouco mais as homcinéticas.?.?
Na verdade isto é uma afirmação e uma pergunta ao mesmo tempo. :concordo:
TA,
Uma coisa que "estrangula" demais a homocinética é o calço de suspensão.
Lógicamente, tem também a questão do atrito dos pneus, que quanto maior, maior o esfôrço.
Daí a necessidade de aumentar a redução. Porém como disse o X, diminui mas não resolve o problema.
Também ACHO que fazer SAS se fôr manter a Tcase original do Vitara e colocar pneus menores que 33" uma bobagem. Fica muito longo e a tcase com corrente é fraca.
Aí começa uma série de gambiarras que não acabam mais...
Compra logo um Troller, levanta ele e mete pneu 35".hauhauahuahua...
Paulo Bittencourt
10/02/2009, 11:31
[quote=Walter Carlos Brossel;807371]TA,
Pergunta,
Se você coloca calço de carroceria não compensa???????
Ou diminui este "estrangulamento"
Walter Carlos Brossel
10/02/2009, 11:32
[quote=Walter Carlos Brossel;807371]TA,
Pergunta,
Se você coloca calço de carroceria não compensa???????
Ou diminui este "estrangulamento"
Não. Só levanta a carroça. O resto continua no mesmo lugar.
Paulo Bittencourt
10/02/2009, 11:40
Wartim,
desculpe a burrice. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Se eu colocar calço carroceria de 3" e pneus aro 16 em uma configuração mais alta estaria preservando as homo???????
A meu ver seria uma boa solução (Viatura + alta sem forçar)
Estou certo????
Alexandre X
10/02/2009, 11:47
Com pneu slick sim acho que com um bogger não :mrgreen:
Walter Carlos Brossel
10/02/2009, 11:54
Wartim,
desculpe a burrice. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Se eu colocar calço carroceria de 3" e pneus aro 16 em uma configuração mais alta estaria preservando as homo???????
A meu ver seria uma boa solução (Viatura + alta sem forçar)
Estou certo????
Levantar a carroceria só alivia as pancadas na cx de ar, e vão caber pneus maiores. Pode colocar até 8" que suas homocinéticas vão continuar dando problema.
A questão é a peça que é fraca mesmo.
Mesmo com o carro ORIGINAL se vc estiver tracionando e as rodas dianteiras pularem a chance delas ou do focinho original quebrarem é muito grande. Imagina com pneus maiores...
Por isso a gente fica aqui masturbando idéias para minimizar o problema.
As rodas 16" com pneus 215/80/16 "levantam" mais o carro e não forçam tanto quanto pneus 235, 30" ou 31'. Mas se errar o pé vai quebrar do mesmo jeito.
Repare que o pessoal de Raid usa pneus mais finos...precisam "encher o pé" mesmo para zerar PC´s etc...imagina fazer isso em Vitara com pneus maiores...
Paulo Bittencourt
10/02/2009, 12:02
É Wartim,
milagre não existe e o melhor é o que a gente esta buscando, bloqueio, reduzida e não encher o pé. :twisted::mrgreen::twisted::mrgreen::twisted::mrgr een:
Abraços.
AlemãoRS
10/02/2009, 17:48
Eu uso 255/75R15 frederico da 3K há mais de 2 anos e a quebra que tive foi da orelha que foi soldada no focinho de ferro do samurai, do lado da solda. Isso foi em abril do ano passado, na trilha de Rolante.
A configuração que uso é 2" na suspensão e 3" na carroceria.
Sem dúvida o tamanho do pneu é um fator de quebra, mas ainda acho que o que mais compromete as homocinéticas é fazer lift de 3". Pelo menos quem eu tenho visto reclamando de quebras é quem fez lift maior que 2" na dianteira.
nicke1000
10/02/2009, 22:02
Eu uso 255/75R15 frederico da 3K há mais de 2 anos e a quebra que tive foi da orelha que foi soldada no focinho de ferro do samurai, do lado da solda. Isso foi em abril do ano passado, na trilha de Rolante.
A configuração que uso é 2" na suspensão e 3" na carroceria.
Sem dúvida o tamanho do pneu é um fator de quebra, mas ainda acho que o que mais compromete as homocinéticas é fazer lift de 3". Pelo menos quem eu tenho visto reclamando de quebras é quem fez lift maior que 2" na dianteira.
Eu calço na suspensão de 2,5" e calço na carroceria de 2,5".
Na dianteira não use calço maior que 2"... As homocinéticas vão pro espaço...
O ideal mesmo seria 2,5" na traseira e 1,5" na dianteira! (calços de suspensão)
Calço de carroceria... Eu particularmente não gosto! Mas... Pra caber pneu maior tem que usar mesmo...
[s]
Delboni,
É o melhor custo benefício.
Se vc fôr fazer uso misto do carro (trilha/dia a dia), não pense duas vezes.
O único problema é que os pneus do Wally (black star) não estão mais sendo importados há bastante tempo.
Mas pode ser que vc ache um similar.
De marca, com as medidas 215/80R16, por enquanto achei apenas esse Firestone:
[/URL][URL]http://www.firestone.com.br/pneus_interno.aspx?id_produto=22 (http://www.firestone.com.br/pneus_interno.aspx?id_produto=22)
Agora, recapados/remoldados tem vários, inclusive cópias do Black Star, especialmente os modelos Guyane e Cross.
Gosto é gosto. Como o Wartim falou cada um vai gostar mais ou menos de cada conjunto. Tente experimentar as configurações de cada Viatura da turma para ver (sentir) o que você acha melhor.
Com certeza! Tenho mais é que rodar um bocado antes de decidir. Os meus ATs ainda vão engolir muita trilha!
P.S Se quiser sabado a gente roda com a minha Viatura pois ainda estou sem carteira :parede::parede::parede:ai você experimento o conjunto que eu uso.Que novela hein Paulo??? Rsrsrsrs. :-D
Sei que nesse fds eu faço trilha de qualquer jeito. Na minha viatura, na de alguém, como zequinha, de bike ou a pé mesmo!
AlemãoRS
11/02/2009, 17:46
Vc sempre quebra as homocinéticas do lado da roda ou do diferencial?É sempre a mesma?
Galera,
com o calço de suspensao 1"(2,5cm) dá pra calçar um Sidekick com penus aro 15 até qual medida?? Seria até um 215 ou maior??
Agradeço a ajuda!!
[ ]´s
Baré
Passeio Off-Road na Serra da Beleza - 13 a 15 MAR (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51359)
Walter Carlos Brossel
13/02/2009, 10:15
Galera,
com o calço de suspensao 1"(2,5cm) dá pra calçar um Sidekick com penus aro 15 até qual medida?? Seria até um 215 ou maior??
Agradeço a ajuda!!
[ ]´s
Baré
Passeio Off-Road na Serra da Beleza - 13 a 15 MAR (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51359)
Põe logo os calços de 2" da RC 4x4 e mete uns MUD 30/9,5/15.
Fica ducarai. Mas não esquece de trocar o focinho do diferencial.( O Fabil tem)
Umbraçoproçê.
RicardoM
13/02/2009, 11:02
No meu caso que o vitara é automático. Por ter menos torque alivia mais as homocinéticas ao usar pneus maiores?.
Põe logo os calços de 2" da RC 4x4 e mete uns MUD 30/9,5/15.
Fica ducarai. Mas não esquece de trocar o focinho do diferencial.( O Fabil tem)
Umbraçoproçê.
Walter,
obrigado pela dica, mas o carro é do meu irmão e ele não quer fazer grande modificações no carro. A idéia é mesmo de colocar os calços de 1" ou até 2", se não tiver q alterar mais nada na configuração do carro, tipo amortecedor, molas, etc...
Ele tá pensando em colocar os 215 MUd, mas queria saber se com os calços pode aumentar um pouquinho o pneu.
[ ]´s
Baré
nicke1000
20/02/2009, 15:58
Vc sempre quebra as homocinéticas do lado da roda ou do diferencial?É sempre a mesma?
Alemão, segundo o sagui da Repecol, nas duas vezes quebrou a externa do lado direito.
Ele diz que o tamanho do calço seria o motivo se tivesse quebrado a homocinética interna.
Ele afirma que o motivo das quebras são os meus pneus, tipo biscoito ou cross, pois ele forçam muito.
Ele quer que eu coloque outros com perfil menos agressivo, tipo mud.
Entretanto, quando eu tinha penus tipo mud, no meu Willys, depois que troquei para o tipo cross senti uma diferença fenomenal:dance:.
Não queria retroagir, portanto estou pensando em colocar os fredericos 3k.
Onde vc comprou?
PS Meu calço na suspensão é de 2"
AlemãoRS
24/02/2009, 15:27
Realmente os pneus forçam mais, mas até que ponto são responsáveis pela quebra é dificil dizer.
Comprei com a 3k direto, no site tem o contato, acho que é eduardo@3kpneus.com.br
Galera!
Tô com preguiça de pensar: como que o pessoal que tem vitara com pneu 31" calcula o consumo de combustível?! hehehe
AlemãoRS
13/05/2009, 19:35
Soma 12% na quilometragem percorrida indicada.
fabiano caxias
13/05/2009, 23:29
pessoal dos pneus
ja usei pneus 265/75 r16 recapage antoniazzi nos eixos originais fica o bicho mas tem q cuidar e recortar paralamas pois com a recapge eles ficam da altura de um 33'' mud.
mas nao quebrei muitas vezes nao so q com o fucinho de ferro e pe leve,msou da opiniao q com pneus maiores e bem recapados vc sofre bem menos p passar e acelera menos e quebra menos