Ver Versão Completa : Cambio da ZJ mudança demorada da 1ª para 2ª
Beto Gordo
03/02/2009, 21:17
Olá, companheiros!!
Comprei uma Grand Limited 5.2 há 2 semanas (já tive outra), e a mesma está impecabilíssima, com 100.300Km originais. Absolutamente linda e bem conservada. Ela havia ficado parada por uns 2 anos e meio. Fiz uma revisão geral com troca de fluidos, discos de freio, pstilhas, scanner, etc. Gaste R$ 2.000,00 na revisão. Ficou fenomenal, mas há uns 3 dias venho percebendo que na 1ª marcha, ela quando deveria trocar para a 2ª por volta dos 1300 a 1500rpm, ela só o faz a 2000rpm, ou mais. As demais me parece que estão normais. Mas não é sempre que ela faz isto. Não acredito que um carro tão conservado possa estar com a caixa ferrada....a cor do óleo qdo está bom é clara ou escura?? O que poe ser?? Solenóides??
Por favor, me dêm uma ajuda para que eu possa trocar uam idéia com o meu mecânico.
Obrigadão.
Grande abraço;
Betão - Joinville/SC:putz::concordo:
Então pessoal, meu ZéJota é um Laredo 6L 4.0, e quando está com o motor/câmbio frio também só entra a 2.a a partir de 2000rpm, quando quente entra perto de 1500. De 2.a p/ 3.a quando frio não tá muito legal, às vezes fica em neutro por alguns instantes.....quando quente também entra perto de 1500.
Ainda não troquei o fluído do CA, mas comprei juntamente com o filtro, pretendo trocar logo e tenho esperança de que isso resolva.
Quanto à coloração do fluido, normalmente é vermelha clara, límpida.
Ninguém perguntou, mas quanto ao tipo de fluído, pesquisei bastante, bastante mesmo, e sem sombra de dúvidas somente pode ser utilizado o fluido ATF+4 (hoje não existe mais o ATF+3), que mesmo custando perto de R$40/litro compensa. Isto para os CA dos ZJ`s, que são da Chrysler, não vale para os CA Aisin Warner dos XJ`s, nestes pode ser utilizado o Dexron III ou compatível. Dizem que pode também ser utilizado o Motul Multi-ATF, mas o preço é quase o mesmo, lembrando ainda que o ATF+4 é para 96mKm (60mMilhas), mais um motivo para o investimento, pois com a maior durabilidade economiza-se a mão de obra de troca.
T+
Beto Gordo
24/02/2009, 17:29
:putz:É...amigos!!! Como o pessoal diz "Caixão pra nós"........hehehe
Eu troquei o óleo do câmbio da minha, coloquei o melhor dos melhores, e inclusive o mais caro (ai,ai,ai,), e troquei filtro. O filtro estava limpinho, e o óleo aparentava estar bom. Mas nada resolveu. No Scanner, nada aparece de errado. Consultei varios tecnicos especializana área de câmbio automático, e eles me disseram que provavelmente é o tal do corpo de válvulas que está sujo, ou pode inclusive ser uam junta interna da caixa que está ressecada......
Mas para ambas possibilidades tem que abrir o bagulho, e dá uma mão de "abóbora" do cão.
Eu já estou preparado para "embarcar" com uns R$ 3.000,00 nessa brincadeira. E acolham um conselho meu: Não deixem qualquer "orelhudo" meter a mão no câmbio da Cherokee, pois depois o barato acaba saindo caro. Quando se fala em abrir motor, caixa ou diferencial, só mesmo gente que entende do assunto.
No mais, estimo boa sorte aos amigos, e vamos trocando experiências...
Forte abraço;.
Betão.:concordo:
Beto,
Estes cambios são enjoados mesmo, se conselho fosse bom se vendia, mas aí vai o meu.
Quando você alivia o pé no acelerador ela troca, ok? O que devia fazer já fez trocou oleo e filtros, o negocio é usar o carro assim, já fiz meu cambio uns anos atrás, há mais ou menos um ano começou a acontecer como o seu, resolvi não mexer em nada e o carro vai até hoje inclusive na trilha, se você resolver abrir o cambio vai acabar fazendo ele inteiro, dificilmente um cambio desse está com tudo bom lá dentro (discos, cintas, reparos, filtros, conversor de torque, etc) aí você acaba gastando uma nota +/- 5 paus em um carro que funcionava.
Vai usando o carro assim, se começar a piorar (acho dificil) vc mexe.
Obs.: As solenoides podem ocasionar trocas erradas, e podem ser trocadas sem retirar o câmbio.
Abraço,
Caracoles, a minha Laredo 4.0 troca a 2000... Eu ia achar estranho se ela trocasse antes :shock:, eu to viajando?!?!
De todo modo, vc pode forcar a barra para essa troca, basta tirar um pouco o pe do acelerador que troca, mas deve aumentar um pouco o consumo...
Beto Gordo
25/02/2009, 05:03
Olá, Fabio!!
Se fosse assim, eu estaria satisfeito. Não adianta tirar o pé, ela não troca. Mesmo que eu tente trocar manualmente, tirando do "D" para a posição "2", ela não troca. Só após os 2.000rpm ela trava as portas e lá pelos 2.500rpm entra a segunda. Daí para frente fica tudo normal. E, se fosse alguma solenóide, o problema apareceria no scanner, mas não aparece absolutamente nada.
É complicado.....e a menor manutenção numa cx dessas não sai por menos de R$ 3.000,00...ai,ai,ai,.........
Forte abraço ao amigo;
Betão.
Beto Gordo
25/02/2009, 05:06
Olá, copanheiro tracionado Oda!!!
Não adianta. Pode tirar o pé, deixar o pé do lado de fora, tirar o spato, ficar descalço, pedir para um perneta (só com um pé) dirigir, e nada resolve........
Ela simplesmente decidiu não trocar antes dos 2.300/2.500rpm, principalmente quando está fria. Depois de quente até que ela não faz feio......
Grande abraço, e obrigado pelo retorno;
Betão.
Olá galera!!
Nesse tópico abaixo tem um macete que deve ajudar vcs:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32191&highlight=cambio+autom%E1tico+cherokee&page=5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32191&highlight=cambio+autom%E1tico+cherokee&page=5)
Um abs!!
Olá, Fabio!!
Se fosse assim, eu estaria satisfeito. Não adianta tirar o pé, ela não troca. Mesmo que eu tente trocar manualmente, tirando do "D" para a posição "2", ela não troca. Só após os 2.000rpm ela trava as portas e lá pelos 2.500rpm entra a segunda. Daí para frente fica tudo normal. E, se fosse alguma solenóide, o problema apareceria no scanner, mas não aparece absolutamente nada.
É complicado.....e a menor manutenção numa cx dessas não sai por menos de R$ 3.000,00...ai,ai,ai,.........
Forte abraço ao amigo;
Betão.
É Beto, então ferrou...o negocio é soltar uns chequinhos.
Abraço e boa sorte.
Olá, copanheiro tracionado Oda!!!
Não adianta. Pode tirar o pé, deixar o pé do lado de fora, tirar o spato, ficar descalço, pedir para um perneta (só com um pé) dirigir, e nada resolve........
Ela simplesmente decidiu não trocar antes dos 2.300/2.500rpm, principalmente quando está fria. Depois de quente até que ela não faz feio......
Grande abraço, e obrigado pelo retorno;
Betão.
PessoALL,
Meu Laredo depois de aquecido troca bunito, la pelos 1500, vai empilhando bunitinho, mas quando ta frio passa dos 2000 pra entrar a 2.a, a terceira entao.....
Como ainda nao troquei o fluido fico na expectativa....vamo ve o que acontece.
Me lembrei de uma coisa, quando em 4x4Lo (reduzida) o CA do meu Laredo fica sempre em primeira, independente da posicao (D, 1 ou 2), é normal???
Abraço.
hoje vou prestar atencao quando andar na minha... mas tenho quase certeza de que todas as trocas ocorrem la pelos 2200.
o que vcs estao dizendo eh que o normal eh que todas as trocas ocorram nos 1500?
Rones Jr
26/02/2009, 11:39
Se tudo estiver em ordem tb há uma regulagem do cabo, que pode ser tentada. Mas, no início tb estranhei a minha XJ...se acelar rápido ela vai segurar as marchas...se acelerar lentamente ou com pouco carga no acelerador...vai trocar lá pelos 1500 rpms. Hj já tenho tempo certo da minha..
PessoALL,
Se alguém puder ver pra mim se o CA dos ZJ (Laredo, Limited, etc) troca as marchas com o 4x4Lo (reduzida) engatado. No meu Laredo fica sempre em primeira independente da posição da chave seletora (D, 1 ou 2).
É claro que parece incoerente que alguém que quer andar em reduzida querer que o veículo desenvolva velocidade..:pensativo:...ou não.
Abraço.
Hoje prestei mais atencao: a minha troca so em 2500rpm. Eu ainda acho bizarro que alguma troca se de nos 1500 pois essa eh a minha rotacao quando estabilizo a velocidade, de modo que se fosse o caso de trocar nos 1500 ia ficar num vai e vem desgracado.
Alguem ai pode me descrever como as trocas devem ocorrer idealmente? Todas a 1500? Qual a rotacao que deve esta o motor quando estabiliza a velocidade?
De todo, no fds vou tentar o esquema de regular o cabo que o Rones e o Igor (ta la no link) falaram. Mando noticias!
PessoALL,
Se alguém puder ver pra mim se o CA dos ZJ (Laredo, Limited, etc) troca as marchas com o 4x4Lo (reduzida) engatado. No meu Laredo fica sempre em primeira independente da posição da chave seletora (D, 1 ou 2).
É claro que parece incoerente que alguém que quer andar em reduzida querer que o veículo desenvolva velocidade..:pensativo:...ou não.
Abraço.
Mesmo em reduzida tem que trocar todas as marchas, inclusive na trilha se usa muito quando tem que dar um "embalinho".
Obs.: A minha é uma Grand Limit.
Abraço,
Mesmo em reduzida tem que trocar todas as marchas, inclusive na trilha se usa muito quando tem que dar um "embalinho".
Obs.: A minha é uma Grand Limit.
Abraço,
Pois então fabio.hollatz, o meu Laredo não ta trocando não :(........:pensativo: preciso ver isso......
Obrigado por responder.:concordo:
Conforme o mecanico (ex-chefe de oficina da DIVESA) que mexe na minha ZJ, ele me falou que andando normal, a troca deve ser feita entre 2000 rpm até 2500, regulagem de fábrica, alguns mecanicos regulam para trocar entre 1500 rpm, achando que terá uma economia a mais, o que não é verdade, alem dos solavancos que causa na troca.
Quanto a modo de reduzida LO, o cambio deve trocar as marchas normalmente em qualquer posição!
Conforme o mecanico (ex-chefe de oficina da DIVESA) que mexe na minha ZJ, ele me falou que andando normal, a troca deve ser feita entre 2000 rpm até 2500, regulagem de fábrica, alguns mecanicos regulam para trocar entre 1500 rpm, achando que terá uma economia a mais, o que não é verdade, alem dos solavancos que causa na troca.
Quanto a modo de reduzida LO, o cambio deve trocar as marchas normalmente em qualquer posição!
Bom dia IgorHp, informa por favor, se possível, o fone do mecanico.
Abraço.