Ver Versão Completa : Qual a diferença máxima tolerável para relação dos diferencias?
Alexandre X
30/01/2009, 00:24
Para um veículo 4x4 seria viável usar uma c&p 4.10 na dianteira e 3.90 na traseira sem qualquer problema de xabu? Isso dá uma diferença de 5,12%.
joão k. chikui
30/01/2009, 00:31
Alê
Opinião minha : Usaria no máximo 0,5% de diferença , ou até 1 a 1,5% se fosse a mais curta na traseira e a mais longa na dianteira .
Mesmo assim, tentando compensar um pouco com menor calibragem nos pneus do eixo com relação mais longa.
Acredito que em 4x4 no barro não daria muito problema, nas tolerâncias que falou o colega João.
Agora dependendo do terreno...Se com a mesma relação já existe diferença imagine com relações diferentes...
Abs
Olha, já vi aqui no tópico em algum lugar que relações diferentes não rolam. Até porque uma rotação na frente não seria igual a de trás. Já vi tb por aqui que teve gente com barulho no diferencial, parecendo que tava moendo tudo lá dentro, e foi ver, tinha relações diferentes nos dois diferenciais. Acredito que por mais que se tenha uma diferença pequena de rotação, ela existirá e poderá comprometer algumas peças, como caixa de transferencia, por exemplo, não? Se falei algo errado, me corrijam! Abraços!
Elmer_Jeep
30/01/2009, 11:46
X,
li isso aqui um dia desses, espero que ajude:
Leo,
Já vi gente falando que ate 5% pode, eu não sei, mas de 5,86 para 5,89 só tem 0,5% de diferença e com certeza pode.
Eu vejo direto no pirate4x4 os caras usando 5,29 de Toyota com 5,38 de D44, tem 1,7% de diferença.
Convivemos com diferenças maiores nos diametros de pneu e nem percebemos, ou voce acha que os 4 pneus dos nossos 4x4 são exatamente iguais em diametro?
Abraços,
Alexandre X
30/01/2009, 19:39
Eu me lembro disso, mas já me convenci que não rola, ainda mais para rodar em pedra.
Elmer_Jeep
30/01/2009, 19:53
Cara, como é que funciona nos engesa que a dianteira é dana 30 e a trazeira dana 44, no final das contas a combinação dos R&P fica igual ?
[]'s
Qual seria a utilidade ?
Abraços a todos...
Para um veículo 4x4 seria viável usar uma c&p 4.10 na dianteira e 3.90 na traseira sem qualquer problema de xabu? Isso dá uma diferença de 5,12%.
joão k. chikui
31/01/2009, 08:54
Julinot
Não é utilidade , mas sim, necessidade.
Temos caso de amigos que colocaram MWM em JPX e quebraram C&P traseiro 10:41, aconselhei a adaptar o traseiro Band com 9/37 (4,1:1 com 4,11:1 ) e estão rodando assim até hj . Se o de Rural fosse flutuante de série, poderia ser ele com 45:11 (4,09:1).
Gbarros , diferença pequena como essa acima citada, não dá problema , senão em qq trecho meio seco entre uma lama e outra , assim que aparecesse qq curva , o zequinha teria que correr e desligar as RL , afinal , apenas em reta e sem ondulação os eixos dianteiro e traseiro rodam com a mesma velocidade.
Em toda curva , a dianteira faz o percurso todo , enquanto o eixo traseiro vai "cortando caminho" e rodando menos que o dianteiro . Nesta hora , o cascalho , areia , etc faz as rodas escorregar e evita quebra da T-case. Por isso falei pro X que se puder escolher , o mais reduzido atrás seria ideal.
leopoldo
31/01/2009, 18:38
Em 4x4 na lama, esse pequeno escorregamento ou arraste de um não é sentido pelo outro porque a lama deixa o pneu girar e então a diferença some.
MAS
Não pode ser usado em asfalto. Neste caso, a diferença vai encavalar as engrenagens e forçar o conjunto. Os pneus cantam numa dessas por isso, um eixo quer ir mais rápido que outro. Isso estressa não só o cardans e cambio, mas as molas e demais itens da suspensão.
Carlão Rover
31/01/2009, 21:34
Aproveitando o assunto e a presença do ilustre Leopoldo...
Se eu colocar pneus 35" atrás e 33" na frente, andando 4x2, não há problemas correto?e na trilha 4x4 reduzida?
Abraço
leopoldo
01/02/2009, 00:38
Supondo que os diferenciais possuem a mesma relação,
e supondo vc em um jeep ford/willys, que obviamente não tem diferencial central,
No 4x2 vc pode usar 44" e 22", ou inverso
No 4x4 vc só pode usar SE estiver na lama, senão vc vai detonar alguma coisa. LAMA = terra enxarcada.
Asfalto, areia, terra seca, pedregulho, cimento = prejuízo.
Carlão Rover
01/02/2009, 20:35
Desculpe, não entendi o 44" e o 22"?NO 4x2 pode usar o 35" e o 33"?
Abraço
leopoldo
01/02/2009, 22:03
eu quis ressaltar a diferença de tamanho .... poderia ser um 44" na traseira e um pneu de fusca na frente .... mas só no 4x2.
Carlão Rover
02/02/2009, 22:14
OK, então entendi certo...
Já consegui o do fusca...
abraço