PDA

Ver Versão Completa : Samuca novo

sergiocirino
07/10/2004, 08:48
Bom dia pessoal, está é primeira vez que levanto um tópico neste forum, e o motivo não poderia ser melhor, acabei de adquirir uma raridade, ou seja, um samurai 97, todo original, com 28000 rodados e novinho em folha, nem acreditei, estou super feliz. Acontece que não manjo quase nada de samucas, então gostaria de saber o que devo fazer para manter o carrinho em bom estado, tenho até dúvidas se mantenho ele do jeito que está, ou faço alguma equipagem, o que não terei condições de fazer no curto prazo. Gostaria de sugestões, por favor. Obrigado. Saudações. Sérgio - Natal-RN.

Claudio
07/10/2004, 10:45
Sérgio,

Parabéns pela aquisição! Com certeza você será muito feliz com o carro!

De início faça as revisões de praxe (segundo o próprio manual da suzuki):
troca de óleo do motor +- 5000 (depende do uso), óleos em geral (diferencial, caixas..) 30.000, correias 60.000... o resto (pastilhas, lonas, buchas etc) é verificação visual e aperto geral...

Faça o seguinte: quaisquer dúvidas mais específicas, venha ao fórum que alguém lhe ajudará!

[]s,

Elio
07/10/2004, 15:46
Fala Sergio!

Seu Samuka e Metal ou Canvas? Coloca umas fotos dele aqui no Fórum.

No meu caso prefiro não mecher no que está quieto. Procuro equipar sem alterar as características originais. Faça as revisões como o Claudio está dizendo e seja feliz.

Qq dúvida vc pode consultar aqui o Fórum que o pessoal vai te ajudar com certeza.

Abs,

Fabil
07/10/2004, 18:57
bem vindo ao mundo da lama e poeira!!

eu quando compro um carro usado independente do estado geral faco o seguintel

- troco oleo de motor e filtro ( mesmo que o antigo dono me jure que o trocou a 1000 km atrás)
- verifico filtro de ar
- no caso de jipes verifico oleo de diferencial/caixa/t-case

isso é o basico...
se o carro ( jipe principalmente) tiver alguma folguinha de rolamentos, vazamentos, etc... NAO deixe p/ depois, mesmo que vc esteja apertado de grana, conserte logo p/ evitar surpresas desagradaveis..

ahhh.. quer manter seu novo samurai em boas condicoes e e vc satisfeito??? use-o bastante da lama e terra!!!! é pra isso que ele foi projetado.... fuja do asfalto.. meu Samurai por exemplo, fica com uma "cara triste" quando ando no asfalto..heheheheh

sergiocirino
07/10/2004, 19:38
Sérgio não conseguiu remover esta mensagem erronea... Ô amadorismo ingrato.. rs.

sergiocirino
07/10/2004, 19:42
Oi Élio, valeu, bem lembrado. Assim que tiver fotos enviarei. Ele é um metal 97 azul claro. Sds.

Fala Sergio!
No meu caso prefiro não mecher no que está quieto. Procuro equipar sem alterar as características originais. Faça as revisões como o Claudio está dizendo e seja feliz.

sergiocirino
07/10/2004, 19:44
Obrigado Claudio, tentarei fazer tudo isto que vc falou. Sds.

Sérgio,
Parabéns pela aquisição! Com certeza você será muito feliz com o carro!
De início faça as revisões de praxe (segundo o próprio manual da suzuki):
troca de óleo do motor +- 5000 (depende do uso), óleos em geral (diferencial, caixas..) 30.000, correias 60.000... o resto (pastilhas, lonas, buchas etc) é verificação visual e aperto geral...
Faça o seguinte: quaisquer dúvidas mais específicas, venha ao fórum que alguém lhe ajudará![/quote]

sergiocirino
07/10/2004, 20:04
Valeu Fabiano, a minha dúvida é se na hora da troca eu devo exigir óleo com a exata especificaçao do manual ou será que existem óleos desenvolvidos recentemente que trabalhariam melhor. Pois é.. como disse, incrivelmente não tem nada de folga em lugar nenhum, até a bateria é original, o que me preocupa, tem que ficar pondo água, o ar condicionado gela, e olha que ando em Natal. Espero que ele continue sem apresentar qualquer folguinha...rs. Acho que vou ter que ir para a trilha no carro de passeio da minha esposa e deixar ele na garagem para não pegar sereno.. hehe. Vou trocar tudo isso ai que vc falou. Um abraço.

bem vindo ao mundo da lama e poeira!!
eu quando compro um carro usado independente do estado geral faco o seguintel
- troco oleo de motor e filtro ( mesmo que o antigo dono me jure que o trocou a 1000 km atrás)
- verifico filtro de ar
- no caso de jipes verifico oleo de diferencial/caixa/t-case
isso é o basico...
se o carro ( jipe principalmente) tiver alguma folguinha de rolamentos, vazamentos, etc... NAO deixe p/ depois, mesmo que vc esteja apertado de grana, conserte logo p/ evitar surpresas desagradaveis..
ahhh.. quer manter seu novo samurai em boas condicoes e e vc satisfeito??? use-o bastante da lama e terra!!!! é pra isso que ele foi projetado.... fuja do asfalto.. meu Samurai por exemplo, fica com uma "cara triste" quando ando no asfalto..heheheheh[/quote]

Elio
08/10/2004, 08:18
Sergio,

Eu usaria óleo sintético e/ou de última geração no motor sem problema. Mas na caixa de redução e diferenciais, use exatamente o especificado ou pode dar chabú.

Para excluir mensagens, primeiro vc faz o Logon (parte superior direita da página principal) e depois vai aparecer um x para excluir em cada uma das mensagens que você postou.

Abs

Claudio
08/10/2004, 08:32
Sérgio,

Faça exatamente como o Eli falou, use os óleos recomendados pela Suzuki. O usado nas caixas e diferenciais é SAE75W90.
No motor, evite misturar óleo sintético com mineral, pois pode criar borras no motor.
Procure saber que tipo de óleo já era usado no carro e escolha um do mesmo tipo mas de boa qualidade, como o Eli falou.

[]s,

Nilton Mattos da Silva
08/10/2004, 10:31
Vamos botar na lama logo este final-de-semana....deixa de ser moça... :D

Flavio Rodrigues
08/10/2004, 15:41
E aí Sergio!

Pagou quanto no samuca??

97 com menos de 30.000 km...carái!!!

Era de alguma velhinha viúva ou o quê??

Esse foi raridade...Parabéns!!

Abraços

Samurai_MOA
11/10/2004, 11:58
Ae Sergio, parabens!

Olha soh, segundo a Selenia/Tutela, vc pode usar nos diferenciais o 80w90 (uns R$ 12,00 o litro), que é muito mais barato que o 75w90. Jah na caixa de marcha e de transferência use o 75w90 (uns R$ 25,00 o litro), não tem pra onde fugir, algumas pessoas usam o 90 API GL5 e dizem que nunca deu problema, mas não é aconselhavel pela fábrica...

Falow,

sergiocirino
11/10/2004, 21:42
Valeu Marcelo. Obrigado. os óleos já estão em dia, tive sorte na caixa de marchas, está legal, agora vou partir para outras coisas. Depois vou precisar de mais conselhos da galera. Uma coisa de cada vez.. né.. Um abração!

Ae Sergio, parabens!
Olha soh, segundo a Selenia/Tutela, vc pode usar nos diferenciais o 80w90 (uns R$ 12,00 o litro), que é muito mais barato que o 75w90. Jah na caixa de marcha e de transferência use o 75w90 (uns R$ 25,00 o litro), não tem pra onde fugir, algumas pessoas usam o 90 API GL5 e dizem que nunca deu problema, mas não é aconselhavel pela fábrica...
Falow

sergiocirino
16/11/2004, 10:37
Olá Junior, como tinha prometido segue a foto do Mt, foi seu segundo passeio na areia, e também já fez uma ecotrilha, e pegou guincho(também tava todo mundo com pneu cross)

Fala Sergio!
Qq dúvida vc pode consultar aqui o Fórum que o pessoal vai te ajudar com certeza.
Abs

mboaventu
19/11/2004, 08:53
Sérgio,
parabéns pela compra. :wink: Vê se não faz o que o cara que te vendeu fez, ou seja, se livrar duma raridade dessas. Tenho um 94 canvas mas tá longe de ser uma raridade, e já dá um bocado de bons momentos. Em janeiro tô indo para natal passear. Se vir o jipinho pelas ruas eu paro prá bater um papo....

[]´s

LuizCabral
28/11/2004, 15:31
E ai sergio, td bem?

Também moro em natal!

Aliás parabens pela viatura, confesso que nunca vi uma tão nova!

Bem, como a gente tah proximo qualquer duvida me mande uma mensagem particular (esse botaozinho "MP" que tem embaixo da minha mensagem).

É importante você fazer manutenção no seu carro nos lugares certos porque aqui em natal existem muitos mecanicos ruins.

[]'s