Conectar

Ver Versão Completa : Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões

Páginas : [1] 2

Tio Eddie
03/02/2009, 21:34
Senhores,

Garimpei um pouco usando a pesquisa, visitei sites de fabricantes e após trocar algumas mensagens e e-mails com colegas, pergunto?

Para trilhas enlameadas, atoleiros brabos como cachorro louco, camel, ariri (telégrafo) e afins, apesar de usarmos pneus de maior diâmetro (33", 35", 37") não estamos padecendo e ficando atolados um pouco por conta da largura desses pneus?

Quando começei no off road, no começo da década de 90, utilizavamos pneus militares, candango, firestone AT, argentino, frontieira, maloya e em geral, nenhum deles era mais largo do que os 7:50-16...e a performance na lama era muito boa (ao menos para a época).

Atualmente, a maioria dos pneus disponíveis de 33" em diante tem 12,5" de largura ou mais. Sei que para o rock crawling esse é o negócio, assim como para areia (basta melbrar doa pneus dooney buggy).

Lembrando ainda dos lendários Michelin O/R XZL (7:50-16) que equiparam os land rovers de diversas edições do camel trophy (todos fininhos)...

Após sair de um jogo de BF MUD 33"x12,5 e passar para os kumho 31"X10,5, desconsiderando o desenho e o diâmetro dos pneus, senti uma sensivel melhora no desempenho em atoleiros...por conta da largura (assim quero acreditar...)

Minha idéia além de ouvir a opinião dos colegas e tentar encontrar pneus grandes e mais finos, que ainda não encontrei no Brasil e nem no Paraguay.

Por exemplo, a interco disponibiliza pneus com medidas tipo...34"x9,5; 35"x10,5; etc. [/URL][URL]http://www.intercotire.com/tires.php (http://www.intercotire.com/tires.php)

Abraços

Eddie

Pedro Bachir
03/02/2009, 22:38
boa pergunta tio eddie,

usei pneus 7.50 16 fronteira e atualmente uso 265 75 r16 também frontiera, em algumas situações, (barro ou subidas muito escorregadias) penso q os 7.50 eram melhores, mas não posso confirmar pois os 7.50 tinham os gomos mais altos e o composto da borracha bem mais macio....

Jack Jipeiro
04/02/2009, 00:09
Eu concordo com o Tio Eddie, em se tratando de atoleiros, o pneu mais fino parece, eu disse parece, ser melhor mesmo. Mas para subidas lisas, erosões, descidas, o mais é largo é melhor por dar mais atrito ao solo.
Eu acredito que um 37x12,5 seja o meio termo para todas as trilhas, é o que eu vou colocar no CJ.

Abraços...

ZCC
04/02/2009, 00:59
Acho que você tem a impressão que eram melhores por causa do pneu ter um diametro final menor, garantindo mais torque e dentro do barro, talvez a maior superficie do pneu grande o faça colar na lama com mais facilidade...

bom é puro achismo, mas acho que é isso :mrgreen:

Paulo_CW
04/02/2009, 07:14
Não existe pneu adequado para todas as situações... não sei mas antigamente quando a gente só conhecia os candangos e frontieira mais estreitos eles pareciam perfeitos... hj em dia com as trilhas cada vez mais brutas... eles num dariam conta de jeito nenhum... e começamos a partir pra ignorância...
Mas... tbm concordo q fora o uso em RC... não ha necessidade para pneus largos demais... o adequado é aquele q comporta bem uma boa subida em facões e erosões... e pra isso um 10,5" ou 12,5" já é suficiente... claro q tem de ver o desenho do pneu... pois isso vale muito bem para os recapados agressivos... já pros MTR... eu não apostaria na mesma idéia...

Ra
04/02/2009, 10:28
Depende, se vc. tiver motorzão para girar e limpar pode ser os mais largo, americano que só usa v8 adora. Agora sem motor vai de fino que ele cava buscando tração e vai melhor.

andres-tavares
04/02/2009, 12:22
Essa eh uma grande briga ... tem quem fala que pneu fino eh melhor porque afunda mais e pega o fundo que tem meior tracao enquanto o pneu largo fica flutuando sem tracao... (eu acredito nisso)

Tem quem fala que o pneu fino como tem menor superficie de apoio a pressao aplicada eh maior em cada gomo em contato com o solo ( fisica basica) mas tambem tem pessoas que acreditam que um pneu mais largo tem uma superficie de contato maior o que garante mais tracao ...:-?

Agora porque ao baixarmos a pressao dos pneus temos mais tracao? alem de que o pneu fica mais mole ele fica com uma supercicie bem maior de contato com o solo, isso eh fato! :concordo:

Eu pessoalmente acredito que um pneu largo funciona melhor em superficies com boa tracao tipo pedras e tambem em neve e areia onde o objetivo eh flutuar, e um pneu fino funciona melhor na lama ... segundo o que eu ja vi na minha curta experiencia eh assim que funciona melhor! :odedo:

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/sfjun961.gif

Mas tudo bem eu prefiro um pneu intermedio (nem muito largo nem muito fino), ja tive um jogo de pneus 285/75/r16 que era mais o menos um 33 x 11.5 e achei muito bons (alias queles firestone destinations eram o bicho na lama!)

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/fotosfunracefalcon054.jpg

Com troller depois de testar os 31 x 10.5 achei o desempenho na lama otimo! agora estou procurando 33 x 10.5 que seria o ideal em desempenho, visualmente, e nao bateria em lugar nenhum ...mas aqui no brasil nao tem (que merda!) ... a unica coisa que nao me convenceu, tomando o exemplo de um bf mud, eh que a altura dos gomos dos 33 x 12.5 eh maior do que o 33 x 10.5

Aqui a prova ( a diferenca eh muito pouca)

Tire Size --- TreadDepth (in/32nds)

33x10.50R15/C --- 19.0

33x12.50R15/C --- 21.0

<A href="http://www.bfgoodrichtires.com/assets/pdf/mud_terrain_ta_km.pdf" target=_blank>http://www.bfgoodrichtires.com/assets/pdf/mud_terrain_ta_km.pdf (http://www.bfgoodrichtires.com/assets/pdf/mud_terrain_ta_km.pdf)

Com certeza tem trilhas onde pneu fino eh necessario nao tem jeito se nao o carro nao cabe

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/canaima22_jpg-1.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/canaima16_jpg-1.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/canaima18_jpg-1.jpg

Aqui tem alguns 33 x 10.5 para que vejam que legais sao!

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/celular122gm7.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/ooouy.jpg

Aqui alguns 35 x 10.5

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/mi70japones157ok7.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/mi70japones158sk5.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/mi70japones159va7.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/mi70japones156au6.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/d544_12.jpg

http://i149.photobucket.com/albums/s42/andres-tavares/index.jpg

Espero ter ajudado em alguma coisa e deixar o topico mas ativo

EXTRA-LAND
04/02/2009, 12:42
OLÁ, SOU O EXTRA-LAND.
VENHO COMPARTILHAR AS MINHAS EXPERIENCIAS, OK?
- UM PNEU É BOM PRA AREIA MAS PRO CHÃO BATIDO, LAMA E ASFALTO NÃO É. CONCORDO COM UM FORISTA QUE CITOU QUE NÃO EXISTE PNEUS BOM PRA TUDO. PREFIRO OS LARGOS EM AREIA ( SE O MOTOR FOR FORTE), E OS FINOS E ALTOS PRA LAMA E CRATERA, TRILHA PESADA. ASFALTO TEM DE SER OS MISTOS. E ACABAMOS FICANDO COM OS MISTOS POIS A MAIORIA COMO EU, QUER USAR O "JIPE" (E PICK-UPS EM GERAL) PRA TUDO. ABRAÇOS AOS AMIGOS E CONCORDO QUE O ASSUNTO É BEM POLÊMICO E CONTINUARÁ SENDO.
CONCLUSÃO: :pipoca:QUEBRAR O GALHO COM O MISTO.

JapaTroller
04/02/2009, 13:06
Naduvida prefiro os que saum um pouco mais largos, tanto que uso o 12,5, mas concordo que se o carro não tiver força pra tocar um penue desse, ele não vai ser bom em nenhuma situação, axo que cada caso é um caso , assim como dependo do carro que vai ser montado.
Valeu

Tio Eddie
04/02/2009, 13:39
Essa eh uma grande briga ... tem quem fala que pneu fino eh melhor porque afunda mais e pega o fundo que tem meior tracao enquanto o pneu largo fica flutuando sem tracao... (eu acredito nisso)

Muito bom seu post André :concordo:

E é exatamente o que eu penso. Pneus com largura na casa das 10,5" em medidas 33" ou 35" seria o bicho!

Vai a sugestão para os fabricantes de pneus recapados estudar a viabilidade de produzir nestas medidas (33"x10,5 - 35"x10,5) e aos importadores e distribuidores de pneus, trazer pneus nestas medidas, pois há pessoas como eu, que pelo tipo de uso não pode contar com pneus recapados (alta kilometragem, grandes deslocamentos em asfalto, etc) e ainda 2 jogos de pneus não serem uma opção.

Quanto a motorização e demais aspectos dos carros é óbvio que são fundamentais para que o desempenho do CONJUNTO seja o desejado.

Abraços

Eddie

andres-tavares
05/02/2009, 01:02
Concordo totalmente contigo Eddie ... estou na mesma situacao e um pneu novo 33 x 10.5 (tipo bf mud) seria o ideal ...

E tambem esta certo que que falaram de que de nada adianta ter um super pneu gigante lameiro se o conjunto (caixa, transfer, motor etc) nao consegue mexer os pneus direito...

Bom tomara que nao seja so a gente que tenha interesse em pneus mais finos em medidas tipo 33 e 35 para ver se assim algum importador se interessa....

abs!

praiasecacustom4x4
05/02/2009, 06:57
o ruim que a produtora de pneu tem de esta medida,a BF faz o 33/10.50 mud a all.vai achar eles.sao vendida so para o mercado oriental e africano.Simex faz 33-34-35/9.50 ou 10.50.
pirelli e interco tambem so que nao se consegue ne na europa ne aqui.eu tevi a oportunidade la na italia de testar na minha pickup os BF mud 33/10,acho otimo,bem mais que o 12.5,toda a mecanica vai sofrir menos,menos atrito no solo,abaixando a calibragem viram bicho na areia ,coisa que o 12.50 pede ao motor a potencia que nao tem.e o meu pickup estava com 185cv na rodas,210 no motor.

a ruim lei do mercado e a ruim vida do forista que nao encontra as peça que quer

maxdelta
05/02/2009, 07:18
o ruim que a produtora de pneu tem de esta medida,a BF faz o 33/10.50 mud a all.vai achar eles.sao vendida so para o mercado oriental e africano.Simex faz 33-34-35/9.50 ou 10.50.
pirelli e interco tambem so que nao se consegue ne na europa ne aqui.eu tevi a oportunidade la na italia de testar na minha pickup os BF mud 33/10,acho otimo,bem mais que o 12.5,toda a mecanica vai sofrir menos,menos atrito no solo,abaixando a calibragem viram bicho na areia ,coisa que o 12.50 pede ao motor a potencia que nao tem.e o meu pickup estava com 185cv na rodas,210 no motor.

a ruim lei do mercado e a ruim vida do forista que nao encontra as peça que quer
Eu tb queria esse pneu 33/10,5 15, cabe direitinho na band!

Eu to querendo fazer outro jogo de pneus, o de asfalto, que é o AT 255/70 15 que eu uso atualmente, e um lameiro, só q lameiro, tem q ser os imortais 7.00 16, pq motores aspirados e originais, não foram concebidos pra pneus largos e muito mais pesados. A band coitada, se vc usar pneu 33" 12,5 sem estar com motor turbinado, ela fica molenga, tem dificuldade pra subir, na lama fica péssima, parece carro 1.0. Agora eu andei numa com motor de 608 aspirado(original) com os pneus 6.50 r16(ou era 6.00 16? Fiquei em dúvida, a diferença destes pneus é pequena demais), ó ela não deve a nada pra um willys com motor de opala! Fiquei pasmo com a força da band, logo fiquei imaginando a minha com tais pneus.

Vc tem motor bom, turbinado e/ou blower, vai com largo q ele vai fazer o q o estreito faz.(agora imagina o q um motor preparado com um pneu fino iria fazer?)

Vc tem motor original, vai com pneu recomendado no manual do veículo!

T+ Abs

Tio Eddie
05/02/2009, 08:44
Ainda bem que não sou apenas eu que sente a necessidade de pneus de maior diâmetro porém MAIS FINOS...

Continuo torcendo para que algum fabricante/importador esteja lendo este tópico!!!

Abraços

Eddie

Paulo_CW
05/02/2009, 09:36
Tá aí o pneu q achei adequado pra viatura... 285/85/16...não e excessivamente largo e com o recape 100% of ele ficou com a altura do 33"...

Tio Eddie
05/02/2009, 12:09
Gostei dos "pneuzinhos" heim Paulo!!!

Abraços

andres-tavares
05/02/2009, 12:17

Claro que faz e nao eh so no oriente que tem! ... na venezuela tem 10.5 33 e 35 (dificil mas tem alguns) olha as fotos que coloquei ... nos estados unidos tem todos os que voce queira , super swamper bf e todas as marcas que voce imaginha fininhos, menos os simex que sao dificies de achar por la ... na (espanha) tambem tem .. conheco pessoas em todos os paises que te falei que usam 33 x 10.5 ou 35 x 10.5

Paulo show seu pneu!

Para aqueles que querem um 33" mais fino que o 33 x 12.5 podem comprar um r16 e colocar pneus 285/75/r16 que eh igual a um 33 em altura porem mais fino (11.5) assim como os de paulo!

Outra opcao eh pegar carcacas 32 x 11.5 que aqui no brazil tem e recapar! :pipoca:

leogc
05/02/2009, 13:04
opa....sou mais um procurando um 33x10,5....se tivesse simex então...vi uns filmes do transylvania trophy e é um dos pneus mais usados....

paulo, onde acho esses 285x85x16?

abs

joão k. chikui
05/02/2009, 14:31
Paulo , não seria 285/75-16" ? Se for mesmo um serie 85% , tem quase 1 m de diâmetro ..

Paulo_CW
05/02/2009, 14:41
Paulo , não seria 285/75-16" ? Se for mesmo um serie 85% , tem quase 1 m de diâmetro ..

Não... ele é um 285/85/16 q dá mais de 34" ... e acredite, existem os 285/95/16 q são uns monstros....
Não me perguntem qual veículo usa eles originalmente q eu num sei....

andres-tavares
05/02/2009, 15:18
Qual eh a marca da carcaca desse pneu Paulo ?

JORIS
08/02/2009, 18:49
Pra min pneus maiores e mais largos, o único "porém" é que dará mais desgaste no sistema, más ao cabe ao motorista conduzir com cuidados é fazer uma boa manutenção. Só tem um detalhe não adianta ter pneuzão, e cuidados pra não quebrar, tem de ter MOTOR pra empurrar, se o motor é fraquinho, nesse caso é melhor pneu fino!

Basta partir do princípio dos tratores, o que garante um bom desempenho na lama e areia para eles? PNEUZÃO, um bruto motor e sistemas de caixas x diferencial reforçados, pra levá-lo para os piores lugares, bem simples!

[]´s.

Tio Eddie
08/02/2009, 18:58
Basta partir do princípio dos tratores, o que garante um bom desempenho na lama e areia para eles? PNEUZÃO, um bruto motor e sistemas de caixas x diferencial reforçados, pra levá-lo para os piores lugares, bem simples!

[]´s.

Humm....

Vou discordar em parte com a tua colocação.

Pneuzões (as vezes parcialmente cheios de água) tem a função de aumentar a CAPACIDADE DE TRAÇÃO dos tratores, e desta forma fazer que eles consigam arrastar diferentes tipos de implementos agrícolas, consequentemente, isso aumenta a capacidade deles se deslocarem em terrenos diferentes (mas na grande maioria das vezes terra).
Além disso, tratores funcionam embaixa rotação e alto torque e BAIXA VELOCIDADE tb.
Além disso, a grande maioria dos tratores utiliza, no eixo trator, pneus direcionais "tipo pé de galinha".....outras máquinas como pás carregadeiras, motoniveladoras (patrolas) também seguem a mesma linha de aplicação.

Por outro lado, gosto é gosto :concordo:

Abraços ainda procurando opções de pneus 33" e 35" com NO MÁXIMO 10,5" de largura

Eddie

zelucas
08/02/2009, 19:55
Tudo depende...

Apesar de a maioria concordar que pneu fino é melhor na lama por afundar e pegar o solo firme, eu acho que eles podem acabar sendo piores.

É só imaginar um pântano, lá embaixo não existe o solo firme como na maioria dos atoleiros, se o cara entra com um pneu fino vai afundar e fincar o diferencial na lama, já se esse pneu fosse largo ele poderia passar sem afundar muito e teria mais chances.

Estou dizendo isso porque certa vez em uma trilha o único veículo que conseguiu atravessar um brejo foi o que calçava pneus com 14,5 de largura. Mas além de pneu largo ele tinha motor de sobra (concordo que pneu largo só com motorzão mesmo) e parece que flutuou até o outro lado do atoleiro.

Mas se for para uso somente em estradinhas de terra lamacentas na chuva, o pneu fino é muito melhor.

[]s

zelucas
08/02/2009, 20:02
Para quem quer um pneu 33x10,5 é so pegar um 265/75-16 e recauchutar, daí ele fica mais alto e com a mesma largura.

quem quiser um 33'' mais fino ainda, use um 7.50-16 que tem 33'' de diâmetro.

[]

Tio Eddie
08/02/2009, 23:14
Para quem quer um pneu 33x10,5 é so pegar um 265/75-16 e recauchutar, daí ele fica mais alto e com a mesma largura.

[]

Pois é Ze Lucas,

Recauchutar não é opção para que roda muito, dia a dia...além disso, as medidas citadas são aro 16...logo quem tem rodas aro 15 (como o meu caso) além dos pneus, implica em mais um jogo de rodas....:evil:

Agora sair dos radiais e voltar para os 7:50-16...:parede:

Abraços

Eddie

Tio Eddie
09/02/2009, 00:12
Garimpando pneus aro 16, encontrei no site da BF (no gringo é claro) os BF MUD KM2 na medida 255/85R16 (o que daria em polegadas um 33,04"x10,04R16

Pode ser uma opção de medida, se encotrarmos é claro, mas para rodas aro 16...

Abraços

Eddie

Paulo_CW
09/02/2009, 07:33
Qual eh a marca da carcaca desse pneu Paulo ?

Pneu recapado da Mamute...
www.mamuteoffroad.com.br (http://www.mamuteoffroad.com.br)

JORIS
09/02/2009, 12:07
Pois é Ze Lucas,

Recauchutar não é opção para que roda muito, dia a dia...além disso, as medidas citadas são aro 16...logo quem tem rodas aro 15 (como o meu caso) além dos pneus, implica em mais um jogo de rodas....:evil:

Agora sair dos radiais e voltar para os 7:50-16...:parede:

Abraços

Eddie

X2

Pneu recauchutado pra min, em picape e no troller, num tenho coragem não, geralmente andamos em velocidades um pouco alta, já no meu Willys, utilizo sem problemas, pois só utilizo em trilhas e deslocamentos onde a velocidade é baixa! nunca tive perda!

Porém é bom ficar atento ao ano de fabricação da carcaça, teve um caso com uma amigo meu que houve um estouro espontâneo do estepe dele, tinha sido recauchudato a uns 2 anos e praticamente não tinha uso (era o estepe) e estourou do nada com o veículo parado na garagem, exatamente porque a carcaça ressecou!

[]´s.

Lucas Nassif
09/02/2009, 12:53
[]

7.50x16 dá 33" de diâmetro???
Achei que dava 31"....ou eu que fiz conta errada?? :lol:

Luciano SHAKALL
09/02/2009, 13:40
" ... 7.50x16 dá 33" de diâmetro??? Achei que dava 31"....ou eu que fiz conta errada?? :lol: ... "Eu também padecia dessa mesma dúvida, pois o 7.50 x 16 é um pneu "quadrado" (a medida da largura - 7,5'' - é a mesma do "ombro") . . .
A conclusão que cheguei (não sei se procede) é que essa é a medida apenas da CARCAÇA, e quando recapados (ou novos) atingem os 33'' de diâmetro...
Eu já tive a oportunidade de ver lado-a-lado (fora do veículo) um 7,50 x 16 "Argentino" e um BF Mud 33'' (ambos NOVOS) e eram do mesmo tamanho ;) :rolleyes:

[]'s

leogc
09/02/2009, 13:56
não sei porque. mas acho que isso só procede em relação aos Fate argentinos....realmente esses sao do tamanho de um 33....mas os outros acho que não são não.

abs

zelucas
01/03/2009, 00:55
Os 7.50x16 são 33'' de diâmetro e não precisa ser recauchutado para alcançar os 33'', medi ao lado de um 33x12,5'' e são iguais.

.

zelucas
01/03/2009, 01:07
X2

Pneu recauchutado pra min, em picape e no troller, num tenho coragem não, geralmente andamos em velocidades um pouco alta, já no meu Willys, utilizo sem problemas, pois só utilizo em trilhas e deslocamentos onde a velocidade é baixa! nunca tive perda!

Porém é bom ficar atento ao ano de fabricação da carcaça, teve um caso com uma amigo meu que houve um estouro espontâneo do estepe dele, tinha sido recauchudato a uns 2 anos e praticamente não tinha uso (era o estepe) e estourou do nada com o veículo parado na garagem, exatamente porque a carcaça ressecou!

[]´s.

Quando um pneu recauchutado estoura não é por causa da recauchutagem em si, mas sim da idade da carcaça, pneu pra ser recauchutado tem que ser no máximo de 2004, o problema é que tem nego que pega carcaça condenada de 2001 e quer recauchutar, daí não há dúvida que vai estourar...

Existem recauchutagens muito confiáveis, aguenta estrada numa boa...

[]s

Tio Eddie
01/03/2009, 23:35
Os 7.50x16 são 33'' de diâmetro e não precisa ser recauchutado para alcançar os 33'', medi ao lado de um 33x12,5'' e são iguais..

Zelucas,

Os 7.50X16 são iguais aos 33"R15 tento em largura (12,5") quanto em altura?
Ou tem apenas a mesma altura dos 33" sendo ligeiramente mais finos?

Abraços

Eddie

Luciano SHAKALL
02/03/2009, 01:01
" ... Os 7.50X16 são iguais aos 33"R15 tento em largura (12,5") quanto em altura? ... Ou tem apenas a mesma altura dos 33" sendo ligeiramente mais finos? ... Eddie, não sou o Zelucas, mas acho que posso responder essa :wink: :

Ligeiramente não :discordo: . . . São, na verdade, BEEEEEM mais finos :stop: . . .
Eles (os 7.50 x 16) tem cerca de 7,5'' de largura, enquanto os 33 R 15 têm - em média - 12,5'' ou 10,5'' de largura :concordo:

[]'s

Tio Eddie
02/03/2009, 10:48
Ligeiramente não :discordo: . . . São, na verdade, BEEEEEM mais finos :stop: . . .
Eles (os 7.50 x 16) tem cerca de 7,5'' de largura, enquanto os 33 R 15 têm - em média - 12,5'' ou 10,5'' de largura :concordo:
[]'s

Boas Luciano,

Hj cedo estive na oficina e acabei medindo grosseiramente com uma trena alguns 7.50x16 e constatei exatamente o que você acabou de mencionar.

Baseado nisso, começo a procurar 5 rodas de F-1000 aro 16 e a garimpar pneus como os goodyear Power Torque Trail como próximo jogo de pneus...http://www.goodyear.com.br/catalogo_pneus/pickup_suv/power_torque_trail/power_torque_trail.html (http://www.goodyear.com.br/catalogo_pneus/pickup_suv/power_torque_trail/power_torque_trail.html)

Assim acredito que resolva o que desejo, um pneu mais alto porém bem mais fino!

Abraços

Eddie

Tio Eddie
15/03/2009, 17:43
Pessoal

Por acaso alguém sabe onde se pode comprar pneus SIMEX no Brasil, ou no PY?

Achei este Simex Extreme Trekker 35x10,5r15 muuito interessante...

Ah, qualquer comentário, críticas ou sugestões é bem vindo!

Abraços

Eddie

Lucas Nassif
15/03/2009, 17:57
Eu já tive a oportunidade de ver lado-a-lado (fora do veículo) um 7,50 x 16 "Argentino" e um BF Mud 33'' (ambos NOVOS) e eram do mesmo tamanho ;) :rolleyes:

[]'s

Verdade!!

Eu sempre achei que o Argentino 7,50 era 31". Daí pus minha Band que tem BFS 33" do lado do Jeep e vi que os dois tem a mesma altura, mas achava que eram os BFs que estavam bem gastos e passaram de 33 p/ 31"!! :mrgreen: :lol: :lol:

Ideias de maluco!!! :odedo:

T+

zelucas
15/03/2009, 18:02
Pessoal

Abraços

Eddie

Muito interessante mesmo!!

Também gostaria de saber onde acho esses.

[]s

JP CJ-5
15/03/2009, 18:11
Pessoal

Abraços

Eddie

Tio Eddie, será que existe destes R16 ?
Tanto o desenho como as dimensões são interessantes.

[ ]'s

Tio Eddie
15/03/2009, 18:34
Tio Eddie, será que existe destes R16 ?
Tanto o desenho como as dimensões são interessantes.

[ ]'s

JP,

Dá uma olhada nesse linkhttp://www.simextyres.co.nz/simex-article.asp?pagename=/simex-offroad.asp&catpage=1&article=-2092972571 (http://www.simextyres.co.nz/simex-article.asp?pagename=/simex-offroad.asp&catpage=1&article=-2092972571)

Abraços

Eddie

andres-tavares
15/03/2009, 18:57
Pessoal esse pneu eh o bogger do oriente do mundo.

No EUA nao tem simex porque nao tem aprovacao DOT(eu acho que eh esse o nome) ... :putz:

O, como bem mostra o link que amigo mandou, tem r15 e r16 e ate 36" (mas o 36" ja tem 12.5 de largura)...
Esse pneu como ja falei eh o bogger do oriente, pra trilha pesada mesmo ... so para comprovar sua eficiencia eh so dar uma olhada o que o pessoal do rainforest challenge na Malaysa e o pessoal do Outback Challenge na Australia usam nas viaturas ... ai voce comprova que estamos falando de um pneu fantastico :palmas:

Quem nao conhece estas competicoes, eh so dizer que estao no top mundial de competicoes offroad atuais ... eh so dar uma procurada ... google is your friend :concordo:

anexo fotos

andres-tavares
15/03/2009, 19:05
So de imaginar meu troller com uns simex 35 x 10.5 ja fico babando :pipoca: ...

Mais 2 fotos

[]'s sonhadores!

ArthurC
15/03/2009, 19:11
Pessoal

Abraços

Eddie

Achei bem parecido com o Black Star Mud Max, dá uma olhada:

http://offroadeurope.eu/Tires/mudmax.jpg

andres-tavares
15/03/2009, 19:40
Achei bem parecido com o Black Star Mud Max, dá uma olhada:

http://offroadeurope.eu/Tires/mudmax.jpg

Tem pneus blackstar a venda no brasil?

JP CJ-5
15/03/2009, 21:10
Tem pneus blackstar a venda no brasil?

Procurei estes pneus à uns 03 anos atrás, só encontrei à pronta entrega nas medidas 235/85R16 (modelo Mud Max, este da foto acima). Já os 33" só p/ importação e tals ...
Hoje em dia não sei como anda.

andres-tavares
15/03/2009, 21:13
Procurei estes pneus à uns 03 anos atrás, só encontrei à pronta entrega nas medidas 235/85R16 (modelo Mud Max, este da foto acima). Já os 33" só p/ importação e tals ...
Hoje em dia não sei como anda.

Interessante voce ter achando estes pneus ... onde voce os achou?

Seria bom achar eles em 33"!

Tio Eddie
15/03/2009, 22:24

Seria bom achar eles em 33"!

33" ou 35" desde que no MÁXIMO 10,5 de largura....

Estava praticamente decidido por uns power torque trail da goodyear, mas como ainda tenho pelo menos mais uns 10-15mil km de vida dos kumho dianteiros da milona (os traseiros estão inteiraços) vou garimpar lá pelas bandas do PY os SIMEX....

De qualquer modo, continuo a procura de pneus agressivos, de mairo di6ametro mas fininhos...

Abraços

Eddie

JP CJ-5
15/03/2009, 22:25

O contato era esse aqui: Av. Prof. Francisco Morato, 1098 - 11-3721-8422, não me lembro o nome da loja, e nem sei se o tel. ainda é esse, mas era a única revenda que tinha os pneus.
Lembrando que são pneus remolded, feitos na França.

Ah, e os 33" eram aro 16!

[ ]'s

JP CJ-5
15/03/2009, 22:39
33" ou 35" desde que no MÁXIMO 10,5 de largura....

É, os MudMax (chamados de 33") não se enquadram nesse perfil, pois são na verdade 285/85/R16, que segundo este conversor (http://www.geninhopneus.com.br/calculators/gearmetric.html) de medidas, equivalem à 35x11xR16.

Tio Eddie se você achar estes Simex posta aqui pra gente mais detalhes.

[ ]'s Abraços.

andres-tavares
16/03/2009, 15:36
Obrigado pelo contato mas o fato dos pneus black star serem remold nao me chama muito a atencao

A medida 285/75/r16 sao de fato 11 - 11.5" de largura ... falo porque ja tive uns.

Tio Eddie se achar simex fala pra gente :concordo:

Abs!

Tio Eddie
16/03/2009, 20:46
Tio Eddie se achar simex fala pra gente :concordo:
Abs!

Galera,

Estou garimpando os SIMEX....começei a pesquisar em revendas de pneus no paraguay com alguns amigos...

Qualquer novidade eu aviso!

Abraços

Eddie

Tio Eddie
17/03/2009, 21:36
PessoAll,

Mandei um e-mail para o pneu fácil que é anunciante aqui do fórum, perguntando sobre a viabilidade deles trazerem pneus SIMEX 33x10,5x15 e 35X10,5x15.

Vamos ver o que eles dizem....

De qualquer modo, continuo com o power torque trail, 7.50-16 como segunda opção...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abraços

Eddie

Tio Eddie
18/03/2009, 14:33
PessoAll,

abaixo a resposta do pessoal do Pneus Fácil....muito atenciosos por sinal :concordo:

Prezado Edmundo
Dei uma olhada nos pneus da Simex. Esses pneus Extreme Trekker estão bem
joias!
Infelizmente, somos incapazes de trazê-los para o Brasil dentro de um prazo
de tempo e preço razoável. Por favor, deixe-me saber se houver qualquer
outro pneu em nosso site que possa ser úteis para você.

Muito obrigado
Cesar Ceneviz
PneusFacil.com.br (http://pneusfacil.com.br/)
Sanner Ltda.

Abraços ainda a procura...:mrgreen:

Galopeiro
26/03/2010, 03:12
Uma coisa que nao entendo é como aqueles Big foots atolao...

aqueles carros sao montros

VictorMedeirosRN
28/03/2010, 10:46
Gente,

Pneus largos ou finos, são para casos e mais casos.

Na areia, por exemplo, um pneu mais largo é bem melhor.

O General, não possue rodado duplo na traseira, e qualquer areiazinha que ele vir, ele atola igual uma Maria Farinha cavando na areia.

Já, quando vamos passar em erosões, ou subir algumas pedras, não sinto nenhum deficit de desempenho nele, por não ter rodado duplo.

Abraços

P.S.: Segue foto de uma Maria Farinha, para quem não conhece

guilhermeabreu
28/03/2010, 16:19
AÊ PESSOAL

Já sofrí bastante com as medidas e no uso de várias medidas de pneus .

Em primeiro lugar :

Não devemos fazer comparações de medidas de pneus , pq na maioruia das vezes as MEDIDAS REAIS DO PNEU NÃO BATE COM A NUMERAÇÃO QUE VEM NELE .
EX: Um PNEU 33"X12,5" X15", teria que ter 33" de diametro , O QUE NUNCA TEM , vc pega uma trena e mede um pneu 33" , ELE TEM APENAS 31" POLEGADAS DE DIAMETRO , ele teria que ter 12,5" de largura de banda de rodagem , O QUE NÃO TEM TB tem apenas 11,5" , e o 15" final é o diamentro da roda , , que é a ÚNICA MEDIDA CORRETA .

LOGO :

DEVEMOS SEMPRE MEDIR COM UMA TRENA UM PNEU QUE GOSTARIAMOS DE USAR , ASSIM TENHO FEITO E CHEGUEI A ALGUMAS CONCLUSÕES .
Eu já usei os BF 33x12,5x15 e hoje uso os 265x75x16 este pneu tem um diametro menor do que o 33" e maior do que o 31" , acredito que este 265x75x16 equivale a um 32" NO DIAMETRO APENAS .

E assim vai .

Em segundo lugar : PNEUS LARGOS X ESTREITOS

Que é a questão principal , CONCORDO QUE NÃO TEM PNEU BOM PARA TUDO .

Já tive experiencia com pneus largos ( 33 ) e saí melhor do que outros com pneus finos em lama/turfa QUE NÃO TEM FUNDO , como já foi citado aqui .

A conclusão que cheguei é que CADA CASO É UM CASO , tem dificuldades como : lama , terra batida , areia ( fofa , pó , de dunas , de beuira de praia ) facões , erosões de vários tipos que tem pneu fino que se sai melhor e tem casos que pneus mais largos que se saem melhor , DEPENDE MUITO DA DIFICULDADE DO MOMENTO .

AGORA , eu uso meu ENGESA com MWM 2.8 sprint para tudo , trabalho , cidade , trilha , viagens curtas médias e longas , E PASSEI DOIS DISSABORES QUE NÃO GOSTARIA QUE NENHUM DE VCS PASSASSEM que foi :

SIMPLESMENTE AQUAPLANEI NO ASFALTO PORQUE OS PNEUS ERAM " LARGOS DEMAIS " , eram os BF A/T 33x12,5x15 com 15.000 km rodados , ou seja muito novos ainda .

DAÍ TROQUEI PELOS 265X75X16 , tive que comprar um jogo de rodas novo , mas não estou completamente satisfeito pq o ENGESA ficou muito feio com os cambitos finos demais , ou seja ficou com um visual " UM POUCO FINO DEMAIS " para meu gosto , MAS A SEGURANÇA , NEM PRECISO COMENTAR , NEM SONHO EM AQUAPLANAR MAIS , RESOLVÍ ESTE ASPECTO QUE É O PRINCIPAL " SEGURANÇA " .

Mas acho que os 285x75x16 vão cair como uma luva , ele tem o diamentro do 33" bem mais fino do que o 33" e um pouco mais largo do que o 265x75x16 que estou com ele .

RESUMINDO TUDO :

Não fiz a aferição com a trena pq não tenho este pneu 285x75x16 na mão , MAS ACREDITO QUE ELE CORRESPONDERIA A UM 33"X10,5"X 16" que é a MEDIDA QUE VC ESTA PROCURANDO E NÃO ENCONTRA , esta medida tem aqui no Brasil .

Espero ter ajudado em alguma coisa , ou complicado mais ainda .

ABRAÇOS

leogc
28/03/2010, 17:33
PessoAll,

Mandei um e-mail para o pneu fácil que é anunciante aqui do fórum, perguntando sobre a viabilidade deles trazerem pneus SIMEX 33x10,5x15 e 35X10,5x15.

Salve galera, esse aí tb é o que eu estou procurando...pena que não tem nada no brasil com esse tamanho.

abs

Nava
29/03/2010, 15:25
Guilherme, chegou no ponto que eu ia comentar.
Tem de medir o pneu na trena!!!
O 7.50R16LT tem 79 cm de diamentro equanto um BF 33 MUD zero km tem 80cm.

A medida 285/75/16 alia altura e largura compativeis, mas é um pneu que ninguem usa em picapes, pois não entra em nenhuma delas! Pneu 265/75 é dificil de achar, 285 é muito pior que carcaça 33.

Para quem procura uma opção viável, o 235/85/16 substitui muito bem os convencionais 7.50R16. Possuem as mesmas caracteristicas, mas são radiais tubeless.
São usados nas lands e algumas outras picapes comerciais.

Recapados com borracha de 25 mm ficam com 32", igual ao 265/75 e o 275/70R16.

Quanto a questão estreito/largo eu acho que o que importa é o diferencial. Enroscou ali pode ser um 200" que vai ter de bater guincho. O negocio é eixo do tipo pórtico com pneu convencional e pronto.

Mais ainda, todo mundo vai (ou deveria ir) para a trilha com o intuito de patinar e atolar. É nessa situação que o companheirismo se destaca e a gente põe a cabeça para ver como fica mais facil de tirar o carro dali, guincho, hi-lift, puxar, etc. Essa é a real trilha. O anti-estress!

Me respondam: qdo vcs começaram a brincar com seus primeiros carros de pouco preparo não se divertiam muito? Acontece que começa aquela coisa de equipar cada vez mais os carros e antes qq pocinha era alegria e depois banhado de metro fica sem graça. E dai cada vez tem de ir mais longe achar lugares piores, e se gasta mais e mais...

Mas cada um sabe o que escolher e como pagar...temos para todos os gostos e bolsos.

Nava
29/03/2010, 15:54
Complementando...
Pneu yokohama geolander zero km 285/75/16 tem 26cm largura por 83cm diametro.
Recapado com banda de 25 ficaria com 86cm aproximadamente.

guilhermeabreu
29/03/2010, 20:07
Guilherme, chegou no ponto que eu ia comentar.
Tem de medir o pneu na trena!!!
O 7.50R16LT tem 79 cm de diamentro equanto um BF 33 MUD zero km tem 80cm.

A medida 285/75/16 alia altura e largura compativeis, mas é um pneu que ninguem usa em picapes, pois não entra em nenhuma delas! Pneu 265/75 é dificil de achar, 285 é muito pior que carcaça 33.

Para quem procura uma opção viável, o 235/85/16 substitui muito bem os convencionais 7.50R16. Possuem as mesmas caracteristicas, mas são radiais tubeless.
São usados nas lands e algumas outras picapes comerciais.

Recapados com borracha de 25 mm ficam com 32", igual ao 265/75 e o 275/70R16.

Quanto a questão estreito/largo eu acho que o que importa é o diferencial. Enroscou ali pode ser um 200" que vai ter de bater guincho. O negocio é eixo do tipo pórtico com pneu convencional e pronto.

Mais ainda, todo mundo vai (ou deveria ir) para a trilha com o intuito de patinar e atolar. É nessa situação que o companheirismo se destaca e a gente põe a cabeça para ver como fica mais facil de tirar o carro dali, guincho, hi-lift, puxar, etc. Essa é a real trilha. O anti-estress!

Me respondam: qdo vcs começaram a brincar com seus primeiros carros de pouco preparo não se divertiam muito? Acontece que começa aquela coisa de equipar cada vez mais os carros e antes qq pocinha era alegria e depois banhado de metro fica sem graça. E dai cada vez tem de ir mais longe achar lugares piores, e se gasta mais e mais...

Mas cada um sabe o que escolher e como pagar...temos para todos os gostos e bolsos.

GRANDE NAVA

X2

Muito sensato seu comentário , bate tudo com o meu pensamento , valeu .

ABRAÇÃO

Tio Eddie
29/03/2010, 20:46
Guilhermeabreu,

Depois de muito quebrar a cabeça cheguei a mesma conclusão que você.

Antes de partir para os 285/75R16 vou experimentar um jogo de 235/85R16 recape VJ900, apenas por uma questão de oportunidade e curiosidade mesmo.

Como ampamente colocado, não tem pneu bom pra todos os terrenos e nem gosto igual no mundo!

Bom saber que o velho tópico ainda rendeu boas discussões!

Abraços

Eddie

Nava
29/03/2010, 21:53
Eddie só um ponto a observar em relação ao VJ900. Em terrenos argilosos ele empasta e não solta. Se puder optar pelo VJ910, agora em novas medidas, é um pneu bem melhor para um uso mais generico, alem de ser 5 mm mais alto em sulco.

Tio Eddie
29/03/2010, 22:05
Eddie só um ponto a observar em relação ao VJ900. Em terrenos argilosos ele empasta e não solta. Se puder optar pelo VJ910, agora em novas medidas, é um pneu bem melhor para um uso mais generico, alem de ser 5 mm mais alto em sulco.

Nava,

Grato pela observação, muito valiosa por sinal!
Felizmente os terrenos aqui não são argilosos, e mesmo que fossem, já havia encomendado os pneus com VJ900...

Ah, pneus como 235/85R16 podem ser recapados com a banda VJ910? pelo que eu entendi esta banda é para pneus mais largos, certo???

[]s

Eddie

guilhermeabreu
30/03/2010, 00:33
Guilhermeabreu,

Depois de muito quebrar a cabeça cheguei a mesma conclusão que você.

Antes de partir para os 285/75R16 vou experimentar um jogo de 235/85R16 recape VJ900, apenas por uma questão de oportunidade e curiosidade mesmo.

Como ampamente colocado, não tem pneu bom pra todos os terrenos e nem gosto igual no mundo!

Bom saber que o velho tópico ainda rendeu boas discussões!

Abraços

Eddie

TIO EDDIE

Este tópico sempre foi e será sempre atual , nós é que mudamdos de conceitos e opiniões depois que quebramos a cara com os pneus LARGÕES .

Os meus 265x75x16 estão ainda com uns 18.000 rodados , mas pelo que estou vendo não passará dos 40.000 km , logo tenho algum tempo ainda , mas a tendencia são os 285x75x16 mesmo .

E o NAVA deu estas dicas do MARSHAL , qdo chegar a hora vou contactar com ele , vou acessar o site dele para ver o desenho destes pneus .

ABRAÇÃO

Tio Eddie
30/03/2010, 01:38
Este tópico sempre foi e será sempre atual , nós é que mudamdos de conceitos e opiniões depois que quebramos a cara com os pneus LARGÕES .E o NAVA deu estas dicas do MARSHAL , qdo chegar a hora vou contactar com ele , vou acessar o site dele para ver o desenho destes pneus .

Guilherme,

Concordo contigo!

Quanto aos pneus marshal = kumho, já utilizei o modelo MT kl71 e foi um bom pneu! Desenho agressivo, macio ao rodar e muito melhor que os BF MUD em todos os sentidos especialmente no cascalho seco e asfalto molhado. No off road performance superior tb. Rodaram 22.000 km na minha mão e já tinham rodado mais outros 20.000 km em outra pkp e ainda tinha borracha antes do twi.

Grande abraço

Eddie

Nava
30/03/2010, 13:32
Eddie, depende do pneu!
Tem pneu 235 mais largo e pneu 235 mais estreito. Lançaram a banda VJ910 com 230 mm de largura mas para o 235 teria de ser o 190 ou max 200 mm. Um 265/70 ja dá para usar esta banda, dependendo da marca. Pirelli por ex tem pneu bem largos.

Guilherme, no site ainda nao tem a pagina com os pneus novos...pois aguardamos o site novo, mais moderno. Segue a foto do MUD comentado.

Estamos ansiosos aguardando a chegada do 285/75/16...mas nada ainda. Acho legal nesse pneu é que ele é direcional, cava mais e possui linhas profundas longitudinal, limpa mais lama tb...me corrijam os usuários.

Be Trindade
30/03/2010, 13:50
Eddie, depende do pneu!
Tem pneu 235 mais largo e pneu 235 mais estreito. Lançaram a banda VJ910 com 230 mm de largura mas para o 235 teria de ser o 190 ou max 200 mm. Um 265/70 ja dá para usar esta banda, dependendo da marca. Pirelli por ex tem pneu bem largos.

Guilherme, no site ainda nao tem a pagina com os pneus novos...pois aguardamos o site novo, mais moderno. Segue a foto do MUD comentado.

Estamos ansiosos aguardando a chegada do 285/75/16...mas nada ainda. Acho legal nesse pneu é que ele é direcional, cava mais e possui linhas profundas longitudinal, limpa mais lama tb...me corrijam os usuários.
Nava, me explica ae o que seria 235 mais largo e mais fino. Nao entendi isso não!
235 nao é o tamanho da banda de rodagem?!? nao seria uma so nao!?!?
Foi mal se estou falando besteira!!
Abraços!

Nava
30/03/2010, 14:07
Cada fabricante faz com uma largura REAL diferente. Igual o problema do diametro menor que o especificado.
Tem pneu com 235, 238, 230, 240 e por ai vai. Isso muda a largura da banda de rodagem tb.
Por isso essas tais "calculadoras" de pneu me arrepiam a espinha, pois podem dar uma "ideia" do dimensional, mas NUNCA o real.

Tio Eddie
30/03/2010, 21:48
Cada fabricante faz com uma largura REAL diferente. Igual o problema do diametro menor que o especificado.
Tem pneu com 235, 238, 230, 240 e por ai vai. Isso muda a largura da banda de rodagem tb.
Por isso essas tais "calculadoras" de pneu me arrepiam a espinha, pois podem dar uma "ideia" do dimensional, mas NUNCA o real.

Nava,

Já senti isso na pele e mais de uma vez.
Comprei pneus com medida nomial X e na hora de medir o bicho ancontrava algo totalmente diferente.
Além disso, olhando mais atentamente em alguns sites de fabricantes dá pra ver diferenças nas dimensões de pneus da mesma medida.

Agora, isso é falta de padronização, de profissionalismo ou de controle/fiscalização????

[]s

Nava
30/03/2010, 23:31
Falta de necessidade de padrão...

Tio Eddie
31/03/2010, 00:04
Falta de necessidade de padrão...

Humm...

Vou dar uma olhada nas NBR's pra ver o que fala de pneus....mesmo porque muitos deles tem selo do Inmetro..

Até lá continuamos correndo o risco de comprar um 33" que tem a altura de um 31,5 e mais se parece com um pneu de moblete...:evil:

[]s

dudu83
31/03/2010, 00:34

outro dia fiz uma cata de estepe 7.50r16 pra colocar num mb 710 . tinha ficado encucado com a diferenca entre as marcas, os firestone sao bem parecidos com os goodyear mas os pireli sao mais baixos em compensacao sao mais largos deu trabalho pra achar 4 que fossem com tamanhos parecidos....

guilhermeabreu
31/03/2010, 01:06
Nava, me explica ae o que seria 235 mais largo e mais fino. Nao entendi isso não!
235 nao é o tamanho da banda de rodagem?!? nao seria uma so nao!?!?
Foi mal se estou falando besteira!!
Abraços!

BE TRINDADE

Foi o que falei no meu 1º post deste tópico , VC TEM QUE ANDAR COM UMA TRENA , cada pneu tem uma medida real diferente do outro de outra marca , EMBORA TENHAM A MESMA MEDIDA ESCRITA NO PNEU .

EX:

Um pneu 235x75x15 , teria que ter 235 mm de banda de rodagem , NÃO EXISTE NENHUM PNEU COM ESTA MEDIDA ESCRITA NELE QUE TENHA 235mm DE BANDA DE RODAGEM , é uma mer!@#$%¨&*da . Por ísto que o NAVA citou que tem pneus 235 mais largos e outros mais estreitos uns com relação a outros .

Tanto na medida da largura qto na medida do diametro , cada pneu com mesma medida escrita nele tem medidas reais diferentes entre marcas diferentes e medidas diferentes entre si .

Vc não viu o relato do DUDU83 , teve enorme dificuldade em achar 4 pneus do mesmo tamanho para o MB 710 dele , ísto no caso dele que procurou um em cada lugar , TEM QUE ANDAR COM A TRENA NA MÃO .

EU ÍA ATÉ DIZER QUE ÍSTO SÓ OCORRE PQ AQUI É BRASIL , MAS ÍA QUEIMAR A MINHA LINGUA , POIS NOS PNEUS IMPORTADOS TB OCORRE A MESMA COISA .

DEVERIA TODO PNEU 265 , TER 265mm DE LARGURA NA BANDA DE RODAGEM , MAS NÃO TEM .

DEVERIA TODO PNEU 33" , TER 33" DE DIAMETRO , E NÃO TEM , E ASSIM VAI .

TEM QUE ANDAR COM UMA TRENA NA MÃO .

ABRAÇÃO

Be Trindade
31/03/2010, 09:33
Valeu galera pelos esclarecimentos!!
e realmente os pirellis são mais baixos do que falam!!
Valeuuu!! Abraços!!

Rodolfo Ourique
27/04/2010, 21:28
Amigos, estou procurando pneus pro meu CJ e enfrento o grave dilema de qual colocar, já usei Fate 750x16" e meus AT 31x10,5x15" estão no fim...os já citados 33x10,5" Interco ou Simex seriam excelentes para meu uso, mas infelizmente não temos esta opção em nosso amado país...porém achei no site de BF isto: http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=6602&idSegmento=319.0&channelId=c04de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD
Será que se encontra em revendas e o precinho? Aqui no Rio só consigo BF Mud 31" por no mínimo 700,00...alguém do Rio sabe onde podemos comprar pneus Mud (Maxxis, Kumho, General ou BF) com preços decentes?

Abçs.
P.S.: assim como o Tio Eddie sonhando com os 33x10,5" ...

Martin Melcop
28/04/2010, 08:29
Rodolfo,

Fale tanto com o Marisco como o Rodrigo sobre Maxxis, quanto a Savero o melhor preço que achei foi na paulista4x4 http://www.paulista4x4.com.br/

[]´s

MaGao
28/04/2010, 09:35
Amigos, estou procurando pneus pro meu CJ e enfrento o grave dilema de qual colocar, já usei Fate 750x16" e meus AT 31x10,5x15" estão no fim...os já citados 33x10,5" Interco ou Simex seriam excelentes para meu uso, mas infelizmente não temos esta opção em nosso amado país...porém achei no site de BF isto: http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=6602&idSegmento=319.0&channelId=c04de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/%21ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=6602&idSegmento=319.0&channelId=c04de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD )
Será que se encontra em revendas e o precinho? Aqui no Rio só consigo BF Mud 31" por no mínimo 700,00...alguém do Rio sabe onde podemos comprar pneus Mud (Maxxis, Kumho, General ou BF) com preços decentes?

Abçs.
P.S.: assim como o Tio Eddie sonhando com os 33x10,5" ...

Vai na sessão de classificados e procura o tópico 4crawl

eles vende.. e tem preços bons! estou negociando os 35" pra mim =)

Abraços,

Rodolfo Ourique
28/04/2010, 19:01
Obrigado Martin e MaGao, já fechei contato com ambos e estou com a cotação deles...os Pneus da Marshal que o Tio Eddie usa estão com um precinho bem atrativo tb, vale a pena? R$ 522,00 em uma loja de Sampa...

Abçs.

Pneus Ost
09/06/2010, 08:52
Dúvidas sobre medidas, desenhos e aplicações dos pneus no mundo Off-Road:twisted:.

Marcelo Pantaneiro
09/06/2010, 21:07
Eu vi ontem uma L200 na concessionária Mit com pneus fronteira (tratorado). Gostaria de saber se tem como ressolar quatro pneus modelo tratorado (fronteira) ou similar para colocar na minha L200 e quais são as medidas?

E o vj910 cabe na L200 na medida 285 75 R16? Estou usando Bf mud KM nesta medida.

Obrigado.
Abs.

Pneus Ost
10/06/2010, 09:45
Bom dia,
Marcelo,
Sim, o VJ910 na medida 285/75R16 cabe na sua L200. O pessoal está colocando pouco os pneus no estilo do Frontiera e do Tratorado, mas se você gosta do estilo, consigo fazer o Super Max na medida 265/75R16.
O pessoal está optando muito pelo desenho Oligator, é um pneu para uso misto, superior ao VJ-900, possui garras laterais, e a disposição dos seus gomos não permite a aglomeração de lama. Porém as garras laterais acrescentam 2,5cm em cada lado.

Um grande abraço.
Roger Chassot

Marcelo Pantaneiro
10/06/2010, 13:56
Beleza, muito obrigado pelas explicações.

O Oligator é muito parecido com o BF q eu estou usando, BF Mud KM1, e Super Max pode ser interessante, mas gostei do tratorado. Na medida 235 85 R16 não fica bom?
O VJ910 na medida 285 75 R16 deve ficar excelente. O BF Mud KM 285 75 R16 quando passa em algum desnível, fazendo curva pega bem pouco, mas só se o desnível for grande. Tem muita diferença de tamanha do BF para o VJ910?
E qual o motivo do pneu tratorado e fronteira não estar sendo mais usado? Tem pneus melhores para lama? E no asfalto como ele se comporta?

Valeu Roger.
Abraços.

Pneus Ost
10/06/2010, 14:09
Marcelo,
Realmente nessa medida o VJ-910 fica lindo, ele é um pouco maior que o BF, sua garras agridem mais o solo.
O pessoal não está mais utilizando os pneus do estilo tratorado por 2 motivos:
1 - quando você atola na trilha e da a ré, você atola ainda mais seu jipe porque eles cavocam;
2 - sao pneus feitos a quente(cozinham dentro de uma forma para ficar no desenho correto), ou seja, é utilizada muita borracha e ele fica um pneu muito pesado, consequentemente, irá consumir parte da potência do motor devido ao seu peso, ja os pneus como o BF, Oligator e VJ-910, sao pneus feitos a frio(banda pre-moldada), é mais leve, dura mais tempo e possui desenhos mais flexiveis em relação as medidas.
Particularmente, gosto muito do desenho Oligator, seu BF possui garras laterais? No Troller da empresa utilizamos o Oligator, consideramos seu rendimento superior ao do VJ-910.
Estamos a disposição para qualquer tipo de dúvida, fique a vontade.

Grande abraço,
Atenciosamente,
Roger Chassot.

Pneus Ost
10/06/2010, 14:15
O Marcelo,
minha resposta ficou incompleta,
no 235/85R16 não é possível fazer o super max, apenas o tratorado. como te falei, os desenho a quente tem limitação muito grande de medidas, pois cada desenho precisa de uma forma diferente para cada medida. Estamos utilizando muito o modelo Godlokos para trilha, pois a sua ré é muito boa, diferente do tratorado, além de possui tração lateral, o que auxilia muito em trilhas. porém no asfalto ele nao apresenta um desempenho bom acima dos 70 KM/h, apresenta trepidação devido ao seu desenho agressivo.

Atenciosamente,
Roger Chassot.

Marcelo Pantaneiro
10/06/2010, 19:59
Valeu Roger

Muito obrigado pela atenção, agora nao tenho mais duvidas nessa questão.

Abs.

Pneus Ost
11/06/2010, 07:36
OK Marcelo,
qualquer dúvida fique a vontade para tirar suas dúvidas aqui no fórum, sempre estarei a disposição para melhor atender a todos.

Atenciosamente,
Roger Chassot.

KONDZ jeep tires
11/06/2010, 08:55
Ola Marcelo,

Segue fotos de uma L200 SAVANA que montamos os pneus 265/70R16 com a banda VJ910 da VIPAL!!!

Estes pneus quando ela torce inteira passa muito perto, mas não chega a raspar!!! (Se tiver um fio de cabelo pega!!! rsrsrs)

Só pra vc ter uma ideia de como ela vai ficar!!

Mantendo o assunto do tópico, acho que pneus mais largos que 11,5" é forçar o carro demais!!!

Cheguei a colocar os pneus 33" na RANGER enquanto recapava os atuais 265/70R16 e quando voltei para pneus finos mudou bastante!!!!

Mantive a altura do carro, mas não tive problemas de raspar os pneus e a direção deixou de forçar tanto!!

Abração,

Boas trilhas!!!

Marcos

Marcelo Pantaneiro
11/06/2010, 21:05
Ficou muito bom esse pneu na Savana!

Cada tamanho tem suas vantagens e desvantagens.

O pneu 285 75 R16 com a banda VJ910, a vantagem é que daria altura na camionete, assim ficaria melhor para andar nos facões feito pelos tratores, melhor também para atravessar alagados, e ficaria com uma largura boa, melhorando a aderência no solo e conseqüentemente a tração. Mas tem a desvantagem, que é um pouco de perda da potência do motor. E em lugares desnivelados provavelmente o pneu ira pegar em alguma parte do carro.

O 265 75 R16 com a banda VJ910 têm a vantagem do motor não ter perda de potência, e não fica restrito a passar em lugares que o 285 provavelmente irá pegar. Mas tem a desvantagem dos outros fatores.

Eu usava o BF Mud KM1 265 75 R16, e andei bastante em estrada de cascalho, lama, atoleiros, facões e etc. E nunca deixou a desejar, sempre passou muito bem, mas dependo da fundura do facão era perigoso encavalar. Ai resolvi colocar o 285 75 R16 Mud KM1, para dar mais altura e pela beleza estética também. Reparei que teve um pouco de perda da potência, antes eu entrava no atoleiro muitas vezes de 2ª e agora força muito, normalmente tenho que entrar de 1ª. Mas ainda não andei muito na lama/atoleiros e estrada de cascalho para tirar todas as conclusões. No caso do VJ910 acho que vai ser um pouco parecido.

Eu agradeço pela ajuda de vocês, e pelos esclarecimentos, que foi de grande importância, tirei muitas duvidas, e me ajudou muito.

Obrigado!

Grande abraço.

Pneus Ost
12/06/2010, 08:12
Marcelo,
o VJ-910 agarra mais que o seu pneu atual, ele é um tanto mais agressivo, estamos recomendando muito o pneu Oligator, em medidas um pouco inferiores na largura, uma vez que possui garras laterais, estas por sinal, dao bastante tração ao veículo em atoleiros.
E também é muito bom no asfalto, pois sua disposição de gomos evita trepidação em velocidades de até 110 Km/h.
É o pneu que usamos na viatura da empresa, tanto para o dia-a-dia como para trilhas.

Grande abraço,
Bom final de semana,
Roger Chassot.

Marcelo Pantaneiro
12/06/2010, 19:25
Marcelo,
o VJ-910 agarra mais que o seu pneu atual, ele é um tanto mais agressivo, estamos recomendando muito o pneu Oligator, em medidas um pouco inferiores na largura, uma vez que possui garras laterais, estas por sinal, dao bastante tração ao veículo em atoleiros.
E também é muito bom no asfalto, pois sua disposição de gomos evita trepidação em velocidades de até 110 Km/h.
É o pneu que usamos na viatura da empresa, tanto para o dia-a-dia como para trilhas.

Grande abraço,
Bom final de semana,
Roger Chassot.

Com certeza, o pneu VJ910 é muito mais agressivo que o BF, mas eu quis dizer que a experiência pode ser parecida na questão do tamanho do pneu, diferença do 265 para o 285.

Valeu Roger!

Bom final de semana
Abç

Marcelo Leitão Oliveira
12/06/2010, 23:11
É uma discussão interessante e só existe uma resposta certa.

Antes de mais nada, minha resposta é baseada em 14 anos de trilhas, entre elas o Ariri. Mais de 60 Raids, 30 rallyes de velocidade, 9 Cross Country e 18 anos trabalhando com pneus novos e reformados. Sem contar que minha família esta no ramos de pneus desde 1952.

Para lama pesada assim como para outros tipos de piso, o fundamental é a área total de contato com o solo, somado a tração que os gomos de borracha e o torque do motor podem fornecer.

Quanto mais largura, profundidade dos gomos, espaço entre os gomos e potência para girar o conjunto melhor.

Não estou falando por enquanto do diâmetro do pneu e sim apenas da largura e dos gomos.

Porém existem limites técnicos. Quanto maior os gomos, maior será a força centrípeta e esforço sobre a carcaça. Portanto blocos acima de 21 mm podem causar danos estruturais se utilizados em velocidades acima de 120 Km/h.

A movimentação de gomos grandes (acima de 21mm) causam desgaste acentuado e instabilidade.

É por isso que não podemos simplesmente fazer pneus com 30 ou 40 mm de profundidade, porque as carcaças não resistiriam velocidades acima de 40 Km/h, além de ser impossível garantir estabilidade, segurança, balanceamento e até mesmo durabilidade.

A industria de pneus a muitos anos descobriu que a profundidade ideal para um pneu de passeio é de 8,5mm. Acima disso o ganho de quilometragem é menor que o acréscimo de material. Além do mais se vocÊ precisa de altas velocidades os blocos não podem ser grandes.

Em pneu novos lameiros o limite atual é de 16mm para se poder usar estes pneus até 160 Km/h.

O Maxxis Mudzilla com 18mm é projetado para apenas 120 Km/h.

Então quem quiser usar pneus tratorados de 21mm ou maiores devem usá-los em baixas velocidades abaixo de 80 Km/h. Caso contrário o deslocamento da estrutura da carcaça é inevitável.

A escolha do pneu é sempre um jogo de perde e ganha.

Voltando a vaca frio. Vou dar alguns exemplos práticos.

No Telégrafo de 99, usei com muito sucesso pneus 7,50x16 Fronteira Maggion novos, em meu Willys 67 com motorização 6 cc original e câmbio de 3 marchas.

Um pneu com 77 cm de altura e 23 mm profundidade de gomos, espaçados cerca de 50 mm um do outro, funcionou muito bem. Pena que este pneu tem apenas 15 cm de largura. Certamente se estivesse com outro pneu de 77 cm de altura, 23 mm de profundidade de gomos mas com 30 cm de largura, o meu desempenho teria sido ainda melhor.

Mais largura, maior flutuação. Afunda menos e agarra menos o diferencial. Você vai mais longe.

Se vc tiver mais motor e/ou torque pode se dar ao luxo de usar pneus de diâmetro maior. Com isso ganhanos distância do solo e alguns metros a mais antes de atolar.

Com um Samurai original não devemos usar pneu de diâmetro maior que 74 cm. A menos que vc tenha uma caixa de redução especial ou motores mais potentes. Pneus grandes em veículos com pequenas motorizações são uma catástrofe. O pneu não gira, não limpa, não traciona. etc...

Momentum, é outro conceito importante....

Marcelo Leitão Oliveira
13/06/2010, 01:01
Gostaria de comentar algumas coisas discutidas neste tópico.

1) O peso do pneu pouco importa. O que faz a diferença é o diâmetro. Se o pneu tem 1 ou 2 Kg a mais não

2) Pela norma da ABNT um pneu usado (carcaça) para ser reformado pode ter no máximo 3,5 anos a partir de sua data de fabricação (DOT). No Brasil a lei permite usar um pneu até 5 anos. A Partir deste ponto existe risco e a polícia pode multar.

Ex: estamos na 32 semana de 2010, portanto um pneu para ser reformado esta semana deve ter o DOT até 0207, ou seja segunda semana de 2007. E não 2004 como ví postado neste tópico.

3) Não é possível afirmar que um pneu reformado a quente é pior que um pneu reformado a frio porque o a quente é mais pesado. As diferenças dos processos geram prós e contras. Na prática podemos dizer que na média pneus a frio duram mais e têm índice de defito menores, mas existem exceções... pneus a quente como os famosos Black Star franceses de altíssima durabilidade e qualidade.

4) OS pneus Black Star forma proibidos de serem importados para o Brasil em 2004 junto com qualquer outro pneu reformado ou carcaças ou pneus usados. Sim existia no Brasil o Mud MAx Black Star medida 33x10,5R16 eu vendi 6 jogos antes da proibição da importação.

5) Pneus com desenho agrícola tem grande capacidade de tração na lama, porém em outros terrenos como areia, erosão, terra firme, asfalto e pedra, tem desempenho muito inferior a outros desenhos lameiros.

6) As medidas nominais dos pneus novos diferem de fabricante para fabricante em até 5%. Porém devemos saber onde medir. A largura nominal de um pneu 265 não se trata da largura da banda de rodagem e sim da sua seção. Um pneu 265 mm de seção tem na verdade de 220 a 230 mm de largura real de banda de rodagem que de fato irá tocar o chão. A largura da seção sofre pouca variação. Já a largura da banda muda muito de modelo para modelo.

7) Pneus 7,50x16 geralmente tem 31 polegadas de diâmetro total. POrém devemos sempre medir pneus montados e inflados em rodas iguais e sem carga. DE outra forma é impossível comparar.

Exemplo real de variança de diâmetro de pneus 7.50x16

Pirelli Candango 78,5 cm
Maggion Fronteira 77,00
Firestone Super Traccion universal 78,00
Fate Super Agarre 81,00

Pneus reformados podem crescer de 1 a 3 cm de pendendo da banda, forma de raspagem e material usado, e processo.

Exemplo. O pneu 265/75R16 reformado Cross sobre carcaças Goodyear ficaram com 83 cm contra 81 de pneus 33x12,5R15 Bf Goodrich.

8) Dica importante na hora de levantar uma L200 para instalar pneus maiores.
Apesar de haver uma grande regulagem nas barras de torção dianteiras, não devemos utilizar mais do que 2/3 da regulagem, sob pena de perda de estabilidade em curvas, folgas na suspensção, pneus cantando, desgaste irregular, alteração dos parâmetros do câmber.
Em resumo 285/70 ou 75 em uma L200 é coisa complicada de ficar bom sem os efeitos colaterais apontados.

9) A banda VJ900 feita pela VIpal tem 21mm de profundidade e é feita em 3 bitolas 190mm, 200mm e 210mm. Já a banda VJ910 é tem 25mm e feita na bitola 240mm.
Um pneu 265/70R16 ou o 265/75R16 quando raspado para receber uma reforma a frio aceita bandas de 200 ou 210mm. Dependendo da marca e modelo da carcaça. A carcaça o 265/70R16 STR (modelo antigo) original da pajero Sport, é um pouco mais larga e exige banda 210 ou 220. Para aplicar VJ910 em qualquer 265 seria necessário uma raspagem especial, arredondada e um preenchimento adicional de borracha.

10) Existe uma carência de carcaças novas e em perfeitas condições para reforma. Muito cuidado e atenção na hora de comprar pneus reformados. Além de Dot novos antes de 2007 observeÇ

a) Se são pares e mesma marca. nunca misture pneus diferentes no mesmo eixo.
b) Se não apresentam consertos laterais a frio ou a quente.
c) Se o talão esta perfeito sem borracha quebrada ou faltando.
d) Marcas ou sinais de terem rodado com baixam pressões

A melhor forma de saber se um pneu reformado esta perfeito é na hora do balanceamento. É normal que um pneu lameiro, mesmo novo, gaste de 90 a 200 gramas para o balanceamento, porém uma vez balanceado o pneu não deve vibrar a mais de 100 Km/h. Pneus que mesmo balanceados vibram geralmente estão com danos internos, chamados deslocamentos internos entre lonas.

Pneus lameiros muito agressivos, com bandas e gomos maiores de 21 mm geralmente deslocam se usados a mais de 120 Km/h

Carcaças velhas e ressecadas deslocam após alguns meses de uso.

Não insista em utilizar pneus vibrando.

Pneus nunca estouram de repente. GEralemnte acontece vazamentos e deslocamento (vibrações) antes. O pneu só estoura depois, caso o usuário continue insistindo em utilizar o pneu.

No Brasil a capacitação técnica de borracheiros, vendedores e lojistas de pneu é pequena. Poucas lojas são realmente aptas a relizar qualquer conserto definitivo em pneus. A prática domina o mercado sem qualquer técnica maior, cursos ou capacitação.

Desconfie sempre e pergunte porque. Os principais fabricantes de pneus Pirelli, Goodyear, Firestone e Michelin tem programas de treinamento dirigido a suas revendas, mas apenas uma minoria realmente esta treinada e corretamente informada.

Quem quiser saber um pouco mais sobre pneus e em profundidade, tenho alguns artigos do meu futuro livro publicado no meu site www.manecopneus.com.br

VEja a seção TUDO SOBRE PNEUS.

Alguns artigos:

* 16-03-2009
* Cuidados com conserto de pneus
* 14-03-2009
* 7- Rodas e off set
* 6- Câmaras de ar
* 5 - Calibragem
* 4- Escolhendo o pneu Off Road
* 3- Desenhos Off Road
* 11-03-2009
* 2- Medidas X Tamanhos
* 1- Diagonal X Radial

Marcelo Pantaneiro
13/06/2010, 03:37
Valeu chará!

Muito boa essas informações, e muito bom o site tambem!

Amanha vou ler com mais atenção.

Abraço

Tio Eddie
13/06/2010, 09:12
Marcelo,

Muito interessante mesmo!
Fiquei animado quanto ao livro, o site conheço e já passeei por lá algumas vezes.

Abraços

Nava
13/06/2010, 10:36
well...há controvérsias...

Tio Eddie
13/06/2010, 10:50
well...há controvérsias...

Nava,

Concordo contigo. E reconheço que o post do Marcelo foi bem escrito e embasado.

Mas como sou apenas um usuário de pneus e não um expert no assunto, uso minha pouca experiência de 20 anos de fora de estrada para buscar o que atende as minhas necessidades (pneus finos, altos e cravudos).

Particularmente não gosto dos flotation, mas isso é minha opinião pessoal. Gosto de andar devagar e prefiro pneus que não tenha que "dar muito motor" para que eles limpem. Porém respeito as opiniões contrárias e vejo a "tendência do mercado" nos flotation MUD.

Felizmente não existe Regra, e para cada viatura, local e forma de utilização sempre tem uma solução que atende mais ou menos.

Fico feliz que o tópico está agregando boas informações :palmas:

[]s

Nava
13/06/2010, 17:07
Esse é o ponto!

X1000.

samukanvas
14/06/2010, 01:30
Peço licença pare entrar nesse tópico que está ligeiramente com uma opinião um pouco tendenciosa :rolleyes: :mrgreen:

Concordo com o Nava. Há controvérsias.

Concordo com o Tio Eddie. Assim como marca de carro, cada pneu é bom de acordo com o uso que o dono deles dará.

O interessante nesse tópico é que alguns dados foram deixados de lado e seria legal para os usuários do tópico pesquisarem mais sobre eles. Assim conheceremos todos melhor sobre os produtos que são vendidos no fórum :concordo:

Acredito que ninguém precise saber profundamente sobre as construções dos pneus, mas alguns fatores podem ser pesquisados a fim de informação para ajudar na escolha do seu melhor pneu. Quanto mais informação útil o pessoal possuir, melhor.

Pneu Remolded x Pneus Zero km.

- Pneus zero km seguem um padrão complexo de normas para poder serem aprovados para rodagem. Pneus remold não tem normas definidas (Off-Road) nem fazem testes suficientes para garantir a qualidade. Foram até proibidos de serem importados...

- Pneus 0km iniciam sua vida com um processo novo de produção. Alma, borracha, montagem etc... Tudo novo com padrão rigoroso de construção. Pneus remold começam sua base com o que sobra do pneu 0km.

- A carcaça do pneu 0km é 0km. Garantias de alguns anos acompanham pneus novos. Pneus remold não tem garantia da procedência da carcaça. Se o pneu está com a mesma danificada internamente ninguém tem como saber até sua direção tremer ou pegar 500gr de chumbo. Algumas já chegam remendadas. Outras podem te deixar na mão no meio da rua e até colocar sua segurança em risco com falhas graves.

- Normalmente um pneu 0km de boa qualidade pega no máximo 70 gramas em balanceamento. Normalmente pneus remold não pegam balanceamento e quando pegam usam muito chumbo.

- Pneus 0km tem índices de velocidade de 120 a 180km/h. Pneus remold de banda montada mal passam de 90 e de banda pré montada (vipal) chegam pouca coisa a mais.

- Borracha tem validade. Vida útil. Pneus com mais de 2 anos começam a ser problemáticos em relação a desempenho.

- A qualidade da borracha do fabricante do pneu 0km é muito melhor que a borracha vendida em pneus remold. Pneus 0km tem maior durabilidade que pneus remold. Mesmo tendo sulcos mais bixos. Quando digo qualidade, digo que as fórmulas são compostas por cada fabricante a fim de garantir seu "toque" diferenciado, priorizando desempenho, economia ou os dois como uma receita de bolo. Os remolds geralmente partem de borracha "comum" (fórmula pré-definida) de algum fabricante de borracha.

- Muito se fala em limpeza de pneus relacionada a profundidade de sulcos e espaçamento. Pouco se fala em velocidade ideal da limpeza de pneu. O que o fabricante 0km de pneus desenvolve em seu desenho com engenharia de alta tecnologia, os remoldados tentam copiar com espaçamento e profundidade tornando o pneu "quadrado" pois não tem como desenvolver um pneu "moderno". Atravessar um poço de lama a 100km/h não é o ideal, pois estará forçando seu carro desnecessáriamente. Mesma coisa com pé no fundo. Ao contrário, regule a velocidade da rotação para o seu pneu e verá que mesmo devagar seu carro terá a capacidade de atravessar os obstáculos.

-Pneu remold pesa quase 2x mais que um pneu 0km. Pneus mais pesados requerem mais força e forçam mais a mecânica do carro. Para carregar mais peso é necessário mais resistência das peças e mais motor. Pneus 0km fazem o carro economizar mais gasolina e mais peças.

- Pneus realmente off-road são pneus construidos desde sua carcaça para o off-road. Pneus 0km são bons para o off-road, mas tem que rodar na rua tb. No intuito de equilibrar as duas questões (on e off) fizeram um pneu com carcaça de rua com banda off. O pneu remold troca a banda off de um pneu on-road por uma mais "radical".

- Pneu remold mais radical é extremamente "áspero" na tocada e acaba criando folgas em todo conjunto de direção, pois a vibração gerada pelos gomos detona com o carro. Pneus 0km são equilibrados.

-Etc...

Como disse, pneu ideal é aquele que serve para vc. Um pneu de origem remoldada, 0km, lonada, etc... não interessa. O legal é saber o tipo de uso que dará ao seu carro e ponderar as restrições que cada pneu terá ao seu uso. Sabendo isso será fácil decidir entre marca, desenho, rremoldado ou não.

As melhores escolhas são feitas baseadas em boas informações. Pesquise sempre em diversas fontes :concordo:

Abs

Tio Eddie
14/06/2010, 09:34
Muito bom Rodrigo!

Mais informação útil e não tendenciosa.

Algo que faltou mencionar quanto a escolha de pneus, é:

Converse com o pessoal de sua região, faça trilhas com eles e veja que tipo de pneus funcionam onde você pretende andar, mas não esqueça que precisa olhar a viatura também, pois tudo funciona em conjunto!

Como todo mercado existes tendências e modismos, além de marcas "famosas"; outro ponto a ser observado.

Ser famoso não necessáriamente significa ser bom, assim como ser mais em conta não obrigatoriamente significa produto ruim, ou de segunda liinha, além das marcas que ainda não chegaram ao nosso mercado, mesmo com a globalização. E como tudo no mundo off road, não tem uma receita de bolo exata, mágica.

Outro aspecto. Alterar as dimensões dos pneus pra maior, sempre vai provocar algum tipo de alteração na viatura, quanto maior o tamanho dos pneus, maiores as alterações.

Incluindo, mas não se limitando a:

Chance de pegar/raspar nas caixas de rodas e na parte interna da caixa de rodas dianteira em virtude de curvas;
Ficar pra fora, ou muito pra fora dos paralamas;
Viatura mais "xoxa", precisando muitas vezes de redução para compensar o aumento dos pneus;
Erros mais acentuados em odômetro e velocímetros;
Maior desgaste de rolamentos, semi-eixos, terminais de direção, etc;
Será preciso mais força para girar um pneu maior;
Body lift, suspension lift ou ambos podem se tornar necessários;
Rodas com off set diferente podem se tornar necessárias;
Espaçadores de rodas podem se tornar necessários;
Mais alguma coisa que não me lembro agora.

Enfim, apenas para chamar a atenção que muitas vezes o simples fato de aumentar o tamanho dos pneus pode implicar em diversas outras mudanças.

Ainda temos diversos exemplos, inclusive aqui no Fórum, de viaturas que são projetadas em virtude do tamanho dos pneus que se pretende usar, logo pneus são, sem sombra de dúvida, um item muito importante!

Me desculpem se divaguei um pouco ou escrevi demais o "óbvio"

Abraços

Eddie

Marcelo Leitão Oliveira
14/06/2010, 12:21
Peço licença TAMBÉM PARA COMENTAR SEUS COMENTÁRIOS.

- Pneus zero km seguem um padrão complexo de normas para poder serem aprovados... Pneus remold não tem normas definidas (Off-Road) nem fazem testes de qualidade. Foram até proibidos de serem importados...

PNEUS REFORMADOS TAMBÉM POSSUEM NORMAS. AQUI E NA EUROPA E NO MUNDO. A NORMA ABNT BRASILEIRA É MUITO RIGOROSA. PENA QUE MUITOS REFORMADORES NÃO SIGAM AS NORMAS E A FISCALIZAÇÃO SEJA DEFICIENTE.

PNEUS REFORMADOS SÃO USADOS EM ONIBUS, CAMINHÕES E VANS NO MUNDO INTEIRO, SEM EXCEÇÃO. NÃO CONHEÇO FROTISTA AQUI OU NO MUNDO QUE NÃO USE. PORQUE É SEGURO E ECONÔMICO, ALÉM DE ECOLOGICAMENTE CORRETO.

A PROIBIÇÃO DE PNEUS REFORMADOS E CARCAÇAS SE DEVEU A DIVERSOS FATORES:
1) PARTE DAS CARCAÇAS DE PNEUS IMPORTADOS ERAM INSERVÍVEIS, OU SEJA NÃO SE PRESTAVAM A REFORMA.
2) PARTE DAS CARCAÇS IMPORTADAS ESTAVAM FORA DO PRAZO DE VALIDADE. JÁ CHEGAVAM COMO LIXO.
3) PARTE DOS PNEUS IMPORTADOS ESTAVM SENDO DESPEJADOS NO MERCADO COMO PNEUS SEMI-NOVOS E GERALMENTE ESTAVAM VENCIDOS OU COM DANOS.
4) LOBBY DA INDÚSTRIA DE PNEUS NOVOS

OS BLACK STAR REFORMADOS A QUENTE TIPO REMOLD SÃO OS MELHORES PNEUS QUE JÁ USEI NA VIDA. SEJA NOS MEUS JIPES, L200 E CARROS DE PASSEIO. OU SEJA, EXISTE PNEU REFORMADO MELHOR QUE PNEU NOVO. MAS SÃO UMA EXCEÇÃO.

- Pneus 0km iniciam sua vida com um processo novo de produção. Alma, borracha, montagem etc... Tudo novo com padrão rigoroso de construção. Pneus remold começam sua base com o que sobra do pneu 0km.

O PNEU USADO CORRETAMENTE GERALMENTE TEM SUA ESTRUTURA DE AÇO E LONAS PERFEITA. APENAS A BORRACHA QUE ENTRA EM CONTATO COM O SOLO TEM DESGASTE. NADA MAIS NATURAL DO QUE REPOR ESTA BORRACHA E UTILIZAR OS PNEUS NOVAMENTE.

CAMINHÕES REFORMAM O MESMO PNEU ATÉ 4 VEZES.
AVIÕES REFORMAM ATÉ 6X OU UM CERTO NÚMERO DE ATERRISSAGENS. TODOS OS AVIÕES GRANDES DO MUNDO REFORMAM PNEUS.

ESTOU FALANDO AQUI DE PNEUS REFORMADOS FEITOS COM CARCAÇAS DENTRO DAS NORMAS.

- A carcaça do pneu 0km é 0km. Garantias de alguns anos acompanham pneus novos. Pneus remold não tem garantia. Se o pneu está com a mesma danificada internamente ninguém tem como saber até sua direção tremer ou pegar 500gr de chumbo. Outras podem te deixar na mão no meio da rua ...até ... falhas graves.

QUALQUER PNEU NOVO OU REFORMADO PODE SER USADO ATÉ COMPLETAR 5 ANOS...SEGUNDO A ABNT BRASILEIRA. NA EUROPA O PRAZO É DE 6 ANOS PORQUE A INCIDENCIA DE LUZ UV É INFERIOR.

POR LEI A GARANTIA DE PNEUS NO BRASIL DEVE SER DE 5 ANOS. O MESMO VALE PARA PNEUS REFORMADOS A CONTAR DA DATA ORIGINAL DE FABRICAÇÃO DOT.

CASO O DOT SEJA APAGADO. QUE É O CASO DOS REMOLDS A GARANTIA DEVE SER DE UM ANO.

QUALQUER REFORMADOR PROFISSIONAL E QUE SIGA AS NORMAS SABE EXAMINAR UMA CARCAÇA PARA IDENTIFICAR DANOS E SABE SE ELA ESTA APTA OU NÃO A PASSAR PELO PROCESSO DE REMANUFATURA.

REPITO. O ÍNDICE DE DEFEITO DE UM PNEU REFORMADO DENTRO DOAS NORMAS É DE 1 PARA 2000. O MESMO DE UM PNEU NOVO.

DETTALHE. UM PNEU NOVO TEM INDICE DE DEFEITO DE FABRICAÇÃO. JÁ UM PNEU REFORMADO QUE PASSOU POR UM USO COMPLETO NUNCA TERÁ UM DEFEITO DE CONSTRUÇÃO. NA PIOR DAS HIPÓTESES PODE HAVER FADIGA, DANO ACIDENTAL OU DEFEITO APENAS NO PROCESSO DA REFORMA. MAS NUNCA NA FABRICAÇÃO DA ESTRUTURA.

- Normalmente um pneu 0km de ... pega 70 gramas em balanceamento. ... pneus remold não pegam balanceamento e quando pegam usam muito chumbo.

OS PNEUS LAMEIROS DIAONAIS NOVOS TIPO MUDZILLA PEGAM MAIS DE 250 GRAMAS. ALGUNS AMERICANOS NEM BALANCEIAM PNEUS GIGANTES COMO OS SUPER SWAMPERS, PORQUE É MUITO DIFÍCIL.

PNEUS REFORMADOS DENTRO DOS PADRÕES UTILIZAM APENAS 10% A MAIS DE CHUMBO. PNEUS QUE UTILIZAM MUITO CHUMBO, NOVOS OU REFORMADOS INDICAM PROBLEMAS INTERNOS E ESTRUTURAIS. RODAS EMPENADAS E OUTROS FATORES EXTERNOS AO PNEU PODEM DIFICULTAR O BALANCEAMENTE.

- Pneus 0km tem índices de velocidade de 120 a 180km/h. Pneus remold de banda montada mal passam de 90 e de banda pré montada (vipal) chegam pouca coisa a mais.

PNEUS NOVOS TEM ÍNDICE DE VELOCIDADE DE 30 KM/H AGRÍCOLAS, ATÉ 290 KM/H CATEGORIA Y. MAIS QUE ISSO SÓ PISTA.

PNEUS REFORMADOS TEM ÍNDICE DE VELOCIDADE HOMOLOGADOS NA EUROPA ATÉ 240 KM/H OS BLACK STAR POR EXEMPLO. QUE SÃO PRÉ-BALANCEADOS E PENAS MENOS DE 10 GRAMAS DE CHUMBO. O QUE QUERO DIZER COM ISSO É QUE EXISTEM EXCEÇÕES E É POSSÍVEL FAZER. OS REFROAMDOS A FRIO QUE FAZEMOS PODEM RODAR ATÉ 140KM/H

ADMITO QUE NA PRÁTICA, NO BRASIL O QUE TEM POR AÍ É LIXO MESMO. FEITO FORA DAS NORMAS, SEM SELEÇÃO DE CARCAÇAS. A BLACK STAR USA ULTRASOM E RAIO-X PARA EXAME. ANTES DE DEPOIS.

TODO PNEU REFORMADO DE AVIÃO TAMBÉM PASSA NO RAIO-X.

- Borracha tem validade. Vida útil. Pneus com mais de 2 anos começam a ser problemáticos em relação a desempenho.

NA PRÁTICA QUANTO MAIS NOVA MELHOR. A BORRACHA RESSECA E DEGRADA EM CONTATO COM O OXIGÊNIO DO AR. NÃO ADIANTA QUARDAR NA GELADEIRA.

ATÉ 4 ANOS A BORRACHA DA BANDA DE RODAGEM TEM BOM DESEMPENHO. A BORRACHA INTERNA (LINER) DE VEDAÇÃO DURA MAIS.

- A qualidade da borracha do fabricante do pneu 0km é muito melhor que a borracha vendida em pneus remold. Pneus 0km tem maior durabilidade ...

O CAMELBACK (BORRACHA CRUA) USADO NA FABRICAÇÃO DE PNEUS NOVOS E REFORMADOS EM ALGUNS CASOS É O MESMO. O MESMO MESMO. EM OUTROS CASOS O CAMELBACK USADO NA REFORMA É SUPERIOR. EXISTEM MUITOS FABRICANTES DE BORRACHA NO BRASIL. OS COMPOSTOS VARIAM.

QUALQUER CAMIONEIRO QUE VC PERGUNTAR SOBRE A DURABILIDADE DE SEUS PNEU REFORMADOS COMPARADOS COM OS PNEUS NOVOS IRÁ CONFIRMAR QUE SEUS PNEUS REFORMADOS DURAM MAIS QUE OS NOVOS, DE 20 A 40% MAIS.

EM QUASE 20 ANOS DE PNEUS NUNCA VI UM PNEU DE PASSEIO OU CAMIONETE DURAR MASI QUE UM BLACK STAR REMOLD A QUENTE.

O QUE QUERO DIZER QUE É POSSÍVEL FAZER PNEUS REFORMADOS DE ALTA DURABILIDADE.

... as fórmulas são compostas por cada fabricante a fim de garantir seu "toque" diferenciado, priorizando desempenho, economia ou os dois como uma receita de bolo. Os remolds geralmente partem de borracha "comum" de algum fabricante de borracha.

EXISTEM MUITAS FORMAS DE REFORMAR UM PNEU. RECAP A QUENTE, RECAP A FRIO, RECAUCHUTAGEM, REMOLD, RING TREAD, BANDA PLANA. ETC...

A DURABILIDADE DA BORRACHA E DO PNEU É UM MIX LIGADO AO TEMPO DE COZIMENTO, TEMPERATURA USADA, COMPOSTO E PRESSÃO. A PRESSÃO É O SEGREDO NO CASO DOS PNEUS REMOLD E OS PNEUS A QUENTE. É O MOTIVO TAMBÉM DO PRE-MOLDADO A FRIO DURAR TANTO.

- Muito se fala em limpeza de pneus relacionada a profundidade de sulcos e espaçamento. Pouco se fala em velocidade ideal da limpeza de pneu. O que o fabricante 0km de pneus desenvolve em seu desenho com engenharia de alta tecnologia, os remoldados tentam copiar com espaçamento e profundidade tornando o pneu "quadrado" pois não tem como desenvolver um pneu "moderno". Ao contrário, regule a velocidade da rotação para o seu pneu e verá que mesmo devagar seu carro terá a capacidade de atravessar os obstáculos.

CONCORDO PLENAMENTE.

-Pneu remold pesa quase 2x mais que um pneu 0km. Pneus mais pesados requerem mais força e forçam mais a mecânica do carro. Para carregar mais peso é necessário mais resistência das peças e mais motor.

A DIFERENÇA DE PESO NA VERDADE É DE MENOS DE 10% UM OU DOIS QUILOS EM UM PNEU DE 20 KG.
INSISTO QUE O QUE FORÇA O CARRO É O DIÂMETRO E NÃO 1 OU 2 KG A MAIS.
IMAGINE UM MOTORISTA DE 60 KG E OUTRO D 120 KG NO VOLANTE. EXISTE GRANDE DIFERENÇA?

- Pneus realmente off-road são pneus construidos desde sua carcaça para o off-road. Pneus 0km são bons para o off-road, mas tem que rodar na rua tb. No intuito de equilibrar as duas questões (on e off) fizeram um pneu com carcaça de rua com banda off. O pneu remold troca a banda off de um pneu on-road por uma mais "radical".

SIM EXISTEM PNEUS REALMENTE OFF ROAD COMO OS DIAGONAIS MUDZILLA E CREEPY CRAWLER, OU OU SUPER SUWANPER ETC, MAS A CARCAÇA DO BF MUD E DO ATKO É A MESMA. IDEM OS PIRELLI ATR E MUD. OU YOKOHAMA MT E ATS.

É BOM LEMBRAR QUE A ESCOLHA ENTRE UM PNEU NOVO LAMEIRO E UM PNU REFORMADO NÃO É SIMPLESMETE UMA QUESTÃO DE CUSTO. NÃO EXISTEM PNEUS LAMEIROS NOVOS EM DIVERSAS MEDIDAS COMO ARO 13 E 14. OU PNEU ARO 15 PEQUENOS COMO 205, 215 OU 225, SOMENTE A PARTIR DE 235. E MUITOS JIPES NÃO CABEM PNEU GRANDES COMO JIMNY, SAMURAI, ROCSTA, NIVA, TR4 E MUITOS OUTROS.

A ESCOLHA DE PNEUS REFORMADOS LAMEIROS EM ALGUMAS SITUAÇÕES É FUNDAMENTAL. O NÍVEL DE AGRESSIVIDADE DE PNEUS NOVOS LAMEIROS É MUITO LIMITADO.

ENTÃO SE VC É UM COMPETIDOR E QUER VENDER UM JEEPCROSS, RAID OU PRÓLOGO DE RALLYE É FUNDAMENTAL UM PNEU SUPER AGRESSIVO QUE NÃO EXISTE NOVO.

PARA FAZER TRILHAS PESADAS TAMBÉM.

- Pneu remold mais radical é extremamente "áspero" na tocada e acaba criando folgas em todo conjunto de direção, pois a vibração gerada pelos gomos detona com o carro. Pneus 0km são equilibrados.

É UM JOGO DE PERDE É GANHA MESMO. MAIS AGRESSIVIDADE MENOS CONFORTO.

-Etc...

Como disse, pneu ideal é aquele que serve para vc. Um pneu de origem remoldada, 0km, lonada, etc... não interessa. O legal é saber o tipo de uso que dará ao seu carro e ponderar as restrições que cada pneu terá ao seu uso. Sabendo isso será fácil decidir entre marca, desenho, rremoldado ou não.

As melhores escolhas são feitas baseadas em boas informações. Pesquise sempre em diversas fontes

EXATAMENTE. A CONCLUSÃO É PERFEITA.

É POR ISSO QUE PROCURO SEMPRE CONVERSAR COM O MEU CLIENTE PARA TRAÇAR SEU PERFIL DE USO. SABER DETALHES DA VIATURA 4X4, DETALHES DE USO.

MUITAS VEZES O QUE O CLIENTE QUER NÃO É O QUE ELE PRECISA.

ESTE POST COM COMENTÁRIOS NÃO TEM O OBJETIVO DE CRIAR UMA POLÉMICA OU SER MAL EDUCADO. DESCULPE SE ALGUÉM PERDEBER DESTA MANEIRA.

ESTOU TENTANDO PASSAR INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PARTE DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA E TEÓRICA QUE ACUMULEI NESTES ANOS.

samukanvas
14/06/2010, 12:51
Muito bom Rodrigo!

Mais informação útil e não tendenciosa.

Algo que faltou mencionar quanto a escolha de pneus, é:

Converse com o pessoal de sua região, faça trilhas com eles e veja que tipo de pneus funcionam onde você pretende andar, mas não esqueça que precisa olhar a viatura também, pois tudo funciona em conjunto!

Como todo mercado existes tendências e modismos, além de marcas "famosas"; outro ponto a ser observado.

Ser famoso não necessáriamente significa ser bom, assim como ser mais em conta não obrigatoriamente significa produto ruim, ou de segunda liinha, além das marcas que ainda não chegaram ao nosso mercado, mesmo com a globalização. E como tudo no mundo off road, não tem uma receita de bolo exata, mágica.

Outro aspecto. Alterar as dimensões dos pneus pra maior, sempre vai provocar algum tipo de alteração na viatura, quanto maior o tamanho dos pneus, maiores as alterações.

Incluindo, mas não se limitando a:

Chance de pegar/raspar nas caixas de rodas e na parte interna da caixa de rodas dianteira em virtude de curvas;
Ficar pra fora, ou muito pra fora dos paralamas;
Viatura mais "xoxa", precisando muitas vezes de redução para compensar o aumento dos pneus;
Erros mais acentuados em odômetro e velocímetros;
Maior desgaste de rolamentos, semi-eixos, terminais de direção, etc;
Será preciso mais força para girar um pneu maior;
Body lift, suspension lift ou ambos podem se tornar necessários;
Rodas com off set diferente podem se tornar necessárias;
Espaçadores de rodas podem se tornar necessários;
Mais alguma coisa que não me lembro agora.

Enfim, apenas para chamar a atenção que muitas vezes o simples fato de aumentar o tamanho dos pneus pode implicar em diversas outras mudanças.

Ainda temos diversos exemplos, inclusive aqui no Fórum, de viaturas que são projetadas em virtude do tamanho dos pneus que se pretende usar, logo pneus são, sem sombra de dúvida, um item muito importante!

Me desculpem se divaguei um pouco ou escrevi demais o "óbvio"

Abraços

Eddie

Concordo Tio Eddie. Tudo que falou é informação importante na escolha dos pneus tb :concordo:

Pneus são muito importante em um carro. São a parte do carro que faz contato com o chão. Então escolher o pneu certo para seu uso é fundamental para chegar ao desempenho esperado.

Não custa nada pesquisar mais um pouquinho. Ler mais dois ou 3 comentários de outros usuários, perguntar, ir ao jipe clube (como falou) ou até em alguma trilha que vá alguém com o pneu que considera o ideal e ver ao vivo seu funcionamento. Ver como se comporta no dia a dia. Ver o pneu em situação real.

Em alguns e-mails que eu recebo clientes estão chateados com a performance do carro e muitas das vezes é problema de escolha errada de pneus. É um item tão importante e $$$ que vale a pena perder uns dias pesquisando :concordo:

Abs

samukanvas
14/06/2010, 14:06
PNEUS REFORMADOS TAMBÉM POSSUEM NORMAS. AQUI E NA EUROPA E NO MUNDO. A NORMA ABNT BRASILEIRA É MUITO RIGOROSA. PENA QUE MUITOS REFORMADORES NÃO SIGAM AS NORMAS E A FISCALIZAÇÃO SEJA DEFICIENTE.

PNEUS REFORMADOS SÃO USADOS EM ONIBUS, CAMINHÕES E VANS NO MUNDO INTEIRO, SEM EXCEÇÃO. NÃO CONHEÇO FROTISTA AQUI OU NO MUNDO QUE NÃO USE. PORQUE É SEGURO E ECONÔMICO, ALÉM DE ECOLOGICAMENTE CORRETO.

A PROIBIÇÃO DE PNEUS REFORMADOS E CARCAÇAS SE DEVEU A DIVERSOS FATORES:
1) PARTE DAS CARCAÇAS DE PNEUS IMPORTADOS ERAM INSERVÍVEIS, OU SEJA NÃO SE PRESTAVAM A REFORMA.
2) PARTE DAS CARCAÇS IMPORTADAS ESTAVAM FORA DO PRAZO DE VALIDADE. JÁ CHEGAVAM COMO LIXO.
3) PARTE DOS PNEUS IMPORTADOS ESTAVM SENDO DESPEJADOS NO MERCADO COMO PNEUS SEMI-NOVOS E GERALMENTE ESTAVAM VENCIDOS OU COM DANOS.
4) LOBBY DA INDÚSTRIA DE PNEUS NOVOS

OS BLACK STAR REFORMADOS A QUENTE TIPO REMOLD SÃO OS MELHORES PNEUS QUE JÁ USEI NA VIDA. SEJA NOS MEUS JIPES, L200 E CARROS DE PASSEIO. OU SEJA, EXISTE PNEU REFORMADO MELHOR QUE PNEU NOVO. MAS SÃO UMA EXCEÇÃO.

Marcelo, vai me desculpar, mas comparar pneus que rodarão em rua com pneus off-road é desfocar da questão. Pneus que respeitam essas regras todas FORA DO BRASIL foram proibidos de serem importados não foi só pelo que relatou, pois como sabemos, destino a carcaças velhas são "moleza" hoje em dia, pneus remold tem escrito na carcaça que são remold (facilmente se descobre isso), etc... A indústria da reciclagem consome mais pneus que a da remoldagem.

Os pneus importados da europa é que passavam por rigorosos testes. Os feitos aqui eram só um inmetro e mesmo assim ainda era no processo de produção (me corrija se estiver errado), ainda deixando a carcaça de lado. Mesmo as melhores recapadoras de pneus estão cheias de usuários reclamando pela internet e pelas lojas. Ao visitar algumas lojas que vendiam, hoje não tem nenhum. Vendedores deram graças a deus. Imagine: Se as regras eram rigorosas na importação e não funcionavam, imagina aqui no brasil que com dinheiro na mão qualquer doc sai... :roll:

Quanto a frota, eu já usei bastante pneus remoldados, pois trabalhei em uma empresa que tinha algumas carretas que cruzavam o país. Depois de um tempo lá avaliamos que o risco de um pneu remold não compensava seu custo. Eu remoldava vipal por ser uma das melhores. Chegava na loja e trocava a carcaça por um remold. Na estrada o pneu explodia, comia 2x mais rápido ou não aguentava as torções das curvas que as carretas fazem manobrando carregadas. Eles custavam em torno de 600,00 reais na época enquanto um pirelli custava 900,00. Depois que usamos o pirelli nenhuma carreta nunca mais ficou perdendo tempo na estrada pra trocar pneu, os custos por km diminuiram e, com a venda das carcaças, o pneu se tornou mais econômico financeiramente que o remoldado. Isso um pirelli lonado. Imagina um bridgestone ou michelin radial... :roll:

No brasil o órgão que regula esses pneus é tão eficiente que a gente vê as bandas completas pelas estradas de pneus estourados a cada km. Já atropelei uma e quase perdi o controle do carro. Segurança não existe com pneu remold. Cada km é uma aventura e não tem como dizer o contrário. Era exatamente isso que os motoristas me falavam quando equipava a carreta com remold.

O PNEU USADO CORRETAMENTE GERALMENTE TEM SUA ESTRUTURA DE AÇO E LONAS PERFEITA. APENAS A BORRACHA QUE ENTRA EM CONTATO COM O SOLO TEM DESGASTE. NADA MAIS NATURAL DO QUE REPOR ESTA BORRACHA E UTILIZAR OS PNEUS NOVAMENTE.

CAMINHÕES REFORMAM O MESMO PNEU ATÉ 4 VEZES.
AVIÕES REFORMAM ATÉ 6X OU UM CERTO NÚMERO DE ATERRISSAGENS. TODOS OS AVIÕES GRANDES DO MUNDO REFORMAM PNEUS.

ESTOU FALANDO AQUI DE PNEUS REFORMADOS FEITOS COM CARCAÇAS DENTRO DAS NORMAS.

"Pneus usados corretamente GERALMENTE tem sua estrutura de aço e lonas perfeitas" - Bom, então eu tenho que conhecer o dono do pneu. Tenho que saber que ele não caiu em nenhum buraco um pouco mais fundo ou até mesmo não rodou por 1/2 km com o pneu descalibrado. Ele tem que me dizer que nunca furou o mesmo nem nunca carregou pesos acima da capacidade ou mesmo calibrou acima da capacidade. É um tipo de roleta russa legal esse. Imagina se eu não conheço o dono? Imagina de a recapadora tem olho biônico pra saber o que se passa na carcaça? Sabemos que chegam pneus até "furados de fábrica" para os foristas daqui. Imagina se alguém sabe alguma coisa da carcaça...

Reforma de pneus de caminhão eu já falei. É porca. Quem tem frota nem usa esses pneus. Ao viajar, encoste ao lado de uma carreta de transportadoras grandes e veja que pneus utiliza. Veja se é remoldado :roll:

Recapagem de pneus de avião? Vc precisa parar de comparar coisas diferentes. A recapagem de pneu de avião é tão diferente do que conhecemos que nem poderia ser chamada de recapagem. E mesmo assim alguns explodem :parede: Não é todo mundo que recapa... Se informe com algum conhecido que verá que algumas empresas que tiveram problemas com isso não fazem mais.

QUALQUER REFORMADOR PROFISSIONAL E QUE SIGA AS NORMAS SABE EXAMINAR UMA CARCAÇA PARA IDENTIFICAR DANOS E SABE SE ELA ESTA APTA OU NÃO A PASSAR PELO PROCESSO DE REMANUFATURA.

REPITO. O ÍNDICE DE DEFEITO DE UM PNEU REFORMADO DENTRO DOAS NORMAS É DE 1 PARA 2000. O MESMO DE UM PNEU NOVO.

Sim, nos diga qual o processo que as recapadoras off-road fazem com os pneus além do exame externo pra ver se tem furos.

Esse teu índice é meio furado ou está, de novo, comparando com os antigos pneus importados. No off-road eu conheço tanta gente com problemas de deformação, gomos soltando, carcaça furada, carcaça oval etc... que passa esse teu número um monte.

DETTALHE. UM PNEU NOVO TEM INDICE DE DEFEITO DE FABRICAÇÃO. JÁ UM PNEU REFORMADO QUE PASSOU POR UM USO COMPLETO NUNCA TERÁ UM DEFEITO DE CONSTRUÇÃO. NA PIOR DAS HIPÓTESES PODE HAVER FADIGA, DANO ACIDENTAL OU DEFEITO APENAS NO PROCESSO DA REFORMA. MAS NUNCA NA FABRICAÇÃO DA ESTRUTURA.

Isso foi piada, certo? :lol:

OS PNEUS LAMEIROS DIAONAIS NOVOS TIPO MUDZILLA PEGAM MAIS DE 250 GRAMAS. ALGUNS AMERICANOS NEM BALANCEIAM PNEUS GIGANTES COMO OS SUPER SWAMPERS, PORQUE É MUITO DIFÍCIL.

PNEUS REFORMADOS DENTRO DOS PADRÕES UTILIZAM APENAS 10% A MAIS DE CHUMBO. PNEUS QUE UTILIZAM MUITO CHUMBO, NOVOS OU REFORMADOS INDICAM PROBLEMAS INTERNOS E ESTRUTURAIS. RODAS EMPENADAS E OUTROS FATORES EXTERNOS AO PNEU PODEM DIFICULTAR O BALANCEAMENTE.

Cara, não estou comparando pneus lonados com remoldados radiais. Se vc diz que os lonados são problemáticos, imagina recapar um lonado! Isso sim é um problema. Pneus recapados são geralmente mais caros na hora de balancear, pois existe um trabalho extra de reposicionamento, chumbo etc... que um pneu 0km não dá.

Vou colocar aqui uma foto de um jogo NOVO de Vipal VJ900 255/70 balanceados em roda mangels 0km que vc vai se assustar com o peso que levou. Isso que falou não ocorre com frequência, digamos que seria uma "cagada" se acontecesse, e pelo fórum estão espalhados relatos que dizem o contrário. Dá uma lidinha pelo fórum.

Continua...

samukanvas
14/06/2010, 14:06
PNEUS NOVOS TEM ÍNDICE DE VELOCIDADE DE 30 KM/H AGRÍCOLAS, ATÉ 290 KM/H CATEGORIA Y. MAIS QUE ISSO SÓ PISTA.

PNEUS REFORMADOS TEM ÍNDICE DE VELOCIDADE HOMOLOGADOS NA EUROPA ATÉ 240 KM/H OS BLACK STAR POR EXEMPLO. QUE SÃO PRÉ-BALANCEADOS E PENAS MENOS DE 10 GRAMAS DE CHUMBO. O QUE QUERO DIZER COM ISSO É QUE EXISTEM EXCEÇÕES E É POSSÍVEL FAZER. OS REFROAMDOS A FRIO QUE FAZEMOS PODEM RODAR ATÉ 140KM/H

De novo a comparação com pneus feitos na europa... A realidade é pneu 0km feito no brasil contra pneu remoldado feito no brasil. Se quiser falar de pneus remold feitos na itália aí é outra história. Lá eles custam apenas 20% a menos que um de marca famosa e muitos ignoram sua existência. Seu público maior é taxista ou máquinas.

ADMITO QUE NA PRÁTICA, NO BRASIL O QUE TEM POR AÍ É LIXO MESMO. FEITO FORA DAS NORMAS, SEM SELEÇÃO DE CARCAÇAS. A BLACK STAR USA ULTRASOM E RAIO-X PARA EXAME. ANTES DE DEPOIS.

TODO PNEU REFORMADO DE AVIÃO TAMBÉM PASSA NO RAIO-X.

Então. Esse é o ponto. Além de não ter máquinas extremamente caras que deixam o processo de produção mais lento, mas acrescentam qualidade, as recapadoras nacionais usam borracha de qualidade inferior. É lógico que eu não estou falando que o remoldado tem que ser perfeito em todos os sentidos, mas a comparação com um pneu 0km é covardia. Devem ser comparados remold com remold e todos deveriam conhecer um pouco do processo de fabricação, tipos de borracha e cuidados com a carcaça para ter um pouco de noção do que passa um pneu até chegar ao seu carro. Pneu é segurança. Conhecer um pouco mais só vai deixar vc mais tranquilo.

O CAMELBACK (BORRACHA CRUA) USADO NA FABRICAÇÃO DE PNEUS NOVOS E REFORMADOS EM ALGUNS CASOS É O MESMO. O MESMO MESMO. EM OUTROS CASOS O CAMELBACK USADO NA REFORMA É SUPERIOR. EXISTEM MUITOS FABRICANTES DE BORRACHA NO BRASIL. OS COMPOSTOS VARIAM.

Bingo! A borracha distribuída como "crua" não corresponde ao que é usada nos pneus novos. Cada um tem sua fórmula e seria como a gasolina. Umas limpam seu motor, outras só tem cor diferente.

QUALQUER CAMIONEIRO QUE VC PERGUNTAR SOBRE A DURABILIDADE DE SEUS PNEU REFORMADOS COMPARADOS COM OS PNEUS NOVOS IRÁ CONFIRMAR QUE SEUS PNEUS REFORMADOS DURAM MAIS QUE OS NOVOS, DE 20 A 40% MAIS.

Eu acho melhor começar a perguntar aos caminhoneiros :mrgreen:

EM QUASE 20 ANOS DE PNEUS NUNCA VI UM PNEU DE PASSEIO OU CAMIONETE DURAR MASI QUE UM BLACK STAR REMOLD A QUENTE.

O QUE QUERO DIZER QUE É POSSÍVEL FAZER PNEUS REFORMADOS DE ALTA DURABILIDADE.

Sim é. É possível fazer um pneu remoldado de alta qualidade, mas nunca como um 0km. Pra isso precisam de maquinários caros e complexos que a demanda não cobre, acredito eu.

A DIFERENÇA DE PESO NA VERDADE É DE MENOS DE 10% UM OU DOIS QUILOS EM UM PNEU DE 20 KG.
INSISTO QUE O QUE FORÇA O CARRO É O DIÂMETRO E NÃO 1 OU 2 KG A MAIS.
IMAGINE UM MOTORISTA DE 60 KG E OUTRO D 120 KG NO VOLANTE. EXISTE GRANDE DIFERENÇA?

Um pouco mais que 10% vai... Tipo uns 45% :mrgreen: Cara, nenhuma diferença pra mim quando os pneus estão parados. Afinal os pneus estão montados nos eixos :mrgreen:

Mas quando eles giram a 1000000000 de km por hora movidos por um motorzão sarado e um motorista insano, eles pesam (sei lá) umas 10x a mais que quando parados. Aí esses quilos a mais fazem toda a diferença... Imagina frear um pneu com 2kg e frear um com 20... Imagina tentar segurar um motorista de 60km e tentar segurar um com 120...

SIM EXISTEM PNEUS REALMENTE OFF ROAD COMO OS DIAGONAIS MUDZILLA E CREEPY CRAWLER, OU OU SUPER SUWANPER ETC, MAS A CARCAÇA DO BF MUD E DO ATKO É A MESMA. IDEM OS PIRELLI ATR E MUD. OU YOKOHAMA MT E ATS.

Assim como as carcaças dos swampers são a mesma. Todos os TSL usam a mesma carcaça e todos tem TSL no nome :concordo:

É BOM LEMBRAR QUE A ESCOLHA ENTRE UM PNEU NOVO LAMEIRO E UM PNU REFORMADO NÃO É SIMPLESMETE UMA QUESTÃO DE CUSTO. NÃO EXISTEM PNEUS LAMEIROS NOVOS EM DIVERSAS MEDIDAS COMO ARO 13 E 14. OU PNEU ARO 15 PEQUENOS COMO 205, 215 OU 225, SOMENTE A PARTIR DE 235. E MUITOS JIPES NÃO CABEM PNEU GRANDES COMO JIMNY, SAMURAI, ROCSTA, NIVA, TR4 E MUITOS OUTROS.

Concordo. Não digo que um pneu remold é ruim e sim limitado. Na escolha alguns fatores devem ser levados em consideração e se o pneu remold for ideal, será ele o escolhido. Não existe pneus ruim, existe o que foi mal escolhido.

A ESCOLHA DE PNEUS REFORMADOS LAMEIROS EM ALGUMAS SITUAÇÕES É FUNDAMENTAL. O NÍVEL DE AGRESSIVIDADE DE PNEUS NOVOS LAMEIROS É MUITO LIMITADO.

ENTÃO SE VC É UM COMPETIDOR E QUER VENDER UM JEEPCROSS, RAID OU PRÓLOGO DE RALLYE É FUNDAMENTAL UM PNEU SUPER AGRESSIVO QUE NÃO EXISTE NOVO.

PARA FAZER TRILHAS PESADAS TAMBÉM.

Como eu disse, é uma questão de velocidade. Se for pra passar com o pé no fundo em tudo, nem o radial nem o remold são bons. O ideal é cortar um pneu com composto super macio do zero. Esse pneu não tem no brasil...

Os pneus de velocidade não devem ser remoldados se quer chegar ao final. Pirelli vende bons pneus para isso.

EXATAMENTE. A CONCLUSÃO É PERFEITA.

É POR ISSO QUE PROCURO SEMPRE CONVERSAR COM O MEU CLIENTE PARA TRAÇAR SEU PERFIL DE USO. SABER DETALHES DA VIATURA 4X4, DETALHES DE USO.

MUITAS VEZES O QUE O CLIENTE QUER NÃO É O QUE ELE PRECISA.

ESTE POST COM COMENTÁRIOS NÃO TEM O OBJETIVO DE CRIAR UMA POLÉMICA OU SER MAL EDUCADO. DESCULPE SE ALGUÉM PERDEBER DESTA MANEIRA.

ESTOU TENTANDO PASSAR INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PARTE DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA E TEÓRICA QUE ACUMULEI NESTES ANOS.

Marcelo, não estamos discutindo aqui. Estamos apenas acrescentando informações. Acredito que acabou o tempo do "meu produto é melhor porque eu acho que é" e começou o tempo de deixar o cliente escolher pelas informações que ele consegue.

Como o fórum é uma grande fonte de informações e algumas pessoas ainda vivem nesse passado de imposição para vender seus produtos, a gente tem que tentar colocar informações para os usuários ficarem livres para decidir, nem que pareça que estamos falando mal.

Eu acho que quanto mais informação, melhor.

Abs

Pedro Bachir
14/06/2010, 15:57
Não quero de forma alguma entrar na conversa dos grandes pois não tenho conhecimento suficiente para argumentar, mas com relação à largura dos pneus vou contar a minha experiência.

Contrariando o que o Leitão disse, vejo que pneus mais largos influênciam sim na potência disponível do veículo e por isso, dependendo do caso, podem piorar o desempenho na lama.

Digo que eles influênciam na potência disponível por aumentar a resistência ao rolamento principalmente na lama que é um solo deformável. Como a área da banda do pneu é maior, a lama à frente do pneu proporciona um coeficiênte de resistência ao rolamento maior...

Usei por um tempo pneus 7.50 R16 frontiera com 31,5" de diâmetro (medidos na trena) e atualmente estou com pneus 265/75 R16 frontiera com 32", com o motor original BF 161 e caixa 3 marchas. Como no meu caso a potência disponível não é tão grande, eu sentia que com os 7.50 eu conseguia dar mais giro nas rodas e limpar melhor os pneus...

Mas se o veículo tiver motor suficiente concordo com o Leitão!

Quanto ao peso dos pneus, não se pode comparar o acréscimo de peso na massa em translação (piloto por exemplo) com o acréscimo da massa em rotação (pneus por exemplo). 1 ou 2 kg a mais nas partes em rotação fazem muita diferença principalmente na aceleração.

Quanto a pneus, no meu jeep eu só uso pneus recapados pois em geral possuem desenhos mais agressivos e são mais baratos... pra mim que sou estudante, só rodo em baixas velocidades e faço principalmente trilhas não tem coisa melhor...

Jeanilson
14/06/2010, 17:17
Excelente tópico! :palmas:

Aproveitando o tema, uma dúvida que sempre tive foi sobre a influência do tamanho dos pneus sobre a resistência dos eixos. :pensativo:

Uma realidade nossa é que sempre colocamos pneus maiores em um eixo do que os originalmente projetados para ele, o que muitas vezes acaba comprometendo a resistência dos semi-eixos e demais componentes do eixo.

Segue as minas dúvidas:

:arrow: Qual caracteristica do pneu prejudicaria mais o eixo: a largura, o diâmetro ou o peso do pneu?

:arrow: Um pneu alto e fino prejudica menos um eixo do que um pouco mais baixo porém mais largo?

:arrow: O Off-set da roda é determinante na resistência do eixo?

:arrow: Um conjunto roda/pneu aro 16 ou 17 forçaria menos o eixo do que um conjunto aro 15 com o mesmo diâmetro externo?

As minhas dúvidas seriam mais para a resistência dos eixos do que para o desempenho off-road. Me perdoem se por acaso fugi do tópico. :oops:

[]'s

Tio Eddie
14/06/2010, 17:34
Jeanilson, vou tentar começar a resposta com minha vivência, depois a galera complementa

Segue as minas dúvidas:

:arrow: Qual caracteristica do pneu prejudicaria mais o eixo: a largura, o diâmetro ou o peso do pneu?

Na real uma combinação das duas. Maior diâmetro, maior força necessária para girar o pneu e maior alavanca. Maior largura, maior área de contato com o solo (copia mais as irregularidades e as transmite para o conjunto mecânico) mais atrito em função da maior área de contato.

Dai tem que pesar como se combinas as duas características diâmetro X largura.

:arrow: Um pneu alto e fino prejudica menos um eixo do que um pouco mais baixo porém mais largo?

Não saberia te dizer, mas se forem do mesmo diâmetro, o mais largo pesa mais pelo exposto acima

Também não sei dizer com certeza.

:arrow: Um conjunto roda/pneu aro 16 ou 17 forçaria menos o eixo do que um conjunto aro 15 com o mesmo diâmetro externo?

Se forem do mesmo diâmetro externo e da mesma largura, devem ter comportamento final parecidos.

As minhas dúvidas seriam mais para a resistência dos eixos do que para o desempenho off-road. Me perdoem se por acaso fugi do tópico. :oops:

Certamente além do tamanho dos pneus, o conjunto de redução e a forma de conduzir a viatura influenciam na durabilidade não só dos eixos, mas de outros componentes.

Agora, de fato os eixos são projetados para um tamanho limite de pneus e consequentemente de esforço. Mudar os limites vai submeter o eixo a um esforço maior.

Abraços

Marcelo Leitão Oliveira
14/06/2010, 18:24
São tantos detalhes para comentar...

Mas primeiro gostaria de dizer que não estou aqui para simplemente defender o pneu reformado. Até mesmo porque hoje em dia 90% dos pneus que vendo são novos, sejam on ou off road. A Maneco Pneus tem uma grande variedade de pneus lameiros novos. E também porque infelizmente estou com uma fila de clientes que querem algumas medidas de modelos de pneus agressivos reformados mas estou com grandes dificuldades de selecionar e comprar carcaças adequadas. Dentro dos padrões são raras.

Dito isso...

Sobre pneus reformados existem colocações opostas sobre pneus feitos na Europa e pneus de caminhão e pneus on road que só podem ser verificadas através de dados e pesquisas e depoimentos. Se a fonte dos dados forem as associações de reformadores a fonte pode ser questionada. Se for dos fabricantes de pneus novos idem...

Realmente não conheço no Brasil nenhuma empresa transportadora que NÃO reforme pneus. Nenhuma. Até as de transporte de carga perigosa e combustíveis reformam. A leis no mundo inteiro permitem. A informação de haver empresas que não reformam é nova pra mim. Se existir peço desculpa da minha colocação, mas não mudaria o fato de que a maioria esmagadora refroma.

Pneus novos utilizados de forma inadequada são perigosos, tanto quanto pneus reformados. Um exemplo que gostaria de dar é o alto índice de estouro e deslocamento que as F350, Ducato, Sprinter, vans e carretas que trafegam acima do peso e da velocidade têm. Estes veículos vem equipados com pneu sub-dimensionados ou muito perto dos limites de peso e velocidade. Quem abusa um pouco ou calibra errado, fica fora do limite e tem problemas. O mercado e os usuários sabem na pele.

O Pedro Bachir comenta que sentiu grande diferença entre o 750x16 Fronteira e o 265/75R16. Claro que sim um tem 77 cm de diâmetro e o outro 81 ou 82 dependendo da carcaça e da banda utilizada na reforma. 5 ou 6 cm é muita coisa. Muito mais do que 5 ou 6 quilos a mais. Sobre este assunto só tenho minha experiência e algum conhecimento de física para me embasar. Tnho certeza que um engenheiro mecânico bem CDF poderá fazer uma demostração matemática que comprove que o diâmetro afeta tremendamente mais as relações de força de um veículo que que sua largura. Não estou falando que a largura não afeta. Estou falando que a influência de altura afeta 5, 10 20 vezes mais do que a largura ou o peso.

Um bom exemplo real aconteceu no campeonato de rallye de velocidade. Até 2003 o padrão dos Pálios, Gols, 206, etc. era usar pneus Yokohama medida 185/65R14 (596mm). Em 2004 apareceu a medida 175/65R14(583mm). Este pneu menor se mostrou de 2 a 3 segundos mais rápido nas especiais do que o anterior. O padrão hoje é 100% 175/65R14.

Nas pistas diferenças de gramas de peso do conjunto roda+pneus, ou mesmo da carroceria significam décimos de segundo em cada volta. Até o peso do piloto conta. E conta muito. Utilizar pneus de tamanho diferentes seja em altura ou largura é impensável. No WRC se varia a largura, a altura ... nunca.

PEço ajuda para um engenheiro/matemático corroborar minhas colocações... ou refutá-las.
O pessoal do ITA, o pessoal dos projetos dos Mini-Baja sabem bem desses cálculos.

hercilio.neto
14/06/2010, 22:42

Também não sei dizer com certeza.

Off-set que posicionam o pneu mais para o lado externo do veiculo, assim como os espaçadores, forçam o semi-eixo. Se for necessário, utilize eixos maiores.

HERCILIO NETO

Pedro Bachir
15/06/2010, 09:54
O Pedro Bachir comenta que sentiu grande diferença entre o 750x16 Fronteira e o 265/75R16. Claro que sim um tem 77 cm de diâmetro e o outro 81 ou 82 dependendo da carcaça e da banda utilizada na reforma. 5 ou 6 cm é muita coisa. Muito mais do que 5 ou 6 quilos a mais. Sobre este assunto só tenho minha experiência e algum conhecimento de física para me embasar. Tnho certeza que um engenheiro mecânico bem CDF poderá fazer uma demostração matemática que comprove que o diâmetro afeta tremendamente mais as relações de força de um veículo que que sua largura. Não estou falando que a largura não afeta. Estou falando que a influência de altura afeta 5, 10 20 vezes mais do que a largura ou o peso.

Um bom exemplo real aconteceu no campeonato de rallye de velocidade. Até 2003 o padrão dos Pálios, Gols, 206, etc. era usar pneus Yokohama medida 185/65R14 (596mm). Em 2004 apareceu a medida 175/65R14(583mm). Este pneu menor se mostrou de 2 a 3 segundos mais rápido nas especiais do que o anterior. O padrão hoje é 100% 175/65R14.

Nas pistas diferenças de gramas de peso do conjunto roda+pneus, ou mesmo da carroceria significam décimos de segundo em cada volta. Até o peso do piloto conta. E conta muito. Utilizar pneus de tamanho diferentes seja em altura ou largura é impensável. No WRC se varia a largura, a altura ... nunca.

como eu disse em minha mensagem, o 7.50 tinha 31,5" medidos na trena (eram recapados e não maggion) e o 265 tem 32" tb na trena, 12,7mm de diferença no diâmetro, ou 6,4mm no raio, o que da uma diferença na força aplicada no solo de 1,6%...

No livro do Canale sobre dinâmica veícular eu acho que tem a fórmula para calcular a resistência ao rolamento em solos deformáveis, depois volto com a resposta....

Pedro Bachir
15/06/2010, 12:44
Bom, o Canale não tem a formula não, mas encontrei no meio das minhas coisas um artigo "ESTUDO DA INTERAÇÃO PNEU-SOLO PARA VEÍCULOS FORA-DE-ESTRADA" de um ex-bajeiro da POLI USP...

A formula pra calcular o torque que deve ser aplicado para vencer a deformação do solo depende tanto do diâmetro quanto da largura do pneu como pode ser visto na formula em anexo...

se quiserem eu anexo o artigo completo...

Abraços

samukanvas
15/06/2010, 14:28
Pedrão,

Esqueceu das variáveis do vento e da humidade da lama no momento inercial.

Então acrescente na fórmula \oint_{C} x^3\, dx + 4y^2\, dy aonde oint_ é a integral do coef do vento medidos em instrumento.

e \int_{-N}^{N} e^x\, dx \,\! aonde N é a variável de humidade encontrada por decigrama (mato fora) do peso absoluto.

Abs

:mrgreen:

Tio Eddie
15/06/2010, 21:24
" segundo os axiomas de Unfton, tudo vai depender da redundância cíclica do postãmbulo ".....

Lucas Nassif
15/06/2010, 21:54
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........ :lol: :lol:

Nava
15/06/2010, 23:27
Muita variável.
Se fosse fácil, daria pra fazer uma pista de teste e ir medindo estas interações, o q não é possível, a não ser via FEA, e olhe lá.

Pedro Bachir
16/06/2010, 14:59
hahahahahaha :lol:

fala turma!

são muitas variáveis, mas eu não tenho intenção nenhuma de calcular a resistência ao rolamento....

Olhando na formula, pode-se ver que a largura do pneu multiplica todo o resto da equação, então percebe-se que tem uma influència muito grande na resistência ao rolamento, comprovando o que falei a respeito do meu jeep ter ficado chocho na lama... é verdade q aumentando a largura, mudaria os outros parametros que dizem respeito à penetração (ui) do pneu no solo, mas no caso, com certeza influenciaria menos que a largura....

minha conclusão: no meu caso, q nã otenho motor suficiente, o pneu estreito era melhor em alguns tipos de lama liguentos, pois eu entraria de 2ª reduzida por exemplo, com mais inércia e ainda sim teria potência pra limpar os pneus, agora tem q ser 1ª reduzida....

mas em compensação, nas erosões, q é o tipo de trilha q mais gosto, esses pneus dão de 10x0 no 7.50...

apesar q o frontiera não é tão favorável a esse tipo de trilha quanto um storm por exemplo... :mrgreen:

[]'s

Tio Eddie
16/06/2010, 19:46
Pedro,

Eu tenho exatamente a mesma "impressão", onde pneus finos e altos vão mehor no barro do que os mais largos, e que demandam menos motor. MAS ISSO É A MINHA IMPRESSÃO!

Não estou falando de erosões, areia nem pedras.

My 2 cents!.

In time. Algo que ainda não abordamos por aqui foi prós X contras de pneus radiais X convencionais com desenhos off road, como os maxxis de competição, interco e afins. Deixo a "lebre no ar" para os experts comentarem. Vale incluir baixissimas calibragens, bead locks e o que mais acompanhar!

Abraços

Eddie

Paulo1234
17/06/2010, 00:41
também vou dar meu pitaco baseadono que vejo na pratica... pneu largo desliza mais e patina mais que fino...

(mesmo desenho)

Pneus Ost
18/06/2010, 08:43
Pessoal,
tanto a largura como a altura do pneu correta, varia de acordo com motor, desenho do pneu, entre outros. Por exemplo: um carro como uma Troller, com motor forte, nao pode rodar com um pneu fino pois nao irá aproveitar todo o poder do motor devido a falta de aderencia no solo, ja um carro com motor inferior, nao poderá ter um pneu largo pois irá "matar" o motor.

a altura é outra característica que varia muito com o carro, normalmente quanto mais alto o pneu, melhor, pois vai impedir o carro de bater a parte de baixo no solo, atolando mais fácil, assim como a largura, nao podemos exagerar pois irá comprometer o rendimento do motor.

Um tópico praticamente nao avaliado por ninguém, o desenho do pneu é tao importante quanto os demais fatores acima. de nada adianta termos um carro com um ótimo motor, pneus adequados e um desenho ruim. Quem tem um pneu agressivo, com um desenho 100% Off-Road sabe da importância que o desenho de um pneu tem.

Grande Abraço a todos.
Atenciosamente,
Roger Chassot

bajeiro do sul
01/07/2010, 16:08
Pessoal,
tanto a largura como a altura do pneu correta, varia de acordo com motor, desenho do pneu, entre outros. Por exemplo: um carro como uma Troller, com motor forte, nao pode rodar com um pneu fino pois nao irá aproveitar todo o poder do motor devido a falta de aderencia no solo, ja um carro com motor inferior, nao poderá ter um pneu largo pois irá "matar" o motor.

a altura é outra característica que varia muito com o carro, normalmente quanto mais alto o pneu, melhor, pois vai impedir o carro de bater a parte de baixo no solo, atolando mais fácil, assim como a largura, nao podemos exagerar pois irá comprometer o rendimento do motor.

Um tópico praticamente nao avaliado por ninguém, o desenho do pneu é tao importante quanto os demais fatores acima. de nada adianta termos um carro com um ótimo motor, pneus adequados e um desenho ruim. Quem tem um pneu agressivo, com um desenho 100% Off-Road sabe da importância que o desenho de um pneu tem.

Grande Abraço a todos.
Atenciosamente,
Roger Chassot
Roger

Aproveitando seu comentário, tenho na minha rural com motor BF 4 marchas, diferencial 9:44, uso pneu 255 x 75 x 15 frontiera, ja estão gastos e pretendo trocar. Como gosto de trilhas com muita lama, tb penso em usar pneus estreitos e altos , mas tb levando em conta o desenho. Pergunta: o que vc recomenda para um motor tipo o meu (fraco, é um BF) ? desenho frontiera ou tipo goodlokos? Qual a recapagem vai deixar o pneu mais pesado? Quero usar meu veiculo quase que exclusivamente para trilhas e para os deslocamentos ate ela. preciso um Pneu bom de trilha, mas com um deslocamento aceitavel no asfalto (se puder ser balanceado melhor ainda). As trilhas daqui vc conhece, Linha Nova, Palmares, Picada Cafe, Lindolfo collor, Sao jose do hortencio, nova petropolis, etc.

abraços
Eduardo
São Leopoldo

Marcelo Leitão Oliveira
01/07/2010, 17:43
Para este conjunto de motor e câmbio o tamanho 255/75R15 é muito bom. Se usar pneu maior irá perder redimento... a menos que vc use uma relação mais curta como a 8:43. Neste caso vc poderia se dar ao luxo de usar pneus 32x11.5R15.

O desenho fronteira é realmente muito bom de lama. Poucos pneus se rivalizam a ele na lama... com a vantagemq que ele é razoável no asfalto e pega balanceamento.

Já o Super Torque e outros pneus artezanais são muito desconfortáveis, barulhentos e gastam muito peso para balancear, quando dá.

Pneus Ost
01/07/2010, 19:19
Eduardo,
O desenho no estilo Frontiera é mais pesado, pois é uma recapagem feita a quente, é utilizada borracha crua em sua fabricação. Já o Godlokos é uma recapagem feita a frio, com borracha de caminhão, possui maior durabilidade e menos peso.
Para você, que precisa de um pneu para deslocamento e trilha, irei recomendar o desenho Oligator, é para uso misto e com bom desempenho e trilhas. Ele da balanceamento e tem um desempenho superior na lama e no asfalto.
Se você precisasse de um pneu para uso 100% Off Road, então o correto seria o Godlokos Mais.

Um grande abraço,
Estou a disposição para evetuais dúvidas.
Atenciosamente,
Roger Chassot.

Loiro
01/07/2010, 20:17
O pneu ideal acredito que seja o 235/85r16, mas aí teria que trocar a roda...
Também uso os frontiera 255/75r15 e não tenho do que reclamar... Uso motor opala 4cc, em final de vida por sinal, e a camionete consegue girar bem os pneus.
Não colocaria Oligator nem VJ910. Procuraria um pneu mais agressivo. O próprio frontiera é bom de estrada, dentro de suas limitações técnicas!
Pneu misto vai te exigir giro do motor, que o BF não tem!
[]'s

hercilio.neto
01/07/2010, 21:09
Eu uso Genius 1001.
É um pouco barulhento no asfalto, mas permite boa condução no asfalto e tem ótima performance no barro.

HERCILIO NETO

Tio Eddie
01/07/2010, 22:34
Meu pitaco,

Estou usando 235/85R16 recape VJ900 e não troco este modelo por nenhum MUD da vida.

Abraços

samukanvas
02/07/2010, 04:07
Vou continuar falando que desenho muito agressivo e pneu fino não é o melhor para terrenos macios (Lama, areia, etc...)

Pneus largos com desenho simétrico são os ideais :concordo:

Se quer um pneu que te afunde em vez de andar pra frente, vá de desenhos "colados". Se quer um pneu que te empurre pra frente, vá de pneu o mais largo que puder e simétrico.

Quanto menos afundar no terreno melhor. E se não tem motor, compre redução e se não tem nenhum dos dois, compre pneu menor, mas ainda sim mais largos :concordo:

Quem diz isso não sou eu. É só olhar pra medida dos Mudzilla, bogger, baja claw...

Abs

Tio Eddie
02/07/2010, 09:14
Sem querer criar polêmica, segue um link para um artigo muito bem escrito sobre o tema.

http://www.expeditionswest.com/research/white_papers/tire_selection_rev1.html

Ah, em inglês pra variar..:odedo:

Abraços

Tio Eddie
02/07/2010, 09:27
PessoALL,

Converti o artigo do link em pdf, assim temos mais uma opção.

Abraços

Nava
02/07/2010, 23:55
Quem comprovadamente testou que um desenho mudzilla com seus ~15 mm de sulco é melhor que um frontiera recapado com uns 30 mm de sulco?

Acho q toda a discussão, válida até agora, chega sempre ao mesmo ponto: tudo "depende".

Cada caso é um caso e "não existe" pneu ruim e sim aplicação em lugar errado.

Que bom que hoje temos opções entre recapados, novos, agressivos, mistos, AT, e afins...opções para todas as aplicações!!!

Parabéns a todos que de uma forma ou outra contribuem para a melhoria da vida dos jipeiros, fazendeiros, empresários, vendedores, agrônomos, biologos...

Do artigo que li Eddie existem vários pontos que discordo. Aquela figura que mostra um pneu estreito e um largo e o largo deforma menos...na prática é justamente ao contrário. Com maior área o pneu largo consegue deformar mais tanto é que usa-se pneus largos com baixas pressões e os finos não.

Ainda, o fim do artigo é categórico: quanto mais alto o pneu melhor! Tá certo, conta uma que não sabemos! risos. O resumo disso na minha opinião continua sendo o mesmo: colocar um pneu muito fino num carro pesado ou um largo num carro leve vai ser prejudicial na performance. ou seja: cada caso é um caso!

Novamente vem a questão - na teoria, nos numeros tudo é provado, mas na prática, será que um pneu 10,5 par aum 12,5 vai fazer toda a diferença de um mesmo carro passar o atoleiro e o outro não? Será que isso é possivel medir na trilha?

NayCordeiro
03/07/2010, 01:07
Hello..

uso pneus 33" tanto no jeep qto no troller e nao tenho oq reclamar.

O CJ usa o mamute comando II e o t4 usa o BF MUD.

Alem de um pouco mais de estabilidade o carro fica muito mais bonito.

Gosto não se discute!!!

Abraços.

Pedro Bachir
03/07/2010, 09:46
Quem comprovadamente testou que um desenho mudzilla com seus ~15 mm de sulco é melhor que um frontiera recapado com uns 30 mm de sulco?

Acho q toda a discussão, válida até agora, chega sempre ao mesmo ponto: tudo "depende".

Cada caso é um caso e "não existe" pneu ruim e sim aplicação em lugar errado.

Que bom que hoje temos opções entre recapados, novos, agressivos, mistos, AT, e afins...opções para todas as aplicações!!!

Falou tudo! :palmas:

Tio Eddie
03/07/2010, 09:59
Pedro, Nava, Rodrigo e demais colegas,

Informação e boa discussão é o ponto!
Fico muito feliz que este tópico vem proporcionando isto e sem ataques de paixonite sobre marcas ou quem tem o bilau maior rsrsrs.

Abração

Marcelo Leitão Oliveira
03/07/2010, 12:09
O Mudzilla tem 21mm
O Fronteira tem de 25 a 30 mm depedendo do reformador e da matriz que ele usa.
A distância entre os gomos do fronteira é de 7 cm do Mudilla 3,5 cm.
O Fronteira é muuuito superior ao Mudzilla na lama funda e grossa, pesada.
O Mudzilla é infinitamente superior na pedra, erosões, areia, estrada de terra. Sem contar que é um pneu diagonal muito mais resistente a cortes laterais. Em 9 anos que trabalho com Mudzilla nunca soube de nenhum que tenha cortado.

Cada pneu tem suas vantagens. E desvantagens...

Uma dica que dou para melhorar o desempenho do Mudzilla na lama é retirar um gomo interno de forma intercalada. Neste caso o desempenho na lama irá praticamente se igualar ao Fronteira.

Nava
03/07/2010, 19:19
Concordo, a carcaça do mudzilla é estupidamente reforçada!

Hoje estivemos no playground, um bosteiro gigante, tipo um acude de lodo e uma toyband com pneu 750R16 frontiera careca ia e voltava pra todo lado. A outra com dynatorque 255/16 tb, mas destruía o atoleiro...tinha de entrar com o "canudo cheio" . Ambos atravessavam de forma igual mas o pneu estreito oferecia menos esforço mas tendia a se enterrar na primeira patinada em falso. A com dynatork tendia a empurrar antes de cavar...acabei observando isso justamente em função do tópico....

Tio Eddie
03/07/2010, 19:28
Muito bom!

E como foi o passeio?

Abraços

Eddie

Nava
04/07/2010, 14:08
Acabei não indo e fui no "playground" com a galera...mas nem entrei sujar a viatura, só fiquei lá fora "pescando" a moçada no guincho...hahahaha

Tio Eddie
04/07/2010, 19:51
Vixi.....pescando foi ótimo!
Mas não sujou nem um pouquinho a viatura???

Abraços

Nava
04/07/2010, 20:25
Só sujou o guincho! E olhe, o bicho trabalhou forte...uma toy enterrou daquele jeito que só toy atola! Fez uma falta a patesca...afe. Tinha de colocar a ranger 30 m distante....Vou resolver isso essa semana!

Tio Eddie
04/07/2010, 20:57
Bom teste para o guincho então!

Abraços

samukanvas
05/07/2010, 01:00
Essa proza já deu um monte de voltas e sempre cai na mesma questão: "Tudo depende".

Pneu off-road, nmho, tem que ser versátil. Comparar um pneu multiuso com um que só vai bem em um terreno é difícil. Por isso tudo depende.

Se eu fosse escolher um pneu pro meu carro hoje, escolheria um pneu que fosse bom na maioria das trilhas que faço E no deslocamento. Deslocamento é tão importante quanto trilha.

A gente poderia ficar falando sobre qual é o melhor pneu pra cada terreno. Só para cada UM terreno. Pra terrenos alagados tipo arrozal, PODE ser o tratorado ou não. Aí sim "depende" do que vc montou sobre os pneus (Qual carro utilizaria e que equipamentos, motor, bloqueios etc... ele tem). Sobre esse terreno EU prefiro um pneu que passe por cima em vez de cavar pra abrir caminho. Seria o caminho com menor resistência. Sobre o assunto do tópico, um pneu mais largo não deixaria afundar tanto o carro na lama e o faria andar pra frente. Imagina se o alagado fosse muito fundo... O diferencial tocaria antes na lama deixando todo o trabalho pro motor e pneu. Se o pneu não tocar em solo resistente o suficiente.... Para.

Se fosse sobre qualquer outro terreno EU não colocaria o tratorado em nenhuma lista. Assim como Street, por exemplo. Colocar pneu no carro apenas para UM USO somente se for a trabalho. Trilha vc nunca sabe o que vai encontrar. A mesma trilha muda a cada dia e num dia pode estar ótima e no outro ser um inferno.

Abs

JEFFCATUNDA
05/07/2010, 01:26
Acho que uma coisa ficou bem clara... Motor forte pode calçar qualquer pneu enquando os cansados ou com menos potencia devem escolher bem seus calçados...

Desta forma, os pneus finos são mais "universais" que os mais largos...

samukanvas
05/07/2010, 01:29
Jeff, essa relação fica meio confusa quando pensamos em pneus finos e de diâmetro grande x pneus largos e diâmetro menor.

Abs :concordo:

JEFFCATUNDA
05/07/2010, 01:43
Jeff, essa relação fica meio confusa quando pensamos em pneus finos e de diâmetro grande x pneus largos e diâmetro menor.

Samuka... já quanto a altura dos pneus... acho que quanto mais altos melhores...

Sempre achei que o diametro das rodas interferem menos no conjunto que a largura...

O problema para muitos é a estética...

Note bem que falo isso para LAMA.

Outra curiosidade minha era a de ver um troller com aqueles pneus DUNE-BUG que são usados na traseira dos bugues,,, Estes sim , próprios para areia... Com sulcos somente longuitudunais que compactam a areia abaixo dos pneus e cavam muito pouco...

Um troller com 4 pneus daqueles em dunas.... Alguem ja viu?

rafaelfernandez
05/07/2010, 16:51
Samuka... já quanto a altura dos pneus... acho que quanto mais altos melhores...

Sempre achei que o diametro das rodas interferem menos no conjunto que a largura...

O problema para muitos é a estética...

Note bem que falo isso para LAMA.

Outra curiosidade minha era a de ver um troller com aqueles pneus DUNE-BUG que são usados na traseira dos bugues,,, Estes sim , próprios para areia... Com sulcos somente longuitudunais que compactam a areia abaixo dos pneus e cavam muito pouco...

Um troller com 4 pneus daqueles em dunas.... Alguem ja viu?

Eu nunca vi, mas tenho certeza que iria ficar sem graça a brincadeira... dificuldade NULA. :parede:

[]´s
Rafael

Rodolfo Ourique
05/07/2010, 18:33
Vou passar o que acho pelo que tive: Usava 2 jogos, um 31x10,5" Continental AT - excelentes em deslocamentos, areia, erosões (pela largura), péssimos na lama. Outro 750x16" FateO Superagarre, excelentes na lama e barro, péssimos em deslocametos longos, areia e erosões...Resolvi vender os FateO e gastei os AT até decidir o que usar, graças a ajuda da Internet e do fórum (valeu Samuka!!!) optei por usar 32x11,5" Bighorn's da Maxxis, tem me atendido maravilhosamente, nível de ruido mt bom nos deslocamentos, execelente na lama, e não joga pra dentro das erosões como os 750x16" por serem mais largos e trabalharem mais com menor pressão, coisa q não existia nos diagonais, ainda não testei em areia, mas acredito que não deva ser mt ruim...Portanto acho que pra quem não quer optar por 2 jogos e pega grandes deslocamentos de asfalto para chegar nas trilhas vale a pena um "mix" como os BigHorn ou BF Mud ou General MT....ou coisa assim...

[]'s

Pneus Ost
13/07/2010, 10:18
Bom dia,
Rodolfo,
Suas colocações foram muito bem feitas, a maioria do pessoal hoje está optando por desenhos para uso misto, como o Oligator e o VJ900. Mas sempre tem o pessoal que faz trilhas muito pesadas, por exemplo, estivemos em Horizontina no Jeep Country, e na trilha haviam alguns atoleiros onde passou apenas quem tinha pneus 100% Off-road, como o Godlokos Mais, que é muito agressivo.

Atenciosamente,
Roger Chassot.
(51) 35347150

leogc
13/07/2010, 11:08
para quem quer um pneu fino e grande, será que um 900x16 é muito ignorante?!

abs

Tio Eddie
13/07/2010, 11:13
Leogc,

Nem é tão ignorante assim, vai ser mais ou menos da altura de um 34". O duro dos 9.00-16 é que são diagonais e dificílimos de encontrar.

No Brasil, além de termos relativamente poucas opções de pneus, os altos e finos são minoria absoluta dentre eles.

Por outro lado, fico muito feliz em ver várias empresas se especializando cada vez mais em pneus, quer seja em diversificar as marcas e medidas importadas, quer seja em desenvolver produtos "tropicalizados" ou específicos para nossas necessidades. Com isso, já se conseguem boas soluções intermediarias.

[]s

leogc
13/07/2010, 14:34
po, ia ser perfeito arrumar uns destes...

pelo que entendi os diagonais seriam melhores em trilhas já que não deformam se rodarem vazios....

pois é...talvez as coisas estejam melhorando...quem sabe não conseguimos nossos pneus finos e altos...

abs

Marcelo Leitão Oliveira
13/07/2010, 16:11
Diagonais:
Pneus construídos com cordenéis de nylon, poliester e/ou aço dispostos diagonalmente a carcaça e ao sentido de rotação
podem ser tubetype (COM câmara) ou tubeless (SEM câmara)

vantagens:
Grande flexibilidade e resistência a cortes laterais. Maior conforto.
Desvantagens:
Menor estabilidade em altas velocidades, menor durabilidade

indicação:
Para quem precisa de grande resistencia a cortes e lacerações, uso sobre pedras, tocos e terrenos off road. Carros antigos com suspensão dura. Baixas velocidades. Indicado para reboque de traillers e lanchas pesadas.
Indicado para off road pesado, trilhas de pedra e rock crawling.

Não é indicado para uso em velocidades acima de 140 km/h

leogc
13/07/2010, 21:48
fiquei aqui imaginando eu andando de JPX a mais de 140 km/h....

valeu pelas dicas marcelo....provavelmente os próximos pisantes serão diagonais....

abs

Martin Melcop
14/07/2010, 08:50
Leo,

realmente acho dificil com Jota de mais de 15 anos. Eu cheguei a 140 vindo de sampa para o rio, mas foi chegar e diminuir.

leogc
14/07/2010, 09:32
Leo,

realmente acho dificil com Jota de mais de 15 anos. Eu cheguei a 140 vindo de sampa para o rio, mas foi chegar e diminuir.

falei brincando martin, não passo de 100 no jpx...

abs

Tio Eddie
14/07/2010, 09:48
Leogc,

Vou dar meu pitaco.

Salvo em uma viatura exclusivamente de trilhas, com modestos deslocamentos urbanos eu não voltataria a usar pneus diagonais.

Acredito que no compto geral, os pneus radiais, especialmente para quem usa a viatura no dia a dia também tragam mais benefícios, comodidade e durabilidade do que os diagonais. Como exemplo, ano passado montei um jogo de pneus 7.50-16 em minha F-1000 e em 10.000km foram 6 furos em câmeras de ar (tortuga) e consequentemente 6 trocas de pneus e 6 idas ao borracheiro, coisa que com pneus radiais, apesar de furos eventuais, nunca mais haviam me incomodado. (BFG MUD 90.000km, 2 furos, nenhuma troca na rua/estrada, Kumho 20.000 km, nenhum furo; Firestone 20.000 km 1 furo por ter passado em cima de uma daquelas tartarugas de sinalização; VJ900, até agora mais de 3.000km e zero furos).

my 2 cents.

[]s

leogc
14/07/2010, 13:17
valeu pelas dicas tio eddie, mas o carro é só para trilhas mesmo....e olha que nem isso eu tenho feito.

abs

Tio Eddie
14/07/2010, 13:27
Disponha :concordo:

[]s

ZCC
24/07/2010, 17:08
Leogc,

Vou dar meu pitaco.

Salvo em uma viatura exclusivamente de trilhas, com modestos deslocamentos urbanos eu não voltataria a usar pneus diagonais.

Acredito que no compto geral, os pneus radiais, especialmente para quem usa a viatura no dia a dia também tragam mais benefícios, comodidade e durabilidade do que os diagonais. Como exemplo, ano passado montei um jogo de pneus 7.50-16 em minha F-1000 e em 10.000km foram 6 furos em câmeras de ar (tortuga) e consequentemente 6 trocas de pneus e 6 idas ao borracheiro, coisa que com pneus radiais, apesar de furos eventuais, nunca mais haviam me incomodado. (BFG MUD 90.000km, 2 furos, nenhuma troca na rua/estrada, Kumho 20.000 km, nenhum furo; Firestone 20.000 km 1 furo por ter passado em cima de uma daquelas tartarugas de sinalização; VJ900, até agora mais de 3.000km e zero furos).

my 2 cents.

[]s

Eu uso pneu diagonal (7.35-14) no dia-a-dia. Acho-os mais confortáveis que os radiais e não pretendo pegar outro pneu por enquanto.

eles estão com 4000km e por enquanto tive 2 furos, mas não acredito que tenha sido culpa do pneu em si - o primeiro foi por causa da roda enferrujada por dentro comer a camara (eu sabia que a bendita ia me dar problema e montei o pneu assim mesmo :parede: ) e o 2º furo foi por causa de um prego num trecho enlameado cheio de paus pelo chão - ele entrou e saiu - crime perfeito! num deu 10 minutos e o pneu estava seco

Pelo que ouvi, a pressão num pneu diagonal normalmente deve menor que num pneu radial

Nava
27/07/2010, 12:15
Eddie, quase 10 mil visitas no seu topico...legal heim!

JP CJ-5
13/08/2010, 22:45
Medidas de pneus acho que é uma ciência não exata :mrgreen:

Ví um pneu fim de semana passado e me lembrei deste tópico, ele é goodyear, medidas 255 x 85 x R16, nunca ví esta medida antes, aí por curiosidade colocamos ele do lado de um mudzilla 35" montado, e acreditem, era da MESMA altura do 35". Está certo que este goodyear não estava montado, mas não deve dar muita diferença. Quem procura pneu "fino" e "alto" e achar um desses tá feito, altura de um 35", fino como um 31" e aro 16!

Abraços!

eniomurara
14/08/2010, 08:16
Esse eu considero a media ideal, o foda é achar esses maledetos.
Aqui na city só uma viatura tem esse calçado.
Eu troquei recentemente pelos 265X75 Tork da Guidale, ja me conformei mas quando olho as 255X85 bate uma invejazinha. rsrsrsrs.
Vlw.

JP CJ-5
14/08/2010, 12:10
Enio, estão em qual veículo? queria saber se saíram de fábrica em algum carro, ficaria mais fácil, (ou menos difícil) de encontrá-los.

Os tork que vc colocou nessa medidas já ficam muito bom !

eniomurara
14/08/2010, 19:11
Falei com a Panini que tem esses 4 pneus.
Ele diz que conseguiu os 4 numa borracharia, tavam carecas e ele compro as carcaças e mando recapa TORK.
Foi na cagada ... náo sabemos em que carro essa 255X85X16 é usado.
Quem sabe alguem da uma luz pra gente.
VLW.

leogc
15/08/2010, 16:18
uma pergunta, qual a marca desses pneus 255x85?

abs

JP CJ-5
15/08/2010, 16:24
São goodyear!

uma pergunta, qual a marca desses pneus 255x85?

abs

ZCC
15/08/2010, 19:00
agora fica fácil, é só procurar alguma revenda autorizada da goodyear e perguntar, se não tiverem, insista, nem que seja pra encomedar

já cansei de falar com vendedor que só sabe dos modelos mais populares de pneu, quando se pergunta algo mais exotico o cara simplismente fala que não fabrica mais ou que o pneu não existe - dae só insistindo pra ele pegar o catalogo ou indo outra hora, falando com outro vendedor ou gerente

leogc
15/08/2010, 19:45
pois eh.....por isso que eu perguntei....no site pelo menos esse pneu não existe (pelo menos aqui no brasil, só para variar).

abs

Salviano
15/08/2010, 20:51
Procurando no google...aparece como BF vejam:

http://www.expeditionswest.com/equipment/tacoma/bfg_mt_km.html

ou

http://www.4wd.com/productdetails.aspx?jeep-sid=162&plID=445&partID=40553

Na tabela de converção de pneus não da 35 teria que ser o 285x85x16

andres-tavares
18/09/2010, 22:38
Entao pneu 255/85/r16 equivale a um 33x10.5 r15 .... agora esses 255/85/r16 sao ate um pouquinho maiores que um 33x12.5r15, ja vi pessoalmente.

285/75/r16 equivale a um 33 x 11.5 r15

(255*55*2)/2540 + 16 = 33.07"
(285*75*2)/2540 + 16 = 32.83"

Abs

Marcelo Leitão Oliveira
19/09/2010, 00:01

- Pneus zero km seguem um padrão complexo de normas para poder serem aprovados para rodagem. Pneus remold não tem normas definidas (Off-Road) nem fazem testes suficientes para garantir a qualidade. Foram até proibidos de serem importados...

EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE REFORMA DE PNEUS... BASICAMENTE RECAP A FRIO OU A QUENTE, RECAUCHUTAGEM A QUENTE, REMOLDAGEM A QUENTE.

RECAP = SUBSTITUIÇÃO APENAS DA BANDA DE RODAGEM
RECAUCHUTAGEM = SUBSTITUIÃO DA BANDA E DO OMBRO DO PNEU
REMOLDAGEM = BANDA + OMBRO + LATERAL (ACABAMENTO)

AS NORMAS DA ABNT PARA REFORMA DE PNEUS SÃO MUITO RIGOROSAS. DESDE 2005 O SELO DO IMNETRO É OBRIGATÓRIO EM DIVERSOS TIPOS DE PNEUS REFORMADOS.

A PROIBIÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE PNEUS REFORMADOS EM MEADOS DE 2005 E TAMBÉM DA IMPORTAÇÃOD E CARCAÇAS EM 2008 SE DEVEM A DIVERSOS FATORES, TÉCNICOS, COMERCIAIS, POLÍTICOS E DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.

HOUVE UM LOBBY FORTE DOS FABRICANTES DE PNEUS NOVOS CONTRA AS INDÚSTRIAS DE REMOLD, PRINCIPALMENTE CONTRA BS COLWAY DO PARANÁ QUE JÁ ESTAVA PRODUZINDO MAIS DE 300 MIL PNEUS POR MÊS E CONTRA OUTRAS COMO A PNEUBACK DO RIO DE JANEIRO COM 150 MIL PNEUS / MÊS.

A RAZÃO TÉCNICA UTILIZADA PARA A PROIBIÇÃO DO PNEUS REMOLD IMPORTADO JÁ PRONTO ERA A VALIDADE DOS PNEUS IMPORTADOS. COMO OS PNEUS ERAM DO TIPO REMOLD, QUE NO PROCESSO APAGA A DATA ORIGINAL DA CARCAÇA, É IMPOSSÍVEL PRECISAR A VALIDADE DOS PNEUS, PORTANTO FERINDO A NORMA ABNT.

JÁ PARA A PROIBIÇÃO DAS CARCAÇAS, A RAZÃO USADO, E COM RAZÃO, ERA QUE UM PERCENTUAL GRANDE DOS PNEUS/CARCAÇAS JÁ CHEGAVAM FORA DA VALIDADE, COM MAIS DE 3 ANOS E MEIO, PORTANTO INSERVÍVEIS. UM PERCENTUAL CHEGADA VENCIDO PORÉM COM 2 A 3 mm DE BORRACHA, E ERAM REVENDIDOS COMO PNEUS SEMI-NOVOS, FAZENDO A ALEGRIA DAS AGÊNCIAS DE CARROS USADOS. O QUE NATURALMENTE ERA UM ABSURDO. A MAIORIA DOS PNEUS MEIA-VIDA ERAM VELHOS E RESSECADOS E EXTREMAMENTE PERIGOSOS. COMO TODO PNEUS COM MAIS DE 5 ANOS.

EM RESUMO. PARA ACABAR COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PNEUS VELHOS E RESSECADOS QUE ERAM IMPORTADOS COM A DESCULPA DE SE IMPORTAR CARCAÇAS PARA A REFORMA, O BRASIL PROIBIU TODO E QUALQUER IMPORTAÇÃOD E PNEUS USADOS, REFORMADOS OU CARCAÇAS.

COMO OS PAÍSES EUROPEUS NÃO VENDEM APENAS CARCAÇAS DE PRIMEIRA, UMA VEZ QUE A INTENÇÃO ERA SE LIVRAR DE TODOS OS PNEUS VELHOS, OS REFORMÁVEIS E OS INSERVÍVEIS. A PROIBIÇÃO FOI UMA BOA. SE FOSSE POSSÍVEL SELECIONAR E IMPORAR APENAS CARCAÇAS NOVAS SERIA ÓTIMO.

SE TOMARMOS COMO EXEMPLO OS PNEUS DE CARGA QUE SÃO 100% RECICLADOS E REAPROVEITADOS ATRAVÉS DA REFORMA, COM GRANDE SEGURANÇA E ECONOMIA POR 99% DE TODAS AS EMPRESAS DE TRANSPORTE DO MUNDO. PODEMOS POR ANALOGIA PERCEBER QUE A MAIORIA DOS PNEUS USADOS PODEM SER REAPROVEITADOS SE DENTRO DAS NORMAS, AS QUAIS DESTACO:

1) TEREM ATÉ 3,5 ANOS A PARTIR DA DATA ORIGINAL DE FABRICAÇÃO, DOT
2) NÃO TEREM DANOS LATERAIS
3) TEREM CAMADA RESIDUAL DE BORRACHA DE PROTEÇÃO DE 1,6mm
4) NÃO TEREM COMPROMETIMENTO DE ESTRUTURA
5) BORRACHA DO TALÃO SEM DANOS
6) NÃO TEREM DESGASTE IRREGULAR
7) NÃO TEREM SIDO USADOS COM BAIXA PRESSÃO OU EXCESSOD DE PESO

PORTANTO É POSSÍVEL REFORMAR PNEUS COM ALTOS ÍNDICES DE QUALIDADE E SEGURANÇA. VIDE TODOS OS PNEUS DE AVIÃO QUE SÃO 100% REAPROVEITADOS.

- A carcaça do pneu 0km é 0km. Garantias de alguns anos acompanham pneus novos. Pneus remold não tem garantia da procedência da carcaça. Se o pneu está com a mesma danificada internamente ninguém tem como saber até sua direção tremer ou pegar 500gr de chumbo. Algumas já chegam remendadas. Outras podem te deixar na mão no meio da rua e até colocar sua segurança em risco com falhas graves.

SIM, PNEUS REFORMADOS OU MESMO NOVOS DANIFICADOS E VELHOS SÃO UM PERIGO E NÃO DEVEM SER USADOS.

- Normalmente um pneu 0km de boa qualidade pega no máximo 70 gramas em balanceamento. Normalmente pneus remold não pegam balanceamento e quando pegam usam muito chumbo.

PNEUS DE PASSEIO EM RODAS EM BOM ESTADO PEGAM DE 5 A 70 GRAMAS. PNEUS LAMEIROS OU DE NEVE PODEM PEGAR ATÉ 120 GRAMAS. PENUS DIAGONAIS TAMBÉM PEGAM MAIS CHUMBO.

QUANDO UM PNEU NOVO OU REFORMADO EXIGE MUITO CHUMBO PARA SER BALANCEADO É INDÍCIO QUE A SUA ESTRUTURA ESTA DESLOCADA INTERNAMENTE. OUTRAS COISAS PODEM CAUSAR O EXCESSO DE PESO:

RODAS EMPENADAS
PNEUS COM FREADAS BRUSCAS
RODA + PNEU MAL CENTRALIZADOS NA BALANCEADORA
CONSERTOS INTERNOS
CÂMARAS DE AR

DEPENDE...
OS BLACK STAR FRANCESES ERAM PRÉ-BALANCEADOS A TINHAM ALTOS ÍNDICES DE VELOCIDADE, CHEGANDO A ÍNDICES V e W PARA OS PNEUS ARO 17 E 18 DE ALTA PERFORMANCE, E ERAM REFORMADOS.

OS PNEUS FEITOS PELA BS COLWAY NO BRASILT INHAM ÍNDICES QUE CONSIDERO BAIXOS... 140 PARA AROS 13, 160 PARA AROS 14 E 15 E 16. E 180 Km/h PARA AROS 17. ACHO POUCO MESMO.

QUANDO MAIS BORRACHA, MAIOR A FORÇA CENTRÍPETA, MENOR A VELOCIDADE DE USO.

RECOMENDO ATÉ 140 Km/h COM PNEUS VJ900 E 120 PARA OS VJ910, SÃO PENUS COM 21 E 25mm DE BORRACHA, ENQUANTO PNEUS NOVOS LAMEIROS TEM DE 14 A 16 mm.

O MUDZILLA COM 21mm NOVO, É PARA APENAS 120 Km/h.

EXISTEM MUITOS PNEUS NOVOS PARA BAIXAS VELOCIDADES.

NA EUROPA QUE A INCIDÊNCIA DE RAIOS UV É MENOR QUE NOS TRÓPICOS PNEUS TEM VALIDADE DE 6 ANOS. NO BRASIL É 5.

MINHA EXPERIÊNCIA MOSTRA QUE ATÉ 4 ANOS DIFICILMENTE UM PNEU APRESENTA PROBLEMAS DE ESTRUTURA POR ENVELHECIMENTO. AMENOS QUE O PNEU ESTEJA SUB DIMENSIONADO PARA O VEÍCULO OU QUE SEJA MAL USADO:

1) BAIXA PRESSAO
2) SEM ALINHAMENTO
3) SEM BALANCEAMENTO
4) ROLAMENTOS E AMORTECEDORES VENCIDOS
5) SUSPENSÃO EM MAL ESTADO
6) USO SEVERO (ESTRADA DE TERRA E BURACOS)

- A qualidade da borracha do fabricante do pneu 0km é muito melhor que a borracha vendida em pneus remold. Pneus 0km tem maior durabilidade que pneus remold. Mesmo tendo sulcos mais bixos. Quando digo qualidade, digo que as fórmulas são compostas por cada fabricante a fim de garantir seu "toque" diferenciado, priorizando desempenho, economia ou os dois como uma receita de bolo. Os remolds geralmente partem de borracha "comum" (fórmula pré-definida) de algum fabricante de borracha.

O REMOLD UTILIZA 2 BORRACHAS DIFERENTES UMA PARA A BANDA E OUTRA PARA A LATERAL OU FLANCO.

SIM, EXISTEM MUITOS COMPOSTOS.

PORÉM O PNEU NOVO E O REFORMADO SÃO FEITOS A PATIR DO CAMELBACK, OU BORRACHA CRUA PRÉ-ESTRUSADA, OU REFILADA.

QUEM VISITAR UMA FÁBRIDA DE PNEUS NOVOS E OUTRA DE PNEUS REFORMADOS VAI FICAR SUSPRESO COM AS SEMELHANÇAS, DOS MAQUINÁRIOS E PROCESSOS.

-Pneu remold pesa quase 2x mais que um pneu 0km. Pneus mais pesados requerem mais força e forçam mais a mecânica do carro. Para carregar mais peso é necessário mais resistência das peças e mais motor. Pneus 0km fazem o carro economizar mais gasolina e mais peças.

PNEUS REMOLD OU REFORMADOS COM DESENHO LISOS PESAM DE 10 A 30% MAIS

PNEUS REFORMADOS LAMEIROS PODEM PESAR DE 30 A 50% MAIS QUE PNEUS NOVOS LISOS, MAS APENAS 10 A 30% QUE PNEUS NOVOS LAMEIROS.

SIM. CARCAÇA É O PRINCIPAL PROBLEMA QUE TEMOS

VEJA PRIMEIRO COMENTÁRIO...

SIM. PERFEITO.

As melhores escolhas são feitas baseadas em boas informações. Pesquise sempre em diversas fontes

NO PRÓXIMO TÓPICO GOSTARIA DE DAR EXEMPLOS DE PNEUS NOVOS E REFORMADOS QUE TIVERAM DESEMPENHO EXCELENTE PARA USOS ESPECÍFICOS.

JEFFCATUNDA
19/09/2010, 09:55
Caraca... muito boa a aula colega.... Valeu mesmo... Obrigado!

Marcelo Leitão Oliveira
19/09/2010, 13:25
Em 2007 produzi 4 pneus 12.00x20 de caminhão para o Carlos Salvini utilizar em seu Mercedez-Bens de Rallye Cross Country.

Utilizei carcaças semi-novas Michelin, e apliquei 2 bandas Cross (Rinaldi 210) lado a lado, formando um verdadeiro cogumelho de gomos cross.

Este pneu foi usado nos prólogos do campeonato brasileiro e também algumas provas com chuva. Segundo o piloto, fez a diferença em muitos rallyes que a Equipe Salvini ganhou.

No ano seguinte, o piloto me pediu outro pneu, porém com mais aderência lateral.

Fiz sobre outras carcaças 12.00R20 Michelin, desta vez utilizei a banda VJ900 por fora e a Cross por dentro. O pneu funcionou muito bem, mas desta vez foi utilizado pelo Guido Salvini, que naquele ano começou a pilotar o bruto ao lado do Weidner e Ventania.

Outro caso de sucesso foram os pneus VJ900 aplicados em carcaças Pirelli Rally reforçadas com Kevlar. O Piloto Roberto de Sete Lagoas conquitou diversas vitória com este pneu. A medida era 235/85R16.

Recentemente aplicamos a banda VJ900 de 250mm largura sobre pneus Mudzilla 33x13.5x16. Firaram otimos e com 25mm de profundidade de gomos. Um pneu para trilhas pesadas. O pneu ficou mais agressivo que o original, mais duravel e com a resistencia da carcaca diagonal Mudzilla.

O processo a frio ou pre-moldado permite fazer pneus das larguras de 175 a 315 (13.5 pol.). Basta ter carcacas novas e perfeitas.

haundrich
10/10/2010, 11:49
Já passei por estrada de terra roxa, e que tinha marcas fundas de fusca com pneu bem estreito, liso ainda por sinal. Na volta, mesmo após a chuva, as marcas do fusca ainda estavam la, uns 7 cms de profunidade.
As marcas do meu engesa de 2T, com pneus maxsys 33" x 12,5 , nem sinal.

Acredito somente numa situação em que pneu estreito leva vantagem sobre os largos. Quando há subidas ingremes, lisas, sem erosão. Chega o momento em que a capacidade de tração da camada de lama não é firme o suficiente e o pneu largo não consegue cavar para pegar terreno mais firme.

Certa vez li que em alguns lugares nos eua são proibidos pneus finos, por motivos ambientais. Não tenho como reproduzir essa informação.

Odair73
02/11/2010, 09:15
Olá pessoal...comprei recentemente uma Band 88 curta turbo (ekron),com relação original, quero trocar os pneus e ter apenas um jogo.Estou acompanhando esse tópico, mas fiquei com mais dúvidas do que antes.Alguma sugestão, qual colocar? Não sou muito chegado em pneus muito largos:pensativo:.....

Jose Henrique
02/11/2010, 10:17
Já passei por estrada de terra roxa, e que tinha marcas fundas de fusca com pneu bem estreito, liso ainda por sinal. Na volta, mesmo após a chuva, as marcas do fusca ainda estavam la, uns 7 cms de profunidade.
As marcas do meu engesa de 2T, com pneus maxsys 33" x 12,5 , nem sinal.

Acredito somente numa situação em que pneu estreito leva vantagem sobre os largos. Quando há subidas ingremes, lisas, sem erosão. Chega o momento em que a capacidade de tração da camada de lama não é firme o suficiente e o pneu largo não consegue cavar para pegar terreno mais firme.

Certa vez li que em alguns lugares nos eua são proibidos pneus finos, por motivos ambientais. Não tenho como reproduzir essa informação.

Concordo em parte contigo...

Moro em regiao de barro vermelho e liso (poe liso nisso...:lol:) . Pneus tipo frontierão vão mal no quesito aderencia lateral... na curva vc vai parar subindo de lado no barranco se tocar o pe com vontade...:shock: e são ruins em lamaçais com barro alto e mole... patina muito, faz um estrago danado e avança como se tivesse em piso ensaboadao, sem aderencia alguma...

Pneus mais estreitos (mesmo frontiera) e com desenho para aderencia lateral vão melhor na chuva nessas condiçoes... faz curva com melhor aderencia e é super nos casos de lama profunda em estradas... mas os frontierao sao demais pra sair dos rios e cavas que também temos aqui aos montes...:concordo:

Resultado... discussão (no bom sentido) sem fim... vai do gosto do cidadão.
Abraço

Gustavo Luis
02/11/2010, 16:03
Tai um pneu que gostaria de ver no mercado

33" 10,5 aro 15

Qual seria o similar desta medida atualmente disponível?

E no caso do aro 16, qual seria o pneu mais alto e mais fino disponível?

315x85 16 estão mais para 35"....

abs

leogc
02/11/2010, 19:28
Tai um pneu que gostaria de ver no mercado

33" 10,5 aro 15

só vc? hehehehe

acho que 265x75x16 ou 255x85x16.

abs

rafaelfernandez
02/11/2010, 23:19
só vc? hehehehe

acho que 265x75x16 ou 255x85x16.

abs

O 7.5R16 é mais alto que o 265/75R16.
Agora o 255/85R16 é mais alto ainda(1,5").

[]´s
Rafael

leogc
03/11/2010, 10:21
só que esse 255x85x16 é meio difícil de achar.

abs

Marcelo Leitão Oliveira
03/11/2010, 11:42
Equivalente ao 33x10,5R15 no aro 15 não teria no Brasil, mas no aro 16 seria o 265/75R16 e o 285/75R16.

Tio Eddie
03/11/2010, 13:09
265/75R16 seria como um 32x10,5R15 e o 285/75R16 como um 33x11,5R15.

Para o meu gosto e tipo de uso, pneus 33x10,5 ou 35x10,5 seriam perfeitos, mas infelizmente ne estas medidas nem os 255/85R16 são disponíveis no Brasil nem sob encomenda, pois já tentei mais de uma vez.

[]s

pedro bonadio
03/11/2010, 19:45

Para o meu gosto e tipo de uso, pneus 33x10,5 ou 35x10,5 seriam perfeitos, mas infelizmente ne estas medidas nem os 255/85R16 são disponíveis no Brasil nem sob encomenda, pois já tentei mais de uma vez.

[]s

x2.

Meu sonho ,seria trazer uns 2 jogos de super swampers 35"x10,5" boggers do exterior...Porém para trazer esses pneus fica muito caro e quase impossível conseguir eles aqui no brazil !

Pro meu uso e gosto,esses pneus ficariam perfeitos em meu troller...Em quanto isso não torna realidade,vamos sonhar !!:pensativo:

Tio Eddie
03/11/2010, 22:03
Pois é Pedro,

Atualmente estou usando os 235/85R16 recapados VJ900 o que deu quase 33 de altura por 9,5 de largura.

Os pneus são show, bem feitos e com uma excelente performance, MAS ainda são pequenos.....precisavam ser de fato 33 ou maiores (mais altos).

Devo experimentar um jogo de 285/75R16 e futuramente recapá-los...quem sabe seja o meio do caminho até aparecerem uns interco ou simex 33 ou 35 x 10,5..rsrsrs

[]s

Jose Henrique
03/11/2010, 22:43
To com Pneus Mud 32 (tipo II) e tô gostando...

Carlos Bernardo
04/11/2010, 10:19
Eu uso 33" X 12,5" da Goodyear (modelo Wrangler MTR).

Pra subir trechos com pedras, areia e erosão são fantásticos, porém, só o cheiro do barro faz eles ficaram verdes de medo...rs...são péssimos na lama.

Salviano
05/11/2010, 16:20

[]s

Comprei este aqui no Sul de Minas não faço trilhas pesadas + só asfalto e estradas de terra, cascalho, pedras, erosões, isso tudo com pneus AT 50% ainta não testei estes...
veja foto

http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=6602&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD

Natanael Junior
05/11/2010, 17:49
Podiam ser um pouco mais altos, mas a largura é excelente!

GPA-Airborne
05/11/2010, 18:21
Comprei este aqui no Sul de Minas não faço trilhas pesadas + só asfalto e estradas de terra, cascalho, pedras, erosões, isso tudo com pneus AT 50% ainta não testei estes...

Salviano, cuide muito bem dessas belezinhas... pq depois na hora de recapar, eles valem ouro!

Salviano
05/11/2010, 21:09
Pode deixar...vou me lembrar de você, só andei 20000Km com os AT
Um abraço, Salviano
Engesa - Jabuti Perigoso - MWM, etc..etc..etc..

Twix
06/11/2010, 13:00
Tenho um BF mud 33 x 10.5.
Sera que na hora de recapar ele eu consigo deixar ele com pelo menos 34?

Acho os 35 x 12,50 muito largos para o Troller...
Qual a recapagem que vcs recomendam para trechos lama e erosões???

Tio Eddie
06/11/2010, 13:29
Twix,

tem que ver com a recapadora o que dára fazer no pneu, mas estou usando vipal VJ900 direto na femil e estou gostando muito.

Vai bem no asfalto seco/molhado, trilha, lama, erosão, etc...

abraços

Felipe RS
06/11/2010, 18:26
Pessoal,

Grande Abraço a todos.
Atenciosamente,
Roger Chassot

Poxa, realmente são muitas variáveis a se considerar...:-? Mas para o meu caso, qual o Pneu mais adequado para a minha Tracker 2.0 Gasolina, 225, 235 ou outra? O maior uso se dá em estradas de chão batido e areia solta.:?:

rafaelfernandez
06/11/2010, 21:53
Poxa, realmente são muitas variáveis a se considerar...:-? Mas para o meu caso, qual o Pneu mais adequado para a minha Tracker 2.0 Gasolina, 225, 235 ou outra? O maior uso se dá em estradas de chão batido e areia solta.:?:

Cara,

Para areia fofa e terra batida os AT vao muito bem. Unico problema dos ATs é que normalmente eles tem panico de lama. Sao ruins demais da conta nessas condições

[]´s
Rafael

Odair73
10/11/2010, 12:49
Estou ligado:pipoca: para fazer a melhor escolha em janeiro para a minha Band.

maxdelta
25/03/2011, 21:46
Uso pneus finos atualmente, troquei de viatura e estou preparando o jipe pra brincadeiras mais radicais! Eu moro numa região em que apenas 20% das vias são pavimentadas! O q é ótimo pra mim. Apesar que acho q essa estatisticas nos ultimos meses aumentou pelo fato dos desastres naturais acontecidos em janeiro!

Eu uso este pneu atualmente: http://www.goodyear.com.br/catalogo_pneus/caminhao/diagonais/camionetas_microonibus/bandeirante/bandeirante.html

Tem ótima tração em terrenos de barro preto, dá pra brincar bastante! Mas devido a mudança de terreno recentemente, o barro agora é vermelho, tipo de fazer tijolo! As lacunas laterais Ajudam, mas não é suficiente, eu gostaria de perguntar as empresas recapadoras q pneu deveria usar, mas creio q vão me empurrar um pneu ou outro sem ver o q realmente preciso, o q vcs me sugerem?

Uso a medida 7.50 r16 pelo fato que o veículo responde melhor a ele! Tipo se eu for colocar um pneu largo, isso teria de vir acompanhado de muitas outras gambiarras, que julgo desnecessário, o importante é brincar!

Nava
26/03/2011, 23:17
Agora Maxdelta, vc tem razão expondo sua preocupação em avlaiar seu perfil de uso antes de comprar qq coisa. O duro é explicar pro cliente que o que algusn modelos nao servempar ao uso dele...risos...principalmente do VJ900 e dos BF! Não quero criar nenhuma polemica nao to falando que são ruins ou não...tudo DEPENDE!

É isso que deixa nossas viaturas exclusivas. Cada caso é um caso. Cabe ao engenheiro responsável da empresa avaliar o perfil do cliente e decidir junto dele.

Marcelo Leitão Oliveira
28/03/2011, 09:03
Realmente escolher o pneu lameiro ideal não é mole.

1) Além do desenho ou o modelo do pneu, que esta diretamente ligado a agressividade, ao conforto, rumosidade (barulho) é precico ainda escolher:

2) Tamanho ou medida. Que irá afetar diretamente a velocidade do veículo e também o torque. Em muitos 4x4 tamanhos maiores exigem modificações.

3) Estrutura diagonal x radial. Que afeta o conforto e a resistência do pneu.

4) Uso com ou sem câmara

5) Novo ou reformado. Item importante quando o veículo anda a mais de 160 Km/h

A maneco Pneus classifica pneus pelo grau de agressividade (desenho) de 0 a 5. Onde:

0 = pneu liso, para usao estradal, super liso e silencioso. Exemplos, Scorpion Zero, STR, Synchrone, qualquer pneus RT-s, HT-s

1= Pneu misto, tipo AT, All Terrain, para uso em cidade e estrada, terra solta. Não é indicado para lama. Não é o pneu ideal para erosões, facões, alagados, pedras e a maioria dos obstáculos off road. Pode ser usado na areia.

2= Pneu lameiro tipo Mud, MT, MT-R, Mud Terrain. É geralmente o pneu mais agressivo, novo, fabricado e disponível no Brasil. Pirelli, Goodyear, BF, Yokohama e diversas marcas importadas tem pneus deste tipo nas medidas 30,31, 32 e 33.

3= Pneus lameiro especial para off road. Geralmente são pneus mais agressivos que o padrão, alguns novos mas a maioria são reformados. Exemplos: Maxxis Mudzilla e Trepador, Vipal VJ900, Guyane (2,5)

4= Pneus extremamente agressivos. Ideais para trilhas pesadas e pequenos deslocamentos. São barulhentos e muitos não podem ser usados acimas de 120 ou 140 Km/h. Exemplo: Fronteira, Super Fronteira, tork, Tratorado, todos reformados a quente. VJ910 (reformado a frio Vipal), Cross.

5= Pneus artesanais, tipo 3K. Pneus modificados, feitos a mão. Utilizam pedaços de bandas a frio de caminhão. O máximo em tração. O mínimo em conforto.

A Norma ABNT recomenda o máximo de 3,5 anos de idade. O limite esta semana são pneus com DOT 4708, ou seja quadragésima sétima semana de 2008.

Uso pneus finos atualmente, troquei de viatura e estou preparando o jipe pra brincadeiras mais radicais! Eu moro numa região em que apenas 20% das vias são pavimentadas! O q é ótimo pra mim. Apesar que acho q essa estatisticas nos ultimos meses aumentou pelo fato dos desastres naturais acontecidos em janeiro!

Eu uso este pneu atualmente: http://www.goodyear.com.br/catalogo_pneus/caminhao/diagonais/camionetas_microonibus/bandeirante/bandeirante.html

Tem ótima tração em terrenos de barro preto, dá pra brincar bastante! Mas devido a mudança de terreno recentemente, o barro agora é vermelho, tipo de fazer tijolo! As lacunas laterais Ajudam, mas não é suficiente, eu gostaria de perguntar as empresas recapadoras q pneu deveria usar, mas creio q vão me empurrar um pneu ou outro sem ver o q realmente preciso, o q vcs me sugerem?

Uso a medida 7.50 r16 pelo fato que o veículo responde melhor a ele! Tipo se eu for colocar um pneu largo, isso teria de vir acompanhado de muitas outras gambiarras, que julgo desnecessário, o importante é brincar!

samukanvas
28/03/2011, 21:21
Pessoal, acho que está havendo um pouco de confusão quanto a avaliação dos pneus em trilha.

Desenho, tamanho, largura, etc... é uma escolha pessoal e de vez em quando obrigatória para o tipo de carro ou terreno aonde andam. Então, para pneus, não tem uma fórmula exata. Até porque não existe pneu bom em tudo.

NMHO, se estiverem falando de trilhas aonde o obstáculo é lama e o eixo ainda está livre dessa lama (só o pneu encosta nela), então acredito que a aplicação que falam é a correta. Fora isso acho que estão generalizando um pouco e a aplicação que falam pode ser problemática.

Marcelo Leitão Oliveira
29/03/2011, 14:25
PessoALL,

Não vejo confusão na classificação de pneus lameiros. O que eu vejo são critérios diferentes de fabricante para fabricante.

A maioria dos fabricantes: Pirelli, Goodyear, BF, Michelin, Continental, utilizam o critério de percentual... 80% on road, 20 % off road, ou 50/50%, ou 90%/10% ou 100% off road.

Porém pneus semelhantes tipo Mud de fabricantes diferentes recebem classificações diferentes. Na Pirelli o pneu tipo Mud MT é classificado como 90% off e 10% on, já nan BF o Mud é Classificado como 100% off. A Maxxis classifica o MT Buckshot como 70% off.

A mesma disparidade acontece com pneus AT.

Particularmente e pessoalmente não gosto deste tipo de classificação e acho que ela não serve pra nada para os amantes do off road.

Pra mim um pneu AT é 0% off road em algumas situações como lama pesada e é 90% off road na areia.

Fui campeão mineiro de rallye cross-country em 2004 usando pneus Pirelli Scorpion ST, que eram considerados 80% on e 20% off, contra o AT que era classificado como 50/50.

Usei o ST porque as pistas de terra batida de Minas Gerais eram como asfalto na maior parte do tempo. Meus pneus cantavam nas curvas e nas freiadas como no asfalto.

É neste sentido que proponho uma classificação diferente.

Se um pneu como o Pirelli Mud é 90%, o que um Mudzilla, Creepy Crawler, Vj900 é?

è o VJ910?

E os pneus artesanais da 3K. Eles seriam 300% off road?

Na hora de escolher um pneu, o tamanho é escolha fundamental sim. Pneus maiores ou menores afetam o torque, potência, sistemas de freios e direção de forma mais acentuada que o modelo/desenho. Sem contar nas adaptações necessárias....

Uso pneus 35 no meu Jeep e só eu sei das modificações que tive que fazer...

Juliano Oliveira
30/03/2011, 13:43
Pessoal,

Estou com uma duvida referente a pneus para troller 2008.
Pois bem estou pensando em comprar um jogo de pneus 33" mud terrain para o troller, mas aqui em Salvador-BA esta em falta o 33" x 12.5". Só acabo encontrando o 33" x 10.5" e 32" x 11.5" ambos MUD.
Entao com este tópico observei que o 33" x 10.5 tem suas qualidades em trilhas pos é mas alto e mas fino e nao força exige tanto do motor como o 12.5", levando em consideração tambem que o meu troller não é chipado.

O que eu quero saber de vocês, qual seria a melhor opção o 33" x 10.5" ou 32" x 11.5" ???

Faço trilha em todos tipos de terrenos, dunas, lamas, erosões e ando bastante em asfalto com o troller.

pedro bonadio
30/03/2011, 13:48
33"x10,5" sem dúvida.

Só passe o local que tem esses pneus pra galera daqui e quais são os pneus!!!!

Marcelo Leitão Oliveira
30/03/2011, 15:17
PessoALL,

Uma boa opção para o Troller e mesmo para outros jipes grandes como Pajero, Land, Engesa e as camionetes, Ranger, L-200 Hilux e outras, são pneus na medida 32x11,5R15.

Eles não são tão grandes como os 33 e nem tão pequenos como os 31.

Geralmente não exigem modificações na suspensão ou nas rodas.

Abraços,

Marcelo Leitão
xx32 8421-7616
www.manecopneus.com.br

samukanvas
30/03/2011, 15:22
Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...

Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.

Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas. Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?

Abs

Marcelo Leitão Oliveira
30/03/2011, 17:24
PessoALL,

Sem querer criar polêmica, mas já criando.

Tenho uma L200 R2 2001, e antes de usá-la para rallye cross-country usei em Raid.

Com muito esforço instalei pneus 275/70R16 de 80,5 cm de diâmetro.

Ou seja, pneus 265/70R16 ou 265/70R15 ou 31 são o limite sem esbarrar.

Para colocar 32x11,5R15 ou 265/75R16 tem que regular a barra de torção e retirar os pára-barros. No modelo GLS fica feio.

Se mudar as rodas dificulta ainda mais usar pneus maiores.

A L200 é bem limitada para se usar pneus maiores, mas nada que calços não resolvam.

Marcelo Leitão Oliveira
30/03/2011, 18:27
Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...

Rodrigo, já escrevi alguns artigos sobre pneus x tamanho x peso... mas vamos lá.

A diferença de peso de um pneu novo lameiro para um reformado lameiro é entorno de 2 quilos, ou menos que 12%. Esta diferença representa (a meu ver) muito pouco para se falar em aumento do desgaste de componentes mecânicos, direção, freio, etc...

VEja por exemplo o que acontece quando um motorista ou um piloto pesa 60 Kg e o outro 120 Kg, Ou quando colocamos 100 ou 200 Kg de carga em uma camionete...

Nada acontece. OU seja 2 Kg a mais em um pneu é insignificante.

Mas quando aumentamos o diâmetro do pneus de 78 cm para 82 cm, ai sim muita coisa acontece. A perda de torque é imensa.

Em resumo o que faz a grande diferença é o tamanho do pneu, a altura. A largura pouca diferença faz.

Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.

Não falei que mud ou rformado é bom ou ruim... Os pneus novos, na sua maioria são limitados em relação a off road pesado. Os Mud tem de 14 a 16 mm de profundidade enquando os reformados tem 18, 21 e até 25mm como os VJ910. O refromados a quente e os 3K chegam a 27 mm.

A distância dos gomos dos pneus novos é de 1 a 2 cm. Os pneus reformados é de 3 a 5 cm.

A diferença na lama é enorme.

Poucos trilheiros de verdade usam pneus lameiros novos para trilhas pesadas. Isso porque os pneus não prestam para lama de verdade.

Mas se o uso for para rallyes de regularidade, um pneu Mud irá atender sempre que não estiver chuvendo.

A prova de Paty do Alferes do carioca off Road não precisave de pneu. Nemd e 4x4. Qualquer Ecosport, fusca e Brasília faria aquele trajeto. Não tem mais trilha de verdade nas provas de regularidade... Mitsubishi ou Copa Troller...

Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas.

Pergunta isso para qualquer jipeiro do Paraná, SC ou RS.

Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?

Sim, também estamos falando disso. Tenho clientes que compram pneus agressivo para deixar o Jeep, o Troller bonitos.

Mas não posso vender um pneu MT para um jipeiro iniciante e falar pra ele que ele estará calçado para trilhas. Na primeira saída com chuva ele vai atolar, ou escorregar e bater no barranco.

Abs

Pra mim, pneu Mud é o mínimo. Tem gente que acha que um pneu AT já é o suficiente.

É por isso que classifico pneus de 0 a 5. E o Mud é 2.

Mas existe guincho pra quem usa pneu Mud. Tem os amigos pra puxar.

Vou dar um exemplo que costumo dar para meus clientes, para ajudar eles a decidirem sobre pneus...

Um pescador que mora em São Paulo Capital, tem um sítio no Pantanal, na beira do rio, onde ele pesca 5 x por ano. Ele quer colocar um pneu na Ranger dele para chegar no sítio sem precisar chamar o trator ou andar os 5 Km de estrada cheia de lama que ele enfranta pra chegar no sítio.

mas o pescador anda 99% do tempo no asfalto. Vai pro trabalho com a camionete... e são 1000 Km até o sítio.

Não tem escapatória. Se ele quiser chegar de Ranger no sítio dele, sem a ajuda do trator, ele tem que por um pneu tipo Mud.

Não importa se ele anda 99% no asfalto.

Vc tem que equipar sua viatura para o pior trecho a ser enfrentado, mesmo que seja 5 Km, ou então atolar e andar a pé.

samukanvas
30/03/2011, 19:34
Beleza Marcelo,

Temos opiniões diferentes :concordo:

Acho que vc está muito focado em um público específico e fazendo dele referência. Mas essa é sua opinião e eu respeito isso.

Marcelo Leitão Oliveira
30/03/2011, 19:57
Rodrigo e PessoALL,

Sim!

Muita gente por aí tem Jeep, Jipe 4x4, Pick-up 4x4 e na verdade não usa. Ou não precisa usar.

Conheço muita gente que nunca ligou a reduzida, nem sabe o que é bloqueio, etc.

Já fiz mais de 80 ralis de regularidade, que até 5 anos atrás eram chamados R.A.I.D, e desses somente 10 com chuva, onde os pneus super lameiros que eu sempre usei fizeram a diferença.

No sábado passado em Paty, um amigo correu de TR4 com pneu liso e careca. E passou em tudo. OU seja em nada, porque não houve nenhum obstáculo.

Este é o padrão dos ralis de regularidade no Brasil hoje. Admito. É a realidade.

Nos mais de 40 rallyes de velocidade que disputei, apenas 5 ou 6 com chuva. E mesmo assim apenas em 2 pneus fizaram a diferença. Em Ouro Preto 2007 3 Pálios tinham pneus de chuva os outros 10 carros não tinham. Andamos 2 a 3 minutos na frente dos outros. mas é raro. Inclusive tenho 4 pneus 175/65R14 Yokohama Ao31 de chuva semi-novos que estou vendendo quase de graça por apenas 200,00 cada.

Inclusive existem trilhas tão pesadas que com chuva mesmo com o pneu mais agressivo do mundo vc irá atolar em alguns lugares. Já fiz telégrafo de Fronteira e mesmo assim usei muito guincho.

E ainda admito que as situações onde os pneus fazem as diferença são raras, 3 a 5% dos obstáculos. Algumas trilhas mais pesadas.

Mas na chuva, qualquer estrada de terra demanda um pneu lameiro. Em Minas Gerais com chuva pneus Mud é pouco.

Entendo a sua opinião também.

Do mesmo jeito que existe pneus 1,2,3,4 e 5 ou 10, 20 , 50 90% on e off road, também existem jipeiros 1,2,3,4 e 5.

Do light ao hard-core.

Engraçado é que nas motos não existe isso. 100% dos trilheiros, endureiros ou o pessoal do Supercross usam pneus Cross tipo bistoito com 21mm de gomo e 4 cm de espaço entre eles e ponto final. Interessante né?

MEu pneu do dia a dia no Jeep é um 265/75R16 Cross
Na L-200 uso o VJ900 pra tudo, viagens para SP, ES, BA, raid, trilha... tudo
tenho ainda um jogo de 35x13,5R16 para quando fazia provas de DEsafio ou Rock crawling,
mas ficaram pequenos para as provas de hoje. E na lama tem melhores que o Mudzilla como o VJ910. Assim que achar umas carcaças 315/75R16 mudo para o VJ910.

Quem tiver carcaça boa 305/70R16 ou 315/75R16 estou comprando.

Abraços pneumáticos a todos...

Marcelo Leitão

samukanvas
30/03/2011, 20:23
Engraçado é que nas motos não existe isso. 100% dos trilheiros, endureiros ou o pessoal do Supercross usam pneus Cross tipo bistoito com 21mm de gomo e 4 cm de espaço entre eles e ponto final. Interessante né?

Marcelo, no cross andam em um único tipo de pista. E por isso o uso de pneus de cross é o que vira. As fábricas que correm lá fazem o melhor pneu pra aquele tipo de terreno e existem variações sim. Uma pra cada tipo de pista.

Quando a pista está mais seca, pneus com cravos diferentes, por exemplo. A bridgestone ou pirelli vendem pneus assim no brasil. Quando eu fazia trilhas de moto, além do espaçamento e altura dos cravos, tinha as laterais mais pra fora ou não. Dependia se a trilha era de lama ou estava numa pista. E vc podia andar de mousse, câmara ou sem câmara... Tudo variando desempenho.

E as motard? Andam em pista de terra com pneus aonde o meio é frisado e a lateral lisa (atrás) ou tudo liso... 3 áreas de contato e 2 compostos. Um pneu para cada tipo de uso :concordo:

Abs

Tio Eddie
30/03/2011, 21:03
Eitcha....o bicho tá pegando!

Opinião pessoal!

Rodei pouco mais de 200 MIL km com minha F-1000 usando pneus MUD (BFG KM1, Kumho KL71, Bull, Firestone atx 23 graus, VJ900) e posso dizer que mesmo meu uso sendo 70% asfalto e 30% off road incluindo trilhas, dia a dia em estradas cascalhadas, estradas de fazenda etc, os pneus que estão mais me agradando são os Firestone Destination A/T !!!!

Vou explicar:

No day use, são macios, agarram bem, andam bem no asfalto seco/molhado, no cascalho seco/molhado e até em atoleiros de estradas. Ainda n~so fiz trilha com eles e acho que vão dar trabalho, mas....tenho um segundo jogo MUD se for preciso!

Ah, medidas utilizadas: 33x12,5R15, 31x10,5R16, 7.50-16, 31x10,5R15, 235/85R16 (VJ900) e agora os 265/75R16.

Ainda acho que para ATOLEIROS, pneus altos e fnos são os ideais. Para as demais aplicações, cada caso é um caso.

Adoraria ter pneus 33x10,5R15 ou 35x10,5R15 MUD mesmo, que limpassem decentemente sem precisar de um V8 com câmbio auto debaixo do capô.

Enfim, My 2 cents.

abraços

samukanvas
30/03/2011, 21:13
Eitcha....o bicho tá pegando!

:discordo:

Só tenho minha opinião. Cada um tem a sua :concordo:

Respeito a opinião do marcelo e a experiência que ele tem, mas a minha me diz outra coisa. Só :concordo:

Abs

maxdelta
02/04/2011, 21:50
É interessante citarem o vj900, que é um excelente desenho, mas não pra barro vermelho!

Se vc pega uma trilha pasto, com risco zero de precipício e barranco, vc acelera bastante e o pneu eventualmente limpa! Qualquer tipo de barro! O preto é mais ralo o vermelho impregna, mas em velocidade sai! Agora vc pega uma trilha, uma estrada que recentemente desceu barranco, pegou a segunda camada de terra, q é o famoso barro vermelho, em que velocidade alta é fora de questão, com um pneu que há dificuldade pra limpar! Em alguns domingos atrás que queria visitar algumas áreas rurais ainda um pouco isoladas, eu vi o quão o vj900 é ineficiente em barro vermelho, no veículo em que estava instalado, a camada de lama era tão grotesca q havia 1 polegada de lama até o gomo, e aproximadamente 2 polegadas até o sulco do pneu!

Gosto da medida 7.50 que ele pega tração mais embaixo onde o terreno ainda é mais firme(as vezes).

A lama aqui tá braba, pena que teve vir acompanhada de tanto infortunio! Se eu tivesse usando pneu 6.00 16 tenho certeza que barraria nos diferenciais, pneu largo nem pensar!

Quanto a resposta do samukanvas, concordo que é uma questão de gosto pessoal, afinal o pneu só é bom quando o braço do jipeiro tb é bom! Mas o desenho é sempre bom pra alguma coisa e ruim pra outra, eu só levantei essa questão pois gostaria de saber qual é o melhor recape pra pneus finos que andaria bem em barro vermelho! Quanto a pneu largo se meu jipe estivesse ignorante eu pensaria em um pneu largo afinal esteticamente é mais bonito, e bom pra curvar no asfalto!

Mas prefiro apostar ainda em um pneu fino, meu medo, é ficar um cavador, e chegar numa travessia de um rio e... imaginem um pneu cavador em areia de rio! Então vou pegar um treco acho q com cravas laterais será suficiente! Apesar q eu acho q o peso do jipe não será suficiente pra isso, como aconteceria facilmente com uma band, ou outro veículo pesadão!

Bem vou lendo e relendo tópicos, vendo fotos de outros jipes, vídeos de atoladas, e decidirei apenas quando for comprar, mas não demorará muito!

Obrigado pelas respostas!

Juliano Oliveira
03/04/2011, 10:02
Ola pessoal,

Bom a uns dias atras deixei um post refernte a duvida sobre os pneus a comprar para o troller 2008, duvida entre os Bf GoodRich Mud Terrain 32" x 11.50" ou 33" x 10.50".
Pois é acabei de comprar os Mud Terrain Km2 33" x 10.50", pos ficaram super bem no troller. Não senti diferença nas saidas e velocidade final ficou mais alto pelo tamanho da roda.
Apesar dos pneus serem finos em comparação aos 33" x 12.50, o troller ficou lindo. Estou doido para ver mesmo a diferença nas trilhas com pneus altos e finos.

Tio Eddie
03/04/2011, 10:11
Juliano,

Sem querer abusar você poderia dizer onde comprou os 33x10,5 e quanto custaram?

tks

samukanvas
03/04/2011, 19:45
Fala Maxdelta, tudo bom? Vou pegar um gancho nas suas considerações para conversar um pouco sobre pneus largos, ok? :concordo:

Quanto a pneu largo se meu jipe estivesse ignorante eu pensaria em um pneu largo afinal esteticamente é mais bonito, e bom pra curvar no asfalto!

Esteticamente tb acho, mas o pneu mais largo te dá mais pegada e mais pegada te dá aderência lateral, estabilidade em inclinações etc.... e distribui o peso do jipe por uma área maior. Como vc mesmo disse, pneu fino tende a alcançar o fundo da lama mais cedo, mas reze para essa lama ter fundo :mrgreen:, ou o pneu largo seria mais vantajoso.

Mas prefiro apostar ainda em um pneu fino, meu medo, é ficar um cavador, e chegar numa travessia de um rio e... imaginem um pneu cavador em areia de rio! Então vou pegar um treco acho q com cravas laterais será suficiente! Apesar q eu acho q o peso do jipe não será suficiente pra isso, como aconteceria facilmente com uma band, ou outro veículo pesadão!

Pneu fino distribui todo o peso numa "pegada" menor, então a tendência é afundar mesmo. Numa toy seria bom levar umas bóias pra atravessar esse rio :mrgreen:

Tio Eddie
03/04/2011, 19:53
Acho que podemos falar um pouco de motores (peso x potênicia) X pneus largos, além de andar mais rápido (mais giro) ou mais devagar.

O bom é velho ponto dos pneus que limpam com mais facilidade e os que não limpam ou precisam de mais giro pra limpar.

Como gosto de andar devagar e não sou muito amigo de dar motor demais pra passar, os pneus com gomos espaçados, que limpam bem sempre me chamam mais a atenção.

Acho que a prosa está bem boa por aqui!

[]s

astickel
11/04/2011, 10:30
Também fiquei interessado neste pneu 33x10,5, pego muita estrada, quero aumentar a relação da minha Band, mas sem o risco da aquaplanagem.

Alguém sabe onde achar?!

Valeu!

Abs

K2000
11/04/2011, 16:06
Bom, estou aprendendo com os posts e Rcs, com base nisso olhem bem o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=bNKJR4sJSDE

Bom, os Rcs com motor e pneu bom forão até bem, mais os com pneus mais finos (olhem o pneu do primeiro a completar a prova), acho que foram melhores.

Abs.

K2000.

Odair73
12/04/2011, 17:53
Acabei escolhendo errado, não gostei do BF ALL TERR. TA, para a band. Meu companheiro Guiga me tirou de idéia de por Ost(vj) eu dancei.
Um pequenino ramo rasgou a lateral do BF, achei muito fragil .

Tio Eddie
12/04/2011, 18:58
Odair,

Talvez a aplicação do pneu não seja adequada pro teu uso, apenas isso.

Mas pneu AT tá longe de ser o mais indicado para off road não é!

[]s

samukanvas
14/04/2011, 16:35
[img]http://s3.postimage.org/vbox2i461/CTIS_2.jpg (http://www.postimage.org/)

Foto explicativa sobre o conteúdo do tópico :concordo:

abs

Supercharger
14/04/2011, 17:11
Legal a foto!
Pneu daquelas Disco II do Camel Trophy!

Tio Eddie
14/04/2011, 19:50
Michelin OR XZL o clássico dos pneus off road - legendário na medida 7.50R16, largamente utilizado nos Camel Trophy.

O mas interessante....FININHO....srrsrsrsrsrs

BRAVOECONOVEMBER
14/04/2011, 20:07
Bom, estou aprendendo com os posts e Rcs, com base nisso olhem bem o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=bNKJR4sJSDE

Bom, os Rcs com motor e pneu bom forão até bem, mais os com pneus mais finos (olhem o pneu do primeiro a completar a prova), acho que foram melhores.

Abs.

K2000.

Fiquei com dúvida, acho que os melhores foram os que tinham diâmetro maior. Acho que foram os mais finos porque tinham +- a mesma largura, só que maiores, fica meio difícil de comparar só pelo vídeo, também pq não dá pra saber a ordem da diferença dos pesos entre os carrinhos (o que, pela área de contato do pneu, vai ditar a pressão sobre o solo e o afundamento).

Odair73
15/04/2011, 19:19
Desculpe sair um pouquinho do assunto....o Bf rasgou a lateral fora de trilha, apenas fui acompanhar o teste dos bloqueios do Guiga. Foi uma
mera fatalidade....com trinta dias de uso.
Qual vcs colocariam na Band: 7.50/16 novo ou Ost ???????

RoadRunner
16/04/2011, 21:48
Apenas brincando.

Para aqueles que estao começando a achar pneus tamanho 35 pequenos, aqui vai uma sugestão: :pipoca:

http://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Pneus%20e%20rodas/P040211_172801.jpghttp://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Pneus%20e%20rodas/P040211_172801.jpghttp://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Pneus%20e%20rodas/P040211_172802.jpg

Estes estao montandos na tracao de um caminhao Volvo 'VM' canavieiro, coisa delicada...

hercilio.neto
17/04/2011, 00:41
Apenas brincando.

Para aqueles que estao começando a achar pneus tamanho 35 pequenos, aqui vai uma sugestão: :pipoca:

Poxa vida,
São lindos. :concordo:

http://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Pneus%20e%20rodas/P040211_172801.jpghttp://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Pneus%20e%20rodas/P040211_172801.jpghttp://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Pneus%20e%20rodas/P040211_172802.jpg

Estes estao montandos na tracao de um caminhao Volvo 'VM' canavieiro, coisa delicada...

Queria ver um jipe montado com esses.

Salviano
17/04/2011, 21:06
Queria ver um jipe montado com esses.

Então veja...

http://www.youtube.com/watch?v=DAIIbH4UOjc&feature=player_embedded

Eu quero um desse.....

Nava
17/04/2011, 22:23
Aqueles pneus não são para barro. São canavieiros de baixo arrasto e compactação.
Além disso eles não fazem trajetos em asfalto.

TRILHA CANASTRA
25/04/2011, 16:33
bom eu comprei um troller recentemente, 3.0, sobra força.....ele ta com pneu mud 33, eu acho q pela largura o pneu perde mai aderencia, além do carro ficar + duro...eu vou colocar uma + fino, sempre fui bem com pneu fino no barro....vou procurar um bom modelo para terra e asfalto.....

Nava
26/04/2011, 13:48
Karai, onde sao estas trilhas e esses carros...que coisa linda!

rbata
13/05/2011, 15:52
Uma dúvida, o pneu mais largo protege melhor a lateral do carro??? Evitando encostar em barrascos??? Mexer no offset teria o mesmo efeito de proteção???

Marcelo Leitão Oliveira
13/05/2011, 16:00
Sim. Sem dúvida nenhuma

Loras
13/05/2011, 20:55
Quero pneus Michelin XZL 9.00R16 ou 8.25R16 O/R.

Onde encontro no Brasil?

Alguma medida compatível em outros raios?

Abs.

Marcelo Leitão Oliveira
16/05/2011, 09:00
Estas medidas não existem no Brasil.
Temos 305/70R16
315/75R16 qoe são equivalentes em diâmetro

Loras
16/05/2011, 13:53
Marcelo,

Quero um pneu com diâmetro do 35 mas fino.

O 315 é um pouco largo demais.

Será que encontro?

Abs.

Tio Eddie
16/05/2011, 22:45
Loras,

Acredito que o ideal seria o 35x10,5 mas no Brasil é mosca branca, de olhos azuis e cílios lilás.....
Ando garimpando estes pneus no PY, já encotrei 33x10,5 mas nada de 35 ainda...

Pneus finos e altos são meu sonho de consumo também.

[]s

Rodrigo Baratti
16/05/2011, 23:03
Loras e Tio Eddie

Se encontrarem avisa a gente por aqui!

[]'s

atsf
29/07/2011, 21:58
Loras, já tentaste na UNIQUE PNEUS (http://www.uniquepneus.com.br/unique/index.php) ?

Em outubro de 2010 eu fiz um orçamento com eles para o XZL 7.50 R16 e saiam a 636,00 reais.

Tio Eddie
29/07/2011, 22:23
Bem,

Apesar de não ter desistido da busca, e na falta de opções de pneus finos, a Milona está calçando um jogo de Dick Cepeck Radial FC-II 315/75R16... A altura é show, mas são muito largos.

Uma hora aparecem os altos e finos!

[]s

samukanvas
29/07/2011, 23:20
Bem,

Apesar de não ter desistido da busca, e na falta de opções de pneus finos, a Milona está calçando um jogo de Dick Cepeck Radial FC-II 315/75R16... A altura é show, mas são muito largos.

Uma hora aparecem os altos e finos!

[]s

Eddie,

Me manda um mail que preciso falar uma coisa dos pneus ;0)

Eu perdi teu mail :parede:

Abs

Tio Eddie
29/07/2011, 23:52
Eddie,
Me manda um mail que preciso falar uma coisa dos pneus ;0)
Eu perdi teu mail :parede:
Abs

Rodrigo

Mandei e-mail para rodrigo 4crawl

No aguardo!

[]s

Marcelo Leitão Oliveira
30/07/2011, 09:13
No aro 16 os pneus com que poderiam ser chamados de altos e finos são os 235/85R16 fáceis de achar em diversos modelos e marcas.

Grélo
30/07/2011, 10:51
Leitão,

235/85R16 é equivalente ao 33" em altura?

Abraços,

Grélo.

Tio Eddie
30/07/2011, 11:59
Leitão,
235/85R16 é equivalente ao 33" em altura?
Abraços,
Grélo.

Grélo,

o 235/75R16 está mais para um 32" (31,728"). Quando recapado chega na altura de um 33".

[]s

P.S Link para uma boa calculadora de pneus - http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp?action=submit&reset=yes

Grélo
30/07/2011, 17:35
Obrigadão Tio Eddie;)

Eu tô até pensando em um jogo desses pneus 235/85 aro 16, mas quero originais e novos, pois para trilhas mais pesadas tenho um jogo de 33" BF AT recapados com os VJ910 da Vipal;)

Digamos que seria um jogo "street":D:D:D:D:D

Pessoal, que marcas e modelos tem nessa medida 235/85 R16?

Abraços,

Grélo.

Tio Eddie
30/07/2011, 18:52
Grélo,

235/85R16 não é nenhum bicho de sete cabeças para achar. Dê uma olhada nas boas lojas do ramo e faça sua escolha.

As carcaças dos recapados VJ900 que usei eram pirelli.

[]s

andres-tavares
09/12/2011, 22:45
Me passaram este link, achei salgado considerando que eu paguei 830 nos meus 33x12.5 km2 ... mas ali estao

Lançamento – Pneu MUD Bfgoodrich 33 x 10,5 | Nordeste 4x4 (http://www.nordeste4x4.com.br/lancamento-pneu-mud-bfgoodrich-33-x-105/)

R-Mendes
10/12/2011, 16:51
Loras,

Acredito que o ideal seria o 35x10,5 mas no Brasil é mosca branca, de olhos azuis e cílios lilás.....
Ando garimpando estes pneus no PY, já encotrei 33x10,5 mas nada de 35 ainda...

Pneus finos e altos são meu sonho de consumo também.

[]s

Tio Eddie, os 33x10.5 R15 você encontrou no PY? Foi em PRC?

Tio Eddie
10/12/2011, 17:00
Tio Eddie, os 33x10.5 R15 você encontrou no PY? Foi em PRC?

exato, 33x10,5 em PJC

astickel
10/12/2011, 17:12
Pessoal, estou usando pneus 31 BF AT, tinha pensado em ir para o 33x10,5 para aumentar a relação (já que pego muita estrada) e não aumentar a largura, mas realmente o preço é muito salgado, além do risco maior de aquaplanar e "passarinhar" com as depressões do asfalto.
Estou pensando em migrar para os 235x85R16, alguém pode me dar uma luz sobre como esses pneus funcionam? São muito mais duros e desconfortáveis que um 31? Em relação a estabilidade no seco, perde muito para um pneu mais largo?