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Ver Versão Completa : Off Road – Religião, Aventura, Esporte ou Passeio Rural?



Cesar Boschetti
26/01/2009, 23:53
O que me motivou escrever este tópico emitindo uma opinião fruto de experiências pessoais, bem como de leituras neste e em outros fóruns semelhantes, tem sido a quantidade de palpites furados, elogios duvidosos e xingamentos suspeitos que se vê por ai com relação a carros, picapes, SUVs e 4x4. É muito difícil encontrar uma opinião técnica e objetiva, isenta de paixões e subjetivismos exagerados. Se o indivíduo gosta muito do seu CJ incrementado, legal, mas não precisa referir-se ao EcoSport como cacasport só porque tem raiva da Ford ou do EcoSport não ser um off-road de verdade.

Mas vamos ao assunto.
Estou vendendo meu Sportage 4x4 e procurando uma alternativa para por no lugar. Tenho certeza que essa discussão interessa também àqueles que estão em busca de seu primeiro 4X4 ou algo semelhante.

Por que estou vendendo?
1) A viatura está em perfeitas condições, mas já vai completar 11 anos de vida.
2) Não é gastona (média de 8,7km/l na cidade) mas poderia ser mais econômica e também beber álcool além de gasolina.
3) A manutenção é simples e relativamente barata, mas aos poucos vai ficando mais frequente.
4) O seguro é barato, mas pela idade vai logo ficar fora da faixa normalmente aceita pelas seguradoras.
5) A bem da verdade, para minhas necessidades atuais, não preciso de um 4x4.
5) Finalmente, existe a simples vontade de mudar e ter um carro com estilo e tecnologia mais novos e menos depreciado.

O que por no lugar?
Essa resposta, claro, cabe somente a mim, mas é aqui que entram algumas considerações que acho interessante discutir. São interessantes não apenas para mim, mas para todos aqueles que querem comprar um 4x4 ou um 4x2 aventureiro. Tem coisas que dizem respeito ao um gosto pessoal apenas. Mas tem muita coisa que reflete aspectos técnicos e econômicos reais e objetivos.

É aqui que entra em cena o título deste texto. Para o indivíduo que encara o off-road como uma verdadeira religião, ou, o que é pior ainda, encara a própria viatura como um símbolo sagrado a ser venerado, pouco pode-se dizer. Este indivíduo não precisa de conselhos nem de ajuda e tampouco pode aconselhar ou ajudar alguém exceto alguém muito semelhante a si mesmo. Vamos então tratar da imensa maioria que passa 90% a 99% do tempo em cima do asfalto, mas gosta muito de fugir da rotina e aventurar-se por caminhos mais difíceis.

Em primeiro lugar devemos refletir um pouco sobre quais devem ser os atributos de um veículo fora de estrada no sentido mais amplo. Um verdadeiro fora de estrada tem que reunir 4 atributos fundamentais: 1) Suspensão elevada e reforçada; 2) Tração 4x4 com diferencias blocantes e caixa de redução; 3) Pneus adequados para uso fora de estrada e 4) Acessórios diversos como guincho, macaco tipo high lift; cordas e roldanas, correntes para rodas; pá, enxada; facão, camburão para água e combustível reserva, peças sobressalentes, GPS, rádio ou celular, além de uma maleta com primeiros socorros. Como disse, estamos tratando de um off-road no sentido mais amplo do termo. Nem todo mundo precisa de todos esses quesitos Os 4 quesitos juntos só se aplicam a uma expedição longa, de vários dias em trilhas de difícil acesso. Excetuando o profissional de rallye, prova esportiva fora de estrada ou o pessoal que organiza longos passeios por trilhas selvagens e afastadas da civilização, quase ninguém mais vai precisar de todos esses atributos. Vamos chamar essa categoria de Trilha Pesada.

Vamos agora pensar nas pessoas que querem fugir da rotina mas de modo leve, sem partir para algo mais radical. Para esse grupo de usuários, o veículo não precisa ter todos os 4 atributos listados acima.

Quem gosta de se aventurar, frequentemente, por caminhos mais difíceis, com atoleiros extensos com cerca de 15cm de profundidade, cursos d’água com cerca de 30cm de profundidade, subidas íngremes e escorregadias (sem cascalho), muitas erosões e valas com cerca de 20cm, o carro ideal é um 4x4 completo com pneus de uso misto. Em geral, os acessórios do item 4 podem ser dispensados nestes casos. Vejam que estamos falando de estradas secundárias em condições ruins, mas próximas a habitações rurais, e não de uma trilha abandonada, longe de qualquer recurso. Podemos chamar essa categoria de Trilha média.

Para passeios também frequentes por estradas secundárias menos complicadas, com atoleiros rasos e subidas suaves, basta um carro 4x2 com suspensão elevada e pneus de uso misto. Essa categoria podemos chamar de Trilha leve. É justamente aqui que se situa a ampla gama de oferta de carros aventureiros como CrossFox, EcoSport; Sandero Stepway, Linha Adventure da Fiat, picapes médias como S10 4x2 e Ranger 4x2.

O variedade de veículos oferecidos atualmente é enorme. Para aqueles que pouco se incomodam com o fator econômico, seja no preço do veículo, seja no consumo de combustível ou seguro e manutenção, nada disto interessa. A equação custo/benefício não existe. Existe apenas o aspecto estético e o status do veículo, pouco importando se vai fazer trilha no shopping center ou na lama. Mas tem muita gente, como eu por exemplo, tentando equacionar a relação custo/benefício do melhor modo possível.

Não é que eu não goste de uma trilha mais radical, mas por razões que não vem ao caso, uma carro para trilhas leves ou entre leve e média está mais que bom para mim e, tenho certeza, para um enorme número de pessoas. Não preciso mais que isto. É daí que vem o dilema do que por no lugar do meu sportage 4x4 que é adequado à trilhas mais pesadas. Qualquer carro aventureiro me serve e quase todos me agradam do ponto de vista estético. O problema está em saber qual oferece a melhor relação custo/benefício para uso urbano e para trilha leve.

Já vi muito novato sendo aconselhado a pegar uma Tracker 4x4 só porque o preço é semelhante ao de alguns 4x2 aventureiros. É preciso cuidado com esse tipo de conselho irrefletido. Uma Tracker 4x4 é um off-road completo mas só bebe gasolina, tem consumo e manutenção mais alto que um carro normal e mercado mais restrito na hora da revenda. Isso se aplica também ao Mitsubishi TR4, ao Troller e às picapes nacionais movidas a diesel, todos bem mais caros e com taxa de seguro e custo de manutenção bastante elevados. Tudo isso deve ser posto na balança quando estamos falando de orçamento justo e uso apenas em trilhas leves.

Para uma trilha leve, o atributo fora de estrada mais importante é a suspensão elevada e pneus de uso misto. Um quesito que todos, ou quase todos os aventureiros atuais do mercado possuem. Pensando nisto resolvi reunir alguns modelos de veículos para comparação do custo/benefício e, digamos, fazer uma espécie de enquete com os amigos do fórum, relatando experiência pessoal ou de amigos com o carro. A seleção com preço básico é a seguinte:

Palio Adventure Locker – R$ 52.568,00
Strada Adventure Locker – R$ 44.106,00
EcoSport XLS – R$ 49.545,00
Sandero Stepway – R$ 41.790,00
CrossFox – R$ 41.100,00
Ranger Sport CS – R$ 48.122,00
S10 Advantage CS – R$ 46007,00

Todos possuem suspensão elevada, são FlexFuel (exceção da Ranger) com ampla rede de assistência técnica, facilidade de peças, e custos de manutenção relativamente menores que veículos movidos a diesel ou veículos 4x4 mais caros e de maior potência. Seria muito legal se o pessoal deste fórum desse seu parecer de modo objetivo e sem preconceitos por este ou aquele modelo. Seria interessante considerarmos os seguintes aspectos:
1) Seguro;
2) Manutenção;
3) Desempenho em trilha leve;
4) Consumo e
5) Valor de revenda.

Na minha modesta opinião, o vencedor desta disputa seria o Uno Mille Way. Já fiz muita trilha leve com Fiat Panorama e Uno Mille. Devido ao baixo torque vai muito bem na terra. Não se pode esquecer que parte do trabalho na trilha deve ser do piloto e não todo do carro. O novo Mille Way com suspensão elevada deve ser o substituto do fusca nos caminhos da roça. Mas deixei de lado por ter um apelo visual muito simples. Deixei de lado também o Doblô Adventure e a Idea Adventure por serem mais caros. Mas se alguém quiser postar opiniões sobre outros modelos não listados na tabela será bem vindo também.

Acho que esta enquete seria muito útil para uma ampla gama de usuários, na qual me incluo.
Abraços a todos.

Girti
27/01/2009, 00:15
:concordo: :palmas: :palmas: :palmas:

Legal a sua mensagem, César, bastante ponderada e sensata! Há gostos para tudo, cada um pode e deve fazer o que lhe agrada, mas sempre respeitando aqueles que pensam diferentemente dele. Se alguem é fã do CJ, da L200 ou do Ecosport, o problema é dele, ninguém é obrigado a compartilhar deste gosto!

Também acho que o Uno Mille Way é uma opção válida para quem quer um veículo de uso urbano que permita ao seu proprietário se aventurar pelas estradas de terra sem gastar muito. O mesmo vale para as opções Adventure do Palio e da Strada, embora esta última, extremamente valente na terra, tenha na limitação do número de passageiros um obstáculo significativo.
Das opções colocadas por você, eu escolheria o Palio Adventure, eventualmente o modelo Trekking que, sem o recurso do bloqueio, sai bem mais em conta.

Tenho certeza de que este tópico vai ferver, que cada um coloque a sua opinião, respeitando porém a dos outros.

[ ]s

plnx
29/01/2009, 22:23
Algumas considerações sobre minha pessoa:

Tenho 2 veículos, um Ford Maverick 1976 (atualmente guardado) e um CJ5 1958 (que rodo no dia-a-dia e vou pra trilha eventualmente, mas me faltam pneus melhores).
Por mais que eu goste de veículos um tanto quanto idosos, neste país onde tudo é invertido (Lisarb, como alguns chamam) é mais racional ter um veículo mais velho. Eu me explico:
IPVA, varia de estado p/ estado, mas aqui no Paraná veículos com mais de 20 anos não pagam, logo é mais racional ter um veículo com esta idade.
Em geral a manutenção é mais barata, mas é claro que isto muda de veículo p/ veículo, e meu jeep apesar de não ter sido eu quem montei (comprei pronto) é bastante racional também visto que:

Motor AP, manutenção barata, fácil, e na minha opnião o motor mais econômico p/ o CJ

cambio C10 3 Marchas - preço na faixa de 600 reais (tinha 2 anunciados aqui no forum por esse preço) a titulo de comparação um cambio 5 marchas do gol quadrado é 500 reais a base de troca.

T-case willys, desconheço mais barata, mas se alguem souber, por favor me avise

excluindo a troca de óleo (que num gol é apenas oleo do motor e filtro) no Jeep tenho o oleo do cambio da t-case e dos diferenciais que diferenciam o valor gasto em relação a um 4x2

Profissionalmente já tive de passar de Uno (com pneus carecas) por um lugar numa fazenda p/ chegar até onde se encontrava o equipamento que precisava de manutenção. O dono do lugar chegou a sentar no trator pensando que ia ter que buscar a gente, mas o esquema era segunda marcha e ré, só passava em giro alto. Ele vai bem não pq tem torque, mas porque é leve

De Parati 93 já ajudei um Ka a desatolar e voltar pois ele não conseguia seguir em frente (em um desvio de pedágio, estrada de terra normal, apenas sem cascalho naquele trecho) só pra sobrar espaço pra mim poder passar, e passei

No mesmo trecho que passei de Parati já passei de Jeep em condições semelhantes e a diferença é: tranquilidade, com o 4x2 a questão era embalo, perdeu o embalo fica, e de 4x4 é simplesmente ir. isso numa estrada de terra normal que pelo simples fato de chover ficou intransitavel p/ 4x2 (se o trecho tivesse uns 300 metros a mais encheria de barro os pneus traseiros obrigando a parar, de 4x4 não fica aquela crosta que chega a travar a roda


como nesta lista entraram apenas veículos na casa de 40 a 55 mil todos 0km acabo descartanto eles na questão custo.( mas temos até troller (usado é claro) nesta faixa de preço. sem contar band, hilux e outros)

mas vamos a suas questões, lembrando que vou responder de acordo com o que falei a cima, é mais racional ter um veículo mais velho

1 - Seguro
Aqui é uma questão complicada, realmente não vale a pena fazer seguro, se é que vai conseguir fazer de um veículo com mais de 20 anos.

2 - Manutenção
Em geral um veículo mais antigo é mais barato, conforme já falei ali em cima, e a propósito é algo que busco, manutenção barata ou melhor o menor custo p/ manter (sem recorrer ao barato que acaba saindo caro)

3 - Desempenho em trilha leve
Também já fiquei atolado de Uno em estrada de terra sem cascalho, fazenda de um lado e fazenda de outro, pra nenhum lado estava perto de sede alguma, teria que caminhar uns 40min pra ver se via alguma coisa (caminhar no meio da plantação, ia ser bonito os tombos), e pra ajudar era uma baixada onde não pegava o celular (levamos 4h pra desatolar) por isso prefiro a confiança de um 4x4

3 - Consumo
O mesmo uno dos casos acima faz 6,5km/l de alcool na cidade, se eu andar com pé um pouco mais leve faz a mesma coisa

4 - Valor de revenda
O valor dos Willys tem mudado muito pouco, mas não penso em vender

Outra coisa a se considerar com os pseudo off-road: todos os "causos" acima são em estadas de terra normais, algo a ser considerado como "trilha leve" na sua classificação, mas na verdade nem trilha é pois passa caminhão todo dia, o que muda é apenas uma coisa: Chuva!

Imagine você com sua família naquela cachoeira que ninguem conhece (mas é ali pertinho) e como está no meio do mato não percebe que vem chegando uma daquelas chuvas de verão (fortes e rápidas) e quando percebe junta as coisas e vai pro carro que está do lado de fora da mata ciliar é claro. Neste momento começa a pingar. Depois de manobrar e subir cerca de 50m da estradinha de terra que até algumas horas atras não representava risco algum cai aquele toró e você acaba atolando 2km depois.
ou vamos até facilitar um pouco as coisas, você deixou o carro em cima da grama e tem 20m de subida com inclinação de 15 graus e um ultimo "morrinho" onde a inclinação é de 35 graus (mas tem apenas 30cm de altura), pronto, seu 4x2 adventure te deixou na mão.

Quer saber, falei, falei, falei, não sei se consegui me expressar corretamente e na verdade se muitos pensarem como eu talvez acabe saindo no prejuizo

[]'s atrapalhados e aguardando as pedradas

carlostorres
30/01/2009, 10:28
Tive um Uno Way por 6 meses devidos a problemas meus. O bom dele é a altura em relação ao solo que ajuda muito, nunca raspei o meu, mesmo com 5 pessoas(gordas) dentro do carro. Se equipar ele com pneus mistos, como os que sairam da Fiorino Trecking deve ficar bem melhor na terra.

Falta força para atravessar obstáculos e acho que mais atrapalha que ajuda. Um pouco mais de força ajuda sabendo dosar o pé.

Traçao 4x4 ou traseira pode ser bem útil na terra.

Dos veículos listados optaria por S10, Ranger ou Ecosport. Uma Eco 4x4 não entraria na lista? Apesar de ser 4x4 temporário pode ser muito útil em situações dificeis.

Aqui tem algumas fotos do que aprontei com meu Escort 86 e prova que dá pra brincar com carros pequenos e baixos. Como o colega disse a chuva pode ser fator decisivo também.

http://s123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/AnoNovo_StaRosa_EC_Janeiro2008/

http://s123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/Lama_MK3/

http://s123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/SantaRosa_Outubro2007/

Meu ex uno:
http://i123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/Guaxupe_Agosto2008/DSC06727.jpg

Cesar Boschetti
30/01/2009, 23:24
Algumas considerações sobre minha pessoa:

Tenho 2 veículos, um Ford Maverick 1976 (atualmente guardado) e um CJ5 1958 (que rodo no dia-a-dia e vou pra trilha eventualmente, mas me faltam pneus melhores).
Por mais que eu goste de veículos um tanto quanto idosos, neste país onde tudo é invertido (Lisarb, como alguns chamam) é mais racional ter um veículo mais velho. Eu me explico:
IPVA, varia de estado p/ estado, mas aqui no Paraná veículos com mais de 20 anos não pagam, logo é mais racional ter um veículo com esta idade.
Em geral a manutenção é mais barata, mas é claro que isto muda de veículo p/ veículo, e meu jeep apesar de não ter sido eu quem montei (comprei pronto) é bastante racional também visto que:

Motor AP, manutenção barata, fácil, e na minha opnião o motor mais econômico p/ o CJ

cambio C10 3 Marchas - preço na faixa de 600 reais (tinha 2 anunciados aqui no forum por esse preço) a titulo de comparação um cambio 5 marchas do gol quadrado é 500 reais a base de troca.

T-case willys, desconheço mais barata, mas se alguem souber, por favor me avise

excluindo a troca de óleo (que num gol é apenas oleo do motor e filtro) no Jeep tenho o oleo do cambio da t-case e dos diferenciais que diferenciam o valor gasto em relação a um 4x2

Profissionalmente já tive de passar de Uno (com pneus carecas) por um lugar numa fazenda p/ chegar até onde se encontrava o equipamento que precisava de manutenção. O dono do lugar chegou a sentar no trator pensando que ia ter que buscar a gente, mas o esquema era segunda marcha e ré, só passava em giro alto. Ele vai bem não pq tem torque, mas porque é leve

De Parati 93 já ajudei um Ka a desatolar e voltar pois ele não conseguia seguir em frente (em um desvio de pedágio, estrada de terra normal, apenas sem cascalho naquele trecho) só pra sobrar espaço pra mim poder passar, e passei

No mesmo trecho que passei de Parati já passei de Jeep em condições semelhantes e a diferença é: tranquilidade, com o 4x2 a questão era embalo, perdeu o embalo fica, e de 4x4 é simplesmente ir. isso numa estrada de terra normal que pelo simples fato de chover ficou intransitavel p/ 4x2 (se o trecho tivesse uns 300 metros a mais encheria de barro os pneus traseiros obrigando a parar, de 4x4 não fica aquela crosta que chega a travar a roda


como nesta lista entraram apenas veículos na casa de 40 a 55 mil todos 0km acabo descartanto eles na questão custo.( mas temos até troller (usado é claro) nesta faixa de preço. sem contar band, hilux e outros)

mas vamos a suas questões, lembrando que vou responder de acordo com o que falei a cima, é mais racional ter um veículo mais velho

1 - Seguro
Aqui é uma questão complicada, realmente não vale a pena fazer seguro, se é que vai conseguir fazer de um veículo com mais de 20 anos.

2 - Manutenção
Em geral um veículo mais antigo é mais barato, conforme já falei ali em cima, e a propósito é algo que busco, manutenção barata ou melhor o menor custo p/ manter (sem recorrer ao barato que acaba saindo caro)

3 - Desempenho em trilha leve
Também já fiquei atolado de Uno em estrada de terra sem cascalho, fazenda de um lado e fazenda de outro, pra nenhum lado estava perto de sede alguma, teria que caminhar uns 40min pra ver se via alguma coisa (caminhar no meio da plantação, ia ser bonito os tombos), e pra ajudar era uma baixada onde não pegava o celular (levamos 4h pra desatolar) por isso prefiro a confiança de um 4x4

3 - Consumo
O mesmo uno dos casos acima faz 6,5km/l de alcool na cidade, se eu andar com pé um pouco mais leve faz a mesma coisa

4 - Valor de revenda
O valor dos Willys tem mudado muito pouco, mas não penso em vender

Outra coisa a se considerar com os pseudo off-road: todos os "causos" acima são em estadas de terra normais, algo a ser considerado como "trilha leve" na sua classificação, mas na verdade nem trilha é pois passa caminhão todo dia, o que muda é apenas uma coisa: Chuva!

Imagine você com sua família naquela cachoeira que ninguem conhece (mas é ali pertinho) e como está no meio do mato não percebe que vem chegando uma daquelas chuvas de verão (fortes e rápidas) e quando percebe junta as coisas e vai pro carro que está do lado de fora da mata ciliar é claro. Neste momento começa a pingar. Depois de manobrar e subir cerca de 50m da estradinha de terra que até algumas horas atras não representava risco algum cai aquele toró e você acaba atolando 2km depois.
ou vamos até facilitar um pouco as coisas, você deixou o carro em cima da grama e tem 20m de subida com inclinação de 15 graus e um ultimo "morrinho" onde a inclinação é de 35 graus (mas tem apenas 30cm de altura), pronto, seu 4x2 adventure te deixou na mão.

Quer saber, falei, falei, falei, não sei se consegui me expressar corretamente e na verdade se muitos pensarem como eu talvez acabe saindo no prejuizo

[]'s atrapalhados e aguardando as pedradas



Caro PLNX

Não vejo porque lhe mandar pedradas.
Respeito seu apego ao CJ58. Esse cara é um valente dos bons tempos e merece todo o nosso respeito. Se eu tivesse tempo, dinheiro sobrando e um lugar adequado, certamente gostaria de restaurar um CJ.
Contudo, você tem que admitir que apesar de o simpático Jeep ter feito sua história, está hoje ultrapassado em vários aspectos.
Sua manutenção talvez seja ainda viável, mas já requer um elevado índice de improvisação.
O seu mesmo está com motor e câmbio que não são originais. O motor AP pode facilitar a manutenção, mas também já está tecnologicamente defasado.
O defasamento tecnológico não fica apenas nas peças de manutenção, mas cai principalmente nos aspectos de consumo e maior emissão de poluentes. Isso é um aspecto cada vez mais importante.

Quanto às vantagens de um 4x4 na terra é um assunto fora de discussão.
Mas mesmo um 4x4 bem equipado pode atolar se o piloto superestimar sua capacidade, ou, o que também ocorre muito, o piloto subestimar as dificuldades do caminho. Essas coisas nem sempre são óbvias como se pensa.

Por isso eu insisto que um 4x2 com suspensão elevada e pneus de uso misto, quando bem conduzido vai muito bem em trilhas leves e até médias.

Atolar e sujar as mãos e a roupa de barro faz parte da brincadeira.
Desatolar é um desafio que traz prazer. Nem sempre se faz necessário um reboque.
Existem muitas técnicas que conheço por experiência própria, e que dependem apenas de um pouco de paciência e habilidade com o macaco normal do próprio carro.

A boa regra manda que sempre que se sair para um fora de estrada, leve-se pelo menos
um facão, uma pá, cordas, macaco e pneu reserva.

Com isso e um pouco de paciência pode-se brincar bastante com um 4x2 aventureiro.

Abraços,

Cesar Boschetti
30/01/2009, 23:38
Tive um Uno Way por 6 meses devidos a problemas meus. O bom dele é a altura em relação ao solo que ajuda muito, nunca raspei o meu, mesmo com 5 pessoas(gordas) dentro do carro. Se equipar ele com pneus mistos, como os que sairam da Fiorino Trecking deve ficar bem melhor na terra.

Falta força para atravessar obstáculos e acho que mais atrapalha que ajuda. Um pouco mais de força ajuda sabendo dosar o pé.

Traçao 4x4 ou traseira pode ser bem útil na terra.

Dos veículos listados optaria por S10, Ranger ou Ecosport. Uma Eco 4x4 não entraria na lista? Apesar de ser 4x4 temporário pode ser muito útil em situações dificeis.

Aqui tem algumas fotos do que aprontei com meu Escort 86 e prova que dá pra brincar com carros pequenos e baixos. Como o colega disse a chuva pode ser fator decisivo também.

http://s123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/AnoNovo_StaRosa_EC_Janeiro2008/

http://s123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/Lama_MK3/

http://s123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/SantaRosa_Outubro2007/

Meu ex uno:
http://i123.photobucket.com/albums/o308/carlosmdq/Guaxupe_Agosto2008/DSC06727.jpg




Olá Carlos Torres.
Legal seu relato com o Uno Way. Conheço o Uno Mille modelo antigo 95. Esse novo não conheço, mas concordo com você que deve ficar bem valente com pneus mistos.

Não inclui a EcoSport 4x4 em minha lista porque estou tentando focar apenas em 4x2 aventureiros. Em segundo lugar porque é muito cara. Se a pessoa precisa, de fato, de um 4x4, acho que pelo mesmo preço ou até menos se consegue um TR4 que é muito mais robusto. Mas, claro que gosto é gosto. A satisfação pessoal muitas vezes é o mais importante de tudo.

Abraços