Conectar

Ver Versão Completa : Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões

Páginas : 1 [2]

Tio Eddie
10/12/2011, 20:13
Pessoal, estou usando pneus 31 BF AT, tinha pensado em ir para o 33x10,5 para aumentar a relação (já que pego muita estrada) e não aumentar a largura, mas realmente o preço é muito salgado, além do risco maior de aquaplanar e "passarinhar" com as depressões do asfalto.
Estou pensando em migrar para os 235x85R16, alguém pode me dar uma luz sobre como esses pneus funcionam? São muito mais duros e desconfortáveis que um 31? Em relação a estabilidade no seco, perde muito para um pneu mais largo?

Vamos lá...

235/85R16 equivale a um 31,84x9,5R16, ou seja quase um 32x9,2.

Em relação ao 31 é pouca coisa maior e mais fino (1" maior e 1" mais fino) logo dá pouca diferença.

Usei 235/85R16 recape VJ900 e de longe foi uma das medidas que mais gostei, inclusive fiz uma viagem a SC de 5000km com eles.

Quanto ao funcionamento, vai depender do modelo, desenho, marca que você escolher.

[]s

NayCordeiro
10/12/2011, 20:55
Caros amigos,

acho que já postei antes, mas vou reforçar. Depois de respirar durante 13 anos o off road, as modificações dos jipes e outras inovações, cheguei a conclusao que a troca de pneu por medida maior em nada melhorará o desempenho do carro na abordagem e consequente superação dos obstaculos, tratando-se de um veículo original.

Tenho um ford 76, motor, caixa e eixos originais e um troller 3.0. No jeep instalei um pneu 33", modelo comando II, bastante agressivo. Resultado: o carro ficou péssimo, lento, além da horrível expectativa de quebra dos semi-eixos e outros componentes. O que o pneu poderia aumentar no agarre pelos cravos e maior área de contato, perdi na performance do motor OHC.

No Troller, também com pneus 33 e rodas de 10", tive a surpresa de quebrar o pino central da direção (aquele que encaixa no braço pitman) por peso excessivo no conjunto a ser movido.

Enfim, após acabar os BF MUD 33" do Troller, optei por um 31x10,5, Michelan All Terrain, e espero um melhor rendimento, pois é o recomendado pela fábrica, se encaixando dentro das relações motrizes do veículo. E no jeep, vou optar pelos 600x16, ou no máximo 700x16, candango, do jeito que manda o manual, para andar em qualquer terreno, como foi a proposta do jeep, GP.

Sou da corrente dos que acreditam que não foi em vão todos os estudos, calculos e mais calculos realizados pelos engenheiros das fábricas para chegarem a medida exata do pneu para atender a relação motor-caixa-diferencial, mais durabilidade das peças que fazem o conjunto girar harmoniosamente.

Desnickadu
11/12/2011, 02:09
NayCordeiro

Concordo com tudo que dessestes, porém um adendo no que diz respeito aos engenheiros deve ser adicionado, no meu ponto de vista:

Hoje em dia, mais do que nunca, o custo dos equipamentos fazem um peso ENORME no desenvolver da carruagem, principalmente no que diz respeito a pneus.
Vemos cada vez mais carros grandes com pequenos pneus e estepes cada dia mais finos.
lembra-se do fusca com seus parcos 590x15? hoje usam um pneu menor que esse pra estep [125R14 - 130r15!!!]
e, sinceramente, colocar um pneu desses em um Civic não é coisa que algum engenheiro com massa cinzenta faça... isso é coisa do sujeito do 'lucro a todo custo'...

Certa vez com minha pickupezinha a plena carga na caçamba tive um pneu furado...imagine se existisse somente esse step fino, a enrascada que teria me metido!

Ademas, todo automovel precisa de uma margem de segurança em todos os quesitos, o que nos da margem pra aumentar o conjunto de roda/pneu com certa segurança, ao menos pra uso viário.

Resumindo: engenheiros na maioria das vezes sabem oq ue fazem sim, mas não é só do conhecimento dele que o carro é feito, existe uma equipe de custos precionando-os a fazer as coisas mais baratas e consequentemente mais frageis. Então podemos sim melhorar o comportamento do auto em varios aspectos, modificá-lo não é uma heresia.

R-Mendes
11/12/2011, 11:49
exato, 33x10,5 em PJC

Tio Eddie, agradeço a resposta. Você verificou qual marca era? Será que só tem esse BR Goodrich ou temos opções de outras marcas? Poderia dizer o valor?

E como é o procedimento para comprar pneus em PJC? Já fez esse tipo de compra por lá?

R-Mendes
11/12/2011, 12:05
NayCordeiro

Concordo com tudo que dessestes, porém um adendo no que diz respeito aos engenheiros deve ser adicionado, no meu ponto de vista:

Hoje em dia, mais do que nunca, o custo dos equipamentos fazem um peso ENORME no desenvolver da carruagem, principalmente no que diz respeito a pneus.
Vemos cada vez mais carros grandes com pequenos pneus e estepes cada dia mais finos.
lembra-se do fusca com seus parcos 590x15? hoje usam um pneu menor que esse pra estep [125R14 - 130r15!!!]
e, sinceramente, colocar um pneu desses em um Civic não é coisa que algum engenheiro com massa cinzenta faça... isso é coisa do sujeito do 'lucro a todo custo'...

Certa vez com minha pickupezinha a plena carga na caçamba tive um pneu furado...imagine se existisse somente esse step fino, a enrascada que teria me metido!

Ademas, todo automovel precisa de uma margem de segurança em todos os quesitos, o que nos da margem pra aumentar o conjunto de roda/pneu com certa segurança, ao menos pra uso viário.

Resumindo: engenheiros na maioria das vezes sabem oq ue fazem sim, mas não é só do conhecimento dele que o carro é feito, existe uma equipe de custos precionando-os a fazer as coisas mais baratas e consequentemente mais frageis. Então podemos sim melhorar o comportamento do auto em varios aspectos, modificá-lo não é uma heresia.

Nossa, vocês desse tópico são muito educados. Em certas discussões, já teria rolado briga do 'eu sei mais que você', etc, etc.

Também concordo com o que ambos dizem. Não creio que deve-se desprezar os cálculos e ensaios feitos pela equipe de engenharia ao escolher determinado tipo de pneu, ideal para um modelo de carro. Mas também deve-se levar em consideração que a lei de mercado impera em qualquer lugar onde se envolva dinheiro e, como citado pelo nosso colega, estão sempre a procura do menor custo possível.

Só observar o tamanho dos pneus que veem originalmente em pick-ups como a F250 e a Dodge RAM, cujo porte são robustos mas os pneus fazem o carro parecer um skate.

Sou ciclista e sempre traço um paralelo entre o comportamento do carro e a bicicleta, pois entendo bem mais da segunda opção do que da primeira: bicicletas com pneu mais largo exigem maior esforço, consequentemente maior desgaste do conjunto coroa-corrente-catraca. Aros maiores desenvolvem maior velocidade com menor esforço. Então, mantendo a velocidade constante entre 2 bicicletas com aros de tamanho diferente, o ciclista da bicicleta com aro maior cansa menos, pois irá pedalar menos (uma volta no medal dele faz a bicicleta andar mais que uma volta no pedal da outra). Se o pneu for mais fino, cansará ainda menos, pois a área de contato com o chão é menor. Por isso as bicicletas de corrida tem aros maiores e pneus mais finos.

Levando então para o carro (perdoem-me se estiver falando besteira), um pneu maior, porém com mesma largura, faria o carro consumir menos para andar a mesma distância, sem comprometer o esforço nos componentes de transmissão. Está correto?

Jeanilson
11/12/2011, 18:58
Caros amigos,

acho que já postei antes, mas vou reforçar. Depois de respirar durante 13 anos o off road, as modificações dos jipes e outras inovações, cheguei a conclusao que a troca de pneu por medida maior em nada melhorará o desempenho do carro na abordagem e consequente superação dos obstaculos, tratando-se de um veículo original.

Tenho um ford 76, motor, caixa e eixos originais e um troller 3.0. No jeep instalei um pneu 33", modelo comando II, bastante agressivo. Resultado: o carro ficou péssimo, lento, além da horrível expectativa de quebra dos semi-eixos e outros componentes. O que o pneu poderia aumentar no agarre pelos cravos e maior área de contato, perdi na performance do motor OHC.

No Troller, também com pneus 33 e rodas de 10", tive a surpresa de quebrar o pino central da direção (aquele que encaixa no braço pitman) por peso excessivo no conjunto a ser movido.

Enfim, após acabar os BF MUD 33" do Troller, optei por um 31x10,5, Michelan All Terrain, e espero um melhor rendimento, pois é o recomendado pela fábrica, se encaixando dentro das relações motrizes do veículo. E no jeep, vou optar pelos 600x16, ou no máximo 700x16, candango, do jeito que manda o manual, para andar em qualquer terreno, como foi a proposta do jeep, GP.

Sou da corrente dos que acreditam que não foi em vão todos os estudos, calculos e mais calculos realizados pelos engenheiros das fábricas para chegarem a medida exata do pneu para atender a relação motor-caixa-diferencial, mais durabilidade das peças que fazem o conjunto girar harmoniosamente.
NayCordeiro,

Concordo contigo sobre a questão das quebras, pois um conjunto roda/pneu maior acaba forçando mais os componentes e ocasionando mais quebras, principalmente se a viatura já tiver vários anos nas costas...

Mas sobre a perda de potência, você chegou a trocar a relação do diferencial? Isso é uma questão importante, pois pneus de diâmetros maiores "alongam" a relação final da transmissão (relação giro do motor/velocidade) e consequentemente alteram a faixa ideal de utilização do motor. Para compensar esse alongamento deve-se trocar o conjunto coroa e pinhão dos diferenciais por modelos de relação mais reduzido, para a relação final da transmissão voltar ao que era com os pneus originais.

Esse é um erro muito comum, trocar os diâmetros dos pneus e esquecer da transmissão.

Agora, NMHO, de 31" para 33" é muito pouco para causar os problemas que você teve com o seu Troller :pensativo:.

[]'s

Tio Eddie
11/12/2011, 21:55
Tio Eddie, agradeço a resposta. Você verificou qual marca era? Será que só tem esse BR Goodrich ou temos opções de outras marcas? Poderia dizer o valor?

E como é o procedimento para comprar pneus em PJC? Já fez esse tipo de compra por lá?

R-Mendes,

Tinha BFG e mais uma marca america Les Schwabes Mud Terrain SXT, ambos 33x10,5R15.

Não me recordo exatamente dos preços, mas os BFG acima de R$ 550,00 e os SXT na casa de R$ 350,00.

Comprar pneus no Paraguay é proibido, mas basicamente se vai rodando com a viatura, troca os pneus lá mesmo e DEIXA os pneus velhos lá.

Depois é torcer para não ter excesso de policia na estrada e não pegar nehum cri cri numa eventual barreira.

[]s

Tio Eddie
11/12/2011, 22:03
Nossa, vocês desse tópico são muito educados. Em certas discussões, já teria rolado briga do 'eu sei mais que você', etc, etc.

Também concordo com o que ambos dizem. Não creio que deve-se desprezar os cálculos e ensaios feitos pela equipe de engenharia ao escolher determinado tipo de pneu, ideal para um modelo de carro. Mas também deve-se levar em consideração que a lei de mercado impera em qualquer lugar onde se envolva dinheiro e, como citado pelo nosso colega, estão sempre a procura do menor custo possível.

Só observar o tamanho dos pneus que veem originalmente em pick-ups como a F250 e a Dodge RAM, cujo porte são robustos mas os pneus fazem o carro parecer um skate.

Sou ciclista e sempre traço um paralelo entre o comportamento do carro e a bicicleta, pois entendo bem mais da segunda opção do que da primeira: bicicletas com pneu mais largo exigem maior esforço, consequentemente maior desgaste do conjunto coroa-corrente-catraca. Aros maiores desenvolvem maior velocidade com menor esforço. Então, mantendo a velocidade constante entre 2 bicicletas com aros de tamanho diferente, o ciclista da bicicleta com aro maior cansa menos, pois irá pedalar menos (uma volta no medal dele faz a bicicleta andar mais que uma volta no pedal da outra). Se o pneu for mais fino, cansará ainda menos, pois a área de contato com o chão é menor. Por isso as bicicletas de corrida tem aros maiores e pneus mais finos.

Levando então para o carro (perdoem-me se estiver falando besteira), um pneu maior, porém com mesma largura, faria o carro consumir menos para andar a mesma distância, sem comprometer o esforço nos componentes de transmissão. Está correto?

R-Mendes,

Grato pela observação quanto a educação. Fico muito feliz que neste tópico apenas boas trocas de experiência !

Quanto aos pneus, teu raciocínio está correto. Maior diâmetro, maior velocidade (alonga a relação) MAS.....(sim, sempre tem um mas)

Pensando em pneus temos altura x largura. Individualmente cada um destes fatores afeta o comportamento do carro. Por exemplo, para girar um pneu mais alto, partindo do repouso, o esforço para vencer a inércia será maior do que se fosse um pneu menor (no mesmo carro e componentes mecânicos), logo manter a largura e aumentar a altura também irá exigir mais do conjunto mecânico.
Maior largura faz com que o pneu "copie" mais as irregularidades do terreno, exigindo mais de suspensão, terminais de direção, etc.

A combinação largura x altura pode ter de tudo citado acima um pouco.

Ajudou a clarear um pouco mais?

[]s

JEFFCATUNDA
12/12/2011, 02:01
Agora o vovô tocou em um assunto que está me provocando curiosidade:

Em dois jogos de pneus BF a/t 33, montados em aros 15/8, um jogo com pneus 33/10.5 e outro jogo com pneus 33/12.5...
qual desses jogos tem maior facilidade de desembeiçar andando com baixa calibragem, o que é extremamente necessário para que subamos dunas e andemos em areias muito finas e frouxas aqui no Ceará???....

Os pneus geralmente andam com calibragem de no máximo 10 libras e em situações mais radicais com 6 libras no troller......

R-Mendes,

Grato pela observação quanto a educação. Fico muito feliz que neste tópico apenas boas trocas de experiência !

Quanto aos pneus, teu raciocínio está correto. Maior diâmetro, maior velocidade (alonga a relação) MAS.....(sim, sempre tem um mas)

Pensando em pneus temos altura x largura. Individualmente cada um destes fatores afeta o comportamento do carro. Por exemplo, para girar um pneu mais alto, partindo do repouso, o esforço para vencer a inércia será maior do que se fosse um pneu menor (no mesmo carro e componentes mecânicos), logo manter a largura e aumentar a altura também irá exigir mais do conjunto mecânico.
Maior largura faz com que o pneu "copie" mais as irregularidades do terreno, exigindo mais de suspensão, terminais de direção, etc.

[]s

JEFFCATUNDA
12/12/2011, 02:02
Perdão, não é "Vovô".... É Tio Eddie... hehehehehheh...

manecomultimarcas
12/12/2011, 09:06
Para uso em areia quanto mais largo maior será a flutuação, melhor será o desempenho.
Menores pressões são fundamentais, inclusive para evitar super aquecimento do motor.

Outra dica para uso na areia é usar câmaras e ar.

Sobre pneus maiores... Sim é claro que pneus maiores irão roubar torque e potência, deixando o jipe lerdo com uma relação de marchas totalmente descalonada; Pneus grande só devem ser usadas em jipes pu pick-ups que tenham motor de sobra e mecânica robusta. Ou...
vc faz mudanças e melhorias. Adaptações para que seu jipe funcione bem com pneus grandes.

Uso pneus 35 no Jeep com motor BF Original. Porém uso câmbio de 4 marchas com eixo piloto curto e relação 43x8, sendo que o ideal seria ainda mais curto 53x9.

O motor também já foi melhorado. Eixo trocado, direção hidráulica recalibrada, etc.

SIM, pneus grandes demais em jipes originais, não dá mesmo. Só se for pra ficar bonito e passear no asfalto.

KONDZ jeep tires
12/12/2011, 09:57

Em dois jogos de pneus BF a/t 33, montados em aros 15/8, um jogo com pneus 33/10.5 e outro jogo com pneus 33/12.5...
qual desses jogos tem maior facilidade de desembeiçar andando com baixa calibragem, o que é extremamente necessário para que subamos dunas e andemos em areias muito finas e frouxas aqui no Ceará???....

Os pneus geralmente andam com calibragem de no máximo 10 libras e em situações mais radicais com 6 libras no troller......

Ola Amigo,

Para sua utilização á melhor opção é manter os pneus largos, para areia não é necessario altura, e sim largura e com baixa calibragem.

O Eddie sabe que sou fã de pneus finos e altos, mas não podemos generalizar sempre terá uma melhor opção para cada situação!!

O que pode fazer é andar com pneus 33x12,5R15 com BEADLOCKs, ai sim pode baixar a calibragem bastante sem se preocupar com que destalonem ou girem no aro!!

Abração,

Boas trilhas!!!

JEFFCATUNDA
12/12/2011, 10:13
Agradeço as respostas do Maneco e do Kondz, mas o que vocês postaram eu já sabia... O que ocorre é que um pneu 10.5 já é bem largo e um 12.5 é muito largo. A maioria dos colegas daqui de Fortaleza andam com 33 montados em rodas de 15/10 ou até em rodas 15/12... Eu insisto em usar os 31/10.5 montados nos aros originais do troller...

Ocorre que estou pensando em fazer uma expedição para a transamazônica ano que vem e dessa forma devo comprar pneus MT, mas não gostaria que fosse tão largos quanto os 12.5...

Como vou usar como de costume aqui, como já uso, com calibragem de 06 a 09 libras, a minha preocupação é a seguinte:

qual desses jogos tem maior facilidade de desembeiçar andando com baixa calibragem?

Levando em consideração que a altura é a mesma, será que um pneu mais largo destalona mais facil que um pneu mais fino????

Obrigado pelas respostas colegas....

Tio Eddie
12/12/2011, 10:15

Jeff,

Embora já tenha sido respondida a tua pergunta, reforço o que o Konz disse. Areia precisa de flutuação e para isso os dune buggy são imbatíveis!

Rodas Bead Lock e pneus com estrutura que permitam rodar com 5 lbs seriam um "plus" na areia, mas como sempre não tem almoço grátis nem um pneu que seja bom em todos os terrenos.

Para o meu uso, trilhas, atoleiros, erosões pneus finos se mostram mais eficientes que os largos (mesmo desenho e altura na mesma viatura), mas isso além de gosto pessoal depende da escola de off road que você segue.

A escola americana, com motorzões grandes e câmbio automático usa e abusa dos flotation (largos), enquanto na europa e ásia o uso de pneus finos é maior.

O segredo é descobrir o que funciona para você.

[]s

JEFFCATUNDA
12/12/2011, 10:25
Valeu meu tio, mas eu termino "flutuando" nas duas escolas, pois tenho um Trollr com 250cv e um samurai com 63cv... hehehhe, no samurai uso as originais 205 e vejo muita gente penando com seus belos pneus as vezes ate 31... o que simplesmente MATA o motor do coitado...

Já no Troller tenho muita força, mas isso é ruim tambem para pneus de grande agarre, pois eu usu ele no dia a dia e isso provoca um desgaste prematuro de alguns compomentes...

É por conta disso que considero a largura de um 31 mais que perfeita para o uso tanto em areia quanto em lama... Concordo que não existe um único pneu ideal para tudo, mas acho que os de 10.5 de largura são de bom tamanho para o uso misto...

Minha preocupação é com altura x largura e probabilidade de destalonamento....

Jeff,

Embora já tenha sido respondida a tua pergunta, reforço o que o Konz disse. Areia precisa de flutuação e para isso os dune buggy são imbatíveis!

Rodas Bead Lock e pneus com estrutura que permitam rodar com 5 lbs seriam um "plus" na areia, mas como sempre não tem almoço grátis nem um pneu que seja bom em todos os terrenos.

Para o meu uso, trilhas, atoleiros, erosões pneus finos se mostram mais eficientes que os largos (mesmo desenho e altura na mesma viatura), mas isso além de gosto pessoal depende da escola de off road que você segue.

A escola americana, com motorzões grandes e câmbio automático usa e abusa dos flotation (largos), enquanto na europa e ásia o uso de pneus finos é maior.

O segredo é descobrir o que funciona para você.

[]s

Tio Eddie
12/12/2011, 10:35
Jeff,

Também acho que 10,5" é uma largura meio mágica....funciona bem na maioria das situações.

O pneu destalona com mais facilidade quanto mais larga for a roda e mais murcho ele estiver. Um pneu 12,5 numa roda 8 tem menos chance de destalonar que um 10,5 na mesma roda (mesma altura e mesma pressão).

A condução e o tipo de piso também influenciam muito quanto ao risco de destalonamento.

Agora, usei anos a fio pneus 7.50-16 no CJ5 com 12-15 lbs nas trilhas e nunca tive nenhum destalonado. Com pneus radiais nunca andei com menos de 22lbs, e costumo baixar até 25 lbs em casos estremos, fora isso vou com pneu cheio mesmo.

Ah, atualmente uso rodas 16x8 -25 com pneus 315/75R16.

Se queres REALMENTE andar com pneus bem murchos, acredito que bead locks são o caminho.

Agora, muito oportuna tua postagem quanto a relação tamanho do pneu X power train. Maior a Bolacha, mais power train para virar e aguendar os desaforos.

[]s

andres-tavares
15/12/2011, 12:17
Eu gosto bastante de pneu fino mas tem algumas coisas que temos que analizar

Vale acotar que em alguns casos um pneu 33x12.5 vs 33x10.5 ... o 12.5 tem mais espaco entre os cravos e os cravos seria mais altos

Mud-Terrain T/A KM2 | BFGoodrich Tires (http://www.bfgoodrichtires.com/bfgcom/tire-selector/tire-detail.page?searchType=name&tireName=mud-terrain-t-a-km2#techspec_table)

Tambem um pneu mais fino tende a dobrar mais nas curvas fortes no asfalto.

Eu gosto dos 33x10.5 e eram os pneus que teria colocado no meu t4 caso estivessem disponivies na epoca que comprei os 12.5 ... porem essa parte dos cravos me inquieta um pouco, ja que o km2 nao eh daquelas coisas na lama.

Entre os km2 10.5 e 12.5, os 12.5 sao 8 lbs (3.6 kg) mais pesados!

Alem disso eu poderia estercar mais sem os pneus baterem nas barras, isso eh otimo em trilhas estreitas ... sem contar na hora de manobrar aqui em SP.

Espero que daqui a que meus 12.5 acabarem os 10.5 ja sejam pneus mais comuns aqui no brasil!

Um 285/75/16 eu acho ideal na medida 33, ele eh mais alto que o 33x12.5r15, mais fino (11.5") e mesmo peso ... eh uma boa opcao e mais facil de achar ... sem contar que com mais roda e menos pneu ele dobra menos nas curvas e eh mais dificil de destalonar!

Agora um 33x10.5 com recape vj910 deve ficar showw de bola!!!

Abs

JEFFCATUNDA
16/12/2011, 00:19
Pios é Tavarez, a minha duvida é essa também... TERRIVEL!!!

Vale acotar que em alguns casos um pneu 33x12.5 vs 33x10.5 ... o 12.5 tem mais espaco entre os cravos e os cravos seria mais altos

Mud-Terrain T/A KM2 | BFGoodrich Tires (http://www.bfgoodrichtires.com/bfgcom/tire-selector/tire-detail.page?searchType=name&tireName=mud-terrain-t-a-km2#techspec_table)

Eu gosto dos 33x10.5 e eram os pneus que teria colocado no meu t4 caso estivessem disponivies na epoca que comprei os 12.5 ... porem essa parte dos cravos me inquieta um pouco, ja que o km2 nao eh daquelas coisas na lama.

Alem disso eu poderia estercar mais sem os pneus baterem nas barras, isso eh otimo em trilhas estreitas ... sem contar na hora de manobrar aqui em SP.

Espero que daqui a que meus 12.5 acabarem os 10.5 ja sejam pneus mais comuns aqui no brasil!

Um 285/75/16 eu acho ideal na medida 33, ele eh mais alto que o 33x12.5r15, mais fino (11.5") e mesmo peso ... eh uma boa opcao e mais facil de achar ... sem contar que com mais roda e menos pneu ele dobra menos nas curvas e eh mais dificil de destalonar!

Abs

MaGao
16/12/2011, 20:31
Pneu fino e areia com carro pesado não combinam =)
10.5 na areia em carro pesado.. mesmo baixo é ruim.. tiro isso pelo que eu usava no engesa.. agora com os 37x12,5 eu ando na areia de boa.. apesar dos cravos nem faz tanta diferença..

Abraços,

Rodolfo Ourique
17/12/2011, 09:16
O difícil é conseguir aqui no Brasil estas medidas, acho que o Inmetro não deve ter autorizado, 33x10,5" realmente seria muito bom, outra medida que se acha nos EUA principalmente da marca Interco é a 34x9,5"...

Estou usando os 32x11,5" há alguns meses e estou gostando muito.

JEFFCATUNDA
17/12/2011, 10:14
Tem aqui sim Rodolfo, é dificil mas tem... Tem vendedor de pneu que até se espanta quando eu digo isso... heheheh..

O difícil é conseguir aqui no Brasil estas medidas, acho que o Inmetro não deve ter autorizado, 33x10,5" realmente seria muito bom, outra medida que se acha nos EUA principalmente da marca Interco é a 34x9,5"...

Estou usando os 32x11,5" há alguns meses e estou gostando muito.

JEFFCATUNDA
17/12/2011, 10:16
Mas ai é que tá Magao, um pneu 10.5, não pode ser considerado fino..., veja bem que o que vc usa hoje é muito mais alto, mas quase da mesma largura...

Comparativamente, esse seu 37/12.5 seria bem mais perigoso que um 33/10.5...

Pneu fino e areia com carro pesado não combinam =)
10.5 na areia em carro pesado.. mesmo baixo é ruim.. tiro isso pelo que eu usava no engesa.. agora com os 37x12,5 eu ando na areia de boa.. apesar dos cravos nem faz tanta diferença..

Abraços,

JEFFCATUNDA
17/12/2011, 10:28
Tavares.

Eu não sei se é assim não, olhando parecem iguais as bandas de rodagem, o que muda é o tamanho dos biscoitos, principalmente os das extremidades, os sulcos são da mesma largura e profundidade...

Para lama é inconteste que o 10.5 é melhor porque ele vai buscar o contato enquanto que o 12.5 vai tentar "flutuar"...

Mas para areia é que vem a dúvida, e estamos falando de subidas em altos montes de areia muito fina e solta... Talvez a flutuação dos 12.5 sejam melhores mesmo para isso, mas o peso deles é muito maior também...

Não acho que para uma viatura com 250 Cv isso seja uma dificuldade intransponivel, mas é evidente também que com os 10.5, teremos mais controle do torque, sem necessáriamente explodir tudo para fazer a duna...

Sempre andei com os 31/10.5, e o que ocorre quando ando com os colegas, e todos usam 33/12.5, é que perco em velocidade quando reduzido e que me emgancho as vezes nas valas deixadas nas dunas pelos 33/12.5... mas na minha avaliação, isso se deve a altura do meu pneu e não a sua largura...

Na verdade, acho que ganho em potencia pelo conjunto diametro/peso ser menor e só perco em extensão da reduzida por ter um raio menor (fico mais reduzido) e na altura para vencer as valas... isso sim é ruim porque ai eu tenho que fazer o mesmo trajeto arrastando as bolas dos diferenciais na areia...

Abs

JEFFCATUNDA
17/12/2011, 10:30
Resumindo:

Penso que com 33/10.5 ganho as vantagens da altura e não pego junto as desvantagens da largura excessiva.....

astickel
17/12/2011, 11:41
O engraçado é que você olha os carros do Dakar, feitos para passar em dunas e eles usam pneus finos, como o 235/85r16 e não são carros leves, pesam em torno de 1700kg como este vw touareg

Technical data Volkswagen Race Touareg 3 - Volkswagen Motorsport (http://www.volkswagen-motorsport.com/web/tabellen/index.php?SID&flash=ok&lg=e&st=40&op=id&&id=13)

AlemãoRS
17/12/2011, 16:49
Não consigo enteder esse lance de achar que um pneu fino que vai "buscar" aderência na lama vai ir melhor. Se ele afunda mais, logo o diferencial tá cravado na lama e não passa mais.
Não é comum aqui troller com pneu fino, mas o que vi, mesmo sendo todos com desenho "pé de galinha" não se deram melhor que os tradicionais 12,5.

Jeanilson
17/12/2011, 17:16
Não consigo enteder esse lance de achar que um pneu fino que vai "buscar" aderência na lama vai ir melhor. Se ele afunda mais, logo o diferencial tá cravado na lama e não passa mais.
Não é comum aqui troller com pneu fino, mas o que vi, mesmo sendo todos com desenho "pé de galinha" não se deram melhor que os tradicionais 12,5.
AlemãoRS,

Tem que saber do tipo de lama que estamos falando. Se for do tipo "barro liso", um pneu que afunde alguns centímetros a mais faz toda a diferença, por alcançar a camada mais firme para tração. Agora se o terreno for do tipo "bosteiro sem fundo", já é o contrário, quanto menos o pneu afundar melhor.

Não existe um pneu ideal para todos os tipos de terreno.

[]'s

R-Mendes
19/12/2011, 21:02
R-Mendes,

Tinha BFG e mais uma marca america Les Schwabes Mud Terrain SXT, ambos 33x10,5R15.

Não me recordo exatamente dos preços, mas os BFG acima de R$ 550,00 e os SXT na casa de R$ 350,00.

Comprar pneus no Paraguay é proibido, mas basicamente se vai rodando com a viatura, troca os pneus lá mesmo e DEIXA os pneus velhos lá.

Depois é torcer para não ter excesso de policia na estrada e não pegar nehum cri cri numa eventual barreira.

[]s

Vixe, fiquei um tempo sem visitar o post pensando que ninguém falou nada (não recebi notificação por e-mail) e a conversa foi longe eihn... Vou comentando uma por uma pra não virar bagunça.

Esses Les Schwabes nunca ouvi falar. No caso de optar por compra, é um motivo pros fiscais alegarem que não comprei no Brasil porque no Brasil não tem dessa marca. 'Vai pro guincho'.

Minha idéia era mesmo comprar, trocar pelos que tem nela e deixar os usados lá.

Já fez alguma experiência desse tipo? Li em alguns posts aqui no 4x4 que tem gente que faz e nunca teve problema.

R-Mendes
19/12/2011, 21:05
R-Mendes,

[]s

Ajudou sim, mas a questão da largura eu já tinha conhecimento, pois baseio o comportamento do carro com uma bicicleta e como na bicicleta eu sou o motor, dá pra compreender que com pneus mais largos = mais esforço, pneus maiores = mais velocidade.

Será que utilizar 33x10.5" acarretaria maior gasto dos componentes mecânicos do que um 31x10.5"?

Tio Eddie
19/12/2011, 22:46
Vixe, fiquei um tempo sem visitar o post pensando que ninguém falou nada (não recebi notificação por e-mail) e a conversa foi longe eihn... Vou comentando uma por uma pra não virar bagunça.

Esses Les Schwabes nunca ouvi falar. No caso de optar por compra, é um motivo pros fiscais alegarem que não comprei no Brasil porque no Brasil não tem dessa marca. 'Vai pro guincho'.

Minha idéia era mesmo comprar, trocar pelos que tem nela e deixar os usados lá.

Já fez alguma experiência desse tipo? Li em alguns posts aqui no 4x4 que tem gente que faz e nunca teve problema.

Já comprei pneu em PJC algumas vezes e nunca tive problemas, inclusive os Dick Cepek (Mickey Thompson) que estou usando comprei lá. O segredo é escolher períodos fora de festas, feriados e afins e não abusar do que vai trazer além dos pneus.

[]s

Tio Eddie
19/12/2011, 22:48
Ajudou sim, mas a questão da largura eu já tinha conhecimento, pois baseio o comportamento do carro com uma bicicleta e como na bicicleta eu sou o motor, dá pra compreender que com pneus mais largos = mais esforço, pneus maiores = mais velocidade.

Será que utilizar 33x10.5" acarretaria maior gasto dos componentes mecânicos do que um 31x10.5"?

Com certeza vai, mas a diferença de altura vai fazer toda a diferença!

[]s

okdock
02/01/2012, 14:43
alguem aki usa o pneu scorpion mud 33 da pirelli?ele é bom?
vlw

Tio Eddie
02/01/2012, 20:28
alguem aki usa o pneu scorpion mud 33 da pirelli?ele é bom?
vlw

Nunca usei, mas os comentários é que é muito macio e gasta rápido, fora isso um mud como os outros.

[]s

Marcelo A. Marchiodi
09/01/2012, 10:44
Vi esses CJs no blog Clube do Willys de Campinas: JIpes pela Amazônia (http://clubedowillys.blogspot.com/2011/12/jipes-pela-amazonia.html?spref=fb) ... os pneus parecem ser os Maggion Frontiera 2, aro 18", no site da Maggion o diâmetro é de 870 mm (34") e largura de 212 mm, já tinha pensado na possibilidade desses pneus, mas nunca tinha visto alguém montar, aparentemente ficou muito bom!

Completando, achei o preço desses pneus, novos, 450 reais: Melhor Preço: PNEUS 800X18 MGGION NOVOS (http://melhorprecoparacomprarvender.blogspot.com/2011/01/pneus-800x18-mggion-novos.html)

Francescolli
09/01/2012, 23:45
Preciso de ajuda quanto ao tipos de pneus para meu jerico. motor agrale b11 de 11Cv de forma em cima de um chassi de jipe com caixa e diferenciais originais . preciso de um pneu para andar na pista aki da minha cidade !!
todo mundo aki fala q quanto mais fino o pneu melhor pois os atoleiros de são de até 1m de fundura ou um pouco mais, cheios de água !
eu entrei na pista ano passado !! com pneus 215/70R16 radial firestone ATR radial !! axei q se saiu melhor do q com um mais fina q não lembro medida mas que peguei emprestado etc. mas para essa potencia de motor qual o pneu mais adquado a minha situação !! pois tein subida e curvas e a pista irrigada ta sempre molhada e nessa subida mesmo com correntes
escorrega d+ mesmo !! queria saber q pneu usar !! pois o povo daki so usa uns pneus mto finos !! q uns 15 cm de largura !! q pneu usar ?

Renato Fraga
12/01/2012, 01:25
Alguém sabe onde compro pneus michelin XLZ preferencialmente na medida 900x16????

Abraços

Yuri Trevisol
13/01/2012, 05:41
cara relação de pneu e a parte mais facil de acerta no seu 4x4, primeiro voce tem direciona-lo pra onde ira passar mais tempo, depois procure uma relação motor/largura ideal, e depois e so correr pro abraço....
eu uso um motor ap 2.0 no meu jeep faço trilha maior parte lama/turfa e uso um anatorke 31.5 nunca tive problema..... vai bem e um pneu barato, da ate pra mandar recapar sai mais em conta ainda e nunca mais se termina......

mali9ski
13/01/2012, 16:55
Preciso de ajuda quanto ao tipos de pneus para meu jerico. motor agrale b11 de 11Cv de forma em cima de um chassi de jipe com caixa e diferenciais originais . preciso de um pneu para andar na pista aki da minha cidade !!
todo mundo aki fala q quanto mais fino o pneu melhor pois os atoleiros de são de até 1m de fundura ou um pouco mais, cheios de água !
eu entrei na pista ano passado !! com pneus 215/70R16 radial firestone ATR radial !! axei q se saiu melhor do q com um mais fina q não lembro medida mas que peguei emprestado etc. mas para essa potencia de motor qual o pneu mais adquado a minha situação !! pois tein subida e curvas e a pista irrigada ta sempre molhada e nessa subida mesmo com correntes
escorrega d+ mesmo !! queria saber q pneu usar !! pois o povo daki so usa uns pneus mto finos !! q uns 15 cm de largura !! q pneu usar ?

amigo o que vc diz devem ser entre 650 e 750 ....

acho que só experimentando mesmo, meu avô tem um jericão de rural com motor mwm d22 2 cilindros injeção direta e usamos pneus 750 nele vai embora com seus 1000 kg em cima nas barrocas :shock::shock:

valew

Renato Fraga
05/02/2012, 16:05
Olá companheiros foristas.

Recebi de um amigão, uma matéra que acredito ser bem pertinente ao assunto discutido por aqui:
Pneus (http://www.terasign.com.br/mec/pneus.html)

Segue em anexo algumas imagens bacanas e bem didáticas.

Creditos a João Carlos Teixeira, o TX.

Abraços a todos

Tio Eddie
05/02/2012, 16:34
Renato, muito boas as informações!

[]s

Desnickadu
06/02/2012, 14:18
Belo material Renato!

Vlw por compartilhar \o/

Renato Fraga
15/02/2012, 01:23
Só para dar ênfase à inha postagem anterior, existe um link por lá.

Admito que ficou pouco visível.

Pneus: que pressão usar? (http://www.terasign.com.br/mec/pneus.html)

Espero que agora todos vejam.

Abraços a todos

Marcelo A. Marchiodi
04/04/2012, 08:47
Pra desenterrar o tópico, fotos (roubadas do Pirate) de um Cj-2a com pneus Interco 34"x9.5 aro 16... fica bem interessante!
Segundo o proprietário, hoje ele já está com outros eixos.
Dados do pneu: Narrow S.S. | Interco Tire (http://www.intercotire.com/tires.php?id=8&g=1)

http://img.photobucket.com/albums/v495/jeepfreak81/CJ2A%20buid%20up%20part%20II/DSCF0312.jpg

http://i257.photobucket.com/albums/hh235/scruffyjeeper/Trail%20Cleanup/SV100644.jpg

http://i257.photobucket.com/albums/hh235/scruffyjeeper/Trail%20Cleanup/DSCF0314e.jpg

Tio Eddie
04/04/2012, 10:10
Bem que algum importaador de pneus podia se "animar" e trazer os Interco.......

Até lá, vamos nos virando com o que tem.

[]s

Rodrigo Baratti
04/04/2012, 11:42
Bem que algum importaador de pneus podia se "animar" e trazer os Interco.......

Até lá, vamos nos virando com o que tem.

Me animeei com a discussão na enquete: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/81919-medidas-de-pneus-que-gostariamos-que-estivessem-disponiveis.html, mas não deu em nada?!

[]'s

Tio Eddie
04/04/2012, 12:18
Me animeei com a discussão na enquete: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/81919-medidas-de-pneus-que-gostariamos-que-estivessem-disponiveis.html, mas não deu em nada?!

[]'s

Até agora nada.

Pelo visto é quase ciência de foguete importar pneus, ainda mais de medidas diferentes.

Mas um dia a coisa muda.

[]s

Marcelo A. Marchiodi
04/04/2012, 13:45
Até agora nada.

Pelo visto é quase ciência de foguete importar pneus, ainda mais de medidas diferentes.

Mas um dia a coisa muda.

[]s

Então, eu peguei pra usar no meu Gurgel um jogo de Maxxis Creepy Crawler 700/16, com o Marilson. Tem 30" de diãmetro, pouco maiores que um Maggion militar 700/16... sei que tem um Creepy do tamanho de um 33" também, e relativamente estreito, aro 16"... mas não existe por aqui ainda (veja foto anexa).
Eu, particularmente, longe da discussão técnica... prefiro muito mais os pneus estreitos, questão de gosto, acho que fica tudo muito proporcional, mais bonito mesmo!

Thomasvella
07/06/2012, 20:20
X2

Pneu recauchutado pra min, em picape e no troller, num tenho coragem não, geralmente andamos em velocidades um pouco alta, já no meu Willys, utilizo sem problemas, pois só utilizo em trilhas e deslocamentos onde a velocidade é baixa! nunca tive perda!

Porém é bom ficar atento ao ano de fabricação da carcaça, teve um caso com uma amigo meu que houve um estouro espontâneo do estepe dele, tinha sido recauchudato a uns 2 anos e praticamente não tinha uso (era o estepe) e estourou do nada com o veículo parado na garagem, exatamente porque a carcaça ressecou!

[]´s.

num vejo problema algum em usar pneu recapado em alta velocidade
meu pai e meu tiveram caminhão e usavam recapado até na dianteira
e agora meu vo tem um guincho plataforma e tambem usa pneus recados

Jeanilson
07/06/2012, 20:51
num vejo problema algum em usar pneu recapado em alta velocidade
meu pai e meu tiveram caminhão e usavam recapado até na dianteira
e agora meu vo tem um guincho plataforma e tambem usa pneus recados
Thomas,

Só tem que tomar cuidado nessa sua comparação porque pneus para caminhão foram feitos para serem recapados, já os pneus para carros de passeio e caminhonetes, não.

E um agravante, na minha opinião, é que a maioria das viaturas off-road rodam relativamente pouco, o que faz que os seus pneus já estejam "velhos" (com vários anos de idade) quando chega a hora de recapá-los.

Eu também faço parte da turma que acredita que em viatura que pega estrada, só pneus novos.

[]'s

antonio umino
07/06/2012, 21:57
Falando em recapagem de pneus.
Tenho uma parati 1.6 motor ap alcool. Uso pneus 185x70x13. radiais.
Para experiência mandei recapar 2 pneus a frio. com recape da vipal.
A carcaça é o firestone 570 e coloquei um deles pra rodar na trazeira, já rodou cerca de 7000km. e quase não vejo desgaste.
Sorte? ou serviço bem feito (tipo autoclave).
até mais.

Rodrigo Romo
07/06/2012, 22:31
Ola Eddie,

concordo contigo, mas o problema é que aqui no Brasil e em geral na america latina, não se encontram outras medidas, na asia sei que o pessoal usa versão deles em torno de 35x10,5 que é excelente para o tipo de territorio enlameado que temos.
a versão 37 x 12,5 é boa, mas força muito o conjunto mecanico do cardão e diferencial, ainda mais se tiver motor com muito torque.

andei com veicxulos em outros paises com lama feia e pneus estilo 33 x 10,5 e realmente ele afunda mais, mas limpa bem , parece o efeito de um facão indo ate o fundo.

no RS o pessoal usa pneus agricola de roda 17" com pneus tipo frontera do tamanho de um 33 x 9,0 ou 33 x 10,0 algo assim, mas sao desenho so de trator.

os pneus 3K são uma solução, mas tb quebram muito o conjunto se der muito motor.

se os fabricantes ouvissem as nossas necesidades, rsrsrsrs

abs

rodrigo

Kako
08/07/2012, 13:19
All,

Alguem aqui sabe qual pneu agricola, tem as medidas 37X12,5?
pensando em muita lama, erosões barrentas, e piso escorregadio, e tambem no limite dos D44.

Valew!
Kako

M-Beltrame
08/07/2012, 18:07
All,

pensando em muita lama, erosões barrentas, e piso escorregadio, e tambem no limite dos D44.

Valew!
Kako

Iai KAKO, blza?

Quem é vc?
Sou de Franco tb, pensei q eu era o único.
Voltando ao tema, tem q ver se vale a pena os agrícolas, geralmente eles são pesados.

T+

Henrique Josino
08/07/2012, 19:02
Alguem já viu uns 315x75x16 recapado? Que tamanho fica aproximado!? Estou pensando o modelo sem-limites ou lodo.

leobnaval
08/07/2012, 19:12
Alguem já viu uns 315x75x16 recapado? Que tamanho fica aproximado!? Estou pensando o modelo sem-limites ou lodo.

Fala direto com o fabricante. Os vendedores do geninho acho que podem informar as medidas reais.

[]s

Tio Eddie
08/07/2012, 19:16

Reforçando o que o Leo falou, consultar o fabricante, deve ficar BEM grandinho!, os 315/75R16 já são bem grandinhos por si (=35")

[]s

KONDZ jeep tires
08/07/2012, 21:06
Nos Vj910 ficam com +/- 36,5"! Acredito que vão ficar bem proximos!

Abraços, Boas trilhas!!!

Marcos KONDZ

KONDZ jeep tires
08/07/2012, 21:09
Eddie,

Esses 40x13,5r17 ficam altos e bem finos!!!

O mecanico amigo meu tem uma MILONA 4x4, colocou um sprinter nela agora e levei os 40" TREPADOR só provocar ele!!!

Esses pneus nela ficam perfeitos!!!! rsrsrs

Abraços, Boas trilhas!!

Marcos KONDZ

Henrique Josino
08/07/2012, 21:20
36,5" ta otimo! To procurando um desenho bem agressivo! Uns 285 que um amigo recapou aqui ficou com 35 "

Tio Eddie
08/07/2012, 21:30
Eddie,

Esses 40x13,5r17 ficam altos e bem finos!!!

O mecanico amigo meu tem uma MILONA 4x4, colocou um sprinter nela agora e levei os 40" TREPADOR só provocar ele!!!

Esses pneus nela ficam perfeitos!!!! rsrsrs

Abraços, Boas trilhas!!

Marcos KONDZ

Isso mesmo Marcos, proporcionalmente finos!

Mas minha meta ainda são pneus na casa dos 35" de altura com 10,5" de largura...

Agora uma Femil com os 40"...ai, ai, ai..... atenta....

[]s

Kako
08/07/2012, 22:17
Iai KAKO, blza?

Quem é vc?
Sou de Franco tb, pensei q eu era o único.
Voltando ao tema, tem q ver se vale a pena os agrícolas, geralmente eles são pesados.

T+

Beltrame,

Sou o dono do chassi, que está lá no Maurão.
a idéia dos agricolas é p/ ter um segundo jogo de pneus, ou não hehehe!
o Jeep vai ficar com 95" de EE, por causa da Dual-Case + CA (Cerca de 1150mm)sem contar motor.

Considerando a formula para um entre eixos bacana, 2,6 X 37(diametro do pneu)= 96,2 estará bem proximo.
Para os americanos 2,7 é o ideal, daí os 35 estarão de bom tamanho, mas só se eu não conseguir os 37. hehehe!

Abraço!
Kako

Marcelo A. Marchiodi
10/07/2012, 10:37
All,

Valew!
Kako

Dá uma olhada nesses Maggion Frontiera 2 800/18 em CJ-5, peguei essas fotos de um blog acho que de um pessoal de Sorocaba que foi na Transamazônica.
Segundo o site da Maggion, ele tem 870 mm de diâmetro, portanto aproximadamente 34".
Acho que são adequados para o que você precisa, e tem preço interessante, o único porém é a roda, mas acredito que a Rodabrás por exemplo poderia fornecer rodas de aço aro 18 com furação Jeep, ou pegar o aro e mandar algum torneiro fazer o centro.

Kako
10/07/2012, 10:51
Marcelo,

Valew!
Vou ver se tem uns desse maiorzinhos! hehehe!

Abraço
Kako.

Marcelo A. Marchiodi
16/07/2012, 10:47
Alguém já viu por aqui os Michelin XZL na medida 8.25-R16?
Já vi os 750, mas 825 não vi ainda, consta num site em português pelo menos, clicando no link dos fora-de-estrada: Pneus Michelin (http://unidasmercedesbenz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=46)

Tem inclusive os XS para areia, já vi um par deles bem usados no rolo 4x4 pra vender.

359154359155359156

fmsJeep75
01/08/2012, 17:34
Já vi os 750, mas 825 não vi ainda, consta num site em português pelo menos, clicando no link dos fora-de-estrada: Pneus Michelin (http://unidasmercedesbenz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=46)

Tem inclusive os XS para areia, já vi um par deles bem usados no rolo 4x4 pra vender.

359154359155359156

Caro Marcelo, desculpe atarvessar o tópico mas vi um post seu em outro tópico sobre caixa de direção do dodge dart em jeep e estou precisando dessa informação. Favor acessar o tópico: caixa de direção mecanica do dodge dart dentro do cofre do motor. Obrigado. e desculpa aí.

R-Mendes
01/08/2012, 22:54

359154359155359156

Esses são radiais?

JPX97
24/08/2012, 23:25
Alguém ja usou Frontieira 7.50-16 agricola em trilhas?
MAGGION - Pneus & Câmaras | Pneu Agrícola: FRONTIERA (Diagonal) (http://www.maggion.com.br/2011/index.php/produtos/agricolas/pneu-agricola-frontiera-diagonal)

obrigado!

leobnaval
24/08/2012, 23:33
Alguém ja usou Frontieira 7.50-16 agricola em trilhas?
MAGGION - Pneus & Câmaras | Pneu Agrícola: FRONTIERA (Diagonal) (http://www.maggion.com.br/2011/index.php/produtos/agricolas/pneu-agricola-frontiera-diagonal)

obrigado!

Concerteza muuuuita gente já usou esse tipo de pneu nessa medida, era o que tinha no mercado a 10 anos atrás. Mas note que este no link que você postou só é permitido para até 32km/h.
Espera o comentário dos jipeiros de carteirinha que eles podem relatar o uso.

[]s

Marcelo A. Marchiodi
25/08/2012, 09:44
Aqui na minha cidade um sujeito usou muito tempo numa Toyota! Um belo pneu! Nunca teve problemas com uso em rodovia não.
Eu uso há anos o Maggion militar 700/16 e nunca tive nenhum problema com velocidade, na tabela dele consta 40 km/h, isso é velocidade de serviço, nada mais, e não velocidade máxima permitida, pode usar sossegado!

Renato Fraga
25/08/2012, 14:45
E não esqueçam de comparar que o peso suportado pelo pneu na máquina agrícola, é muito maior que no Jeep.

leobnaval
25/08/2012, 23:24
E não esqueçam de comparar que o peso suportado pelo pneu na máquina agrícola, é muito maior que no Jeep.

Não é não, este modelo com link postado possui capacidade máxima de carga de 870kg., capacidade que muito pneu de camionete suporta ou supera...
Embora o jipe não pese 3480kg.

Mas enfim entrando mais detalhadamente nessa discusão qual o preço desse pneu, já que ele é tão inadequado, vale tanto a pena assim? pelo que pesquisei esse pneu sai por uns 400,00, por muito menos que esse valor se encontra um bom pneu ressolado (seja 7.50 ou 31" já que o diâmetor final deles são equivalentes) ou com um pouco mais um pneu novo e ainda pneu radial não diagonal como este que ainda precisa de câmara.

[]s

Marcelo A. Marchiodi
27/08/2012, 16:12
O pneu não é inadequado.
Como eu disse, já vi ser usado em uma Toyota curta por um bom tempo.
Mas se o preço que estão pedindo for o que achei por aí, por volta de 450 pra cima... não compensa mesmo, eu mesmo comprei um jogo de Maxxis Creepy 700/16 (tem 30" de diãmetro e são estreitos) com o Marilson por 519 reais cada, pneus novos, importados e tão agressivos quanto esse Maggion.
E sabendo escolher, tem pneus recapados muito bons por aí por preço bem mais em conta.

mairo
28/08/2012, 09:12
eu to usando no vitara 750 fronteira, é muito bom pneu pra lama, tem um bom vão livre, recapado chega a uns 32", é fino, corta bem o barro e não pesa pro motor e para os eixos como um pneu largo, que dependendo da situação ao invés de dar um UP na viatura vc está colocando 4 âncoras no jeep! não é à toa que os tratores e máquinas usam este tipo de garra até hoje, possui grande tração, o preço, tem recapado bem em conta neste link:
Pneu Gaiola 750/16 Ressolado Novo Cravão Trilha Lameiro - R$ 289,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433802054-pneu-gaiola-75016-ressolado-novo-cravo-trilha-lameiro-_JM)

eu sou fã deste pneu! no site da mamute pneus fala que o fronteira é de uso 60% off e 40% on road

::.Mamute Pneus Off Road.:: (http://www.mamutepneus.com.br/)

jipeirodesdepequeno
23/12/2012, 15:02
Pessoal

Alguem sabe uma medida de pneu agrícola (pode ser aro 16, 17, 18 pra cima) semelhante aos pneus 40" ou 42"? de preferência não tão estreitos desses de colheitadeiras, largura do estilo aos TSL, BOGGER (interco) ou um pouco mais.

[]s

NMiller
08/01/2013, 17:58
Muito bom o tópico!:pipoca:
Mas pelo que entendi cada Jeep uma configuração e um propósito. (trilha pesada, leve, passeios, desfiles...etc)
Portanto, as escolhas de pneus geram dúvidas, além do fato que as trilhas possuem diferentes obstáculos (erosões, atoleiros, alagados, subidas...... Bom atualmente estou com estes pneus que parecem com o desenho da Genius1001 nas medias 195x75x16 mas gostaria de melhorar a estética "estabilidade" sem atrapalhar nada ou quase nada, se for possível. Pensei e um jogo de pneu 31x10x15 (modelos Sem limites ou também Genius1001) e rodas com off set negativo. O meu Jeep é um CJ5 motor BF161 e cambio original de 3 marchas, como não é "aquele motor", fico com receio de deixar o Jeep meio xoxo, lerdo....cansado...e me arrepender.
Alguém possui um CJ neste configuração e está com pneus 31x10x15? Ficou bom o conjunto? Penso que 31 não é tão largo assim, estou certo?
A intenção é usar o Jeep para trilhas leves e "moderadas":evil:
Obrigado.388751

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:13
Nelson

Se vc usa um pneu 175/75R16 vc tem um pneu com 70 cm de altura. É bem pequeno.

Recomendo uma medida mediana: 235/70R16 ou 245/70R16 ficará ótimo.

O genius 1001 é igual ao antigo Black Star Guyane.

No mercado existem desenhos ainda mais agressivos... recomendo o VJ900 da Vipal. Várias reformadoras trabalham com esta banda.

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:17
O 750x16 Fronteira novo da Maggion tem míseros 77 cm de altura. Reformado pode chegar a 80 cm dependendo da carcaça usada. Esta mais para um pneu 31x8,5x16. Um pneu 32 na prática tem de 81 a 82 cm dependendo da marca 9se for novo) Se vc reformar um pneu 32 ele vai crescer de 1,5 a 2,5 cm (depende da banda) ou seja vai ficar um 33.

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:19
Cuidado. Pneus agrícolas são projetados para baixa velocidade e muito peso. São pneus indirigíveis a mais de 60 km/h. Só para trilha vai dar certo sim. Mas é bem duro. Reforçe as soldas do chassis.

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:22
315/75R16 recapado a frio é uma ótima solução. Irá ficar coma proximadamente 89 a 90 cmd e altura. Pode ser veito com a banda VJ910 da Vipal e vai ficar animal. O problema é achar 4 carcaças boas nesta medida.

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:27
Aqui na minha cidade um sujeito usou muito tempo numa Toyota! Um belo pneu! Nunca teve problemas com uso em rodovia não.
Eu uso há anos o Maggion militar 700/16 e nunca tive nenhum problema com velocidade, na tabela dele consta 40 km/h, isso é velocidade de serviço, nada mais, e não velocidade máxima permitida, pode usar sossegado!

A Maggion percebendo que muitas pessoas usavam o 750x16 Agrícola no Jeep refromulou o projeto e começou a fazer o mesmo 750x16 com desenho agrícola, porém com índice de velocidade 120 km/h, justamente para atender a este mercado. Existem os 2 pneus. O para 32 Km/h e o para Jeep.

o 700x16 Militar foi projetado para Jeep, então pode ser usado tranquilamente até 120 Km/h.

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:31

Condordo com o AlemãoRS

Marcelo Leitão Oliveira
08/01/2013, 18:41
Vai por mim, quando mais largo melhor (se vc tiver estrutura, direção, rodas e suspensão adequados)

Se existisse 31x12,5R15 seria perfeito. Ou até 31x13,5R15 melhor ainda. Tração sem perder torque.

USo no meu Jeep o Mudzilla 35x13,5x16 e estou mudando para 33x13,5x16.

Pneu fino só mesmo para rallye de velocidade na terra ou na neve. Na lama e na areia é preciso tração com flutuação e torque também.

No aro 15 no Brasil as opções são limitadíssimas: 235/75R15 que é igual ao 30x9,5R15
255/75R15 que é praticamente igual ao 265/70R15 que por sua vez é igual ao 31x10,5R15
255/70R15 que é usado na Hilux.

Já no aro 16 vc tem mais variedade: 235/60R16, 235/70R16, 235/75R16, 235/85R16, 245/70, 245/75, 255/70R16 (Frontier), 265/70R16, 275/75R16, 285/75R16, 305/70R16, 315/75R16

PEna que não esta chegando mais os 35x12,5R16, 37, 38 e maiores. Me avisem se começarem a chegar novamente.

Só demorei um ano para ver os seus comentários. Desculpe a demora.

Paulo AV
09/01/2013, 14:28
Muito bom o tópico!:pipoca:
Mas pelo que entendi cada Jeep uma configuração e um propósito. (trilha pesada, leve, passeios, desfiles...etc)
Portanto, as escolhas de pneus geram dúvidas, além do fato que as trilhas possuem diferentes obstáculos (erosões, atoleiros, alagados, subidas...... Bom atualmente estou com estes pneus que parecem com o desenho da Genius1001 nas medias 195x75x16 mas gostaria de melhorar a estética "estabilidade" sem atrapalhar nada ou quase nada, se for possível. Pensei e um jogo de pneu 31x10x15 (modelos Sem limites ou também Genius1001) e rodas com off set negativo. O meu Jeep é um CJ5 motor BF161 e cambio original de 3 marchas, como não é "aquele motor", fico com receio de deixar o Jeep meio xoxo, lerdo....cansado...e me arrepender.
Alguém possui um CJ neste configuração e está com pneus 31x10x15? Ficou bom o conjunto? Penso que 31 não é tão largo assim, estou certo?
A intenção é usar o Jeep para trilhas leves e "moderadas":evil:
Obrigado.388751

Nelson,

O meu CJ tem pneu 31x10,5x15 porém a motorização não é original (GM151, Clark 4M), portanto não serve como referência exata para você. Anteriormente estava com um 235/75R15. Certamente a troca das dimensões do pneu vão influenciar desempenho do seu Jeep de maneira perceptível tanto pelo aumento do diametro (vai deixar a relação de marchas mais longa) como do peso e momento de inercia dos pneus (o motor tem de fazer mais força para acelerar as rodas). Mas não acredito que seja algo muito exagerado. Isso com tração direta, agora em reduzida vc praticamente não vai perceber muita diferença de desempenho.
Para o meu gosto essa largura de pneu para um jeep de uso digamos assim misto, que parece ser seu caso, é a ideal. Te dá uma boa vesatilidade sem ter que modificar muito seu carro. Pneuzão só dá dor de cabeça e frustração a menos que vc adapte seu carro a ele. Não tem almoço de graça: tem que mudar relação de marcha, colocar motor potente, botar eixos flutuantes senão os originais vão quebrar, colocar frio a disco por que da mesma forma que o motor faz mais força para acelerar os freios tem que desacelerar rodas bem mais pesadas e levantar suspensão e/ou carroceria senão vai raspar. Sem contar que o jeep, que já não tem um bom diâmetro de giro, vai ficar ruim de exterçar.
Agora se vc prentende pegar atoleiros com muita água e solo sem resistência alguma ou pegar trilha com muita pedra (não é cascalho), tem que botar um pneu bem mais largo e modificar bem o jeepinho. Também acho que vc não vai ganhar muita coisa além de estética e um pouco a mais de vão livre aumentando os pneus de 195/75 para 31x10.5 mantendo o mesmo desenho de pneu. Em termos de tração e capacidade de enfrentar o terreno não vai ganhar muito e talvez não valha o investimento de comprar os pneus e as rodas novas (as 16 por 15, lembrando que a largura da roda deve ser idealmente para o 31x10.5 de 7" 8") a menos que vc use um desenho mais agressivo (mais ou menos o que eu fiz).

Resumindo (minha opinião):

- Trocar para 31x10.5x15 com um desenho mais agressivo para uso em trilhas "leves" e "moderadas" ou para uso misto vai bem (nunca vi um ao vivo pessoalmente mas o sem fronteira parece ser bem agressivo - com certeza é bem mais que um 1001). Investimento não é tão exagerado, tem um bom ganho de tração e mesmo de aparência sem afetar em demasia a dirigibilidade e desempenho do jeep sem outras modificações.

-Trocar as dimensões mantendo o mesmo desenho, talvez não justifique o investimento e a ligeira perda de potência. Melhor ficar do jeito que está a menos que queira dar um upzinho no visual se for o caso.

-Trocar por pneu muito maior, só se gostar mesmo do visual de pneuzão ou for utilizar o jeep em situações mais extremas, pagando para tal o custo de investimento e tolerando os consequentes "efeitos colaterais".

OBS: lembre-se que não existe no mundo um CJ igual ao outro e dependendo da combinação do offset de roda, dimensões do pneu, desenho da banda, altura da suspensão, cansaço das molas, etc, mesmo o 31x10,5 já corre o risco de raspar na lata se a configuração atual do seu jeep é muito próximo da standard.

Eu particuarmente prefiro pneus mais altos do que largos e hoje, se fosse mudar meus pneus e tivesse a disponibilizade aqui no Brasil, colocaria os 33x10.5x15, que acho as dimeões ideais para um CJ versátil: Não tem que mexer muito do jeep e te dá um bom vão livre.

Abraços.

NMiller
09/01/2013, 22:26
Boa noite Paulo AV,
Muito obrigado. Era exatamente isto que queria ouvir!
Tenho pesquisado muito e realmente o visual do Jeep com um pneu maior impressiona. Mas como disse, o almoço não sai de graça!
Por isso havia pensado nos 31 que aparentemente são uma boa escolha, mas como nuca usei pneus desta medida e o Jeep é praticamente original o receio é de sacrificar demais a direção e deixar o Jeep xoxo..... O modelo de interesse é o Pneu Sem Limites que já vi instalado em uma engesa e uma band, ficaram muito agressivos/bonitos.
Já tenho as rodas 15x8 e estão desmontadas, por isso vou montá-las com Off-set de acordo com a necessidade para não raspar.
Agora só falta o jogo de pneus e seu relato foi muito importante!
Vc tem alguma foto do seu Jeep pegando de frente e traseira? Qual off set das rodas?
Abraços e obrigado pelas explicações.

Paulo AV
10/01/2013, 10:44
Boa noite Paulo AV,
Tenho pesquisado muito e realmente o visual do Jeep com um pneu maior impressiona. Mas como disse, o almoço não sai de graça!
Por isso havia pensado nos 31 que aparentemente são uma boa escolha, mas como nuca usei pneus desta medida e o Jeep é praticamente original o receio é de sacrificar demais a direção e deixar o Jeep xoxo..... O modelo de interesse é o Pneu Sem Limites que já vi instalado em uma engesa e uma band, ficaram muito agressivos/bonitos.
Já tenho as rodas 15x8 e estão desmontadas, por isso vou montá-las com Off-set de acordo com a necessidade para não raspar.
Vc tem alguma foto do seu Jeep pegando de frente e traseira? Qual off set das rodas?

Olá Nelson
Não tenho certeza pois não cheguei a medir quando antes da montagem mas acho que o offset das minhas rodas é -12mm, porém a minha tala é 7", não serve de referência para vc que vai usar de 8". Aqui comingo no momento não tenho fotos, depois eu posto algumas para vc dar uma olhada.
Tem um outro detalhe, dependendo do desenho da tala do pneu e offset da roda, o 31x10.5 já começa a ficar para fora da lata; não é nada exagerado. Se for usar um pneu mais largo, fatalmente terá que colocar alargadores de pára-lama tanto por questões legais (o guarda pode encher o saco) como práticas, pois vai começar a jogar lama para todo lado. O meu não tem alargador.
Eu estou muito satisfeito com os meus pneus, mas é aquele negócio, cada um tem um gosto, uma necessidade e um orçamento particular, por isso é importante pegar opinião de mais pessoas para servir como referência e ponto de partida. Mas sempre vai ser uma opnião, que pode ou não servir para vc. Infelizmente, equipar e adaptar um jeep está mais para uma mistura de arte com bruxaria do que ciência com técnica. O resultado mesmo só dá para saber depois de feito.

Abraços

Paulo AV
10/01/2013, 14:46
Boa noite Paulo AV,

Seguem algumas fotos do meu jeep:

388991 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros" 388990Os pneus atuais 31x10.5x15
388993 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros"388992 Os pneus atuais 31x10.5x15
388989Pneu comecando a sair da caixa de roda.

NMiller
10/01/2013, 23:15
Seguem algumas fotos do meu jeep:

388991 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros" 388990Os pneus atuais 31x10.5x15
388993 Os pneus anteriores 235/75R15 "estradeiros"388992 Os pneus atuais 31x10.5x15
388989Pneu comecando a sair da caixa de roda.

Muito bonito o Jeep!:palmas::palmas:
Este é o resultado que procuro! Pneus mais largos, mas não muito (acredito que terei pouca dor de cabeça com quebra de direção e desempenho do Jeep), pneus um pouco para fora da cx de roda, acho que vai melhorar a estabilidade.... tb. Fora a estética do Jeep com pneus mais agressivos. Show!
Paulo, muito obrigado pelas fotos, explicações e atenção dispensada.
Isso é muito legal neste forum, em outros momentos já me passaram dicas e informações que ajudaram muito tb.
Neste tópico mesmo que li todo esta semana, aprendi muito. Note abaixo nas fotos que separei do conjunto atual dos pneus 195x75x16 com as rodas originais ficam muito para dentro da cx de roda......
Abraços.
389070389072389073

Paulo AV
11/01/2013, 12:36
Muito bonito o Jeep!:palmas::palmas:
Este é o resultado que procuro! Pneus mais largos, mas não muito (acredito que terei pouca dor de cabeça com quebra de direção e desempenho do Jeep), pneus um pouco para fora da cx de roda, acho que vai melhorar a estabilidade.... tb. Fora a estética do Jeep com pneus mais agressivos. Show!
Paulo, muito obrigado pelas fotos, explicações e atenção dispensada.
Isso é muito legal neste forum, em outros momentos já me passaram dicas e informações que ajudaram muito tb.
Neste tópico mesmo que li todo esta semana, aprendi muito. Note abaixo nas fotos que separei do conjunto atual dos pneus 195x75x16 com as rodas originais ficam muito para dentro da cx de roda......
Abraços.

Nelson
Mais um detalhe: A primeira vista parece que não é muito, mas a diferença de dimensões entre o 195/75R16 e o 31x10.50R15 já é considerável. O simples fato dele começar a ficar para fora da caixa de roda significa que em situações mais extremas pode acontecer do pneu raspar na borda do paralama. Andando normalmente e em trillhas leves não acontece nada, mas se for exigida muita articulação do eixo (tipo cruzar uma valeta em diagonal ou subir com uma das rodas numa pedra) pode dar uma raladinha. Só testando para saber.
No meu caso isso aconteceu uma vez exatamente no caso da valeta em diagonal, mas eu estava um pouco chutado e provavelmente a supensão chegou no batente ou muito próximo disso. Passando bem devagar não pega nada.
Ah, seu velocimentro também vai marcar outra velocidade (se não errei nas contas, cerca de 12% para menos que a atual).
Por outro lado vc deve ganhar algo em torno de 4cm de vão livre, o que é considerável, e na minha opinião esse é o ponto de maior vantagem.
Se a sua direção for a mecânica original vai ficar mais pesado também, resta saber o quanto (vc está passando de uma banda de 195mm para 267mm, ou seja 72mm de borracha a mais em cada roda). O meu tem direção hidráulica, portanto eu não saberia avaliar o quão mais pesada vai ficar.
Em termos de estabilidade é difícil prever o quanto se ganha (ou perde) pois apesar de vc estar aumentanto a largura total do eixo o que tende a aumentar a estabilidade, vc também está elevando o centro de gravidade pelo aumento da altura total do veículo, o que tende a reduzir a estabilidade. Vai depender do resultado líquido dessas duas contribuições.

NMiller
15/01/2013, 17:46
Obrigado Paulo.
Havia pensado nisso.... Mas conversando com alguns colegas pensei em elevar os calços de carroceria se necessário para não pegar no pneu, caso isso aconteça.
Já vi alguns donos de Jeep cortando lataria, mas não é minha intenção a princípio.
Espero ganhar estabilidade (parece brincadeira falar de estabilidade em Jeep......) mas acho que deve melhorar um pouco, mesmo ficando mais elevado com as rodas/pneus. A direção é mecânica (dura) e já me acostumei, se não piorar muito deve dar pra levar..... Como vc falou só teremos certeza dos resultados depois de pronto. A arte de adaptar!
Abraços e obrigado pelos conselhos.:concordo:

tuna
15/01/2013, 17:56
Obrigado Paulo.
Havia pensado nisso.... Mas conversando com alguns colegas pensei em elevar os calços de carroceria se necessário para não pegar no pneu, caso isso aconteça.
Já vi alguns donos de Jeep cortando lataria, mas não é minha intenção a princípio.
Espero ganhar estabilidade (parece brincadeira falar de estabilidade em Jeep......) mas acho que deve melhorar um pouco, mesmo ficando mais elevado com as rodas/pneus. A direção é mecânica (dura) e já me acostumei, se não piorar muito deve dar pra levar..... Como vc falou só teremos certeza dos resultados depois de pronto. A arte de adaptar!

Nelson, lembre-se ao mexer com calços de carroceria, se a coluna de direção e pedaleira forem originais, elas sofrerão interferência com a carroceria nada muito medonho, e também simples de resolver no mais, coloca aquele que melhor te atender :concordo:
[]´s

NMiller
15/01/2013, 18:25
Nelson, lembre-se ao mexer com calços de carroceria, se a coluna de direção e pedaleira forem originais, elas sofrerão interferência com a carroceria nada muito medonho, e também simples de resolver no mais, coloca aquele que melhor te atender :concordo:
[]´s

O Jeep possui pedaleira suspensa, mas a coluna acho que é original. O angulo muda com os calços mais altos..?
vou mexer nos calços somente se necessário. Como foi dito aqui: o almoço não sai de graça!
Arruma uma coisa, desregula outra e assim vai....
Valeu a dica!

Robertux
15/01/2013, 23:07
Pessoal

Alguem sabe uma medida de pneu agrícola (pode ser aro 16, 17, 18 pra cima) semelhante aos pneus 40" ou 42"? de preferência não tão estreitos desses de colheitadeiras, largura do estilo aos TSL, BOGGER (interco) ou um pouco mais.

[]s

Você pode usar o 9.00X20 de caminhão, que era usado no Mercedes 1113, no Ford F600, etc. Equivale a um 38 com somente 9" de largura.

Paulo AV
16/01/2013, 14:57
Obrigado Paulo.

Olá Nelson
Nem pensa em cortar lata não, SE pegar, vai ser muito pouco e só em condições mais extremas acredito eu; não justifica a mutilação do jeep. Como vc bem imaginou, um pequeno lift de carroceria deve resolver ou mesmo um pequeno lift de suspensão com a colocação de jumelos mais compridos (dá uma olhada na foto do meu jeep de traseira). Primeiro troca pneus e rodas, testa e usa por um tempo aí vê se precisa fazer mais alguma coisa. Se for possível mantém os pneus/rodas atuais guardados pelo menos por um tempo, assim se vc se arrepender por algum motivo é fácil voltar ao original. Sem bem que eu acredito que não volta mais.

Abraços

Lauro Paiva
22/01/2013, 19:27
Caro Marcelo,

Tenho acompanhado a discussão desta sala do forum, e gostaria de pedir sua permissão para usar os seus textos (claro que cito a fonte)
se possível os textos que estão disponíveis no site do Maneco em uma pequena apostila que estou fazendo para o pessoal que trabalha no meu órgão o ICMBio, (o IBAMA foi dividido em 2 criando assim o novo órgão) bem como para meus colegas do IBAMA.

Marcelo Leitão Oliveira
23/01/2013, 10:00
Lauro,

Tenho um livro sobre pneus quase pronto. Os artigos do site são uma pequena parcela do livro.

Sim, pode usar os texto citando a fonte.

Eu ainda não finalizei o livro justamente porque falta uma bibliografia oficial que estou coletando...

Se quiser algum texte em especial eu mando.

Lauro Paiva
23/01/2013, 14:49
Marcelo, pode reservar um livro, e me diz pra que conta eu deposito o valor do livro, OBRIGADO!!!!
Como eu trabalho em unidades de conservação, atualmente estou lotado no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia na cidade de Caravelas (comunidade jipeira está convidada a curtir o nosso parque e fazer trilhas por aqui).
Trabalhei muitos anos na Amazônia, quase sete, e como sempre tive jipe ajudava meus colegas de trabalho tanto na condução quanto na manutenção destes (principalmente L200 Bandeirante, Frontie, alguns Land) a maioria nem sabia o que era roda livre.
Quando me deparei com o tópico do tio Edie (avaleu pelo tópico tio edie) e vi seus comentários fui procurando até chegar nos seus artigos.
Muito bons por sinal, bem como nos posts ( que tomei a liberdade de copiar alguns).
Resolvi te escrever para pedir sua permissão e adaptar parte, grande parte na verdade, do seu texto para meus colegas de trabalho.
P.S. Desculpa tomar tanto espaço meio off topic
P.P.S. Abrolhos é um parque marinho a 71km de Caravelas, mas temos algumas trilhas entre faceis e médias, se alguem se habilitar estou as ordens.
P.P.P.S. um texto que gostaria é o que estou tentando fazer a partir do seu, dicas simples para o Analista Ambiental que usa carros off road, e dirige em ramais principalmente nas unidades de conservação longe das meteropoles.
OBRIGADO!!!!!

jipeirodesdepequeno
17/03/2013, 23:04
Você pode usar o 9.00X20 de caminhão, que era usado no Mercedes 1113, no Ford F600, etc. Equivale a um 38 com somente 9" de largura.

Você sabe algum agricola 42" (+ - ) e largura mínima de uns 12" aro 20?
acho que a altura com esse largura só maior que roda 20...

[]'s

Filipe k
17/03/2013, 23:31
A mamute off road esta vendendo os pneus da Interco... marca americana daquele pneus GRAAANDES !!!!
entre eles um muito interessante... o pneu 'NARROW' na medida 34x9,5 R15

acho uma boa medida.. será meu proximo pneu!

401083

jdutra
18/03/2013, 01:24
A mamute off road esta vendendo os pneus da Interco... marca americana daquele pneus GRAAANDES !!!!
entre eles um muito interessante... o pneu 'NARROW' na medida 34x9,5 R15

acho uma boa medida.. será meu proximo pneu!

401083

Sabes que faixa de preço estão esses pneus?

Att.

Jonas

Filipe k
19/03/2013, 21:12
Sabes que faixa de preço estão esses pneus?

Att.

Jonas

jdutra, nao faço nem ideia!!!!

Renato Fraga
20/03/2013, 15:58
Interco 34/9,5/15 Narrow - R$1.500,00 cada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/canal-de-comunicacao-anunciantes/401675d1363797545-marisco-off-road-uswheel-maxxis-yokohama-bfgoodrich-arb-e-ome-narrow-3.jpg

tuna
20/03/2013, 16:48
Interco 34/9,5/15 Narrow - R$1.500,00 cada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/canal-de-comunicacao-anunciantes/401675d1363797545-marisco-off-road-uswheel-maxxis-yokohama-bfgoodrich-arb-e-ome-narrow-3.jpg

:drool: Ó Deus porque me fizeste lindo ao invés de rico?

[]´s querendo 6.000,00 de pneus :shock:

Grélo
20/03/2013, 18:22
Lindo!!! :D

[ ]´s

Grélo.

Filipe k
20/03/2013, 19:00

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk não da pra ter tudo né?
essa medida 34x9,5r15 é demais...

queria ver uma foto deles montados num cj, f-75, troller....

alguem tem uma foto dessas? sera que a loja nao tem?

jdutra
21/03/2013, 19:50

Como será o desempenho desses pneus na lama? Melhor do que o BF Mud KM2?

Esse seria o modelo mais agressivo da Interco?

Tambem gostei das medidas...quero um..

Abraços,

Jonas

PS: Se possível logo o Marruá terá mais essa opção para calçar nas rodas...

Filipe k
21/03/2013, 20:43
[QUOTE=jdutra;1891476]Esse seria o modelo mais agressivo da Interco?
[QUOTE]

da uma olhada no site da interco, ou mesmo da mamuteoffroad que ta trazendo esses pneus para cá..
medidas tem varias... 34" 35" 38" 40" 42,5"

e modelos tbm.. olha umas fotos de uns pneus da interco..

401951401952

maxdelta
21/03/2013, 23:37
No samurai não é um pneu parece esteiras arredondadas. Q treco bruto.

pedro bonadio
23/03/2013, 21:03
No Samurai é um pneu de quadriciclo

mm4x4giallo
25/03/2013, 10:29
Me manda quatro!!!!!!!!111
hahhaha

mm4x4giallo
25/03/2013, 11:36
esse pneu Interco 34/9,5 no aro 16

Este seria o 245/95/16 (se existisse).

REnato Martins
04/04/2014, 13:14
esse pneu Interco 34/9,5 olha isso como fica lindo os pneus

Tio Eddie
04/04/2014, 15:05
Muito legal esse verdinho!

Rodrigo Baratti
04/04/2014, 15:07
esse pneu Interco 34/9,5 olha isso como fica lindo os pneus

Particularmente acho essa medida excelente para veiculos leves.
Ganham altura, sem necessariamente forçar o conjunto como os pneus largos.

[]'s

leogc
04/04/2014, 16:31
Particularmente acho essa medida excelente para veiculos leves.
Ganham altura, sem necessariamente forçar o conjunto como os pneus largos.

[]'s

era meu sonho de consumo.

abs

Michel Urubu
13/08/2014, 09:30
Bom Dia ...

Ha tempos etou atraz desse modelo de para choque, e ninguem sabe me informa, pode me dizer com chama e onde encontro e encomendo.

Agradeço Abraço!!!!!!!!!

Grélo
13/08/2014, 13:52
Esse Jimny aí se passar pela Tecnotrilha, na mão do Fabil, certamente se tornaria uma máquina de fazer trilhas. :D

Michel Urubu, procura pelo Fabil, que ele tem muita experiência com esses carros e pode ser que tenha, ou saiba aonde conseguir.

tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br)

Abraços,

Grélo.

EDER S. VARGAS
20/09/2014, 23:47
Boa noite pessoal, alguem sabe me informar qual tipo de corrente e qual a medidas para faler um par de correntes para usar com pneus 750-16?

GLIDER
29/04/2016, 16:05
alguem saberia dizer qual fabricante de pneus novos produz a melhor carcaça? esse tópico é um dos mais impressionantes do forum, muito conteúdo.

Marcelo Leitão Oliveira
29/04/2016, 18:52
alguem saberia dizer qual fabricante de pneus novos produz a melhor carcaça? esse tópico é um dos mais impressionantes do forum, muito conteúdo.

Taí uma pergunta difícil...

Em teoria, a maioria dos pneus de uma mesma medida, 265/75R16, por exemplo, são construídos com uma estrutura para aguentar a mesma carga e velocidade, (121/123 T), no caso da maioria dos 265/75R16, o que significa que o pneu do exemplo aquenta 1550 Kg e 190 Km/h.

A estrutura dos pneus radiais de camiotetes é feito com cordonéis de nylon ou poliester nas laterais e aço e nylon/poliéster sob a banda de rodagem.

Dito isso... em tese a resistência das carcaças de pneus de mesma medida e marcas e modelos diferentes deveriam ser iguais.

Na prática deve existir pequenas diferenças de resistência de uma marca pra outra mas é quase impossível medir e provar isso.

Em 20 anos trabalhando com pneus de todas as marcas eu posso afirmar apenas que já vi pneus de todas as marcas sofrerem cortes laterais... principalmente pneus de estrutura radial.

Já pneus diagonais são super resistentes... incluindo as laterais.

Os pneus off road que mais vi sofrendo cortes laterais são os BF Goodrich... mas isso se deve porque esses são os pneus mais vendidos e que mais quantidade tem rodando nas trilhas.

Também tenho grande experiência com reforma de pneus lameiros... e não consigo afirmar que a marca x ou Y tem maior ou menor resistência. Não existe base científica para afirmar isso.

Porém de forma totalmente empírica eu recomendaria em pé de igualdade as seguintes marcas de pneus como tendo carcaças de ótima qualidade:

Yokohama, Pirelli, Goodyear, Maxxis, Michelin e BF Goodrich

Com boa qualidade ou adequada eu listaria as carcaças: Continental, Dunlop, GT Radial, Kumho.

Eu evitaria: Firestone e Bridgestone, Chineses em geral e marcas desconhecidas.

Mas uma boa carcaça é aquela com DOT o mais novo possível, sem danos (principalmente no talão), reparos laterais e sem desgaste localizado. Na hora de usar pneus novos, usados ou reformados, sempre montar pneus idênticos no mesmo eixo. Ou seja sempre em pares.

Espero ter ajudado.

R-Mendes
29/04/2016, 19:13

Em teoria, a maioria dos pneus de uma mesma medida, 265/75R16, por exemplo, são construídos com uma estrutura para aguentar a mesma carga e velocidade, (121/123 T), no caso da maioria dos 265/75R16, o que significa que o pneu do exemplo aquenta 1550 Kg e 190 Km/h.

A estrutura dos pneus radiais de camiotetes é feito com cordonéis de nylon ou poliester nas laterais e aço e nylon/poliéster sob a banda de rodagem.

Dito isso... em tese a resistência das carcaças de pneus de mesma medida e marcas e modelos diferentes deveriam ser iguais.

Na prática deve existir pequenas diferenças de resistência de uma marca pra outra mas é quase impossível medir e provar isso.

Em 20 anos trabalhando com pneus de todas as marcas eu posso afirmar apenas que já vi pneus de todas as marcas sofrerem cortes laterais... principalmente pneus de estrutura radial.

Já pneus diagonais são super resistentes... incluindo as laterais.

Os pneus off road que mais vi sofrendo cortes laterais são os BF Goodrich... mas isso se deve porque esses são os pneus mais vendidos e que mais quantidade tem rodando nas trilhas.

Também tenho grande experiência com reforma de pneus lameiros... e não consigo afirmar que a marca x ou Y tem maior ou menor resistência. Não existe base científica para afirmar isso.

Porém de forma totalmente empírica eu recomendaria em pé de igualdade as seguintes marcas de pneus como tendo carcaças de ótima qualidade:

Com boa qualidade ou adequada eu listaria as carcaças: Continental, Dunlop, GT Radial, Kumho.

Mas uma boa carcaça é aquela com DOT o mais novo possível, sem danos (principalmente no talão), reparos laterais e sem desgaste localizado. Na hora de usar pneus novos, usados ou reformados, sempre montar pneus idênticos no mesmo eixo. Ou seja sempre em pares.

Espero ter ajudado.

Uau.... Que aula.

Estou nessa dúvida... Precisando calçar o transporte e querendo optar por pneu mais alto e fino (215/80R16). É um GV GII. Não sei se ficaria bom...

GLIDER
29/04/2016, 19:19

Espero ter ajudado.

Obrigado pela resposta! Inclusive digo que sua resposta desmistifica muita coisa sobre algumas marcas...:brinde:, sem querer abusar lanço outra pergunta, na sua visão é justificavel pneus de algumas marcas praticarem o preço pedido? por exemplo BF AT ko2 cobrar R$1350 numa unidade 265/70R17 é justificavel? O que quero dizer é, vale o preço?

sandro_ventania
29/04/2016, 21:11
Pior é a falta de opções...todas as medidas tem larguras padrões é raro opções de um mesmo diametro com largura diferentes.
As medidas que poderia ter opçoes é as 30, 31, 32, 33, 35...que teoricamente tem as opçoes de lagura 9,5, 10,5, 11,5, etc...mas infelizmente o mercado engessou tudo...pneu 31 só acha com 10,5...33 só 12,5...e assim por diante.
Gostaria muito de um pneu 33x9,5 r15...se alguém descobrir onde tem...diga por favor!

REnato Martins
02/05/2016, 08:13
Pior é a falta de opções...todas as medidas tem larguras padrões é raro opções de um mesmo diametro com largura diferentes.
As medidas que poderia ter opçoes é as 30, 31, 32, 33, 35...que teoricamente tem as opçoes de lagura 9,5, 10,5, 11,5, etc...mas infelizmente o mercado engessou tudo...pneu 31 só acha com 10,5...33 só 12,5...e assim por diante.
Gostaria muito de um pneu 33x9,5 r15...se alguém descobrir onde tem...diga por favor!

Sandro bom dia, ano passado eu achei fácil o 33 da BF na medida de 10" de largura.

Guima-MS
02/05/2016, 16:31
Pessoal , alguem sabe se existe pneus 285/80R17 ou 285/85R17 (algo proximo de 36x10.50R17 ou 36x11.50R17) , uso os yokohama 315/70R17 na minha picape , mais sao MUITO largos , queria algo mais estreitO , e se fosse um pouquinho mais alto (os yokohama dao 35 , nao seria nada mal um 36) .

Como fica a estabilidade de pneus por ex 33x12.50R15 x 33x10.50R15 ?

Marcelo Leitão Oliveira
06/05/2016, 15:54
Até o ano passado com o dólar baixo existiam pneus importados com grande diferença de preço. Isso esta acabando... Na prática não temos mais grande variação... a cada mês que passa os pneus importados de qualidade... Maxxis, Kumho, GT Radial, Hankook, vão sumindo ou se igualando em preço.

Eu fiz uma lista... o Brasil tinha mais de 100 marcas de pneus em 2013... Jinyu, Nexen, Marshal, GT, Linglong, Goodride, são as conhecidas. Rosava, e dezenas de outras. Isso sumiu... Vão ficar algumas grandes... e outras da pior qualidade... as mais baratas... as boas com preço intermediário... Ou as excelentes com preço melhores (Maxxis) já desapareceram.

Respondendo... tem muita coisa boa... Goodyear, Pirelli, Continental que custa um pouco menos que Michelin e B.F Goodrich...

Mas depende muito de casa caso, cada modelo, cada medida, do uso... Do que se espera de cada pneu.

265/70R17 At da Yokohama custa 1.593
mas tem o Achilles AT 265/65R17 por 1.002,00 ou o Goodyar HT por 800 (liso)

tem que avaliar caso a caso...

Mas o BF tem seu preço e o seu valor... Não sei a durabilidade desse AT novo... Mas deve valer sim... Nesse caso em questão. Mas se vc achar um AT de outra marca... por menos de 900... pode valer a pena também...

É só fazer o cálculo do CUSTO X KM

BF AT custa 1350 e tem uma projeção de durar... 70 mil... Então ele custa R$ 19,28 para cada 1000 Km rodados.

Aí você paga o Achilles que custa 1002 e deve rodar 45 mil Km... Então teremos um custo por Km de R$ 22,26... Não valeria a pena... Mas o desembolso inicial em 4 pneus é 1.400... VAi que o Achilles roda 50, 60 mil. Vai que o BF rode menos... 60 ou 50 mil Km?

Durabilidade de pneu são dois capítulos especiais no meu livro. Muito pano pra manga.

Marcelo Leitão Oliveira
06/05/2016, 15:57
No Brasil nunca vi essas medidas... Pra te falar a vendade nem em sites e revistas americanas... Mas lá fora existe sim medidas 33x9,5, 33x10,5 33x11,5. 33x14... è outro mercado, tem um volume de produção e consumo que justifica a produção. Tem demanda.

Tem muito pneu que aparece nas tabelas nos sites da Michelin, BF, Goodyear e que na verdade não estão disponíveis pra venda no mercado Brasileiro.

Esses fabricantes trazem esses pneus uma vez e nunca mais... E deixa lá no site a informação defasada.

Marcelo Leitão Oliveira
06/05/2016, 16:06
No aro 16 existe as seguintes medidas no Brasil:
195/75r16 só liso
205/75r16 só liso
205/80r16 At
215/80r16 AT e MUD
225/70r16 só AT e o Pirelli Rally
225/75r16 At e MUD
235/70r16 só AT que eu saiba
245/70r16 Só AT
245/75r16 AT
255/70r16 At e MUd (raro)
265/70r16 (a medida mais usada)AT e MUD (raro)
265/75r16 (várias opçõesde pneus AT e MUD)
275/70r16 AT
285/70r16 AT raro
285/75r16 At e MUD raro
305/70r16 difícil e raro tanto AT como MUD
315/70r16 raro
315/75r16 AT e MUD
325/70r16 já vi uma
33x13,5-16 não tem mais já teve
35x13,5x16 não tem mais

600x16
650x16
670x16
700x16
750x16
900x16 só importado

Tio Eddie
06/05/2016, 21:53
Senti falta na tua lista dos 235/85R16
[]s

GLIDER
07/05/2016, 01:06
Até o ano passado com o dólar baixo existiam pneus importados com grande diferença de preço. Isso esta acabando... Na prática não temos mais grande variação... a cada mês que passa os pneus importados de qualidade... Maxxis, Kumho, GT Radial, Hankook, vão sumindo ou se igualando em preço.

Eu fiz uma lista... o Brasil tinha mais de 100 marcas de pneus em 2013... Jinyu, Nexen, Marshal, GT, Linglong, Goodride, são as conhecidas. Rosava, e dezenas de outras. Isso sumiu... Vão ficar algumas grandes... e outras da pior qualidade... as mais baratas... as boas com preço intermediário... Ou as excelentes com preço melhores (Maxxis) já desapareceram.

Respondendo... tem muita coisa boa... Goodyear, Pirelli, Continental que custa um pouco menos que Michelin e B.F Goodrich...

Mas depende muito de casa caso, cada modelo, cada medida, do uso... Do que se espera de cada pneu.

265/70R17 At da Yokohama custa 1.593
mas tem o Achilles AT 265/65R17 por 1.002,00 ou o Goodyar HT por 800 (liso)

tem que avaliar caso a caso...

Mas o BF tem seu preço e o seu valor... Não sei a durabilidade desse AT novo... Mas deve valer sim... Nesse caso em questão. Mas se vc achar um AT de outra marca... por menos de 900... pode valer a pena também...

É só fazer o cálculo do CUSTO X KM

BF AT custa 1350 e tem uma projeção de durar... 70 mil... Então ele custa R$ 19,28 para cada 1000 Km rodados.

Aí você paga o Achilles que custa 1002 e deve rodar 45 mil Km... Então teremos um custo por Km de R$ 22,26... Não valeria a pena... Mas o desembolso inicial em 4 pneus é 1.400... VAi que o Achilles roda 50, 60 mil. Vai que o BF rode menos... 60 ou 50 mil Km?

Durabilidade de pneu são dois capítulos especiais no meu livro. Muito pano pra manga.

é, a coisa ta feia! eu estou olhando pneus por ai e é isso que vc falou, as grandes marcas cada vez mais caras e distantes da realidade, e um derrame de pneus chineses, chegaram baratos e crescendo o olho aumentando o preço e ocupando preços que eram de grandes marcas, e as grandes marcas subindo diariamente os preços. Por essas bandas aqui, pneus novos de boa marca comprado em loja monomarca com preço razoável somente Continental LX2, General Grabber AT ou Dunlop AT3 e Falken AT, mas não sei até quanto tempo, tenho visto algums sites que vendem Goodyear com boms preços mas tem que garimpar.

Fabian Lacerda
29/09/2016, 20:46
Peçoauxílio aos colegas off-roaders...

CompreirodasDaytona Black em Aço (Estilo Mangels)15x8, 5 Furos de 139.7.

Fabricante:Fortwheel
Material:Aço
Modelo:Daytona Black
Aro:15x8
Furação:5 furos de 139.7
ET(Offset): -25

Voumontá-las em pneus BF Goodrich Aro15 33x10,50 R15 Mud Terrain T/A KM2 LRC 114Q.

Nãotenho muita experiência e não analisei isso previamente à compra,então fiquei apreensivo.

Seráque os pneus são adequados para as rodas com essas medidas ?

Rodrigo Baratti
29/09/2016, 21:24
Seráque os pneus são adequados para as rodas com essas medidas ?

Sim, sem problema algum.
Os pneus devem ser sempre mais largos que as rodas. No seu caso 2,5 pol ficam perfeitos.

hercilio.neto
30/09/2016, 00:16
Eu uso essa medida de pneu e roda. Ótimo.
Antes estava com 33x12,5x15. Bom também.

Marcelo Leitão Oliveira
06/10/2016, 13:05
Se as rodas forem muito largas... começam problemas de cortes e danos laterais. Os flancos dos pneus ficam expostos e vulneráveis. Além de desgaste acentuado nas laterais das bandas de rodagem. Ou seja, cada medida de pneu pede uma largura ou tala de roda adequada. Porém existe sempre uma tolerância de 1 ou 2 polegadas.

Marcelo Leitão Oliveira
06/10/2016, 13:09
Pneus 33x12.5 podem ser montadas com rodas tala 7,5 a 9,5 polegadas. Muitos usam tala 10. Já começa alguma perda. Anos atrás eu fiz uma roda tala 12 para usar pneus 35x13,5, só não tive problemas porque os pneus eram diagonais e com laterais/flancos super resistentes. Hoje em dia não recomendo uso de rodas muito largas. Ganha-se na estética e só. A chance de cortes é enorme com rodas muito largas. O talão fica mais exposto, a chance de destalonamento também é maior com rodas largas.

GLIDER
07/10/2016, 07:45
Pneus 33x12.5 podem ser montadas com rodas tala 7,5 a 9,5 polegadas. Muitos usam tala 10. Já começa alguma perda. Anos atrás eu fiz uma roda tala 12 para usar pneus 35x13,5, só não tive problemas porque os pneus eram diagonais e com laterais/flancos super resistentes. Hoje em dia não recomendo uso de rodas muito largas. Ganha-se na estética e só. A chance de cortes é enorme com rodas muito largas. O talão fica mais exposto, a chance de destalonamento também é maior com rodas largas.

Marcelo, estou passando por aqui neste tópico para clicar em "agradecimentos" pois na época "creio que" não tinha essa funcionalidade, obrigado pelas respostas, continue nos presenteando com seu conhecimento!